Sie sind auf Seite 1von 24

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Anlise financeira
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A anlise financeira refere-se avaliao ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negcio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e mtodos que permitem realizar diagnsticos sobre a situao financeira de uma empresa, assim como prognsticos sobre o seu desempenho futuro. Para que o analista possa verificar a situao econmico-financeira de uma empresa, torna-se fundamental o recurso a alguns indicadores, sendo que os mais utilizados so aqueles que assumem a forma de rcios. Estes apresentam uma vantagem, no s de tornar mais precisa a informao, como tambm de facilitar comparaes, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo perodo de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo. Contudo, convm salientar que os rcios apenas constituem um instrumento de anlise, que deve, ser complementado por outros tantos. Com efeito, a anlise de indicadores, fornece apenas alguns indcios que o analista dever procurar confirmar atravs do recurso a outras tcnicas. A tcnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relaes entre contas e agrupamentos de contas do Balano e de Demonstrao de resultados entre outras grandezas econmicofinanceiras".

Joo
Carvalho das Neves[1]

A analise financeira assim capacidade de avaliar a rentabilidade empresarial, tendo em vista, em funo das condies actuais e futuras verificar se os capitais investidos so remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento. De forma a a alcanar a sobrevivncia e desenvolvimento pretendido pela empresa, a avaliao e interpretao da situao econmico-finaceira de uma empresa centra-se nas seguintes questes fundamentais: equilbrio financeiro; rentabilidade dos capitais; crescimento; risco; valor criado pela gesto. O recurso anlise financeira extremamente importante para as diversas partes interessadas numa boa gesto empresarial, sendo que essas partes interessadas so gestores, credores, trabalhadores e as respectivas organizaes, Estado, investidores e clientes. Cada grupo ou indivduo tem diferentes interesses, por isso fazem a anlise financeira mais adequada aos objectivos pretendidos. Apesar desses objectivos poderem ser diferentes, as tcnicas utilizadas baseiam-se, fundamentalmente, no mesmo conjunto de informaes econmico-financeiras: balano patrimonial; demonstrao de resultados lquidos; demonstrao dos fluxos de caixa. A tcnica mais utilizada pela anlise financeira a que recorre aos rcios, um instrumento de apoio para sintetizar uma enorme quantidade de informao, e comparar o desempenho econmico-financeiro das empresas ao longo do tempo. Constituem assim uma base da anlise financeira, mas no do respostas. Essas encontrar-se-o nos aspectos qualitativos da gesto.

1 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

ndice
1 Evoluo da anlise financeira 2 Objectivos da Anlise Financeira 3 Fontes da Informao 3.1 Balano 3.2 Demonstrao do Resultado Lquido 3.2.1 Demonstrao de Resultados por Natureza 3.3 Demonstrao dos Fluxos de Caixa (Cash-Flows) 3.4 Dados externos 4 Utilidade dos rcios 5 Anlise Financeira Esttica 5.1 Fundo de Maneio, Necessidades em Fundo de Maneio e Tesouraria 5.1.1 Fundo de Maneio 5.1.2 Regra de ouro da gesto financeira 5.1.3 Relao fundamental de tesouraria 5.2 Os rcios 5.2.1 Tipos de Rcios 5.2.2 Definio de Alguns Rcios 5.3 Tipos de Indicadores 5.3.1 Indicadores de Liquidez 5.3.2 Indicadores de Rentabilidade 5.3.2.1 Anlise Dupont 5.3.3 Indicadores de Estrutura ou Endividamento 5.3.4 Indicadores de Atividade 5.3.5 Indicadores Baseados no Mercado 5.4 Limitaes dos Rcios 6 Anlise Dinmica 7 Anlise da Qualidade dos Resultados 8 Factores que afectam a Qualidade dos Resultados (QdR) 8.1 QdR e Meio Ambiente 8.2 QdR e Sector de Actividade 8.3 QdR e Aspectos de Gesto da Empresa 8.4 Rentabilidade, QdR e Preo de Mercado 8.5 QdR e Sinais de Perigo 9 Anlise do Equilbrio Financeiro 9.1 Equilbrio Financeiro na Anlise do risco Financeiro 9.1.1 Anlise Patrimonial do Risco Financeiro 9.1.2 Anlise Funcional do Equilbrio Financeiro 9.1.2.1 Fundo de Maneio Funcional 9.1.2.2 Necessidades de Fundo de Maneio 9.1.2.3 Tesouraria Lquida 9.1.2.4 Situaes Financeiras Tpicas 10 Anlise Integrada da Rendibilidade 10.1 Modelo Multiplicativo 11 Referncias

Evoluo da anlise financeira


Nos anos 80, d-se uma revoluo financeira, marcada pelo aumento dos riscos financeiros a que as

2 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

empresas estavam expostas, pela crescente importncia das emisses de ttulos no financiamento das empresas e pela consequente relevncia quer da gesto de tesouraria, quer das variveis financeiras. A implicao desta revoluo foi o aumento do nmero de entidades que emitem pareceres sobre a situao financeira das empresas, no estando j este papel reservado apenas aos bancos. Esta evoluo foi acompanhada de alteraes na gesto das empresas, no sentido de questionar os tradicionais instrumentos de anlise financeira (como os rcios ou o fundo de maneio), no para os inviabilizar mas antes para os enriquecer. medida que a Anlise Financeira evolui, torna-se assim cada vez mais claro que no se trata de uma cincia exacta e que no h uma forma nica de analisar a sade financeira de uma empresa.

Objectivos da Anlise Financeira


O diagnstico da situao financeira de uma empresa pode surgir de uma necessidade interna ou externa. Um diagnstico interno pode ser necessrio para tomar decises de gesto, utilizando a anlise financeira como um instrumento de previso no mbito de planos de financiamento e investimento ou para o controlo interno (acompanhamento da actividade e comparao entre as previses e a performance real). Pode tambm servir um objectivo informacional, usando a informao financeira como instrumento de comunicao interna ou como elemento de relaes sociais na empresa. Quanto ao diagnstico externo, surge como instrumento de deciso para entidades externas com influncia junto da empresa, tais como bancos, investidores institucionais, governos, fornecedores e clientes. O diagnstico externo surge tambm como ferramenta de comunicao com os investidores, o pblico, os media, as agncias de rating e as entidades que elaboram estudos estatsticos financeiros.

Fontes da Informao
Os dados utilizados para calcular os rcios so na sua grande maioria retirados dos principais documentos financeiros das empresas, j mencionados anteriormente.

Balano
Documento contabilstico que expressa a situao patrimonial de uma empresa num determinado momento (geralmente um trimestre, semestre ou ano). Este documento permite comparar o ativo (bens que a empresa possui assim como o dinheiro que tem e as dvidas de terceiros), com o passivo ou capital alheio (o que a empresa deve a terceiros, quer seja emprstimos bancrios, responsabilidades para com o Estado, dvidas a fornecedores, etc). A diferena entre o que tem e o que deve designada de Situao lquida (composta pelo Capital que foi usado para criar a empresa, pelo acumular de resultados positivos ou negativos ao longo dos anos de funcionamento da empresa, e por eventuais reavaliaes de componentes do activo). Num Balano, o Ativo igual soma do Capital de Terceiro com a Situao lquida, ou seja, o Capital Alheio (Passivo) e a Situao lquida (Capitais prprios) financiam o Ativo, logo:
Ativo = Capital de Terceiro + Situao lquida

Devido s empresas se financiarem com Capitais Prprios e Alheios, o Activo, normalmente, maior que o Capital Alheio. Caso no se verifique, ou seja, sempre que o Activo for inferior ao Passivo (valor do Capital Prprio vai ser negativo), existe falncia ou insolvncia tcnica da empresa. Numa ptica financeira, o activo corresponde s aplicaes de fundos ou investimento. Estes bens e direitos da empresa so financiados quer por capitais prprios, quer por capitais alheios. Por isso, tambm se designa o 2 membro do balano como origens de fundos ou financiamento.

3 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

O total das aplicaes de fundos iguala, a todo o momento, o total das origens de fundos, podendo enunciar-se a equao fundamental da contabilidade da seguinte forma: Ativo = Passivo + Situao Liquida Ativo = Capitais Alheios + Capitais Prprios Aplicaes de Fundos = Origens de Fundos.

