Sie sind auf Seite 1von 4

A Companhia Vale do Rio Doce considera o meio ambiente um componente fundamental da qualidade dos seus produtos e servios e declara-se

comprometida com o conceito de desenvolvimento sustentvel, que visa o equilbrio entre a proteo do meio ambiente e a necessidade de crescimento econmico. Para tanto, a Vale adota medidas de proteo ambiental tecnicamente comprovadas e economicamente viveis, comprometendo-se a:

Manter um Sistema de Gerenciamento Ambiental, com o objetivo de assegurar que suas atividades atendam legislao aplicvel e os padres estabelecidos pela empresa; na falta de legislao especfica, a Vale aplicar as melhores medidas de proteo ambiental e de minimizao dos riscos; Educar e treinar seus empregados para que atuem de forma ambientalmente correta, zelando pela aplicao da poltica ambiental; Desenvolver pesquisas e incorporar novas tecnologias para o contnuo aperfeioamento das suas atividades, visando a reduo dos impactos ambientais e do consumo de matria e energia; Manter permanente dilogo com seus empregados e a comunidade, objetivando o aperfeioamento das aes ambientais; Empenhar-se para que as empresas do sistema Vale adotem prticas compatveis com esta poltica ambiental; Solicitar de seus fornecedores, produtos e servios com comprovada qualidade ambiental.

A reduo dos efluentes, emisses e resduos evita desperdcios e custos decorrentes do controle, do tratamento e de sua disposio final. Medidas de racionalizao dos principais insumos industriais energia eltrica, combustveis e gua so tomadas h vrios anos pela Vale. Importantes investimentos so realizados no aprimoramento tecnolgico dos processos produtivos e dos sistemas de controle, bem como no aperfeioamento dos procedimentos operacionais. Conhea nossos programas:

Reabilitao de reas Mineradas Qualidade do Ar Qualidade da gua Gesto de Resduos

Recuperando o ambiente A Vale aplica as mais modernas tcnicas de reabilitao de reas mineradas. Desta forma, ao trmino da explorao, essas reas podem ser destinadas a outra atividade econmica ou para a conservao ambiental. Os fundos necessrios futura reabilitao das minas so assegurados com a reserva de uma parte da receita obtida durante o perodo de lavra. Em 2002, a Vale investiu cerca de R$ 23 milhes em diversos projetos de reabilitao de reas j mineradas.

Garantindo a qualidade do ar Os programas de minimizao e controle de emisses atmosfricas da Vale so aprimorados continuamente. Em 2002, novos precipitadores eletrostticos foram instalados nas usinas de pelotizao de Tubaro. A eficincia no abatimento de partculas superior a 95%. As redes automticas de monitoramento instaladas em Vitria e Itabira esto entre as mais modernas do mundo. Os dados obtidos permitem que as emisses sejam mantidas dentro dos nveis estabelecidos.

Nas atividades de minerao, so adotados procedimentos especficos e rotineiros para o controle e a reduo das emisses atmosfricas, como a asperso das vias internas de trfego, a reduo da exposio de bancadas e taludes e a implantao de faixas arbreas com espcies favorveis conteno dos particulados. Garantindo a qualidade da gua A atuao da Vale em 14 estados brasileiros, com regimes hdricos que vo da alta disponibilidade de gua da Amaznia escassez do semi-rido nordestino, impe um adequado gerenciamento deste recurso e exige estudos especficos, com solues apropriadas para cada unidade operacional. A reduo do consumo de gua nas Usinas de Pelotizao em Tubaro, no Esprito Santo, um exemplo dos significativos resultados alcanados. Nos ltimos dez anos, apesar do aumento de 67% na produo anual de pelotas, o consumo especfico foi reduzido em 48%. Parceria para mapeamento da qualidade das guas O projeto Brasil das guas um indito e completo levantamento da qualidade das guas em todas as bacias hidrogrficas brasileiras. Durante um ano, o comandante Grard Moss utilizar um hidroavio adaptado para fazer as coletas em guas superficiais e profundas. As amostras sero analisadas por laboratrios de vrias universidades federais. O contrato celebrado entre a Vale do Rio Doce e o Projeto Brasil das guas prev que, alm dos pontos de coleta j estabelecidos pela Agncia Nacional de guas, a Vale indicar mais 140 pontos de coleta e anlise da qualidade das guas, abrangendo as reas de interesse da empresa, em especial na Amaznia, onde a dificuldade de acesso torna o hidroavio o meio mais prtico e econmico. Todas as informaes sobre o andamento do Projeto Brasil das guas estaro disponveis na internet www.brasildasaguas.com.br. Desenvolvendo solues inteligentes para os resduos O Programa de Gesto de Resduos visa minimizar a gerao e racionalizar a destinao final de resduos. Estimula a reciclagem, o reuso, o co-processamento ou a disposio em aterros controlados da prpria empresa, quando estiverem esgotadas as demais alternativas de destinao.

