Sie sind auf Seite 1von 58

RELAES ENTRE O TRABALHO E A SADE DE PROFESSORES NA EDUCAO BSICA NO BRASIL

Relatrio final do Projeto Condies de trabalho e suas repercusses na sade dos professores de Educao Bsica no Brasil

Leda Leal Ferreira FUNDACENTRO So Paulo, abril de 2010

ndice

I- Introduo ..................................................................................................................... 3 II- Principais resultados das Anlises Coletivas do Trabalho de professores da Educao Bsica ............................................................................................................................... 5 Diferenas..................................................................................................................... 6 Semelhanas ................................................................................................................. 8 III- Pistas para um quadro explicativo............................................................................ 12 O trabalho visto como atividade................................................................................. 12 O trabalho visto como emprego.................................................................................. 15 O trabalho dos professores no Sistema Escolar.......................................................... 17 Um olhar histrico ...................................................................................................... 20 A centralidade do trabalho e a sade mental dos professores .................................... 24 IV- Consideraes finais ................................................................................................ 29 V- Bibliografia................................................................................................................ 32 Anexo1: Desenvolvimento da Anlise Coletiva do Trabalho neste projeto................... 35 Anexo 2- Lista de municpios nos quais os professores participantes lecionavam, com algumas informaes ...................................................................................................... 40 Anexo 3: Distribuio das matrculas em escolas pblicas e privadas segundo o nvel de ensino, no Brasil e em seis estados e suas capitais......................................................... 41 Anexo 4- As obras do levantamento bibliogrfico, com destaque (asterisco* no final) para as que foram resenhadas, no Estado da Arte .......................................................... 47

I- Introduo

Quando assumiu a presidncia da FUNDACENTRO, em janeiro de 2004, a professora Rosiver Pavan procurou saber se a instituio j tinha realizado pesquisas sobre a categoria dos professores. Diante de uma resposta negativa, resolveu propor um estudo sobre professores da Educao Bsica e me convidou para coorden-lo tecnicamente. Professora e ex-dirigente sindical desta categoria, ela sabia que os professores estavam com vrios problemas de sade em decorrncia de seu trabalho e considerava que a FUNDACENTRO - a nica entidade do governo federal voltada pesquisa sobre sade e segurana no trabalho- deveria incluir a categoria dos professores na sua agenda. Aceitei a idia e comeamos a elaborar um projeto, procurando parcerias para viabilizlo tcnica, financeira e politicamente. Depois de muitos encontros e discusses, finalmente chegamos a uma proposta, denominada Condies de trabalho e suas repercusses na sade dos professores1 de Educao Bsica no Brasil, composta de dois grandes eixos: a elaborao do Estado da Arte contendo um levantamento da produo bibliogrfica brasileira sobre o assunto e uma anlise crtica desta produo; a realizao de uma pesquisa de campo, junto a professores exercendo a profisso nas mais diversas situaes, para compreender como era o seu trabalho, atravs do mtodo Anlise Coletiva do Trabalho (ACT)

A proposta foi aprovada pela Secretaria de Educao Bsica do Ministrio da Educao (SEB/MEC) que ajudou a financi-la e em setembro de 2005 o projeto se iniciou.

Vrios resultados deste projeto j esto publicados. Assim, o Estado da Arte gerou uma publicao eletrnica2 contendo os resumos de 65 obras produzidas no Brasil no perodo de 1997 a 2006 e selecionadas de uma lista mais extensa de publicaes (Anexo 4) e uma anlise crtica do material levantado. Esta etapa da pesquisa foi realizada por

Vamos usar o termo professor para nos referirmos a homens e mulheres cujo trabalho ensinar/educar pessoas, sejam elas crianas ou adultos, em escolas. 2 Condies de trabalho e suas repercusses na sade dos professores da Educao Bsica no BrasilEstado da Arte. Disponvel em www.fundacentro.gov.br, publicaes eletrnicas

pesquisadores da Faculdade de Educao da UNICAMP, So Paulo3 sob a coordenao das professoras Mrcia de Paula Leite e Aparecida Neri de Souza. Igualmente publicados foram os resultados regionais das Anlises Coletivas do Trabalho com os professores, em forma de seis livros, uma para cada um dos estados em que o projeto foi realizado, ou seja, Piau e Bahia, na Regio Nordeste; Mato Grosso do Sul, na Regio Centro Oeste; Par, na Regio Norte; So Paulo, na Regio Sudeste e Rio Grande do Sul, na Regio Sul. Estes estudos foram realizados por pesquisadores da FUNDACENTRO e de outras instituies, sob a coordenao da FUNDACENTRO (ver como se desenvolveu a ACT e a lista dos participantes no Anexo 3).

O projeto inicial tambm previa a elaborao de um texto consolidando as informaes dos dois grandes eixos da pesquisas. este texto que estamos aqui apresentando. Nele, no pretendemos repetir o que foi mostrado nos resultados j publicados. Nosso objetivo agora tentar interpretar os achados de nossas pesquisas empricas tentando dar-lhes unidade e coerncia e levantando novas questes. Mas, antes disso, para que os leitores compreendam do que estamos falando, primeiramente vamos retomar os principais resultados das Anlises Coletivas do Trabalho.

Licitao realizada em 11/12/2006, atravs da carta convite Fundacentro 002/2006.

II- Principais resultados das Anlises Coletivas do Trabalho de professores da Educao Bsica

De 2005 a 2009, ouvimos centenas de professores pelo Brasil afora (ver Anexo 2 com a lista dos municpios onde os participantes lecionavam). Queramos saber como era o seu trabalho, apostando que assim poderamos compreender porque os professores adoeciam como mostram vrios estudos acadmicos, muitos dos quais feitos a partir de denncias e preocupaes sindicais.

O mtodo que usamos denomina-se Anlise Coletiva do Trabalho (ACT). um mtodo de anlise do trabalho no qual so os prprios trabalhadores que analisam o seu trabalho. A anlise acontece em reunies de grupo de trabalhadores, voluntrios, fora do local e dos horrios de trabalho, na presena de pesquisadores e se desenvolve a partir das respostas dadas pergunta condutora o que voc faz no seu trabalho? A regra geral que todos os participantes compreendam o trabalho que est sendo analisado (ver Anexo 1 sobre o desenvolvimento das ACTs neste projeto).

A ACT se revelou um mtodo potente. Para responder questo condutora os professores descreveram o seu dia a dia de trabalho, dentro e fora das escolas, e explicaram o sentido de cada atividade que realizavam. Alm disso, como a anlise era coletiva, compararam suas experincias e destacaram seus pontos comuns ou diferentes, bons ou maus. E para interpretar uma determinada situao ou uma determinada atividade, muitas vezes se reportaram ao passado, mostrando o quanto so importantes referncias histricas para compreendermos uma situao atual.

Ao tentar fazer um resumo dos principais resultados de todas as reunies, constatamos que, se compararmos o trabalho dos professores, encontrarmos diferenas e semelhanas.

Diferenas
As diferenas so decorrentes da diversidade das situaes em que trabalham. O prprio conceito de Educao Bsica (EB) encerra uma grande diversidade de situaes, pois compreende todos os nveis e modalidades de ensino exceto a Educao Superior (ES), ou seja, a Educao Infantil (creche e pr- escola), o Ensino Fundamental (sries iniciais e sries finais) e o Ensino Mdio. Isto, no ensino regular porque tambm considerada Educao Bsica a Educao Especial, a Educao de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissional. A idade dos alunos e o nvel de ensino influenciam muito o trabalho dos professores, pois trabalhar com adolescentes diferente de trabalhar com adultos ou com crianas; trabalhar alfabetizando adultos diferente de trabalhar em cursos pr vestibular com adolescentes, etc.

O segundo motivo de diversidade das situaes de trabalho dos professores que a Educao Bsica existe em todos os 26 estados e no Distrito Federal e em todos os 5.564 municpios do Brasil. Os professores talvez sejam a profisso mais espalhada e difundida que exista no pas4. Como o Brasil um pas de dimenses continentais e com grande diversidade cultural e geogrfica, as situaes de trabalho dos professores so as mais diferentes possveis. Por exemplo, em municpios do Pantanal do Mato Grosso do Sul, muitas escolas s tem aulas durante trs dias por semana devido ao seu difcil acesso por parte de professores e alunos. No Par, muitos professores se locomovem de barcos para ir s comunidades ribeirinhas e no Mato Grosso do Sul, como em vrios outros estados, h escolas indgenas com professores bilnges.

Alm desta diversidade regional, temos as enormes desigualdades scioeconmicas, que teimam em continuar caracterizando nosso pas. Em todas as regies, principalmente nas capitais de estados, encontramos algumas poucas escolas freqentadas por alunos de altssimo poder aquisitivo, onde no lhes falta nada, como em qualquer escola de pases desenvolvidos e escolas em que falta tudo, desde boas instalaes at material didtico e, s vezes, at merenda para os alunos. Na zona rural, encontramos professores que do aulas no sistema multisseriado, onde alunos de

tambm uma das mais numerosas. No sabemos ao certo quantos so os professores de EB mas as estimativas vo de 1 milho e novecentos mil (MEC/INEP, Censo Escolar, 2007) a quase 2 milhes e oitocentas mil pessoas (IBGE/PNAD, 2008).

diversas sries se concentram em uma s sala e os professores tm que se superar para atender a todos e lhes passar contedos prprios da sua srie. As desigualdades scioeconmicas foram os fatores que mais diferenciaram o trabalho dos professores.

O terceiro motivo da variedade de situaes de trabalho dos professores que, em nosso pas, a Educao Bsica pode ser pblica (municipal, estadual ou federal) ou privada (escolas particulares em sentido estrito, comunitrias, confessionais e filantrpicas) 5. (ver anexo 3 com a distribuio dos alunos matriculados na rede pblica e na rede particular, no Brasil e nos estados pesquisados). Com administraes diferentes, as regras que regem a profisso e os direitos dos professores tambm so diferentes. No ensino pblico, cada estado e cada municpio tm suas regras prprias para estabelecer as formas de ingresso na carreira, os planos de cargos e salrios e os direitos trabalhistas e previdencirios dos professores. Um fato que nos chamou ateno em todos os seis estados foi a grande presena de professores com contratos temporrios trabalhando ao lado de professores efetivos nas redes pblicas. Diferentemente dos efetivos, os professores temporrios no ingressam no servio pblico por concursos pblicos e podem ser demitidos a qualquer momento. Suas denominaes variam: no estado de So Paulo, eles se chamavam OFAS (ocupantes de funo atividade) e representavam quase a metade dos professores estaduais. Havia OFAS que eram temporrios h anos! J no Mato Grosso do Sul, os professores temporrios se denominavam convocados, enquanto no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Par eram os contratados. A situao dos professores temporrios muito vulnervel e, por medo de perder o emprego, se sujeitam a muitas coisas que os efetivos no aceitam. J o emprego no setor privado regido pelas Convenes ou Acordos Coletivos de Trabalho assinados pelos sindicatos de professores e os sindicatos dos donos de estabelecimentos de ensino. Tambm a encontramos variedades: professores registrados que trabalhavam em escola que respeitavam os acordos convivendo com professores que nem eram registrados ou o eram com funes diferentes das que realmente exerciam, e assim no podiam gozar de todos os direitos da categoria. Uma conceituada escola da capital de So Paulo, por

interessante notar que o que acontece na Educao Bsica o contrrio do que acontece na Educao Superior: enquanto na EB a maioria dos alunos freqenta escola pblicas (cerca de 85%) no Ensino Superior a maioria dos alunos (cerca de 85%) freqenta escolas privadas. Outra diferena: enquanto na EB pblica as escolas so, na sua maioria, estaduais ou municipais, no ES pblico, as escolas so, na maioria, federais.

exemplo, registrava alguns professores como recreacionistas, para no lhes pagar o salrio dos professores.

Estas inmeras diferenas influenciam o modo como os professores enfrentam o seu trabalho e tambm o que este trabalho provoca neles. Neste sentido, os professores que nos pareceram mais sofridos foram os que trabalhavam em bairros violentos da periferia da cidade de So Paulo e que conviviam diariamente com situao de violncia, fora e dentro da sala de aula; e os que nos pareceram mais satisfeitos foram os que trabalhavam em escolas rurais, no Movimento de Alfabetizao de Adultos (MOVA em Belm) e no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST em So Paulo), porque se sentiam mais respeitados por seus alunos e mais teis.

Semelhanas
Entretanto, ao mesmo tempo em que encontramos estas diferenas, encontramos tambm muitos pontos em comum ao trabalho de todos (ou pelo menos da maioria) dos professores. Entre eles, destacamos os seguintes, que nos pareceram mais significativos:

1- o trabalho do professor muito mais do que dar aulas. Os professores comeam a trabalhar muito antes das aulas porque tm que planej-las e prepar-las e terminam muito depois das aulas, porque tm que fazer avaliaes e prestar contas do que fizerem, para as escolas ou para os pais ou responsveis dos alunos, sob a forma de preenchimento de registros, formulrios, cadernetas e da participao em reunies, muitas vezes fora do horrio de trabalho. Essas atividades tomam tempo, obrigando- os a fazer trabalhos em casa, nos momentos que deveriam ser de lazer, o que diminui o tempo que tm para si prprios, para suas famlias e para outras atividades. um trabalho sem limites: no termina ao fim da jornada, mas invade toda a vida do professor.

2- os professores esto exercendo funes que ultrapassam as funes de aprendizado. Em todos os lugares, ouvimos que eles so pais/mes, mdicos, enfermeiros, psiclogos, padres/pastores, pacificadores, conselheiros, assistentes sociais, alm de professores. Segundo eles, isso acontece porque as famlias se ocupam pouco com os

filhos e delegam escola toda responsabilidade de educ-los. A maioria dos professores disse que os alunos (principalmente os adolescentes) no tm limites, no respeitam o professor e que, para que a aula ocorra, eles precisam ensinar estes limites exercendo papis que no so deles. A falta nas escolas de funcionrios como coordenadores, enfermeiros, auxiliares tambm contribui para os mltiplos papis porque exige que os professores, alm de fazer o seu trabalho, tenha que fazer o trabalho dos ausentes.

