Sie sind auf Seite 1von 8

DATA Ma r .

2 0 1 2

B IOLOGIA 1 2 a no

ANO LETIVO 2011/12


4 TES TE D E AVALIAO

ALUNO CLASSIFICAO O PROFESSOR

TURMA O ENC. DE EDUCAO

1. Se um microrganismo for capaz de invadir tecidos internos, ultrapassando as barreiras fsicas e qumicas, possivelmente ser destrudo: (assinala a resposta correta) (5 pts) A pela pele. B pela ao dos clios. C pelo muco. D pelas proteases. E pela resposta inflamatria. 2. A figura 1 representa uma possvel resposta do organismo perante a invaso de um agente patognico.

Figura 1 Resposta do organismo perante uma invaso.

2.1. Identifica o processo esquematizado. (7 pts)

2.2. Carateriza-o sucintamente. (10 pts)

3. Qual o propsito da resposta inflamatria?. (5 pts) A Atacar as prprias clulas do organismo que foram destrudas pelos agentes patognicos. B Atacar microrganismos que tenham ultrapassado as barreiras de defesa inata do organismo. C Combater, em larga escala, as infees que afetam o organismo. D Nenhuma das anteriores. E Todas as anteriores. 4. Comenta a seguinte afirmao: A resposta inflamatria no um processo de defesa especfica". (7 pts)

5. Das seguintes afirmaes, assinala a que caracteriza corretamente um anticorpo.


(5 pts)

A Uma vez produzido, protege o organismo para o resto da vida B produzido por plaquetas. C encontrado numa variedade de fluidos corporais e de rgos. D o local obrigatrio de encaixe do antignio. E Pode ser utilizado, como antibitico, no tratamento de infees bacterianas. 6. Seleciona a alternativa que permite preencher os espaos e obter afirmaes corretas. (25 pts) 6.1. O interfero faz parte de um conjunto de _____ que esto envolvidas, principalmente, na resposta imunitria _____. A protenas [] no especfica. B clulas [] no especfica. C clulas [] especfica. D protenas [] especfica.

6.2. Os linfcitos T ativados dividem-se e diferenciam-se em vrios tipos, nomeadamente, em linfcitos T _____ que atravs de mensageiros qumicos, estimulam a produo de _____ por parte dos plasmcitos. A auxiliares [] anticorpos B citolticos [] antignios C supressores [] anticorpos D de memria [] antignios

6.3. A imunidade _____ engloba mecanismos como _____. A adquirida [] o interfero. B inata [] a fagocitose. C adquirida [] o sistema de complemento. D inata [] a imunidade mediada por anticorpos.

6.4. As vacinas contm agentes patognicos inativos ou mortos, cujos _____ estimulam a produo de _____, as quais tornam a resposta imunitria secundria mais rpida, intensa e durvel. A anticorpos [] clulas-memria. B antignios [] clulas-memria. C anticorpos [] clulas efetoras. D antignios [] clulas efetoras.

6.5. A imunidade _____ engloba a ao de linfcitos B que, aps ativao, se dividem em clulas-memria e _____. A humoral [] macrfagos. B mediada por clulas [] plasmcitos. C mediada por clulas [] neutrfilos. D humoral [] plasmcitos.

7. As clulas sanguneas desempenham um papel essencial nas defesas do organismo. Para cada uma das afirmaes que se seguem faz corresponder a letra da(s) clula(s) respetiva(s), que se encontra no quadro ao lado. (12 pts) 1 Clulas especializadas na produo de anticorpos. 2 Clulas que libertam substncias qumicas ativadoras do sistema da multiplicao dos linfcitos. 3 Clulas que libertam histamina. 4 Leuccitos mais abundantes no sangue. 5 Clulas efetoras responsveis pela resposta imunitria celular mediada. 6 Clulas que podem funcionar como apresentadoras de antignios aos linfcitos. A- Macrfagos B- Linfcitos T auxiliares C- Linfcitos T citotxicos D- Plasmcitos E- Neutrfilos F- Basfilos

8. Os anticorpos so molculas fundamentais na resposta imunitria do organismo humano. A figura abaixo representa esquematicamente um anticorpo e, em pormenor, a sua ligao ao antignio.

