Sie sind auf Seite 1von 2

ROTEIRO PARA AUDINCIA DE INSTRUO 1 Passo: presentes o oficial de justia ou o porteiro dos auditrios, o escrivo e o juiz, este determina

que se faa o prego das partes, seus advogados, do MP, das testemunhas, do perito e assistentes tcnicos, assim como de outras pessoas notificadas para comparecerem audincia; 2 Passo: Concludo o prego, o juiz decide: sobre a realizao da audincia mediante a verificao da presena das partes, dos advogados, do MP, do exame de eventual pedido de justificativa, assim como quanto regularidade processual e do cumprimento das notificaes (intimaes). sobre o adiamento da audincia em razo de ausncias justificadas das partes, dos advogados, do MP; no caso de adiamento ser desde logo designada nova data, intimando-se todos os presentes. 3 Passo: Declarada aberta a audincia, o juiz concita as partes para a conciliao ou a transao, se o litgio versar sobre direitos disponveis (art. 447 do CPC). 4 Passo: Caso obtida a conciliao ou a transao, esta ser reduzida a termo e homologada pelo juiz, extinguindo-se o processo com julgamento de mrito (arts. 448/449 c/c o art. 269, inciso III, do CPC). 5 Passo: No obtida a conciliao, o juiz, ouvidas as partes, reexamina a fixao dos pontos controvertidos a fim de orientar a produo das provas em audincia (art. 451 do CPC). 6 Passo: O perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos previamente apresentados pelas partes (art. 435 c/c 452, I, do CPC). 7 Passo: Em seguida, o juiz tomar o depoimento pessoal das partes, 1 do autor, depois do ru, de modo que este no presencie o depoimento daquele (art. 452, II, do CPC). 8 Passo: Depois sero inquiridas as testemunhas, primeiro as arroladas pela autor, depois as do ru, em quantitativo mximo de 10 para cada parte, podendo o juiz dispensar aquelas que excedam a trs (art. 407, nico, c/c art. 452, III, CPC). 9 Passo: Em seguida, sero ofertadas as alegaes finais orais, primeiro o autor, depois o ru seguido pelo MP, podendo tais alegaes serem substitudas por memoriais oferecidos em prazo sucessivo, 1 autor, seguido pelo ru e MP (art. 454 do CPC). 10 Passo: Encerrado os debates orais ou entregues os memoriais, o juiz proferir sentena em audincia ou no prazo de dez (10) dias, intimando-se as partes e seus advogados e o MP (art. 456 CPC). OBSERVAES: 1) A audincia ser, em regra, pblica, podendo, entretanto, o juiz, de ofcio ou a requerimento das partes e do MP, impor restrio presena de determinadas pessoas. (art. 155 do CPC). 2) A audincia ser realizada das 6 s 20 h, em dias teis, salvo se concedida a autorizao prevista no art. 172 1 do CPC. Os atos processuais iniciados antes das 20h podero prosseguir at a sua concluso.

3) A audincia ser realizada na sede do juzo, podendo a mesma realizar-se em outro local previamente designado pelo juiz (art. 176 do CPC). 4) O juiz tem o poder dever de manter a ordem dos trabalhos mediante o exerccio do poder de polcia (art. 445 do CPC). 5) As partes, seus advogados, o perito, os assistente tcnicos e o MP s podero intervir ou apartear mediante deferimento ou autorizao por parte juiz (art. 446, nico do CPC). 6) A audincia de instruo e julgamento ser contnua, entretanto, caso no seja possvel conclula no mesmo dia, ser designada nova data para continuao da mesma ( art. 455 do CPC). 7) A audincia ser adiada por conveno das partes por uma nica vez, assim como em razo de ausncia justificada de quaisquer das pessoas notificadas a comparecer quele ato processual (art. 453, I e II do CPC). 8) A ausncia injustificada dos advogados no impede a realizao da audincia, podendo o juiz dispensar a produo das provas requeridas pela parte do advogado faltante (art. 453, 1 e 2). 9) A ausncia injustificada da parte autora convocada para prestar depoimento pessoal ou, comparecendo no responde s perguntas, ou empregar evasivas, o juiz poder consignar tal circunstncia na sentena, podendo-lhe aplicar-lhe a pena de confisso quanto aos fatos impeditivos, modificativos ou extintivos alegados pelo parte r (art. 343 e 345 do CPC). 10) Se, nas mesmas circunstncias da situao anterior, a ausncia, a recusa em depor ou o emprego de evasivas for da parte r, o juiz poder lhe imputar a pena de confisso (art. 343 e 345 do CPC). 11) Se a justificativa da ausncia for oferecida aps o incio da audincia, e sendo tal justificativa deferida pelo juiz, o ato processual s ser renovado se a parte ausente a ocorrncia de prejuzo material ou jurdico. 12) A parte que der causa ao adiamento da audincia, ainda que por motivo justificado, responder pelas despesas acrescidas (art. 453, III, do CPC).

Das könnte Ihnen auch gefallen