3- os professores tm dvidas sobre o seu papel atual, que no mais o mesmo de antigamente e ainda no est bem claro. Presenciamos grandes debates, inconclusivos, sobre se o ensino deve ser prazeroso ou no, privilegiar o contedo ou a participao, formar cidados ou vencedores. Muitos professores tambm se disseram perdidos com as vrias teorias de educao e com as vrias metodologias e prticas pedaggicas impostas pelas escolas, que mudam freqentemente, sem condies de serem aplicadas.

4- os professores esto trabalhando demais, seja porque tm muitos alunos em cada turma seja porque tm muitas turmas ou vrios empregos. Em todas as regies encontramos professores com vrios empregos de professores, seja em vrias escolas, em vrias modalidades ou em vrias redes e tambm com outros empregos. O motivo: os baixos salrios. A criao recente do piso nacional para os professores da rede pblica6 uma medida que deve ajudar a combater esse problema.

5- a profisso de professor est desvalorizada, financeira e socialmente. Financeiramente, porque os salrios esto baixos e so menores do que os pagos para profissionais com as mesmas qualificaes, o que acontece tanto na rede pblica como na rede privada. Os altos salrios de profissionais que trabalham em escolas de elite so uma exceo7. Para alguns professores de escolas particulares est havendo uma proletarizao da profisso. Mas tambm h uma desvalorizao social. Ouvimos vrias histrias que mostram um desprestgio da profisso, inclusive em pequenas cidades, como a de uma professora proveniente de uma pequena cidade do interior do Maranho onde professor considerado a pior profisso. Outro sinal da desvalorizao da

Lei n 11.738, de 16 de julho de 2008. Por isso os professores reivindicam que o piso salarial nacional seja estendido tambm aos professores da rede privada.
77

profisso a precarizao do emprego: nas escolas pblicas8, pela existncia de grandes contingentes de professores sob o regime de temporrios; e nas escolas privadas, porque muitos professores so registrados como tendo outras profisses, e, s vezes, nem so registrados e porque se usa e abusa do servio de estagirios.

6- o principal tema dos professores so os alunos. Os professores no s se ocupam como tambm se preocupam com seus alunos, dentro e fora da sala de aula. Para eles e por causa deles, aceitam trabalhar demais para preparar boas aulas e atividades interessantes, inventar novas atividades, descobrir estratgias para lidar com a indisciplina e fazer malabarismos para ganhar a sua ateno. Para os alunos e por causa deles os professores aceitam fazer coisas que ultrapassam as suas funes, como cuidar da sua sade, comprar-lhes material escolar e at lev-los ao mdico. Enfim, os alunos so a grande fonte de alegria e satisfao dos professores que ficam exultantes quando vem seu progresso, por sentirem que seu trabalho foi til e o seu esforo valeu a pena. Mas so tambm os alunos os que mais preocupam e entristecem os professores, por sua indisciplina, por sua falta de respeito, por suas carncias (econmicas e psicolgicas), quando no conseguem progredir. E so tambm eles que os agridem, fsica e psicologicamente.

7 os dois principais problemas de sade mencionados pelos professores confirmam o que achado na literatura nacional e internacional sobre o assunto: os problemas de voz e os transtornos psicolgicos. Os distrbios da voz podem ser explicados pelo uso intenso, extenso e constante da voz, muitas vezes em condies desfavorveis como calor ou frio intensos, mudanas sbitas de temperatura, presena de substncias irritantes ou alergnicas no ambiente. O rudo um dos problemas srios: causado por salas mal localizadas, muitas vezes nas proximidades de outras fontes externas de rudo, como avenidas ou mercados, sem nenhuma proteo acstica, ou mal planejadas
8

Na rede pblica, apesar da obrigatoriedade legal da contratao de professores por concurso pblico, apenas 70% dos professores era estatutrio e, entre os restantes 30%, mais de 60% no tinham carteira de trabalho assinada, a maioria deles atuando nas redes municipais de ensino. No setor privado, a porcentagem de professores sem carteira assinada era de 37%.(Informaes fornecidas pelo pesquisador Marco Antonio Bussacos do Servio de Estatstica da Fundacentro, a partir de dados do PNAD 2007 e considerando a populao de 10 anos ou mais com ocupao definida na semana de referncia. Para a definio dos grupos ocupacionais, foi utilizada a Classificao Brasileira de Ocupaes, CBO na qual foram considerados 11 subgrupos)

10

obrigam o professor a falar sempre mais alto, o que contribui para as alteraes de voz. Trabalhar com turmas muito numerosas e/ou com diversas turmas s aumenta o risco destas afeces. Quanto aos transtornos psicolgicos, voltaremos ao assunto adiante.

Se no houve surpresas em relao a estes resultados, uma vez que cada um deles j tinha sido motivo de estudos especficos e pontuais (ver Anexo 4, com lista de publicaes), o diferencial de nosso estudo foi compreender como os vrios aspectos do trabalho interagem e o que este trabalho faz com os professores. Sua abrangncia nacional e o fato de termos analisados situaes bastante diferentes (ver anexo 1, sobre as condies em que se desenvolveu a ACT neste projeto), nos autoriza a generalizar alguns resultados, sempre com a cautela de no esquecer as especificidades locais, e a propor pistas para explic-los. o que faremos a seguir.

11

III- Pistas para um quadro explicativo


J havamos adiantado em algumas publicaes regionais que o trabalho tal qual nos foi descrito e analisado nas reunies de ACT apresentava uma dupla natureza. De um lado, referia-se atividade docente, ou seja, ao que prprio e especfico da atividade do professor: ensinar alunos. De outro lado, o trabalho aparecia como emprego de professor, relacionado sua remunerao e aos vnculos empregatcios com seus empregadores, pblicos ou privados. Defendamos a tese de que, para melhor compreender como este trabalho era vivido pelos professores, o que significava para eles e seus efeitos na sua sade, tnhamos que considerar estes dois lados do trabalho, separadamente e, sobretudo, na sua interao. Afinando um pouco nossa anlise, percebemos que precisaramos acrescentar uma nova dimenso ao nosso quadro explicativo: inserir o trabalho dos professores no Sistema Escolar e, alm disso, no desprezar a evoluo por que tem passado a profisso. O que nos propomos agora explicitar melhor este quadro, apresentando mais esclarecimentos sobre cada um de seus elementos, e oferecendo pistas que os integrem, a serem ulteriormente desenvolvidas.

O trabalho visto como atividade


Estamos chamando de atividade o que em cada trabalho especfico e se diferencia dos outros trabalhos. Como atividade, o trabalho do professor diferente, por exemplo, do trabalho do mdico ou do marceneiro: tem objetivos e objetos diferentes, utiliza instrumentos de trabalho diferentes, exige aes diferentes e mobiliza diferentemente as diferentes capacidades de quem o realiza, isto , do corpo, da mente, das emoes e dos valores morais. A atividade fora de trabalho em ao, a parte subjetiva 9do processo de produo. a produo de um bem/servio atravs da mobilizao das potencialidades de quem trabalha. importante ressaltar este carter de mobilizao geral das potencialidades do trabalhador para no confundir a atividade com atividade fsica. Quando realiza qualquer trabalho, o trabalhador faz uso de todas as suas potencialidades (mesmo que em graus variados): ele precisa conhecer seus objetivos,
9

subjetiva na medida em que a contribuio do sujeito ao mesmo.

12

objetos e instrumentos de trabalho para adequ-los entre si e s suas capacidades e nunca se limita pura execuo de uma tarefa. Por mais que o trabalho seja considerado intelectual, o corpo est sempre presente, assim como o pensamento est sempre presente, por mais que o trabalho seja considerado braal. Do mesmo modo, a atividade desperta em quem trabalha sentimentos de satisfao e de insatisfao, relacionados superao ou no das dificuldades encontradas, ao sentido deste trabalho e ao seu resultado final- belo ou no, til ou no. E como no existe atividade de trabalho fora de um quadro coletivo, o grau e tipo dos relacionamentos que se estabelecem entre os diferentes atores do processo de produo, pares e hierarquia, mobilizam tambm os valores morais, atravs do julgamento sobre a justia ou no destas relaes. Assim, o que estamos chamando de atividade um vasto campo, estudado por diferentes disciplinas e conceituado por diferentes autores 10, cada um com nfase em um de seus aspectos. No caso dos professores, os verbos11 que utilizaram para descrever seu trabalho j nos do uma idia desta mltipla mobilizao de suas capacidades: Assim, antes da aula, os professores planejam, preparam (a aula, o dia), escrevem, estudam, lem, criam, separam, selecionam, procuram ou produzem materiais didticos (textos, exerccios, filmes ilustraes, msicas). Na aula, sua atividade se desdobra em trs: a de cativar os alunos, para prender a sua ateno, a de controlar seu comportamento e finalmente a de ensinar algum contedo. Para cativar os alunos, eles brincam e conversam com eles, procuram conhec-los pelos nomes, alegr-los, anim-los, ouvi-los, estimul-los, convenc-los; trabalham sua auto-estima, contam piadas, tomam cuidado para no repetir atividades. Para controlar seu comportamento, controlam a sada e entrada, fazem chamada, ensinam o que pode ou no pode, fazem combinados, estabelecem regras, pedem silncio, chamam a ateno, do lio de moral, colocam o aluno para fora da sala, fazem sermo. Finalmente, em termos da transmisso de um contedo especfico, eles falam, perguntam, orientam, expem, ensinam, explicam, consertam, sistematizam, problematizam, interpretam, inventam, criam, avaliam, discutem, propem atividades, mostram relaes, analisam (textos, problemas sociais), fazem
Os conceitos de trabalho concreto, trabalho til e trabalho vivo, tal como usados por Marx; os conceitos de trabalho real e trabalho prescrito desenvolvidos pela escola de ergonomia de Wisner o conceito de trabalho efetivo como tem sido usado ultimamente por Dejours e o de atividade de Clot e de Schwartz so conceitos pertinentes a este campo que estamos chamando da atividade do trabalho(ver bibliografia). 11 grafamos em itlico todas as palavras tiradas diretamente do discurso dos professores.
10

13

teatro, passam exerccios, produzem debates. Tudo isto sempre com habilidade poltica para lidar com os alunos, tomando cuidado com o que falam, evitando tocar no aluno, fazendo e refazendo um trabalho de conscientizao todo o dia, negociando com eles, percebendo as diferenas ou as dificuldades, respeitando a dinmica de cada um, no aumentando o seu tom de voz em nada, no chamando ateno do adolescente na frente do grupo, conhecendo os alunos. Sua atividade ainda continua aps as aulas onde eles corrigem (provas, exerccios, redao), colocam notas, emitem conceitos, preenchem registros (planilhas, cadernetas, dirios), participam de reunies, conversam com os pais.

tambm o estudo da atividade que nos ajuda a compreender as diferenas entre, por exemplo, o trabalho de professores da Educao Infantil e do Ensino Mdio: as idades diferentes de seus alunos engendram prticas diferentes, adaptadas s caractersticas etrias dos mesmos e ao seu grau de aceitao de determinados contedos e comportamentos. Com os pequenos, a atividade dos professores vai mais para o lado dos cuidados e do encorajamento de determinados comportamentos, ou da maternagem12. Eles observam a criana, brincam com ela, contam histrias, do comida, pegam no colo, do banho. J entre os jovens que freqentam o Ensino Profissional, esta atividade mais no sentido de inculcar uma prtica, um aprendizado. E no caso dos jovens do EM, se concentra na transmisso de conhecimentos considerados vlidos para sua passagem para a universidade, ou ensino.

tambm atravs do estudo da atividade que compreendemos melhor porque os alunos (objeto e resultado de trabalho dos professores) so o principal tema nas reunies de Anlise Coletiva do Trabalho. Sendo o trabalho dos professores uma atividade cujo centro so as relaes que se estabelecem com os alunos, todas as aes dos professores provocam reaes nos alunos as quais, por sua vez, podem ser consideradas novas aes que provocam novas reaes nos professores. E suscitam os mais variados sentimentos e afetos. Eu tenho um sentimento muito contraditrio, confuso. Eu gosto de meus alunos, quando os abrao com carinho verdadeiro, mas no vejo a hora da aula acabar, diz uma professora do Ensino Fundamental na Bahia. Se eu ficar incomodada
Maternagem, aprendizado e ensino so diferentes prticas dos professores, segundo Barthes, in Roland Barthes, O rumor da lngua. Traduo de Mario Laranjeira, 2 edio, So Paulo: Martins Fontes, 2004.
12

14

com cada olhar com raiva que eles do, eu me interno, fala outra professora, do ensino Mdio em So Paulo. Tem o fator emocional, porque, se voc no estiver espiritualmente bem preparada para enfrentar a sala de aula, a voc se estressa rpido. Voc tem que estar sempre trabalhando o lado emocional, principalmente se voc trabalha com adolescente, diz uma professora do Ensino Mdio do Piau.

O trabalho visto como emprego


Por mais valiosa que seja para a compreenso do trabalho, o estudo da atividade no suficiente para compreendermos tudo o que este trabalho faz com os professores. As frases seguintes explicitam esta idia. Diz uma professora: eu adoro dar aulas, mas, quando vejo o salrio no fim do ms, me bate uma tristeza... E outra: tive que modificar o meu trabalho at no que eu no acreditava porque era isso ou o emprego. Estas duas frases mostram contradies. Na primeira, a contradio entre o prazer pela atividade e o sofrimento pelo baixo valor desta atividade, ou seja, o salrio; na segunda, a contradio entre realizar uma atividade como acharia correto e o medo de, assim o fazendo, perder o emprego. Ambas apontam a necessidade de considerar, na nossa anlise sobre o trabalho e as suas conseqncias em quem trabalha, uma outra dimenso, alm da atividade, que mostre o papel da remunerao, isto , do pagamento direto ou indireto que recebem em troca de sua atividade, e do emprego, condio para que haja remunerao. Na falta de uma denominao mais precisa, estamos chamando de emprego a esta outra dimenso, ou a este outro campo. Ele engloba os tipos de vnculos empregatcios existentes entre professores e seus empregadores, formais ou no, o valor de suas remuneraes, diretas e indiretas, e as condies em que as mesmas so auferidas. A remunerao do trabalho, diferentemente da atividade, no diz respeito ao trabalho concreto realizado pelos professores. Professores com a mesma atividade de trabalho recebem rendimentos diferentes. E trabalhadores com atividades diferentes, como mdicos ou marceneiros, podem receber a mesma remunerao que os professores.

