Sie sind auf Seite 1von 5

Jagun, o Guerreiro 2011

Boa tarde, Olha eu de volta n, mas no poderia deixar de no ms do Olubaj postar sobre esse orix, Jagun, confundido ainda com Omolu, ou com Olua, ele carrega uma mgia prpria... Jagun ou Ajgun, quer dizer Guerreiro em Yorub.

Jagun um orix funfun, ou seja usa branco, seu culto veio de as terras do Ekiti-Efon e no Brasil foi associado a Obalua, porm por suas particularidades pode ser considerado um orix a parte. Guerreiro tem fundamento com Ogun J e Oxagui Ajagun que representam os trs guardies de Obatal. Consideramos que esse orix possue as seguintes qualidades: Jagun Od (ligado a famlia de Od) , Arawe (ligado a Olua), Agaba (Ligado as Yabs).

Os guerreiros funfuns e Oxum

Assentamento de Jagun em Ikiti

Diz uma it que Ekiti era uma das cidades mais prsperas de toda velha frica, sendo sua rainha Oxum, porm a deusa era cheia de caprichos e isso gerava insatisfao por parte das outras tribos, ento trs guerreiros, Ogun J, Jagun e Ajagun decidiram tomar a cidade de Ekiti, contudo Oxum era orientada por Ya mi Oxorong, e o grande passro avisou a que trs guerreiros de branco iriam tomar lhe a coroa, no mesmo instante Oxum usou seus poderes de seduo e conseguiu de Orumil uma receita mgica feita com 8 ibis (caracis), onde ela deveria prepara um p mgico e sopra sobre as terras de Ekiti. Quando os irmos chegaram a cidade foram bem recebidos, porm orientados que no ultrapassasse os portes do castelo de Oxum, s que isso apenas aguou a curiosidade de Jagun que no respeitou a remendao e ao cruzar os portes Oxum soprou o p mgico que varreu Jagun para Daom, Ogun J para Il If e Ajagun para Elegib, separando os guerreiros. Jagun volta mais tarde a Ekiti e toma Ew como sua esposa, fazendo uma aliana entre Ekiti e Daom.

Jagun

Princesa

de

Ikiti

Jagun era famoso por conquistar terras, por caar, contudo seu corao era o seu calcanhar de Aquiles, aps casar-se com Ew, tinha ele dificuldade em lidar com o cimes que sentia da linda princesa de Ekiti, s que Jagun no sabia que Ew, apesar de sempre discreta e de quase nunca demonstrar seus sentimentos, tambm o amava muito e por conta disso ela mantia um segredo: Quando Jagun ia para uma guerra, Ew cortava caminho pelas matas para chegar antes e ela envenenava os inimigos de seu marido e com isso ele sempre voltava mais cedo para casa. Mas em uma dessas vezes Yew se perdeu na volta e quando Jagun retornou da guerra no a encontrou e foi a caa dela. Yew j estava quase chegando em casa, mas como estava suja de terra e lama, parou para tomar banho em um rio prximo as terras de Jagun, s que a orix no viu que Ex a observava, quando Jagun viu a cena, ficou tomado de cimes e jogou a esposa em um formigueiro, para que nenhum outro homem a olhasse novamente. Envergonhada ela corre e se refugia na casa de Ik, a morte, que a acolhe e ela que vestia branco por conta de Jagun, veste a rouba de Ik, o vermelho.

Roupas e Aparamentas

Jagun veste branco, usa uma lana de metal (k), um of e uma adaga. Pode usar az (capuz de palha), contudo prefere usar rodilha. Carrega uma penca de ibi, e gosta de brajs de bzios.

Comida Forra-se um alguidar com eb e por cima a pipoca frita na areia da praia, enfeita-se com 7 bolas e inhame, 7 bolas e arroz e 7 acaas. o nico da famlia de Obalua que no come feijo preto e em suas comidas usado a banha de ory, pois o orix no come dend.

Seus filhos

Seus filhos so pessoas enrgicas e guerreiras, so impulsivos e super protetores. Vivem bem em grupo e morrem de medo da solido. So bons amigos e tem facilidade em se meter em fofoca e confuses, pois demonstram a todos a sua opinio. Carregam consigo o estigma de dois Ods, Etagund e Ejionil, ou seja a busca por seu territrio e a luta pelo ideal.

Uma tima Tera e at a prxima!

Postado por Babalorix Diego de Od s 09:59 1 COMENTRIOS:

Annimo disse...
Ol Pai Diego. Sou de Yew e meu caminho Jagun, agora entendi, alias no entendi, pois se Jagun fez isso com a mame porque ele a acompanha? Snifffffffff Eita Homem Cimento,mas ele tem razo Me Yew lindaaaaaa - Tamires 17 de agosto de 2011 05:45 Postar um comentrio

LINKS PARA ESTA POSTAGEM

Das könnte Ihnen auch gefallen