Sie sind auf Seite 1von 14

Manual

Gerenciamento de Acesso
Gerncia-Geral de Gesto de Tecnologia da Informao Gerncia de Desenvolvimento de Sistemas

www.anvisa.gov.br

Braslia, 27 de fevereiro de 2008.

SUMRIO
1 GERENCIAMENTO DE ACESSO............................................................ 3 1.1 O Que ? ................................................................................. 3 1.2 1.3 2 3 Quem Gerencia? ..................................................................... 3 Acesso ao Gerenciamento de Acesso ...................................... 3

ORIENTAES GERAIS ...................................................................... 4 REGRAS DO GERENCIAMENTO DE ACESSO ........................................ 5 3.1 Gerenciamento de Acesso....................................................... 5 3.1.1. Tela Inicial de Acesso ........................................................... 5 3.1.2. Pesquisar Instituies ........................................................... 6 3.1.3. Aprovar/Desaprovar Instituio e/ou Gestores de Segurana ..... 8 3.1.3.1. Aprovar Gestor de Segurana ....................................... 10 3.1.3.2. Aprovar Instituio...................................................... 11 3.1.3.3. Desaprovar Gestor de Segurana .................................. 11 3.1.3.4. Desaprovar Instituio................................................. 12

FLUXOGRAMAS APROVAO (PASSO A PASSO) ...............................13

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 2 de 14

Gerenciamento de Acesso

1.1 O Que ?
um sistema informatizado que possibilita gerenciar o Cadastro de Instituies. O objetivo do sistema permitir pesquisas avanadas, aprovao ou desaprovao de uma determinada Instituio e de seus Gestores de Segurana, como tambm excluso de Instituies.

1.2 Quem Gerencia?


Os Gestores de Segurana da Anvisa, das Vigilncias Sanitrias Estaduais e das Vigilncias Sanitrias Regionais Estaduais desde que j aprovados.

1.3 Acesso ao Gerenciamento de Acesso


Utilize o link a seguir para acessar o Gerenciamento do Cadastro de Instituies: http://www1.anvisa.gov.br/gerenciamento.

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 3 de 14

2 Orientaes Gerais
a. O acesso ao Gerenciamento de Acesso poder ser realizado apenas pelo Gestor de Segurana aprovado; b. O resultado da pesquisa exibir para o Gestor de Segurana de Vigilncia Sanitria Estadual somente as Instituies do seu Estado. Para Gestores de Segurana de Vigilncia Sanitria Regional Estadual o resultado retornar somente as Instituies dos Municpios vinculados regional. Para Gestores de Segurana da Anvisa o resultado retornar todas as Instituies cadastradas. c. As Instituies do Estado que a Vigilncia Sanitria Estadual conseguir gerenciar so as seguintes: Vigilncia Sanitria Regional Estadual, Vigilncia Sanitria Municipal, Secretaria Municipal de Sade e Prefeitura Municipal. d. As Instituies da regional que a Vigilncia Sanitria Regional Estadual conseguir gerenciar so as seguintes: Vigilncia Sanitria Municipal, Secretaria Municipal de Sade e Prefeitura Municipal. e. O Gestor de Segurana de uma Vigilncia Sanitria Estadual somente acessar o Gerenciamento de Acesso aps sua aprovao por um Gestor de Segurana da Anvisa. O Gestor de Segurana de uma Vigilncia Sanitria Regional Estadual acessar o Gerenciamento de Acesso somente aps sua aprovao por um Gestor de Segurana de uma Vigilncia Sanitria Estadual ou da Anvisa. f. A aprovao da Instituio e dos seus Gestores de Segurana s poder ser efetuada aps validao dos principais dados, como o CNPJ para Instituies e CPF para Gestores de Segurana, no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br). Para validar CNPJ, clique na opo de menu Pessoa Jurdica/CNPJ Cadastro Pessoa Jurdica/Consulta Situao Cadastral; para validar CPF, clique na opo do menu Pessoa Fsica/CPF Cadastro Pessoa Fsica/Situao Cadastral/Emisso do Comprovante. g. Ao realizar uma pesquisa, quanto mais informaes preencher sobre a Instituio, mais especfico ser o resultado apresentado.

