Sie sind auf Seite 1von 46

Manuel Cndido Pimentel

O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS Manuel Cndido Pimentel

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

1. Antelquio
O mito o nada que tudo.
FERNANDO PESSOA 1

Um estudo do mito de Portugal nas suas razes culturais no pode prescindir de uma exposio, ainda que sumria, sobre a noo de mito, embora a tentativa de dar deste uma definio seja to problemtica quanto a pluralidade de esclarecimentos que tem recebido, e segundo as indicaes das pocas e dos autores. A vasta rede de significaes que sobre a sua realidade construiu a exegese ao longo da histria constitui um obstculo para a circunscrio metdica do seu mbito e objecto, que depender sempre e tem dependido dos saberes que ao mito atendem e o procuram explicar, desde a etnologia e a antropologia cultural sociologia, desde a filologia, a mitologia e as cincias da religio literatura, esttica (literria ou no) e filosofia. O primeiro reconhecimento est em ver que o mito, que no enuncia, consiste numa interpretao do mundo sem que a socorra a conscincia intencional da diferena entre o lgico, a fico e a realidade objectiva, implicando uma atitude inicial de experincia que o homem tem de si, do outro e da natureza que o rodeia, mas sem a disposio de conhecimento que pela discriminao situa em face do mundo a imagem objectiva deste, o que permitiria o discernimento do que na relao com o real no o fabuloso, o fantstico e o lendrio. Apreendendo esta subtileza da identidade do mito, segundo a qual o mito o prprio real, Fernando Pessoa, no verso em epgrafe, colocou no inominado e no imponderado a essncia do mito, confinando a sua matria ao indeterminado das valoraes simblicas e arcaico-visionrias. Algo mais contm o juzo potico pessoano, que no serve apenas ao reconhecimento da complexidade e da obscuridade da definio do mito. Ele entroniza a sua significao no auto-referencial absoluto que o prprio mito enquanto logos 2, significao de significaes ou auto-significao: h na verdade que o mito contm um excesso do interpretado sobre a interpretao, da figura sobre o figurado, do modo sobre as modalidades, excesso que supera toda a tentativa racionalizante das exegeses, por ser no mito iminente a apario do mistrio do ser existncia.

Manuel Cndido Pimentel

Aquilo para que o mito nos aponta a integridade de algo que se perdeu, o nada que tudo para o momento da restituio do homem a uma ordem perdida ou a sua reintegrao csmica para alm do caos, para o interior do que o seu lugar efectivo no universo. O nico mito s o da origem e o da reintegrao, coincidindo a auto-suficincia do mito, que remete para si, com a imagem arcaica ou original que designa o movimento regressivo para o momento esttico da origem: do tempo e da histria para o que o no . Neste contexto, cumpre perceber que o mito no representao de nada, embora aflore nas representaes, nem to-pouco do domnio do discurso ou da narrativa, que institui o plano propriamente dito da cor, da forma e da figura com que a conscincia recita os deuses e ama os heris. Neste ltimo, estamos no plano da fenomenologia do mito; naquele, no plano que assimila o mito prpria origem, o primeiro significante ou imagem primordial que liga ocultamente o visvel ao invisvel e de que a narrativa mtica a linguagem. O que se chama mito de Portugal devia com melhor propriedade chamar-se mitologia ou fenomenologia do mito, j que este estudo declina para o nvel das formas e manifestaes da conscincia mtica portuguesa se ela efectivamente existe , que cumpre procurar por entre as figuraes discursivas da nossa cultura. Tarefa rdua, com grau de complexidade dado o engendramento do imaginrio portugus nas suas manifestaes ticas e extremas, condicionadas pela vivncia das glrias e misrias da histria ptria. Haver um horizonte unitrio de vivncia e de vida colectivas, de apreenso e de representao do mundo que, na projeco e introjeco dessas glrias e misrias, permita falar de um mito: o mito de Portugal? Consistir este mito na traduo estvel de uma verdade, que possui sentido em si e por si? No se supe para a figura de Portugal a ideia de uma unidade, estrutural ou at mesmo de fora gensica, a propsito da qual se fala de mito? Se no quisermos dar a esta noo de mito, por minorao de realidades, o significado vago do que puramente imaginativo, cumpriria, em primeiro lugar, compreender o que poder estar em jogo de coexistncias no que aqui se designa por mito de Portugal, respondendo s duas primeiras questes que formulei, e, em segundo lugar, apreender a arquitectura de esprito que assinala no mito o prprio sentido do ser e do estar de Portugueses, com rplica para a ltima interrogao.

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

No que ao primeiro problema diz respeito, o mito de Portugal, compreendido na sua substncia de encarnao de ideais colectivos, tem contedo histrico e existencial, por nele se exprimirem, por forma contnua e variada, os sentimentos, as paixes e as aspiraes de um povo, a par das suas narrveis aco, viso, compreenso e capacidade de transformao do mundo. Como fenmeno cultural, o mito conserva, ou melhor, coincide com os ideais da nacionalidade, do ser portugus na origem para a sua vocao tardia: nasce com a conscincia do povo portugus, corporiza-lhe o sentimento terrants, ou matricial, e a emoo colectiva da pertena ptria, insinua a unio da gesta com a esperana e a promessa, mas tambm a contradio da vida gloriosa com os pramos rduos da decadncia. O mito de Portugal, tal como aqui o interpreto, constitui um sistema de representaes vitais, uma organizao de valores mentais, afectivos, gnosiolgicos, ticos e espirituais que se foi formando sob o efeito das injunes da histria e ao longo das circunstncias dos Portugueses na histria, que se confunde com a ideia da nacionalidade e sua permanncia no tempo. Da a resposta ao segundo problema. O ncleo vivo do mito de Portugal est na permanente abertura de si hermenutica das geraes, e sua epifania deve regressar continuamente o portugus, a braos com a sua prpria imagem e nas crises de identidade nacional.

2. Histria concisa do mito de Portugal


Os mitos histricos so uma forma de conscincia fantasmagrica com que um povo define a sua posio e a sua vontade na histria do mundo.
ANTNIO JOS SARAIVA 3

Para definir o mito de Portugal basta to-s a Histria de Portugal, pelo que ele extensivo no espao e intensivo no tempo. Extensivo, por no coincidir com a geografia do canto peninsular, seja embora este a terra da formao do mito e da sua gestao, antes tendo por fronteiras os limites fsicos do prprio mundo. Intensivo, porque ao longo das aportaes histricas que foi recebendo do imaginrio portugus, o tempo cronolgico, que marca o ciclo das culturas e das civilizaes, foi sendo progressivamente substitudo pelo tempo do esprito, pelo qual se concebem os possveis e o futuro.

10

Manuel Cndido Pimentel

O mito de Portugal um mito de origem e destino colectivos. , sobretudo, o mito de Portugal como imprio, cujo estrato cultural enraza na noite dos tempos, se formou nos transes mais complexos da histria nacional e evoluiu por alargamento sucessivo da sua primeira matriz, para cujo sincretismo de contedos tanto contriburam a poltica de Portugal no concerto das naes e a efabulao das ideologias polticas, principais responsveis pelo privilgio sacral do prprio mito enquanto fautor da conscincia nacional e fonte legitimadora do lugar autntico dos Portugueses no mundo. Se, com Antnio Jos Saraiva, concordo em que os mitos histricos contm paradigmas da posio e vontade de um povo na histria do mundo, com ele discordo em que sejam formas de conscincia fantasmagrica, um modo hipercrtico de dizer que reduz a simples flatus vocis as significaes do mito e destri a ontologia de sentido da sua construo colectiva. A constelao de valores que h nos mitos histricos, que coincide com a verdade que exprimem ou querem exprimir, adapta-se e combina-se no recontro directo com as circunstncias da prpria histria, porque nos mitos fala aquela parte que sempre neles se conserva, a identidade cultural de uma comunidade. Se morrem e incompreensivelmente ressuscitam, por mor daquela identidade, que no intemporal, nem sequer transversal ao tempo, mas agente no tempo, memria que conserva o passado e cinge o futuro. A eles regressam as geraes, ainda quando, e sobretudo, a nudez do tempo e a crueldade da histria desmintam os seus anseios, os seus sonhos e as suas glrias. O que aqui governa no mito so os arqutipos do inconsciente colectivo e estes s desaparecem quando a comunidade que neles se rev fatalmente morre, e funestamente a acompanha o mito. A reintegrao do mito de Portugal nas diferentes fases da histria do Pas responde singularidade das vivncias dos Portugueses, obedece matriz da sua identidade, prope-se aceitao e ao antagonismo, reluz ou obscurece-se no curso das mudanas profundas da realidade nacional e nos mltiplos aspectos das opes e caminhos desta. Morrem as geraes, morrem os imprios. S o mito no morre. Da mais antiga histria mais recente, so seis os principais marcos cronolgicos do surgimento, formao e consolidao do mito de Portugal: 1139-1140 (batalha de Ourique e fundao da nacionalidade), 1415-1697 (da

11

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

tomada de Ceuta, que inicia a Expanso, Restaurao e morte do Padre Antnio Vieira), 1870 (Gerao de 70 e ideia de decadncia), 1910 (Primeira Repblica), 1933-1974 (Estado Novo) e 1974 (25 de Abril). O ciclo que se projecta de Ourique Restaurao coincide com a idade de ouro do mito. Foi este o perodo do mais fundo labor dos intelectuais na estruturao do nosso imaginrio mtico, que, depois de 1578, definitivamente trouxe o sebastianismo ao seu veio principal, confundindo o mito de El-rei Dom Sebastio com o prprio mito de Portugal, deste tornado, entretanto, indelvel, pese o facto de no ser sebstica a sua gnese, muito anterior que ao desastre de Alccer-Quibir (1578) e perda da independncia de Portugal.

O Rei D. Sebastio a cavalo


Obra de autor no identificado, do sculo XVIII Seminrio de Rachol Goa, ndia

12

Manuel Cndido Pimentel

O problema comum que est na gnese do mito do imprio, que respeita a um dos substratos mais antigos do mito de Portugal e subsiste inteiro no perodo do jugo filipino (1581-1640), o da independncia. O relato do milagre de que foi protagonista D. Afonso Henriques em Ourique, que encontramos pela primeira vez na Crnica de Portugal de 1419 4, visa explicitamente, com o maravilhoso cristo que constitui o seu fundo de lenda, o tratamento herico e pico de D. Afonso Henriques, remontando o seu poder de prncipe e o reconhecimento da sua soberania, em face dos soberanos peninsulares, incluindo os mouros, a uma linhagem que descende directamente de Deus, substancialmente alheia ao tempo histrico pela prova do milagre, que confirma providencialmente a sua figura de entre os seus pares e conforma a aceitao que estes dele fazem como rei. O futuro, na passagem do sculo XVI para os finais do sculo seguinte, encarregar-se-ia de apurar e desenvolver este providencialismo da consagrao rgia de D. Afonso Henriques, de uma forma muito mais explcita, ordenada para a ideia do primeiro rei como fundador de um reino sem par na histria dos reinos conhecidos, de um imprio que no milagre de Ourique fora prometido, emerso da gesta quinhentista dos Descobrimentos por engenho da Dinastia de Avis e anunciado ao orbe para a dilatao da F em Cristo. A viso imperial do mito de Portugal tem razes no ainda incipiente providencialismo do milagre de Ourique, e se desabrocha com o saber dos nossos humanistas, incluindo Cames (1525-1579 ou 1580) que certamente, com os Lusadas (1572), o maior construtor da arquitectura mitognica e potica da nossa nacionalidade , s veio efectivamente a alcanar a compleio messinica e proftica, que principalmente a define, depois de desaparecido D. Sebastio, a partir da crise sucessria de 1580, quando, na luta contra o domnio filipino, se ps a histria ao servio da causa da independncia e da ideologia, como acontece em Ferno de Oliveira (1507-c. 1581) e a sua Histria de Portugal (1580) 5 e, posteriormente, na historiografia al-cobacence com Frei Bernardo de Brito (1569-1617) e Frei Antnio Brando

Cames [Retrato]
Ferno Gomes Biblioteca Nacional de Portugal Lisboa, Portugal

13

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

(1584-1637), autores da Monarquia Lusitana: o primeiro, das duas primeiras partes (1597 e 1609) 6 e o segundo, da terceira e quarta partes (1632) 7. Se o mito de Portugal muito deve historiografia que, entre 1580 e 1632, procurou subtra-lo ao universo da fantasia e da lenda para vesti-lo com as roupagens mais concretas dos factos da histria, ainda que pelo expediente das construes ideogrficas, como a de Ferno de Oliveira, ou da falsificao documental, como acontece com o clebre Juramento de Afonso Henriques, supostamente encontrado nos arquivos de Alcobaa para garantia da dimenso messinica e imperial de Portugal 8, seria no passo seguinte em primeiro lugar com D. Joo de Castro (??- c. 1623), o editor das trovas do Bandarra, cuja primeira edio, surgida em Paris com o ttulo Parfrase e Concordncia de algumas Profecias de Bandarra, Sapateiro de Trancoso, de 1603, e em segundo lugar com o Padre Antnio Vieira (1608-1697) que o mito definitivamente evolveria para o sebastianismo, casando-se a promessa do Rei Encoberto com a misso providencial dos Portugueses e seu Imprio. A publicao das trovas do Bandarra foi recebida pelos nacionalistas portugueses, que aspiravam libertar-se do domnio dos Filipes, como um texto proftico, tal a prpria interpretao do seu editor, que assim aparecia como o primeiro apstolo do sebastianismo, a propiciar a verdade do regresso do rei libertador e restaurador. Quando, em 1641, acompanhando uma delegao de colonos do Brasil, Vieira chegou a Portugal para o juramento de fidelidade do Brasil a D. Joo IV, abriu-se s expectativas sebastianistas de um reino em festa no primeiro ano da Restaurao, perfilhou-as e fez-lhes a primeira aproximao no Sermo dos Bons Anos, pregado, no mesmo ano, em Lisboa, na Capela Real, no qual se mostra conhecedor das aspiraes bandarristas ao reino do Encoberto, baseando-se nas epstolas apcrifas de So Bernardo, nas profecias de So Frei Gil e no Juramento de Afonso Henriques. Lanava, assim, os alicerces da sua assombrosa construo do Quinto Imprio, de modo tal que sobretudo a ele que o mito de Portugal deve os fundamentos teolgicos da profecia e da escatologia, tambm a reorientao no sentido da crena e da vivncia sebsticas do corpo proftico que lhe anterior, de So Bernardo e So Frei Gil ao Bandarra ou, na cronologia mtico-proftica de Portugal, do Milagre de Ourique Restaurao.

