Sie sind auf Seite 1von 9

TRADUO Angelino Junior do Carmo

Sumrio
Sumrio
Obtendo o mximo de Tiago .................................................... 5 1. Confiana ou dvida Tiago 1.1-18 .................................. 9 2. Palavras, palavras, palavras Tiago 1.19-27 ....................... 12 3. No discrimine as pessoas Tiago 2.1-13 .......................... 15 4. F e boas obras Tiago 2.14-26 ....................................... 18 5. Dominando a lngua Tiago 3.1-12 ................................ 21 6. Os dois tipos de sabedoria Tiago 3.13-4.10 .................... 24 7. Deus o juiz soberano e o Senhor Tiago 4.11-17 .......... 27 8. O que nos aguarda Tiago 5.1-11 .................................... 31 9. Pessoas realizadas Tiago 5.12-20 ..................................... 35 Observaes para o lder .......................................................... 39

Tiago
Obtendo o mximo de Tiago
Ao contrrio de muitos livros do Novo Testamento, a carta de Tiago bem conhecida pelas pessoas que no gostam dela. Para essas pessoas, ela no tem utilidade se comparada com as cartas de Paulo centradas em Cristo e as cartas de Joo que dizem respeito ao amor cristo. As pessoas gostam de temas como o amor. Elas amam a Cristo, mas no gostam da carta de Tiago. A carta de Tiago severa e dogmtica. Sentimos o rigor de suas advertncias ainda hoje: No se deixem enganar, Insensato, Adlteros, Ouam. A epstola de Tiago muito severa para ser aceita. Entre aqueles que no gostam da epstola de Tiago, Martinho Lutero foi, provavelmente, o mais famoso. Comparada a outros slidos escritos neotestamentrios, Lutero considerou que Tiago era uma epstola vazia, oca. Ele relegou a carta de Tiago a uma posio inferior no cnone das Sagradas Escrituras. Ele estava convencido de que Tiago ensinava a salvao pelas obras e isso jamais faria sentido para Martinho Lutero cujo lema de vida era: Salvao somente pela graa. Devido s opinies de Lutero e de outras pessoas que reagiram da mesma forma carta de Tiago, cristos de linha protestante tendem a ignorar a epstola de Tiago. Contudo, a igreja primitiva considerou a epstola de Tiago como detentora da autoridade apostlica e, mais importante ainda, como um escrito que possui autoridade divina. Tiago comunicou s igrejas a necessria e poderosa palavra de Deus. Assim sendo, esta carta foi includa no cnone do Novo Testamento ao lado das cartas de Paulo e Joo, tendo o mesmo peso que os textos deles. Por essa carta ter sido ignorada no passado e por ser a Palavra de Deus, Tiago merece um estudo especial. O que a epstola de Tiago tem a nos dizer? A carta de Tiago prtica. Considera problemas. Tiago sabe que a vida de ningum perfeita. Portanto, ele no nos diz como viver uma vida livre dos

Srie crescimento espiritual

problemas, mas como viver quando as dificuldades vierem. Reclamamos? Ou as usamos como uma oportunidade para crescer? Tomem como exemplo as palavras. Todos ns falamos e, s vezes, dizemos coisas que no gostaramos de ter dito. A carta de Tiago nos ajuda a usar as palavras com mais cuidado, de forma mais construtiva. Nossas palavras ferem os outros? Elas contribuem para o avano do reino de Deus? Elas so verdadeiras? Elas so amveis? Considerem o dinheiro. O dinheiro abundante em nossa vida (apesar de nossas reclamaes de um oramento apertado e impostos a pagar). Ns retemos o dinheiro quando os outros esto padecendo necessidades? Valorizamos mais as coisas deste mundo do que as virtudes que Deus nos ordena a cultivar? Observem o tempo. Se tivermos bastante dinheiro, sabemos que no temos tempo suficiente. Fazemos tudo que podemos para extrair o mximo de cada hora de cada dia, enchendo a agenda de atividades. Mas ser que no perdemos de vista a vontade de Deus e sua correta perspectiva em meio ao nosso planejamento de tantas coisas por fazer? A carta de Tiago prtica provavelmente, muito prtica! Por essa razo, espere por um estudo difcil; no porque ele ser difcil de entender, pelo contrrio, porque ser um estudo fcil de entender. Quem esse Tiago que faz com que nos sintamos to inquietos? H diversas pessoas no Novo Testamento que so chamadas de Tiago, incluindo dois apstolos. Embora muitos eruditos no estejam completamente convencidos, acreditam que uma terceira pessoa, Tiago irmo de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3), escreveu esta carta. Provavelmente, Tiago rejeitou a Jesus durante seu ministrio terreno como os outros membros da famlia de Jesus. Entretanto, Tiago certamente comeou a seguir Jesus depois de sua ressurreio. De fato, em pouco tempo, Tiago tornou-se lder da igreja em Jerusalm. Talvez Tiago tenha liderado o primeiro conclio da igreja em Jerusalm (Atos 15), que decidiu que no era necessrio que os gentios se tornarem judeus antes de serem salvos. Este um fator importante para se avaliar o ponto de vista de Tiago de f e obras, o qual observa-se luz de Tiago 2.14-26. No entanto, Tiago estava cnscio do engodo judaizante na igreja de Jerusalm e pediu a Paulo que esmagasse o rumor de que ele, Paulo, estava ensinando aos judeus a abandonar a lei de Moiss. Tiago, aparentemente, observou a lei judaica rigorosamente e foi conhecido por causa disso como Tiago, o Justo. Ele morreu como mrtir em 62 A.D.

