Sie sind auf Seite 1von 8

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

Os segredos evolutivos do orgasmo feminino

O orgasmo visto atualmente como sinnimo de uma relao sexual saudvel. No tempo da plula, da camisinha, dos remdios para impotncia, dos vibradores e de toda a parafernlia tecnolgica que envolve a indstria do sexo, o orgasmo tornou-se quase um m em si mesmo. Mas nem sempre foi assim... Do ponto de vista biolgico, o sexo apenas um meio de assegurar a reproduo. Tanto verdade que algumas espcies o deixaram de lado e conseguem se reproduzir assexuadamente. Para a maioria das espcies, porm, o sexo um mecanismo biolgico fundamental para conseguir deixar mais lhos ou ter descendentes de melhor qualidade gentica.
Carlos Roberto Fonseca Departamento de Botnica, Ecologia e Zoologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
20 CINCIA HOJE vol . 46 n 27 3

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

papel biolgico do orgasmo masculino claro para a maioria das pessoas. Como invariavelmente ele est ligado ejaculao, no h qualquer dvida a respeito de sua funo reprodutiva. O orgasmo masculino seria assim uma espcie de festa de comemorao, favorecida pela seleo natural, ao longo da evoluo, para incentivar e premiar a esperada transferncia do esperma para o aparelho reprodutivo da fmea. O papel biolgico do orgasmo feminino, no entanto, considerado um grande mistrio (ver Uma definio formal). Para comear, no existe sincronia entre o momento do orgasmo feminino e a liberao dos vulos pelos ovrios. Alis, o perodo exato do ciclo menstrual em que as mulheres esto frteis parece ser um segredo to bem guardado que, aparentemente, nem mesmo elas sabem. Muito menos seus parceiros! Essa ovulao

oculta contrasta bastante com o que ocorre com as fmeas de muitos outros mamferos, que anunciam aos quatro ventos seu estado frtil por meio de cores brilhantes, cheiros especiais e solicitaes ostensivas. Em chimpanzs, por exemplo, as partes ntimas das fmeas tornam-se irresistivelmente rosadas e elas exibem um comportamento altamente receptivo. Entretanto, a norte-americana Elisabeth Anne Lloyd, filsofa da biologia, da Universidade de Indiana (Estados Unidos), acredita que no h mistrio algum a ser desvendado. Em sua opinio, o orgasmo feminino no teria funo biolgica. Seria simplesmente um subproduto da evoluo do orgasmo masculino, este com uma clara funo biolgica. Esse tipo de explicao no adaptacionista a mesma usada para explicar por que os homens tm mamilos, j que estes no tm funo alguma no corpo masculino. Uma hiptese atual prope que os mamilos masculinos seriam subpro-
agosto de 20 10 CINCIA HOJE 2 1

DESENHOS DE RENATO ALARCO

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

dutos da evoluo dos mamilos femininos, estes com clara funo biolgica, associados ao cuidado dos bebs. Assim, tanto os mamilos nos homens quanto o orgasmo nas mulheres seriam uma espcie de troa pregada pelos complicados mecanismos de herana gentica dos caracteres.

Darwin e a teoria da seleo sexual


Muitos pesquisadores acreditam, porm, que o orgasmo feminino, em toda a sua complexidade fisiolgica, morfolgica e comportamental, s pode ser compreendido por meio da teoria da seleo sexual proposta pelo naturalista ingls Charles Darwin (1809-1882). Em seu famoso livro A origem do homem e a seleo sexual, de 1872, ele props que as disputas sexuais entre indivduos da mesma espcie influenciam profundamente sua evoluo. Segundo Darwin, essas disputas podem ser divididas em dois tipos principais: competio entre machos e escolha por parte das fmeas.

A competio entre machos a velha disputa que permite estabelecer uma hierarquia de dominncia entre eles. Afinal, quem o maior, mais forte, mais veloz, mais bonito e mais saudvel entre os jovens da regio? No mundo animal, muitas vezes essa hierarquia decidida com a ajuda de dentes, garras e chifres, em lutas de final nem sempre feliz. Na espcie humana, essa competio se manifesta de modo diferente em cada cultura. Em alguns casos, ela pode ser mais animal, enquanto em outros casos pode ser ritualizada e regrada, como acontece em campos de futebol, bares, ptios de escolas, ambientes de trabalho e, mesmo, no trnsito. Na histria humana, poder e sexo sempre estiveram associados. Antes da difuso de alguns conceitos democrticos e religiosos do Ocidente, os homens que ocupavam posies mais altas na hierarquia de suas sociedades conquistavam as maiores performances reprodutivas, ou seja, tinham mais filhos. Sociedades em que apenas um homem

Uma denio formal


O orgasmo feminino uma sensao variada e aguda de prazer intenso, que cria um estado alterado de conscincia. Comea, em geral, junto com contraes involuntrias e rtmicas da musculatura estriada plvica cincunvaginal, acompanhadas, com frequncia, de contrao do tero e do nus, e um relaxamento lento que desfaz (algumas vezes parcialmente) a vasoconstrio induzida pelo ato sexual, induzindo bem-estar e contentamento.