14

Manuel Cndido Pimentel

Antero de Quental
Columbano 1889, leo sobre tela 73 x 53 cm Museu Nacional de Arte Contempornea Museu do Chiado Lisboa, Portugal

A desmitologizao da histria daria um rude golpe no mito de Portugal, sobretudo na glria messinica e predestinao imperial. No se deve exclusivamente Gerao de 70, mas, no recuo ao sculo XVIII, crtica dos Estrangeirados, que formaram de Portugal a primeira ideia de decadncia, que, feito o trnsito pelo Marqus de Pombal e o despotismo, atingiria o seu decisivo cume com a Gerao de 70. O diagnstico do reino, que alcanou em Lus Antnio Verney (1713-1792) e no Verdadeiro Mtodo de Estudar (1746) a maior acuidade, estremeceu o Portugal de ento, adormecido na contemplao do passado, vitimado pelo atraso econmico e cultural.

Foi o momento inicial de uma autognose que aluiria fortemente as mais arraigadas crenas propostas pelo mito. Do iluminismo transitaria para o socialismo utpico de um Antero de Quental e o positivismo de um Tefilo Braga as matrizes polticas fortes no quadro das opes da segunda metade de Novecentos, vingasse embora a de Tefilo , vindo a desaguar no meio revolucionrio da Primeira Repblica, em cujo contexto a autognose deu os contrrios da ideia de decadncia, nomeadamente com o Integralismo Lusitano de Antnio Sardinha e o Saudosismo de Teixeira de Pascoaes, ugures de um novo Portugal, de uma nova imagem que teve sobretudo em Pascoaes e na Renascena Portuguesa a sua expresso mais completa.

Tefilo Braga
Columbano 1917, leo sobre tela 128 x 100 cm Museu da Presidncia da Repblica Lisboa, Portugal

Embora o sculo XIX portugus, na sequncia dos Estrangeirados, salvaguardada a diferena dos contextos histricos, acrescentasse ao mito de Portugal a componente da decadncia, lendo-o ou reinterpretando-o para exemplificar o seu aspecto negativo, tanto no ponto de vista cultural e social, quanto no poltico e econmico, no deixou de formar o olhar mtico, agora

15

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

dirigido Europa, como se desta viesse, e j no do interior nem do eixo da poltica atlntica do reino, que formara a gesta dos Descobrimentos, a salvao de Portugal. Ainda que a ideia setecentista e novecentista de decadncia tivesse contido, como conteve, o fermento de novos valores e ideais, a imagem do Portugal decadentista gerou, na conscincia dos Portugueses, a inanidade do mito de Portugal, o que instaurou o vcuo no lugar onde havia o centro, o que proporcionou os transes colectivos de uma psicologia negativa, ou de autonegao, das capacidades do nosso intelecto e aco, flagrante anttese, em psicologia e em vontade, dos portugueses de Quinhentos e de Seiscentos, que foram os forjadores do mito de Portugal e que viveram in illo tempore a relao nele oculta do sonho que transformou a face do globo. As cicatrizes do iderio do decadentismo cultural, poltico e econmico subsistiram no conceito do Portugal perifrico, cauda da Europa, afastado por tragdia dos grandes centros civilizacionais europeus, que gerou inclusive a dvida sobre a nossa existncia de cultura, de literatura e de filosofia, que habita ainda hoje nas conscincias ofuscadas pela luz do mito europeu e, mais recentemente, dos Estados Unidos da Amrica. Tanto foi por vezes o oprbrio, que a prpria lngua portuguesa, que no quadro lingustico global rivaliza em comunidade falante com outras lnguas (por exemplo, o alemo), recebeu o epteto de mais literria do que filosfica, o que tambm serviu, no sculo XX, vexata quaestio da incapacidade portuguesa para a filosofia, contra a qual se ergueram Afonso Botelho, lvaro Ribeiro, Antnio Quadros, Francisco da Gama Caeiro, Joo Ferreira, Jos Marinho, Padre Manuel Antunes, Pinharanda Gomes, entre outros 9. Levada pelos portugueses dos Descobrimentos a dois teros do globo, a lngua portuguesa hoje falada nos cinco continentes, ascendendo a mais de duzentos milhes o nmero dos seus falantes. Lngua culta e internacional, o portugus estabelece pontes intercontinentais e constitui o cimento da nossa interculturalidade. A sua disperso geogrfica assinala o multiculturalismo dos povos que a falam, pelo que nela que Portugal situa a memria do mapa-mndi da sua gesta imperial. No de estranhar que em torno da dimenso intercultural da lngua tenha girado o imaginrio mtico portugus para ver nela a supervivncia do imp-

16

Manuel Cndido Pimentel

rio perdido, a justificar at a defesa de uma misso de Portugal como mediador de dilogo entre os povos e nos conflitos internacionais. Este Portugal medianeiro , porventura, a imagem hodierna que procura resgatar a grandeza do Portugal de outrora, como sada da situao perifrica em que as circunstncias histricas do ps-25 de Abril o colocaram. No foi por acaso que Fernando Pessoa sublinhou a coincidncia da ptria com a lngua portuguesa, pela boca do semi-heternimo Bernardo Soares 10, e a relao ntima da lngua com o imprio o quinto ao evocar, na Mensagem, a figura de Vieira, Imperador da Lngua Portuguesa 11. Pessoa seria, alis, o primeiro a ver a dimenso lingustica intercultural do mito de Portugal na forma como apontou para a singular osmose do Quinto Imprio com a lngua portuguesa. O destino dessa osmose iria confundir-se no paracletismo de muitas teses, sobretudo as de Agostinho da Silva, que apontariam para as virtualidades sebsticas da prpria lngua, feita autor e agente da perdida misso do Portugal do imprio, sobretudo quando este morreu s portas do Portugal de Abril, abandonadas as colnias e para sempre perdida a ltima luz vinda do imprio que o Estado Novo e a poltica de Salazar tentaram ressuscitar em frica. O Estado Novo foi, em poltica, em pedagogia e em propaganda, uma poderosa mquina construtora de mitos e fazedora de heris, que muito bem uniu a histria ideologia, pondo a primeira, e por esta, ao servio da pedagogia, numa das mais bem conseguidas campanhas de mentalizao colectiva de que h memria na nossa cultura, que nem o iderio dos velhos republicanos e o positivismo de um Tefilo Braga haviam conseguido para os esteios nacionalistas e antimonrquicos da Primeira Repblica. A poltica do Estado Novo conseguiu a uniformidade da cultura educativa, imps s geraes uma viso nacionalista homognea da Histria de Portugal, organizou o teatro das mentalidades em torno dos trs grandes eixos de Deus, Ptria e Famlia, redimensionou o passado nacional, explorando-lhe os valores simblicos, as memrias colectivas, os estratos mticos, e promoveu por eles a socializao massiva e programtica da autoconscincia nacional 12. Foi a maior instrumentalizao poltica do mito de Portugal, que superou o campo de toda a historiografia ideolgica anterior e que criou uma identidade cultural subtrada problematizao e crtica.

17

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

Sobrevindo o 25 de Abril, a corroso daquela identidade cultural pelo repdio sistemtico do recente passado da ditadura deixou naturalmente os Portugueses a braos com a sua prpria imagem. Foi o tempo da destruio dos mitos e dos smbolos de Portugal, aqueles que o regime anterior havia identificado Estado Novo com o seu prprio projecto de quaPropaganda tro dcadas de socializao poltica, e o tempo de uma crise identitria que viria a dar os seus frutos. A revoluo de Abril e a ptria nova prometida pelos polticos e pelas novas ideologias comporiam uma nova imagem para o Portugal ps-revolucionrio: a do Portugal democrtico e europeu. A reconfigurao do mito de Portugal operou-se a diversos nveis mentais numa sociedade desfigurada pela morte do Estado Novo e em tentames de autoconhecimento. O processo de descolonizao, iniciado em 1974, no deixou de ser problemtico, tendo vacilado entre as solues de independncia progressiva para a autodeterminao dos povos e de independncia urgente e imediata. A prevalncia da segunda opo, em parte explicada pela guerra no Ultramar, iniciada em 1961, e pela impacincia dos militares em regressar a Portugal, saldou-se no abandono das provncias ultramarinas, deixou sem proteco centenas de milhares de famlias portuguesas que viviam em frica, afundou Angola e Moambique na misria e na guerra civil e permitiu a invaso de potncias estrangeiras, sendo o mais dramtico dos casos o de Timor-Leste, que viveu sob o jugo da Indonsia durante mais de vinte anos (1975-1999) e em que parte significativa da populao conheceu o martrio colectivo do genocdio. O mito de Portugal continuaria ainda ou perduraria aquela sua parte responsvel pela fabricao da imagem de ns mesmos para ns mesmos e para o espelho do mundo. A exaltao do Portugal revolucionrio ecoou na metfora libertadora e redentora de Abril como a revoluo dos cravos, flores sadas dos canos das espingardas caladas a anunciar tempo de paz e ideias

18

Manuel Cndido Pimentel

25 de Abril [postal]
Centro de Documentao 25 de Abril Universidade de Coimbra Coimbra, Portugal

brancas, que ofuscaram aquela realidade nacional mais tenebrosa, porque houve perseguio e excludos, porque houve debandada das gentes de frica, porque houve o estigmatismo social dos retornados. Mas Portugal podia dar ao mundo o paradigma da revoluo exemplar, sem gemidos e sangue de guerra civil, como deu.

A revoluo silenciosa, no alvor da democracia, substituiu-se a toda a razo de necessidade: havia que lanar os povos na autodeterminao imediata; erro profundo, cujas cicatrizes permanecem ainda hoje no rosto dos povos das antigas colnias, que no estavam preparados, tcnica, poltica e economicamente, para realizar a independncia sem a colaborao de Portugal e da Europa. A imagem de Portugal, autor da maior descolonizao nunca historicamente vista, acontecida na madrugada de um nico dia de Abril de 1974, impor-se-ia com a saciedade da sua prpria justificao. Os ltimos suspiros do imprio lembram a famosa frase de El-Rei D. Sebastio, nas areias de Quibir: Morrer, mas devagar! Com a independncia da Guin (1974), Cabo Verde (1975), So Tom e Prncipe (1975), a devoluo, em finais de 1999, de Macau Repblica Popular da China, j h muito perdidos o Brasil (1822) e a ndia Portuguesa (1961), ficou Portugal reduzido ao rectngulo peninsular e aos arquiplagos da Madeira e Aores, as ltimas e as nicas jias imperiais da Expanso Portuguesa.

Memorial do Imprio
Carlos Dugos 2004, leo sobre tela 100 x 81 cm

Oficialmente, depois de sucessivos suspiros entrecortados, o imprio morreu em 1999, data da transferncia de Macau para a China, ou um pouco mais tarde, em 2002, quando Portugal reconheceu Timor-Leste como Estado independente, liberto do poder indo-

19

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

nsio em 1999, data, afinal, curiosa pela coincidncia com a de Macau, por propor-se aos intrpretes da numerologia e do milenarismo. No fim do milnio anterior e no incio de um novo milnio, Portugal padeceu, de facto, o seu apocalipse. J distante a memria de Quibir, onde se deu a primeira morte para a ressurreio de Portugal em 1640, de novo morto Portugal nas ilhas de Macau e Timor, que ressurreio para este Portugal do insurrecto pas da revoluo dos cravos? Seria agora o momento da instaurao do tempo do no-tempo? A ucronia tornada possvel? A predio do porvir? Como restituir ao mito a verdade proftica de um Vieira? Como preencher o vazio de um Portugal, fitando-se a si no nada de si mesmo? No eplogo do imprio, que lugar para o mito de Portugal, e no incio do sculo XXI? muito cedo para tentar uma resposta, embora profeticamente se possa dizer que o mito sempre permanecer na identidade de cultura que o possui.