Demonstrao do Resultado Lquido


Evidencia a formao de resultados num certo perodo (entre dois balanos), avalia a situao econmica da empresa. Esta formao de resultados evidencia-se pela sntese dos custos e proveitos em grupos homogneos, sendo que: Resultados = Proveitos Custos
Proveitos > Custos = Resultado Positivo (Lucro) Proveitos < Custos = Resultado Negativo (Prejuzo)

De acordo com o POC existem duas formas de elaborao da demonstrao de resultados: demonstrao de resultados por natureza; demonstrao de resultados por funes. Demonstrao de Resultados por Natureza Agrega os proveitos e os custos em grupos homogneos, consoante a sua natureza. Resultados Operacionais = Proveitos Operacionais - Custos Operacionais Resultados Financeiros = Proveitos Financeiros - Custos Financeiros de salientar que existe uma distino ntida entre resultados operacionais e resultados financeiros. Nos resultados operacionais integram-se os proveitos e custos respeitantes explorao, enquanto que nos resultados financeiros consideram-seos proveitos de aplicaes de capital e os custos dos financiamentos, assim como ganhos ou perdas resultantes de aplicaes financeiras. Resultados Correntes = Resultados Operacionais + Resultados Financeiros Resultados Extraordinrios = Proveitos e Ganhos Extraordinrios - Custos e Perdas Extraordinrios Resultado antes de Impostos = Resultados Correntes + Resultados Extraordinrios Por fim, temos ento o Resultado Lquido do exerccio: Resultado Lquido do exerccio = Resultado antes dos Impostos - Imposto sobre o Rendimento Extraordinrio

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (Cash-Flows)


A demonstrao de fluxos de caixa deve relatar os movimentos de caixa durante o perodo, classificados por actividades operacionais, de investimento e de financiamento, de forma a proporcionar informao que permita aos utentes das demonstraes financeiras determinar o impacto dessas actividades na posio financeira da empresa e nas quantias de caixa e seus equivalentes.
4 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Pode-se dizer que cada um destes itens d-nos a respectiva comparao: Balano Posio Financeira Demonstrao de Resultados Desempenho Demonstrao de Fluxos de Caixa Alteraes na Posio Financeira Devido ao carcter sinttico dos documentos contabilsticos referidos, estes no respondem por inteiro s exigncias da anlise financeira. Resumindo, temos como principais limitaes dos documentos contabilsticos, os seguintes aspectos: no reflectem valores actuais; existem contas para as quais preciso fazer algumas estimativas; enquanto a depreciao do imobilizado uma prtica corrente, a sua revalorizao normalmente ignorada; existem muitas rubricas com valor financeiro que esto omitidas do balano; os diferentes critrios valorimtricos utilizados podem provocar diferenciaes nas vrias empresas; as normas contabilsticas so muitas vezes ditadas por imperativos fiscais que reduzem o significado econmico-financeiro da informao contabilstica.

Dados externos
So tambm utilizados dados externos como: Dados macroeconmicos; Cotaes; Taxas de juro; Valores de referncia de empresas concorrentes para comparao.

Utilidade dos rcios


Os rcios so fundamentais para o conhecimento da situao e evoluo economico-financeira de uma empresa ao longo do tempo, servem tambm para perceber a sua evoluo futura. Existem muitos rcios que podem ser calculados mas s interessa calcular aqueles que tenham interesse para a anlise pretendida, s assim que tero sentido e sero teis. A utilidade dos rcios na anlise da situao das empresas faz-se sentir atravs da comparao com rcios calculados nos anos anteriores e rcios de empresas similares. Para os analistas importante saberem escolher bem os rcios que satisfaam os objectivos da anlise que pretendem fazer. Os principais utilizadores e interessados dos rcios na anlise financeira so: Investidores; Accionistas; Gestores; Instituies Financeiras; Bolsa de valores; Fisco. Os rcios so uma forma de observar aritmeticamente as relaes entre os diversos valores extrados dos documentos financeiros e so de extrema importncia para analise da situao das empresas. No entanto, devem ser utilizados com o mximo de cuidado, pois podem levar a concluses erradas. A correlao entre diferentes rcios podem determinar se a informao fornecida a mesma, evitando que
5 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

se calculem e analisem rcios de forma duplicada. Por outro lado, quando no h correlao entre rcios, pode obter-se informao adicional, se forem analisados ambos os indicadores. Habitualmente, os valores de balano so utilizados nos rcio financeiros be os de demonstrao de resultados nos rcios econmicos.

Anlise Financeira Esttica


A anlise financeira esttica baseia-se na informao que consta no Balano, apresentando uma apreciao de: Estrutura: bens e direitos de que dispe a empresa e meios para os financiar; Solvabilidade: meios para fazer face aos compromissos a Mdio e Longo Prazo (incluindo dvidas e respectivos juros, despesas respectivas a obrigaes assumidas ou imperativos econmicos e prestaes fiscais, parafiscais ou sociais). Liquidez: meios para fazer face aos compromissos a Curto Prazo; A anlise financeira esttica consiste em estabelecer relaes entre conta e agrupamento de contas do Balano, da Demonstrao de Resultados e da Demonstrao dos Fluxos de Caixa, ou ainda entre outras grandezas econmico-financeiras. Estas relaes tm vrias designaes, tais como rcios, ndices, coeficiente, indicadores, etc. Conforme refere o POC, as demonstraes financeiras devem proporcionar informao acerca da posio financeira, das alteraes desta e dos resultados das operaes, para que sejam teis a investidores, a credores e a outros utentes, a fim de investirem racionalmente, concederem crdito e tomarem outras decises, e contribuam assim para o funcionamento efeciente dos mercados de Capitais. A informao deve ser compreensvel para aqueles que a desejam analisar e avaliar, ajudando-os a identificar a eficincia da gesto de recursos econmicos. So os administradores/ gerncias que tm a responsabilidade pela preparao da informao financeira. A qualidade essencial da informao proporcionada pelas Demonstraes Financeiras a de que seja compreensvel aos utilizadores e deve satisfazer as seguintes caractersticas: Relevncia a relevncia deve ser entendida como a qualidade que a informao tem de influenciar as decises dos utilizadores, ao ajud-los a avaliar os acontecimentos passados, presentes e futuros, ou a confirmar ou corrigir as suas avaliaes. Fiabilidade- a fiabilidade significa que a informao tem de estar liberta de erros materiais e de juzos prvios, ao mostrar apropriadamente o que tem por finalidade apresentar ou se espera que razoavelmente represente. Comparabilidade- a divulgao e a quantificao dos efeitos financeiros de operaes e de outros acontecimentos devem ser registadas de forma consistente pela empresa e durante a sua vida, para se identificarem tendncias na sua posio financeira e nos resultados das suas operaes. Alm disso, as empresas devem adoptar os prncipios de normalizao contabilistica, a fim de se conseguir comparabilidade entre elas. Estas caractersticas resultam da aplicao de conceitos, prncipios e normas contabilisticas adequados. Se assim for, as demonstrao financeias evidenciaro uma imagem verdadeira e apropriada da posio financeira e do resultado das operaes da empresa.

