Sie sind auf Seite 1von 9

Natlia Regina de Oliveira Gesto Financeira e de Risco T20 FIPECAFI 2011 Professor Jos Roberto Kassai 100 Conceitos

tos Contabilidade

ABC - Custeio baseado em atividades que permite a anlise do custo dos processos e atividades de um negcio independentemente da organizao departamental em que este negcio foi desenhado. Adicionalmente, com esta metodologia possvel a alocao dos custos indiretos aos produtos, servios, clientes, canais ou at mesmo fornecedores, permitindo assim, um melhor entendimento da rentabilidade proporcionada por cada um destes objetos de custo. Agenda 21 A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferncia Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. um documento que estabeleceu a importncia de cada pas a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizaes no-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de solues para os problemas scio -ambientais. Cada pas desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discusses so coordenadas pela Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconverso da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretao do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilbrio holstico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, no apenas a quantidade do crescimento. gio e Desgio Se uma obrigao estiver sendo negociada acima de seu valor de face, diz se que est sendo negociada com gio. Se uma obrigao estiver sendo negociada a um preo inferior a seu de face, diz-se que est sendo negociada com desgio Anlise de Sensibilidade x Simulao Anlise do efeito de alguma alterao de variveis crticas, tais como vendas e custos , sobre o projeto. Balance scorecard uma tcnica que visa a integrao e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos at os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funes e nveis relevantes dentro da organizao, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelo traduz a misso e a estratgia de uma empresa em objetivos e medidas tangveis. BAWB A sigla significa Business as an Agent of World Benefit (Negcios como Agentes para Um Mundo Melhor). Esse movimento surgiu em Baltimore (EUA), logo aps os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, como iniciativa de um grupo de pessoas interessadas em repensar o papel das empresas no cenrio de mudana e desenvolvimento social global. Benchmarking um processo contnuo de comparao dos produtos, servios e prticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como lderes. um processo de pesquisa que permite realizar comparaes de processos e prticas "companhia a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcanar um nvel de superioridade ou vantagem competitiva.

Beta Este ndice mede a variao de uma ao em relao a uma carteira de mercado, perfeitamente diversificada. No caso brasileiro, o IBOVESPA utilizado. Break even point Ponto de equilbrio nada mais do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas varivei e as despesas s fixas. No Ponto de Equilbrio, a empresa no ter lucro nem prejuzo. Clculo de correlao Clculo que permite verificar a relao entre dois conjuntos de dados. dica a simetria Clculo de covarincia Medida que objetiva relacionar duas variveis. In existente entre elas, avalia como as variveis movimentam-se ao mesmo tempo em relao a seus valores mdios. Clculo de desvio-padro Mede a disperso dos valores individuais em torno da mdia. Clculo de programao Tcnica que permite calcular um resultado timo ou desejado de determinado problema disposto por meio de matrizes ou sistemas de equaes e inequaes. Clculo de regresso Clculo que permite realizar estimativas por meio de dados previamente estabelecidos e obtidos por funes lineares ou no lineares. Clculo de varincia varincia baseia-se nos desvios em torno da mdia aritmtica, porm determinando a mdia aritmtica dos quadrados dos desvios. CAPM O Capital Asset Pricing Model, um modelo de precificao de ativos que estabelece uma relao entre o retorno esperado do ativo e a parcela de seu risco no diversificvel. Carta da Terra uma declarao de princpios ticos fundamentais para a construo, no sculo XXI, de uma sociedade global justa, sustentvel e pacfica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependncia global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a famlia humana, da grande comunidade da vida e das futuras geraes. uma viso de esperana e um chamado ao. CCL O Capital Circulante Lquido a diferena entre o ativo circulante e o passivo circulante. Ciclo de caixa O ciclo de caixa definido como o tempo decorrido entre o pagamento da matria prima e o recebimento da venda. Durante esse perodo os recursos da empresa esto aplicados no capital de giro. Ciclo operacional O ciclo operacional o intervalo de tempo em que uma empresa gasta para executar todas as suas atividades operacionais, venda e o recebimento dos crditos gerados pela atividade comercial. Podemos entender o ciclo operacional como o prazo total que comea na aquisio da matria-prima e termina no recebimento do valor referente venda. Compound price Considera a composio do preo (interno - preo de transferncia - e/ou externo) pela empresa. Assim, o consumo de recursos para se produzir determinado bem/servio passa a ser base de clculo para obteno do preo pelo qual tal bem/servio ser transferido ou vendido. Target Price o preo alvo, competitivo da empresa que visa a maximizao de lucros.