Padre Antnio Vieira [retrato a leo]


A. J. Nunes Jnior Biblioteca Nacional de Portugal Lisboa, Portugal

20

Manuel Cndido Pimentel

Passos atrs, um novo projecto para Portugal aconteceu a 1 de Junho de 1985, com a adeso Comunidade Econmica Europeia (CEE), hoje Unio Europeia (UE). O tratado foi assinado no Mosteiro dos Jernimos, no espao onde o velho Portugal se contemplou por dilatados cinco sculos de histria, reminiscncia em pedra da aventura atlntica dos Descobrimentos, simbolicamente, mas por anttese, a apontar para o eixo da nova poltica do Portugal democrtico, agora terrestre e europeu. Mas o mito de Portugal sempre teve os seus profetas: do Bandarra e Cames a Vieira, de Vieira a Pessoa. Um novo profeta se levantaria do seio abismado do imprio, imprio a cuja glria s a lngua portuguesa e a lusofonia poderiam acudir: Agostinho da Silva. Ergueu a voz e anunciou os perigos da largada do Portugal sem naus, opondo o porto martimo e a experincia colectiva da atlanticidade ao satlite da Europa e sua atmosfera terrestre, materialista, consumista e individualista. No repousou na contabilidade dessa oposio e predisse possvel a misso de Portugal na Europa: misso de privilgio, em concordncia com a sua matriz civilizadora, actuando no quadro da globalizao, encarnando o concerto dos pases europeus e das polticas da Unio com o vasto legado cultural da sua experincia de mundo. Com Portugal e, igualmente, com Espanha, interlocutores peninsulares do Oriente e do Ocidente, viriam os povos da sia, de frica, do Brasil e da Amrica Latina ao espao europeu, transformado por este contacto mediador, por abertura dialogante e fraterna de mundos e por ateno ao pluralismo das alteridades culturais. Nesta curva do caminho, Portugal caminhava a passos largos para a lusofonia e desvelava-se, de novo, na reinterpretao do seu mito. Soaria uma nova hora para Portugal, a predita Hora do Pessoa da Mensagem? Pelos interstcios da glria ofuscada, nascia agora o Portugal lusfono, o Portugal mediador, ainda, por certo, o Portugal missionrio do Reino universal, e assomava uma nova catedral de simbolizaes, que viria recentemente a plasmar-se no conceito, j amplamente difundido na nossa cultura, do Portugal do dilogo das naes, o Portugal intercultural. parte os misticismos da missionao, o pragmatismo dos polticos inscreveu essa ideia na ordem do dia da diplomacia e das relaes diplomticas, sancionando-a o surgimento de determinados organismos: a CPLP (Comu-

21

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

nidade de Povos da Lngua Portuguesa), em 1996, e o ACIDI (Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural), em 2007, ano do decreto-lei n. 167, de 3 de Maio, que o instituiu, reformando as orientaes polticas de 1996 e fundindo, na nova realidade institucional, o Alto Comissariado para a Imigrao e Minorias tnicas, o Programa Escolhas, a Estrutura de Misso para o Dilogo com as Religies e o Secretariado Entreculturas. O decreto confirmava que Com esta reestruturao, o Governo centraliza, num instituto pblico, as atribuies dispersas por vrios organismos, permitindo unir meios humanos necessrios e especializados numa resposta conjunta aos desafios que se colocam, demonstrando o seu empenho no reforo da institucionalizao dos servios vocacionados para o acolhimento e a integrao dos imigrantes, bem como numa maior eficcia na promoo do dilogo intercultural e inter-religioso. O aparecimento da CPLP, em 1996, foi o reconhecimento institucional de uma realidade que esboara os primeiros passos nos fins da dcada de 80, quando os chefes de Estado e de Governo de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe se reuniram, em Novembro de 1989, em So Lus de Maranho (Brasil) uma das ptrias de Vieira e criaram o Instituto Internacional de Lngua Portuguesa. ideia de uma comunidade de povos unidos pela lngua assistiu a virtude inspiradora de Agostinho da Silva, cujo impulso foi recolhido, provavelmente na dcada de 60, pelo principal precursor poltico da CPLP, o embaixador Jos Aparecido de Oliveira; assim o confirmou o Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, a 15 de Dezembro de 2006, no discurso que proferiu na Universidade de Coimbra, ao receber o ttulo de Doutor Honoris Causa. A relao da CPLP, nos seus tentames originais, com Agostinho da Silva integra a iniciativa poltica da sua constituio no quadro da reinterpretao intercultural do mito de Portugal, na esteira de aspiraes de uma tradio que recolhe a Fernando Pessoa e, por autoridade deste, se projecta para trs, ao encontro do Imperador da lngua, Vieira, vindo a lngua a propor-se ao espao de sonho que a morte fsica do imprio ocupou com o vazio, anunciando um tempo novo, exactamente o da inspirao de Agostinho. Tanto assim que Jos Aparecido de Oliveira, testemunhando a verdade do que recebeu daquele o verdadeiro formulador da ideia, o homem que lhe deu fundamento filosfico , no hesitou em afirmar: Ele [Agostinho] foi o grande formulador de um tempo novo na lusofonia. 13

22

Manuel Cndido Pimentel

Agostinho da Silva adopta originalmente o tempo em que o Quinto Imprio se instaurar, o profetizado por Vieira e predito por Pessoa, reconhecendo funo mediadora de Portugal e da lngua a capacidade dessa instaurao. A questo franqueia os limites do pragmatismo poltico e sobe aos cus da metafsica e da teologia, de onde descendem os fundamentos filosficos e msticos da cosmoviso da lusofonia. O Portugal lusfono, pluriverso de ptrias, s verdadeiramente se tornar imprio quando em seu seio, j europeu, j atlntico, confraternizarem as alteridades, lugar de culturas de todas as raas e Igreja de todas as religies ou credos. Atravs de Agostinho da Silva, o mito de Portugal fala em razo do ecumenismo. O tempo do Quinto Imprio ser o tempo do Esprito Santo, no o do Pai, no o do Filho, antes o do Esprito, que funda, ergue e alimenta perenemente a Igreja ecumnica de todos os povos. A viso no est longe da de Vieira, embora readaptada a um perfil heterodoxo ou mais profano, porquanto Vieira profetizava a instaurao do Imprio do Filho na Terra, como veio a propor no manuscrito da Clavis Prophetarum, afastando-se do joaquimismo sebstico, que , aqui, o fundo do pensamento de Agostinho. A compreenso de uma tal diferena passa necessariamente pelo estudo das estratificaes do mito de Portugal, mas por um regresso s origens do prprio mito.

3. Do encanto de pensar a origem ao Encoberto de Portugal


A viagem que vale a da Ilha dos Amores; s se l chega, no entanto, depois de cumprir a da ndia.
AGOSTINHO DA SILVA 14

J afirmei que o mito histrico de Portugal um mito de origem e um mito de reintegrao. De origem, porque nos conduz quela luz primordial do imaginrio colectivo que faz da aurora o lugar dos deuses, de onde florescem o prprio mito e a hora dos heris e semideuses.

23

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

De reintegrao, porque concebe a histria como viagem atravs do labirinto que o tempo cronolgico para o desconhecido de ns prprios, mas em ns coincidente com a verdade e seu apelo. Esta verdade resguarda-se na origem e fulgura nessa quase aniquilada distncia do nada ao tudo, que Pessoa viu e que Agostinho da Silva reflectiu nas meditaes que fez sobre a Ilha dos Amores do poema de Cames 15. essa quase aniquilada distncia do nada ao tudo que vale a pena pensar no mito, at no mito em abstracto, que encanta o pensamento at mais do que a verdade que a fulgura. Pensar pesar a origem. Movimento anterior para o que merece ser pensado, at antes mesmo de revelado como verdade. As mais substanciais formas do pensamento filosfico portugus contemporneo 16 constituem respostas a esse ponto de partida inicial do pensar; e no , por isso, de admirar que: se tenha reflectido nelas a crtica s filosofias por representaes e conceitos; no tenham desprezado o valor filosfico possvel da emoo e da poesia, do mito e da profecia, da f e da crena; tenham apontado para prprio destino os caminhos mais sinuosos da interrogao sobre o mistrio, o que d nossa filosofia do ser o sabor atlntico da viagem inicitica, to comum ao nosso mito. Em razo dessa atlanticidade do pensar portugus e do nosso imaginrio cultural, povoado de seres marinhos, de conto e de encantamentos, sugeriu Afonso Botelho para emblema da aco espiritual dos Portugueses o singrar de golfinho, smbolo da nossa gesta em evoluo do ser encoberto que se descobre para novamente se encobrir 17. este singrar em demanda de terras encobertas at ao Encoberto que o prprio Portugal que vou agora perseguir, ousando penetrar nos recessos ntimos da ilha mais famosa dos Portugueses. A ilha um crculo fora do tempo, com este relacionado pela presena herclea do oceano, fustigando-lhe as fragas. um instante de pedra, terra e algo mais, e neste algo mais est o tudo que nos importa, a que se chega s depois de cumprida a navegao. Para o ponto de vista da gesta mtica de Portugal, interessa menos a ndia, cuja rota descoberta se assimila ao mapa dos interesses econmicos, do que a Ilha cosmognica, mtria de mistrios e de amores, que torna possveis as ninfas e a deusa, o repouso e a ambrsia. Ela tem um valor em si, incontvel e sagrado, de centro primordial e ncleo de foras espirituais. Constitui, no imaginrio portugus, o smbolo por

24

Manuel Cndido Pimentel

excelncia da reintegrao. Ao mesmo tempo, vela-se ou oculta-se no sortilgio marinho dos horizontes para, de sbito, desvelar-se em seduo e encantamento. Do seu cho nascem coisas muito diferentes daquelas que no tempo normal dos homens se contam, e nomeadamente a viso do porvir. O poema XI da Mensagem de Pessoa ligou indelevelmente o tema da ilha ao Quinto Imprio e ao Encoberto, aproveitando, alis, as estruturas mticas recorrentes de uma outra gesta de heris, que Vasco da Gama na Ilha dos Amores Visual grfico veremos adiante constituir um dos subBiblioteca Nacional de Portugal terrneos estratos culturais do nosso Lisboa, Portugal mito. Fala-se a da ltima nau, a que levou as esperanas de Portugal para Marrocos e que nunca mais voltou: No voltou mais. A que ilha indescoberta/ /Aportou? 18 Da ilha do canto IX de Os Lusadas ilha indescoberta de Pessoa h certamente distncia histrica, a que vai da empresa de Vasco da Gama, na sua rota para a ndia, ao desaparecimento do jovem Rei, mas o que satisfaz para matria de analogia que, em ambas as concepes, no fortuito surgir a ilha fortemente ligada profecia e futuros de Portugal: naquela, a pressaga mente vaticina 19; nesta, Deus guarda o corpo e a forma do futuro 20. Ambas transformam a viagem martima em viagem inicitica. na ilha que se do a apoteose e a transfigurao mtica dos heris: os argonautas portugueses sairo da ilha sabendo futuros; El-Rei Dom Sebastio regressar com o pendo ainda/ do Imprio 21 para a misso de fundar para os Portugueses um reino universal, no material mas espiritual. Contm-se nas concepes em causa uma ideia que liga o tempo profecia, que a um Vieira no repugnaria, j que o Jesuta singularmente auspiciava ser no imprio de Portugal que se finalizaria a histria conhecida dos homens e comearia um novo tempo ontologicamente diferente daquele, mas em essncia anlogo, ou at identidade, com o no-tempo da origem.

25

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

Da a universal equivalncia do Imprio portugus com a restaurao da Idade de Oiro, o melhor arqutipo dos mitos originais e cosmognicos, assimilvel tambm ao Paraso celeste, judaico-cristo, dos primeiros pais da Humanidade. Por isso que a literatura e a filosofia, que se inspiraram ou directamente pensaram aspectos essenciais do mito de Portugal, so fundamentalmente reintegracionistas, como todo o sebastianismo tal o de um Antnio Vieira, tal o de um Sampaio Bruno e Fernando Pessoa e como todo o saudosismo, em especial o de Teixeira de Pascoaes, tambm ele de fundo sebastianista 22. Em toda essa produo se verifica uma concepo acrnica de tempo, a prevista ainda na Ilha dos Amores de Cames e Agostinho da Silva ou na ilha indescoberta de Pessoa. Tempo que no tempo da histria se no conta nem se pode contar, cuja viso intuvel no tempo que passa, quer pelo mito quer pela profecia, e se destina a antecipar no presente o pleroma de perfeies que trar o futuro.

