Sie sind auf Seite 1von 16

LINGUA PORTUGUESA

VERBO

Verbo toda palavra que encerra ideia de ao ou estado A palavra verbo vem do latim verbum, que significa palavra. Verbo a palavra que exprime um fato (geralmente uma ao, estado ou fenmeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados tambm para ligar o sujeito ao predicado. Mas o verbo identificado principalmente por ser a classe de palavras que mais admitem flexes (em nmero, pessoa, modo, tempo e voz), dependendo do idioma. Podem ser divididos das seguintes formas: Flexo. Os verbos tm as seguintes categorias de flexo:

Nmero: singular e plural. primeira (transmissor), segunda (receptor), terceira

Pessoa:

(mensagem).

Modo: indicativo,subjuntivo e imperativo, alem das formas nominais

(infinitivo, gerndio e particpio). Flexo de pessoa. Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoa a fim de evidenciar quem fala, para quem se fala ou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos:
Eu trabalho. Tu trabalhas. Ele (ou ela) trabalha. Eles (ou elas) Eu indica a pessoa que fala. Tu indica um interlocutor direto, isto , algum para quem se fala. Ele ou ela, eles ou elas indicam que se fala sobre algum, ou algo, que no participa diretamente da

trabalham. Ns trabalhamos.

comunicao estabelecida entre as duas primeiras pessoas. Ns indica que a pessoa que fala participa da comunicao juntamente com outros. Vs pode indicar que se fala para um ou para vrios interlocutores diretos.

Vs trabalhais.

As formas eu, tu, ele, ela, eles, elas, ns e vs so denominadas pronomes pessoais, e indicam tambm o sujeito das frases s quais se referem. Flexo de nmero. Designamos ainda os pronomes segundo seu nmero, sendo eu, tu e ele/ela, respectivamente, a primeira, a segunda e a terceira pessoa do singular; ns, vs e eles/elas, a primeira, a segunda e a terceira pessoa do plural. No entanto, uma vez que a lngua dinmica e, por isso, inserida num processo de adaptaes constantes, vamos aproveitar este momento para abordar algumas especificidades relacionadas ao uso das formas tu, voc(s), vs e a gente. O pronome tu costuma ser empregado em apenas algumas regies brasileiras, sendo a forma voc aquela que predomina no tratamento direto informal. Esta ltima utiliza a mesma conjugao atribuda aos pronomes ele e ela. Exemplos:

Ele/Voc vai ao cinema. Ela/Voc conhece muitos lugares.

Para o tratamento direto formal, ainda predominam as formas o senhor e a senhora que tambm utililizam a conjugao conferida aos pronomes ele e ela. As formas plurais vocs, os senhores e as senhoras seguem o critrio de conjugao dos pronomes eles e elas. Exemplo: Eles/Elas/Vocs viajaram durante um ms.

A forma a gente tende a ser mais utilizada do que o pronome ns destinado a um uso predominantemente formal, tanto na fala quanto na escrita. Quando empregamos a gente, o verbo segue a conjugao aplicada aos pronomes ele e ela. Exemplo: A gente/Ele/Ela gosta de ir neste restaurante.

A forma vs possui uma particularidade: seu uso encontra-se restrito a textos literrios, religiosos e a documentos formais (geralmente empregados no mbito jurdico). Embora considerado um pronome pessoal plural, a forma vs tambm pode ser usada quando desejamos nos referir diretamente a uma s pessoa. Vamos observar os exemplos seguintes: 1) Nos dois primeiros versos do poema "A D. Joana", de Castro Alves, notamos que o pronome vs utilizado para dirigir-se a uma s pessoa: D. Joana.

SENHORA, eu vos dou versos, porque apanho Das flores d'alma um ramalhete agreste

E so versos a flora perfumada, Que de meu seio a solido reveste. E vs que amais a parasita ardente, Que abre como um suspiro em pleno maio, E o aroma que anima o clix rubro Talvez de uma alma perfumoso ensaio,

2) No trecho a seguir, selecionado do "Gnesis" (primeiro livro da Bblia), captulo 4, versculo 23, podemos observar mais um emprego do pronome vs, desta vez para dirigir-se ao plural - Ada e Zil, mulheres de Lameque:
E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zil: Ouvi a minha voz; vs, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.

No entanto, uma vez que a lngua dinmica e, por isso, inserida num processo de adaptaoes constantes, vamos aproveitar este momento para abordar algumas especificidades relacionadas ao uso das formas tu, voc (s), vs e a gente. O pronome tu costuma ser empregado em apenas algumas regies brasileiras, sendo a forma voc aquela que predomina no tratamento direto informal. Esta ltima utiliza a mesma conjugao atribuda aos pronomes ele e ela. Exemplos: Ele/Voc vai ao cinema. Ela/Voc conhece muitos lugares.