Figura 2 Esquema de um anticorpo

8.1. Faz a legenda da figura. (5 pts)

8.2. Que nome tem o tipo de imunidade associada produo de anticorpos? (6


pts)

8.3. Anticorpos so: (5 pts) A Protenas. B Clulas sem ncleo. C Enzimas. D Molculas semelhantes a hormonas.

8.4. Comenta

seguinte

afirmao:

Dois

indivduos

geneticamente

iguais

possuem sempre, em todos os momentos da sua vida, os mesmos anticorpos. (10 pts)

9. Observa o grfico da figura 3 que ilustra a resposta imunitria de um indivduo a dois antignios, A e B.

Figura 3 Resposta imunitria de um individuo.

9.1. O grfico ilustra a reao do organismo aos antignios por meio da: (seleciona a resposta correta) (5 pts) A imunidade inata. B imunidade celular. C imunidade humoral. D reao inflamatria.

9.2. Os dados do grfico permitem concluir que: (assinala a opo correta) (5 pts) A o antignio A um vrus e o antignio B uma bactria. B o antignio A j tinha contactado com o organismo. C o antignio A provocou uma resposta imunitria sistmica e o antignio B provocou uma resposta imunitria localizada. D o antignio A apresenta maior patogenicidade do que o antignio B.

10. A imunidade pode ser conseguida de diferentes formas, uma das quais a vacinao.

10.1.

Define imunidade. (10 pts)

10.2.

Explique o que e como atua uma vacina. (10 pts)

10.3.

A vacinao uma forma de imunidade passiva ou ativa? Justifica a tua

resposta. (10 pts)

10.4.

Apresenta um exemplo de: (10 pts)

10.4.1. Imunidade natural passiva.

10.4.2. Imunidade artificial passiva.

11. Na figura 4 est esquematizado o procedimento laboratorial para obter anticorpos monoclonais.

Figura 4 Obteno de anticorpos monoclonais.

11.1.

Explica

processo

de

produo,

em

laboratrio,

de

anticorpos

monoclonais. (10 pts)

11.2.

Um hibridoma: (assinala a opo correta) (7 pts)

A - uma clula resultante da fuso de um linfcito B com um mieloma. B - uma clula resultante da fuso de um linfcito B com um anticorpo. C - tem capacidade de produzir um nico tipo de anticorpos e imortal em cultura. D - tem capacidade de produzir anticorpos policlonais e imortal em cultura. E -todas as opes esto corretas. F - todas as opes esto incorretas. G - apenas as opes a) e c) esto corretas. H - apenas as opes b) e d) esto corretas. 11.3. Refere trs aplicaes teraputicas dos anticorpos monoclonais. (6 pts)

12. Para cada uma das questes que se seguem escolhe a opo correta. (10 pts) 12.1. Em relao aos soros aplicados em imunologia, pode afirmar-se que:

A so usados em casos de emergncia, porque contm antignios atenuados. B estimulam a produo de anticorpos pelo organismo. C protegem os indivduos contra microrganismos, estimulando a produo de antignios. D so aplicados em casos de emergncia, porque contm anticorpos especficos contra o agente infecioso.

12.2.

Os sintomas de uma reao alrgica desenvolvem-se em resposta

produo de: A interfero. B histamina. C macrfagos. D pirognios.

13. L atentamente o seguinte texto: Em todo o Mundo, existem cerca de 300 milhes de pessoas infetadas por hepatite B, que mata todos os anos cerca de 1 milho de pessoas. Existe uma vacina para a hepatite B, cuja produo recorre a leveduras geneticamente modificadas. No entanto, esta vacina cara, tem de ser mantida em refrigerao constante. Estes fatores dificultam, a sua aplicao nos pases em vias de desenvolvimento. Por este motivo, est a ser desenvolvida uma vacina recombinante, mais barata e fcil de administrar. Esta vacina feita custa da insero de DNA extrado do vrus da hepatite B em clulas de folhas de plantas como a batateira. Esta vacina experimental conferiu imunidade a ratos que se alimentaram de batata crua transgnica. Como isto s ocorreu quando os animais se alimentaram de batata crua, os investigadores esto a tentar introduzir a vacina em bananas, de forma a facilitar a sua administrao a seres humanos. in Miller, Living the Environment (adaptado)

13.1. Escreve um pequeno texto crtico a esta notcia, refletindo sobre as questes que se seguem: Quais as desvantagens que podero advir da introduo da vacina da hepatite B no genoma de plantas utilizadas na alimentao humana? Sero as vantagens do uso deste tipo de vacina superiores s suas desvantagens? (15 pts)

Total 200 pts. Bom Trabalho! 8

Das könnte Ihnen auch gefallen