Carta de Portugal
de Fernando lvaro Seco Biblioteca Nacional de Portugal Lisboa, Portugal

26

Manuel Cndido Pimentel

A formao do mito de Portugal, que importa reflectir, dado que iluminar tanto esta capacidade futurante do prprio mito quanto formar melhor o conhecimento das suas simblicas e constelaes imagticas, leva-nos idade ps-diluviana. O interlocutor grave que aqui ser chamado o j referido Ferno de Oliveira, de quem citarei algumas passagens pelo sabor literrio da sua escrita, que recua a Histria de Portugal a No, no podendo, como diz, retroceder mais, pois que com o Dilvio perecerem todas as memrias daquele tempo, pelo que no h como saber que gente morou em Portugal, nem como se chamava 23. O povoamento da Pennsula comeou com Tubal, neto de No, dois sculos aps o Dilvio. Aportou ao rio Sado, erguendo nas suas margens a actual Setbal (de Set, palavra armnia que designa assento ou o lugar onde a Arca de No estaqueou; Setbal assento de Tubal, porque nela teve Tubal o seu assento 24). Na oportunidade, Ferno de Oliveira discorre sobre a filologia mtica da Hespanha, como designativo geral para a Pennsula Ibrica, que inicialmente no se chamava tal, mas Tublia, porque a povoou Tubal 25, e Tubales os seus povos, para o que encontra apoio no livro de Flavius Josephus, De Antiquitate Judaica. (I, 6. 1). Do povoamento da Tublia datam os nomes das diversas provncias, como a do Alentejo, chamada Glia, que a povoaram os Galos, Galcia, por ser dos Galeses. Outras provncias se formaram: Lusitnia, Ibria, Celtibria. Porm, nenhum nome destes foi universal em toda esta terra que agora chamamos Hespanha. S o nome Hespria, que lhe depois puseram, porque est no ponente, onde aparece a estrela da vspera, parece que foi universal e serviu para toda a Hespanha. O nome da Pennsula , pois, Hespria, o pas do ponente, da estrela da vspera (aplicou-se tambm a Itlia), mas veio a ser substitudo por fora de uso por Hespanha, que era s a terra onde reinou um rei que havia nome de Hispan; o qual, segundo dizem, reinou na que agora chamam Andaluzia 26. A partir de Setbal, de que fizera Tubal seu assento, mandou este filhos e companheiros que povoassem outras terras peninsulares: Ibero povoou as margens do rio Ebro e chamou quelas terras Ibria; outro, as do rio Tejo, Alentejo e margens do Guadiana, que chamaram Glia (de Galos, companheiros de Tubal), para o que se apoia em Estrabo 27, e que posteriormente evolveu para Galcia ou Galcia, donde o nome Galiza, que ao tempo no

27

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

tinha a circunscrio geogrfica da actual, mas abrangia toda a terra do Tejo at os montes Pirinus 28. E Portugal? de linhagem antiqussima: O nome de Portugal [] fizeram os primeiros povoadores que povoaram Entre Douro e Minho e o puseram quela terra. 29: Havia muitos anos, muitos que os Galeses povoaram Entre Douro e Minho e lhe puseram nome Portugal, antes que Constantino o fizesse bispado no ano de Cristo de trezentos e trinta e tantos 30. Distingue como inconfundveis, e correctamente, Portugal e Lusitnia, reputando equvoca a sua identificao; o mesmo para Portugueses e Lusitanos. A Lusitnia no vem de Lysias, companheiro de Baco, nem seus habitantes so Lysadas 31, mas do nome de um rei, Luso, filho de Siceleu, que reinou na terra de Mrida. Lusitnia compreendia Mrida e estendia-se a Toledo e Serra Morena. Contava tambm Plasena e Salamanca: Quem, nas histrias, achar terras na Lusitnia, cuidar que tudo Portugal e confundir-se-, porque Portugal nunca l chegou. Os limites de Portugal no compreendem Mrida, nem tomam cousa alguma da Serra Morena, nem da Estremadura de Castela, nem beira de Plasena. E assim como Portugal mais recolhido, ficou tambm mais guardado das guerras e sujeio dos Romanos que a Lusitnia, porque na Lusitnia havia conventos e reis sujeitos e tributrios a Roma, e em Portugal no []. 32: O nome de Portugal [] comeou Entre Douro e Minho. 33 Vem a discutir a filologia de algumas cidades, como Lisboa mas recusa a filologia mtica que a associa fundao de Ulisses; no Olissipo, mas Polishyppo: cidade de cavalos 34, por ali haver procriao de equdeos , e a remontar a monarquia portuguesa a uma estirpe, cuja fidalguia identifica com os comeos da proto-histria peninsular, assim assinalando a antiguidade de Portugal e dos Portugueses sobre Castela e as outras provncias ibricas. A aluso de Ferno de Oliveira a Cames, patente na filologia de Lusitnia, que rejeita, refere-se certamente ao canto terceiro de Os Lusadas, em que Vasco da Gama, ao descrever a Europa e a localizao de Portugal, narra a histria dos Portugueses, descendentes do deus Luso, filho de Baco, a quem se deveria a fundao de Portugal. Mais incomum a rejeio da fundao mtica de Lisboa por Ulisses, de certo modo assegurada por Pompnio Mela, Gaio Jlio Solino e Marco Terncio Varro, fontes que devem ter estado na

28

Manuel Cndido Pimentel

origem da mesma atribuio na quinta estrofe do canto oitavo do poema de Cames. De todo o modo, Oliveira podia ter encontrado em Varro fundamento para a tese, j que este refere a fantstica reproduo de algumas guas, no Monte Tagro (provavelmente Monte Sacro, o actual Monsanto), que emprenham do vento. A historiografia de Ferno de Oliveira, que tem por objectivos ideolgicos a reivindicao da supremacia histrica de antiguidade de Portugal sobre Espanha, compreensveis no contexto da crise sucessria de 1580, anterior alcobacense, mas tem em comum com Frei Bernardo de Brito, e pelos mesmos propsitos, o recuo era ps-diluviana.

Frei Bernardo de Brito [retrato]


Biblioteca Nacional de Portugal Lisboa, Portugal

A Monarquia Lusitana constri-se em torno do intuito de derivar a monarquia de Portugal de avoengos, servindo-se, para tal, da mitologia clssica, de que Ferno de Oliveira se alheara por querer-se ater a uma histria mais concordante com o desiderato dos factos histricos, mas tambm, como este, dos relatos bblicos do Gnesis e do maravilhoso cristo, urdindo a prognie sagrada do povo portugus e seus monarcas, que confirmaria, e j nos pri-

29

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

mrdios de Portugal, a misso divina da sua posio no mundo. No mbito se compreende o Milagre de Ourique, relatado na Monarquia, tambm anteriormente na Crnica de Portugal de 1419, que seria mais tarde declarado crena falha de verdade, por Lus Antnio Verney, e uma fraude historiogrfica, por Alexandre Herculano. Este um primeiro estrato, e o mais longnquo, do mito de Portugal, para cujo complexo concorrem tambm as narrativas sobre Viriato e os Lusitanos nos primrdios da nao portuguesa, propostas para a radicao mtica do sentimento de nacionalidade na sua herica resistncia a Roma, espcie de antemanh da ptria lusa que faz de Viriato a figura nacional imediatamente anterior a D. Afonso Henriques e que inspirou significativamente uma epopeia da nacionalidade na nossa arte e literatura 35. O segundo estrato formado pelo ideal das Cruzadas. Portugal, desde a fundao da nacionalidade, apresenta-se aos olhos das ptrias como paladino veraz da f catlica no combate aos muulmanos, tanto na reconquista crist da Pennsula quanto na defesa da Terra Santa, pelo que o combate pela f seria, desde os incos da nao, uma Especial vocao dos Portugueses, escolhidos por Deus para expandir o Catolicismo pelos povos, como o comprovaria o milagre do aparecimento de Cristo em Ourique, a D. Afonso Henriques. Com os seus reis, realizariam os Portugueses um plano divino, destinado converso universal do gnero humano a Cristo. A predestinao do povo portugus anloga do povo escolhido de Israel povo santo para uma misso santa , o que informar o sebastianismo, que conserva os tributos do imaginrio messinico do judasmo. Se as Cruzadas agiram no plano mental e imaginrio dos Portugueses, agiram tambm na prtica ao transformarem o seu ideal em motor de aco, que esteve na origem da tomada de Ceuta (1415), o primeiro gesto imperialista de Portugal, nas campanhas no Norte de frica de D. Afonso V (1432- 1481), presente nos Prncipes de Avis e no esprito de D. Sebastio. O cruzadismo recebeu a crtica de Antero de Quental, nas Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares nos ltimos trs sculos, como uma das causas da decadncia de Portugal e de Espanha. O terceiro estrato do mito recebe influncia do conjunto de narrativas medievais designadas genericamente por matria da Bretanha, ciclo

30

Manuel Cndido Pimentel

breto ou ciclo do Graal. Um dos principais heris destas narrativas Artur, rei dos bretes e chefe da resistncia contra os anglo-saxes, que, ferido em batalha, levado um dia por um grupo de entidades protectoras para a ilha de Avalon, o pas da eterna juventude, de onde regressaria um dia. Artur torna-se a figura central de um ciclo novelesco, o ciclo da Tvola Redonda. volta de uma tvola redonda que substitui as mesas rectangulares, nas quais os convivas so dispostos segundo lugares hierrquicos que se sentam os cavaleiros em nmero de igualdade. Da corte arturiana partiro, afrontando perigos, em aventuras extraordinrias de que sairo vencedores. O mito arturiano acabou por ser contaminado por contedos religiosos e misturou-se com outro tipo de narrativas surgidas posteriormente e que acabaram por ser includas no ciclo breto. A demanda pelo Graal resulta de tal influncia. So trs as novelas que, com o ciclo da Tvalo Redonda, formam o ciclo Breto ou do Graal: o Livro de Jos de Aritmateia, a Demanda do Santo Graal e a Histria de Vespasiano. So as duas primeiras que merecem referncia, por terem infludo na cavalaria espiritual, nomeadamente a templria 36, e no sebastianismo portugus. O Livro de Jos de Aritmateia baseia-se num facto histrico, arquivado no texto escriturstico. Um homem rico de Aritmateia, de nome Jos, discpulo de Cristo, pediu a Pilatos o corpo de Jesus para sepult-lo. Quando se deu a ressurreio, Jos foi encarcerado pelos judeus, mas logo liberto por milagre. Tornou-se uma figura lendria: teria trazido de Jerusalm para um castelo encantado da Gr-Bretanha uma escudela, prato ou clice, o Graal, contendo o sangue de Cristo, identificado tambm com o clice da ltima Ceia. Estes temas religiosos seriam integrados no ciclo arturiano. A Demanda do Graal narra uma aventura em que participam os cavaleiros da Tvalo Redonda. Partem pelo mundo em busca do vaso sagrado que, em deslumbramento, lhes aparecera na vspera de Pentecostes. Para encontr-lo, passam por provaes e aventuras perigosas, por muitos sofrimentos, que estabelecem graus de purificao sucessivos at se tornarem dignos de receber o Graal, numa prova das mais altas virtudes, pelo que um dos aspectos a salientar na novela exactamente a do simbolismo da purificao. O mito arturiano do rei desejado, que um dia voltar das brumas de Avalon, identifica-se com o do jovem e infeliz rei portugus, desaparecido em

31

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

Alccer-Quibir. A interpretao mtica da histria dos Portugueses, considerada a Guerra Santa e a expanso proporcionada pelos Descobrimentos, descortinaria analogias com a aventura dos Cavaleiros da Tvola Redonda. Como estes, partem em demanda ou gesta do Graal da F, em luta pelo imprio de Cristo, dispersos pelos sete mares, conjugando com os cavaleiros arturianos o desejo de finalidade religiosa e sobrenatural que a todos inspira. O quarto estrato formado pelo milenarismo, com fonte no Apocalipse joanino. Actuou e tem actuado na nossa cultura, influindo no bandarrismo e, em particular, na Histria do Futuro do Padre Antnio Vieira. Desenvolveu-se a partir da concepo visionria e proftica de um monge calabrs do sculo XII, Joaquim de Fiore, que dividia a histria em trs grandes eras, segundo uma concepo trinitria e escatolgica: a era do Pai, governada pela lei da carne e expressa no texto veterotestamentrio; a era do Filho, ou da redeno e da salvao, governada pela lei da libertao; e a era do Esprito Santo, submetida a leis espirituais, que culminaria no fim dos tempos com a vinda do Anticristo. A derrota deste abriria um Milnio, ou seja, mil anos de paz, por alguns identificados com o Reino de Cristo e com a eternidade. A terceira era de Joaquim de Fiore tem relao, na cultura gnstica dos Portugueses, com a cidade celeste de Santo Agostinho e com a teoria dos imprios de Paulo Orsio o autor peninsular da Histria contra os Pagos , presenas importantes no providencialismo histrico, com marcas na nossa literatura e filosofia. Fiore exerce aberta influncia no Quinto Imprio, de Bandarra a Agostinho da Silva. A exposio do mito sebastianista ao milenarista d-lhe os contedos escatolgicos e salvficos. O quinto estrato formado pelo mito judaico do imprio universal, a ser fundado com a vinda do Messias. Liga-se ao estrato anterior e refora-lhe a soteriologia e a escatologia, dando ao sebastianismo a dimenso providencial e messinica. O mito judaico foi cristianizado pelas correntes esotricas do sebastianismo, confundindo-se com o Quinto Imprio, com as repercusses que se conhecem na Mensagem de Pessoa. O pensamento milenarista de Joaquim de Fiore e a ideia judaica do imprio justificado pelo Messias, ao serem deslocados para o mito sebastianista, enriquecem-no, advindo a D. Sebastio a estatura messinica que o converte no fundador do Quinto Imprio, sob qualquer que seja a forma sebstica que assuma a individual, como D. Joo IV e Sidnio Pais (em Vieira e Pessoa, respectivamente), ou a colectiva, como o prprio Povo portugus 37.