Consumo consciente Consumo consciente um movimento social que se baseia no aumento da conscincia sobre as decises das compras no meio ambiente e a sade e vida em geral dos consumidores. Ele tambm est preocupado com os efeitos da mdia e das propagandas sobre os consumidores. Correo monetria integral Tem por objetivo apresentar as demonstraes contbeis em moeda de capacidade constante, tendo em vista as distores que a inflao provoca no valor das contas representativas do patrimnio e do resultado da empresa. Custeamento por absoro e varivel Mtodo de custeio por absoro objetiva a apropriao de todos os gastos decorrentes somente de processo produtivo aos produtos, identificando os fixos, variveis, diretos e indiretos. 0 mtodo de custeio varivel ou direto tem o propsito de alocar aos produtos somente os custos identificados como variveis normalmente compostos pela matria-prima e mo-de-obra direta, consumidos no processo produtivo. Custo de reposio o custo de troca de um bem, ou seja, o valor que devemos pagar por ele quando desejamos adquiri-lo. Custo fixo e custo varivel Custo fixo um custo cujo valor total no varia num dado perodo e para certos nveis de atividade. No depende do volume de bens e servios produzidos durante o perodo. Custo varivel um custo que varia diretamente com o volume de atividade e igual a zero quando a produo nula. Custo histrico corrigido O custo histrico corrigido permite a comparao de valores de datas distintas. Depreciao e amortizao Depreciao a alocao sistemtica do valor deprecivel de um ativo ao longo da sua vida til (NBC T 19.1 - Ativo Imobilizado), ou seja, o registro da reduo do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ao da natureza ou obsolescncia. J a amortizao consiste na alocao sistemtica do valor amortizvel de ativo intangvel ao longo da sua vida til, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo. DFC A Demonstrao de Fluxo de Caixa evidencia as modificaes ocorridas nas disponibilidades da entidade (Caixa e Bancos Conta Movimento, principalmente). DVA A Demonstrao do Valor Adicionado o informe contbil que evidencia, de forma sinttica, os valores correspondentes formao da riqueza gerada pela empresa em determinado perodo e sua respectiva distribuio. EBA EBIT e EBITDA Earnings Before Interest and Taxes, o lucro antes dos juros e do imposto de renda , ou seja , o lucro operacional gerado pela empresa antes da tributao e dos juros. Earnings Before Interest and Taxes , Depreciations / Depletion and Amortization , o lucro antes dos juros , do imposto de renda , das despesas de depreciaes , exaustes e amortizaes. considerada uma medida de lucro globalizada. Eficcia versus eficincia Eficcia esta relacionada com o grau de atingimento de um objetivo ou resultado previamente determinado e eficincia relacionada com a forma de se atingir determinado resultado, com a otimizao dos recursos utilizados.

