Sie sind auf Seite 1von 1

Princpios do Direito Civil:

Personalismo tico: exige o reconhecimento originrio e inerente da personalidade, da igualdade e paridade de todas as pessoas, da sua liberdade e dignidade. Exige que o ser humano seja visto como pessoa. Dessa forma, repugna atitudes como a pena de morte, a escravido e a tortura. balanceado pelo princpio do bem comum, em que o interesse da sociedade ganha extrema relevncia. Diante disso, no se deixa o personalismo partir para um egosmo, e, com o bem comum, constri-se a ideia de heteronomia.

Princpio da autonomia: a liberdade que as pessoas tem de se regerem e vincularem a si prprias, umas perante as outras, de prometerem e se comprometerem. Em sentido amplo, a autonomia excede o campo do Direito Civil e at o do Direito Pblico, e abrange o conceito de autodeterminao no DIP. Num sentido amplo, a autonomia o poder que as pessoas tem de se dar leis a si prprias e de se reger por elas. Num sentido restrito, a autonomia privada pressupe um espao de liberdade em que as pessoas comuns podem reger os seus interesses entre si, como entenderem, atravs da celebrao de negcios jurdicos ou de contratos e do exerccio de direitos subjetivos, sem terem de se sujeitar a diretivas de terceiros.

Princpio da responsabilidade: de acordo com esse princpio, liberdade ou autonomia corresponde sempre responsabilidade, do mesmo modo que no pode, em princpio, haver responsabilidade sem liberdade ou autonomia.

Princpio da confiana e aparncia: a confiana depositada pelas pessoas nos negcios jurdicos deve ser respeitada. Alm de exigncia jurdica uma exigncia tica.

Princpio da boa f: exprime-se pelo mandamento de que "cada um fique vinculado em f da palavra dada, que a confiana que constitui a base imprescindvel de todas as relaes humanas no deve ser frustrada nem abusada e que cada um se deve comportar como de esperar de uma pessoa honrada".

Princpio da paridade jurdica: defende que as partes, no contrato, devem ter assegurada uma posio partidria, quer na negociao, quer na celebrao, quer no desenvolver da relao contratual. A exigncia da paridade traz consigo a necessidade de defender a parte mais fraca, atravs do estabelecimento de um regime de proteo.

Princpio da equivalncia: o Direito procura assegurar uma equao valorativa que a da equivalncia das prestaes contrapostas. No relacionamento do princpio da equivalncia com o princpio da autonomia, no existe a prevalncia necessria de uma sobre o outro. Quando os interesses em jogo sejam puramente privados, prevalece a autonomia, no sentido de que s partes lcito fixar como entenderem a equao valorativa do contrato, desde que o faam livre e esclarecidamente. Quando no contrato tambm estejam em jogo interesses pblicos ou de terceiros, j o princpio da equivalncia prevalece sobre o da autonomia e a equao valorativa dever ser objetivamente procurada.

Das könnte Ihnen auch gefallen