15

No campo do emprego, professores com a mesma atividade se diferenciam entre os que trabalham na rede pblica (e dentro dela, na esfera municipal, estadual ou federal) ou na rede particular (e dentro dela, em colgios de elite ou populares). Tambm se diferenciam em relao ao tipo de contrato que tm com seus empregadores: na rede pblica, so estatutrios ou contratados; na rede particular contratados com carteira assinada ou no, temporrios, estagirios. Alm disso, se diferenciam em relao cobertura previdenciria que possuem ou no.
13

No campo do emprego, portanto, os

professores no se distinguem das outras categorias: so trabalhadores e, como tais, submetidos s regras do mercado de trabalho.

Se no introduzirmos esta dimenso do emprego em nossa anlise, teremos dificuldades para compreender alguns dos comportamentos que encontramos, como o fato de muitos professores terem vrios empregos de professores (s vezes na rede privada e pblica e em modalidades diferentes); ou se submeterem a exigncias descabidas de seus empregadores, com medo de no o fazendo perderem o emprego (caso que pode atingir todos os professores da rede privada e os que no tm vnculos efetivos com o Estado na rede pblica) ou perderem algumas conquistas previstas em Acordos Coletivos, como a matrcula de seus filhos em nas escolas particulares em que ensinam.

Os diferentes salrios e os diferentes tipos de vnculos empregatcios tm relaes diretas com a atividade: professores que recebem baixos salrios e, por isso, procuram aumentar seus rendimentos com vrios empregos tm menos tempo para se dedicar sua profisso, menos tempo para acompanhar cada aluno, preparar suas aulas, mais dificuldades para se atualizar e melhorar seus conhecimentos. Professores com contratos temporrios (da rede pblica ou particular) tm menos possibilidade de se ausentarem do trabalho para cuidar de sua sade quando esto doentes porque sua assiduidade um dos critrios de promoo ou de manuteno do emprego. Muitos deles, portanto, continuam a trabalhar mesmo adoentados. Professores de escolas privadas, principalmente as que consideram as escolas um negcio com o nico objetivo de dar

13

Em 2007, cerca de 15% dos professores no dispunha de cobertura previdenciria (Informaes fornecidas pelo pesquisador Marco Antonio Bussacos do Servio de Estatstica da Fundacentro, a partir de dados do PNAD 2007 e considerando a populao de 10 anos ou mais com ocupao definida na semana de referncia. Para a definio dos grupos ocupacionais, foi utilizada a Classificao Brasileira de Ocupaes, CBO na qual foram considerados 11 subgrupos).

16

lucro, sofrem quando alunos insinuam que esto lhe pagando, como meio de intimidlos.

Em resumo, a dimenso emprego fundamental para compreendermos o trabalho e o que se passa com os professores.

O trabalho dos professores no Sistema Escolar


O trabalho dos professores tem uma especificidade que o diferencia de todos os demais: forma, ou contribuir para formar, a futura mo de obra de um pas. Esta caracterstica suficientemente importante para justificar que acrescentemos nossa anlise uma nova dimenso: o Sistema Escolar.

Estamos chamando de Sistema Escolar (SE) um sistema institucionalizado (do qual as escolas fazem parte) responsvel pela educao escolar formal dos membros de uma sociedade. Com uma estrutura prpria, hierarquizada, diversos agentes (entre eles os professores) e regras prprias de funcionamento, autnomo e, ao mesmo tempo, dependente da sociedade do qual faz parte, de modo que suas prticas refletem a estrutura das relaes de classe desta sociedade. Cabe ao SE: definir as diferentes modalidades de ensino que oferece s diferentes parcelas da populao
14

; a

obrigatoriedade ou no de determinadas parcelas da populao seguirem o ensino15; a formao necessria para o exerccio das profisses relacionadas ao magistrio16; a abertura ou no da rede de ensino existncia de escolas pblicas e privadas; a responsabilidades dos diferentes entes pblicos (municpios, estados e federao) no oferecimento das vrias modalidades de ensino; as regras de financiamento da educao pblica, as formas de fiscalizao das escolas, o tipo de educao escolar, isto , o conjunto de conhecimentos e valores culturais que devem ser inculcados nos alunos, as
no Brasil, a Educao Bsica e a Educao Superior e, na Educao Bsica, a educao regular que compreende os nveis de Educao Infantil (creche e pr-escola) ,o Ensino Fundamental (oito primeiros anos e quatro ltimos) e o Ensino Mdio. A Educao Bsica oferece tambm a Educao de Jovens e Adultos ( EJA) a Educao Especial e o Ensino Profissionalizante. 15 no Brasil, s o Ensino Fundamental obrigatrio. 16 no Brasil, nvel universitrio para todos os professores da rede regular, com exceo dos que trabalham no Ensino Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, que tambm podem ter o nvel mdio na modalidade Normal, conforme a LDB.
14

17

formas de avaliao do ensino e de seleo dos alunos. E finalmente, a outorga de certificados escolares ou diplomas17 queles que cumprirem, nos diferentes nveis de ensino, os requisitos considerados necessrios pelo prprio Sistema Escolar.

Esta caracterstica do Sistema Escolar, de formar os futuros trabalhadores de um pas, precisa ser analisada mais de perto. A formao se d direta e indiretamente. Diretamente na medida em que, para o exerccio de vrias profisses, entre elas as que tm mais prestgio cultural/econmico (como mdicos, advogados, magistrados, engenheiros, professores universitrios), o diploma auferido pelo Sistema Escolar tem um peso decisivo. No se pode exercer nenhuma delas sem o respectivo diploma universitrio, obrigatoriamente precedido de diplomas de concluso do Ensino Fundamental e Ensino Mdio. Indiretamente, porque quanto maior o nmero de anos passados nas escolas e chancelados tambm por diplomas escolares, mais o candidato a uma vaga de emprego considerado qualificado18 e, portanto, teoricamente, com mais chances de conseguir um emprego. Indiretamente, tambm porque, muito alm dos conhecimentos, comportamentos e valores explicitamente inculcados pelo Sistema Escolar, os alunos aprendem com o prprio funcionamento do Sistema e da escola da qual fazem parte. O sistema de seleo, que elimina implacavelmente, apenas pela sua origem social, milhares de alunos da escola, e os estigmatiza como fracassados, os preconceitos explcitos e velados nas salas de aula, os tipos de valores propostos, as contradies entre o discurso de emancipao pela educao e as precrias condies reais da mesma, tudo isto contribui para formar (e deformar) os alunos e os acompanha muitas vezes por toda a vida.

H, portanto, estreitas relaes entre o Sistema Escolar e o mercado de trabalho. A tese que defendemos que, no quadro destas relaes, o mercado de trabalho quem d as cartas. Um mercado de trabalho que oferece empregos de baixa remunerao e de baixo interesse ou contedo tecnolgico no necessita de uma mo de obra com alta escolaridade e no estimula o Sistema Escolar a form-la. Em outras palavras, o
os diplomas escolares so para o capital cultural o que a moeda para o capital econmico [...]; semelhana da moeda, tm um valor convencional, formal, juridicamente garantido, portanto, livre das limitaes locais (diferentemente do capital cultural no certificado do ponto de vista escolar) e das flutuaes temporais: o capital cultural que, de alguma forma ele garante de uma vez por todas, no tem necessidade de ser continuamente testado. in Bourdieu, P. A produo da crena, contribuio para uma economia de bens simblicos. Trad. Maria da Graa Jacintho Setton. So Paulo: Zouk, 2002. 18 para o PNAD, o critrio de qualificao escolaridade.
17

18

mercado de trabalho que determina o sentido principal da relao e no o Sistema Escolar (exatamente o inverso da opinio que defende ser a educao a chave para a melhoria dos empregos). Sendo assim o conhecimento do mercado de trabalho de um pas indispensvel para a compreenso do funcionamento do Sistema Escolar.

No caso brasileiro, as remuneraes mdias oferecidas pelo mercado de trabalho so bastante baixas: cerca de 2/3 das pessoas com dez anos ou mais de idade ocupadas receberam at dois salrios mnimos (rendimento mdio de R$613,00) e apenas 0,7% das pessoas receberam mais de vinte salrios mnimos (rendimento mdio de R$13.795,00) em 200819. Isto significa que o mercado de trabalho oferece pouqussimas vagas altamente remuneradas num conjunto mal remunerado, o que ajuda a compreender o comportamento das escolas e dos alunos. Nas poucas escolas particulares de elite a competio entre alunos reforada, at o paroxismo, desde os primeiros nveis de escolaridade e continua crescendo at a conquista de uma vaga entre as melhores universidades do pas (em geral pblicas) que dar direito a concorrer aos poucos empregos mais prestigiados e mais valorizados do mercado. J na grande maioria das escolas, principalmente no Ensino Mdio, o grau de interesse dos alunos nas aulas baixo e, muitas vezes se limita a conseguir um diploma, sabidamente desvalorizado (uma vez que no dar acesso aos melhores empregos), mas, mesmo assim, importante na concorrncia por uma vaga no mercado de trabalho. exatamente a falta de atrativos no mercado de trabalho que explica outro fenmeno curioso: as altas taxas de desemprego entre os jovens com alta escolaridade 20 e o fenmeno da migrao de crebros, ou seja, a fuga para o exterior de milhares de jovens recm formados, em busca de empregos com mais alto grau de tecnologia e melhor remunerados.

Ora a falta de interesse dos alunos, principalmente a partir das ltimas sries do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, uma das principais queixas dos professores. Eles se queixam de que seus esforos de preparar e ministrar aulas so desperdiados porque os alunos no se interessam ou no os compreendem. E o sentido do seu trabalho se perde. Alm disso, muitos se culpam por este desinteresse, colocando em dvida sua competncia. Este comportamento , alis, reforado pelas prprias direes das

19

20

PNAD 2008. Pochman, Marcio. O emprego no desenvolvimento da nao. So Paulo, Boitempo Editorial, 2008.

19

escolas, pelos pais dos alunos e repercutido pela mdia. A culpa pelo baixo interesse dos alunos e dos medocres nveis de aproveitamento escolar creditada, sem pudor, principal ou exclusivamente, na conta dos professores, o que os faz sofrer. Este sofrimento fica ainda mais forte quando os professores se vem confrontados com as dificuldades que tm, por diversas razes, de pr em prtica os novos mtodos de ensino que lhe so apresentados, s vezes de forma bastante superficial e que poderiam melhorar seus desempenhos.

Considerar que a melhoria, quantitativa e qualitativa, do mercado de trabalho que vai impulsionar as mudanas no Sistema Escolar (e no o contrrio) ajuda a explicar a dificuldade de se implementar medidas que valorizem o trabalho dos professores quando o mercado de trabalho est estagnado. Foi apenas em 2008 que o Governo Federal conseguiu estabelecer um piso nacional para os professores da Educao Bsica (e s para a rede pblica). Este piso, equivalente a R$1.024,5121 (em maro de 2010), entretanto, ainda no fora adotado em vrios estados como Gois, Rondnia, Rio Grande do Sul e Tocantins22. No sabemos quantos dos 5564 municpios brasileiros o adotam.

Um olhar histrico

O perodo no qual desenvolvemos nosso projeto de pesquisa coincidiu com importantes mudanas no pas e no seu Sistema Escolar. Consolidou-se a tendncia universalizao da Educao Bsica iniciada h anos. Atualmente, a grande maioria das crianas est matriculada no Ensino Fundamental e pores crescentes de jovens, no Ensino Mdio: so mais de 31milhes de matrculas no EF e mais de 8 milhes no EM23. .Tambm cresceu o nmero de professores24. A meta de ter todos os professores da Educao Bsica com Ensino Superior, prevista na LDB de 199625, fez com que milhares de professores buscassem esta qualificao de modo que a proporo de
www.observatriodaeducao.org.br. acesso em 31/03/2010 www.senado.gov.br. acesso me 31/01/2010 23 MEC/Inep, Censo escolar 2008 24 passando de 2.419.925 em 2002 para 2.77.029 em 2007, conforme estimativas dos PNAD. Dados elaborados por Marco Antonio Bussacos, da Fundacentro. 25 Lei n 11.738, de 16 de julho de 2008.
22 21

20

professores que ainda no tem curso superior dentre todos os professores vem caindo ano a ano, apesar de seu nmero absoluto continuar elevado: so mais de 860.00026 num total de quase 2.800.000 professores27, a grande maioria deles atuando nas redes municipais. A instituio do piso salarial nacional para os professores de Educao Bsica em 2008 foi outra grande mudana, tendo em vista que o salrio da categoria, alm de baixo em valor absoluto e em relao aos de outras categorias com igual capacitao, era muito desigual no Brasil afora, no alcanando em muitos municpios, o valor do salrio mnimo.

Ao mesmo tempo, neste perodo, houve pela primeira vez na histria do Brasil, uma combinao de crescimento econmico e de distribuio de rendas. As polticas governamentais, principalmente o aumento do salrio mnimo e os programas sociais, tiraram da misria milhes de brasileiros. Para muitos deles, a escola, que nunca fora nem uma perspectiva, passou a ser uma realidade. A entrada nas escolas de milhes de novos alunos e a presena de milhares de novos professores passou a exigir mudanas de prticas nas escolas e constitui grande desafio para o trabalho dos professores

Muitos dos professores mais antigos na profisso se mostraram saudosos dos tempos em que as relaes entre professores e alunos eram mais autoritrias, em que os alunos eram mais respeitosos e temerosos. Muitos outros se queixaram do baixo nvel de aprendizado dos seus alunos, principalmente quando comparados aos alunos de tempos atrs. Por outro lado, muitos professores no hesitaram em afirmar que seu trabalho tinha melhorado, tanto em relao ao que era como ao que tinha sido sua educao. Uma jovem professora rural na Bahia comparava sua educao, onde ainda havia o recurso da palmatria, com a educao que ela proporcionava aos seus alunos, sem castigos corporais. Tambm comparava as dificuldades que tivera em se educar, caminhando horas com uma cadeira at chegar casa da professora, leiga, que lhe ensinava as primeiras letras em sua casa, com a situao atual dos seus alunos, que vo para uma escola de verdade, que a tem como professora formada e aos quais a merenda escolar garantida. Muitos outros professores tambm se entusiasmavam com a perspectiva de contribuir para a emancipao de seus alunos atravs da educao e seus sofrimentos maiores eram no conseguir realiz-la, por falta de recursos e por ser uma
26 27

Classificados como professores leigos ou com Ensino Mdio. Estimativas feitas a partir de dados do PNAD 2008.