22 CINCIA HOJE vol . 46 n 27 3

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

atingiu um grau ilimitado de poder so particularmente ilustrativas. Todos os dspotas de grandes civilizaes antigas (babilnica, egpcia, hindu, chinesa, asteca e inca) organizaram grandes harns, contendo de centenas a milhares de esposas, concubinas ou escravas, s quais eles tinham acesso sexual exclusivo. Os nicos homens permitidos nesses harns eram os eunucos, castrados ainda em idade precoce. Essa poligamia extrema, incomum na espcie humana, invariavelmente levou a extraordinrias hordas de descendentes. A escolha pela fmea um mecanismo mais sutil. Como cada fmea, ao longo da vida, tem apenas algumas oportunidades reprodutivas, no vantajoso desperdiar essas poucas chances com qualquer um. Assim, as fmeas desenvolveram grande capacidade de observao (ver Sexo: arma contra parasitas). Cada potencial parceiro submetido a um cuidadoso exame, no qual suas potencialidades e defeitos so registrados e considerados. Aqueles que se sarem melhor nos testes tero grande chance de ser escolhidos como parceiros sexuais. Quanto aos reprovados... Bem, quem sabe em uma prxima vez. Essa seleo criteriosa justificada, j que, em funo dos mecanismos de herana gentica, as boas caractersticas do parceiro escolhido tm grande chance de aparecer em seus filhos. As ms, tambm.

Sexo: arma contra parasitas


A hiptese mais aceita hoje para explicar a evoluo do sexo sustenta que a reproduo sexual ajuda as espcies a escapar de seus parasitas. A taxa de evoluo de uma bactria, que vive cerca de 20 minutos, muito mais rpida que, por exemplo, a de um ser humano. Assim, ao longo de nossas vidas, as bactrias tm bastante tempo para desvendar os segredos do nosso sistema imunolgico, tornando-nos mais suscetveis a seus ataques. Se nossa reproduo fosse assexuada, teramos filhos, netos e bisnetos geneticamente idnticos a ns, e cada gerao apresentaria menos defesas contra esses parasitas. A reproduo sexuada nos permite produzir, a cada gerao, filhos e filhas geneticamente nicos, o que nos d uma boa dianteira na corrida evolutiva com os parasitas. Alm disso, segundo o bilogo evolucionista britnico William D. Hamilton (1936-2000) e colaboradores, a escolha cuidadosa dos parceiros reprodutivos seria um mecanismo comportamental que permite a seleo de bons genes contra parasitas. O pavo um exemplo emblemtico. Paves machos, na poca reprodutiva, agrupam-se por horas com o nico objetivo de exibir para as fmeas o maravilhoso conjunto de plumas de suas caudas. Como o pavo macho no ajuda nada na criao dos filhos, por que as fmeas perdem tanto tempo para fazer sua escolha? Segundo Hamilton, apenas machos com bons genes contra parasitas tm condio de apresentar plumas grandes, coloridas e simtricas. Ao escolher o parceiro pela aparncia, cuidadosamente, as fmeas estariam no fundo escolhendo bons genes para serem transmitidos a seus filhos. Em humanos, a importncia do tamanho, da sade e da beleza na escolha dos parceiros bem conhecida. Menos conhecido o motivo evolutivo que nos induz a fazer essas escolhas!

agosto de 20 10 CINCIA HOJE 23

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

Para que serve o orgasmo feminino?


Diversas hipteses adaptacionistas foram propostas para explicar o orgasmo feminino. O zologo ingls Desmond Morris, no clssico livro O macaco nu, de 1967, defende que a evoluo da postura ereta em humanos teria dificultado a fertilizao, j que nas fmeas humanas atuais o orifcio externo do colo uterino, por onde o esperma tem que penetrar, situa-se em posio superior da vagina. Segundo essa hiptese, o relaxamento muscular decorrente do orgasmo induziria a mulher a permanecer deitada aps o ato sexual, aumentando suas chances de fertilizao. Contudo, a ocorrncia de orgasmo em diversos animais quadrpedes sugere que essa hiptese no correta. Outra hiptese adaptacionista baseia-se no fato de que, como o beb humano nasce mais indefeso do que os filhotes da maioria dos animais, sua sobrevivncia s assegurada pelos cuidados da me e do pai. Segundo essa proposta, os orgasmos tanto o masculino quanto o feminino seriam um incentivo prazeroso para selar a aliana do casal e favorecer a sobrevivncia dos filhos. O problema com essa hiptese que o orgasmo, da mesma forma que pode ajudar a criar um vnculo de longo prazo em um casal, pode tambm ser o estmulo para que um dos parceiros resolva pular a cerca e ter relaes sexuais extraconjugais.