Para o tratamento direto formal, ainda predomina as formas o senhor e a senhora que tambm utilizam a conjugao conferida aos pronomes ele e ela. As formas plurais vocs, os senhores e as senhoras seguem o critrio de conjugao dos pronomes eles e elas. Exemplo: Eles/Elas/Vocs viajaram durante um ms.

A forma a gente tende a ser mais utilizada do que o pronome ns - destinado a um uso predominantemente formal, tanto na fala quanto na escrita. Quando empregamos a gente, o verbo segue a conjugao aplicada aos pronomes ele e ela. Exemplo: A gente/Ele/Ela gosta de ir neste restaurante. A forma vs possui uma particularidade: seu uso encontra-se restrito a textos literrios, religiosos e a documentos formais (geralmente empregados no mbito jurdico). Embora considerado um pronome pessoal plural, a forma vs tambm pode ser usada quando desejamos nos referir diretamente a uma s pessoa. Vamos observar os exemplos seguintes:

1) Nos dois primeiros versos do poema "A D. Joana", de Castro Alves, notamos que o pronome vs utilizado para dirigir-se a uma s pessoa: D. Joana.
SENHORA, eu vos dou versos, porque apanho Das flores d'alma um ramalhete agreste

E so versos a flora perfumada, Que de meu seio a solido reveste. E vs que amais a parasita ardente, Que abre como um suspiro em pleno maio, E o aroma que anima o clix rubro Talvez de uma alma perfumoso ensaio,

2) No trecho a seguir, selecionado do "Gnesis" (primeiro livro da Bblia), captulo 4, versculo 23, podemos observar mais um emprego do pronome vs, desta vez para dirigir-se ao plural - Ada e Zil, mulheres de Lameque:
E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zil: Ouvi a minha voz; vs, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.

Flexo de modo O modo indica a circunstncia em que o fato pode acontecer, veja por exemlo, as diferentes atitudes em: Eu amo; Eu amei. So trs os modos verbais: Modo indicativo: exprime um fato certo, o fato ou foi uma realidade. Exemplo: comprei um carro. Modo subjuntivo: exprime um fato incerto, duvidos. Exemplo: talvez eu compre um carro.

Modo imperativo: exprime uma ordem ou pedido. Exemplo: compre um carro.

Os verbos apresentam ainda as formas nominais: infinitivo (pessoal e impessoal), gerndio e particpio.

Vozes do verbo:

As vozes verbais indicam a relao entre o sujeito e a ao expressa pelo verbo. Podemos ter trs situaes: voz ativa: o sujeito pratica a ao expressa pelo verbo. A menina comprou um sorvete. voz passiva: o sujeito recebe a ao expressa pelo verbo. A menina ganhou um sorvete. A voz passiva pode ser praticada de duas formas:

Voz passiva analtica: forma-se com os verbos ser, estar e ficar seguidos de particpio.

O homem corrompido pela sociedade.

Voz passiva sinttica: forma-se com verbo acompanhado do pronome se (chamado apassivador).

Doa-se roupas.

voz reflexiva: o sujeito pratica e recebe a ao expressa pelo verbo, ao mesmo tempo.

Ns nos ofendemos muito.

Elementos estruturais do verbo Reconhece-se o verbo na frase pela observao da sua significao: ele o o elemento que traduz um estado, um fazer, um acontecimento, um fenmemo da natureza, um processo. A palavra que representa o verbo possui como estrutura duas partes interessantes: o radical e a terminao. O radical O radical a parte que representa a significao do termo. Exemplo: desenhou -desenh/ -> (= representao/esboo) A terminao A terminao da palavra indica categorias gramaticais, e vai esclarecer trs posies: 1.Vogal temtica - Ex: terminar - vogal temtica '-a' -> indicando verbos da 1 conjugao:desenh/a/r escrever - vogal temtica '-e' -> indicando verbos da 2 conjugao: escrev/e/r cobrir - vogal temtica '-i' -> indicando verbos da 3 conjugao:cobr/i/r. 2. Desinncia de modo e tempo (modo-temporal)

A terminao verbal tambm indica o modo e o tempo. Exemplo: Escrev/ia -> 'ia' indica que o verbo est no modo indicativo e o tempo o pretrito imperfeito. 3. Desinncia nmero e pessoa (nmero-pessoal)

A terminao tambm indica o nmero, ou seja, singular ou plural e a pessoa gramatical: Buscamos -> '-mos' indica que plural e 3 pessoa.

Formao dos tempos verbais

A formao dos tempos verbais apresenta a seguinte diviso:

Tempos primitivos;

Tempos derivados.

So tempos primitivos o presente do indicativo, o pretrito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal.

O presente do indicativo d origem ao presente do subjuntivo, pretrito imperfeito do indicativo e imperativo.