21

tarefa que ultrapassava suas foras. O nosso maior sofrimento querer e no conseguir fazer, disse uma professora confrontada com classes superlotadas de uma escola pblica situada perto de um presdio. Alunos violentos ou insubordinados tiravam o sono de muitos deles, no apenas pelo medo que sentiam mas, sobretudo, pela busca de uma explicao e de uma sada para mudar seus comportamentos, atribudos a injustias sociais ou, mais geralmente, desestrutura familiar.

E a, chegamos num ponto importante: o papel quase unnime atribudo pelos professores aos pais ou responsveis pelos alunos. Mesmo que muitos justifiquem, por falta de tempo e excesso de trabalho, os pais que no acompanham a vida escolar de seus filhos, quase unnime a idia de que os pais deveriam ajudar, ou no mnimo acompanhar as tarefas escolares de seus filhos. A educao escolar, portanto, teria, dois momentos, um dentro da escola, outro fora, na famlia. O primeiro, acompanhado por professores: o segundo, pelos pais ou responsveis. Quando os pais no cumprem a sua parte, o trabalho dos professores se multiplica e o desempenho dos alunos diminui. Ora este modelo pressupe, entre outras coisas, que as escolas funcionem apenas em meio perodo (pois se funcionassem em perodo integral, os alunos no levariam tarefas escolares para casa) e que todos os pais tenham condies (tempo e formao escolar) de ajudar nas tarefas de seus filhos, o que obviamente no o caso, principalmente nas camadas mais populares.

Problema diferente a queixa dos professores sobre os mltiplos papis que exercem alm do de professor.

Passei seis anos sem dar aula no particular. Depois, tive a coragem de voltar integralmente para a sala de aula. Impressionante: em seis anos o que mudou de uma gerao para outra! Alis, nem uma gerao para outra. Quando eu dei aula no incio da minha carreira, era maravilhoso, nunca precisei me estressar em sala de aula. Seis anos depois, quando voltei, tive uma situao desagradvel: fui passar um filme na sala de vdeo da escola. No final, quando bateu o sinal meio dia, saiu todo mundo correndo. Os alunos destruram uma meia dzia de cadeiras, mas naquela confuso eu nem vi. Depois acabei at resolvendo sozinho com os alunos, eles se acusaram, foram bem legais e tal.

22

Mas a vi como eu estava defasado em seis anos fora da escola particular. Eu vi que no tinha que ser s professor. Tinha que ser professor e policial. Porque alm de assistir os filmes com os meus alunos - no abro mo disso - tinha que ficar l atrs cuidando para ver se algum ia destruir algo. Ser professor e policial a partir de ento. S para ver como as coisas esto ficando cada vez piores... (Rio Grande do Sul)

Por um lado, os mltiplos papis exigidos dos professores demonstram as enormes carncias (fsicas e psicolgicas) de muitos alunos, principalmente das camadas mais populares. Disse uma professora no Mato Grosso do Sul:

Est cada vez maior o peso em cima da escola. Tudo dentro da escola. O aluno fica de segunda sexta e ainda sbado e domingo. E onde esto os pais para educar? Os pais pem essa responsabilidade para a escola e a escola joga para o professor. Ento, voc tem que educar, tem que ensinar, tem hora que tem que ser bab de aluno. Dentro da sala de aula, o professor quem faz tudo. Voc encontra aluno com problema de dentro de casa transferindo para a escola, chama o pai e ele no vai escola para ajudar a resolver o problema.

Demonstram tambm uma certa frouxido no modo como os pais lidam com seus filhos, um permissividade exagerada, principalmente nas camadas mdias, e o papel que atribuem ao Sistema Escolar. Os desabafos a seguir so significativos:

Os pais hoje em dia criam passarinho, gatinho. Educar para eles coisa da escola: problema seu, estou pagando, dizem. E a escola est assumindo cada vez mais, est querendo pegar essa crise. Quando voc comea a querer botar limites, o pai fala: no pode. Eu j peguei vrios bilhetes que diziam assim: professora, hoje minha filha no me obedeceu, resolva isso para mim, por favor. a roupa que a menina no queria colocar, ela chorou e a me j mandou um bilhete, para resolver na escola. Isso acontece direto. (So Paulo)

23

Um aluno, cujo pai uma autoridade, pulou o muro e fugiu da escola. O pai acionou a polcia e o exrcito, fechou o quarteiro. Encontraram o menino no bar, tomando cerveja. Em sala de aula, ele disse que tudo havia sido uma palhaada do pai, e que faria tudo novamente!. (Par)

A centralidade do trabalho e a sade mental dos professores


muito fcil escamotear o papel do trabalho para a compreenso dos indivduos e da sociedade. A cultura acadmica e os formadores de opinio conferem ao tema um interesse sempre secundrio. No toa que nas universidades as disciplinas do trabalho sejam sempre marginais em relao s demais disciplinas do currculo. Por isso defender a tese da centralidade do trabalho , no mnimo, inusitado. No entanto, ela que est na base de nosso projeto de estudos e por isso que, para falar da sade dos professores, comeamos por estudar o seu trabalho.

Um dos poucos autores que tem defendido a tese da centralidade do trabalho C. Dejours28. Em sua vasta produo escrita, ele defende a idia de que a partir da compreenso do que se passa no trabalho que podemos compreender o que se passa na sociedade e nos indivduos e, portanto, tambm na sua sade, fsica e mental. importante ressaltar que esta tese inverte o sentido da relao entre trabalho e indivduo/sociedade contidas nas explicaes mais correntes. Para se compreender o comportamento social preciso se compreender o que se passa nos locais de trabalho e no o contrrio. Para conhecer o indivduo, precisa-se conhecer o seu trabalho e no o contrrio.

Enquanto estudioso das relaes entre trabalho e sade mental, so os aspectos psicolgicos os mais estudados por Dejours. Sua teoria consiste em deslocar o interesse das patologias mentais para a normalidade. Como possvel que em determinadas situaes de trabalho, manifestamente nefastas do ponto de vista psicolgico, as pessoas no caiam doentes? Para responder a esta questo, ele desenvolveu conceitos

Christophe Dejours psiquiatra e psicanalista e dirige o Laboratrio de Psicologia do Trabalho e da Ao, do Conservatoire National des Arts et Mtiers, em Paris, Frana.

28

24

interessantes, entre os quais o de sofrimento no trabalho e o de sistemas de defesa contra o sofrimento. Para agentar os ataques da organizao do trabalho de certa forma inerentes ao prprio trabalho, os indivduos erigem mecanismos de defesa psicolgica (individuais e, sobretudo, coletivos) que lhes permitem, de certa forma, conjurar estes sofrimentos. apenas quando estes mecanismos falham que se manifestam as descompensaes, em forma de patologias psquicas, dependentes da histria individual dos sujeitos. Por outro lado, nesta teoria, o trabalho um a importante fonte de sade mental, atravs de um mecanismo de reforo da identidade: trabalhar faz bem para a sade. Quando todo o esforo para fazer um trabalho til, bonito e bem feito alcana o reconhecimento, tanto dos colegas quanto da hierarquia, o trabalho fonte de prazer.

Estas linhas gerais da teoria de Dejours configuram um quadro terico rico para se a analisar o trabalho dos professores e suas relaes com a sade e a doena. As duas maiores queixas mdicas dos professores que participaram de nosso estudo foram os problemas de voz, anteriormente citados, e os transtornos psicolgicos, expressos sob a denominao de estresse, depresso, nervosismo, burn-out29 e sempre relacionados a sentimentos de cansao, frustrao, culpa, desnimo, baixa auto-estima, excesso de trabalho. Estas queixas, alis, confirmam o que a literatura cientfica nacional30 e internacional fala sobre o assunto.

Para p explicar os transtornos psicolgicos, a teoria do sofrimento de Dejours bastante rica. De todos os professores que ouvimos, os que nos pareceram mais satisfeitos com seu trabalho foram aqueles que trabalhavam com alfabetizao de adultos, fora do sistema regular de ensino, isto no MOVA31 e no MST32. Apesar das inmeras dificuldades materiais enfrentadas (falta de material didtico, de instalaes adequadas) estes professores realavam vrios aspectos positivos de seu trabalho: o interesse dos
A sndrome de burnout caracterizada por exausto emocional (falta de energia e de entusiasmo, esgotamento); despersonalizao (insensibilidade, frieza com os colegas, cinismo) e diminuio da auto realizao profissional (auto avaliao negativa, frustrao, descontentamento consigo e com o trabalho). 30 LEITE, M. de P. e SOUZA, A.N. (coordenadoras). Condies de Trabalho e suas Repercusses na Sade de Professores da Educao Bsica no Brasil - Estado da Arte e Resenhas. Disponvel em www.fundacentro.gov.br, Publicaes eletrnicas. 31 Mendona, E.M.C., Souza, D.M e Ferreira, L.L.O trabalho de professores da Educao Bsica de Belm do Par, So Paulo: Fundacentro, 2009. um dos resultados regionais de nosso projeto 32 Ferreira, L.L.; Iguti, A.M.; Donatelli. S e Lima, C.Q.B O trabalho de professores da Educao Bsica em So Paulo, So Paulo: Fundacentro, 2009. um dos resultados regionais de nosso projeto
29

25

alunos, a liberdade que tinham no desenvolvimento de suas atividades docentes, o apoio que recebiam para desenvolv-las e o reconhecimento de seus alunos. Interesse porque s freqentavam as aulas aqueles alunos que queriam (e no os que eram obrigados) e assim, os objetivos dos professores e alunos eram concordantes, o que evitava que eles passassem boa parte do tempo tentando conquistar sua ateno. Liberdade porque no lhes era imposto nenhuma apostila nem nenhum mtodo. Eles poderiam escolher, a partir de algumas indicaes de mtodos, aqueles que lhe pareciam mais adequados aos seus objetivos e aos seus meios. O mtodo Paulo Freire utilizado pelos educadores do MOVA e, s vezes, pelos do MST partiam da realidade dos alfabetizandos, o que facilitava o aprendizado da leitura e da escrita. O apoio que recebiam vinha de instncias colegiadas que acompanhavam suas atividades e lhes ofereciam suporte em caso de necessidade. Por ltimo, o reconhecimento dos alunos e o acompanhamento de seus progressos constituam o coroamento dos seus esforos, do sucesso de seu trabalho e a prova de sua utilidade. Perguntada se tambm se sentia nervosa, como muitas das professoras que ouvimos, uma jovem professora do MST disse que sim, quando soube que seus alunos tinham passado em um exame estadual. Nervosa de emoo e de alegria.

Se analisarmos agora os principais motivos de sofrimento dos demais professores e dentre eles dos que nos pareceram mais sofridos, veremos que no seu trabalho faltavam quase todos os elementos acima elencados. A falta de interesse/compromisso/disciplina dos alunos foi um dos problemas mais citados. Para conseguir o interesse, os professores passavam a maior parte do seu tempo tentando convenc-los da importncia do que lhe estavam ensinando e da necessidade de estudar. Desenvolviam para isto tcnicas pessoais e as testavam, muitas vezes sem grande sucesso. Frustrados, muitos desistiam de seus esforos, seja arranjando subterfgios para no enfrentar a situao, seja permanecendo no posto, mas sem grandes investimentos pessoais. Ambas as solues, insatisfatrias do ponto de vista de sua auto-estima. Em relao liberdade de escolha dos mtodos e contedos, encontramos vrias situaes. Em algumas escolas pblicas, principalmente no EF, muitos professores escolhiam o que e como ensinar, juntando aqui e ali o que tinham aprendido e o que de melhor sabiam fazer. Diferentemente, em escolas privadas, principalmente as de elite, muitos professores se queixavam da pouca autonomia no seu trabalho: a escola impunha o contedo, a forma e o tempo em que ele deveria ser passado aos alunos deixando ao professores poucas 26

margens de manobra. Isto acontecia principalmente nas escolas que seguiam apostilas padronizadas nas quais, como disse uma professora, a sua funo era somente dar aulas sem se preocupar se o aluno as tinha entendido ou no. Em relao ao apoio para a realizao das atividades, a situao geral que nos foi apresentada foi a de sua ausncia quase total. Mesmo confrontados com situaes novas e para as quais no haviam sido capacitados, como a presena na sala de aula de alunos com necessidades especiais, com distrbios de comportamento ou violentos, os professores se queixaram da falta de apoio das escolas (e do Sistema Escolar de um modo mais geral) que deixavam em suas mos a deciso sobre o que e como fazer. Pior ainda: responsabilizava-os pelos fracassos de seus alunos.

Em muitas escolas, principalmente da rede privada, o sistema de controle das atividades dos professores substitua o apoio que a escola lhes negava. Todo seu comportamento, desde a pontualidade at o modo de se vestir, entrava na avaliao que a escola fazia e que era determinante para auferir os prmios e punies que recebia e, em ltima instncia, seu prprio salrio e a manuteno do emprego. Finalmente, foram vrios os exemplos de professores desrespeitados, assediados e at agredidos, fsica ou moralmente, por alunos ou pais que no contaram com a defesa nem da direo da escola nem dos colegas, nem do poder pblico. Os professores que mais sofriam no s contavam com baixo reconhecimento dos alunos como muitas vezes eram confrontados com os prprios ou seus responsveis ou com as autoridades escolares. A histria de uma professora em uma situao difcil mostra este problema:

Eu trabalhei com uma turma de alfabetizao, repetente, super difcil e, alm disso, no tinha carteira na escola, porque no chegaram as carteiras. E tinha que comear a aula e a tinha que mandar os meninos sentar no cho, por um perodo. Era uma turma de trinta alunos. Dentre estes 30 alunos, quinze estavam alfabetizados no final do ano. Eu fiquei muito satisfeita porque era 50%, numa turma difcil. Fui entregar minha bela ficha, aquela que no pode borrar de jeito nenhum, se no, no recebe, quando eu entrego, foi a maior confuso. Falaram que no podia ter 50% alfabetizados, porque tinha que ter, no mnimo, 60%. E falaram: como o MEC vai ver isto aqui? Eu no vou

27

mandar essa ficha, no. Eu achava que ia ser elogiada e aconteceu isso. (Piau)

A partir destas constataes, podemos esboar um quadro sobre as situaes que mais causam sofrimento no trabalho de professor: ver-se constrangido (por meio de avaliaes ou ameaas explcitas ou veladas) a fazer o que no acha correto; no conseguir fazer o que acha correto (por falta de infra estrutura das escolas, falta de instrumentos pedaggicos, falta de tempo, falta de formao, falta de apoio), ser confrontado com situaes com as quais no sabe lidar (violncia, extrema pobreza), ser considerado culpado pelas mazelas da educao, sentir-se isolado nos seus problemas, sem apoio de instncias colegiadas, no ver seu esforo nem seu trabalho reconhecidos, sentir que seu trabalho tem sido desvalorizado, social e financeiramente.