32

Manuel Cndido Pimentel

A matriz histrico-mitolgica do Quinto Imprio assimila-se instaurao do reino de Deus e a figura de D. Sebastio de Cristo, o Salvador. Tal como Cristo sofreu, morreu e ressuscitou, D. Sebastio padeceu em Quibir, morreu pelo povo e por ele haver de ressuscitar. Cristo e D. Sebastio so os ungidos do Senhor. A misso de que esto incumbidos universal: unir os povos sob um s gldio, um mando, uma s lei e uma nica crena, segundo, alis, a Escritura, que afirma: [] e haver um s rebanho e um s pastor. 38 O mito milenarista forneceu ainda uma outra base para a interpretao sebstica: a terceira era do Esprito Santo, tal como se relaciona com o Messias, relaciona-se igualmente com D. Sebastio. O sebastianismo torna-se um paracletismo. O Esprito Santo o Parclito, o Consolador, o que ilumina. D. Sebastio o iluminado e tem o dom redentor do Esprito: a consolao. Ele conduzir os Portugueses ao verdadeiro destino. Mas D. Sebastio ainda um rei jovem, desaparecido na flor da idade, to prximo da meninice, pelo que vem a contrair identidade com o Rei-menino, o Cristo-criana, Imperador do mundo. Obtemos assim uma transposio dos cultos do Esprito Santo, de-saparecidos h muito no Continente, com excepo da Festa dos Tabuleiros de Tomar, mas fortemente enraizados nos Aores. O Rei-menino recebe a coroa do Esprito Santo, smbolo do imperador, e o ceptro que simboliza o poder temporal e o espiritual, nele reunidos. O ritual que vemos hoje nestes cultos tem um antigo significado milenarista: a coroao do Rei-menino converte-o em fundador do reino de Deus, o Milnio ou o Quinto Imprio. O culto do Esprito Santo, que foi introduzido em Portugal pela rainha Santa Isabel de Arago, recebeu um forte influxo, j no aspecto teortico, da doutrina de Joaquim de Fiore.

O Menino Jesus Salvador do Mundo


Josefa de bidos 1673, leo sobre tela 95 x 116,5 cm Igreja Matriz de Cascais Cascais, Portugal

33

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

O enraizamento do culto do Esprito Santo na cultura dos Portugueses justifica parte singular da nossa tendncia especulativa e secular, na ateno que concede s virtualidades msticas e gnsticas da Terceira Pessoa da Trindade, iluminadoras das possibilidades de Portugal e seu Encoberto.

4. O dizer do mito
Cumpriu-se o Mar, e o Imprio se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!
FERNANDO PESSOA 39

O que diz o mito? Que a aco colectiva dos homens incondicionada, que h distncia efectiva entre o sonho e a realidade, para permitir por aquele a transformao desta. Se o mito de Portugal fundador da ptria e da nao, porque ele, dando coeso aos arqutipos fundamentais da nossa cultura, tambm motor da aco dos Portugueses no seu trajecto terrestre: prope o conhecimento da identidade cultural e o enraizamento de motivos, fautores do sentido que nos preenche e que inspira ou deve inspirar o ideal e a praxis. Nenhum povo pode viver sem a inspirao mtica de si prprio. Sempre sero falsas as Painel do Infante (do Polptico de S. Vicente) propostas que contradigam isso, tais os modeNuno Gonalves los crticos do positivismo, que nunca deixa207 x 128 cm Museu Nacional de Arte Antiga ram de exercer-se na nossa cultura desde o Lisboa, Portugal sculo XIX, e dos materialismos ideolgicos, que afinal no deixam de formigar na prpria aco os horizontes mticos que criticam: sociedade sem classes, providencialismo da matria, predeterminao de leis histricas, etc. A psicanlise, da tradio de Carl Gustav Jung, e, com ela, as antropologias do imaginrio, a fenomenologia do sagrado e as semnticas e semiticas do smbolo, que no visem o estudo cientfico dos arqutipos universais dos

34

Manuel Cndido Pimentel

povos para o conhecimento da plena riqueza da sua vida simblica como o fizeram, para Portugal, um Antnio Quadros, uma Dalila Pereira da Costa e um Gilbert Durand, que no contedo de um dos seus livros considerou ser Portugal um tesouro espiritual da Europa 40 , tambm o sociologismo de alguns e o historicismo hipercrtico de outros, zelosamente se colocam ao servio da desidentificao colectiva, operando na reduo da estatura cultural identitria pela peregrina ideia de que h que colocar exclusivamente um povo no cenrio temporal do mundo, quando ele no vive apenas no crculo da natureza, da sua vida biolgica e da circunstncia histrica. As propostas do pessimismo s podem oferecer modelos de inaco. Quem olhar para a histria de Portugal no pode negar que o seu mito forjou condies e realizou futuros. Mas pode a atitude reflexa deter-se nas contradies ntimas do passado e do presente para medir o caleidoscpio de possibilidades em aberto, quando mede o retrato das mitificaes para chamar a ateno para os obstculos e as incapacidades da aco, para insinuar o repto da responsabilidade, a necessidade de transformao e de repensar Portugal. Esto neste caso obras como O Labirinto da Saudade (1978), de Eduardo Loureno 41, e Portugal, Hoje: O medo de existir (2004), de Jos Gil 42, e pena que, do ltimo, no tivessem os responsveis pelo Pas aproveitado os benefcios do seu diagnstico recente para um debate desapaixonado sobre o nosso destino comum, e que apenas as suas ideias mais panfletrias ou sensacionalistas, sempre as sujeitas ao pr-conceito e compreenso precipitada, tivessem atrado os tablides e fossem joeiradas na televiso. Muitas vezes, a mediatizao constitui para as ideias uma forma subtil de adequ-las indiferena, embora nem sempre intencional nos comentadores: integra-as no quadro dos objectos comuns que circulam na opinio, mas duram, como estes, o breve tempo da vertigem informativa. No houve mais alm, to-s o ter ressoado na conscincia do portugus comum a terrvel frase de o medo de existir, sndroma de estar e paroxismo de juzo, quando era precisamente o contrrio, por tratar-se a obra de um apelo a existir. Os textos de Eduardo Loureno e Jos Gil integram-se nesse veio de tradio que remonta, num passado recente, ao iluminismo crtico de um Antnio Srgio e, remotamente, ao Antero de Quental das Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares nos ltimos trs sculos, num movimento para trs, che-

35

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

gando a Lus Antnio Verney. Diagnosticam, no contexto scio-poltico que o deles, os males da alma e da ptria portugueses. O valor que lhes dado reconhecer, como, em particular, para a ideia de decadncia de Verney Gerao de 70, advm da preocupao vital que desenham, de promover ou interferir na autognose dos Portugueses, sobre a qual j falei acima, embora os resultados possam vir a ser bem diferentes do proposto, como no caso de Jos Gil. necessrio ver que esta tradio, se a no quisermos confinar aos arraiais do pessimismo, impregna-se de geopoltica, de geossociologia e de geocultura, enquanto motivaes maiores do pensamento que nela agente e que anuncia aquelas reas como campos estratgicos de soluo para as realidades epocais e mentais do Portugal poltico, econmico, social e cultural. sintomatologia dos estados de Portugal, como campo hermenutico da histria ptria, sucede-se, no raro, a convico de que a histria pedagogia como no exemplo de Antnio Srgio , um instrumento de educao humanista 43 capaz de forjar espritos construtores do Futuro 44, embora para esta linha, e nas opes dos autores, o futuro no possua a carga mtica com que o interpretam as correntes que lhe so contrrias, cuja gnese se deve procurar no cadinho de insatisfaes intelectuais das geraes dos finais do sculo XIX e princpios do sculo XX (de Sampaio Bruno Renascena Portuguesa), que no deixando de propor solues estratgicas para o Pas nas reas indicadas, contudo no denegam a paideia do mito de Portugal e a sua carga imagtica propulsora de aco. Deve-se a Antero de Quental o ter afirmado que certa ideia de decadncia se encontra profetizada por Cames, em Os Lusadas: Era o futuro velado e lutuoso que o poeta entrevia num deslumbramento proftico. 45 A afirmao de 1872, mas enraza no texto das Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares nos ltimos trs sculos, escrito sensivelmente um ano antes daqueloutro e lido na tribuna que ento se formara: as Conferncias Democrticas do Casino lisbonense, que tiveram lugar na Primavera de 1871, e que tinham por objectivo agitar o meio intelectual da capital, abrindo um espao de debate e de reflexo sobre a vida portuguesa nos seus mltiplos aspectos 46. A conferncia de Antero, que aponta no Catolicismo tridentino, no Absolutismo e nas Conquistas as grandes causas da decadncia da Pennsula, cons-

36

Manuel Cndido Pimentel

titui uma espcie de paradigma da crtica de mentalidades que se lhe seguiu em Portugal, mormente aquela que se reivindicou na historiografia de Oliveira Martins, que, na Histria de Portugal (1878), apresenta o Portugal actual como uma sobrevivncia pstuma de um pas que morreu em 1580 47, se insinuou na fico de Ea de Queiroz e floresceu na mordacidade irnica at stira de As Farpas, deste e de Ramalho Ortigo, e acabou por transformar-se em documento de psicologia colectiva, abrindo o caminho para a analtica das patologias da nossa conscincia nacional, a que nem Pessoa foi alheio, como o no foi para a ideia de decadncia, nos seus retratos de Portugal e do homem portugus 48. O que fez Pessoa de diferente foi ter oposto ao vazio da decadncia o seu onirismo de regenerao nacional, inspirando-se nas tradies profticas de Por tugal e nos mitos lusadas, de algum modo partilhando dos ideais de revitalizao da nossa cultura propostos pela Renascena Portuguesa, atravs de Teixeira de Pascoaes, a cujo programa Srgio definitivamente se subtraiu. O esprito da Renascena no deixou de actuar nas geraes at ao dealbar do sculo XXI, manteve-se contrrio aos iderios da decadncia, Teixeira de Pascoaes [desenho] mas correspondendo, no plano histAntnio Carneiro In Fotobiografia, p. 118 rico-cultural, ao que a Gerao de 70 e as Conferncias do Casino formaram como desgnio: a agitao fecunda das inteligncias e a restaurao das possibilidades vitais dos portugueses. diferena dos intelectuais de 70, que assumem o pessimismo como atitude e o cepticismo como arma da crtica social, a Renascena Portuguesa firmou-se no propsito de demonstrar a originalidade do modo de ser e de estar dos Portugueses no mundo, posio que ficou suficientemente marcada em A Arte de Ser Portugus (1915) de Teixeira de Pascoaes, embora neste no convena a ideologia nacionalista da raa portuguesa, formada na melhor sntese peninsular dos ramos ria (Celtas, Gregos e Romanos) e semita

37

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

(rabes e Judeus) 49, que constitui um dos seus aspectos polmicos, tanto quanto a tese do moarabismo que Tefilo Braga, nos finais do sculo anterior, desenvolveu para explicar a diferena essencial entre ns e os outros povos ibricos 50. Concorde-se ou no, o facto que, no paralelo com as Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares de Antero, A Arte de Ser Portugus de Pascoaes rasgou caminho para uma nova avaliao do carcter portugus e para uma psicologia colectiva distinta da que saiu da Gerao de 70; estimulou obras futuras como O Enigma Portugus (1960) e o Ensaio de Psicologia Portuguesa (1971), de Francisco da Cunha Leo 51, onde, ao contrrio de uma psicologia ibrica supostamente uniforme que encontramos no ensaio de Antero, se d conta de uma psicologia diferenciada dos povos peninsulares, em particular o portugus. A influncia exercida pela Renascena Portuguesa no pode ser avaliada de forma simplista. A escalada de revitalizao programtica do que designou o gnio nacional esteve nas origens de um sopro criador que at hoje no foi interrompido, que moldou arte, literatura e filosofia, ainda as das correntes que lhe foram adversas ou que dela se apartaram. Uma espcie de regresso s fontes da nacionalidade, do nosso ser e da nossa literatura, foi o que foi o esprito da Renascena Portuguesa, inicialmente modelado pelo saudosismo sebastianista de Pascoaes, que conheceu, j na altura, a crtica e os seus crticos, mas que teve em si fora geratriz suficiente para admitir tanto o anti-sebastianismo como uma literatura e uma filosofia da saudade distintas do saudosismo do prprio Pascoaes. O optimismo nacionalizante da Renascena Portuguesa, que no incio do sculo XX em Portugal fez reflorescer o esprito do romantismo, radica na ideia da revitalizao da alma dos povos que influenciou o liberalismo e o prprio romantismo da primeira metade do sculo XIX. Mormente, a partir de 1820, o primeiro, e depois de 1825, o segundo, prolongaram o impulso de autognose de Portugal vindo do Iluminismo, que a Gerao de 70 52 e a Renascena, embora por apartados caminhos, receberam. Recorde-se a ateno de Almeida Garrett (1799-1854) s tradies e lendas medievais, como tambm Alexandre Herculano (1810-1867), o introdutor do romance histrico em Portugal, nas recolhas que empreenderam e a significativa influncia que as fontes histricas e literrias da nacionalidade tiveram na sua obra autoral e na ideia que formaram de Portugal.

