Sie sind auf Seite 1von 2

RESTAURANDO A DIGNIDADE FEMININA (As Mulheres e a Sociedade) surpreendente que em plena era de avanos tecnolgicos em todas as reas de desenvolvimento

o humano e principalmente na rea da comunicao, o que deveria levar proximidade aos seres humanos, ainda ouamos piadas sobre a natureza feminina; que as mulheres ainda sejam discriminadas profissionalmente, com salrios menores em trabalhos similares aos dos homens. lamentvel a intolerncia com as mulheres, no trnsito. Grande parte dos homens as vem como usurpadoras de um espao que consideravam s deles. Felizmente, cada vez mais a mulher tem se dado conta das suas habilidades e da sua capacidade de superao. Mulheres guerreiras, capazes de enfrentar um exrcito para defender seus filhos e sua prpria sobrevivncia. H dois mil anos atrs a situao feminina era tremendamente desconfortvel. Jesus entrou na histria para resgatar os oprimidos e comea restaurando a dignidade feminina. O apstolo Paulo, escrevendo aos Glatas, sublinha o fato de Jesus ter nascido de mulher. O Filho de Deus, Salvador do mundo, Senhor dos senhores, Rei dos reis, nasceu de mulher. Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher. Gl 4.4.

No judasmo do tempo de Jesus, pelo menos entre as famlias fiis lei, a mulher no participava da vida pblica. Na cidade, sobretudo no meio de pessoas importantes, s podiam aparecer cobertas com um vu. Um homem no podia dirigir-se a elas, em pblico. O homem podia pedir o divrcio at por causa de uma comida queimada. Aos olhos da lei, a mulher era considerada menor e irresponsvel: o marido podia recusar qualquer compromisso assumido por ela; e a parte prejudicada no encontrava qualquer apoio legal. O testemunho da mulher no era aceito por considerarem-na mentirosa. Somente em casos excepcionais aceitava-se o seu testemunho e, nos mesmos casos, aceitava-se o testemunho de um escravo pago. Um homem no podia exigir de um escravo judeu que lhe lavasse os ps, mas esperava isso de seu escravo pago... e de sua mulher. O nascimento de um menino era motivo de alegria, enquanto o nascimento de uma menina era acompanhado de indiferena e at mesmo de tristeza. Em suas oraes os judeus davam graas a Deus por no serem mulheres.

Essa era a condio social da mulher quando Jesus veio ao mundo. Quando Maria foi escolhida para ser a me dAquele que seria o Salvador do mundo, a mulher voltou ao seu papel inicial ser uma bno. Achaste graa diante de Deus (Lc 1.38). Jesus veio trazer a emancipao da mulher. Ele altera conscientemente os costumes, deixando que algumas o sigam (Lc 8.1-3). As mulheres foram sempre parte integrante do seu ministrio. Presentes desde o bero at a cruz. Foram as primeiras a v-lo depois que ressuscitou. Foram as primeiras testemunhas de sua ressurreio, tendo sido comissionadas a transmitir aos outros que ele ressuscitou. (Mt 28.1-10; Mc 16.1-8); Lc 24.1-12 e Jo 20.1-10). Dorothy Sayers, escreveu uma reflexo sobre Jesus e a mulher que soa como um poema aos nossos ouvidos: Talvez no seja nenhuma surpresa que as mulheres fossem as primeiras junto ao bero e as ltimas junto cruz. Nunca tinham visto um homem como Este nunca houvera outro igual. Um profeta ou mestre que nunca as importunasse, nunca adulasse, lisonjeasse ou tratasse algum com favorecimento; que nunca fizesse piadas acerca delas. Nunca as tratasse seja como mulheres...Deus nos ajude! seja Senhoras...que Deus as abenoe! Que repreendesse sem lamentaes e louvasse sem condescendncia; que levasse a srio suas perguntas e argumentos; que nunca mapeasse para elas sua prpria esfera de ao; nunca instasse com elas para que fossem femininas ou zombasse delas por serem mulheres; que no tivesse um machado para afiar e nenhuma dignidade de macho para defender; que as tomasse como as encontrava e fosse completamente inconsciente de si. No h nenhum ato, nenhum sermo, nenhuma parbola em todo o Evangelho que extraia da perversidade feminina a sua pungncia (dor); ningum, possivelmente, poderia adivinhar, com base nas palavras de Jesus, de suas palavras e atos, que houvesse alguma coisa engraada acerca da natureza da mulher. Texto extrado do livro: A Mulher na Bblia Katherine M. Haubert.

PARABNS, A TODAS AS MULHERES! JESUS NOS AMA COM UM AMOR INIGUALVEL.

Texto Extrado na Internet Ministrado pela Coordenadora Geral da MCA: Gilda H.Queiroz

Das könnte Ihnen auch gefallen