Fundo de Maneio, Necessidades em Fundo de Maneio e Tesouraria


Fundo de Maneio O conceito de fundo de maneio pode referir-se a diversos indicadores, pelo que usual recorrer-se ao conceito de fundo de maneio lquido ou permanente. Sendo o fundo de maneio bruto igual ao activo circulante (existncias + crditos + disponibilidades), o fundo de maneio lquido dado pela diferena entre

6 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

o activo circulante e os dbitos de curto prazo. O fundo de maneio lquido pode ser interpretado de duas formas: Como a proporo dos capitais permanentes que podem ser alocados para o financiamento do activo circulante; Como a parte do activo circulante que pode ser transformada em meios lquidos em menos de um ano. Um fundo de maneio lquido negativo ou nulo indicador de problemas de solvabilidade. Podemos ainda definir o fundo de maneio prprio como os capitais prprios deduzidos do activo imobilizado lquido. Outra forma de calcular o fundo de maneio prprio como a diferena entre o fundo de maneio lquido e os dbitos de mdio e longo prazo. A existencia de fundo da maneio (fundo de maneio positivo) pode, exprimir uma margem de segurana (liquidez aparentemente excessiva) pois, uma determinada parcela dos capitais permanentes, caracterizada por um grau de exigibilidade de mdio e longo prazo, financia um certo montante do capital circulante total, cujo grau de liquidez de curto prazo. O conceito de fundo de maneio aparece, ento, associado ao grau de liquidez das aplicaes de fundos e ao grau de exigibilidade das origerns de fundos. Regra de ouro da gesto financeira Em termos gerais, o que a regra de ouro da gesto financeira nos diz que "os capitais utilizados pela empresa no financiamento dos seus activos devem ter uma maturidade (perodo em que esto ao dispor) igual ou superior vida econmica destes".[2] Em termos numricos, esta regra implica que o activo imobilizado deve ser igual aos capitais permanentes ou que o activo circulante deve ser igual aos dbitos de curto prazo. Relao fundamental de tesouraria A relao fundamental de tesouraria diz-nos que: Tesouraria = Aplicaes de tesouraria Origens de tesouraria = Fundo de maneio lquido Necessidades em fundo de maneio = Tesouraria Activa - Tesouraria Passiva Sendo as Necessidades em fundo de maneio calculadas pela diferena entre as necessidades cclicas (existncias, mercadorias e matrias, clientes c/c) e os recursos cclicos (dvidas a terceiros a curto prazo relacionadas com explorao). No que diz respeito ao equilbrio financeiro, desejvel que a Tesouraria apresente sinal positivo, ou seja, que o fundo de maneio lquido mais que suficiente para financiar o ciclo de explorao. Uma Tesouraria cujo valor bastante positivo, poder ser sinnimo de existncia de demasiado capital ocioso, ou seja, recursos financeiros disponveis e no aplicados de forma eficiente, perdendo-se, assim, oportunidades de capitalizao que podero ser significativas. Por oposio, uma Tesouraria cujo valor apresenta sinal negativo, sinnimo de preocupao, pois a empresa poder correr risco de crdito.

Os rcios
A tcnica mais utilizada pela anlise financeira a que recorre aos rcios, um instrumento de apoio para

7 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

sintetizar uma enorme quantidade de informao, e comparar o desempenho econmico-financeiro das empresas ao longo do tempo. Constituem assim uma base da anlise financeira, mas no do respostas. Essas encontrar-se-o nos aspectos qualitativos da gesto. Os rcios financeiros contm, como qualquer instrumento de medida, vantagens e inconvenientes. No que concerne s vantagens dos rcios, estas podem sintetizar-se em: A elaborao do diagnstico financeiro de uma empresa baseia-se no tringulo da liquidez, estrutura financeira e rentabilidade que tem subjacente os rcios; Permitem tirar concluses com base em dados quantificados; Possibilitam a utilizao de grandes quantidades de informao de modo relativamente sinttico, simples e objectivo; Permitem tratar uma amostra constituda por dados de vrias empresas num s momento de tempo ou usar dados de uma s empresa reportados a vrios anos; Contribuem para determinar a performance das empresas em termos de rentabilidade, solvabilidade, liquidez e equilbrio financeiro. Quanto s desvantagens podemos resumi-las em: Se tiver havido incorreces ao nvel dos Balanos, Demonstraes de Resultados e Anexos, os rcios reflectiro essas incorreces; Em relao a determinados fenmenos, os relatrios financeiros podem no ser a base de dados mais adequada para a sua anlise; As empresas podem realizar actividades em vrios segmentos de negcios. Cada empresa tem uma classificao das actividades econmicas que corresponde rea de negcio mais importante, se as concluses disserem respeito a um s segmento e no actividade global da empresa, os resultados dos rcios podem ser enviesados; As polticas de provises e de amortizaes adoptadas pelas empresas podem ser diferentes e conduzir a distores ao nvel dos rcios; Um grupo econmico pode seguir uma poltica de transferncia de preos entre empresas no seio do grupo, motivada por interesses de optimizao fiscal. Esses preos podem no corresponder aos custos obtidos atravs da Contabilidade Analtica, conduzindo a que numa empresa os resultados sejam superiores e que noutra sejam inferiores aos que de facto se verificariam se o critrio fosse somente o dos preos de mercado, sem que houvesse outras motivaes; Os rcios financeiros so apenas um instrumento de anlise que pode e deve ser complementada por outros; tratam apenas dados quantitativos, no tendo em considerao factores qualitativos como a tica, motivao, etc. A anlise financeira atravs de rcios s tem sentido se existir uma base de comparao. Para tal, uma fonte de informao so as centrais de balanos (tais como Dun & Bradstreet, Banco Portugus do Atlntico e Banco de Portugal), bem como a informao publicada pelas associaes de indstria e comrcio. Outra fonte possvel, so os relatrios de contas das empresas concorrentes. Podem construir-se inmeros rcios, mas a sua utilizao vai depender sobretudo dos objectivos de anlise: qual a natureza dos fenmenos que se pretende medir ou revelar, quais as fontes de informao que se vo utilizar, etc. Tipos de Rcios Apesar de se poderem construir inmeros rcios, a sua utilizao depende dos objectivos da anlise: qual a natureza dos fenmenos que pretende revelar ou medir, quais as fontes de informao utilizadas, etc. Quanto aos fenmenos a revelar, estes podem ser rcios financeiros, econmico-financeiros, tcnicos e de

8 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

funcionamento. Definio de Alguns Rcios Rcios de Rendibilidade Chama-se rcio de rendibilidade ao indicador (expresso em %) da relao entre o resultado (lucro ou prejuzo) e as vendas ou uma grandeza de capital. Podem ter - se assim vrios indicadores de rendibilidade. Numa empresa, a rendibilidade toma trs dimenses distintas segundo os objectivos da anlise: rendibilidade comercial, rendibilidade econmica e rendibilidade financeira. Rendibilidade comercial Est estreitamente relacionada com a poltica de preos da empresa e a margem bruta que esta reserva sobre o preo de custo das mercadorias vendidas. o Rcio que analisa a relao entre os resultados e as vendas. Consoante o tipo de numerador, assim se tem uma diferente noo de rendibilidade das vendas. A Rendibilidade operacional das vendas independente da poltica financeira adoptada pela empresa (antes de encargos financeiros) e a incidncia fiscal resultante da sua poltica de investimento (dotaes s amortizaes), dependendo evidentemente, do sector de actividade em causa e do grau de integrao vertical do ciclo de produo. Rendibilidade lquida das vendas Obtm-se a partir da margem lquida obtida pela empresa aps a deduo de todos os encargos. Rendibilidade financeira A rendibilidade dos capitais prprios analisa a remunerao que eles geram. Este rcio pode considerar-se o mais importante em finanas empresariais. Mede a rentabilidade absoluta entregue aos accionistas. Um bom nmero traz xito ao negcio, tornando fcil atrair novos fundos que permitiro empresa crescer, havendo condies favorveis de mercado, e isso, por sua vez, conduz a maiores proveitos. a medida de eficincia privilegiada dos accionistas e investidores. Rendibilidade Econmica Caso se queira analisar a rendibilidade, separadamente das decises financeiras, tem de se recorrer ao rcio Rendibilidade do Activo, que um rcio de avaliao do desempenho dos capitais totais investidos na empresa, independentemente da sua origem (prprios ou alheios): A rendibilidade do investimento total permite avaliar a eficcia da aplicao de capital na operao. Este o melhor indicador para comparaes entre empresas. Pode ainda ser comparado com o custo do capital alheio, podendo concluir-se se o endividamento pesa favorvel ou desfavoravelmente na rendibilidade dos capitais prprios. um rcio que de avaliao do desempenho dos capitais totais investidos na empresa. Rcios de Funcionamento Os rcios de funcionamento servem para analisar a eficincia das decises na gesto dos recursos aplicados. Os rcios de funcionamento apuram - se em termos. Devem utilizar - se valores mdios de balano de forma a no serem afectados pelos valores acidentais em determinadas datam do balano. Estes rcios s tm sentido se comparados dentro do mesmo sector e entre empresas com caractersticas tecnolgicas e de mercado semelhante. Rcios Rotao do Activo o rcio que indica o grau de utilizao dos activos. Um rcio muito elevado pode significar que a empresa est a trabalhar perto do limite de capacidade. O inverso pode significar subutilizao de recurso Rotao das Existncias Evidencia os efeitos da gesto ao nvel dos armazns. Prazo mdio de Recebimentos o rcio que mede a celeridade com os seus clientes com que os clientes costumam pagar suas dvidas Prazo mdio de Pagamentos o rcio que mede a celeridade com que a empresa costuma pagar as suas dvidas aos fornecedores.

