Sie sind auf Seite 1von 3

PLANO DE TRABALHO PARA SUPERVISO ESCOLAR

TEMA: BULLYING

INTRODUO: O bullying tem sido um dos temas mais abordados nos meios escolares. Estudos recentes revelaram que este comportamento hostil, que at ento por muito tempo foi considerado inofensivo e que hoje recebe o nome de bullying pode causar srios danos ao desenvolvimento psquico dos alunos, gerando a queda na auto-estima, baixo rendimento escolar, em casos mais extremos o suicdio e outras trajdias. Quem sofre com o bullying aquele aluno perseguido, humilhado,intimidado e que em muitos casos por medo ou vergonha, sofrem em silncio. No Japo, o IJIME (bullying) alarmante. A taxa de suicdios entre jovens bate recorde ano aps ano. O que levou as autoridades japonesas a criar medidas de combate pratica e reintegrao de muitos alunos que evadiram da escola. O bullying ganhou destaque na mdia japonesa recentemente quando chegou ao conhecimento pblico o caso de um adolescente de 13 anos, aluno de uma escola na prefeitura de Shiga, que se suicidou depois de ter sido vtima de maus-tratos de outros estudantes. Desde ento as denncias tem aumentado significativamente. ( Fonte : International Press) OBJETIVO: Esse Plano de trabalho busca elucidar o trabalho do coordenador pedaggico, frente a um caso de bullying na escola a qual atua.

Tarefas a serem incorporadas pelo Supervisor com o aluno/ pais;professores e funcionrios:


Muitas vezes a escola no sabe que est ocorrendo uma situao de bullying at porque ela acontece fora da sala de aula e, portanto, longe do olhar do professor. Mesmo sem provas, importante intervir.A escola a autoridade na relao entre alunos - e no os pais! O Supervisor Tambm deve criar uma fonte de dilogo entre a escola e o aluno e transparecer, a ele, segurana e compreenso para que ele possa se abrir e levar algum problema ao conhecimento da diretoria da escola, o ato da confiana aliada a observao criteriosa do que se passa na escola e consequentemente com seus alunos poder fazer com que o Supervisor venha a ter acesso aos agressores e ao aluno que sofre o bulliyng. Os pais devem ser presentes na vida escolar de seus filhos, atentos a mudanas de comportamento em casa, mudanas comportamentais so pistas de que algo pode estar errado.

As aes escolares para combater o bullying devem ser no sentido de preveni-lo, onde mais que seguir uma conduta, o aluno possa dar sentido ela, considerando a si e ao outro parte do mundo. Quando algo questionado e pensado, propicia a tomada de conscincia de sua dimenso e importncia. O outro poder ser visto como algum que tambm tem sentimentos. O supervisor educacional vira uma espcie de promotor do desenvolvimento do aprendizado do aluno e parceiro do professor e mediador com a comunidade escolar, deve favorecer que se estabelea um substancioso vnculo de relacionamento.
A

Aes que o Supervisor pode empreender na escola para o combate ao bullying: Conversar com os alunos e escutar reclamaes ou sugestes. Criar regras de disciplina para os alunos em corencia com o regimento escolar. Estimular lideranas positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos. Palestras, seminrios, mostrar ao aluno o que o bullying, com essa atitude mover a conscientizao. Promover atividades de valorizao a diversidade cultural, tnica e com isso o respeito ao que diferente. Ter profissionais capacitados a ensinar e lidar com as diferenas entre os alunos. Nunca os professores devem expor os alunos a uma situao constrangedora,onde possa despertar o sentimento de incompetncia. A escola devepromover projetos onde provoque a interao social entre os alunos, professores, pais e funcionrios. A prtica da educao inclusiva na escola O mais importante que os professores devem estar sempre atentos no que est acontecendo na sala de aula e se algum aluno apresenta uma mudana no seu comportamento e assim levar a situao ao conhecimento da diretoria da escola. Justificativa : A escola no deve ser apenas um local de ensino formal, mas tambm de formao cidad, de direitos e deveres, amizade, cooperao e solidariedade. Agir contra o bullying uma forma barata e eficiente de diminuir a violncia entre estudantes e na sociedade.E o supervisor tem um papel fundamental para a concretizao dessas atitudes, sendo o agente de incentivo para que tais prticas sejam exercidas. Com as demandas que surgem no dia a dia da escola. O supervisor precisa ser um articulador entre a escola e os comportamentos sociais nas suas mais diferentes mudanas. A sua prtica estar diretamente ligada dinmica da escola, sendo o coordenador de toda organizao e avaliao das atividades para a construo de uma poltica mais

comprometida com a realidade social e seus conflitos para que o aluno possa ter um bom desempenho escolar. O movimento mundial pela educao inclusiva uma ao poltica, cultural, social e pedaggica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminao. A educao inclusiva constitui paradigma educacional fundamentado na concepo de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferena como valores indissociveis, e que avana em relao idia de equidade formal ao contextualizar as circunstncias histricas da produo da excluso dentro e fora da escola. Monitoramento e Avaliao: Observao diria do comportamento dos alunos envolvidos em caso de bullying. Verificar se ocorreu mudanas no comportamento dos alunos diante das propostas de combate e conscientizao do bullying. Realizar reunies periodicamente com os pais e professores. Referencias bibliogrficas : - Revista International Express - Revista Exame Site : http://bullyingnaoebrincadeiradcrianca.blogspot.jp

Das könnte Ihnen auch gefallen