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 4 de 14

3 Regras do Gerenciamento de Acesso 3.1 Gerenciamento de Acesso


3.1.1. Tela Inicial de Acesso
Informe o e-mail do Gestor de Segurana e sua senha de acesso. Clique no Boto Entrar, conforme apresentado na figura 1.

Figura 1: Tela Inicial do Cadastro de Usurios

Caso o Gestor de Segurana ainda no tenha sido aprovado pela Anvisa ou Vigilncia Sanitria Estadual, o sistema mostrar a mensagem Usurio no validado. O link Esqueci minha senha permite que a senha de um usurio seja recuperada. Ao acessar esse link ser exibida uma tela como mostra a figura 2. Para recuperar a senha, necessrio informar o e-mail do usurio cadastrado e clicar no Boto Enviar. As instrues para redefinio da senha sero enviadas para o e-mail informado.

Figura 2: Tela Recuperar Senha

Caso seja necessrio, a senha de um usurio poder ser alterada. Para isso, basta clicar no link Alterar Senha. A tela Alterar Senha ser exibida, conforme mostra a
Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 5 de 14

figura 3. Basta informar o e-mail, a senha atual, a nova senha e confirmar a nova senha. Clique no Boto Alterar para confirmar a troca da senha.

Figura 3: Tela Alterar Senha

3.1.2. Pesquisar Instituies


Ao entrar no Gerenciamento de Acesso, a tela de pesquisa avanada ser exibida, conforme mostrada abaixo.

Figura 4: Tela de Pesquisa

A pesquisa poder ser feita por uma informao ou por um conjunto de informaes. Quanto mais campos preencher, mais refinada ser a busca. Para buscar uma determinada Instituio, preencha ou selecione pelo menos um dos campos e clique no Boto Pesquisar.

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 6 de 14

Os campos disponveis para pesquisa so: CNES: Informe o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade) da Instituio. CNPJ: Informe o CNPJ da Instituio. No caso do CNPJ informado ser de uma Instituio Mantenedora, a busca retornar tambm o cadastro de todas as Instituies Mantidas por ela. Nome Fantasia: Informe o nome fantasia da Instituio. Razo Social: Informe a razo social da Instituio. Email: Informe o e-mail da Instituio. Email do Gestor: Informe o e-mail do Gestor de Segurana associado Instituio. A pesquisa retornar todas as Instituies que possuem Gestor de Segurana associado cadastrado com esse e-mail. Email do Responsvel Legal: Informe o e-mail do Responsvel Legal associado Instituio. A pesquisa retornar todas as Instituies que possuem Responsvel Legal cadastrado com esse e-mail. Validado: Para pesquisar as Instituies que j foram aprovadas selecione a opo Sim; caso contrrio, informe a opo No. Informe Todos para buscar todas as Instituies, independentemente de aprovao. Gestores: Para pesquisar somente as Instituies que possuem Gestores de Segurana aprovados, selecione a opo Aprovados; caso contrrio, informe a opo No Aprovados. Informe Todos para buscar as Instituies, independentemente de aprovao. Data Inicial do Cadastro: Informe a data da criao do cadastro da Instituio. Data Final: Informe a data da ltima atualizao do cadastro da Instituio. Categoria: Informe o tipo da Instituio que deseja pesquisar. Os tipos de Instituies disponveis so: Centros de Informao e Assistncia Toxicolgica CIAT, Centros de de Equivalncia Sade, Farmacutica Hospital, e/ou Bioquivalncia, Colaborador, Estabelecimento Hemocentro, Hospital

Hospital Sentinela, Laboratrio de Anlises Clnicas, Laboratrio de Sade Pblica, Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Sade, Secretaria Municipal de Sade, Universidades/Centro de Pesquisa, Vigilncia Epidemiolgica,

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 7 de 14

Vigilncia Sanitria Municipal, Vigilncia Sanitria Estadual, Vigilncia Sanitria Regional Estadual. Observao: Os tipos de instituies que a Vigilncia Sanitria Estadual conseguir pesquisar so os seguintes: Vigilncia Sanitria Regional Estadual, Vigilncia Sanitria Municipal, Secretaria Municipal de Sade e Prefeitura Municipal. Os tipos de Instituies que a Vigilncia Sanitria Regional Estadual conseguir pesquisar so os seguintes: Vigilncia Sanitria Municipal, Secretaria Municipal de Sade e Prefeitura Municipal. O Boto Todos mostra todas as Instituies cadastradas na base de dados da Anvisa s quais o Gestor de Segurana tem acesso. O Boto Limpar apaga as informaes digitadas nos campos.

