Sie sind auf Seite 1von 5

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO DE SANTARM EDUCAO E COMUNICAO MULTIMDIA 2 ANO TICA E DEONTOLOGIA DA COMUNICAO

A TICA DE KANT: IMPERATIVO CATEGRICO

BEATRIZ OLIVEIRA MATOS N 110233033 INTRODUO Este trabalho foi realizado no mbito da disciplina de tica e Deontologia da Comunicao, leccionada pelo professor Ramiro Marques. Para que se possa falar do Imperativo Categrico, importante que se aborde tambm a Teoria do Kantiana, que se divide em vrios princpios: o Princpio da Lei Moral, o Princpio do Desinteresse, o Imperativo Hipottico, o Imperativo Categrico, o Princpio da Imparcialidade, o Princpio de Dever, os Devereis Morais e as Concepes Sociais, o Princpio da Universalidade, o Princpio da Autonomia e o Princpio do Respeito pela Pessoa. Dentro do Imperativo Categrico, Kant afirma: Age apenas segundo uma mxima tal que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal.

BIOGRAFIA

Nome: Immanuel Kant Data de Nascimento: 22 de Abril de 1724 Cidade onde nasceu: Konisberg, Prssia. Palavra de Ordem: Tem a coragem de te servires do teu prprio entendimento! Vida: Kant viveu defendendo e acreditando sempre no poder da razo, no respeito pelas leis, na autonomia da escolha moral e no papel civilizacional da Educao. Data de Morte: 12 de Fevereiro de 1804 Cidade onde morreu: Konisberg, Prssia.

A TEORIA KANTIANA A Teoria Kantiana d-nos o princpio da moral que pode ser aplicado a vrias questes morais. Kant enuncia-o de vrias maneiras com o objectivo de esclarecer o que implica: O Princpio da Lei Moral

No que diz respeito Moral, segundo a filosofia de Kant, o nico bem irrestrito uma vontade boa. O que constitui o bem de uma vontade boa no o que esta alcana, visto que a vontade boa um bem em si prprio e por si prprio. Kant defendia o talento, o carcter, o auto-domnio e a fortuna, que podem ser usados para alcanar fins negativos e, consequentemente, a felicidade poderia deturpar-se. Age de tal forma que trates a humanidade, na tua pessoa ou na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca apenas como um meio (Kant, 1785).

O Princpio do Desinteresse: Para Kant, a dificuldade de praticar o que est certo a verdadeira marca da virtude. Defende que o nosso carcter s revela ter valor quando algum pratica o bem, no porque acha que est certo, mas sim porque se trata de um dever seu. Para responder questo De que forma deve um preceito assumir para ser reconhecido como moral?, Kant faz uma distino entre dois imperativos: Imperativo Hipottico e Imperativo Categrico.

O Imperativo Hipottico: Apresenta uma aco como meio para alcanar um determinado fim.

O Imperativo Categrico: Prope uma aco como sendo boa e necessria em si prpria.

O Princpio da Imparcialidade: Dentro deste princpio, Kant afastou-se um pouco do senso comum. O senso comum poder pensar que imparcialidade considerar de igual forma cada um dos interesses envolvidos ou at criar juzos relativamente ao interesse de todos. Para Kant, a Imparcialidade significa decidir independentemente de quaisquer interesses, ou seja, o filsofo acreditava que o progresso moral tambm ajudava a felicidade e os interesses das pessoas. No entanto, Kant sabia que a harmonia entre a moral e a felicidade no estava certa e que a aco moral poderia gerar felicidade por acrscimo ou por mero efeito secundrio.

O Princpio do Dever: A pessoa no deve agir por interesse mas sim por obrigao, por dever, ou seja, deve cumprir com as suas obrigaes sem desrespeitar os outros.

O Princpio do Desinteresse: Quer os princpios do desinteresse, quer os da imparcialidade ou os do dever, todos vo ao encontro das mesmas implicaes. Podemos, assim, evitar o erro de supor que os deveres morais so criaes ou at convenes sociais. Existem dois argumentos que contribuem para este erro, sendo eles: - O facto de alguns dos deveres morais de uma sociedade serem diferentes dos de outras, todos os deveres so convenes sociais. - O facto de cumprirmos alguns dos deveres contra a nossa vontade, permite concluir que no tm origem na nossa vontade prpria mas sim numa autoridade externa. O Princpio da Universalidade: A Teoria de Kant concilia a ideia de que os deveres morais so criaes dos indivduos e a ideia de que a moral universal. A aco correcta decidida pelo indivduo quando este adopta uma perspectiva universal, ou seja, abstrai-se dos seus interesses pessoas: Age apenas segundo uma mxima tal que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal.

O Princpio da Autonomia: O sujeito deve obedecer apenas s regras que ele mesmo criou, em simultneo para si mesmo e para todos os indivduos. Se juntarmos o princpio da universalidade e o esclarecimento da origem dos deveres, poderemos compreender a ideia de que nas decises morais ns somos os legisladores, criando regras que consideramos vlidas para toda a sociedade.

O Princpio do Respeito pela Pessoa: Quando uma pessoa cumpre um dever, respeita todos os outros indivduos, incluindo-se a ela mesma nesse grupo, ou seja, essa pessoa respeita-se a si prpria e respeita todas as outras pessoas,

tornando-os como um fim para a sua aco. IMPERATIVO CATEGRICO O Imperativo Categrico prope uma determinada aco como boa e necessria em si prpria. A palavra Imperativo significa obrigao. A palavra Categrico refere-se a obrigaes absolutas, ou seja, refere-se ao cumprimento do dever que atinge a todos sem qualquer excepo. Segundo Kant, devemos agir segundo os princpios universais e no segundo as regras circunstanciais. Imperativo Categrico

Cumprimento obrigatrio sem excepes: - Ningum dono de ningum; - Razes que justifiquem certos direitos; - V o teu amigo como meio e no como objecto.

CONCLUSO Pode-se concluir que, o Imperativo Categrico est presente todos os dias na nossa vida. Todos os dias se reflecte quando ao cumprimento das leis, do dever. Apesar de existir quem aja por interesse, o senso comum no o considera correcto. Segundo Kant, necessrio ver aqueles que nos rodeiam como meio para alcanar os nossos fins e no como um objecto para alcanar os mesmos.

BIBLIOGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/%C3%89tica_de_kant.pdf http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/imperativocateg%C3%B3rico_Kant.pdf http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/A%20%C3%89TICA%20DEKANT.pdf http://www.oocities.org/~esabio/transgenicos/imperativo_categorico.html

Das könnte Ihnen auch gefallen