9 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Rcios Baseados no Mercado muito til ao director de marketing e ao director de produo, a fim de definirem as suas estratgias e linhas de actuao, conhecerem respectivamente, os preos e o custo unitrio dos produtos concorrentes. O mesmo acontece com o director financeiro relativamente aos indicadores de mercado. So rcios fundamentais para todos os investimentos e credores da empresa. Liquidez Geral Esse ndice mostra se a empresa tem a capacidade de honrar os seus compromissos em curto e longo prazo. Este raco tambm nos indica em que medida o passivo de curto prazo est coberto por activos que se esperam a ser convertidos em meios financeiros liqudos num periodo correspondente ao vencimento das dvidas de curto prazo, como tambm em circunstncias normais uma empresas com dificuldades tender a pagar as dividas mais lentamente o que em principio leva a aumentar o seu passivo de curto prazo. Podemos concluir que o interesse do rcio reside numa hiptese improvvel para a maioria das empresas que a imediata liquidao do seu activo circulante e o vencimento dos crditos de curto prazo. Liquidez Corrente Simples diviso entre ativo circulante e Passivo Circulante produz o ndice de Liquidez Corrente, que reflete a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. O crescimento exagerado das contas a receber, principalmente quando ocasionado por aumento de inadimplncia, ou ainda o aumento dos estoques, devido a falhas em linhas de produo ou obsolescncia, devem ser expurgados do clculo desse ndice. Liquidez Reduzida A liquidez reduzida uma medida mais severa da posio lquida da empresa. D a ideia clara da capacidade da empresa para, sem grandes riscos, ser capaz de solver os seus compromissos de curto prazo. utilizado com a mesma finalidade do rcio de liquidez geral, mas admite que as existncias no podero ser transformadas de imediato em dinheiro. Este raco fazendo a comparao entre o glg e o glr permite destacar o peso das existncias numa empresa. Liquidez Imediata Um terceiro indicador de liquidez aquele que restringe ainda mais o conceito de activos lquidos, cingindo-os s disponibilidades e aplicaes financeiras de curto prazo de uma empresa. utilizada pelos analistas que pretendem conhecer o grau de cobertura dos passivos circulantes por disponibilidades: (Depsitos Bancrios+Caixa+Ttulos Negociveis) / Passivo Circulante. Este indicador em algumas situaes poder dar-nos informao til sobre a situao financeira da empresa. Tambm temos que ter em conta que aquilo que actualmente uma prosperidade financeira poder num curto espao de tempo deixar de o ser se a empresa dispensar os activos liquidos existentes em investimentos de longo prazo,tornando imprescindvel o conhecimento da capacidade da explorao em geral meios lquidos. Todos tm que ter em conta que mais fcil gastar dinheiro do que ger-lo. Endividamento Geral Mede o montante da dvida em relao ao patrimnio lquido da empresa, quanto menor, melhor. Solvncia Geral A solvncia geral mostra a base da situao financeira da empresa, ou seja, a capacidade da mesma em satisfazer suas obrigaes de curto prazo, na data do vencimento. Quanto maior, melhor. Capital de Giro O capital de giro precisa de acompanhamento permanente, pois est continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanas enfrentadas pela empresa. Soluo definitiva para o problema do capital de giro consiste na recuperao da lucratividade da empresa e a conseqente recomposio de seu fluxo de caixa. Esta soluo exige a adoo de medidas estratgicas de grande alcance que vo desde o lanamento de novos produtos ou servios e a eliminao de outros, adoo de novos canais de venda ou at mesmo a reconfigurao do negcio como um todo. Desse modo, a soluo dos problemas de capital de giro de uma empresa requer muito mais do que medidas financeiras. Estratgias, operaes e prticas gerenciais, entre outras, precisaro ser repensadas para que o capital de giro volte ao estado de normalidade.

10 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Necessidade de Capital de Giro - A necessidade de capital de giro funo do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa longo, a necessidade de capital de giro maior e vice-versa. Assim, a reduo do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administrao financeira. Entretanto, a reduo do ciclo de caixa requer a adoo de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produo, operao e vendas. O clculo atravs do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em funo de uma alterao nas polticas de prazos mdios ou no volume de vendas. Perante os factos e noes a tomar em conta, salienta-se os clculos de maior relevncia para a obteno dos rcios e comparaes precisas, da: Rcios de Liquidez: Liquidez Geral = Activo Total / Passivo Circulante + Exigvel a Longo Prazo Liquidez Reduzida = (Activo Circulante - Existncias) / Passivo Circulante Liquidez imediata = (Depsitos Bancrios + Caixa + Ttulos Negociveis) / Passivo Circulante Estes rcios de Liquidez iro permitir aos analistas de crdito analisar a capacidade de reembolso dos emprstimos para um curto prazo. Sendo um indicador utilizado pela quase generalidade das instituies financeiras como ferramenta importante na sua apreciao de crdito da empresa salientamos que extremamente frequente que uma evoluo extremamente "favorvel" deste indicador reflicta no a melhoria mas a degradao da sua liquidez. Como por exemplo numa situao em que uma empresa enfrenta atrasos de pagamentos dos seus clientes e enfrenta dificuldades no escoamento dos seus stocks afecta a muito curto prazo a capacidade da empresa em satisfazer os seus compromissos de curto prazo. No entanto o que sucede ao rcio de Liquidez Geral? Os dois acontecimentos, aumento das existncias e crdito sobre clientes, contribuem para um aumento do grau de liquidez geral e no uma diminuio dando por consequncia indicaes completamente opostas das esperadas do indicador de liquidez. Podemos concluir deste modo que o real interesse do grau de liquidez geral reside numa hiptese largamente improvvel para a maioria das empresas que a imediata liquidao do seu activo circulante e vencimentos dos seus crdito de curto prazo.[3] Rcios de Funcionamento: Estes rcios de funcionamento servem para analisar a eficincia das decises na gesto de recursos aplicados. Apuram-se consoante a rotao ou em dias de funcionamento. Rotao do Activo = Volume de negcios / Activo mdio Representa o grau de utilizao dos activos, sendo que rcios elevados podem indiciar que a empresa est a trabalhar no limite da sua capacidade. O contrrio pode indiciar um desaproveitamento de recursos. Rotao das Existncias = V olume de negcios / Existncias mdias Este rcio quando elevado considerado como um sinal de eficincia. No entanto, pode tambm indiciar rupturas frequentes de stock. Permanncia Mdia das Matrias Primas em Armazem = Existncias Mdias de Matrrias-primas*365 / Custo das Matrias Consumidas

