Sie sind auf Seite 1von 11

O Desenvolvimento do Raciocnio Lgico na 7 srie da Escola Francisco de Sales Neves.

Fabiano Leandro Cunha de Melo Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA) Caixa Postal 917-68760-000 Marapanim Par Brasil flcmelo@yahoo.com.br Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal relatar a experincia da introduo ao desenvolvimento do raciocnio lgico nos alunos da 7 srie do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco de Sales Neves, em Marapanim - Pa. Os resultados so importantes para que os educandos possam adquirir o poder de argumentar, refletir, criticar e persuadir acerca das variadas disciplinas e, acima de tudo, da realidade em que vivem. Palavras-Chave: Raciocnio Lgico, Realidade, Argumentar. Abstract: This work has as main goal to provide the development of logical reasoning in students from the 7th grade Municipal School Francisco de Sales Neves. Therefore, it is important to happen which students can acquire the power to reason, reflect, criticize and cajole about the various disciplines and, above all, the reality in which they live. Keywords: Logical Thinking, Reality, Argue.

1. Introduo Com um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, mais difcil vai ficar a insero no mercado de trabalho por parte dos educandos que no se interessam em estudar. Porm, nesta contramo, ainda existe uma vlvula de escape para se vencer todas as adversidades que por ventura acontecero na vida do ser humano. Tal sada a educao, que tanto se fala, mas que pouco se pratica. Por isso, estudar ainda a forma mais brilhante para se alcanar o sucesso na vida em todos os sentidos. Assim, diante de tantas mazelas e atrocidades que esto presentes no cotidiano das pessoas, e principalmente em se tratando do contexto escolar, coisas boas vm surgindo. O avano das novas tecnologias um exemplo disso. Com o advento do computador, da internet, do telefone celular e outras mdias, a educao ganhou um forte aliado no que tange ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Com isso, a escola no pode ser diferente e deve propiciar aos alunos o que o mundo l fora propicia a informao minuto a minuto. E para nos apoiar em relao a este pensamento, La Fagundes, destaca que:
Hoje a sociedade conectada pela mdia e, quando a mdia digital, ela interativa, a velocidade outra. Com isso os jovens vo criando outras linguagens. A tecnologia da informao amplia os sentidos do homem O computador amplia o poder de pensar.

Neste sentido, os alunos mostram grandes habilidades e intimidades com o mundo informatizado. Fica bastante fcil pra eles manusearem qualquer tecnologia que se tem atualmente, principalmente nas escolas quando querem us-las em sala de aula. Mas isso provoca grandes discusses acerca dessa temtica to instigante. Eis a questo: deixar ou no o aluno usar, por exemplo, o telefone celular em sala? Esta questo provoca muitas opinies que se divergem entre os professores. Alguns aceitam, mas outros no, pois admitem que o aluno ao manusear tal tecnologia em sala, dispersa sua ateno assim como a do professor e a de outros colegas. Os que no probem ligam o uso do telefone em sala a um facilitador do processo de ensinoaprendizagem.

