Sie sind auf Seite 1von 43

Por que estudar Parasitologia?

Estudar Parasitologia saber das doenas a partir da sua origem. saber e conhecer para poder evit-las. ter um conhecimento amplo sobre a natureza e sobre as doenas. ampliar seus horizontes de conhecimento muito mais que enfermarias de hospitais ou laboratrios de pesquisa. Estudar e viver Parasitologia algo essencial na vida de qualquer profissional da sade.
2

Importncia da Parasitologia
As doenas parasitrias so freqentes na populao mundial;

Alguns parasitos representam graves problemas de sade pblica;

O parasitismo pode causar incapacidade funcional;

A doena parasitria pode levar morte.


3

Causas que contribuem para o aumento das parasitoses


Crescimento desordenado das cidades Condies de vida e higiene das comunidades Hbitos e costumes das pessoas Falta de: abastecimento de gua esgotos coleta de lixo tratamento dos dejetos.. Moradia inadequada Nutrio deficiente
4

NOES DE PARASITOLOGIA
Parasitologia a parte da cincia que estuda a relao de interdependncia entre indivduos de espcies diferentes.

A palavra PARASITA (de origem grega) quer dizer = um ser que se alimenta custa de outro.

Origem do parasitismo
O parasitismo uma associao ntima e duradoura onde o parasita o nico beneficiado.

Conceitos bsicos
Hospedeiro definitivo H.D.: aquele que hospeda os parasitas na forma adulta. Ex: Homem H.D. de Taenia solium.

Hospedeiro intermedirio - H.I.: So aqueles que abrigam formas jovens de parasitas ou formas larvrias. Ex: Suno abriga forma jovem de Taenia solium.

Vetor: um artrpode, ou outro veculo, que transmite o parasita entre os hospedeiros.


8

Modalidades de Parasitismo
Em relao ao nmero de hospedeiros: Monoxnico - o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Heteroxnico - o que possui hospedeiro definitivo e intermedirio.

Enterobius. vermicularis

Trypanosoma cruzi
9

Em relao ao tempo de permanncia no hospedeiro


Parasito Obrigatrio/Permanente: aquele incapaz de viver fora do hospedeiro. Parasito Peridico: o que freqenta o hospedeiro intervaladamente.

Os mosquitos que se alimentam sobre o hospedeiro a cada trs dias. Schistosoma mansoni
10

Em relao especificidade parasitria:


Parasito Estenoxnico. o que parasita espcies de vertebrados muito prximas. Exemplo: algumas espcies de Plasmodium s parasitam primatas; outras, s aves etc. Parasito Eurixeno. o que parasita espcies de vertebrados muito diferentes. Exemplo: o Toxoplasma gondii, que pode parasitar todos os mamferos e at aves.

11

Em relao localizao:

ENDOPARASITA : ECTOPARASITA : um tipo de parasita que se instala fora do corpo do hospedeiro. Parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Invadem o corpo do hospedeiro para alimentar-se ou procriar.
12

Com relao ao habitat:


Parasito Acidental. o que parasita outro hospedeiro que no o seu normal. Exemplo: Dipylidium caninum, parasitando criana. Parasito Errtico. o que vive fora do seu hbitat normal.

13

Portas de entrada dos Parasitas:


Primrias ou principais: per cutem (pele) Exemplo: Schistossoma mansoni per os (via oral). Exemplo: Ascaris lumbricoides

Secundrias Narinas: Aspirao de ovos de Ascaris lumbricoides. Placenta: Toxoplasma gondii


14

Aes dos parasitos sobre o hospedeiro:


AO MECNICA Algumas espcies podem impedir o fluxo de alimento, bile ou absoro alimentar. Obstrutiva: (Ascaris lumbricoides) Compressiva (Taenia solium no crebro humano) Perfurativa (Strongyloides stercolaris na mucosa intestinal)

15

Aes dos parasitos sobre o hospedeiro:


AO ESPOLIATIVA Quando o parasito absorve nutrientes ou mesmo sangue do hospedeiro.

Boca de um Ancylostoma duodenalis com seus quatro "dentes"

AO TRAUMTICA A movimentao do parasita pelo organismo do hospedeiro causa traumas (Ao cortante dos Ancilostomdeos). 16

Aes dos parasitos sobre o hospedeiro:


AO IRRITATIVA Deve-se a presena constante do parasito que, sem produzir leses traumticas, irrita o local parasitado.
Populao de Giardia Intestinalis

AO TXICA Algumas espcies produzem enzimas ou metablitos que podem lesar o hospedeiro.

saliva dos carrapatos

17

Resistncia e Imunidade
Devido as agresses ocasionada pelos parasitas, os hospedeiros, muitas vezes,desenvolvem algum tipo de reao, ou resistncia, em resposta ao agente agressor. Essas reaes podem ser celulares ou humorais. Respostas Celulares: Reaes Inflamatrias: clulas circulantes vo para o local da infestao e liberam fatores quimiotticos que iro iniciar o processo inflamatrio. Reaes neoplsicas: formao de um novo tipo de tecido no local da agresso. Este tecido pode ter caractersticas tumorais ou no. Reaes hiperplsicas: o rgo aumenta de volume devido a proliferao celular. Reaes hipertrficas: aumento do volume celular, aumentando o peso e o volume do rgo. Reaes atrficas: diminuio do peso e volume da clula ou rgo. Reaes metaplsicas: as clulas do tecido se diferenciam, formando um tecido diferente do original. Reaes fagocitrias: as clulas sanguneas, capazes de fagocitar, podem ir at o local da infestao para eliminar o agente invasor. Reao Humoral: Quando o organismo desenvolve anticorpos contra determinado parasita que impede a reinfestao. Podem, tambm, ocorrer reaes de 18 hipersensibilidade.

Vetor: um artrpode, molusco ou outro veculo que transmite o parasito entre dois hospedeiros. Vetor Biolgico. quando o parasito se multiplica ou se desenvolve no vetor. Exemplos: o T. cruzi, no Triatoma infestans; o S. mansoni, no Biomphalaria glabrata.

Vetor Mecnico. quanto o parasito no se multiplica nem se desenvolve no vetor, este simplesmente serve de transporte. Ex.: Tunga penetrans (pulga), mosca, barata..

Inanimado ou fmite: representado por utenslios que podem veicular o parasito entre hospedeiros. Por exemplo: roupas, seringas,espculos etc.

19

Regra de nomenclatura zoolgica


Para no haver confuso na designao cientfica dos animais, so hoje universalmente adotadas regras de nomenclatura promulgadas pelos congressos internacionais de zoologia. Todo nome cientfico deve ser latino ou latinizado. Exemplo: Musca domestica = mosca comum; Canis lupus = lobo. Todo animal deve possuir no mnimo dois nomes (nomenclatura binomial). O primeiro o GNERO e o segundo a ESPCIE. O GNERO designado por um substantivo, o qual deve ser escrito com inicial maiscula. A ESPCIE designada por um adjetivo, o qual escrito com letra minscula. Exemplo: Schistossoma mansoni O nome cientfico(gnero e espcie) deve ser destacado com tipo de letra diferente(itlico, negrito). Exemplo: Leishmania brasiliensis.
20

Parasitos de interesse mdico Protozorios

21

Protozorios
So animais unicelulares; Importantes parasitas do homem; Realiza todas as funes mantenedoras da vida: alimentao, respirao, reproduo, excreo e locomoo. So encontrados no meio aqutico, no meio terrestre ou em meio orgnico.

22

Estrutura
Podem ter membrana plasmtica simples ou mais resistentes (quitina e calcrio); No citoplasma: Existem as mesmas organelas das clulas animais; Vacolos; Um ou mais ncleos; Estruturas especializadas (clios e flagelos); Se locomovem por pseudpodes e pelo batimento de clios e flagelo.

23

24

Morfologia
Quanto a sua morfologia, os protozorios apresentam grandes variaes, conforme sue fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. Podem ser esfricos, ovais ou mesmo alongados. Alguns so revestidos de clios, outros possuem flagelos, e existem ainda os que no possuem nenhuma organela locomotora especializada. Dependendo da sua atividade fisiolgica, algumas espcies possuem fases bem definidas. Assim, temos: Trofozoto: a forma ativa Cisto: a forma de do protozorio, na qual ele resistncia ou inativa. se alimenta e se reproduz, O protozorio secreta por diferentes processos. uma parede resistente (parede cstica) que o proteger quando estiver em meio imprprio ou em fase 25 de latncia.

Respirao
Dois tipos bsicos de respirao podem ser encontrados: Respirao Aerbica: aquela que se processa em um meio rico em oxignio. Respirao Anaerbica: aquela que se processa em meio pobre de oxignio.

26

Reproduo
Os protozorios podem apresentar dois tipos de reproduo, dependendo de sua classe. Reproduo assexuada: ocorre sem a unio de gametas, ou troca de materiais nucleares. Ex: brotamento , cissiparidade. Reproduo Sexuada: Ocorre em consequncia da unio de gametas ou troca de materiais nucleares. Exemplo: fecundao, conjugao.

Cissiparidade

Conjugao

27

Classificao / Locomoo
Flagelados: flagelos, (reproduo assexuada) Rizpodes: pseudpodes, (reproduo Assexuada); Ciliados: clios, (reproduo assexuada e sexuada); Esporozorios: sem organelas assexuada e sexuada); de locomoo, (reproduo

28

Nutrio
Nutrio: as espcies intracelulares obtm nutrientes da prpria clula hospedeira, seja pela absoro direta de molculas pequenas ou pela ingesto do citoplasma. As espcies extracelulares alimentam-se atravs da absoro direta de nutrientes ou pela ingesto de clulas do hospedeiro.

Quanto ao tipo de alimentao, os protozorios podem ser: Holofticos ou autotrficos: so os que, a partir de gros ou pigmentos citoplasmticos (cromatforos), conseguem sintetizar energia a partir da luz solar (fotossntese); Holozicos ou heterotrficos: ingerem partculas orgnicas, digeremnas (enzimas) e, posteriormente, expulsam os metablitos. Essa ingesto se d por fagocitose (ingesto de partculas slidas) ou pinocitose (ingesto de partculas lquidas); Saprozicos: "absorvem", substancias inorgnicas, j decompostas e dissolvidas em meio lquido; Mixotrficos: quando so capazes de se alimentar por mais de um dos mtodos.
29

HELMINTOS

30

Helmintos
um grupo extremamente grande, englobando todos os vermes, que parasitam humanos, animais, vegetais, ou tenham vida livre, possuindo formas e tamanhos variados. um srio problema social, uma vez que sua ao parasitria atinge a capacidade produtiva de seus hospedeiros. Dividem-se em dois filos: Platyhelminthes e Nemathelminthes.

31

Platyhelminthes
Os platelmintos so vermes achatados dorsoventral, simetria bilateralmente; Praticamente todos so hermafroditas. Esse filo apresenta trs classes: Turbelria Trematoda Cestoda

32

1)Classe Turbelria
Turbelria a classe de vermes Platyhelminthes que inclui os animais designados por planrias. O grupo inclui cerca de 3000 espcies, distribudas por ambientes terrestres, marinhos e de gua doce. Corpo ciliado, vida livre, tubo digestivo sem nus, alimentando-se de pequenas larvas de insetos. No so de interessa mdicoveterinrio.

33

2) Classe Trematoda
Trematoda uma classe do filo Platyhelminthes composta por cerca de 11,000 espcies de endo- e ectoparasitas. Os tremtodes podem infestar uma grande diversidade de peixes, anfbios, rpteis e mamferos, sendo a escolha do hospedeiro dependente da espcie. Alguns destes organismos causam doenas graves no hospedeiro. Os tremtodes tm rgos adesivos orais e ventrais que os fixam ao hospedeiro, do qual sugam tecidos, muco, fluidos e/ou sangue. Aparelho digestivo sem nus.

Fasciola hepatica

Schistosoma mansoni

Espcies mais importantes: fascola (Fasciola hepatica) e esquistossomo (Schistosoma mansoni), este ltimo causador de uma das mais perigosas doenas recorrentes no 34 Brasil: a esquistossomose. Ambas so da ordem Digenea.

3) Classe Cestoda
Classe que compreende vermes cuja extremidade anterior diferenciou-se em um rgo de fixao (esclex). O corpo (estrbilo) geralmente alongado, em forma de fita, constitudo de progltides. O tubo digestivo est ausente. So todos parasitos, hermafroditas, com uma multiplicidade de rgos reprodutores. So heteroxenos, pois necessitam de hospedeiro intermedirio. O corpo dos Cestoda se divide em: 1. Exclex ou Cabea; 2. Colo ou Pescoo; 3. Estrbilo ou Corpo (unio de proglotes); Ex. Taenia solium.
35

Filo Nemathelminthes
So vermes arredondados ou cilndricos. Possuem simetria bilateral, tubo digestivo completo e diformismo sexual Apresentam duas classes: Nematoda Nematomorfas

36

1)Classe Nematoda
Parasitos de vida livre, com sistema nervoso e excretos presentes. Os sexos, em geral, so separados; Podem ter ciclos evolutivos com e sem hospedeiros intermedirios. Ex: Ascaris lumbricoides.

37

2)Classe Nematomorfas
Animais com aparelho digestivo incompleto no adulto. Do grego nematos (cordo, fio) e morpho (forma). As larvas so parasitas de invertebrados enquanto os adultos geralmente tm vida livre no plncton ou no solo. No possuem sistema excretor, respiratrio e circulatrio. Tanto nas larvas como os adultos, o sistema digestivo, embora exista, admite-se que no desempenhe qualquer funo, uma vez que nas larvas os nutrientes so absorvidos atravs da parede do corpo e os adultos no se alimentam, tm um perodo de vida curto e a sua nica funo a reproduo. Vermes de vida livre, sem interesse mdicoveterinrio.
38

Reproduo
Os helmintos apresentam trs tipo bsicos de reproduo, podendo haver numa mesma espcie, alternncia de tipos reprodutivos, dependendo de seu ciclo biolgico. Sexuada: Reproduo por acasalamento, durante a fase adulta. O hermafroditismo uma reproduo sexuada, na qual os dois sexos existem em um nico exemplar de helminto. Partenognese: Desenvolvimento de um ovo sem interferncia de espermatozide. Fmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Pedognese: Quando a partenognese ocorre com a 39 fmea ainda imatura, isto , ma fase de larva.

Ciclo Evolutivo
Monoxenos (Sem hospedeiro intermedirio) Ovos no eclodem no meio exterior e o homem se infecta ingerindo ovos com a larva infectante. Ovos eclodem no meio exterior e o homem se infecta pela penetrao da larva infectante na pele ou mucosas. Heteroxenos (com hospedeiro intermedirio) Ovos chegam ao meio externo com as fezes e so ingeridos por artrpodes nos quais os ovos eclodem, dando origem a larvas infectantes; os animais se infectam ao comerem os artrpodes com as larvas. Larva infectante encontrada no sangue circulante do homem, sendo ingerida por um mosquito que, depois de madura, infecta outro hospedeiro. 40

Artrpodes
Os artrpodes formam o maior reino animal, possuindo mais de 800.000 espcies distintas e descritas; So os animais que tm ps articulados. Importantes para sade pblica: Mais importantes: classe aracndea aranhas, escorpies e outros.. Classe insecta: moscas, pulgas, mosquitos e outros.. Esses pequenos animais podem produzir doenas, transmiti-las, agindo como agente etiolgico, ou, ainda, servindo de hospedeiro intermedirio de parasitas.
41

O Estudo se divide em 5 grupos:

1)De forma mecnica, conduzindo o agente patognico. Ex: moscas que pousam em fezes humanas e depois contaminam o alimento. 2)Quando participam ativamente nas transmisses do agente ou na causa efetiva da doena, podendo, assim, o agente multiplicar-se dentro do artrpode, o agente sofrer mudas no artrpode, ou, ainda, o agente sofrer mudas sem se multiplicar. 3) Quando servem de hospedeiro intermedirios para determinadas doenas parasitrias. 4) Quando os artrpodes produzem a doena, como no caso a escabiose. 5)Artrpodes peonhentos que, pela ao de peonha, causam acidentes , como aranhas, taturanas e escorpies.

Exemplos

Triatoma infestans (barbeiro)

Cimex lectularius (percevejos)

Amblyomma cajennense

Aedes aegypti Lutzomyia longipalpis Leishmania Tunga penetrans

Das könnte Ihnen auch gefallen