A Vale vem desenvolvendo, em convnio com o Ibama e com apoio financeiro do Banco Mundial, um projeto agrcola e ecolgico na rea de Proteo Ambiental do Igarap Gelado. O projeto visa o aprimoramento de tcnicas agrcolas e a gerao de excedentes comercializveis na regio, com nfase na conservao dos recursos naturais existentes. Em 1999, foram implantados os dois primeiros mdulos experimentais estruturados como proposto no Relatrio Final do Projeto.

A Companhia Vale do Rio Doce recebeu do Governo Federal a concesso do Direito Real de Uso sobre as terras localizadas na Serra dos Carajs, totalizando 411.948,87 hectares. Os estudos que ampararam a concesso foram elaborados pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia-Tocantins - GETAT e a Vale, e aprovados pelo Conselho Interministerial do Programa Grande Carajs, que avaliou, com o objetivo de proteger a Provncia Mineral de Carajs, a compatibilidade entre os interesses nacionais estratgicos e as necessidades infra-estruturais relacionadas explorao das jazidas. A aprovao do Senado Federal foi materializada na Resoluo n 331, publicada no D.O.U. em 11/12/1986. Aps a concesso do Direito Real de Uso da rea de Carajs e amparado por justificativas tcnicas, o Governo Federal criou, ao redor da rea de concesso, trs Unidades de Conservao de diferentes categorias: rea de Proteo Ambiental do Gelado, Reserva Biolgica do Tapirap e Floresta Nacional do Tapirap-Aquiri. Tais reas, em conjunto com aquela concedida Vale, formaram um bloco contguo em torno da Provncia Mineral de Carajs, conferindo-lhe as condies ideais de salvaguarda, com base na legislao aplicvel s Unidades de Conservao. Coube Vale auxiliar o Ibama na proteo e vigilncia, de acordo com Convnios posteriormente formulados. A Reserva Florestal de Carajs foi criada m 02/02/98, pelo Decreto no 2486 e uma Unidade de Conservao na qual permitido o manejo dos recursos naturais, desde que amparado por programas do respectivo Plano Diretor e

respeitadas as imposies estabelecidas pela legislao. Conforme definido no Decreto que a criou, a Vale, em conjunto com o Ibama, est elaborando o Plano Diretor de Uso da Floresta de Carajs, que constitui a ferramenta mais apropriada ao gerenciamento da rea. O Plano tem como base o diagnstico do meio fsico, biofsico e antrpico e, seus principais pontos sero o zoneamento interno da superfcie e os programas de utilizao, dentre os

quais destacam-se:

a pesquisa, a lavra, a industrializao, o transporte e a comercializao de recursos minerais; a promoo do manejo dos recursos florestais, desde que ecolgica e economicamente vivel; a garantia da proteo dos recursos hdricos, das belezas cnicas, dos stios histricos e arqueolgicos e da biodiversidade; desenvolvimento de pesquisas cientficas e de atividades relacionadas educao ambiental; as atividades de recreao, lazer e turismo (ecoturismo).

Criada pelo Decreto 97.720/89, uma Unidade de Conservao para a qual Vale e o Ibama tambm esto formulando o Plano Diretor de Uso. Unidade de Conservao Federal, criada em 1989, rea restrita, onde a visitao s permitida para objetivos cientficos. Desde abril de 1991, esta Unidade vem sendo preservada e mantida pela Vale, em conformidade com o Plano de Manejo, elaborado com a participao e aprovao do Ibama, atendendo a todos os preceitos legais, tcnicos e cientficos pertinentes. Unidade de Conservao vinculada ao Ibama que responde, em conjunto com a Reserva Florestal de Linhares, por cerca de 75% da Mata Atlntica do Estado do Esprito Santo. No incio de 1999 foi firmado convnio entre a Vale e o Ibama, onde a Companhia assumiu a responsabilidade pela manuteno e proteo desta Reserva, incluindo as aes emergenciais de combate a incndios, que vm assegurar a continuidade das aes de preservao desta importante rea florestal.

