Sie sind auf Seite 1von 3

ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL

Ocorre o inadimplemento de uma obrigao quando o devedor no cumpre ou cumpre de maneira diversa da que fora contratada. Ocorrendo qualquer dessas hipteses por culpa (lato senso) do devedor, o credor pode pleitear em juzo a execuo ou a sua resoluo. Em certos casos a nica opo a extino do contrato. No entanto, de acordo com a Teoria do Adimplemento Substancial, quando a prestao estiver essencialmente cumprida, ou seja, se o resultado foi prximo do almejado, exclui-se o direito de resoluo, permitindo ao credor apenas o recebimento de indenizao como ressarcimento pelos defeitos da prestao. Embora tal instituto tenha surgido no common law do direito ingls, hoje encontra-se previsto no ordenamento jurdico de diversos pases, como Portugal, Itlia, Argentina, Alemanha, Frana etc. No Brasil o adimplemento substancial tem fundamento no Princpio da Boa-F Objetiva, adotado pelo nosso Cdigo Civil, e na vedao ao abuso de direito. Pela boa-f objetiva, as partes devero sempre buscar a satisfao dos interesses, evitando que danos sejam causados. Em alguns casos, mesmo insignificante o descumprimento, haver perda total de satisfao do interesse do credor, inviabilizando desta forma a aplicao dessa teoria. Pode-se dizer que o que ser decisivo o atendimento ao interesse do credor, embora se deva analisar tambm o interesse do devedor quando agindo de boa-f. Ainda que haja boa-f, se o inadimplemento fez com que a finalidade nica ou principal do contrato no fosse atingida no h que se falar na aplicao do adimplemento substancial. Com o intuito de evitar insegurana jurdica, hoje se procura conservar os contratos quando essa opo se mostrar mais proveitosa do que a sua resoluo, protegendo o tempo e recursos que foram despendidos para o cumprimento continuado do contrato. Assim, se preserva a

estabilidade das relaes sociais e concretiza-se o Princpio da Funo Social dos Contratos. Abaixo algumas jurisprudncias do Superior Tribunal de Justia sobre o tema:

DIREITO CIVIL. CONTRATO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL PARA AQUISIO DE VECULO (LEASING). PAGAMENTO DE TRINTA E UMA DAS TRINTA E SEIS PARCELAS DEVIDAS. RESOLUO DO CONTRATO. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. DESCABIMENTO. MEDIDAS DESPROPORCIONAIS DIANTE DO DBITO REMANESCENTE. APLICAO DA TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL. 1. pela lente das clusulas gerais previstas no Cdigo Civil de 2002, sobretudo a da boa-f objetiva e da funo social, que deve ser lido o art. 475, segundo o qual "[a] parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos". 2. Nessa linha de entendimento, a teoria do substancial adimplemento visa a impedir o uso desequilibrado do direito de resoluo por parte do credor, preterindo desfazimentos desnecessrios em prol da preservao da avena, com vistas realizao dos princpios da boa-f e da funo social do contrato. 3. No caso em apreo, de se aplicar a da teoria do adimplemento substancial dos contratos, porquanto o ru pagou: "31 das 36 prestaes contratadas, 86% da obrigao total (contraprestao e VRG parcelado) e mais R$ 10.500,44 de valor residual garantido". O mencionado descumprimento contratual inapto a ensejar a reintegrao de posse pretendida e, consequentemente, a resoluo do contrato de arrendamento mercantil, medidas desproporcionais diante do substancial adimplemento da avena. 4. No se est a afirmar que a dvida no paga desaparece, o que seria um convite a toda sorte de fraudes. Apenas se afirma que o meio de realizao do crdito por que optou a instituio financeira no se mostra consentneo com a extenso do inadimplemento e, de resto, com os ventos do Cdigo Civil de 2002. Pode, certamente, o credor valer-se de meios menos gravosos e proporcionalmente mais adequados persecuo do crdito remanescente, como, por exemplo, a execuo do ttulo. 5. Recurso especial no conhecido. REsp 1.051.270-RS, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 4/8/2011.

EMENTA ALIENAO FDUCIRIA. Busca e apreenso. Falta da ltima prestao. Adimplemento substancial. O cumprimento do contrato de financiamento, com a falta apenas da ltima prestao, no autoriza o credor a lanar mo da ao de busca e apreenso, em lugar da cobrana da parcela faltante. O adimplemento substancial do contrato pelo devedor no autoriza ao credor a propositura de ao para a extino do contrato, salvo se demonstrada a perda do interesse na continuidade da execuo, que no o caso. Na espcie, ainda houve a consignao judicial do valor da ltima parcela. No atende exigncia da boa-f objetiva a atitude do credor que desconhece esses fatos e promove a busca e apreenso, com pedido liminar de reintegrao de posse.

Recurso no conhecido. REsp. 272.739-MG, Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, julgado em 02/04/2001.

CIVIL. CONTRATOS. DVIDAS DE VALOR. CORREO MONETRIA. OBRIGATORIEDADE. RECOMPOSIO DO PODER AQUISITIVO DA MOEDA. RENNCIA AO DIREITO. POSSIBILIDADE. COBRANA RETROATIVA APS A RESCISO DO CONTRATO. NO-CABIMENTO. PRINCPIO DA BOA-F OBJETIVA. TEORIA DOS ATOS PRPRIOS. SUPRESSIO. 1. Trata-se de situao na qual, mais do que simples renncia do direito correo monetria, a recorrente abdicou do reajuste para evitar a majorao da parcela mensal paga pela recorrida, assegurando, como isso, a manuteno do contrato. Portanto, no se cuidou propriamente de liberalidade da recorrente, mas de uma medida que teve como contrapartida a preservao do vnculo contratual por 06 anos. Diante desse panorama, o princpio da boa-f objetiva torna invivel a pretenso da recorrente, de exigir retroativamente valores a ttulo de correo monetria, que vinha regularmente dispensado, frustrando uma expectativa legtima, construda e mantida ao longo de toda a relao contratual. 2. A correo monetria nada acrescenta ao valor da moeda, servindo apenas para recompor o seu poder aquisitivo, corrodo pelos efeitos da inflao. Cuida-se de fator de reajuste intrnseco s dvidas de valor, aplicvel independentemente de previso expressa. Precedentes. 3. Nada impede o beneficirio de abrir mo da correo monetria como forma de persuadir a parte contrria a manter o vnculo contratual. Dada a natureza disponvel desse direito, sua supresso pode perfeitamente ser aceita a qualquer tempo pelo titular. 4. O princpio da boa-f objetiva exercer trs funes: (i) instrumento hermenutico; (ii) fonte de direitos e deveres jurdicos; e (iii) limite ao exerccio de direitos subjetivos. A essa ltima funo aplica-se a teoria do adimplemento substancial das obrigaes e a teoria dos atos prprios, como meio de rever a amplitude e o alcance dos deveres contratuais, da derivando os seguintes institutos: tu quoque, venire contra facutm proprium, surrectio e supressio. 5. A supressio indica a possibilidade de reduo do contedo obrigacional pela inrcia qualificada de uma das partes, ao longo da execuo do contrato, em exercer direito ou faculdade, criando para a outra a legtima expectativa de ter havido a renncia quela prerrogativa. 6. Recurso especial a que se nega provimento. REsp. 1202514-RS, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 21/06/2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen