Sie sind auf Seite 1von 7

Todos os calendrios se baseiam nos movimentos aparentes dos dois astros mais brilhantes da abbada celeste, na perspectiva de quem

se encontra na Terra - o Sol e a Lua - para determinar as unidades de tempo: dia, ms e ano. O dia, cuja noo nasceu do contraste entre a luz solar e a escurido da noite, o elemento mais antigo e fundamental do calendrio. A observao da periodicidade das fases lunares gerou a idia de ms. E a repetio alternada das estaes, que variavam de duas a seis, de acordo com os climas, deu origem ao conceito de ano, estabelecido em funo das necessidades da agricultura.

O ano o perodo de tempo necessrio para que a Terra faa um giro ao redor do Sol - cerca de 365 dias e seis horas. Esse nmero fracionrio exige que se intercale dias periodicamente, a fim de fazer com que os calendrios coincidam com as estaes. No calendrio gregoriano, usado na maior parte do mundo, um ano comum compreende 365 dias, mas a cada quatro anos h um ano de 366 dias - o chamado ano bissexto, em que o ms de fevereiro passa a ter 29 dias. So bissextos os anos cujo milsimo divisvel por quatro, com exceo dos anos de fim de sculo cujo milsimo no seja divisvel por 400. Assim, por exemplo, o ano de 1.900 no bissexto, ao contrrio do ano 2.000.

Em astronomia, distinguem-se vrias espcies de ano, com pequenas diferenas de durao. O ano trpico, tambm chamado de ano solar ou ano das estaes, tem 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Compreende o tempo decorrido entre duas ocorrncias sucessivas do equincio vernal, ou seja, do momento em que o Sol aparentemente cruza o equador celeste na direo norte. Em virtude do fenmeno de precesso dos equincios - causado por uma pequena oscilao na rotao terrestre - o ano trpico mais curto que o ano sideral, que tem 365 dias, seis horas, nove minutos e dez segundos, tempo que o Sol leva para voltar ao mesmo ponto, em sua aparente trajetria anual. O ano anomalstico compreende o perodo de 365 dias, seis horas, 13 minutos e 53 segundos, entre duas passagens da Terra pelo perilio, ponto de sua rbita em que est mais prxima do Sol.

Dada a facilidade de observao das fases lunares, e devido aos cultos religiosos que freqentemente se associaram a elas, muitas sociedades estruturaram seus calendrios de acordo com os movimentos da Lua. O ano lunar, de 12 meses sindicos, correspondentes aos 12 ciclos da fase lunar, tem cerca de 364 dias. Conforme a escala de tempo seja baseada nos movimentos do Sol, da Lua, ou de ambos, o calendrio ser respectivamente solar, lunar ou lunissolar.

No calendrio gregoriano os anos comeam a ser contados a partir do nascimento de Jesus Cristo, em funo da data calculada, no ano 525 da era crist, pelo historiador Dionsio o Pequeno. Todavia, seus clculos no estavam corretos, pois mais provvel que Jesus Cristo

tenha nascido quatro ou cinco anos antes, no ano 749 da fundao de Roma, e no no 753, como sugeriu Dionsio. Para a moderna historiografia, o fundador do cristianismo teria na verdade nascido no ano 4 a.C.

Classificao dos Calendrios Calendrio Sideral Calendrio Lunar Calendrio Solar Calendrio Lunisolar Dia e Noite Classificao dos calendrios Em sentido amplo, todo calendrio astronmico, variando apenas seu grau de exatido matemtica. Classificam-se eles em siderais, lunares, solares e lunissolares.

Calendrio sideral: Baseia-se o calendrio sideral no retorno peridico de uma estrela ou constelao a determinada posio na configurao celeste. Para o estabelecimento do calendrio sideral, h milnios, utilizou-se a observao do nascer ou do ocaso helaco (ou csmico) de uma estrela. Alm do nascer ou do ocaso real de uma estrela, respectivamente, pelo horizonte leste ou oeste, chama-se nascer ou ocaso helaco (ou csmico) a passagem de um astro pelo horizonte oriental ou ocidental no momento do nascer ou do pr-do-sol, respectivamente. Quando o astro nasce no momento do pr-do-sol, ou se pe no momento em que o Sol nasce, diz-se que h nascer ou ocaso acrnicos. Nascer helaco, portanto, a primeira apario anual de uma estrela sobre o horizonte oriental, quando surgem os primeiros raios de sol. Para evitar atraso no registro da data do nascer helaco, os sacerdotes egpcios, que determinavam as estaes em funo desse fenmeno, eram obrigados a viglias rigorosas. Algumas tribos do Brasil e da Amrica do Sul serviam-se do nascer helaco das Pliades para indicar o incio do ano. O primeiro calendrio assrio se baseava no nascer helaco da constelao de Canis Majoris (Co Maior), cuja estrela principal, Sirius, tinha importante papel em sua mitologia.