Tiago

Tiago escreve sua carta para as doze tribos dispersas entre as naes. As doze tribos, talvez, fizessem referncia aos judeus cristos, os quais, atravs do exlio, da escravido e da globalizao comercial, foram dispersos por toda a extenso da bacia do Mediterrneo. Mas muito provvel que a carta se refere apenas aos cristos, uma vez que o Novo Testamento compara a igreja a Israel (Gl 6.16 RSV; 1Pe 2.9-10). De qualquer forma, a carta no dirigida a uma congregao especfica, como as cartas de Paulo. Portanto, a carta de Tiago chamada de geral, ou epstola catlica. O propsito deste estudo ajudar voc a enfrentar o chamado de Tiago a uma f crist coerente e a uma f prtica. Ns procuramos atingir a meta da carta de Tiago atravs destes nove estudos, cada um cobrindo metade de um captulo. Isso pode no parecer muito, mas, o prprio estilo conciso proverbial de Tiago escrever exige que seja assim. Talvez voc no goste da epstola de Tiago quando o estudo terminar, mas nossa orao que, por meio do estudo desta carta, Deus lhe conceder uma f eficaz. Sugestes para estudo individual 1. Ao iniciar cada estudo, ore para que Deus fale com voc por intermdio de sua Palavra. 2. Leia a introduo ao estudo e responda pergunta, ou exerccio, de reflexo pessoal. Eles so projetados para ajud-lo a se concentrar em Deus e no tema do estudo. 3. Cada estudo trata de uma determinada passagem bblica, para que voc sonde a idia do autor naquele contexto. Leia e releia a passagem bblica a ser estudada. Se voc est estudando um livro bblico, ler o livro inteiro antes do primeiro estudo o ajudar. As perguntas usam a linguagem da NVI (Nova Verso Internacional da Bblia) e, por isso, talvez voc queira usar essa verso da Bblia. 4. Esse um estudo bblico indutivo projetado para ajud-lo a descobrir por si mesmo o sentido da passagem bblica. O estudo inclui trs tipos de perguntas. Perguntas de observao que se referem a fatos bsicos como: quem, o que, quando, aonde e como. Perguntas de interpretao que pesquisam o sentido da passagem. Perguntas de aplicao que ajudam a descobrir as implicaes da passagem para o crescimento em Cristo. Essas trs chaves destrancam os tesouros da Escritura. Escreva suas respostas nos espaos fornecidos ou em um dirio pessoal. Escrever lhe d mais clareza e tambm um entendimento mais profundo de voc mesmo e da Palavra de Deus. 5. Talvez seja bom ter um dicionrio bblico mo. Use-o para procurar quaisquer palavras, nomes ou lugares desconhecidos.