38

Manuel Cndido Pimentel

Em Almeida Garrett e em Alexandre Herculano no vive o Portugal messinico, como no viver na Gerao de 70. O segundo antecipar mesmo o esquema anteriano das Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares, como recorda Antnio Jos Saraiva, observando as circunstncias deletrias remotas do estado de Portugal no absolutismo monrquico, no clero (assimilado Inquisio) e na mercantilizao vinda dos Descobrimentos 53; dirigir, como j acima disse, a mais fulgurante das crticas fraude historiogrfica do milagre de Ourique 54; e reinscrever Portugal na histria poltica, econmica e social. Almeida Garrett diferente, mas tambm nele a essncia imortal de Portugal soobra na resposta enigmtica mas pungida do romeiro de Frei Lus de Sousa (1843): Ningum! Rplica terrvel pergunta quem sois?, e que leva acentuao dramtica queles versos do episdio de Ins de Castro de Os Lusadas, que Madalena repetia no incio do primeiro acto: Naquele engano d'alma, ledo e cego, / que a fortuna no deixa durar muito 55 De toda a literatura sebastianista, esta passagem do romeiro de Garrett a mais trgica, porque coloca Portugal face a face com o possvel vazio de si mesmo ou at mesmo com o possvel do seu nada. No uma promessa de regresso, mas a constatao fctica e, por isso mesmo, tremenda de que a ltima nau que cantar Pessoa jamais voltar, o que, para as circunstncias da nossa memria contempornea, significaria a profecia de, morto com D. Sebastio o prprio imprio, ser o Portugal recente ningum a caminho da Europa.

Ins de Castro [escultura]


Jos Simes de Almeida Jnior, 1879 Mrmore, Altura 97,5 cm; Largura 42,8 cm; Palcio de Palmela (Procuradoria-Geral da Repblica) Lisboa, Portugal

A imagem do Portugal de Garrett tem equivalente na sua concepo de saudade, saudade negativa, saudade territorial por estar inscrita ou circunscrita aos palcios e jardins da memria, como fantasma obsidiante que se compraz, como no poema Cames (1825), no pungir de acerbo espinho que me est repassando o ntimo peito 56. a inveno de um Portugal que

39

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

existe na memria ou s por ela subsiste, para que as suas glrias tornem aos Portugueses menos speros os horizontes do futuro.

Almeida Garrett [retrato]


Biblioteca Nacional de Portugal Lisboa, Portugal

Este penhor de durao eterna da alma mtica de Portugal indica que o mito de Portugal, se subsiste no caminho que de Garrett nos leva Gerao de 70, recebe uma reinterpretao que o desvincula do transcendente e da transcendncia, no s porque a imanncia da memria torna fantstica a saudade do futuro como afasta a transcendncia do prprio movimento ascensional da saudade, movimento que obriga a conscincia a descer dos sales onde se compunge ao espao da vitria e da derrota, que o da aco e da histria A decadncia vive numa outra mitologia, a do espao memorial das glrias narradas no mito, da que Gerao de 70 seja to alheio o esprito da saudade, na mesma proporo da tendncia que vincula os seus pensadores insipincia do imanentismo, e no caso flagrante de um Antero. D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666), contemporneo de Antnio Vieira, na terceira Epanfora Amorosa, dizia da saudade ser parte do natural apetite da unio de todas as coisas amveis e semelhantes 57. Notava, assim, que h para a saudade movimento alm do simples estar saudoso, pelo que a saudade no soobra no passado nem no comprazimento do que

40

Manuel Cndido Pimentel

passado, mas contm em si um impulso amoroso para a unio das coisas que deseja. Esta definio essencialmente diferente da saudade negativa de Garrett e dos que pensam ser a saudade satisfao no amargo pungir. D. Francisco Manuel de Melo foi o primeiro que deu da saudade uma definio pelo impulso amoroso, que constitui, em verdade, a sua face criadora, a mesma que aflorou no saudosismo de Pascoaes, no criacionismo de Leonardo Coimbra, no sebastianismo daquele e no de Pessoa, e se props como saudade do futuro a lvaro Ribeiro. O amor, que no seja o da expresso narcsica, no pode rever-se na saudade negativa, por ser desta antagnico e por associar passado e presente ao xtase temporal do futuro. Foi o profetismo e o mito do sebastianismo que deram saudade a feio do saudosismo, mas este como aqueles no contm toda a saudade e a sua filosofia. Nunca, porm, na linha de D. Duarte, Antnio Vieira, Dom Francisco Manuel de Melo a Pascoaes e Leonardo, destes a lvaro Ribeiro e Afonso Botelho, operou o conceito exclusivo da saudade como memria ou a coincidncia de ambas, sequer o vaga-lume de uma saudade que remete para si como radical ensimesmamento. No este o ensinamento do sebastianismo, de Bandarra, D. Joo de Castro e Vieira at Agostinho da Silva, nem sequer a interpretao que o prprio sebastianismo tem formado do mito de Portugal. O exame atento do sebastianismo como a grande linha de fora de Mensagem de outra ordem. Esta nova viso da epopeia por tuguesa, que, segundo Fernando Pessoa, viria substituir a de Os Lusadas, de que seria Pessoa, poeta e cantor, o super-Cames de um supra-Portugal, alimenta-se de uma superao criadora do agir humano, motivada pelo movimento deste para a transcenso do real e para a transcendncia, entendendo-se o homem como um ser que no vive somente no lugar em que vive e com que vive. Aqui est toda a antropologia de Mensagem.

Fernando Pessoa
Almada Negreiros 1954, leo sobre tela 201 x 201 cm Museu da Cidade Cmara Municipal de Lisboa Portugal

41

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

certo que D. Sebastio divide e continua a confundir os espritos. Tem obsidiado pensadores, poetas e escritores, que vem na sua loucura herica um smbolo da decadncia da raa ou da grei (casos de Antero de Quental e Antnio Srgio) ou um smbolo salvfico e de esperana messinica de Portugal (de Vieira a Pessoa). Tambm em Antnio Nobre: El-Rei D. Sebastio o Desejado, que um dia redimir os portugueses e salvar Portugal: Esperai, esperai, Portugueses! / Que ele h-de vir, um dia!..., diz em Despedidas 58. Afonso Lopes Vieira, no seu Encoberto, termina o poema: Amanhece! Amanhece! O sol vem perto! 59. O Pascoaes de Verbo Escuro aponta-o visionariamente: ele, o rei da Saudade, coroado de estrelas, que regressa! 60, para, em Os Poetas Lusadas, chegar a definir o saudosismo nacional como uma forma de sebastianismo 61. Fernando Pessoa tem o rasgo do maior onirismo mito-imagtico e gentico que rivaliza com o de Pascoaes no quadro do sebastianismo. J em 1912, muitos anos antes da publicao de Mensagem, afirmava num artigo sobre A Nova Poesia Portuguesa, surgido no rgo do movimento da Renascena Portuguesa, A guia: E a nossa grande Raa partir em busca de uma ndia nova, que no existe no espao, em naus que so construdas daquilo que os sonhos so feitos. E o seu verdadeiro e supremo destino, de que a obra dos navegadores foi o obscuro e carnal antearremedo, realizar-se- divinamente. 62. A ndia nova da profecia onrica de Pessoa equivale-se ao Quinto Imprio de Vieira. O seu messianismo sebstico e visionrio est bem ilustrado no poema Memria do Presidente-Rei Sidnio Pais, que foi eleito presidente a 9 de Maio de 1918 e assassinado a 14 de Dezembro do mesmo ano 63. Na terceira parte, intitulada O Encoberto 64, condensa-se o simbolismo sebastianista: a figura de D. Sebastio, o Quinto Imprio, o Desejado, as Ilhas Afortunadas, o Encoberto, os avisos da volta de D. Sebastio pelo Bandarra, por Antnio Vieira e pelo prprio Pessoa, indo culminar no smbolo do nevoeiro com que se contrasta o Portugal de ora com o do Portugal da hora, que h-de cumprir-se no futuro. Cruzam-se no poema o potico e o proftico, o mstico e o mtico, a utopia e o sonho, a alegoria e a loucura registos, afinal, de um drama singular: o de Portugal presente a projectar-se em esperana futurista, numa redeno para l do tempo mundanal e do espao fsico, para um outro tempo e espa-

42

Manuel Cndido Pimentel

o outro que, por o no serem, so a ptria ideal do Esprito. A histria poemtica moldada em potncias de invisvel: no mito, na lenda iluminante, na sombra luminosa do nevoeiro que oculta a verdadeira realidade e o verdadeiro ser histrico de Portugal. So estes registos que fecundam e transformam a realidade pela promessa do que no h, que ser ou vir a ser: o sonho do Impossvel, a gesta do mistrio e o mistrio encarnando em verbos de futuro. A Mensagem o elogio de um Portugal itinerante em busca de uma razo que se mede pelo mistrio. Portugal desvendador de mundos e deles o dominador. Descoberta e dominao que no so motivadas pela nsia de riqueza, de fausto e de poder (Agostinho da Silva di-lo-ia como advertncia ao Portugal de hoje, o europeu), como encontrmos pronunciado em Herculano e nas Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares para o passado de Portugal, mas pela nsia insacivel de Absoluto, vivida mesmo em termos dilemticos de vida e de morte, de tudo e de nada: Porque do portugus, pai de amplos mares, / Querer, poder s isto: / O inteiro mar, ou a orla v desfeita / O todo, ou o seu nada. 65 O intuito pico e herico de Mensagem vive e v, na gesta dos Portugueses, a capacidade sacrificial do seu ser histrico, algo que comum com a viso de Os Lusadas. Mas o poema pessoano tem uma tragicidade Adamastor [azulejo] ntima que no existe no camoniano: Sabina Direitinho AME-ART/Galerie Mile-End a sua tragdia a tragdia de um PorMontral (Qubec) tugal no cumprido ainda, em que os heris so alcanados desde dentro pelo fado da infelicidade, da insatisfao e da tristeza, que os faz projectar no futuro os raios de uma esperana inconcreta. Os heris de Cames sacrificam-se, mas agem no plano concreto de uma fama que lhes reconhecida, que depois do sacrifcio e da luta recebem a recompensa da beatitude e da contemplao da felicidade na Ilha dos Amores. O trgico em Mensagem, mas um trgico que no tem o teor aniquilante da pea de Garrett, s redimido no plano da profecia. Sabe-se de

43

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

f e de crena que Portugal se h de cumprir, como recorda noutra parte: lenha s a Realidade: / A f a chama. 66 Visiona-se o regresso do Encoberto, um novo verbo ocidental / Encarnado em herosmo e glria, que vir, para l de todos os desmentidos, Precursor do que no sabemos, / Passado de um futuro a abrir 67. A releitura do mito de Portugal em Mensagem, expressa no seu misticismo simbolista, representa a mais alta manifestao do sebastianismo portugus e a altura maximamente subjectiva a que a viso sebstica da Histria de Portugal foi capaz de elevar-se. Para ela reflui todo o passado proftico, antes de Ourique e depois do Bandarra, consubstanciando-se na viso do poeta-profeta Fernando Pessoa, que sente, ressente e experiencia os trabalhos e os dias, as alegrias e as dores que o Imprio a Portugal custou, Portugal que cruzou os mares, mar portugus por sofrimento e lgrima chorada. Pessoa foi intrprete da histria nacional, do seu passado como do seu destino, da sua glria e do futuro embrumado. O drama do povo tenaz e herico, que rivaliza com os semideuses da Histria Trgico-Martima Grcia Antiga, est suficienteVieira da Silva 1944, leo sobre tela 81,5 x 100 cm mente retratado no MonstrenMuseu do Centro de Arte Moderna Lisboa, Portugal go 68. Preenche-lhe o peito a vontade nacional que se perpetua como eco no ideal sebstico do regresso do rei, que vir, no importa quando ou como, mas vir, pela candura da crena, do ideal que no expira e pela saudade, tal o dissera j Antnio Nobre, outra das vozes do nosso profetismo: Vir, um dia, carregado de oiros, Marfins e pratas que do cu herdou, O Rei menino que se foi aos moiros, Que se foi aos moiros e ainda no voltou 69.