24 CINCIA HOJE vol . 46 n 27 3

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

Padres reprodutivos
No mundo animal, um macho pode se acasalar com uma ou mais fmeas, enquanto estas podem se acasalar com um ou mais machos. Entre os homindeos, grupo que inclui humanos, chimpanzs, gorilas e orangotangos, os comportamentos sexuais so variveis. Os chimpanzs vivem em grandes grupos e as fmeas receptivas copulam com a maioria dos machos disponveis. No outro extremo, os gorilas vivem em grupos familiares pequenos e relativamente isolados, e o gorila macho dominante copula com suas parceiras menos de uma vez por ano. Muitas sociedades humanas so socialmente monogmicas, mas relaes extraconjugais, entre outros arranjos sociais, fazem com que os humanos no sejam geneticamente monogmicos.

O mistrio desvendado?
A mais intrigante hiptese adaptacionista sobre a evoluo do orgasmo feminino foi proposta em 1970 pelo ingls Cyril A. Fox e colaboradores, do Hospital So Bartolomeu, em Londres, aps estudo sobre a presso intravaginal e intrauterina durante o ato sexual. O estudo mostrou que as contraes dos msculos do aparelho genital feminino durante o orgasmo criam uma diferena de presso que suga e transfere parte do esperma da vagina para o canal cervical, aumentando a chance de fertilizao. a chamada hiptese da suco, que ganhou forte respaldo cientfico em 1993, quando os bilogos Robin Baker e Mark Bellis, da Universidade de Manchester (Inglaterra), estudaram a transferncia de esperma em 35 casais ingleses e ainda entrevistaram milhares de mulheres sobre suas experincias sexuais. Assim, o orgasmo feminino seria um sofisticado mecanismo que permite s mulheres escolher, conscientemente ou no, quando engravidar. Ou seja, um tpico mecanismo darwiniano de escolha pela fmea. A hiptese de Fox e colaboradores no recebeu muita ateno at que Baker e Bellis obtiveram seus dados, que ajudam a desvendar alguns mistrios da sexualidade feminina. No estudo com casais ingleses, para l de ntimo, eles verificaram que, em mdia, 35% do esperma transferido em um ato sexual so perdidos pelas mulheres pela vagina na meia hora que se segue ejaculao. Constataram, porm, que o orgasmo feminino aumenta muito a taxa de reteno do esperma no trato reprodutivo da mulher, ampliando a chance

de aquele coito resultar na gerao de um beb. Mas, afinal, por que as mulheres estariam interessadas em controlar o momento da concepo de seus filhos? Para obter uma resposta, temos que entender um pouco a respeito do nosso sistema de acasalamento. A espcie humana essencialmente mongama. Isso quer dizer que, a princpio, uma mulher vai ter todos os filhos com o mesmo homem, e vice-versa. O problema que, por trs da clara cooperao entre o casal, h com frequncia conflitos escondidos. Casais em que ambos os parceiros esto satisfeitos com a qualidade do companheiro tm grande chance de permanecer mongamos. No entanto, se qualquer um dos parceiros avalia que existem melhores oportunidades reprodutivas fora do casal, conflitos sexuais podem aparecer. Quando um homem pula a cerca e tem filhos com mais de uma mulher, ele est direcionando a espcie para um padro de acasalamento denominado poliginia. Se uma mulher tem uma relao extraconjugal e engravida, ela empurra a espcie para um padro denominado poliandria (ver Padres reprodutivos). Assim, apesar de muitas sociedades humanas serem socialmente monogmicas, a espcie humana no geneticamente monogmica. Nesse sentido, somos iguais a muitas aves, que, embora classificadas como monogmicas antes das anlises genticas, revelaram conter um percentual razovel de filhos gerados por casos extraconjugais. Se o orgasmo feminino tem a capacidade de influenciar positivamente o sucesso reprodutivo de uma relao sexual, e usado como um estra-