Srie crescimento espiritual

6. Use a sugesto de orao para gui-lo no agradecimento a Deus pelo que aprendeu e para orar a respeito das aplicaes que j lhe ocorreram. 7. Voc talvez queira continuar at a sugesto Agora ou Mais Tarde ou usar essa idia em seu prximo estudo. Sugestes para membros de grupo de estudo 1. Venha preparado para o estudo. Siga as sugestes para o estudo individual mencionadas acima. Voc descobrir que a preparao cuidadosa enriquece muito o tempo dedicado discusso em grupo. 2. Disponha-se a participar da discusso. O lder do seu grupo no far uma preleo. Ao contrrio, ele ou ela incentivam os membros do grupo a discutir o que aprenderam. O lder faz as perguntas deste guia. 3. Atenham-se ao assunto em discusso. As respostas devem se fundamentar nos versculos em questo, e no em autoridades externas como comentaristas bblicos ou palestrantes. Esses estudos focam a passagem especfica da Escritura. Apenas raramente voc deve se referir a outras pores da Bblia. Isso permite que todos participem a fundo do estudo de forma equitativa. 4. Seja sensvel em relao aos outros membros do grupo. Oua com ateno quando eles descrevem o que aprenderam. Voc poder se surpreender com a percepo deles! Cada pergunta presume uma variedade de respostas. Muitas perguntas no tm respostas certas, em especial, as perguntas que visam o sentido ou a aplicao da passagem. Em vez disso, as perguntas nos incitam a explorar a passagem de forma mais completa. Quando possvel, conecte o que voc diz aos comentrios das outras pessoas. Sempre que puder, seja afirmativo. Isso anima os membros mais hesitantes do grupo a participar. 5. Tenha o cuidado de no dominar a discusso. s vezes, ficamos to ansiosos para expressar nosso pensamento que no damos muita oportunidade para os outros responder. Participe de verdade! Mas permita que outros tambm o faam. 6. Espere que Deus o ensine por meio da passagem bblica em discusso e dos outros membros do grupo. Ore para que tenham um tempo juntos gostoso e proveitoso, mas tambm para que como resultado do estudo voc encontre modos de agir como indivduo e/ ou como grupo. 7. Lembre-se que tudo dito no grupo considerado confidencial e no deve ser discutido fora do grupo a no ser que seja dada permisso especfica para isso. 8. Se voc for lder do grupo, encontrar mais sugestes no fim deste guia de estudos.

Tiago

Tiago
1 Confiana ou dvida
Tiago 1.1-18
No h vitria sem lutas; assim diz o ditado. Os atletas sempre repetem esse ditado para obter a melhor performance possvel. s vezes, eles precisam se submeter a um treinamento estafante sem o qual no podero evoluir. Tiago sugere a mesma coisa para os cristos. DISCUSSO EM GRUPO: Para manter-se em forma, a receita simples: no coma em excesso e faa exerccios regularmente. Por que mais fcil falar do que fazer isso? REFLEXO PESSOAL: Pense quando voc esteve em boa forma fsica. Como voc compara e contrasta o fato de estar em boa forma fsica com o fato de estar em boa forma espiritual? Neste estudo, examinaremos a importncia da perseverana quando enfrentarmos provaes e tentaes. Leia Tiago 1.1-18.

1. Quais so as diferentes situaes descritas nesta passagem que voc percebe a necessidade de os cristos perseverarem?

2. Como voc reage ideia de que devemos considerar motivo de grande alegria quando passarmos por diversas provaes (v. 2)?

Srie crescimento espiritual

10

3. Como a perseverana e a maturidade se desenvolvem em ns por suportarmos as provaes (v. 3 e 4)?

4. Que experincias difceis aumentaram sua perseverana e maturidade?

5. Como as provaes podem expor nossa necessidade de sabedoria divina (v. 5)?

6. Sob presso, como o cristo fiel (v. 5 e 6) se contrasta com a pessoa descrita nos versculos de 6 a 8?

7. No contexto das provaes e da perseverana, por que Tiago diferencia entre os cristos pobres e os cristos ricos (v. 9-11)?

8. De que formas voc tende a confiar em suas possesses?

11

Tiago

9. Como as tentaes so diferentes das provaes (v. 2-16)?

10. Qual a responsabilidade de Deus quando enfrentamos provaes e quando passamos por tentaes (v. 2-16)?

11. Como Deus o exemplo essencial de bondade e fidelidade (v. 16-18)?

12. Pense nas provaes e tentaes que voc est enfrentando atualmente. Como esta passagem pode encoraj-lo a depender de Deus?

Fale com Deus a respeito de suas provaes e tentaes e de sua necessidade de sabedoria divina nessas situaes. Pea a ele que ajude voc a aprender a ser perseverante e a ser igual a ele em sua bondade e fidelidade.

Agora ou mais tarde


Uma das melhores maneiras de apreciar o fato de que Deus confivel lembrando as diferentes formas em que ele mostrou sua fidelidade no passado. Faa uma lista dos modos como voc percebe a fidelidade de Deus em ao. Dedique tempo para agradecer e louvar a Deus por seu amor fiel.

Das könnte Ihnen auch gefallen