Em relao s fontes de prazer, destacamos o contato e a relao com crianas e jovens, descritos pelos professores como revigorantes ou prazerosos; o acompanhamento do progresso dos alunos, que os faz se sentirem teis e do um sentido ao seu trabalho; ser lembrados pelos alunos, provavelmente porque, como diz um professor, eu os marquei, fiz alguma coisa de bom; conseguir fazer o que acham certo; ter seu trabalho reconhecido, no s pelo pares e hierarquia mas, sobretudo, pelos prprios alunos, como nos contou, com orgulho, uma professora de uma escola rural: eu tenho caixas de bilhetes de agradecimento de alunos. E finalmente, sentirem-se amparados e poderem compartilhar as suas dificuldades.

28

IV- Consideraes finais

Ao iniciarmos esta pesquisa, no conhecamos a dimenso da tarefa que iramos enfrentar. Estudar o trabalho dos professores e o que este trabalho faz com eles, de bom e de mau, mostrou-se uma grande aventura.

Primeiro, porque nos permitiu conhecer vrias regies do Brasil e constatar ao mesmo tempo a sua bela e rica diversidade cultural e geogrfica e a sua perversa desigualdade social, que insiste a continuar dividindo os brasileiros em cada municpio, em cada estado em cada regio. O conhecimento desta realidade no se mostrou apenas um detalhe: o trabalho dos professores consiste e ensinar alunos e, portanto, tudo o que se refere a eles diz respeito aos professores. Ora, os alunos so parcelas importantes do povo, suas crianas e jovens (e eventualmente adultos) que chegam escola trazendo as marcas das classes sociais a que pertencem e suas expectativas quanto sua educao. E que podem sair das escolas mais instrudos (ou no), mais preparados (ou no), mais esperanosos (ou no), em busca de um futuro melhor o qual passa, necessariamente, pelo encontro de um emprego, de preferncia bom. Os professores tm um papel importante nesse processo e isto uma das coisas boas de sua profisso: ajudar a emancipao das pessoas atravs de sua educao. Mas este papel restrito por vrios limites impostos pelas escolas e pelo prprio Sistema Escolar. Este fato nem sempre compreendido, s vezes, nem pelos prprios professores, que se culpam por no conseguirem formar melhor os seus alunos, e explorado pela mdia, que insiste em apresent-los, seno como nicos, pelo menos como os grandes viles pelos baixos desempenhos de seus alunos. O que uma grande injustia.

Em segundo lugar, porque nos permitiu conhecer muitos professores e constatar seu grande entusiasmo pelo seu trabalho, em todos os municpios em que estivemos de todos os seis estados que participaram desta pesquisa. Mesmo maltratada por dcadas polticas educacionais que no souberam valoriz-la, a categoria dos professores de educao bsica mostra grande vigor, no perde as esperanas, continua lutando pela valorizao da profisso, pelo aprimoramento profissional e se indigna contra as injustias cometidas contra seus alunos e contra sua prpria categoria. O que um sinal de esperana.

29

Em terceiro lugar, porque nos permitiu conhecer melhor a produo escrita, principalmente a acadmica e institucional, sobre professores e assim constatar que no por falta de estudos que problemas antigos permanecem atuais. No caso especfico da sade dos professores de educao bsica, h estudos suficientemente embasados para caracteriza a influncia do trabalho no surgimento de patologias, como os distrbios vocais e os distrbios psicolgicos. Por outro lado, tambm constatamos lacunas nesta produo, principalmente relacionadas ao conhecimento das formas de emprego dos professores, aos seus vnculos empregatcios e sua insero nos sistemas de previdncia social. E embora tenha havido esforos expressivos para se contar melhor o nmero de nossos professores, as informaes disponveis continuam muito frgeis, principalmente as referentes s escolas da rede particular de ensino.

Ao fim desta aventura, tentaremos fazer um balano rpido do que aprendemos e do que julgamos ser necessrios aprofundar posteriormente.

ouvir os professores sobre o seu trabalho e faz-lo nas mais diversas situaes (ensino pblico e privado; escolas urbanas e rurais, cidades grandes e pequenas, lecionando na Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio) mostrou-se um potente instrumento para melhor compreender como seu trabalho e o que este trabalho faz com eles, sem cair em lugares comuns. Suas anlises integram aspectos que normalmente so explorados isoladamente perdendo, assim, sua fora. Alm disso, incorporam elementos histricos, importantes para compreenso de suas realidades. Seria importante que mais professores fossem ouvidos em estudos posteriores ou quando se pretende implementar mudanas nas suas situaes de trabalho.

a necessidade de aprimorar o quadro terico, apenas esboado neste texto, para explicar as relaes entre o trabalho e a sade dos professores, sobretudo aprofundar as inter relaes entre as diversas pistas sugeridas- as dimenses atividade, emprego a insero no Sistema Escolar- e a tese da centralidade do trabalho.

o cuidado de no homogeneizar a profisso mas respeitar sua heterogeneidade e as diversas situaes em que exercida. Nesse sentido, as medidas que dizem 30

respeito a melhorias das condies de trabalho dos professores devem ser pensadas no apenas de um modo geral, envolvendo toda a categoria, mas tambm de um modo pontual, envolvendo cada escola, de cada municpio, de cada estado do Brasil.

31

V- Bibliografia
BARTHES, R. O rumor da lngua. Traduo de Mario Laranjeira, 2 edio, So Paulo: Martins Fontes, 2004.

BOURDIEU, P. A produo da crena, contribuio para uma economia de bens simblicos. Traduo de Maria da Graa Jacintho Setton. So Paulo: Zouk, 2002.

BOURDIEU, P e PASSERON, J.-C. A reproduo. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Traduo Reynaldo Bairo. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008

BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da republica Federativa do Brasil, Braslia, 23 dezembro 1996. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/LEIS/l9394.htm Acesso em 19 de junho de 2009.

BRASIL. Lei n 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alnea e do inciso III do caput do art.69 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistrio pblico da educao bsica. Dirio oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 17 jul.2008. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2007-

2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em 19 de junho de 2009.

BRASIL Senado www.senado.gov.br. acesso em 31/01/2010

DANIELLOU, F, LAVILLE, A E TEIGER, C. Fico e realidade do trabalho operrio. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, n68, vol. 17, 1989.

DEJOURS, C. E BGUE, F. Suicide et travail: que faire? Paris: Presses Universitaires de France, 2009.

32

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. Traduo de A.I. Paraguay, e L.L, Ferreira, Trad. So Paulo: Cortez/Obor 1987. __________A banalizao da injustia social. Traduo de L. A Monjardim. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. __________Conferncias brasileiras: identidade, reconhecimento e transgresso no trabalho. Traduo de A. C. F. Reis. So Paulo: Fundap, EAES/ FGV, 1999.

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2006, vol9, n2, pp 99- 107, Entrevista: Yves Clot.

DONATELLI. S. E OLIVEIRA, J.A. O trabalho de professores na educao bsica no Rio Grande do Sul: FUNDACENTRO, no prelo.

FERREIRA, L.L., IGUTI, A.M., DONATELLI, S. E LIMA, C.Q.B. O Trabalho de Professores na Educao Bsica em So Paulo. So Paulo: FUNDACENTRO, 2009. Tambm disponvel em www.fundacentro.gov.br

FERREIRA, L.L. Anlise Coletiva do Trabalho. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, 78, 21, 7-19, 1993.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio, 2002-2009.

IBGE@cidades. Acesso em 07/04/2010

LEITE, M. de P. e SOUZA, A.N. (coordenadoras). Condies de Trabalho e suas Repercusses na Sade de Professores da Educao Bsica no Brasil - Estado da Arte e Resenhas. Disponvel em www.fundacentro.gov.br, Publicaes eletrnicas

MENDONA, E.M.C.; SOUZA, D.M. E FERREIRA, L.L. O trabalho de professores na educao bsica em Belm do Par. So Paulo: FUNDACENTRO, 2009. Tambm disponvel em www.fundacentro.gov.br

33

MARX, K. O Capital- Crtica da Economia Poltica, Trad. Reginaldo SantAnna. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1971.

MINISTRIO DA EDUCAO, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Censo Escolar 2008.

MINISTRIO DA EDUCAO, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP- Censo da Educao Superior 2007

OLIVEIRA, J.A, PESENTE, J.C E FERREIRA, L. O trabalho de professores na educao bsica em Mato Grosso do Sul: FUNDACENTRO, 2009. Tambm disponvel em www.fundacentro.gov.br

OBSERVATRIO DA EDUCAO www.observatriodaeducao.org.br. acesso em 31/03/2010

POCHMAN, M.. O emprego no desenvolvimento da nao. So Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

SCHWARTZ, Y. Un bref aperu de lhistoire culturelle du concept dactivit. @ctivits, 2007, vol. 4 n2.

TAVARES, DANIELA; FERREIRA, L.L., MACIEL, R. O Trabalho de Professores na Educao Bsica Pblica no Piau. So Paulo, FUNDACENTRO, 2008. Tambm disponvel em www.fundacentro.gov.br.

34

Anexo1: Desenvolvimento da Anlise Coletiva do Trabalho neste projeto


A equipe tcnica e o planejamento da pesquisa

Ao decidir pela utilizao da Anlise Coletiva do Trabalho (ACT), constitumos uma equipe tcnica33, e fizemos uma reunio com as duas entidades sindicais nacionais de professores: a Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao (CNTE) e da Confederao Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) para lhes expor o projeto e pedir sua colaborao. Primeiro porque, na nossa experincia, quando as entidades de classe se envolvem num projeto de pesquisa h mais chances de que os resultados do projeto sejam utilizados em benefcio dos trabalhadores, pois so elas que os representam. Depois, porque, para fazer uma ACT, precisamos de trabalhadores voluntrios que se disponham a participar e, para que eles se sintam seguros, garantimos seu anonimato. A experincia mostra que falar sobre o trabalho envolve riscos, at a demisso, e o nosso princpio maior no prejudicar ningum. Ora, so os sindicatos as entidades que tm mais condies de conseguir trabalhadores voluntrios e annimos para participar da ACT. Nesta primeira reunio, ambas as entidades se dispuseram a colaborar e acertamos que o projeto deveria acontecer em, pelo menos, um estado de cada uma das 5 regies do pas, com o auxlio de sindicatos locais.

A escolha das localidades

Tendo em vista as nossas possibilidades e limitaes, acabamos realizando reunies de ACT em So Paulo, no Piau, no Par, em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul. No decorrer do projeto, o Sindicato dos Professores da Bahia (SINPRO/BA) nos procurou e tambm fizemos um trabalho, com sua ajuda, na Bahia.

As reunies com as entidades sindicais e com os trabalhadores

que chegou a ter 20 pesquisadores de vrias formaes mdicos, psiclogos, socilogos, pedagogos, fisioterapeutas, estatsticos. A lista completa est no fim deste anexo.

33

35

Em cada estado contatvamos um ou mais entidades, explicvamos-lhe o objetivo do projeto e pedamos sua colaborao para organizar as reunies com os professores, isto , convid-los e oferecer condies (local e horrio) para isso. Em geral, as reunies aconteceram nas sedes de sindicatos, tiveram uma presena que variou de 3 a 12 pessoas por reunio e duraram em mdia duas horas (com uma variao de uma a 6 horas). (A lista de todas as entidades participantes est no fim deste anexo.

O papel dos pesquisadores

Em todas as reunies, dois, e s vezes trs, pesquisadores participavam. A eles incumbia explicar aos professores os objetivos do projeto e as regras das reunies: descrever e analisar o trabalho que realizavam. Tambm eram eles que comeavam a fazer as perguntas sobre o trabalho, funcionando como uma espcie de mediadores e se encarregavam de gravar as reunies em fita K7 (com o consentimento de todos). Aps as reunies, as fitas com as gravaes eram transcritas e esta transcrio, assim como algumas pesquisas bibliogrficas e documentais, originavam um relatrio preliminar. Este relatrio, que deveria conter, de forma sucinta e com uma linguagem clara, os pontos essenciais sobre o trabalho analisado nas reunies era ento re encaminhado aos sindicatos, que os re encaminhava aos professores, para esclarecimentos adicionais. Algumas vezes, foram feitas reunies sobre estes relatrios preliminares, onde participaram vrios professores. Em outros casos, recebemos por escrito sugestes e crticas sobre o texto preliminar. Com este novo material, fazamos, ento, uma verso final do texto e o publicvamos na forma de um livreto. (No entanto importante reafirmar que os autores dos textos so os pesquisadores que participaram das reunies e que todos os eventuais erros so de sua exclusiva responsabilidade).

As escolhas dos professores participantes

No Piau, o primeiro estado em que o projeto foi realizado, s ouvimos professores da rede pblica. Nos demais estados, participaram professores das redes pblicas e privada. No Par, s ouvimos professores de uma cidade: Belm. Nos demais estados, tivemos professores de pelo menos duas cidades. No Mato Grosso do Sul, alm dos sindicatos, tivemos a participao de professores que cursavam o ento Curso Normal Superior da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de 36

Campo Grande e em So Paulo tambm conversamos com educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Em algumas reunies, todos os participantes eram de um mesmo municpio, como aconteceu nas quatro cidades do Piau em que estivemos: Teresina, Picos, Luis Correa e gua Branca. Em outras, participaram professores de vrios municpios como aconteceu em Campo Grande/MS, em Porto Alegre/RS e em So Paulo/SP.

A composio dos grupos de professores nas reunies

A composio dos grupos tambm variou: em algumas reunies, todos os professores participantes tinham uma experincia comum; como aconteceu em Belm quando fizemos uma reunio s com educadores do MOVA. Mas na maioria das reunies, participavam professores que davam aulas em diferentes nveis de ensino e, s vezes, em diversas redes. Embora no total tenhamos ouvido professores de todos os nveis e modalidades da Educao Bsica, predominaram os professores do Ensino Fundamental e Mdio e tivemos muito poucos professores da Educao Profissionalizante.