EVA Economic Value Added ou valor econmico agregado resultado econmico da empresa apurado ps a deduo das remuneraes dos capitais prprios e de terceiros. Reflete as transaes j ocorridas. FASB 52 Financial Accounting Standards Boards Statement - Norma americana que define as regras para a converso de demonstraes financeiras em moeda estrangeira. Fluxo de caixa descontado um mtodo para avaliar a riqueza econmica de uma empresa dimensionada pelos benefcios de caixa a serem agregados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos provedores de capital. Funo atingir metas do Excel A funo Atingir meta permite conhecer qual deve ser o valor de entrada de uma determinada frmula para atingirmos um resultado j conhecido. Funo solver do Excel Funo usada para se chegar no melhor valor para uma determinada frmula. Funo tabela do Excel Recurso do Excel para realizao de clculos avanados, usando o conceito de tabela. GAO Grau de Alavancagem Operacional a capacidade que a empresa possui, de acordo com a sua estrutura de custos fixos, para implementar um aumento nas vendas e gerar um incremento ainda maior nos resultados, ou, para diminuir as vendas e produzir uma reduo maior nos resultados. GAF o aumento de rentabilidade dos scios, em funo da utilizao de capitais de terceiros. Gandhi Lder pacifista indiano (1869-1948). Principal personalidade da independncia da ndia, seu nome verdadeiro Mohandas Karamchand Gandhi. Mahatma significa grande alma. Forma-se em Direito em Londres e, em 1891, volta ndia para praticar advocacia. Dois anos depois, vai para a frica do Sul, tambm colnia britnica, onde inicia um movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta ndia em 1914 e difunde seu movimento, cujo mtodo principal a resistncia passiva . Nega a colaborao com o domnio britnico e prega a no-violncia como forma de luta. Em 1922 organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multido queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e condenado a seis anos, mas sai da priso em 1924. Em 1930, lidera a marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilmetros a p para protestar contra os impostos britnicos sobre o sal. Em 1947, proclamada a independncia da ndia. Gandhi tenta evitar a luta entre hindus e muulmanos, que estabelecem um Estado separado, o Paquisto. Aceita a diviso do pas e atrai o dio dos nacionalistas hindus. Um deles o mata a tiros no ano seguinte. Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi lanada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hindustas. A cerimnia acontece no 49 aniversrio de morte do lder pacifista. Goodwill O Goodwill um termo contabilstico utilizado para designar a parte do valor de mercado (ou valor intrnseco) de uma empresa que no esteja diretamente refletida nos seus ativos e nos seus passivos. Inclui-se neste tipo de valores a marca e a imagem de mercado, a carteira de clientes, o know-how dos funcionrios, entre outros. Dado o seu carter de intangibilidade e de difcil quantificao, apenas possvel a sua contabilizao no caso de uma aquisio.

Harry Markowitz Economista que criou a teoria do portflio no modelo mdia-varincia. A teoria do portflio estabelece que decises relacionadas seleo de investimentos devam ser tomadas com base na relao risco-retorno. Hurdle rate A taxa de retorno exigida em uma anlise de fluxo de caixa descontado, acima do qual um investimento faz sentido e abaixo do qual no faz. Muitas vezes, esta se baseia na empresa, o custo de capital ou custo mdio ponderado do capital, mais ou menos um prmio de risco para refletir o projeto especfico de risco caractersticas. IEVA O ndice de especulao do valor agregado consiste no quociente do valor de mercado da ao pelo valor econmico (obtido por meio do valor contbil) da ao. Imposto de renda O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento um imposto existente em vrios pases, em que cada pessoa ou empresa obrigada a deduzir uma certa porcentagem de sua renda mdia anual para o governo. Esta porcentagem pode variar de acordo com a renda mdia anual, ou pode ser fixa em uma dada porcentagem. ndice PL O ndice Preo/Lucro de uma ao (tambm conhecido por mltiplo de lucros ou P/LPA) um ndice usado para medir quo baratos ou caros os preos das aes esto. provavelmente o mais consistente indicador de ressalva quanto ao otimismo excessivo no mercado. Serve tambm como um marcador de problemas e de oportunidades de negcio. Interseco de Fisher a interseco entre dois projetos com relao ao retorno, para avaliar qual deles o mais atraente. ISE O ndice de Sustentabilidade Empresarial uma iniciativa pioneira na Amrica Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatvel com as demandas de desenvolvimento sustentvel da sociedade contempornea e estimular a responsabilidade tica das corporaes atravs de boas prticas empresariais Just-in-time, Kaizen e Kanban Just-in-Time: o tempo certo para quantidade e qualidades certas e defeitos zero. Kanban: assegurar eficincia da produo, tomando visveis e disponveis todas as informaes inerentes ao processo. Kaizen significa melhoria contnua, uma das ferramentas para o Controle de Qualidade, atravs da interao constante de todos os setores e pessoas da empresa, visando gerao de alternativas para aperfeioamento. Ke (equity capital) Capital Prprio. Ki (debt capital) Capital de Terceiros Kinkushi Lei da usura Lei da usura a denominao informal atribuda, no Brasil, legislao que define como sendo ilegal a cobrana de juros superiores ao dobro da taxa legal ao ano (atualmente a taxa SELIC) ou a cobrana exorbitante que ponha em perigo o patrimnio pessoal, a estabilidade econmica e sobrevivncia pessoal do tomador de emprstimo. Nestes casos o emprestador denominado agiota. Liquidez corrente Indicador usado na anlise financeira de uma empresa, que determina o quanto esta empresa tem a receber no curto prazo em relao a cada unidade monetria que deve pagar no mesmo perodo. Liquidez geral Indica quanto uma empresa tem a receber em curto prazo, e engloba tambm os ativos e passivos de longo prazo, ou seja, aqueles que sero realizados em um prazo superior a um ano .