Calendrio lunar: A base do calendrio lunar o movimento da Lua em torno da Terra, isto , o ms lunar sindico, que o intervalo de tempo entre duas conjunes da Lua e do Sol. Como a sua durao de 29 dias 12 horas 44 minutos e 2,8 segundos, o ano lunar (cuja denominao

imprpria) de 12 meses abranger 254 dias 8 horas 48 minutos e 36 segundos. Os anos lunares tm que ser regulados periodicamente, para que o incio do ano corresponda sempre a uma lua nova. Como uma revoluo sindica da Lua no igual a um nmero inteiro de dias, e os meses devem tambm comear com uma lua nova, esse momento inicial no se d sempre numa mesma hora. Por sua vez, na antiguidade, e mesmo depois, houve freqentes erros de observao desse incio. Para que os meses compreendessem nmeros inteiros de dias, convencionou-se, desde cedo, o emprego de meses alternados de 29 e 30 dias. Mas como o ms lunar mdio resultante de 29 dias e 12 horas, isto mais curto 44 minutos e 2,8 segundos do que o sindico, adicionouse, a partir de certo tempo, um dia a cada trinta meses, com a finalidade de evitar uma derivao das fases lunares. Por outro lado, como o ano lunar era de 354 dias, observou-se que havia uma defasagem rpida entre o incio do mesmo e o das estaes. Procurou-se eliminar essa diferena, intercalando-se periodicamente um ms complementar, o que originou os anos lunissolares. O calendrio lunar surgiu entre os povos de vida essencialmente nmade ou pastoril, e os babilnicos foram os primeiros, na antiguidade, a utiliz-lo. Os hebreus, gregos e romanos tambm dele se serviram. O calendrio muulmano o nico puramente lunar ainda em uso. Com Jlio Csar, Roma adotou um calendrio solar que predominou entre as populaes agrcolas.

Calendrio solar: Os egpcios foram o primeiro povo a usar o calendrio solar, embora os seus 12 meses, de trinta dias, fossem de origem lunar. O calendrio institudo em Roma, por Jlio Csar, reformado mais tarde pelo papa Gregrio XIII e atualmente adotado por quase todos os povos, do tipo solar, e suas origens remontam ao Egito. O calendrio solar segue unicamente o curso aparente do Sol, fazendo coincidir, com maior ou menor preciso, o ano solar com o civil, de forma que as estaes recaiam todos os anos nas mesmas datas.

Calendrio lunissolar: Baseia-se o calendrio lunissolar no ms lunar, mas procura fazer concordar o ano lunar com o solar, por meio da intercalao peridica de um ms a mais. O ms determinado em funo da revoluo sindica da Lua, fazendo comear o ano com o incio da lunao. Para que a entrada das estaes se efetue em datas fixas, acrescenta-se um ms suplementar, no fim de certo nmero de anos, que formam um ciclo. Os babilnicos, chineses, assrios, gregos e hindus utilizaram calendrios lunissolares. Atualmente, os judeus - que adotaram o calendrio babilnico na poca do exlio - e os cristos se valem desse sistema para determinar a data da Pscoa.

Dia e noite: Nos calendrios lunares e lunissolares o dia tem sempre incio com o pr-do-sol, como ocorre ainda hoje, no calendrio judeu e muulmano. No calendrio solar, o dia comea com a sada do Sol, como no antigo Egito. Na Mesopotmia o dia, para as observaes astronmicas, comeava meia-noite, embora o calendrio usual partisse do anoitecer. Os chineses e romanos adotaram tambm a meia-noite para o incio do dia, uso que seguido pelo calendrio gregoriano.

Os Calendrios Religiosos Calendrio Maia Calendrio Muulmano Calendrio Revolucionrio Francs Calendrio maia: O calendrio mais bem elaborado das antigas civilizaes pr-colombianas foi o maia, e do qual deriva o calendrio asteca. Tanto um como o outro tinham um calendrio religioso de 260 dias, com 13 meses de vinte dias; e um calendrio solar de 365 dias, constitudo por 18 meses de vinte dias e mais cinco dias epagmenos, isto , que no pertencem a nenhum ms e so acrescentados ao calendrio para complementar o ano. Esses cinco dias eram considerados de mau agouro, ou nefastos. Um ciclo de 52 anos solares harmonizava os dois calendrios, o religioso e o solar. A cada dois ciclos - 104 anos - iniciava-se um ano venusino, de 584 dias, um ano solar, de 365 dias, um novo ciclo de 52 anos solares e um ano sagrado, de 260 dias. Esse acontecimento era comemorado com grandes festas religiosas.