Nmero e procedncia dos professores participantes.

Participaram das reunies cerca de duzentos professores, homens e mulheres que lecionavam tanto na zona rural com na zona urbana, em escolas pblicas e/ou privadas, e em municpios pequenos, mdios e grandes de todas as regies do Brasil. A lista de onde trabalhavam os professores contm 25 municpios e est no Anexo 2.

Publicao dos resultados regionais em forma de livro

At o presente momento, publicamos os seguintes livros regionais: O trabalho de professores na Educao Bsica Pblica no Piau, O trabalho de professores na Educao Bsica em So Paulo, O trabalho de professores na Educao Bsica em Mato Grosso do Sul, O trabalho de professores na Educao Bsica em Belm do Par, O trabalho de professores na Educao Bsica na Bahia,

37

Estas publicaes esto disponveis no site www.fundacentro.gov.br em publicaes impressas. O trabalho de professores na Educao Bsica no Rio Grande do Sul est no prelo.

As entidades que participaram das ACTs. 1. Sindicato dos Trabalhadores em Educao do Piau, (SINTE/Piau); sede de Teresina e sub sedes de gua Branca, Picos e Parnaba 2. Sindicato dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Estado de So Paulo (APEOESP); 3. Sindicato dos Professores de So Paulo (SINPRO/SP); 4. Sindicato dos Professores de Campinas e Regio (SINPRO/CAMPINAS); 5. Sindicato dos Trabalhadores na Administrao Pblica e Autarquias do Municpio de So Paulo (SINDSEP); 6. Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais de Campinas; 7. Coletivo de Educao do Estado de So Paulo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra /MST; 8. Associao Campo-Grandense de Professores (ACP); 9. Federao dos Trabalhadores em Ensino no Mato Grosso do Sul (FETEMS); 10. Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privados do Mato Grosso do Sul (SINTRAE MS); 11. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande; 12. Sindicato dos Professores do Estado do Par (SINPRO/PA), 13. Sindicato dos Trabalhadores na Educao Pblica do Par (SINTEPP), 14. Movimento de Alfabetizao de Jovens e Adultos MOVA/IJURI, em Belm do Par 15. Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (SINPRO/Bahia), sede de Salvador e sesso sindical de Vitria da Conquista 16. Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul/ Sindicato dos Trabalhadores em Educao (CPERS/Sindicato); 17. Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, (SINPRO/RS) Lista de pesquisadores, em ordem alfabtica, que participaram de pelo menos uma fase das ACTs: 1. Aparecida Mari Iguti (UNICAMP), 38

2. Antonio lcio do Amaral (CEPA/FUNDACENTRO), 3. Cristiane Queiroz Barbeiro Lima (CTN FUNDACENTRO), 4. Daniela Sanchez Tavares (CTN/ FUNDACENTRO), 5. Doracy Moraes de Souza (CEPA FUNDACENTRO), 6. Elizabete Medina Coeli Mendona (CTN FUNDACENTRO) 7. Eduardo Jos Borges Farias dos Reis 8. Flora Maria Gomide Vezz (ergonomista, colaboradora externa), 9. Juliana Andrade Oliveira (CTN/ FUNDACENTRO), 10. Jos Carlos Pesente (ERMS/ FUNDACENTRO), 11. Jos Hlio Lopes Batista (CRPE/ FUNDACENTRO), 12. Leda Leal Ferreira (CTN/ FUNDACENTRO), coordenadora. 13. Marco Antonio Bussacos (CTN/ FUNDACENTRO), 14. Maria Cristina Gonzaga (CTN/ FUNDACENTRO), 15. Maria Cristina Buschinelli Carneiro (ex funcionria CTN FUNDACENTRO) 16. Regina Heloisa Maciel (UECE), 17. Ronildo Barros rfo (CTN FUNDACENTRO), 18. Sandra Donatelli (CTN/ FUNDACENTRO), 19. Silvio Brasil (CEPA/ FUNDACENTRO), 20. Tnia Maria de Araujo (UEFS).

39

Anexo 2- Lista de municpios nos quais os professores participantes lecionavam, com algumas informaes

Municpio/UF

PIB per capita 2007

Populao 2009

Matrcul Matrculas Matrculas Matrculas Rede Pr-escola ES 2007 Privada EM 2008 as EF (3) 2008 (2) 2008 (2) (2) 3.266 6.051 14.195 49.389 49.102 4.104 126.296 17.593 41.087 907 325.629 49.267 2.820 205.455 12.294 121.992 869 4.090 15.584 22.809 3.853 191.891 42.053 137.508 1.626.987 694 1.279 5.366 14.089 13.520 701 65.368 3.400 9.966 159 129.202 13.626 472 77.872 3.969 32.754 182 1.599 2.797 5.989 549 53.600 11.056 41.159 458.312 503 538 1.994 11.235 5.751 558 24.099 1.771 6.368 74 41.231 3.841 341 23.504 1.466 11.267 98 526 2.765 2.269 342 21.424 4.145 28.404 379.654 467 2.881 1.028 9201 43.871 2.373 1.310 117.281 12.733 55.553 1.867 31.473 3.342 4.446 1.969 76.845 14.838 67.196 524.345 Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

gua Branca PI Luis Correia Picos PI So Vicente SP Vitria da Conquista BA Anastcio MS Teresina PI Ponta Por MS Praia Grande SP Rochedo MS Salvador BA Pelotas RS Terenos MS Belm PA Alegrete RS Campo Grande MS Corguinho MS Frederico Westphalen RS Trs Lagoas MS Uruguaiana RS Ribas do Rio Pardo MS Porto Alegre RS Taubat SP Campinas SP So Paulo SP

3.116 3.306 6.436 6.740 7.701 8.314 8.341 8.700 9.184 9.202 9.240 9.349 9.756 9.793 10.963 12.346 12.616 14.302 14.944 17.050 17.743 23.534 25.610 26.133 29.394

16.518 27.148 73.021 330.795 318.901 23.047 802.537 75.941 249.551 4.480 2.998.056 345.181 15.276 1.437.600 78.984 755.107 4.370 28.428 89.493 127.045 20.077 1.436.123 273.426 1.064.669 11.037.593

Fonte: IBGE Cidades@, acesso em 07/04/2010 (1) IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Contas Nacionais, 2007 (2)- Ministrio da Educao, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP- Censo Educacional 2008. (3)- Ministrio da Educao, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP- Censo da Educao Superior 2007.

40

Anexo 3 : Distribuio das matrculas em escolas pblicas e privadas segundo o nvel de ensino, no Brasil e em seis estados e suas capitais
Nas 13 figuras a seguir, apresentamos o nmero de alunos matriculados em escolas pblicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, segundo o nvel de ensino, no Brasil, nos seis estados que participaram do nosso projeto e nas suas respectivas capitais. Os dados foram extrados do Censo Escolar de 2008, para a Educao Bsica (pr-escola, ensino fundamental e ensino mdio) e do Censo da Educao Superior de 2007, ambos do INEP/MEC, e elaborados por Marco Antonio Bussacos do Servio de Estatstica da FUNDACENTRO.

Em todas as figuras, observamos que: Os alunos da rede pblica (em vermelho) so muitssimo mais numerosos do que os da rede privada de ensino (em azul); Os alunos do Ensino Fundamental tambm so muito mais numerosos do que os dos demais nveis de ensino; Na Educao Bsica (pr-escola, ensino fundamental e ensino mdio) prevalece o ensino pblico. Na Educao Superior acontece o contrrio: prevalece o ensino privado; a pr-escola o nvel em que o nmero de alunos menor; h uma grande queda na quantidade de alunos do Ensino Mdio quando comparada com a do Ensino Fundamental. As diferenas mais significativas que encontramos quando comparamos as figuras entre si so as seguintes: em todos os estados, o ensino privado muito maior nas capitais do que no restante do estado; em todos os estados, o Ensino Superior privado muito maior nas capitais do que no interior, com exceo do Piau e do Par; em todos os grficos a maior proporo de alunos da rede privada freqenta o Ensino Superior, com exceo de Piau, Teresina, Par e Belm, onde freqenta o Ensino Fundamental. a proporo de alunos da pr-escola matriculados na rede privada maior nas capitais do que no interior em todos os estados. 41

Matrculas Brasil 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


350000 300000 250000 200000 1500000 1000000 500000 00 00 00 00 0 0 0 0 500000 1000000 0 0

pblico privado

Figura 1- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, no Brasil

Matrculas Piau 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


600000 500000 400000 300000 200000 100000 0 100000

pblico privado

Figura 2- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, no Piau

Matrculas Teresina 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


120000 100000 80000 60000 40000 20000 0 20000 40000

pblico privado

Figura 3- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, em Teresina.

42

Matrculas Estado So Paulo 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


6000000 5000000 4000000 3000000 2000000 1000000 0 1000000 2000000

pblico privado

Figura 4- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, em So Paulo

Matrculas cidade So Paulo 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


1500000 1000000 500000 0 500000 1000000

pblico privado

Figura 5- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, no municpio de So Paulo

Matrculas Bahia 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


3000000 2500000 2000000 1500000 1000000 500000 0 500000

pblico privado

Figura 6- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, na Bahia

43

Matrculas Salvador 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


300000 250000 200000 150000 100000 50000 0 50000 100000 150000

pblico privado

Figura 7- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, em Salvador.

Matrculas Estado do Par 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


1600000 1400000 1200000 1000000 800000 600000 400000 200000 0 200000

pblico privado

Figura 8- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, no Par.

Matrculas Belm PA 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


200000 150000 100000 50000 0 50000

pblico privado

Figura 9- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, em Belm.

44

Matrculas Rio Grande do Sul 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


2000000 1500000 1000000 500000 0 500000

pblico privado

Figura 10- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, no Rio Grande do Sul

Matrculas Porto Alegre 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


200000 150000 100000 50000 0 50000 100000

pblico privado

Figura 11-Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, em Porto Alegre

Matrculas Mato Grosso do Sul 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


500000 400000 300000 200000 100000 0 100000

pblico privado

Figura 12- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, no Mato Grosso do Sul

45

Matrculas Cam po Grande 2008

superior mdio fundamental pr-escolar


120000 100000 80000 60000 40000 20000 0 20000 40000

pblico privado

Figura 13- Nmero de alunos matriculados em escolas pblicas e privadas, segundo o nvel de ensino, em Campo Grande

46

Anexo 4- As obras do levantamento bibliogrfico, com destaque (asterisco* no final) para as que foram resenhadas, no Estado da Arte,
um dos eixos do Projeto.

1. ABBUD, Glucia A. Cavalcanti. Rudo nas escolas. Entrevista: Fono Atual, n.15, 2000. 2. ALEVATO, Hilda. Estresse, burnout e cotidiano escolar: novos desafios para a educao bsica. Frum Crtico da Educao Revista do ISEP, v .2, n.2, p. 9-43 , 2002. 3. ALMEIDA, Amlia Pollastri de Castro. Trabalhando a voz do professor: prevenir, orientar e conscientizar. (Monografia de Especializao) CEFAC, Rio de Janeiro, 2000. 4. ALVES, Iolanda Abreu Vasconcelos. Perfil vocal de docentes do ensino municipal e privado na cidade de Jata Gois. (Dissertao de Mestrado) Fonoaudiologia, Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo, 2002. 5. AMADO, Elizabeth. O trabalho dos professores do ensino fundamental: uma abordagem ergonmica. (Dissertao de Mestrado) Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2000.* 6. ANJOS, Maria do Livramento. Incidncia da disfonia no professor. (Monografia de Especializao) CEFAC, Salvador, 1999. 7. AOKI, Milena Carla Siqueira. Contribuies de um curso fonoaudiolgico de sade vocal para a aprendizagem profissional de professoras do ensino fundamental das sries iniciais. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2002. 8. ARAJO, Tnia Maria de, et al. Sade e trabalho docente: dando visibilidade aos processos de desgaste e adoecimento docente a partir da construo de uma rede de produo coletiva. Educao em Revista, n.37, p. 183-212, 2003a. 9. ARAJO, Tnia Maria de, et al. Processo de desgaste da sade dos professores. Revista Textual, Porto Alegre, v.1, n-3, p. 14-21, 2003b. 10. ARAJO, Tnia Maria de; SILVANY NETO, Annibal Muniz. Condies de trabalho e sade em professores da rede particular de ensino de Salvador, Bahia. Salvador: Sindicato dos Professores no Estado da Bahia, Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal da Bahia, 1998. 11. ARAJO, Tnia Maria de; SILVANY-NETO, Annibal Muniz. Dando visibilidade s diferenas de gnero nas relaes entre trabalho e sade: um estudo em escolas particulares de ensino In: III Encontro sobre as Questes da Mulher Trabalhadora e de Etnia em Educao. Salvador Bahia, 1997. 12. ARAJO, Tnia Maria de, et al. Trabalho docente e sofrimento psquico: um estudo entre professores de escolas particulares de Salvador, Bahia. Revista Educao e Contemporaneidade, Departamento de Educao da Universidade do Estado da Bahia, v.12., n.20, p. 485-495, 2003. 13. ARAJO, Tnia Maria, et al. Condies de Trabalho e Sade dos Professores da Rede Particular de Ensino de Salvador, Bahia. (Relatrio Tcnico de Pesquisa)