Diante deste dilema, percebe-se que toda aprendizagem recebida pelo aluno eficiente. E isso vai facilitar sua vida estudantil no decorrer dos anos em que passar na escola. E por isso que este artigo est sendo produzido para relatar a experincia do projeto que se instalou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco de Sales Neves, em Marapanim-Pa. Foi por meio do curso de Licenciatura em Computao que se instalou na cidade de Marapanim pelo Parfor o Programa institucional de bolsas de iniciao docncia que percebeu a necessidade de por em prtica um projeto que contemplasse uma das maiores carncias que os alunos possuem. Tal deficincia perceptvel quando os discentes no mostram um domnio mdio sobre clculos matemticos e interpretao textual. Assim, foi instalado na escola referida tal trabalho com alguns acadmicos do curso de licenciatura em computao para executar uma tarefa rdua em se tratando do raciocnio lgico. Isso perceptvel pelo fato de que quando se fala em resultados alcanados na educao nada pode ser imediato, mas sim a mdio ou longo prazo. E sobre raciocnio lgico sempre complexo, pois como no se trabalha com frmulas e previses bvias, o aluno levado a pensar, raciocinar, refletir e encontrar solues para problemas complexos. Para evidenciar isto, segundo (Copi, 1978), o estudo da lgica o estudo dos mtodos e princpios usados para distinguir o raciocnio correto do incorreto. O raciocnio lgico quando levado para a sala de aula com os alunos no tem que ser restringido matemtica, mas, tambm, prolongado ao ensino da lngua portuguesa, pois esta disciplina como lngua materna do discente uma grande vil para o mesmo. Desde as primeiras sries iniciais at o ensino mdio e j se arrastando ao ensino superior, o estudante deve aprender a ler, a escrever e a resolver problemas matemticos. Isso um martrio para qualquer aluno porque ler um texto, acima de tudo, um processo muito complexo. Ler as entrelinhas trabalhoso e pra isso a lgica pode ajudar o discente a pensar de forma diferente e conseguir a ter um pensamento mais independente e reflexivo acerca de qualquer coisa abstrata que seja do mundo real.

Assim, para (Abar, 2006), o aprendizado da lgica auxilia os estudantes no raciocnio, na compreenso de conceitos bsicos, na verificao formal de programas e melhor os prepara para o entendimento do contedo de tpicos mais avanados. importante salientar que o raciocnio lgico quando trabalhado nas sries do fundamental tem como objetivo principal proporcionar aos educandos de forma estimulante o pleno desenvolvimento atravs de atividades simples e dinmicas. Isto vai estimular mais o educando, pois quando se deparar com questes de vestibulares e concursos, futuramente, as mesmas viro com o formato das que estamos exercitando. E, desta forma, ele vai precisar usar seu pensamento criativo e certeiro baseado na lgica.

2. A Importncia do Ensino Aprendizagem de Lgica no Ensino Fundamental de 5 a 8 em Marapanim-Pa. O processo ensino-aprendizagem muito importante no mbito escolar, pois dele possvel extrair muitos beneficios. Dele o aluno pode obter atravs dos desafios uma preparao no apenas para a vida estudantil, mas para a vida social. Sendo assim, vai vencer aquele que estiver bem preparado, ou melhor, os que tiverem desenvolvido um pensamento lgico, criativo e inovador no decorrer da vida. O raciocnio lgico vem auxiliar a aprendizagem por parte do aluno principalmente porque pensar de forma ordenada e profunda acerca de uma situao muito difcil. O discente quando est no ensino fundamental necessita de um suporte bem concreto para que ele consiga percorrer esta etapa de ensino de modo profundo e no superficial. Atualmente, a sociedade vem passando por uma transformao imensa em seu seio. Desde o inicio do sculo XXI, a busca por mudanas e renovaes so as maiores ansiedades que o homem almeja para uma vida to instantnea. Com um mundo globalizado e capitalista ningum pode, deste modo, ficar margem de todo esse processo de mudanas que esto ocorrendo a cada segundo. Por isso, a sociedade em que estamos inseridos conhecida como a sociedade da informao por manusear

esta como uma ferramenta importantssima no que se refere aquisio do conhecimento. E para nos respaldar em relao a esta construo de pensamento, Silva comenta que: .
Ler criticamente o mundo contemporneo para perceber que dentro dele ocorre uma veloz exploso de informaes exploso essa difundida no somente pela escrita e seus diferentes suportes, mas tambm pela extensa gama de meios de multimdia e, mais recentemente, pela internet. Quer dizer, o numero de fontes e o volume de informaes expandiram-se exponencialmente, e no h como a escola ou um professor especifico dar conta de acompanhar essa avalanche imensa de informaes