LPA O ndice LPA representa a parcela do lucro lquido pertencente a cada ao, sendo que sua distribuio aos acionistas definida pela poltica de dividendos adotada pela companhia. Market value o valor de mercado de uma companhia, representado pelo somatrio do montante de seus investimentos (total capital) mais o goodwill. obtido, geralmente, computando-se o valor atual do capital de terceiros mais o valor do patrimnio lquido avaliado pelo nmero de aes e da respectiva cotao no mercado de capitais (stock prices). Markup a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produo. Essa margem deve ser tal que permita empresa cobrir os custos diretos (ou variveis), os custos fixos e a parcela desejada de lucro da empresa . Metas estendidas Modelo Dupont Esse sistema rene informaes da Demonstrao de Resultado do Exerccio e do Balano Patrimonial em duas medidas-sntese de lucratividade: Taxa de Retorno sobre Investimentos (TRI) e a Taxa de Retorno sobre o Patrimnio Lquido (TRPL). Mudanas climticas globais Refere-se variao do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variaes dizem respeito a mudanas de temperatura, precipitao, nebulosidade e outros fenmenos climticos em relao s mdias histricas MVA A (market value added): uma marca registrada nos EUA, no Brasil e em outros pases, de propriedade da empresa de consultoria Stern Stewart & Co. Tem sido utilizado, pelos seus autores, como a medida do prprio goodwill da companhia, obtido deduzindo-se ativo menos os passivos no onerosos ou de funcionamentos e eventuais ativos considerados no operacionais. NOPLAT Net operating profit less adjusted taxes: o conceito genuine de lucro operacional, considerado o resultado de uma empresa sem o efeito das despesas financeiras e deduzido pelo imposto de renda proporcional. o mesmo valor apurado pela multiplicao do earnings before interest and taxes (EBIT) pela expresso (1 alquota de imposto de renda). Pacto Global O Pacto Global uma iniciativa proposta pela Organizao das Naes Unidas para encorajar empresas a adotar polticas de responsabilidade social cor orativa e p sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um dilogo entre empresas, organizaes das Naes Unidas, sindicatos, organizaes no-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentvel, a idia conseguir dar uma dimenso social a globalizao. Padres Modelo oficial de pesos e medidas Paradigma Paradigma a representao do padro de modelos a serem seguidos. Payback Payback o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro lquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. PMPC Prazo Mdio de Pagamento de Compras. Este ndice tem a finalidade de apresentar o prazo mdio de pagamento de compras efetuadas junto a fornecedores durante o ano. PMRE Prazo Mdio de Renovao dos Estoques. Este ndice tem a finalidade de apresentar o prazo mdio que os produtos ficam no estoque ao longo do ano desde sua aquisio at

serem vendidos, considerando-se o perodo desde a entrada da matria-prima at a sada do produto acabado. Este tambm pode ser chamado de ndice de rotatividade do estoque. PMRV Prazo Mdio de Recebimento de Vendas. Este ndice tem a finalidade de apresentar o prazo mdio de recebimento do valor das vendas praticadas ao longo do ano. Q de Tobin um ndice utilizado pelos analistas de mercado, definido pela razo entre o valor da empresa (market value) e o total do ativo avaliado a preos de reposio (replacement cost of total assets). Resilincia um conceito oriundo da fsica, que se refere propriedade de que so dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Aps a tenso cessar poder ou no haver uma def rmao residual causada pela o histerese do material - como um elstico ou uma vara de salto em altura, que verga-se at um certo limite sem se quebrar e depois retorna forma original dissipando a energia acumulada e lanando o atleta para o alto. Risco Na economia, anlise de risco a verificao dos pontos crticos que possam vir a apresentar no conformidade durante a execuo de um determinado objetivo. ROA Taxa de retorno sobre o ativo total mensura a eficincia global da empresa em gerar lucros com seus ativos disponveis. ROE Taxa de retorno sobre o patrimnio lquido mensura o retorno sobre o investimento dos proprietrios na empresa. ROI Taxa de retorno sobre investimento a taxa de retorno genuna da empresa, atribuda sua capacidade geradora de resultados, independente de sua estrutura de financiamento. obtido pela diviso do lucro operacional (NOPLAT) pelo respectivo valor do investimento (total capital). ROS Return on Sales. Utilizada para avaliar a eficincia operacional da empresa. calculado dividindo o lucro bruto pelo faturamento. RROE RROI residual ROI o spread entre a taxa de retorno de uma empresa (ROI) menos o seu respectivo custo de capital (WACC). Segunda lei da termodinmica expressa, de uma forma concisa, que "A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementarse com o tempo, at alcanar um valor mximo". Mais sensivelmente, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir se por igual, at que o sistema alcance um equilbrio trmico. Shumacher, E. F. Economista Tcnica de analogias histricas so previses baseadas em dados passados de situaes similares, ou com experincias acumulada, que esto disponveis. Tcnica de dramatizao de cenrios