44

Manuel Cndido Pimentel

Notas
Fernando Pessoa, Mensagem, in Obras de Fernando Pessoa, introduo, organizao, biobibliografia e notas de Antnio Quadros e Dalila Pereira da Costa, vol. I, Porto, Lello & Irmo Editores, 1986, p. 1146. A oposio clssica entre mythos e logos no existiria se no fosse operada pela oposio entre a conscincia mtica e a conscincia racional do mundo. Sabemos hoje quo problemtica a tese do pensamento pr-lgico que Lvy-Bruhl (La mentalit primitive, 1922) sustentou e que recebeu a ampla crtica de Lvi-Strauss em La pense sauvage (1962). Antnio Jos Saraiva, As pocas da Cultura Portuguesa, in A Cultura em Portugal: Teoria e Histria, I, Lisboa, Gradiva, s.d. [1994], p. 112.
4 3 2 1

Cf. Crnica de Portugal de 1419, edio crtica de Adelino de Almeida Calado, Aveiro, Universidade de Aveiro, 1998, pp. 22-23.

Ferno de Oliveira, Histria de Portugal, in Jos Eduardo Franco, O Mito de Portugal: A primeira Histria de Portugal e a sua funo poltica, Lisboa, Roma Editora e Fundao Maria Manuela e Vasco de Albuquerque dOrey, 2000, pp. 349-494 (editada como anexo, com transcrio, actualizao e anotao crtica do organizador). Com interesse para o tema, alm da Monarquia Lusitana (conheceu reedio: Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2004), Frei Bernardo de Brito escreveu ainda Geographia Antiga de Lusytania (Alcobaa, Antonio Aluarez, 1597), Primeyra parte da Chronica de Cister: Onde se contam as cousas principais desta religiam com muytas antiguidades, assi do Reyno de Portugal como de outros muytos da christandade (Lisboa, Pedro Crasbeek, 1602) e Elogios dos Reis de Portugal com os mais verdadeiros retratos que se pudera achar (Lisboa, Pedro Crasbeeck, 1603).
7 6

As partes da autoria de Frei Antnio Brando foram reeditadas por A. da Silva Rgo (Lisboa, 1973). Posteriormente: Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2000.

Cf. Frei Antnio Brando, Monarquia Lusitana, parte III, edio de A. da Silva Rego, op. cit., cap. III, p. 127. O documento foi publicado antes, na reimpresso dos Dilogos de Vria Histria, de Pedro Mariz (Lisboa, Officina de Antonio de Mariz, 1597); posteriormente reproduzido, em 1602, na Crnica de Cister, de Frei Bernardo de Brito, op. cit. No se pode, hoje, fingir a ausncia da histria do pensamento filosfico de Portugal depois da publicao, pela Editorial Caminho, entre 1999 e 2004, dos cinco volumes da Histria do Pensamento Filosfico Portugus, das origens actualidade, da direco de Pedro Calafate e com vasto contributo de investigadores, que teve o reconhecimento da comunidade nacional e internacional, confirmado na recepo que dela fizeram revistas cientficas de insuspeito mrito. Com a Histria se encerrou a vexata quaestio, que apenas permanece para os desfasados da cultura e da actividade editorial portuguesas.
10 11 12 9

Fernando Pessoa, Livro do Desassossego, in Obras de Fernando Pessoa, II, op. cit., p. 573. Idem, Mensagem, ibidem, I, p. 1164.

Para mais amplo estudo da mitogenia no Estado Novo: Srgio Campos Matos, Histria, Mitologia, Imaginrio Nacional: A Histria nos Cursos dos Liceus (1895-1939), Lisboa, Livros Horizonte, 1990.

45

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

13

Amndio Silva e Pedro Agostinho (orgs.), Presena de Agostinho da Silva no Brasil, I, Rio de Janeiro, Edies Casa de Rui Barbosa, 2007, p. 280.

14

Agostinho da Silva, Pensamento Solta, in Textos e Ensaios Filosficos, II, Lisboa, ncora Editora, 1999, p. 156.

Cf. Manuel Cndido Pimentel, Agostinho na Ilha dos Amores, in AA. VV., Agostinho da Silva e o Pensamento Luso-Brasileiro, organizao de Renato Epifnio, Lisboa, ncora Editora, 2006, pp. 127-133.
16

15

Sampaio Bruno, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa, Leonardo Coimbra, Jos Marinho, lvaro Ribeiro, Antnio Quadros, Afonso Botelho, Agostinho da Silva, Antnio Braz Teixeira, entre outros. Afonso Botelho, Da Saudade ao Saudosismo, Lisboa, ICALP, 1990, p. 136. Fernando Pessoa, Mensagem, op. cit., p. 1160.

17 18 19

Lus de Cames, Os Lusadas, edio organizada por Emanuel Paulo Ramos, Porto, Porto Editora, 2003, p. 355.
20 21 22

Fernando Pessoa, Mensagem, op. cit., p. 1160. Fernando Pessoa, ibidem.

claro que nem toda a filosofia portuguesa sebastianista ou saudosista; nem toda a saudade sebastianista ou saudosista Pascoaes. Mas o que fica lquido do que digo que nenhuma filosofia admitindo-a, e assim , como a altura mxima de desenvolvimento de uma cultura pode, pensando o que pensa pela lngua no pas em que nasce, ignorar a cultura nativa e, nesta, a aurfera constelao dos seus smbolos. Ferno de Oliveira, Histria de Portugal, op. cit., p. 351. Idem, ibidem, pp. 351-352. Ibidem, p. 352. Ibidem. Ibidem, p. 354. Ibidem. Ibidem, p. 355. Ibidem. Ibidem, p. 356. Ibidem, p. 357. Ibidem, p. 368. Ibidem, pp. 359 e ss.

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

Por exemplo: Bras Garcia de Mascarenhas, Viriato Trgico [poema herico], Coimbra, Officina de Antonio Simoens, Impressor da Universidade, 1699; Tefilo Braga, Viriatho: Narrativa epo-histrica [romance], Porto, Chardron, 1904; Joo Aguiar, A voz dos Deuses: Memrias de um companheiro de armas de Viriato [romance], Lisboa, Perspectivas & Realidades, 19856; Diogo Freitas do Amaral, Viriato [teatro], Lisboa, Bertrand, 2003. Sobre os Templrios h vastssima bibliografia, nem sempre, em rigor, histrica, mas cru-

36

46

Manuel Cndido Pimentel

zando os registos da gnose, do simbolismo esotrico e das tradies mito-mgicas. Cf. Paulo Alexandre Louo, Os Templrios na Formao de Portugal, Lisboa, Esquilo, 20015; Jos Manuel Caplo, Portugal Templrio: Relao e sucesso dos seus Mestres (1124-1314), Lisboa, Aron, 2003; AA. VV., Os Templrios, o Esprito Santo e a Idade de ouro: Encontros Internacionais de Tomar, organizao de Manuel Breda Simes, Lisboa, squilo, 2005; Manuel J. Gandra, Templrios e Templarismo na Literatura Portuguesa e traduzida para portugus (sculo XIV 2006), s.l. [Mafra], Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simblica, 2007. De entre a quase incalculvel bibliografia activa, assinalam-se algumas obras que possam contribuir para uma introduo ao sebastianismo: Antnio Quadros, Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista, Lisboa, Guimares Editores, 1982, 2 vols.; J. Lcio de Azevedo, A Evoluo do Sebastianismo, Lisboa, Presena, 1984; Jacqueline Hermann, No Reino do Desejado: A construo do sebastianismo em Portugal, sculos XVI e XVII, So Paulo, Companhia das Letras, 1998; Manuel J. Gandra, Joaquim de Fiore: Joaquimismo e esperana sebstica, Lisboa, Fundao Lusada, 1999; e AA.VV., O Sebastianismo: Poltica, doutrina e mito (scs. XVI-XIX), Actas do Colquio O Sebastianismo, coordenao de Manuela Mendona, Lisboa, Colibri e Academia Portuguesa de Histria, 2004.
38 39 40 37

Jo, 10, 16. Fernando Pessoa, Mensagem, op. cit., p. 1154.

Portugal: Tesouro Espiritual da Europa, Lisboa, squilo, 2008. Do mesmo autor: Imagens e Reflexos do Imaginrio Portugus, traduo de Cristina Proena, Lisboa, Hugin, 1997. Como mais significativos, de Antnio Quadros, A Ideia de Portugal na Literatura Portuguesa dos ltimos Cem Anos, Lisboa, Fundao Lusada, 1989, Portugal: Razo e Mistrio, Lisboa, Guimares Editores, 19882, e Memria das Origens, Saudades do Futuro: Valores, mitos, arqutipos, ideias, Mem Martins, Europa-Amrica, 1992; de Dalila Pereira da Costa, A Nau e o Graal, Porto, Lello & Irmo, Editores, 1978, e Da Serpente Imaculada, Porto, Lello & Irmo, Editores, 1984.
41

Eduardo Loureno, O Labirinto da Saudade: Psicanlise mtica do destino portugus, Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1978. Jos Gil, Portugal, Hoje: O medo de existir, Lisboa, Relgio dgua, 2004.

42 43

Antnio Srgio, Breve Interpretao da Histria de Portugal, Lisboa, Clssicos S da Costa, 19777 [foi publicada pela primeira vez em Espanha, em 1929, pela Editorial Labor, numa traduo de Juan Moneva y Puyol, com o ttulo mais genrico de Histria de Portugal].
44 45

Idem, ibidem, p. 1.

Antero de Quental, Consideraes sobre a Filosofia da Histria Literria Portuguesa: A propsito de alguns livros recentes, in Prosas, II, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1926, p. 232. Na folha volante assinada pelos promotores (Adolfo Coelho, Antero de Quental, Augusto Soromenho, Augusto Fuschini, Ea de Queiroz, Germano Vieira Meireles, Guilherme de Azevedo, Jaime Batalha Reis, J. P. Oliveira Martins, Manuel de Arriaga, Salomo Saragga e Tefilo Braga), lia-se: Abrir uma tribuna, onde tenham voz as ideias e os trabalhos que caracterizam este momento do sculo, preocupando-nos sobretudo com a transformao social, moral e poltica dos povos; / Ligar Portugal com o movimento moderno, fazendo-o assim
46

47

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

nutrir-se dos elementos vitais de que vive a humanidade civilizada; / Procurar adquirir a conscincia dos factos que nos rodeiam, na Europa; / Agitar na opinio pblica as grandes questes da Filosofia e da Cincia moderna; / Estudar as condies da transformao poltica, econmica e religiosa da sociedade portuguesa []. (in Antero de Quental, Prosas Scio-Polticas, publicadas e apresentadas por Joel Serro, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1982, pp. 253-254. Substitumos os pargrafos pelo smbolo /.)
47 48 49 50

Antnio Jos Saraiva, A Cultura em Portugal, I, Lisboa, Gradiva, 1994, p. 116. Cf. Fernando Pessoa, Obras de Fernando Pessoa, op. cit., III, pp. 539 e ss. Cf. Teixeira de Pascoaes, A Arte de Ser Portugus, Roger Delraux, 1978, p. 74.

F-lo em A Ptria Portuguesa: O Territrio e a Raa, Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chandron, 1894. Francisco da Cunha Leo, O Enigma Portugus, Lisboa, Guimares Editores, 1960; Ensaio de Psicologia Portuguesa, Lisboa, Guimares Editores, 1971.
52 O trabalho exemplar, criticvel embora nos aspectos metodolgicos, de Tefilo Braga, que percorreu crenas, tradies, costumes, lendas e literatura, afirma-o como um dos imorredouros pares de 70 que mais contribuiu para a inventariao das nossas fontes medievais e populares. 53 54 51

Antnio Jos Saraiva, A Cultura em Portugal, op. cit., I, p. 115.