(SILVA, 2004, p. 27). Vivemos uma poca em que tudo est vinculado a uma sociedade que exige ao mximo das pessoas que estas sejam competentes no que esto desenvolvendo. Diante disso, vemos que a escola como o ambiente que teoricamente democrtico deve preparar os alunos para um mundo extremamente competitivo em todos os sentidos. At porque estamos atrelados ao advento da tecnologia e a prpria escola na maior parte delas est fora desse processo e quando dispem de tais ferramentas os professores que ainda no so adeptos do mundo digital. Para contribuir com esta discusso, Almeida (1998, p.49) enfatiza que:
ns, educadores, temos de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigncias desta nova tecnologia, a Informtica, e de todas que esto sua volta a TV, o vdeo, a telefonia celular, os novos processos de editorao, enfim, a telemtica.

muito complicada esta questo, visto que temos uma educao a qual ainda no tratada como a vlvula de escape para o desenvolvimento de um pas. Mas, no podemos deixar que as coisas aconteam sozinhas, temos que fazer nossa parte enquanto educadores brasileiros, posto que dessa forma que vamos formar uma sociedade que tanto lutamos com igualdade, justia social e muito critica. Para tanto, introduzimos o estudo da lgica e do raciocnio lgico como uma preparao bsica aos educandos no que tange a enfrentar os desafios que se fazem presentes na sociedade atual. Munidos disso fica mais fcil para o cidado (aluno) se

tornar um ser mais critico, inovador e criativo, visto que estaro amparados de um pensamento lgico, preciso, exato e linear. Assim, espera-se que o estudo da lgica seja fundamental para os alunos, posto que ajudar em seu modo de pensar e raciocinar sobre algo. No momento, o que percebemos que a maioria dos discentes do ensino mdio e fundamental (Marapanim) tm dificuldades srias na rea das exatas, tais como: matemtica, fsica e qumica. Isto perceptvel pelo fato de eles (alunos) no terem o hbito de ler e consequentemente interpretar o que est aos olhos. Diante disso, a lgica vem como uma luva para tentar sanar esta deficincia que os nossos alunos tm. E para desenvolvermos tal prtica necessrio ter em mente que o raciocnio lgico no pode ser ensinado de forma direta, mas sim deixar com que o sujeito possa interagir com o meio envolvente que se est criando. O professor, deste modo, deve propiciar ao aluno um locus com experincias, atividades, jogos e projetos para que a pessoa possa desenvolver seu raciocnio ou pensamento lgico atravs da comparao, observao, explorao e da classificao dos objetos. Partindo deste ponto, o aluno vai desenvolver em si o gosto pela investigao mais profunda no que diz respeito s buscas de respostas para questes que se apresentam a sua frente. E deixando de lado a superficialidade das coisas, visto que, ainda, esto acostumados com a epiderme de respostas. Percebero que um desafio de matemtica, fsica ou qumica apenas uma questo de interpretao e de pensar mais afundo. A lgica foi criada por Aristteles h muito tempo e consiste em estudar filosoficamente o raciocnio valido, ou seja, a cincia do pensar correto. Assim, trabalhar com o raciocnio correto e com ordem faz com que fique mais fcil perceber o acerto em vez do erro ao usarmos a razo. Deste modo, a lgica nos leva a usarmos o pensamento lgico baseado em premissas e concluses. Certamente, isso vai desenvolver muito o modo de pensar dos alunos ao entrarem em contato com o estudo da lgica e consequentemente vo perceber os desafios do mundo escolar e da vida com outros olhos, no caso, mais penetrantes e crticos.