agosto de 20 10 CINCIA HOJE 2 5

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

tagema feminino, seria de se esperar que orgasmos femininos ocorressem com maior frequncia na presena de parceiros de melhor qualidade. Um extenso estudo de dados gerados pelo sistema de sade da China demonstrou que a frequncia de orgasmos autodeclarados pelas mulheres est diretamente associada renda do parceiro, mesmo quando so levadas em conta outras variveis importantes, como grau de felicidade, sade e educao da mulher. Isso semelhante ao que ocorre com as fmeas do macaco-japons (Macaca fuscata). Nessa espcie, as fmeas que se acasalam com machos superiores na hierarquia do grupo exibem com maior frequncia as contraes tpicas do orgasmo. Mas a evidncia mais interessante vem agora. Em um grupo de estudantes voluntrias foi verificado que a frequncia declarada de orgasmos era maior em mulheres cujos parceiros sexuais apresentavam maior grau de simetria entre os lados direito e esquerdo do rosto e do corpo. O interessante disso que muitos estudos de seleo sexual em plantas e animais demonstram que o grau de simetria corporal reflete a qualidade gentica do indivduo em relao a sua sade. Indivduos

mais simtricos tendem a ser os mais saudveis, quando comparados a indivduos menos simtricos da populao. Baker e Bellis descobriram tambm que a questo no se resume a chegar ao clmax ou no. bem mais sutil que isso. Eles descobriram que, quando o orgasmo feminino ocorre no intervalo entre um minuto antes da ejaculao masculina at 45 minutos depois do clmax masculino, a taxa de reteno do esperma pela mulher alta. No entanto, quando o orgasmo feminino ocorre mais de um minuto antes da ejaculao, a reteno do esperma baixa (ver figura). Assim sendo, por meio da sincronia ou assincronia de seu orgasmo em relao ao momento do orgasmo masculino, as mulheres so capazes de controlar, de modo consciente ou no, as chances de fertilizao de cada ato sexual. Os orgasmos silenciosos no comunicados ao parceiro reduzem em muito a chance de a mulher engravidar, j que o homem pode demorar mais de um minuto at ejacular. Falsos orgasmos femininos podem induzir a ejaculao do parceiro e a finalizao do coito, diminuindo a chance de fertilizao. Orgasmos mltiplos ocorridos aps a ejaculao seriam um mecanismo feminino para assegurar o sucesso reprodutivo do ato sexual.

2 6 CINCIA HOJE vol . 46 n 27 3

BIOLOGIA

EVOLUTIVA

A taxa de reteno do esperma pela mulher alta quando o orgasmo feminino ocorre entre um minuto antes da ejaculao masculina e 45 minutos depois do clmax masculino

Mas, afinal, quando e com quem as mulheres apresentam esses diferentes tipos de orgasmos? Por meio das entrevistas com 3.679 mulheres do Reino Unido, Baker e colaboradores estimaram que 35% das cpulas no produzem orgasmos femininos e, quando estes acontecem, mais da metade ocorre mais de um minuto antes de o homem atingir seu clmax e ejacular. Sabe-se que mulheres podem engravidar na ausncia de orgasmos. No entanto, esses resultados ajudam a explicar por que em muitos casais as mulheres tm dificuldade em engravidar. Mulheres que declararam espontaneamente ter relaes extraconjugais tinham com seus maridos orgasmos do tipo que geram taxas baixas de reteno de esperma. Essas taxas eram inferiores s apresentadas pelas mulheres que no estavam tendo relaes extraconjugais. Em contraste, no sexo com os amantes, as mulheres tinham orgasmos que levam a altas taxas de reteno de esperma, maiores que as observadas nas relaes entre as mulheres que no tm amantes e seus cnjuges. Somando-se isso ao fato de que relaes extraconjugais, apesar da ovulao oculta, tendem a ocorrer com maior frequncia em perodos do ciclo nos quais as mulheres esto mais frteis, pode-se calcular que, mesmo que uma mulher

tenha duas vezes mais relaes sexuais com o marido, ela ter mais chances de engravidar de seu amante. Os mistrios da sexualidade feminina parecem no ter fim. No estudo ingls, quase 50% dos orgasmos femininos declarados ocorreram sem a presena de seus parceiros, principalmente por meio da masturbao. E, surpreendentemente, foi demonstrado que esse tipo de orgasmo capaz de alterar as taxas de reteno de esperma de coitos que ocorrem dias depois! Assim, apesar de muitas sociedades humanas serem com frequncia dominadas pela competio entre machos, a hiptese da suco sugere que, por meio da manipulao de seus orgasmos, so as mulheres que do a ltima palavra quando se trata de seu futuro reprodutivo.

Sugestes para leitura


BAKER, R. R. & BELLIS, M. A. Human sperm competition: ejaculate manipulation by females and a function for the female orgasm, in Animal Behaviour, v. 46, p. 887, 1993. DARWIN, C. R. A origem do homem e a seleo sexual. Belo Horizonte, Itatiaia, 2004. FONSECA, C. R. Sexo, plumas e parasitas, in Cincia Hoje n 155, p. 26, 1999. RIDLEY, M. The red queen: sex and evolution of the human nature. Nova York, Penguin, 1995.

agosto de 20 10 CINCIA HOJE 2 7

Das könnte Ihnen auch gefallen