Tcnica de investigao apreciativa A Investigao Apreciativa uma metodologia que visa transformar as organizaes atravs da descoberta e da valorizao do potencial das relaes humanas. Ela consistente na vivacidade das organizaes, dentro de uma perspectiva baseada nas fortalezas e pontos positivos. A investigao uma pesquisa baseada no que h de melhor nas pessoas, nos processos, estruturas e sistemas tecnolgicos que do suporte s organizaes e ao mundo ao redor delas. Tcnica de painel de especialistas pesquisadores de diversas instituies de ensino e pesquisa, com o objetivo de evidenciar para a sociedade as falhas, omisses e lacunas destes estudos e subsidiar um processo de deciso, que se espera seja pautado pelo debate pblico srio e democrtico. Tcnica de pesquisa de mercado Para melhor atender um mercado-alvo, as organizaes devem dispor de informaes relevantes sobre seu campo de atuao, seu negcio, sua concorrncia e especialmente seus clientes. Tcnica de Delphi Basicamente trata-se de uma srie de questionrios par organizar a opinies e respostas de um painel formado por especialistas da rea em estudo (Kastein et al, 1993, p.315), sendo muito utilizada como instrumento para agregar julgamentos individuais. Consegue deduzir rpida e eficientemente respostas relacionadas a um certo problema utilizando para isto especialistas que devem trazer conhecimentos, autoridade e idias para estas respostas. Teoria da manuteno do capital financeiro Teoria na manuteno do capital fsico Termmetro de insolvncia de Kanitz Clculo utilizado para prever a falncia das empresas. TIR e TIRM Taxa Interna de Retorno (TIR): a taxa de desconto interna gerada pelo projeto que torna o VPL = 0, considerando que os fluxos de caixa so reinvestidos pela prpria TIR do projeto. Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM): um indicador que considera o custo de investimento e os juros de reinvestimento dos fluxos de caixa, sendo a TIRM a taxa de desconto que iguala o valor presente dos custos ao valor presente termina Toynbee Arnold Joseph Toynbee (Londres, 14 de abril de 1889 22 de outubro de 1975) foi um historiador britnico, cuja obra-prima Um Estudo de Histria (A Study of History), em que examina, em doze volumes, o processo de nascimento, crescimento e queda das civiliz aes sob uma perspectiva global. VPA (Valor patrimonial por ao) representa o valor contbil de cada ao, ou seja, seu valor intrnseco. um indicador de simples clculo e interpretao VPL e VPLM Valor Presente Lquido (VPL): representa o retorno monetrio do investimento descontado o valor do dinheiro no tempo a uma taxa de desconto. VPLm = valor do patrimnio lquido da entidade avaliado a preos de mercado, ou seja, com todos seus elementos constitutivos, ativos e passivos, j registrados contabilmente ou no, separveis e viveis individualmente, devidamente avaliados pelos seus valores individuais de mercado. WACC (Weighted Average Cost Of Capital) a mdia ponderada dos custos dos diversos componentes de financiamento, incluindo dvida, patrimnio lquido e ttulos hbridos, utilizados por uma empresa para financiar suas necessidades financeiras

Willian Sharpe William Sharp (12 de setembro de 1855 - 12 de Dezembro de 1905) foi um escritor e poeta escocs que, a partir de 1893, passou tambm a publicar livros como Fiona MacLeod, um pseudnimo que conseguiu manter quase secreto, durante todo o resto de sua vida. Desenvolvimento sustentvel

Das könnte Ihnen auch gefallen