Sie sind auf Seite 1von 2

Dinamizador Dra.

Marta Coutinho Local A definir Calendarizao 11 de maio sbados das 9:00 s 14:00 Durao 25 horas - 1 crdito Destinatrios
Professores dos grupos 100 e 110 Associao de Professores de Sintra

Formao de Professores

A dana criativa como recurso educativo

e s de fessor de Pro 3C iao osta, 1 Assoc mo s C sco Ra Franci s raceta P s Merc ada da Ta p artins em- M 579 M 36 272 5 9 55 80 61/ 93 4 1 917 0 Tel.: 2 il.com @gma fsintra : pr o .org e-mail fsintra w.pro ww

es Inscri

Nmero mnimo de participantes: 20


Sintra

Valor: 70 - scios da APS/ 90 - no associados 20% no acto da inscrio Data limite de inscrio: 5 de maio Associao de Professores de Sintra
Entidade Formadora Registo de Acreditao n CCPFC/ENT-AP-0295/10

Fundamentao
Esta ao de formao pretende ajudar a encontrar caminhos de ligao e complementaridade entre a dana/movimento e a aprendizagem escolar, sendo esta entendida no seu sentido lato - da aprendizagem da lngua e da matemtica, integrao social. A utilizao da linguagem fsica/no verbal, potencia e desenvolve a criatividade individual e coletiva. Assim, pretende-se promover a utilizao de linguagens artsticas na educao, entendendo a dana/movimento como parte integrante da formao do indivduo.

Contedos
Trabalharemos sobre as seguintes questes: . O que a dana criativa Como podemos expressar-nos atravs do corpo: utilizamos o movimento e a dana para sentir e transmitir imagens, sensaes, emoes, ideias, histrias. . Para que serve a dana no contexto da sala de aula A aprendizagem global inclui no s a aprendizagem mental, mas tambm a aprendizagem corporal, cintica. A dana deve estar presente no contexto escolar como fonte potenciadora do desenvolvimento pessoal e coletivo. A dana abre caminho ao conhecimento abstrato e valorizao do trabalho individual e de grupo. . Como inserir a dana criativa no programa escolar Atravs da lngua como contar histrias em movimento; utilizao da leitura, escrita e interpretao. Atravs da matemtica reconhecer diferentes tempos musicais; noes espaciais; somar, subtrair e dividir movimentos. Atravs da relao entre pares fonte de sociabilizao. . Como transformar contedos escolares em dana/movimento Explorao da linguagem corporal / lngua falada e escrita; explorao do espao, tempo e ritmo; explorao da relao entre pares.

Bibliografia
Haselbach, Barbara, Dance Education Basic Principles and Models for Nursery and Primary School Schott and Co.Ltd. London ,1978. Joyce, Mary, First Steps in Teaching Creative Dance Mayfield Publishing Co. California, USA, 1973. The NCC Arts in Shools Project, Director Ken Robinson The Arts 5 16 A Curriculum Framework, Oliver and Boyd, UK, 1993.

Efeitos a Produzir
Valorizao da linguagem fsica / no verbal no contexto escolar: implementar a sua utilizao nas atividades realizadas no contexto de ensino/aprendizagem. Explorao de ferramentas de trabalho prticas e concretas: como abordar o movimento/dana de forma a, por um lado, experienciar a prtica artstica e, por outro, lig-la s aprendizagens cognitivas e sociais que integram a prtica escolar.

Laban, Rudolf, Domnio do Movimento, Edio organizada por Lisa Ullmann, Grupo editorial Summus, Brasil, 1978.

Nota:
Material a trazer por parte dos formandos: . Roupa confortvel e meias quentes, de forma a poderem trabalhar descalos. . Material de escrita (caderno, caneta).

Das könnte Ihnen auch gefallen