Calendrio hebraico: Os judeus no adotaram o calendrio juliano, em grande parte para que sua Pscoa no coincidisse com a crist. O ano israelita civil tem 353, 354 ou 355 dias; seus 12 meses so de 29 ou trinta dias. O ano intercalado tem 383, 384 ou 385 dias. O calendrio hebraico introduziu pela primeira vez a semana de sete dias, diviso que seria adotada em calendrios posteriores. possvel que sua origem esteja associada ao carter sagrado do nmero sete, como ocorre nas sociedades tradicionais, ou que se relacione com a sucesso das fases da lua, j que a semana corresponde aproximadamente quarta parte do ms lunar.

O calendrio hebraico comea a contar o tempo histrico a partir do que os judeus consideram o dia da criao. No calendrio gregoriano, tal data corresponde a 7 de outubro de 3761 a.C.

Calendrio muulmano: A civilizao islmica adotou o calendrio lunar. Neste calendrio o ano se divide em 12 meses de 29 ou trinta dias, de forma que o ano tem 354 dias. Como o ms sindico no tem exatamente 29,5 dias, mas 29,5306 dias, necessrio fazer algumas correes para adaptar o ano ao ciclo lunar. Trinta anos lunares tm aproximadamente 10.631,016 dias. Com anos de 354 dias, trinta anos totalizariam 10.620 dias, e por isso preciso acrescentar 11 dias a cada trinta anos. A origem do calendrio muulmano se fixa na Hgira, que comemora a fuga de Maom, da cidade de Meca para Medina, que coincide com o dia 16 de julho de 622 da era crist, no calendrio gregoriano.

Calendrio revolucionrio francs: Um caso muito singular o do calendrio republicano, institudo pela revoluo francesa em 1793, e que tinha como data inicial o dia 22 de novembro de 1792, data em que foi instaurada a repblica. Pretendia substituir o calendrio gregoriano e tornar-se universal. O ano passaria a ter 12 meses de trinta dias, distribudos em trs dcadas cada ms. Estas eram numeradas de um a trs, e os dias de um a dez, na respectiva dcada, recebendo nomes de primidi, duodi, tridi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi, dcadi. Deram-se, depois, s dcadas, nomes tirados de plantas, animais e objetos de agricultura. Dividiu-se o dia em dez horas de cem minutos, e estes com cem segundos de durao. As denominaes dos meses inspiraram-se nos sucessivos aspectos das estaes do ano na Frana. Aos 360 dias acrescentavam-se cinco complementares, anualmente e, um sexto a cada quatrinio. O ano desse calendrio revolucionrio comeou meia-noite do equincio verdadeiro do outono, segundo o meridiano de Paris. A eliminao das festas religiosas catlicas, dos nomes de santos e, sobretudo, do domingo, insuficientemente compensado pelo dcadi, indisps a populao. Teve curta durao e a 1 de janeiro de 1806 (com pouco mais de 13 anos), j no primeiro imprio napolenico, foi restabelecido o uso do calendrio gregoriano.