11 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Permanncia Mdia de Produtos em Curso = Existncias Mdias de Produtos em Curso*365 / Custo de Produo Permanncia Mdia dos Produtos Acabados em Armazem = Existncias Mdias de Produtos Acabados*365 / Custo dos Produtos Vendidos Permanncia Mdia das Mercadorias em Armazem = Existncias Mdias de Mercadorias*365 / Custo das Mercadorias Vendidas Medidas de reduo de stock, em funo do objectivo de reduzir a permanncia em armazm, diminuem estes racios Prazo mdio de Recebimento = Crditos Comerciais*365 / Vendas e Prestao de Servios c/ IVA Prazo mdio de Pagamento = Dbitos Comerciais*365 / Compras e Fornecimentos c/IVA Estes rcios do informao sobre o ciclo de explorao da empresa. Um rcio elevado no prazo mdio de recebimento desvantajoso, podendo ter origem na ineficincia de cobrana da empresa ou falta de poder negocial da empresa perante os clientes. No prazo mdio de pagamento um rcio elevado pode indiciar um poder negocial da empresa elevado perante os seus fornecedores ou tambm dificuldades da empresa em satisfazer os seus compromissos. Rcios de rentabilidade: Rentabilidade dos Capitais Prprios O rcio de Rentabilidade dos Capitais Prprios (RCP), constitui o indicador de rentabilidade mais utilizado pelos analistas financeiros, e calculado da seguinte forma: RCP = RL / CP, em que RL = Resultados Lquidos e CP = Capitais Prprios. Este rcio permite aferir a capacidade da empresa em remunerar os seus accionistas/scios. Rentabilidade das Vendas O rcio de Rentabilidade das Vendas serve para analisar a relao entre os resultados lquidos e as vendas e o seu clculo efectuado da seguinte forma: (1) RV = RL / V, onde RL = Resultados Lquidos e V = Vendas + Prestao de Servios. Esta a verso mais vulgarizada, no entanto existe um segundo conceito para clculo deste rcio, que no recorre ao lucro lquido mas ao cash-flow tradicional (= resultados lquidos + amortizaes + provises). Assim temos: (2) RV = CF / V, onde CF = Cash-Flow (tradicional) e V = Vendas Este rcio permite estudar a estrutura de custos de uma sociedade. Rentabilidade do Activo O rcio de Rentabilidade do Activo um rcio de avaliao do desempenho dos capitais totais investidos na empresa, independentemente da sua origem (prprios ou alheios). Procura relacionar os resultados antes de impostos e encargos financeiros com o activo total da empresa, sendo calculado da seguinte forma: RA = RO / A, onde RO = Resultado Operacional e A = Activo Este rcio permite analisar a rendibilidade separadamente das decises financeiras.
12 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Efeito dos Custos Fixos Efeito dos Custos Fixos = Resultados Operacionais / Margem Bruta Este rcio, cujo valor se espera ser > 1, indica-nos o peso dos custos fixos na margem bruta das vendas. Rcios de Endividamento: Endividamento = Capitais Alheios / Capitais Totais Debt to Equity Ratio = Capitais Alheios / Capitais Prprios Peso do Endividamento Longo Prazo = Capitais alheios a longo prazo / Capitais Totais Debt to Equity ratio de estrutura = Capitais alheios de longo prazo / Capital Prprio Estrutura de Endividamento = Capitais alheios de curto prazo / Capitais alheios Estes rcios de alavanca financeira e risco, servem para analisar as dvidas da empresa. Taxa de Juro Mdia = Juros Suportados / Dvida Sujeita a Juros Este rcio permite-nos conhecer a taxa mdia a que a empresa adquire o capital de que necessita. Rcios de Estrutura: Autonomia Financeira = Capital Prprio / Activo Total Liquido Solvabilidade = Capital Prprio / (Passivo+Interes.Mintr) Estrutura de capitais = Capitais Alheios / Capitais Prprios Estes rcios analisam o peso do capital prprio relativamente a capitais alheios, passivos e activos.

Tipos de Indicadores
Os indicadores/rcios financeiros podem ser agrupados em vrias classes: Indicadores de Liquidez Estes indicadores tm por objectivo medir a capacidade que a empresa tem para honrar os seus compromissos financeiros no curto prazo, isto , analisam em que medida a empresa est em condies de cumprir as obrigaes de natureza financeira, tais como o pagamento das matrias-primas, dos salrios, da energia, etc. Podemos salientar como indicadores de liquidez: Grau de Liquidez Geral = Activo Circulante/Passivo de curto prazo Este rcio mostra-nos a capacidade que a empresa tem para solver os seus compromissos de curto prazo, isto , activos que se espera que sejam covertidos em liquidez num perodo semelhante ao das responsabilidades. Quando o seu valor superior a um, frequentemente assumido que a empresa possui uma boa situao financeira no curto prazo. H no entanto que tomar em considerao o ciclo de explorao da empresa e os tempos mdios de recebimento e pagamento. Ao analisar este rcio, deveremos ter alguma ateno para que no sejamos induzidos em erro, pois este

13 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

pode fornecer-nos indicaes contrrias s que se deveriam esperar por um indicador de liquidez. Grau de Liquidez Reduzida ("Acid Test") = Activo manevel/Passivo de curto prazo Activo manevel = Activo Circulante - Existncias Relativamente ao anterior exclui as existncias do numerador. Este rcio indica se as parcelas do Activo Circulante mais lquidas (Disponveis e Realizveis) so suficientes para cobrir o Passivo (dvidas) de Curto Prazo. O seu valor para uma empresa que honra os compromissos normalmente superior a um, mas, pode ser inferior a um, sem que isso signifique que a empresa tem dificuldades financeiras. Basta para isso, que a empresa consiga gerar Disponveis e Realizveis a uma cadncia superior ao Passivo (dvidas). Grau de Liquidez Imediata = Disponibilidades/ Passivo de curto prazo Disponibilidades = Depsitos bancrios + Caixa + Ttulos negociveis Este indicador difere do anterior porque exclui do numerador as dvidas de terceiros. Apesar da grande homogeneidade das rubricas que figuram no activo a sua utilidade prtica muito reduzida visto que as empresas se esforam por terem uma tesouraria nula. Portanto o valor do rcio ou zero, ou aproxima-se dele. Caso contrrio, uma relao superior ou prxima de um, pode querer dizer: uma Tesouraria Ociosa, valores disponveis subutilizados ou/e decrscimos de actividade. Na existncia de valores aplicados em ttulos de negociao ou outras aplicaes, este raciocnio no se aplica. importante referir que a avaliao deste indicador deve ter em conta eventuais especificidades de uma determinada empresa ou sector. Por outro lado, importante proceder a uma anlise dinmica deste indicador, ou seja, proceder sua comparao e avaliao da evoluo ao longo do tempo, na medida em que eventuais variaes podem indiciar a ocorrncia de algum desequilbrio ao nvel da gesto operacional da empresa a que se refere. Indicadores de Rentabilidade Podemos salientar: Rentab.das Vendas (ou margem das vendas)=Resultados Lquidos/Vendas+Prest Servios Analisa a relao entre os resultados e as vendas. Indica-nos a margem total das vendas aps os efeitos produtivos (explorao), financeiro e fiscal. Rentab. da Produo = Resultado Liquido/Produo Exprime a gerao de fundos que a produo proporciona aps remunerar os diferentes factores produtivos e pagar os impostos que incidem sobre o rendimento das sociedades. mais usual nas empresas industriais. Rentab. do Activo = RAIEF[4]/Activo Exprime a rentabilidade do activo da empresa. um rcio til quando se quer analisar a rentabilidade de forma separada das decises financeiras. A maioria das empresas est interessada que com um mnimo de activos seja gerado o maior resultado possvel. o chamado "Earning Power). Este indicador alm de ser til ao clculo da rentabilidade, importante para a definio da estrutura de capitais ou do endividamento das empresas., permitindo aferir se um aumento de endividamento potencia ou amortece a rentabilidade dos capitais prprios de uma empresa. Se o custo do capital alheio for inferior a este rcio, um aumento de dvida melhora a rentabilidade dos capitais prprios da empresa; se for superior, um aumento de endividamento

14 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

deteriora a rentabilidade dos capitais prprios da empresa, isto , diminui a sua rentabilidade financeira. Este rcio reflecte o efeito conjunto da Margem da empresa (Rentabilidade das Vendas antes Encargos Financeiros e Impostos)e da Rotao dos seus activos, como se pode constatar pelo desdobramento do rci: Rentabilidade Activo = RAEFI[4] /Activo = RAEFI/Vendas x Vendas/Activo Rentab. dos Cap Prprios = Resultado Lquido / Capitais Prprios o chamado ROE ou "return on equity". um rcio de grande utilidade para os investidores porque pretendem conhecer a rentabilidade das suas aplicaes. Em muitas empresas, a adopo de um valor alvo a atingir para este indicador afigura-se muitas vezes como um dos objectivos de gesto da empresa.
Anlise Dupont

A anlise Dupont uma tcnica que procura analisar a evoluo da rentabilidade dos capitais prprios atravs da decomposio desta em vrios factores explicativos. Estes incluem rcios de rentabilidade, de actividade e de autonomia financeira. A anlise Dupont assume duas modalidades:

