Sie sind auf Seite 1von 7

RESPOSTAS

01) Proteo, Sensibilidade, Termorregulao, Excreo, Metabolismo e Imagem corporal.

02) Epiderme, derme e tecido subcutneo. 03) Uma ferida representada pela interrupo da continuidade de um tecido corpreo, em maior ou em menor extenso, causada por qualquer tipo de trauma fsico, qumico, mecnico ou desencadeada por uma afeco clnica, que aciona as frentes de defesa orgnica para o contra ataque.

04) Quanto ao: Estado de integridade da pele: aberta e fechada; Tempo: agudas ou crnicas; Etiologia: traumticas, cirrgicas, patolgicas, iatrognica. As traumticas podem ser incisas ou cortantes, perfurantes e contundentes, lacerao, inoculao de veneno, mordedura, queimaduras (1, 2, 3 grau), escoriaes, equimoses e hematomas e as ulcerativas (patolgicas) em lceras venosa, arterial, de presso, diabtica, neuroptica e isqumica. Fechamento por 1, 2, 1 inteno retardada; Profundidade: superficial, profunda. Fase cicatricial: inflamatria, proliferativa e maturao; Caracterstica do exsudato: descreve a presena ou ausncia, aspecto, colorao e odor; Presena de fstulas indica presena, local e origem; Caracterstica do leito da ferida: necrtico, fibrosos, necrticoCultura de secrees define o agente etiolgico e a antibioticoterapia especfica.

05) Contusas: ferida fechada causada por golpe no corpo com objeto sem corte. Caracteriza-se por edema, descolorao e dor;

06) Incisas: produzidas por um instrumento cortante. Feridas limpas, geralmente fechadas por sutura; 07) Laceradas: corte dos tecidos com ferida de margens irregulares;

08) Perfurantes: ferida em que houve entrada de um objeto estranho e aparece um rgo interno;

09) Abrasivas: ferida superficial envolvendo raspagem ou atrito na superfcie da pele.

10) Limpas: sem presena de infeco; leso sem exsudato ou com pequena quantidade de cor clara ou transparente; Potencialmente contaminadas: ferida que ocorre sob condies asspticas mas envolve cavidade do corpo que, normalmente abriga microrganismos; Contaminadas: presena de bactrias e outros microrganismos, com presena transitria ao tecido, sem presena de sinais flogsticos; Infectadas: presena e a multiplicao de bactria e outros microrganismos associado a um quadro infeccioso j instalado, com presena de sinais flogsticos.

11) Estgio I: atinge a epiderme. Estgio II: atinge a derme Estgio III: atinge o subcutneo Estgio IV: atinge msculo e estruturas sseas.

12) Cicatrizao a transformao do tecido de granulao em tecido cicatricial, sendo a cicatriz a etapa final do processo curativo da ferida.

13) Fase inflamatria ou exsudativa - ativar o sistema de coagulao, -debridamento da ferida e de defesa imunolgica Tromboctica hemostasia, pela agregao plaquetria e ativao da cascata de coagulao. Granuloctica- funo de desbridamento da ferida e de defesa contra infeces (os granulcitos liberam enzimas proteolticas, que decompem o tecido necrtico). Macrofgica: fase reparadora, os macrfagos secretam proteases, fatores de crescimento, e substncias vasoativas que do continuidade ao processo de desbridamento e controlam as outras fases da cicatrizao.

fase proliferativa responsvel pelo fechamento da leso propriamente dita.

Reepitelizao, onde acontece a migrao de queratincitos no danificados das bordas da ferida e dos anexos epiteliais, quando a ferida de espessura parcial, e apenas das margens nas de espessura total. Fibroplasia e formao da matriz, que exatamente importante na formao do tecido de granulao que depende do fibroblasto, clula crtica na formao da matriz. Angiognese, essencial para o surgimento de oxignio e nutrientes para a cicatrizao

Fase de maturao ou remodelao pode durar de vinte e um dias a dois anos. A remodelao do colgeno inicia-se na formao do tecido de granulao e mantm-se por meses aps a reepitelizao. A regresso endotelial ocorre atravs da diminuio progressiva de vasos neoformados, clinicamente a cicatriz se torna menos espessa, passando de uma colorao rosada para esbranquiada.