3. Resultados e discusso sobre a 1 Etapa do Projeto O projeto proposto escola de ensino fundamental se extendeu de agosto a dezembro do ano corrente em sua primeira etapa. A srie escolhida foi a 7, ou mesmo, o 8 ano da manh. O objetivo principal era introduzir o ensino do raciocnio lgico para tais alunos com a inteno deles melhorarem seus modos de pensar mais argumentativamente e criticamente no apenas no contexto escolar, mas em suas vidas cotidianas. Para tanto, comeamos o trabalho mostrando aos educandos a importncia do pensar lgico. Depois, usamos exerccios os quais envolviam a temtica do projeto e que foram pesquisados e construdos pela equipe de alunos bolsistas da turma de licenciatura em computao. Os discentes, no inicio, ao se defrontarem com as questes de lgica resistiram, mas com o passar das aulas alcanaram um desenvolvimento e entrosamento com o novo pensar atravs do raciocnio lgico mais formidvel. Tambm foi um objetivo tentar criar nessas aulas uma interao maior entre os alunos, uma vez que eles formaram os grupos de uma maneira natural, por afinidades de ideias e raciocnio, ou seja, grupos formados espontaneamente, discutindo entre si uma possvel soluo para os problemas. Foi usado todo o tempo disponvel, e na medida em que os integrantes iam resolvendo os problemas, se tornavam aptos a apresentar a soluo para os demais. Na primeira resoluo houve um mnimo de tumulto e resistncia leitura. J nas demais, eles se organizaram de uma maneira mais eficiente e o tempo foi mais bem aproveitado. Todos que participaram de uma maneira efetiva, acertando ou no, tiveram seu reconhecimento na avaliao feita no trmino de cada aula ministrada. Assim, todas as atividades resolvidas em sala de aula foram de forma interativa alunos-professor. Ambos participaram ativamente, principalmente os primeiros os quais se comunicavam em grupos para as resolues dos problemas propostos. Em contrapartida, ns, professores bolsistas buscvamos motivar a participao de todos para o que tange ao trabalho que estava sendo construdo. Normalmente, alguns exerccios eram construdos pelos alunos com objetos do cotidiano, tais como: palito de fsforo, cartolina, pinceis, piloto, e outros. Os educandos,

desta forma, participavam do inicio ao fim da atividade. Isso mostra que a compreenso do pensamento lgico fica mais fcil de adquirir quando h a participao e construo do processo pelo sujeito. Isso mostra que o professor deve priorizar o conhecimento prvio do aluno deixando-o participar ativamente ao trazer suas experincias do meio social em que vivem. Segundo Vygotsky (1984), enfatiza que:
[...] o aprendizado das crianas comea muito antes delas frequentarem a escola.Qualquer situao de aprendizado com a qual a criana se defronta na escola tem sempre uma histria prvia. Por exemplo,as crianas comeam a estudar aritmtica na escola,mas muito antes elas tiveram alguma experincia com quantidades elas tiveram que lidar com operaes de diviso, adio,subtrao e determinao de tamanho. Consequentemente,as crianas tm a sua prpria aritmtica pr-escolar,que somente psiclogos mopes podem ignorar. (VYGOTSKY,1984 p. 94-95).

Como exemplo, foram utilizados em atividades palitos de fsforo para obter a resoluo do que se pretendia.

Figura 1 Na atividade da figura 1, o aluno trabalha com os palitos para encontrar a soluo que j est em uma das alternativas. Assim, este trabalho requer bastante pensamento, reflexo e raciocnio lgico. Mexendo os palitos exercita-se a memria e consequentemente pratica-se uma questo que envolve matemtica de forma solta e cheia de dvidas, mas sem o teor do tradicionalismo das aulas de matemtica.

Em outro momento, os educandos foram convidados a trabalhar questes do site http://sitededicas.ne10.uol.com.br/ uma forma de aproxim-los do mundo

informatizado, ou melhor, a usar a mquina como uma ferramenta que facilita a aprendizagem. Diante do exposto, percebemos que existe um ambiente criado a partir do uso da tecnologia. Da, segundo BERGMANN (2007, p.4) na Revista Iberoamericana de Educacin, fala que:
o espao ciberntico um terreno onde est funcionando a humanidade, hoje. um novo espao de interao humana que j tem uma importncia enorme sobretudo no plano econmico e cientfico e, certamente, essa importncia vai ampliar-se e vai estender-se a vrios outros campos, como por exemplo na Pedagogia, Esttica, Arte e Poltica. O espao ciberntico a instaurao de uma rede de todas as memrias informatizadas e de todos os computadores.