- Anlise Sinttica RCP = (RL/Vnd).(Vnd/A)/(SL/A) Considera trs factores explicativos na formao da rentabilidade dos capitais prprios: a rentabilidade das vendas, a rotatividade das vendas e a autonomia financeira. Assim, uma empresa pode melhorar a rentabilidade dos seus capitais prprios aumentando qualquer um dos termos do numerador (rentabilidade das vendas ou rotatividade das vendas) ou diminuindo o termo do denominador (autonomia financeira). O 1 Termo (RL/Vnd) rentabilidade das vendas, um indicador em que as empresas mais direccionadas para nichos de mercado devem ter em bastante ateno, dado que esses mercados por natureza no permitem grandes possibilidades no que respeita a grandes variaes de quantidades vendias. O 2 Termo (Vnd/A) rotatividade das vendas, exprime o valor das vendas por unidade de activo e um indicador em que as empresas direccionadas ao mass market mais tm em ateno, dado que a sua rentabilidade, depende grande parte da manuteno ou ganho de quota de mercado. Por vezes podemos assistir a empresas que voluntariamente diminuem a sua rentabilidade das vendas para que o aumento da rotatividade das vendas supere essa perda. O 3 Termo (SL/A) autonomia financeira, um indicador em que as empresas devem gerir de acordo a maximizar a rentabilidade dos seus capitais prprios atravs do mecanismo da "alavancagem financeira" e o nvel ptimo do endividamento estudados por "Modigliani e Miller"

- Anlise Desenvolvida RCP=(RAIEFRE/Vnd).(Vnd/A).(RAIRE/RAIEFRE).(A/SL).(RAI/RAIRE).(RL/RAI) Notas: RCP= rentabilidade dos capitais prprios

15 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

RL = resultados lquidos Vnd = vendas A = activo RAIEFRE = resultados antes de impostos, encargos financeiros, resultados extraordinrios SL = situao lquida RAI = resultados antes de impostos O 1 termo da frmula traduz em termos globais a chamada rentabilidade operacional do activo, que representa o produto de dois rcios, a rentabilidade operacional das vendas e a rotao do activo. O 2 termo representa o que podemos chamar efeito da alavancagem financeira. O primeiro desses efeitos ser, em princpio, desfavorvel do ponto de vista da sua contribuio para a formao da RCP (e do lucro da empresa) j que assumir em geral valores inferiores a um. este o efeito com que a generalidade dos gestores se preocupa mais e que decorre directamente do pagamento de encargos financeiros. O segundo dos efeitos, porventura menos considerado pelos responsveis das empresas traduz-se num efeito favorvel (valor do indicador superior a um) que tem a ver com o peso relativo dos capitais prprios no activo da sociedade (inverso da autonomia financeira). O efeito conjunto dos dois indicadores em termos da sua contribuio lquida para a formao da RCP no imediato, podendo ser neutro, positivo ou negativo. Tal depender do comportamento relativo do crescimento dos encargos financeiros em relao aos resultados operacionais medida que a empresa aumenta o seu grau relativo a recursos a capitais alheios. O terceiro termo representa, conforme facilmente se verificar, o efeito dos resultados extraordinrios. O valor desse efeito poder ser maior, igual ou inferior a um consoante a empresa apresente resultados extraordinrios lquidos positivos, nulos ou negativos, respectivamente. A observao deste efeito permite facilmente apreciar em que medida os resultados extraordinrios tm sido ou no responsveis pela formao ou evoluo da rentabilidade dos capitais prprios de uma sociedade. Poder-se- deste modo ajuizar mais adequadamente a chamada "qualidade" dos resultados, isto , a medida em que estes podero manter-se no futuro. Isto porque, por definio, os resultados extraordinrios so eventos no recorrentes. O ltimo efeito considerado pela expresso acima consiste no efeito fiscal. Facilmente se verifica que o seu valor poder ser inferior ou igual a um, respectivamente, se a empresa for ou no pagadora de impostos. No obstante a RCP apresentar limitaes graves enquanto medida da rentabilidade para os proprietrios da empresa ou como objectivo a prosseguir pelos responsveis da empresa julga-se que tal no invalida alguma utilidade para a anlise Dupont. De facto, ao procurar identificar as diversas componentes que contribuem para a formao da RCP poder-se-, atravs desta tcnica, analisar alguns importantes aspectos que so relevantes para uma compreenso da evoluo das actividades da empresa. Nomeadamente, permite uma chamada de ateno para eventuais alteraes verificadas no domnio operacional, financeiro, fiscal ou sobre eventos no recorrentes que possam ter afectado algumas das mais importantes rubricas da evoluo econmicofinanceira da empresa mas que nem sempre so de imediata percepo. Indicadores de Estrutura ou Endividamento Estes indicadores procuram dar indicaes sobre o grau de intensidade de recurso a capitais alheios no financiamento de uma empresa. Dentro dos mais importantes: Autonomia Financeira = Capitais prprios / (Capitais Prprios + Passivo) Este rcio um dos rcios de endividamento mais populares, e exprime em que medida o activo est a ser financiado por capitais prprios e por capitais alheios, ou seja pelo esforo financeiro dos accionistas e dos

16 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

credores se o valor for significativamente baixo significa que h maior perigo de falncia.No entanto isto depende muito de setor para setor.Por exemplo, os bancos tm tradicionalmente uma Autonomia Financeira baixa devido a maior do Ativo ser constituda pelos depsitos de clientes. "Debt do Equity Ratio"=Passivo total/Capitais prprios ou Passivo MLPrazo/Capitais Prprios usado para analisar a relao entre as dvidas e os capitais prprios. O rcio cobertura dos encargos financeiros mede o grau com que a explorao consegue cobrir os encargos financeiros. Existem duas verses: Cobertura dos Encargos Financeiros = Resultados operacionais / Encargos financeiros Cobertura dos Encargos Financeiros = Excedente Bruto de Explorao/Encargos financeiros Perodo de recuperao da dvida =Emprstimos em dvida / Autofinanciamento[5] Este rcio d-nos uma estimativa do nmero de anos em que a empresa capaz de pagar as suas dvidas, admitindo que tudo se mantm constante. Variabilidade dos resultados operacionais = (Res operac t Res operac em t-1)/mdia dos resultados operacionais A anlise da variabilidade dos resultados operacionais til para a anlise de risco. Se o rcio de cobertura dos encargos financeiros indicam que ela baixa, ento conveniente analisar a variabilidade dos resultados operacionais como forma de anlise do risco. Indicadores de Atividade Estes indicadores procuram caracterizar aspectos operacionais das actividades econmicas de uma empresa, nomeadamente, os que procuram determinar a rapidez com que uma empresa cobra os seus crditos de clientes, regulariza as suas dvidas para com os fornecedores e faz "rodar" os seus stocks de existncias. Rotao do Activo = Vendas totais (inclui prest serv)/Activo Este rcio indica-nos qual o grau de utilizao dos activos. Podemos dizer que o aumento do valor deste rcio ao longo do tempo poder significar uma melhor eficincia no aproveitamento dos activos da sociedade. Tempo Mdio de Recebimentos = (Clientes/(Vendas+Prest Serv).(1+IVAv)). 365 O rcio procura evidenciar o prazo mdio que os clientes da empresa esto a demorar a regularizar as suas responsabilidades. A empresa tem todo o interesse em estudar este rcio para analisar, por um lado, a sua poltica de crdito, e por outro lado, a eficcia dos servios financeiros. Tempo Mdio de Pagamento = (Fornecedores/(Compras+FSE).(1+IVAv)).365 Este rcio d-nos uma ideia do tempo que demoramos a pagar aos nossos fornecedores aps fazermos as compras. Um valor muito elevado pode significar dificuldades da empresa em satisfazer as suas obrigaes. Tempo mdio de rotao das existncias Numa empresa comercial ou de servios = (Existncias/ CEVMC[6]). 365 Numa empresa industrial = (Existncias/CEVMC+Desp c/pessoal+FSE). 365

17 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

Este rcio exprime o nmero de vezes que as existncias em armazm tm de rodar para satisfazerem os consumos anuais da empresa. Indicadores Baseados no Mercado Estes rcios so teis para os investidores, credores da empresa, bem como para a direco financeira da empresa. Todos os rcios de mercado so muito usados como instrumentos de comparao do valor das empresas. Como exemplos de alguns rcios podemos salientar, entre muitos outros: Price Earning Ratio (PER) = Preo de cotao/Resultados por aco Price to Cash Earnings (PCE) = Preo de cotao/ Cash earnings por aco[7] Rendimentos em dividendos = (Dividendo por aco/Preo de cotao)% Market to Book Value = Preo de cotao/Valor contabilstico por aco EV to EBIT = EV / Resultados operacionais EV to EBITDA = EV / Excedente bruto de explorao Nota: EV = enterprise value = valor de mercado dos capitais investidos na empresa lquidos de disponibilidades EBITDA = resultados operacionais mais amortizaes do exerccio e variao de provises do exerccio

Limitaes dos Rcios


Nos tempos que correm, o recurso tecnica de anlise atravs de rcios tem vindo a utilizar-se com frequncia para quase todos os fins. Por isso, convm alertar que este instrumento de anlise financeira possui algumas limitaes: Os rcios tratam apenas dados quantitativos; As decises de curto prazo podem afectar profundamente os documetos financeiros, assim como os rcios que lhe so inerentes; A comparao de rcios entre empresas do mesmo sector, ou com mdias do sector, pode ser incorrecta pelas diferenas das prticas contabilsticas das empresas; No existe uma definio normalizada a nvel nacional e internacional de cada rcio; A contabilidade feita aos custos histricos, pelo que a inflao verificada na economia afecta formas diferentes as empresas.