Entre 1846, data de publicao de Histria de Portugal (Lisboa, Viva Bertrand e Filhos), onde Herculano avana com a tese da fraude historiogrfica de Ourique, e 1849, foi o historiador alvo de crticas em que intervieram, entre outros, Antnio Lcio Magessi Tavares (Demonstrao Histrica e Documentada da Appario de Christo nos Campos de Ourique, contra a Opinio do Sr. Alexandre Herculano, Lisboa, Imprensa Lusitana, 1846) e Jos Diogo da Fonseca Pereira (O Primeiro Tomo da Histria de Portugal por Alexandre Herculano considerado em relao ao Juramento dAffonso Henriques, Lisboa, Lisboa, Typ. de P. A. Borges, 1847. Em 1850, o historiador quebrou o silncio e fez publicar Eu e o Clero: Carta ao Em.mo Cardeal-Patriarcha (Lisboa, Imprensa Nacional). Defendeu-se e apurou a tese da fraude. Para esta polmica, so importantes as cartas que dirigiu a um dos principais opositores: Solemnia Verba: Cartas ao senhor A. L. Magessi Tavares sobre a questo actual entre a verdade e uma parte do clero ( Lisboa, Imprensa Nacional, 1850). Para uma avaliao das posies historiogrficas de Alexandre Herculano, alm da Histria de Portugal: Opsculos, organizao de Jorge Custdio e Jos Manuel Garcia, Lisboa, 1983-88, 6 vols., e Cartas, Lisboa, 1914. No curso da polmica, outros intervieram, como Francisco Recreio, A Batalha de Ourique e a Histria de Portugal de A. Herculano: Contraposio crtico-histrica (Lisboa, Typ. G. M. Martins, 1854-1856, 6 partes). muita vasta a bibliografia sobre o milagre de Ourique, autntica paixo nacional. Para uma posio do problema: Lus Filipe Lindley Sintra, Sobre a Formao e Evoluo da Lenda de Ourique, Lisboa, Separata da Miscelnea de Estudos em Honra do Prof. Hernni Cidade, Lisboa, 1957; Antnio Manuel Couto Viana, O Milagre de Ourique, Servio de Publicaes da M. P., 1959; Aires Augusto Nascimento, O Milagre de Ourique num Texto Latino-medieval de 1416, Lisboa, Faculdade de Letras, 1978 (Separata da Revista da Faculdade de Letras, 4a srie, 2); Isabel Carvalho Buescu, O Milagre de Ourique e a Histria de Portugal de Alexandre Herculano : Uma polmica oitocentista, Lisboa, Instituto

48

Manuel Cndido Pimentel

Nacional de Investigao Cientifica, 1987; Joaquim Domingues, De Ourique ao Quinto Imprio: para uma filosofia da cultura portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2002; e Manuel J. Gandra, A Cristofania de Ourique: Mito e profecia, Lisboa, Fundao Lusada, 2002.
55

Sobre o drama de Ins de Castro e o amor que a uniu a D. Pedro I se construiu uma vasta bibliografia, da literatura popular filosofia, do sculo XIV actualidade, com repercusses na literatura europeia. Ins e Pedro so figuras da saudade insatisfeita e do amor eterno que vence a morte. Nada lhe falta: o assassnio, a crueldade, o sacrifcio, a injustia e a justia, a paixo carnal e espiritual, a promessa da continuidade do amor alm do tempo, constituem o ncleo fundamental que permitiu ao inconsciente colectivo conceber o mito da supervivncia do amor. Almeida Garrett, Cames, Paris, Livraria Nacional Estrangeira, 1825, p. 1.

56 57

D. Francisco Manuel de Melo, Epanaphoras de Varia Historia Portuguesa: A El Rey Nosso Senhor D. Afonso VI: Em cinco relaoens de sucessos pertencentes a este Reyno: que contem negocios publicos, politicos, tragicos, amorosos, belicos, triunfantes, Lisboa, Officina de Henrique Valente de Oliveira, 1660, p. 291. Actualizmos a ortografia na citao.
58 59 60 61 62

Antnio Nobre, Despedidas, Porto, Imprensa Moderna, 19453, p. 115. Afonso Lopes Vieira, O Encoberto, Lisboa, Viuva Tavares Cardoso, 1905, p. Teixeira de Pascoaes, Verbo Escuro, 1914, p. Idem, Os Poetas Lusadas, Porto, Tip. Costa Carregal, 1919.

Fernando Pessoa, A Nova Poesia Portuguesa, in Obras de Fernando Pessoa, op. cit., II, pp. 1194-1195. Cf. idem, Obras de Fernando Pessoa, op. cit., I, pp. 1171-1179. Ibidem, pp. 1161-1168. Ibidem, p. 1151. Ibidem, Memria do Presidente-Rei Sidnio Pais, ibidem, p. 1174. Ibidem, p. 1179. Ibidem, p. 1156 Antnio Nobre, Despedidas, op. cit., p. 114.

63 64 65 66 67 68 69

Bibliografia
AA.VV., Histria do Pensamento Filosco Portugus, direco de Pedro Calafate, Lisboa, Editorial Caminho, 1999-2004. ________, Os Templrios, o Esprito Santo e a Idade de ouro: Encontros Internacionais de Tomar, organizao de Manuel Breda Simes, Lisboa, squilo, 2005. ________, O Sebastianismo: Poltica, doutrina e mito (scs. XVI-XIX), Actas do Colquio O Sebastianismo, coordenao de Manuela Mendona, Lisboa, Colibri e Academia Portuguesa de Histria, 2004.

49

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

AGUIAR, Joo, A voz dos Deuses: Memrias de um companheiro de armas de Viriato [romance], Lisboa, Perspectivas & Realidades, 19856. AMARAL, Diogo Freitas do, Viriato [teatro], Lisboa, Bertrand, 2003. AZEVEDO, J. Lcio de, A Evoluo do Sebastianismo, Lisboa, Presena, 1984. BOTELHO, Afonso, Da Saudade ao Saudosismo, Lisboa, ICALP, 1990. BRAGA, Tefilo, A Ptria Portuguesa: O Territrio e a Raa, Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chandron, 1894. ________, Viriatho: Narrativa epo-histrica [romance], Porto, Chardron, 1904. BRANDO, Frei Antnio, Monarquia Lusitana, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2000. BRITO, Frei Bernardo de, Elogios dos Reis de Portugal com os mais verdadeiros retratos que se pudera achar, Lisboa, Pedro Crasbeeck, 1603. ________, Geographia Antiga de Lusytania, Alcobaa, Antonio Aluarez, 1597. ________, Monarquia Lusitana, Imprensa NacionalCasa da Moeda, 2004. ________, Primeyra parte da Chronica de Cister: Onde se contam as cousas principais desta religiam com muytas antiguidades, assi do Reyno de Portugal como de outros muytos da christandade, Lisboa, Pedro Crasbeek, 1602. BUESCU, Ana Isabel, O Milagre de Ourique e a Histria de Portugal de Alexandre Herculano: Uma polmica oitocentista, Lisboa, Instituto Nacional de Investigao Cientifica, 1987. CALAFATE, Pedro (org.), Portugal como Problema, Lisboa, Fundao Luso-Americana e Pblico, 2006. CAMES, Lus de, Os Lusadas, edio organizada por Emanuel Paulo Ramos, Porto, Porto Editora, 2003. CAPLO, Jos Manuel, Portugal Templrio: Relao e sucesso dos seus Mestres (11241314), Lisboa, Aron, 2003. COSTA, Dalila Pereira da, A Nau e o Graal, Porto, Lello & Irmo, Editores, 1978. ________, Da Serpente Imaculada, Porto, Lello & Irmo, Editores, 1984. Crnica de Portugal de 1419, edio crtica de Adelino de Almeida Calado, Aveiro, Universidade de Aveiro, 1998. DOMINGUES, Joaquim, De Ourique ao Quinto Imprio: Para uma losoa da cultura portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2002. DURAND, Gilbert, Imagens e Reexos do Imaginrio Portugus, traduo de Cristina Proena, Lisboa, Hugin, 1997. ________, Portugal: Tesouro Espiritual da Europa, Lisboa, squilo, 2008. GANDRA, Manuel J., A Cristofania de Ourique: Mito e profecia, Lisboa, Fundao Lusada, 2002. ________, Joaquim de Fiore: Joaquimismo e esperana sebstica, Lisboa, Fundao Lusada, 1999. ________, Templrios e Templarismo na Literatura Portuguesa e traduzida para portugus (sculo XIV - 2006), s.l. [Mafra], Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simblica, 2007.

50

Manuel Cndido Pimentel

GARRETT, Almeida, Cames, Paris, Livraria Nacional Estrangeira, 1825. GIL, Jos, Portugal, Hoje: O medo de existir, Lisboa, Relgio dgua, 2004. HERCULANO, Alexandre, Cartas, Lisboa, Aillaud, 1914. ________, Eu e o Clero: Carta ao Em.mo Cardeal-Patriarcha, Lisboa, Imprensa Nacional, 1850. ________, Histria de Portugal: Opsculos, organizao de Jorge Custdio e Jos Manuel Garcia, Lisboa, 1983-88, 6 vols. ________, Solemnia Verba: Cartas ao senhor A. L. Magessi Tavares sobre a questo actual entre a verdade e uma parte do clero, Lisboa, Imprensa Nacional, 1850. HERMANN, Jacqueline, No Reino do Desejado: A construo do sebastianismo em Portugal, sculos XVI e XVII, So Paulo, Companhia das Letras, 1998. LEO, Francisco da Cunha, Ensaio de Psicologia Portuguesa, Lisboa, Guimares Editores, 1971. ________, O Enigma Portugus, Lisboa, Guimares Editores, 1960. LVI-STRAUSS, La pense sauvage, Paris, Plon, 1962. LVY-BRUHL, La mentalit primitive, Paris, Flix Alcan, 1922. LOUO, Paulo Alexandre, Os Templrios na Formao de Portugal, Lisboa, Esquilo, 20015. LOURENO, Eduardo, O Labirinto da Saudade: Psicanlise mtica do destino portugus, Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1978. MARIZ, Pedro, Dilogos de Vria Histria, Lisboa, Officina de Antonio de Mariz, 1597. MASCARENHAS, Bras Garcia de, Viriato Trgico [poema herico], Coimbra, Officina de Antonio Simoens, Impressor da Universidade, 1699. MATOS, Srgio Campos, Histria, Mitologia, Imaginrio Nacional: A Histria nos Cursos dos Liceus (1895-1939), Lisboa, Livros Horizonte, 1990. MELO, D. Francisco Manuel de, Epanaphoras de Varia Historia Portuguesa: A El Rey Nosso Senhor D. Afonso VI: Em cinco relaoens de sucessos pertencentes a este Reyno: que contem negocios publicos, politicos, tragicos, amorosos, belicos, triunfantes, Lisboa, Officina de Henrique Valente de Oliveira, 1660. NASCIMENTO, Aires Augusto, O Milagre de Ourique num Texto Latino-medieval de 1416, Lisboa, Faculdade de Letras, 1978 (Separata da Revista da Faculdade de Letras, 4a srie, 2). NOBRE, Antnio, Despedidas, Porto, Imprensa Moderna, 19453. OLIVEIRA, Ferno de, Histria de Portugal, in Jos Eduardo Franco, O Mito de Portugal: A primeira Histria de Portugal e a sua funo poltica, Lisboa, Roma Editora e Fundao Maria Manuela e Vasco de Albuquerque dOrey, 2000, pp. 349-494 (editada como anexo, com transcrio, actualizao e anotao crtica do organizador). PASCOAES, Teixeira de, A Arte de Ser Portugus, Lisboa, Roger Delraux, 1978. ________, Os Poetas Lusadas, Porto, Tip. Costa Carregal, 1919.

51

I O MITO DE PORTUGAL NAS SUAS RAZES CULTURAIS

________, Verbo Escuro, Porto, Renascena Portuguesa, 1914. PEREIRA, Jos Diogo da Fonseca, O Primeiro Tomo da Histria de Portugal por Alexandre Herculano considerado em relao ao Juramento dAffonso Henriques, Lisboa, Typ. de P. A. Borges, 1847. PESSOA, Fernando, Obras de Fernando Pessoa, introduo, organizao, biobibliografia e notas de Antnio Quadros e Dalila Pereira da Costa, Porto, Lello & Irmo Editores, 1986, 3 vols. PIMENTEL, Manuel Cndido, Agostinho na Ilha dos Amores, in AA. VV., Agostinho da Silva e o Pensamento Luso-Brasileiro, organizao de Renato Epifnio, Lisboa, ncora Editora, 2006, pp. 127-133. QUADROS, Antnio, A Ideia de Portugal na Literatura Portuguesa dos ltimos Cem Anos, Lisboa, Fundao Lusada, 1989. ________, Memria das Origens, Saudades do Futuro: Valores, mitos, arqutipos, ideias, Mem Martins, Europa-Amrica, 1992. ________, Poesia e Filosoa do Mito Sebastianista, Lisboa, Guimares Editores, 1982, 2 vols. ________, Portugal: Razo e Mistrio, Lisboa, Guimares Editores, 19882. QUENTAL, Antero de, Prosas Scio-Polticas, publicadas e apresentadas por Joel Serro, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1982. ________, Prosas, II, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1926. RECREIO, Francisco, A Batalha de Ourique e a Histria de Portugal de A. Herculano: Contraposio crtico-histrica, Lisboa, Typ. G. M. Martins, 1854-1856, 6 partes. SARAIVA, Antnio Jos, A Cultura em Portugal, Lisboa, Gradiva, 1991-1994, 2 vols. SRGIO, Antnio, Breve Interpretao da Histria de Portugal, Lisboa, Clssicos S da Costa, 19777. SILVA, Agostinho da, Textos e Ensaios Filoscos, II, Lisboa, ncora Editora, 1999. SILVA, Amndio e Agostinho, Pedro (orgs.), Presena de Agostinho da Silva no Brasil, I, Rio de Janeiro, Edies Casa de Rui Barbosa, 2007. SINTRA, Lus Filipe Lindley, Sobre a Formao e Evoluo da Lenda de Ourique, Lisboa, Separata da Miscelnea de Estudos em Honra do Prof. Hernni Cidade, Lisboa, 1957. TAVARES, Antnio Lcio Magessi, Demonstrao Histrica e Documentada da Appario de Christo nos Campos de Ourique, contra a Opinio do Sr. Alexandre Herculano, Lisboa, Imprensa Lusitana, 1846. VIANA, Antnio Manuel Couto, O Milagre de Ourique, Servio de Publicaes da M. P., 1959. VIEIRA, Afonso Lopes, O Encoberto, Lisboa, Viuva Tavares Cardoso, 1905.

52

Das könnte Ihnen auch gefallen