Exuberncia intocada Comprometida com a preservao do meio ambiente, a Companhia Vale do Rio Doce orgulha-se da sua Reserva Natural de Linhares, em grande parte, intocada. Localizada predominantemente no municpio de Linhares, no Estado do Esprito Santo, a Reserva, com cerca de 22 mil hectares, conserva uma das ltimas e maiores reas remanescentes da Mata Atlntica. A exuberante Mata Atlntica concentra a maior biodiversidade mundial, mas a segunda floresta mais ameaada de extino no mundo. Um dos maiores centros nacionais de estudos e pesquisas de preservao e recuperao de Mata Atlntica atrai pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo que tm por objetivo estudar este importante e rico ecossistema. O principal objetivo da Reserva preservar as espcies de vida natural e multiplic-las, com proteo ao meio ambiente e atravs da pesquisa dos recursos naturais. Linhares centro de referncia nacional na produo de mudas de espcies da Mata Atlntica. A Reserva tem capacidade de produzir 45 milhes de mudas por ano envolvendo mais de 800 espcies diferentes. As mudas produzidas so utilizadas, principalmente, na recuperao de reas degradadas, alm de serem vendidas para programas de arborizao urbana e recuperao de matas ciliares. Aps sua privatizao, em maio de 1997, a Vale contratou a elaborao do Plano Diretor de Uso da Reserva. Este Plano fez um completo zoneamento ecolgico-econmico, apontando que em 85% da rea h restries de uso. A Companhia investiu cerca de R$ 1 milho na melhoria das instalaes de Linhares para ampliar o seu uso pblico, com o objetivo de consolidar sua sustentabilidade econmica, atravs de programas de ecoturismo associados a atividades de informao e educao ambiental. Por sua significante contribuio na preservao da biodiversidade da Mata Atlntica, a Reserva Natural da Vale do Rio Doce recebeu em dezembro de 1999, da UNESCO (rgo das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura), o reconhecimento como Stio do Patrimnio Mundial Natural da Costa do Descobrimento. Comunidade com qualidade

O bom relacionamento com as populaes indgenas um fator indispensvel ao sucesso das atividades operacionais da Vale na rea de influncia do Projeto Ferro Carajs. H mais de 20 anos a empresa presta apoio s comunidades indgenas nos estados do Maranho e Par, com aes nas reas de sade, infra-estrutura, educao, demarcao de terras, proteo ambiental e vigilncia, que propiciaram a melhoria da qualidade de vida de cerca de 17 mil ndios. Todas as atividades so desenvolvidas de forma voluntria, com integral respeito s leis brasileiras e s orientaes tcnicas da Fundao Nacional do ndio Funai, entidade governamental responsvel pelas comunidades indgenas. No momento, a Vale apia diretamente as aes desta entidade nas comunidades Xikrin, Gavio e Soror, no Par; e Aw, Guajajara e Urubu Kaapor, no Maranho, totalizando cerca de 3.300 ndios. Em 2002, a Vale apoiou a Funai na demarcao da Terra Indgena Aw e deu continuidade as atividades para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, visando sua sustentabilidade. Esses programas resultaram em expressivo aumento das populaes indgenas assistidas. reas de interesse da Vale As atividades da Vale do Rio Doce se do em propriedades da empresa, reas pblicas concedidas e de terceiros, conforme o Cdigo de Minerao, entre outras diversas situaes. A rea total sob interferncia ou influncia direta da Vale de cerca de 2 milhes de hectares, distribuda em vrios estados e municpios, sob diversas condies legais e normativas e em diferentes ambientes naturais e scioeconmicos. Para permitir um adequado gerenciamento das relaes entre suas atividades e o territrio onde esto instaladas, a Companhia est implementando o Sistema de Gesto Territorial, no qual todas as informaes geogrficas existentes na empresa estaro integradas numa nica base de dados georeferenciada, disponibilizada por meio de Sistema de Informaes Geogrficas para todas as unidades da empresa, considerando os diferentes enfoques e demandas dos usurios internos e suas relaes com os requisitos externos, em especial os legais e normativos, permitindo uma avaliao objetiva das interferncias sobre as reas de interesse da Vale. Responsabilidade frente s geraes futuras A Vale membro fundador do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel (World Business Council for Sustainable Development WBCSD) e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentvel CEBDS. Est presente tambm em outros fruns governamentais e tcnicos, responsveis pelo aprimoramento das leis e normas ambientais, permitindo o planejamento das aes preventivas necessrias manuteno dos nveis de conformidade legal e normativa. Participa da formulao e implementao da Conveno das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas, sendo fundadora da Associao Internacional de Comrcio de Carbono.

Das könnte Ihnen auch gefallen