3.1.3. Aprovar/Desaprovar Instituio e/ou Gestores de Segurana


Para aprovar ou desaprovar uma Instituio necessrio realizar uma pesquisa. A figura 5 exemplifica um resultado de uma pesquisa, a uma determinada Instituio, mostrado pelo sistema.

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 8 de 14

Figura 5: Resultado da Pesquisa a uma Instituio

O item VALIDADO do resultado mostra se a Instituio est ou no aprovada. Se o valor desse item for N, indica que a Instituio ainda no foi aprovada; mas, se o valor for S, indica que ela j foi aprovada. Para acessar a Instituio, clique no link mostrado no item FANTASIA ou no RAZO SOCIAL. Uma tela com as informaes da Instituio ser exibida, conforme mostra a figura 6.

Figura 6: Cadastro da Instituio

Observao: Lembrar que o Gestor de Segurana s conseguir aprovar/desaprovar os cadastros de Instituies e de Gestores de Segurana da sua esfera de abrangncia (somente as Instituies do seu Estado, no caso de Vigilncias Sanitrias Estaduais; para Vigilncias Sanitrias Regionais Estaduais somente as Instituies dos Municpios vinculados a ela; ou de todo o pas, no caso da Anvisa).
Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 9 de 14

3.1.3.1. Aprovar Gestor de Segurana A Instituio s poder ser aprovada se existir pelo menos um Gestor de Segurana associado a ela. Dessa forma, antes de aprovar a Instituio necessrio, primeiramente, aprovar o(s) Gestor(s) de Segurana. Clique em algum link referente ao Gestor de Segurana que deseja aprovar (figura 6). Uma tela com as informaes referentes a ele ser apresentada (figura 7). Como garantia da veracidade das informaes cadastradas, importante validar os dados do Gestor de Segurana, principalmente o nome e o CPF com a Receita Federal. Se tudo estiver correto, o Gestor de Segurana poder ser aprovado. Para isso, clique no Boto Voltar (figura 7).

Figura 7: Tela Cadastro do Gestor de Segurana

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 10 de 14

Na tela de informaes da Instituio aprove o Gestor de Segurana clicando no Boto Aprovar. Uma mensagem confirmando a operao ser exibida, clique no Boto OK (figura 8).

Figura 8: Aprovar Gestor de Segurana

Ao aprovar um Gestor de Segurana, uma mensagem com as instrues de acesso ao Cadastro de Usurios ser enviada para seu e-mail cadastrado. 3.1.3.2. Aprovar Instituio Depois de aprovar o Gestor de Segurana, o prximo passo aprovar a Instituio. Confira as informaes mostradas na tela do Cadastro da Instituio (figura 6). Como garantia da veracidade dos dados, importante validar as informaes como CNPJ, razo social, nome fantasia, CNAE e o endereo da Instituio com a Receita Federal. Aps a validao das informaes da Instituio, selecione a opo Aprovar e clique no Boto Gravar para salvar a aprovao, conforme mostra a figura abaixo.

Figura 9: Aprovar Instituio

3.1.3.3. Desaprovar Gestor de Segurana Na tela de cadastro da Instituio (figura 6), clique no Boto Desaprovar do respectivo Gestor de Segurana. Uma mensagem confirmando a operao ser exibida, clique no Boto OK (figura 10).
Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 11 de 14

Figura 10: Desaprovar Gestor de Segurana

3.1.3.4. Desaprovar Instituio Para desaprovar uma Instituio, selecione a opo No Aprovar, informe o motivo da desaprovao e clique no Boto Gravar para salvar essa operao. Esse procedimento mostrado na figura abaixo.

Figura 11: Desaprovar Instituio

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 12 de 14

4 Fluxogramas Aprovao (Passo a Passo)

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 13 de 14

Manual Gerenciamento do Cadastro de Instituies Verso do Documento: 1.0 - Pgina 14 de 14

Das könnte Ihnen auch gefallen