47

Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Sindicato de Professores no Estado da Bahia, Salvador, 1998. 14. ASSIS, Fernanda B. Sndrome de burnout: um estudo qualitativo sobre o trabalho docente e as possibilidades de adoecimento de trs professoras das sries iniciais. (Dissertao de Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlndia, 2006. * 15. ASSUNO, Ada vila. Sade e condies de trabalho nas escolas pblicas. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org). Reformas educacionais na Amrica Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte, p.87-102, 2003a 16. ASSUNO, Ada vila. Uma contribuio ao debate sobre as relaes sade e trabalho. Cincia & Sade Coletiva, v.8, n.4, p.1005-1018, 2003b. 17. BACHA, Stella Maris Cortez, et al. Incidncia de disfonia em professores de pr-escola do ensino regular da rede particular de Campo Grande/MS. Pr-Fono Revista de Atualizao Cientfica, Carapicuba, v.11, n.2, p.8-14, 1999. 18. BARROS, Maria Elizabeth Barros de; OLIVEIRA, Sonia Pinto de. Sade e trabalho nas escolas: experimentando a construo de outros modos de fazer psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v .3, n.2, p.1-6, 2001. 19. BARROS, Maria Elizabeth Barros. Articulaes sade-trabalho no campo da educao: os efeitos das transformaes contemporneas do trabalho docente. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2001. 20. BATTISTI, Beatriz de Paula Leite. Voz do professor: um clamor fonoaudiologia. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto Silva, ANDRADA, Marta (orgs). Sade vocal: prticas fonoaudiolgicas. So Paulo: Rocca, 2002, p. 175-184. 21. BONALDI, Cristiana Mara. Discutindo sade: uma experincia no sindicato dos trabalhadores em educao pblica do Estado do Esprito Santo (SINDIUPES). (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-Graduao da Escola Nacional de Sade Pblica, Fundao Instituto Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004.* 22. BRANDOLT, Paulo Ricardo Mendona. Processo de trabalho e sade do professor do ensino mdio: uma abordagem ergonmica. (Tese de Doutorado) Universidade de Santa Catarina, Florianpolis, 2005. 23. BRITO, Jussara; NEVES, Mary Yale; ATHAYDE, Milton. (orgs). Cadernos de Mtodo e Procedimentos. Programas de Formao em Sade, Gnero e Trabalho em Escolas. Joo Pessoa. Ed. da Universidade Federal da Paraba, 2003. 24. BRITO, Jussara, et al. Programa de formao em sade, gnero e trabalho nas escolas. Joo Pessoa: Universidade Federal da Paraba, v.3 , 2003a. 25. BRITO, Jussara; ATHAYDE, Milton. Trabalho, educao e sade: o ponto de vista enigmtico da atividade. Trabalho, Educao e Sade, v .1, n.2, p.63-89, 2003b. 26. BRITO, Jussara; ATHAYDE, Milton; NEVES Marie Yale. (orgs) Sade e trabalho na escola. Rio de Janeiro, CESTH, Escola Nacional de Sade Pblica e FIOCRUZ, 1998. 27. BRITO, Jussara; BARROS, Maria Elizabeth Barros; NEVES, Marie Yale; ATHAYDE, Milton. (orgs).Trabalhar na escola? S inventando o prazer. In: Readaptao Profissional: a ponta do iceberg? Rio de Janeiro, IPUB/CUCA, 2001.

48

28. BRUM, Dbora Meurer. A voz do professor merece cuidados. Revista Textual, v.1, n.4, p.14-18, 2004. 29. BUOSI, Mara Mrcia Buosi. Professores disfnicos: consideraes sobre a percepo auditiva. (Dissertao de Mestrado) Mestrado em Fonoaudiologia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2002. * 30. CAO, Maria Izaura. Jornada de trabalho docente: delineamento histrico da organizao do trabalho do magistrio pblico estadual paulista. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. 31. CADORE, Maria Bernadete Scapin. Principais doenas dos professores readaptados na Secretaria de Educao e do Desporto de Santa Catarina. (Monografia de Ps-Graduao Latus Sensu). Universidade de Contestado, 1996. 32. CAMPOS, Vera Lcia Silveira Leite. Causas do desnimo e abandono dos professores das sries iniciais do ensino fundamental. (Dissertao de Mestrado). Faculdade de Educao, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. 33. CANCIAN, Patrcia, et al. Projeto sade vocal do professor: estratgias de interveno em grupo relato de experincia. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto e Silva; MARTA A de Andrada e. Sade vocal: prticas fonoaudiolgicas. So Paulo: Rocca,, 2002, p.191-197.v 34. CARELLI, Elisangela Giroto; NAKAO, Milton. Educao vocal na formao do docente. Fono Atual, v.5, n. 22, p.40-52, out.-dez, 2002. 35. CARLOTTO, Mary Sandra. A sndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n.1 , p.21- 29, 2002. 36. CARLOTTO, Mary Sandra. Burnout e o trabalho docente: consideraes sobre a interveno. Revista Eletrnica Interao Psi, v.1, n.1 , p.12- 18, 2003a 37. CARLOTTO, Mary Sandra. Sndrome de burnout e gnero em docentes de instituies particulares de ensino. Revista de Psicologia da UnC, v.1,n.1, p. 15-23, 2003b 38. CARLOTTO, Mary Sandra. Sndrome de burnout em professores de escolas particulares de uma cidade da regio metropolitana de Porto Alegre/RS. (Dissertao de Mestrado) Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2002. 39. CARLOTTO, Mary Sandra; CMARA, Sheila Gonalves. Anlise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituies particulares. Psicologia em Estudo, Maring, v. 9, n.3, p. 499-505, 2004. 40. CARLOTTO, Mary Sandra; PALLAZO, Llian dos Santos. Sndrome de burnout em professores: um estudo epidemiolgico. Arquivos mdicos da Universidade Luterana do Brasil, Canoas,v.7, n.2, p.43-53, 2004. 41. CARLOTTO, Mary Sandra. Sndrome de burnout em professores de instituies particulares de ensino. Tese de doutorado. Universidade de Santiago de Compostela. Faculdade de Psicologia. Departamento de Psicologia Social Santiago de Compostela, Espanha, 2005.* CARLOTTO, Mary Sandra; PALLAZO, Llian dos Santos. Sndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiolgico com professores. Cadernos de Sade Pblica,v.22, n.5, p. 1017-1026, 2006.

49

42. CARNEIRO, Maria Cristina Buschinelli Ges Carvalho. A sade do trabalhador professor. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao da Universidade Federal de So Carlos. So Carlos, 2001.* 43. CARVALHO, Djalma Querino de. Enquanto a Primavera no vm ou a loucura de ser professora. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.* 44. CARVALHO, Ftima Arajo de. O mal-estar docente: das chamas devastadoras (burnout) s flamas da esperanaao (resilincia). (Dissertao de Mestrado) Psicologia da Educao, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2003. 45. CHUN, Regina Yu Shon. A voz do professor: estudo de grupos de sade vocal em unidade bsica de sade. Intercmbio, v. 7, p. 167-176, 1998. 46. CODO, Wanderley (coord.). Educao: carinho e trabalho, 3a. ed. Petrpolis: Vozes,1999.* 47. DANTAS, Etienne Andrade Medeiros. A relao entre a sade organizacional e a sndrome de burnout. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003. * 48. DELCOR, Nria Serre, et al. Condies de trabalho e sade dos professores da rede particular de ensino de Vitria da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Sade Pblica, v.20, n1, p.187-196, 2004. 49. DELCOR, Nria Serre. Condies de Trabalho e Sade dos Professores da Rede Particular de Ensino em Vitria da Conquista-BA. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.* 50. DOMINGUES, Dinia Aparecida. Impactos do trabalho na sade de docentes. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997. 51. DRAGONE, Maria Lcia Oliveira Suzigan. Voz do professor: interfaces e valor como instrumento de trabalho. Dissertao (Mestrado em Educao Escolar) Faculdade de Cincias e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2000.* 52. DRAGONE, Maria Lucia Suzigan, et al. Viso atual sobre o problema vocal do professor. Intercmbio, v. 8, p. 39-48, 1999. 53. ENIZ, Alexandre de Oliveira. Poluio sonora em escolas do Distrito Federal. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps Graduao em Planejamento e Gesto Ambiental, Universidade Catlica de Braslia, Braslia, 2004.* 54. FABRON, Eliana Maria Gradim, et al. Preveno de distrbios vocais em professores e crianas: uma proposta de interveno junto a instituies educacionais. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto e COSTA, Henrique Olival (org.) Voz ativa: falando sobre o profissional da voz. So Paulo: Rocca, 2000, p. 67-77. 55. FABRON, Eliana Maria Gradim. A voz como recurso didtico: reconhecimento e julgamento de suas qualidades. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista, Marlia, 2005.* 56. FABRON, Eliana Maria Gradim; OMOTE, Sado. Queixas vocais entre professores e outros profissionais. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto (org.) Voz ativa: falando sobre o profissional da voz. So Paulo: Rocca, 2000, p. 91-102.

50

57. FARIAS, Tatiana Marins. Voz do Professor: sade e trabalho. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2004.* 58. FERNANDES, Claudia Regina Jorge. Caracterizao de um grupo de professores com alterao vocal da pr-escola do municpio do Taboo da Serra. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto (org.) Dissertando sobre voz. Carapicuba: Pro-Fono, 1998, p.99-115. 59. FERREIRA DA SILVA, Edil. Trabalhadores/as de Escola e construo de uma Comunidade ampliada de Pesquisa: a busca da promoo da sade a partir dos locais de trabalho. Tese de Doutorado. Escola Nacional de Sade Publica. Rio de Janeiro. 2003.* 60. FERREIRA, Eliane Maria. A emergncia de perspectivas multidimensionais para a educao: investigando a sade fsica e emocional do professor frente aos desafios e conflitos do trabalho docente. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Alagoas, Macei, 2003. 61. FERREIRA, Leslie Piccolotto, et al. Condies de produo vocal de professores da prefeitura do municpio de So Paulo. Distrbios da Comunicao. Faculdade de Fonoaudiologia Programa de Estudos Ps- Graduao em Fonoaudiologia e DERDlC, v.14, n.2, p.275-307, 2003. 62. FERREIRA, Leslie; COSTA, Henrique Olival. A voz ativa falando sobre profissional da voz, So Paulo: Roca, 2000. 63. FONSECA, Cndida Clara de Oliveira Pereira da. O Adoecer Psquico no Trabalho do Professor de Ensino Fundamental e Mdio da Rede Pblica no Estado de Minas Gerais. (Dissertao de Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2001.* 64. FRANCO, Ana Claudia Santurbano Felipe. Licenas mdicas de professores de Educao Fsica: expressando especificidades em estudo da Rede Municipal de Ensino. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.* 65. FREITAS, Carlos Eduardo Soares. Trabalho estranhado em professores do ensino particular em Salvador em um contexto neoliberal. Tese (Doutorado) Departamento de Sociologia, Universidade de Braslia, Braslia, 2005. 66. FUESS, Vera L. R.; LORENZ, Maria Ceclia. Disfonia em professores do ensino municipal: prevalncia e fatores de risco. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 69, n.6, p. 807-812, 2003. 67. GASPARINI, Sandra Maria, et al. O professor, as condies de trabalho e os efeitos sobre sua sade. Educao e Pesquisa, v.31, n.2, p. 189-199, 2005. 68. GASPARINI, Sandra Maria. Transtornos mentais em professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Sade Pblica, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.* 69. GIOVANETTI, Rodrigo Manoel. Sade e apoio social no trabalho: estudo de casos de professores na educao bsica pblica. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006.* 70. GOLDFARB, Lusia Mercedes da Costa e Silva. Avaliao de um programa piloto de preveno de tabagismo em quatro escolas municipais do Rio de Janeiro.

51

(Dissertao de Mestrado). Fundao Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Sade Pblica, Rio de Janeiro, 2000. 71. GOMES, Luciana. Trabalho multifacetado de professores/as: a sade entre limites. (Dissertao de Mestrado) Centro de Estudos de Sade do Trabalhador e Ecologia Humana, Escola Nacional de Sade Pblica da FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2002.* 72. GONALVES, Cludia G. de Oliveira, et al. Fonoaudiologia e sade do trabalhador: a questo da sade vocal do professor. Sade em Revista, v. 7, n. 15, p. 4551, 2005. 73. GONALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Uso profissional da voz em sala de aula e organizao do trabalho docente. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.* 74. GOULART, Janete de Aquino; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. Afastamento para tratamento de sade: sintoma institucional e recurso precrio no enfrentamento do sofrimento psquico no trabalho docente. Revista Mal-Estar e Subjetividade, v.3, n.2, p. 372-394, 2003. 75. GRILLO, Maria Helena Marotti Martelletti. Proposta de aperfeioamento vocal para professores. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto (org). Sade vocal: prticas fonoaudiolgicas. So Paulo: Rocca, 2002, p. 207-227. 76. GRILLO, Maria Helena Marotti Martelletti; PENTEADO, Regina. Impacto da voz na qualidade de vida de professore(a)s do ensino fundamental. Pr-Fono Revista de Atualizao Cientfica, v. 17, n.3, p.321- 330, 2005. 77. GUIMARES, Snia Maria Arns. Anlise de programas de sade vocal na docncia. (Monografia de especializao) CEFAC, Curitiba, 2001. 78. HERMES, CEC; NAKAO, M. Educao vocal na formao docente. Fonoaudiologia Brasil Revista do Conselho Federal de Fonoaudiologia, v.2, n.3, jun., 2003. 79. HERRERO, Elaine, et al. Oficinas de sade vocal para professores. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto e Silva, ANDRADA, Marta (org) Sade vocal: prticas fonoaudiolgicas. So Paulo: Rocca, 2002, p. 185-190. 80. HYPOLITO, Amanda Ornela. Experincia de monitoramento em sade do trabalhador em uma escola pblica do Estado do Rio de janeiro: perspectiva da sade a partir dos locais de trabalho. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Sade Pblica, Escola Nacional de Sade Pblica- FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2003. 81. IQUEDA, Adriana Pereira Defina. Auto-percepo de voz e interferncias de problemas vocais: um estudo com professores da rede municipal de Ribeiro Preto/SP. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto, 2006.* 82. JARDIM, Renata. Voz, trabalho docente e qualidade de vida. (Dissertao de Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.* 83. JESUS, Saul Neves, de et al. Formao em gesto do stresse. Revista Mal-Estar e Subjetividade, v.4, n.2, p.358-371, 2004a. 84. JESUS, Saul Neves de. Gesto do stress: formulao e aplicao de um curso de formao. Educao Revista UFSM, v.29, 2004b