Os Calendrios Juliano e Gregoriano A Demora na Adoo do Calendrio Gregoriano

Os Dias da Semana Calendrios juliano e gregoriano: As origens do calendrio juliano remontam ao antigo Egito. Foi estabelecido em Roma por Jlio Csar no ano 46 a.C. (708 da fundao de Roma). Adotou-se um ano solar de 365 dias, dividido em 12 meses de 29, 30 ou 31 dias. A diferena do calendrio egpcio est no fato de se introduzirem os anos bissextos de 366 dias a cada quatro anos, de forma que o ano mdio era de 365,25 dias. O esquema dos meses foi reformulado posteriormente para que o ms de agosto, assim nomeado em honra ao imperador Augusto, tivesse o mesmo nmero de dias que o ms de julho, cujo nome uma homenagem a Julio Csar. Como o ano trpico de 365,2422 dias, com o passar dos anos se registra um adiantamento na data do equincio da primavera. Caso fosse mantido o calendrio juliano, haveria um adiantamento de seis meses no incio das estaes, num perodo de 20.200 anos. Para evitar o problema, o Conclio de Trento, reunido em 1563, recomendou ao papa a correo do inconveniente, que alteraria a data da Pscoa, em virtude dos ciclos de concordncia das lunaes com o ano solar. Finalmente, em 1582, o papa Gregrio XIII, aconselhado por astrnomos, em particular por Luigi Llio, obteve o acordo dos principais soberanos catlicos e, atravs da bula Inter gravissimas, de 24 de fevereiro, decretou a reforma do calendrio, que passou, em sua homenagem, a chamar-se gregoriano, e o mais perfeito utilizado at hoje. Mesmo assim, apresenta algumas deficincias. Uma delas a diferena com o ano trpico, que alis no importante para efeitos prticos. Mais relevante a diferena na durao dos meses (28, 29, 30 ou 31 dias) e o fato de que a semana, que utilizada quase universalmente como unidade de tempo de trabalho, no esteja integrada nos meses, de tal forma que o nmero de dias trabalhados durante um ms pode variar entre 24 e 27. Alm disso, nos pases cristos, a data em que se comemora a Pscoa determinada por critrio lunissolar, que pode acarretar variao de dias e conseqentemente alterar atividades educacionais, comerciais, de turismo etc. Outro inconveniente o de no existir um ano zero, o que obriga uma operao matemtica estranha, para calcular a diferena em anos de um fato ocorrido antes do nascimento de Cristo, em comparao com outro, ocorrido na era crist. Existem vrias propostas para solucionar essas questes, nenhuma delas ainda adotada.

Apesar de representar um avano, o calendrio gregoriano demorou para ser aceito, principalmente em pases no-catlicos, por motivos sobretudo poltico-religiosos. Nas naes protestantes da Alemanha, foi adotado no decorrer dos sculos XVII (em poucos casos, antes de 1700) e XVIII (Prssia, 1775); na Dinamarca (incluindo ento a Noruega), em 1700; na Sucia (com incluso da Finlndia), em 1753. Nos cantes protestantes da Sua, no princpio do sculo XVIII. Na Inglaterra e suas colnias, entre as quais os futuros Estados Unidos, em 1752. Nos pases ortodoxos balcnicos, depois de 1914 (Bulgria, 1916, Romnia e Iugoslvia, 1919; Grcia, 1924). Na Unio Sovitica, em 1918. Na Turquia, em 1927. No Egito, j havia sido adotado para efeitos civis desde 1873, mesma data em que foi aceito no Japo. Na China foi

aceito em 1912, para vigorar simultaneamente com o calendrio tradicional chins, at 1928. No Brasil, ento colnia de Portugal, que na poca estava sob domnio da Espanha, o calendrio gregoriano entrou em uso em 1582.

Os dias da semana: No Imprio Romano, a astrologia acabou introduzindo, no uso popular, a semana de sete dias (septimana, isto , sete manhs, de origem babilnica). Os nomes orientais foram substitudos pelos latinos, do Sol, da Lua e de deuses equiparados aos babilnicos. Por influncia romana, os povos germnicos adotaram a semana, substituindo, por sua vez, os nomes das divindades latinas por aqueles das suas, com que mais se assemelhavam, exceo feita de Saturno, cujo nome se limitaram a adaptar. Com o cristianismo, o nome do dia do Sol passou de Solis dies a Dominica (dia do Senhor, Dominus) e o Saturni dies (dia de Saturno) foi substitudo por Sabbatum, dia do descanso (santificado). As lnguas romanas, com exceo do portugus, conservaram as formas derivadas dos antigos nomes latinos, com essas alteraes. O portugus adotou integralmente a nomenclatura hebdomadria do latim litrgico cristo, que designou os dias compreendidos entre o domingo e o sbado por sua sucesso ordinal depois do primeiro dia da semana. No grego moderno prevaleceu prtica semelhante. Em vrias lnguas germnicas, a cristinianizao dos respectivos povos acarretou a substituio do dia de Saturno pelo de vspera do domingo (Sonnabend ou Samstag, alemo) ou, ainda, dia do Senhor (Lrdag, sueco). O domingo conservou o nome de dia do Sol. Em algumas lnguas germnicas, o antigo dia de Odin tornou-se o de meio da semana (Mittwoch, alemo), que corresponde quarta-feira. Os similares germnicos de Marte, Mercrio, Jove (Jpiter) e Vnus eram, respectivamente, Ziu ou Tiwaz ou Tyr; Wodan ou Odin; Thor ou Donar; Frija ou Frigg ou Freya.

Das könnte Ihnen auch gefallen