Anlise Dinmica
A anlise dos fluxos pode ser vista quer como complementar quer como substituta da anlise esttica. Consiste em analisar as origens e aplicaes de fundos na altura de fecho das contas.[8] Os dados para a anlise dinmica podem ser encontrados nos anexos s Demonstraes Financeiras.

Anlise da Qualidade dos Resultados


Do que se pode ver anteriormente, os aspectos limitadores da anlise dos rcios resultam da qualidade das
18 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

informaes por parte da contabilidade. Por isso, o analista tem de ter sempre em conta a qualidade dos resultados. A utilidade desta anlise centra-se principalmente, na identificao dos sinais de perigo sobre os resultados futuros. Apesar de no haver uma concreta definio quanto qualidade dos resultados, a prtica sugere alguns factores de alta qualidade: Regras contabilsticas - baseadas nos princpios gerais da contabilidade, de forma a que o apuramento de resultados seja comedido e consistente ao longo dos anos; Origem dos resultados - devem ter origem da actividade normal da empresa, e no de actividades espordicas ou extraordinrias; Fluxos de caixa - vendas e custos que se transformem rapidamente em pagamentos e recebimentos; Fiscalidade - no estar demasiado dependente de favorecimentos pela lei fiscal, pois no caso desta se alterar, poder haver o risco de grande variao nos resultados; Situao financeira - estrutura de capital e endividamento em nveis considerados razoveis; Meio envolvente econmico - evitar que haja um forte impacto nos resultados em caso de evoluo da inflao ou movimentos cambiais; Volatilidade - evoluo dos resultados deve ser estvel, de modo a servir de indicativo para o futuro; Activos - devem estar preparados para futuros condicionamentos, e tambm possuir um activo circulante facilmente realizvel; Objectivos do utilizador - os resultados devem ser apresentados de forma consistente, de modo a satisfazer as necessidades do analista;

Factores que afectam a Qualidade dos Resultados (QdR)


QdR e Meio Ambiente
Factores polticos, econmicos, etc., podem afectar a qualidade dos resultados. Estes factores normalmente no so controlveis pelos gestores. o caso das empresas que actuam em pases com instabilidade poltica e econmica, onde h o risco de nacionalizao, controlo generalizado sobre os preos ou sobre o movimento de capitais, etc.

QdR e Sector de Actividade


Deve-se ter em conta o sector de actividade em que a empresa actua, pois as prticas contabilsticas aceites num sector, podem ser rejeitadas noutros.

QdR e Aspectos de Gesto da Empresa


Quanto maior a variabilidade potencial dos resultados, menor a qualidade destes e maior o risco para o accionista. Um elevado grau de alavanca operacional um factor de risco para a evoluo dos resultados. Elevados graus de alavanca financeira tendem a tende a tornar os resultados mais volteis, di menor qualidade dos resultados.

Rentabilidade, QdR e Preo de Mercado


Quanto maior a qualidade dos resultados, maior o rcio PER. Menor qualidade dos resultaods signifiva volatilidade e incerteza, logo, o investidor tem tendncia a atribuir menos valor a essas empresas, pelo que os PER desse tipo de empresas so mais vaixos.

19 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

O investidor tem tendncia para ter mais confiana nas empresas que so transparentes na comunico e na anlise dos seus resultados. Fazendo com que essas empresas tenham tend~encia para ter PER mais elevados.

QdR e Sinais de Perigo


Uma das importncias do exame da qualidade dos resultados a de identificar alteraes no valor da empresa que podem no ser claras nos indicadores de medida do desempenho econmico e financeiro. Os aspectos contabilsticos que podem chamar a ateno para sinais de perigo so: relatrio de auditores - pode mostrar desacordo entre os gestores e os auditores quanto contabilizao de algumas transaces; reduo dos custos gerveis - deve averiguar-se se estas decises no estaro a comprometer os resultados a mdio longo prazo; mudana de mtodos contabilsticos: aumento do volume de crditos de clientes - podem estar a criar-se dificuldades financeiras a curto prazo e a aumentar o risco de cobrana duvidosa; alterao do tempo mdio de existncias - dificuldades de venda; aumento das letras e outros ttulos a pagar - dificuldades de liquidez; aumento dos intangveis; volume de despesas com custo diferido; quebra da margem de contribuio em percentagem das vendas; aumento de emprstimos; aumento das provises para riscos e encargos. De toda esta anlise podemos facilmente concluir que um dos aspectos limitativos da anlise dos rcios resulta principalmente da qualidade da informao que advm a contabilidade, logo, toda a cautela pouca na sua utilizao. De qualquer forma, um bom analista procura sempre determinar a qualidade dos dados em que baseou a sua anlise, pois uma garantia de validade das concluses por si retiradas.

Anlise do Equilbrio Financeiro


Geralmente diz-se que s uma estrutura financeira equilibrada permite empresa um funcionamento normal. Esta anlise tem como base o balano. Quanto noo de equilbrio, pode ser encarada de duas maneiras, que se complementam: como uma obrigao jurdica e de preocupao dominante dos credores de a empresa estar apta a solver os seus compromissos nas datas de vencimento respectivas; como uma necessidade de manter o equilbrio funcional entre os recursos, tendo em conta a sua estabilidade e as aplicaes, observando o seu destino.

Equilbrio Financeiro na Anlise do risco Financeiro


Como se sabe as decises de gesto tm efeito sobre os resultados operacionais, mas para alm disso, o gestor dever tomar tambm decises quanto estrutura financeira, ou seja, sobre a forma de financiamento do activo, capitais prprios e alheios. Estas decises de carcter financeiro podero ser favorveis para a rentabilidade do activo, mas por outro lado, induzem um risco adicional sobre a rentabilidade dos capitais prprios (risco financeiro). Anlise Patrimonial do Risco Financeiro Nesta anlise estuda-se a capacidade que uma empresa tem para satisfazer as suas obrigaes de pagamento