Como vemos, a introduo da tecnologia em sala de aula uma porta que se abre para um mundo novo de descobertas, dvidas, reflexes e criatividade. E o professor deve participar deste convite que lhe proposto, pois a cada dia uma tecnologia inventada com a finalidade de o homem interagir mais com o mundo real. E este espao que j real e concreto possibilitar ao aluno aprender de uma forma mais dinmica e atrativa, caso o professor traga pra dentro de sala tal tecnologia para impulsionar a inteligncia do docente e criar ambientes favorveis aprendizagem do mesmo.
Parte superior do formulrio

Questo 1: Observe com ateno a figura abaixo.

Depois de ordenadas as palavras embaralhadas abaixo, UMA(1) delas no est relacionada com a cena da ilustrao. Voc capaz de identificar Qual?

A) B) C) D) E) Figura 2

A figura 2 mostra um exemplo de atividade que foi desenvolvida com os alunos em sala de aula na qual se exercitou o pensamento lgico de forma dinmica e descontrada. Alm do mais, o aluno pode interagir com o virtual, ou melhor, usou o computador como mecanismo para aprender e construir o conhecimento. Em outros momentos, o aluno resolvia exerccios no quadro- verde com o auxilio do professor-bolsista. E nisso, o educando construa e usava o raciocnio lgico sem perceber. Mas o importante que ele foi conduzido a conhecer algo abstrato e concretiz-lo no mundo real.

4. Consideraes Finais

O presente artigo acerca da experincia do desenvolvimento do raciocnio lgico mostra como se pode construir um pensamento mais independente e critico. Os alunos do ensino fundamental do 8 ano, do turno da manh, da escola Francisco de Sales Neves, em Marapanim-Pa, foram o pblico-alvo para a primeira etapa do projeto. Com isso, a perspectiva almejada era de que os educandos pudessem melhorar nas disciplinas escolares, principalmente na matemtica e portugus. Posto que o pensamento lgico no se restrinja aos nmeros, mas no que tange a compreenso textual ficando mais fcil o entendimento na resoluo de clculos. Assim, com as aulas ministradas na turma de 7 srie, trabalharam-se exerccios que visavam tal objetivo pretendido pelo projeto instalado na unidade escolar mencionada. E como primeira etapa, a base ficou forte para que quando a segunda ocorrer, os alunos j estaro ambientados com a profundeza da lgica. E para tanto, o crucial despertar nos alunos a certeza de formar cidados conscientes e crticos da realidade. E aumentar ainda mais o pensamento criativo e intelectual dos discentes.

Agradecimento O autor agradece o apoio do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia) e da Universidade federal Rural da Amaznia (UFRA).

Referncias ABAR, Celina. 2006. Noes de Lgica Matemtica. Disponvel em

www.pucsp.br/~logica/ ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; ALMEIDA, Fernando Jos de : uma zona de conflitos e muitos interesses. In: Salto para o Futuro: TV e Informtica na Educao. Braslia: Ministrio da Educao e do Desporto, 1998. p. 49-50 BERGMANN, Helenice M. B. Ciberespao e cibercultura: novos cenrios para a sociedade, a escola e o ensino de geografia. Vitria: Revista Iberoamericana de Educacin. N 43, 2007. COPI, Irving M. 1978. Introduo Lgica. 2 ed.So Paulo: Mestre Jou. Disponvel em: http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoMichele.pdf Acesso em: 28 agosto. 2012. FAGUNDES, Lea. Aprendizes do Futuro: As Inovaes Comearam! Ministrio da Educao, Secretaria da Educao a Distncia, Programa Nacional de Informtica na Educao. Coleo Informtica para a Mudana na Educao, 96 p. Capturado (Online) em 23/08/2012. Disponvel na internet www.dominiopublico.gov.br. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Ensino Aprendizagem e Leitura: Desafios ao Trabalho Docente. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Caminhos para a formao do leitor. So Paulo: DCL 2004. p. 27-28. VIGOTSKY, L. S. A formao social da mente; o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. So Paulo: Martins Fontes 1984.

Das könnte Ihnen auch gefallen