52

85. KANIKADAN, Andra.Yumi Sugishita. A Qualidade de Vida no Trabalho dos professores de ingls: aplicao dos modelos de anlise biopsicossocial e de competncia do bem estar organizacional. (Dissertao de Mestrado) Departamento de Administrao da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2005.* 86. KYRILLOS, Leny Cristina Rodrigues, et al. Caracterizao e comparao da voz falada espontnea e profissional de professores de educao fsica. Fono Atual, n.5, p.16-26, 1998. 87. LAWDER, Jane Maria Rodrigues. Efeitos do mau uso e abuso vocal nos professores. (Monografia de Especializao) CEFAC, Curitiba, 1999. 88. LIMA, Flvia Barbosa. Fatores contribuintes para o afastamento dos professores dos seus postos de trabalho, atuantes em escolas pblicas municipais localizadas na regio sudeste. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. * 89. LIMA, Viviana Aparecida. Condies de trabalho e sade dos professores sindicalizados de ensino fundamental e mdio da rede privada de Campinas. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Cincias Mdicas. Campinas, 2000.* 90. LIMA, Wnia R. Perfil vocal e condies de trabalho de professores dos municpios de Vitria e Vila Velha-ES. (Dissertao de Mestrado) Programa de Fonoaudiologia da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2002.* 91. LIPP, Marilda Novaes (org.) O stress do professor. 4 ed., Campinas, SP: Papirus, 2002, p.136. ISBN:85-308-0678-6.* 92. MALLAR, Sandra Cristina; CAPITO, Cludio Garcia. Burnout e hardiness: um estudo de evidncia de validade. Psico-USF, v.9, n.1, p. 19-29, 2004. 93. MARCHIORI, Flvia Moreira. No pulsar da atividade: uma anlise do trabalho e da sade dos professores numa escola municipal de Vitria/ES. (Dissertao de Mestrado) Fundao Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Sade Pblica, Centro de Estudos da Sade do Trabalhador e Ecologia Humana, Rio de Janeiro, 2004.* 94. MARCHIORI, Flavia; BARROS, Maria Elizabeth Barros de; OLIVEIRA, Sonia Pinto de. Atividade de trabalho e sade dos professores: o programa de formao como estratgia de interveno nas escolas. Educao e Sade, v. 3, n.1, p. 143-170, 2005. 95. MARIA, Amabel B. V., et al. O movimento sindical e a sade do trabalhador: o sindicato estadual dos profissionais da educao na luta pela sade no trabalho. (Monografia de Especializao) Especializao em Sade do Trabalhador, Escola Nacional de Sade Pblica - FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2002. 96. MARIANO, Maria Socorro Salles. Trabalho e sade mental das professoras da segunda fase do ensino fundamental da rede pblica do municpio de Joo Pessoa Paraba. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 2003. 97. MARINETE, Rosa Pereira. Nos fios de Aridne: uma cartografia da relao sade-trabalho dos professores de uma escola da rede pblica do estado do Esprito Santo. (Dissertao de Mestrado) Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria, 2004.

53

98. MARTINEZ, Angela Benitez. Investigao da Prevalncia de AnsiedadeTrao-Estado em Professores do Ensino Fundamental e Mdio da Rede Estadual de Campo Grande/MM. (Dissertao de Mestrado) Universidade Catlica Dom Bosco, Campo Grande, 1999.* 99. MASCARELLO, Marinete Rosa Pereira. Nos fios de Ariadne: uma cartografia da relao sade-trabalho dos professores de uma escola da rede pblica do Estado do Esprito Santo. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-graduao em Educao, Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria, 2004.* 100. MASSELLI, Maria Ceclia. Estresse e trabalho de monitoras de creche: uma abordagem multidisciplinar. (Tese de Doutoramento) Faculdade de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.* 101. MASSON, Maria Lucia Vaz. Professor, como est sua voz? Distrbios da Comunicao, v. 13, n.1, p.175-180, 2001. 102. MAZILLI, Luiz Eugnio Nigro. Anlise dos afastamentos do trabalho por motivo odontolgico em servidores pblicos municipais de So Paulo submetidos percia ocupacional no perodo de 1996 a 2000. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Odontologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004.* 103. MEDEIROS, Adriane Mesquita. Disfonia e condies de trabalho das professoras da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. (Dissertao de Mestrado), Programa de Ps-Graduao em Sade Pblica, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.* 104. MONTEIRO, Zeina Hage de Morisson: Desempenho escolar, condies de trabalho e as implicaes para a sade do professor. Dissertao de Mestrado. Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Rio de Janeiro, 2000.* 105. MORAES, Janaina Real de. Desgaste emocional em professoras de escola especial. (Dissertao de mestrado) Centro de Cincias da Educao, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2004.* 106. MOTTA, Andra Rodrigues, et al. Aspectos relacionados ao uso vocal em professoras de creches comunitrias de Belo Horizonte. In: Anais do 7o. Congresso de Extenso, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. 107. MOURA, Eliana Perez Gonalves. Professora-Borboleta: micro-poltica das relaes de sade, trabalho e subjetividade. (Tese de Doutorado) Faculdade de Educao, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. 108. MOURA, Eliana Perez Gonalves. Sade mental e trabalho: esgotamento profissional em professores da rede de ensino particular de Pelotas/RS. (Dissertao de Mestrado) Ps-Graduao em Psicologia Social e da Personalidade, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. 109. NACARATO, Adair Mendes, et al. O cotidiano do trabalho docente: palco, bastidores e trabalho invisvel...abrindo as cortinas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia (org) Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 73-104. 110. NAUJORKS, Maria Ins. Burnout docente no trabalho com a incluso de alunos com necessidades educativas especiais. Educao Cadernos UFSM, Santa Maria, n. 22, p. 81-88, 2003.

54

111. NAUJORKS, Maria Ins. Stress e incluso: indicadores de stress em professores frente incluso de alunos com necessidades educacionais especiais. Educao Cadernos UFSM, Santa Maria, n. 20, p. 117-126, 2002. 112. NAUJORKS, Maria Ins; BARASUOL, Evandir Bueno. Burnout docente no trabalho com a incluso de alunos com necessidades educacionais especiais. Educao Cadernos UFSM, Santa Maria, n.24, 2004. 113. NEVES, Mary Yale Rodrigues, et al. Notas sobre sade mental e trabalho docente a partir de uma investigao com professoras de escolas pblicas. In: FIGUEIREDO, Marcelo (org.) Labirintos do trabalho: interrogaes e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP & A, 2004, p. 302-321. 114. NEVES, Mary Yale Rodrigues. Trabalho docente e sade mental: a dor e a delcia de ser (tornar-se) professora. (Tese de Doutorado) Programa de Ps-Graduao em Psiquiatria, Psicanlise e Sade Mental, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.* 115. NOAL, Ingrid Kork. Manifestaes do mal-estar docente na vida profissional de professoras do ensino fundamental: um estudo de caso. (Dissertao de Mestrado) Centro de Educao, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003. * 116. NORONHA, Maria Mrcia Bicalho. Condies do exerccio profissional da professora e dos possveis efeitos sobre a sade: estudo de caso das professoras do ensino fundamental em uma escola pblica de Montes Claros, MG. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.* 117. NUNES, Marilene. Trabalho docente e sofrimento psquico: proletarizao e gnero. (Tese de Doutorado) Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1999.* 118. OLIVEIRA, Dbora Lopes. Processo de trabalho e sade na escola: um estudo de caso de professores do ensino fundamental da Escola municipal General Mouro Filho em Duque de Caxias. (Dissertao de Mestrado) Centro de Estudos da Sade do Trabalhador e Ecologia Humana, Fundao Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Sade Pblica, Rio de Janeiro, 2001. * 119. OLIVEIRA, Ira Bittante de. Desempenho Vocal do Professor: Avaliao Multidimensional. (Tese de Doutorado) Instituto de Psicologia e Fonoaudiologia, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, 1999. * 120. OLIVEIRA, Iara Bittante et al. Distrbios vocais em professores da pr-escola e primeiro grau. In: FERREIRA, Leslie Piccolotto (org). Voz profissional: o profissional da voz. Carapicuba: Pro-Fono, 1998, p.173-181. 121. OLIVEIRA, Natal da Silva. Anlise ambiental da funo professor. CIPA Caderno Informativo de Preveno de Acidentes, v.21, n.252, p.98-103, 2000. 122. OLIVEIRA, Teresa Cristina Moura. Relaes das condies de trabalho, qualidade de vida e percepo da voz em professores do ensino mdio da rede municipal de Belo Horizonte. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Fonoaudiologia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2005.* 123. OLIVEIRA, Vilma Beatriz Teixeira Crocco. Stress ocupacional em uma amostra de professores do ensino mdio da rede particular de educao. (Dissertao

55

de Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Catlica Dom Bosco, Campo Grande, 2003. 124. PANZERI, Ana Jlia Frazo. Sintomas Osteomusculares e Qualidade de Vida em Professores do Ensino Fundamental. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.* 125. PENTEADO, Regina Zanella. Aspectos de qualidade de vida e de subjetividade na promoo de sade vocal do professor. (Tese de Doutorado) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003.* 126. PENTEADO, Regina Zanella; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo. A voz do professor: relaes entre trabalho, sade e qualidade de vida. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, n.25, n. 95/96, p. 109-130, 1999. 127. PEREIRA, Alexandre Vincius Silva. Comprometimento organizacional e qualidade de vida, um estudo com professores do ensino mdio. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto, 2000. * 128. PEREIRA, Luciana Picano. Voz e stress no cotidiano de professoras disfnicas. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Fonoaudiologia, Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo, 2003.* 129. PETTER, Virgnia. Relao entre disfonia referida e potenciais fatores de risco no trabalho, em professores do ensino fundamental. (Dissertao de Mestrado) Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.* 130. PORTO, Lauro Antonio, et al. Doenas ocupacionais em professores atendidos pelo Centro de Estudos da Sade do Trabalhador. Revista Baiana de Sade Pblica, v. 28, n.1, p.33-49, 2004. 131. QUINTAIROS, Sarah. Incidncia de ndulos vocais em professores e o seu tratamento. Revista Cefac Atualizao Cientfica em Fonoaudiologia, v.2, n.1, p. 16-22, 2000. 132. REIS, Eduardo Jos Farias Borges dos, et al. Trabalho e distrbios psquicos em professores da rede municipal de Vitria da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Sade Pblica, v .21, n.5, p. 1480-1490, 2005. 133. REIS, Eduardo Jos Farias Borges, et al. Docncia e exausto emocional. Educao e Sociedade, vol. 27, n. 94, p. 229-253, jan./abr, 2006. 134. RESSURREIO, Sueli Barros de. Corao de professor: o (des) encanto do trabalho sob uma viso scio-histrica e ldica". (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.* 135. RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos. O significado do trabalho de magistrio para o professor do ensino mdio: implicaes no desempenho profissional e na qualidade de vida. (Dissertao de Mestrado) Centro de Educao e Humanidades, Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.* 136. ROSSA. Elosa Gil Oliveira. Relao entre o stress e o burnout em professores do ensino fundamental e mdio. (Dissertao de Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica, Campinas, 2003.*

56

137. RUIZ, Roberto C. Absentesmo Mdico de Professores de Escolas Pblicas: estudo de pronturios da percia mdica de Sorocaba/SP. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas, 2001.* 138. SANTINI, Joarez. Sndrome do esgotamento profissional: o abandono da carreira docente pelos professores de educao fsica da rede municipal de Porto Alegre. (Dissertao de Mestrado) Escola de Educao Fsica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. * 139. SANTOS, Gideon Borges. A fnix renasce das cinzas: o que os professores e professoras fazem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.* 140. SANTOS, Neide SantAnna. Moura. Quando os dados oficiais revelam condies de trabalho: anlise dos agravos sade de professores das escolas pblicas do Municpio de So Paulo. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004.* 141. SANTOS, Silmar Leila dos. As faltas de Professores e a Organizao de Escolas na Rede Municipal de So Paulo. (Dissertao de Mestrado). Programa de PsGraduao em Educao, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2006.* 142. SILVA, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira. Trabalho de professor / trabalho de Ssifo? A herica dimenso imaginria da docncia. (Tese de Doutorado) Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. 143. SILVA, Graziela Nascimento da; CARLOTTO, Mary Sandra. Sndrome de burnout: um estudo com professores da rede pblica. PsicologiaEscolar e Educacional, v.7, n.2, p. 145-158, 2003. 144. SILVANY NETO, ANNIBAL M., et al. Condies de trabalho e sade de professores da rede particular de ensino de Salvador, Bahia. Revista Baiana de Sade Pblica, v. 24, n.1/2, p.42-56, 2000. SIQUEIRA, Maria Juracy Toneli; FERREIRA, Edir S. Sade das professoras das sries iniciais: o que o gnero tem a ver com isso? Psicologia Cincia e Profisso, v.23, n.3, p.76-83, 2003. 145. SOARES, Cybele Doederlein. Estilo de vida de professores de educao fsica das escolas da rede pbica e particular de ensino no municpio de Rio do Sul (SC). (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2003.* 146. SUZIN, Rosemeire. A sade geral dos professores municipais de Caxias do Sul e suas atividades laborais. (Dissertao de Mestrado Profissional) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.* 147. TOLOSA, Dora Eliza R. Estudo da relao do trabalho e a sade mental de professores de 1 e 2 graus da cidade de Jundia-SP. (Tese de Doutorado). Faculdade de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.* 148. VASQUEZ-MENEZES, Ione. A contribuio da psicologia do burnout: um estudo com professores. (Tese de doutorado) Instituto de Psicologia, Universidade de Braslia, Braslia, 2005. 149. VIEIRA, Juara Dutra. Identidade expropriada: retrato de educador brasileiro. 2 ed., Porto Alegre-RS: CNTE/CPERS, 2004.*

57

150. VIEIRA, Jlia Beatriz Alencar Gadelha. Sade de professores da rede pblica de Fortaleza: ambiente de trabalho em foco. (Monografia de Especializao) Centro de Cincias Humanas, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2004. 151. VOLPATO, Daiane Cristina, et al. Burnout: o desgaste dos professores de Maring. Revista Eletrnica Interao Psi, v.1, n.1, p.90-101, 2003. 152. WAGNER, Dione Pereira. Sndrome de burnout: um estudo junto aos educadores (professores e educadores assistentes em escolas de educao infantil. (Dissertao de Mestrado Profissionalizante) Faculdade de Engenharia de Produo, Universidade Federal Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. * 153. ZACCHI, Marluce. Professores(as): trabalho, vida e sade. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2004.* 154. ZAGURY, Tnia. O Professor Refm: para pais e professores entenderem porque fracassa a educao no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. (301 pginas) ISBN 85-01-07465-9.*
155.

ZENARI, Mrcia Simes. Voz de educadoras de creche: anlise dos efeitos de um programa de interveno fonoaudiolgica. (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, 2006.*

58

Das könnte Ihnen auch gefallen