Formao do presente do subjuntivo

Verbo CANTAR

Formao do imperativo

O imperativo afirmativo formado pela 2 pessoa do singular (tu) e pela 2 pessoa do plural (vs) do presente do indicativo sem o S final. Voc, ns e vocs so tirados do presente do subjuntivo, sem nenhuma alterao. Verbo CANTAR

Formao do imperativo afirmativo

Formao do imperativo negativo

O imperativo negativo corresponde as cinco pessoas do presente do subjuntivo, sem nenhuma alterao.

No modo imperativo no faz sentido usar a 3 pessoa (ele/eles), pois uma ordem, um pedido, um conselho s se aplicam diretamente pessoa com quem se fala.

E, como todos sabem, a 3 pessoa aquela de quem se fala.

As formas verbais correspondentes a voc/vocs referem-se 2 pessoa do discurso.

Formao do pretrito mais-que-perfeito futuro do subjuntivo pretrito imperfeito do subjuntivo

O pretrito perfeito do indicativo d origem a trs tempos, a partir da 3 pessoa do plural: Pretrito mais-que-perfeito;

Futuro do subjuntivo;

Pretrito imperfeito do subjuntivo.

Vejamos um exemplo:

Verbo VENDER

Pretrito perfeito

Pretrito mais-que-perfeito

Futuro do subjuntivo

(-am)

Pretrito imperfeito do subjuntivo (-ram)

Infinitivo impessoal

aquele que no se refere a nenhuma pessoa gramatical, isto , no tem sujeito.

Exemplo:

Correr faz bem sade.

O infinitivo impessoal d origem aos seguintes tempos verbais:

Futuro do presente do indicativo;

Futuro do pretrito do indicativo;

Infinitivo pessoal.

Futuro do presente do indicativo Forma-se acrescentando, ao infinitivo impessoal, as desinncias caractersticas.

Verbo CORRER

Futuro do pretrito do indicativo formado do mesmo modo que o futuro do presente. Verbo ESTUDAR

Infinitivo pessoal

aquele que possui um sujeito definido.

Exemplo:

necessrio estudarmos para o vestibular.

Verbo ESTUDAR

Classificao dos Verbos Classificam-se em: a) Regulares: so aqueles que possuem as desinncias normais de sua conjugao e cuja flexo no provoca alteraes no radical. Por exemplo: canto cantei cantarei cantava cantasse

b) Irregulares: so aqueles cuja flexo provoca alteraes no radical ou nas desinncias. Por exemplo: fao fiz farei fizesse

c) Defectivos: so aqueles que no apresentam conjugao completa. Classificam-se em impessoais, unipessoais e pessoais. Impessoais: so os verbos que no tm sujeito. Normalmente, so usados na terceira pessoa do singular. Os principais verbos impessoais so: a) haver, quando sinnimo de existir, acontecer, realizar-se ou fazer (em oraes temporais). Por exemplo: Havia poucos ingressos venda. (Havia = Existiam) Houve duas guerras mundiais. (Houve = Aconteceram) Haver reunies aqui. (Haver = Realizar-se-o) Deixei de fumar h muitos anos. (h = faz)

b) fazer, ser e estar (quando indicam tempo) Por exemplo: Faz invernos rigorosos no Sul do Brasil. Era primavera quando a conheci. Estava frio naquele dia. c) Todos os verbos que indicam fenmenos da natureza so impessoais: chover, ventar, nevar, gear, trovejar, amanhecer, escurecer, etc. Quando, porm, se constri, "Amanheci mal-humorado", usa-se o verbo "amanhecer" em sentido figurado. Qualquer verbo impessoal, empregado em sentido figurado, deixa de ser impessoal para ser pessoal. Por exemplo: Amanheci mal-humorado. (Sujeito desinencial: eu) Choveram candidatos ao cargo. (Sujeito: candidatos) Fiz quinze anos ontem. (Sujeito desinencial: eu) d) So impessoais, ainda: 1. o verbo passar (seguido de preposio), indicando tempo. Ex.: J passa das das seis. 2. os verbos bastar e chegar, seguidos da preposio de, indicando suficiente. Ex. Basta de tolices. Chega de blasfmias. 3. os verbos estar e ficar em oraes tais como Est bem, Est muito bem assim, No fica bem, Fica mal, sem referncia a sujeito expresso anteriormente. Podemos, ainda, nesse caso, classificar o sujeito como hipotcico, tornando-se, tais verbos, ento, pessoais. 4. o verbo deu + para da lngua popular, equivalente de "ser possvel". Por exemplo: no deu para chegar mais cedo. D para me arrumar uns trocados?

Bibliografia

CUNHA, Celso; CINTRA, Luis F. Lindley (Luis Felipe Lindley). Nova gramtica do Portugus contemporneo . 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, c2001. 748 p. AGUIAR, Vera Teixeira (Coord.). Era uma vez...na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001. http://www.webboom.pt/ficha.asp?id=36550 http://www.letras.puc-rio.br/Catedra/revista/8Sem_13.html http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=56046 apuntamentos.iespana.es/introlitpt/12.doc

Das könnte Ihnen auch gefallen