20 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

nas datas exigdas. Atravs do balano, faz-se o estudo da liquidez. Para esta anlise desenvolvem-se os conceitos de grau de liquidez e exigibilidade, de acordo com o seguinte agrupamento das rubricas de balano em funo desse grau: Activo Fixo: activos com grau de liquidez fraco; a sua transformao em dinheiro lenta e sempre superior a um ano. Activo Circulante: activos de elevado grau de liquidez; transformam-se em dinheiro num prazo inferior a um ano. Capital Permanente: so capitais com grau de exibilidade reduzida; as datas de vencimento so a mais de um ano de vista da data do balano. Capital Circulante: dvidas com elevado grau de exibilidade; as suas fatas de vencimento ocorrem no perdo mximo de um ano. A teoria tradicional da anlise financeira conclui que a empresa estar equilibrada a curto prazo desde que: Activo Ciculante > Passivo Circulante ou Activo Circulante - Passivo Circulante >0 Esta diferena designa-se como Fundo de Maneio: Fundo de Maneio = Activo Circulante - Passivo Circulante > 0 Em alternativa a uma anlise com valores absolutos, costume recorrer-se ao rcio: (Activo Circulante / Passivo Circulante) > 1 Trata-se ento do rcio de liquidez. Como o Fundo de Maneio dever ser positivo para garantir a liquidez, ento o rcio de liquidez dever apresentar-se superior a 1. O Fundo de Maneio tambm se pode calcular da seguinte forma: Fundo de Maneio = Capitais Permanentes - Activo Fixo A concluso a que se chegou anteriormente de que o Fundo de Maneio tem de ser positivo para a empresa estar equilibrada, parte de concluses erradas, pois a anlise demasiadamente esttica. Esta parte do princpio de que a actividade da empresa pra, contradizendo o princpio contabilstico da continuidade dos exerccios em que assenta o Balano. Assim, actualmente, reconhece-se que o nvel do Fundo de Maneio adequado est dependente de diversas variveis, distinguindo-se a natureza e o volume da actividade. Princpios Orientadores: 1. o equilibrio estar tanto mais assegurado quanto maior for o capital prprio e menor o alheio. Deste ltimo, de estiver a mdio e longo prazo, tanto melhor para o equilbrio. A verificao deste princpio pode fazer-se atravs dos rcios de endividamento e estrutura do endividamento; 2. verifica-se tanto mais equilbrio quanto mais os capitais permanentes cobrirem os imobilizados e outros activos de crcter permanente. Este princpio leva normalmente anlise do Fundo de Maneio,

21 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

da liquidez ou, em alternativa, cobertura do imobilizado; 3. quanto maior a rentabilidade do capital total em relao ao juro a pagar ao capital alheio, tanto melhores as condies de equilbrio a prazo. Este princpio conduz anlise da rentabilidade e do efeito de alavanca financeira. Anlise Funcional do Equilbrio Financeiro Para ser possvel esclarecer a influncia de algumas polticas, como a poltica geral da empresa e as polticas operacionais, sobre os fluxos de caixa e o equilbrio financeiro, ser necessrio estruturar o balano funcional em trs componentes: 1. Fundo de Maneio Funcional 2. Necessidades de Fundo de Maneio 3. Tesouraria Lquida
Fundo de Maneio Funcional

Apura-se pela diferena entre capitais permanentes e o activo fixo. O Fundo de Maneio Funcional (FMF) representa a parte de fundos estveis que financia o ciclo de explorao. Se o seu valor for negativo, significa que parte dos fundos no estveis esto a financiar activos fixos, o que cosntitui um factor de risco. FMF = Capitais Permanentes - Activo Fixo
Necessidades de Fundo de Maneio

A noo de Necessidades em Fundo de Maneio est ligada necessidade de financiamento do ciclo de explorao. As Necessidades de Fundo de Maneio (NFM) subdividem-se em: necessidades estruturais de fundo de maneio, resultantes da actividade normal da empresa; necessidades temporrias de fundo de maneio, resultantes de factores sazonais ou conjunturais. As NFM representam, quando o seu valor positivo, as necessidades de financiamento do ciclo de explorao. Quando o seu valor negativo, representam excedentes financeiros do ciclo de explorao. As NFM so um meio de avaliao financeira dos esforos da gesto operacional e resultam da diferena entre as Necessidades Cclicas e os Recursos Cclicos. NFM = Necessidades Cclicas - Recursos Cclicos
Tesouraria Lquida

A noo de TRL fornece uma informao sobre a situao de liquidez e mostra que o equilbrio financeiro o resultado da poltica estratgia (FMF) e da poltica de gesto operacional (NFM).[9] O Balano Funcional identifica para o 1 membro: activo fixo ou aplicaes de investimento - AF; necessidades cclicas - NC; tesouraria avtiva - TA. Para o 2 membro:
22 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

capitais estveis - CE; recursos cclicos - RC; tesouraria passiva - TP. Tem-se ento, AF + NC + TA = CE + RC +TP Sendo a Tesouraria Lquida (TRL) a diferena entre tesouraria activa e passiva, tem-se: TRL = FMF - NFM Esta relao quantifica e caracteriza de uma forma mais rigorosa a definio de equilbrio financeiro. Visto que o FMF a parte de fundos permanentes que ficam disponveis para financiar outros investimentos permanentes e as NFM so investimento de carcter permanente, conclui-se que existe equilvrio financeiro se o FMF for suficiente para financiar as NFM. FMF - NFM 0 Como a Tesouraria Lquida a diferena entre FMF e NFM, ento o equilbrio financeiro exige que: TRL 0
Situaes Financeiras Tpicas

possvel identificar seis tipos de estruturas financeiras: 1- FM > 0, NFM > 0 e FM > NFM TRL > 0 -Tesouraria Superavitria, a situao financeira normal, com uma certa segurana. 2- FM > 0, NFM > 0 e FM < NFM TRL < 0 -Tesouraria Deficitria, evidencia desequilbrio financeiro, a empresa financia parte das suas necessidades ciclicas com operaes de tesouraria, tpica em empresas com um ciclo longo de explorao. 3- FM <0, NFM > 0 TRL < 0 - Tesouraria Deficitria,evidencia uma situao financeira delicada, os capitais estveis no so suficientes para financiar o activo fixo, no cumpre a regra de ouro do equilbrio financeiro. A situao ser tanto mais grave quanto mais negativa seja a tesouraria. 4- FM < 0, NFM < 0 e FM < NFM TRL < 0 -Tesouraria Deficitria, no apresenta liquidez nem garantia de segurana, geralmente representa situaes arriscadas derivadas de crescimentos elevados face s capacidades financeiras. 5- FM <0, NFM < 0 e FM > NFM TRL > 0 -Tesouraria Superavitria, esta situao apresenta risco em caso de reduo de actividade, poder deixar de realizar fundos suficientes para suprir a exigibilidade das dvidas a pagar.Falta de segurana derivada da inexistncia de fundo de maneio. 6- FM > 0, NFM <0 TRL > 0 -Tesouraria Superavitria, as necessidades de fundo de maneio negativas so resultado de um ciclo de explorao favorvel

Anlise Integrada da Rendibilidade


A base do modelo apresentado em seguida assenta na teoria das alavancas e das vantagens competitivas.

Modelo Multiplicativo
23 de 24

15-07-2011 02:41

Anlise financeira Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anlise_financeira

A Rendibilidade do Capital Prprio pode decompor-se num modelo multiplicativo, com o seguinte mtodo:

RCP = (MC / V) * (RO / MC) * (V / CI) * (CI / CP) * (RC / RO) * (RAI / RC) * (RL / RAI) = RL / CP
rea Operacional (Rendibilidade dos Capitais Investidos): MC/V - Rendibilidade Bruta das Vendas RO/MC - Efeito dos Custos Fixos V/CI - Rotao dos Capitais Investidos rea Financeira (ndice de Alavanca Financeira): CI/CP - Mltiplo da Estrutura Financeira RC/RO - Efeito dos Encargos Financeiros rea Extraordinria: RAI/RC - Efeito dos Resultados Extraordinrios Este conjunto de rcios permite fazer uma anlise integrada da rendibilidade do capital prprio, permitindo compreender melhor a gesto de uma determinada empresa, percebendo de onde vem a rendibilidade dos capitais e tambm o impacto que cada rcio ter na mesma.

Referncias
1. Neves, Joo Carvalho das (2002) "Anlise Financeira", Lisboa: Texto Editora 2. Moreira, Jos Antnio Cardoso (1997) "Anlise Financeira de Empresas: da teoria prtica", Porto: Associao da Bolsa de Derivados do Porto 3. Farinha, Jorge "Anlise de Rcios Financeiros", em (http://www.jorgefarinha.com/fotos /gca/Analise_de_Racios_Financeiros.pdf) . 4. a b resultados antes de impostos e encargos financeiros 5. resultados lquidos + amortizaes + provises 6. custo das existncias vendidas e matrias consumidas 7. em Portugus designa-se por autofinanciamento bruto = RL+Amort do exerc+var de provises no exerccio 8. Cohen, Elie (1995) "anlise Financeira", Lisboa: Editorial Presena 9. Brealey, Richard A.; Myers, Stewart C. e Allen, Franklin (2007) "Principios de Finanas Empresariais", Lisboa: McGraw-Hill

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_financeira" Categorias: Contabilidade | Finanas | Anlise Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 18h58min de 23 de junho de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

24 de 24

15-07-2011 02:41

Das könnte Ihnen auch gefallen