Sie sind auf Seite 1von 3

Ps Graduao em Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Risco ESTRATGIAS PARA RISCOS NEGATIVOS

Estratgias para Ameaas ou Riscos Negativos:


So quatro as estratgias para tratar os riscos negativos do projeto: Eliminar; Transferir; Mitigar e Aceitar.

Quando usamos a estratgia de Eliminar o risco?


Vamos tentar eliminar o risco sempre que possvel, porque como o nome diz, estaremos eliminado a ameaa do projeto. Teremos que usar esta estratgia tambm caso no possamos arcar com o impacto do risco, no caso dele ocorrer. Eliminar o risco envolve a mudana do plano do projeto para uma nova soluo e/ou alternativa em que o risco no possa ocorrer. Alteraes no plano podem incluir aumentar o tempo do cronograma, aumentar o oramento do projeto, diminuir/alterar o escopo, mudar a soluo tcnica, etc. Se no podemos arcar com o impacto do risco e no conseguimos uma soluo alternativa para elimin-lo, a soluo pode ser cancelar projeto. Por exemplo, se temos um risco identificado de ultrapassar em 20% o tempo estimado no cronograma do projeto, podemos estender o cronograma em 20%, eliminando assim este risco. Outro exemplo seria sobre o risco de usar um determinado software em um projeto e este software especifico ter o risco de ter seu uso descontinuado pela empresa. A eliminao deste risco pode ser a utilizao de um outro software.

Quando devemos usar a estratgia de Transferir o risco?


O objetivo desta estratgia a transferncia do risco e da responsabilidade da resposta para um terceiro. Normalmente esta transferncia cobre o impacto financeiro somente. Por exemplo: temos um contrato com nosso cliente e devemos entregar parte do projeto at uma determinada data, com o pagamento de uma multa, caso no cumpramos o prazo. Podemos passar a responsabilidade para os nossos fornecedores envolvidos na entrega do projeto na determinada data, passando a multa para eles via contrato no caso do descumprimento das datas. Nesse caso, podemos ter evitado o impacto financeiro, mas no nos livramos do impacto da nossa imagem junto ao nosso cliente.

Ps Graduao em Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Risco ESTRATGIAS PARA RISCOS NEGATIVOS


Normalmente a transferncia de risco feita atravs de contratos e envolve o pagamento de uma multa no caso do risco ocorrer. Quando contratamos um seguro estamos transferindo para a seguradora o risco. No caso do seguro de um carro, por exemplo, a seguradora nos paga o valor do carro no caso de um roubo, mas o trauma do roubo no pode ser ressarcido.

Quando devemos usar a estratgia de Mitigar o risco?


Esta estratgia a mais usada. Mitigamos o risco quando diminumos o impacto e/ou a probabilidade do risco ocorrer. Se no podemos eliminar o risco, podemos ao menos diminu-lo? Estamos nesse caso diminuindo o Valor Monetrio Esperado (VME probabilidade x impacto) para valores aceitveis de acordo com o nosso plano de gerenciamento de riscos. Fazemos mitigao de riscos quando probabilidade de ocorrer algum erro. fazemos testes, tentando diminuir a

Podemos diminuir o impacto quando temos alguma redundncia em um sistema, por exemplo, no caso do pra-quedas principal falhar, temos um pra-quedas extra. Isso no diminui a probabilidade do pra-quedas principal falhar, mas diminui o impacto da falha deste.

Quando devemos usar a estratgia de Aceitar o risco?


Usamos esta estratgia se no for possvel identificar uma outra estratgia para lidar com risco e se vivel aceitar o risco de acordo com os valores aceitveis no nosso plano de gerenciamento de riscos. Aqui, a opo no mudar o plano do projeto. Existem duas formas de aceitao: Passiva e Ativa. Na passiva, documentamos o risco e a estratgia escolhida Aceitao, e no tomamos nenhuma ao. Caso o risco ocorra, a equipe do projeto saber que a aceitao foi a estratgia escolhida e ter que tratar o risco nesse momento. Na ativa, reservas de contingncia (tempo, dinheiro ou recursos) para serem utilizadas no caso do risco ocorrer. Mais uma vez, podemos usar mais de uma estratgia para um mesmo risco. Por exemplo:

Ps Graduao em Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Risco ESTRATGIAS PARA RISCOS NEGATIVOS


No caso do risco de roubarem o nosso carro, normalmente, usamos a estratgia de Transferir o risco para uma seguradora, fazendo um seguro e ainda Mitigamos o risco, colocando alarme no carro, parando em garagem e outras aes para diminuir a probabilidade do carro ser roubado.

Das könnte Ihnen auch gefallen