14) 1 inteno a ideal, a cicatriz cirrgica cuja perda celular mnima, ausncia de infeco e de corpo estranho, bordas bem aproximadas leso e cicatriz com pouca mobilidade. 1-2h ocorre preenchimento do cogulo; 24h ocorre produo do exsudato e ao de macrfagos (fagocitose do cogulo e de clulas mortas); 24-48h estabelece-se a continuidade epidrmica anatmica restabelecida (ausncia de contato interno-externo); 3-5 dias acontece a neoformao vascular, formao de colgeno e reduo do edema; 10 dias j existe boa resistncia da ferida; 15 dias processa-se a reabsoro dos vasos; 30 dias a resistncia tensional mais ou menos 50% do normal;

2 inteno aquela mais freqente onde ocorre quando h perda extensa de tecido e o crescimento do tecido de granulao acontece das margens para o centro. Em relao cicatrizao de 1 inteno, a de segunda inteno tem perda maior de tecido, remoo de maior quantidade de detritos necrticos e exsudao, formao de maior quantidade de tecido de granulao, maior cicatriz, maior perda de anexos, evoluo mais lenta

3 inteno utilizada para feridas profundas que no foram suturadas inicialmente ou romperam-se e foram ressuturadas posteriormente, aproximando assim as duas superfcies de granulao apostas.

15) A cicatriz queloidiana (quelide) uma cicatriz exuberante, que ultrapassa os limites da ferida original.

16) fatores locais: Presso, Ambiente seco, Traumatismo e edema, Presena de corpos estranhos, Infeco, Necrose e Incontinncia. Fatores sistmicos: Idade; Bitipo; Doenas crnicas; Condies nutricionais; Insuficincias vasculares; Imunossupresso e radioterapia.

17) Hemorragia: a hemorragia ou sangramento a partir do stio de uma ferida normal durante e imediatamente aps o trauma inicial. Deiscncia: a separao parcial ou total das camadas da ferida de trs a onze dias aps a leso. comum ocorrer aps esforo sbito, como tosse, vmito ou sentar-se na cama; Eviscerao: a protruso dos rgos viscerais atravs de abertura da ferida; Fstula: uma passagem (comunicao) anormal entre dois rgos ou entre um rgo e a parte exterior do corpo. Trauma, infeco, exposio radiao e doenas como o cncer impedem que as camadas de tecido se fechem adequadamente e permitem que se forme um trato fistuloso.

18) Exsudato seroso, hemorrgico, supurativo ou purulento; fibrinoso:

20) Limpeza refere-se ao uso de fluidos para, suavemente remover bactrias (microorganismos), fragmentos, exsudato, corpos estranhos, resduos de agentes tpicos.

21) Desbridamento consiste na remoo de tecidos desvitalizados ou necrosados aderidos ou de corpos estranhos do leito da ferida.

22) Desbridamento instrumental: realizado com material cortante, como lminas de bisturi e tesouras, e pode ser; Conservador quando realizado uma retirada seletiva de tecido necrosado, sem atingir os tecidos vivos;

Cirrgico consiste na retirada macia de material necrosado ou desvitalizado. Neste caso, feito pelo mdico em casos de urgncia/emergncia. Desbridamento autoltico mtodo que utiliza os prprios leuccitos e enzimas para a degradao do tecido necrtico, seletivo, confortvel, porm lento, e para que ele ocorra necessria a manuteno do meio mido; Desbridamento enzimtico ou qumico envolve a utilizao de enzimas proteolticas (fibrinolisina, colagenase e papana) que estimulam a degradao do tecido desvitalizado, seletivo e pouco agressivo; Desbridamento mecnico mtodo no seletivo que consiste na remoo dos tecidos desvitalizados com o uso da fora fsica como na frico com gazes ou esponja, ou remoo de gazes secas, porm previamente aderidas na leso;

23) Seletivo: o processo em que ocorre a remoo de tecido desvitalizado ou necrosado sem afetar o tecido vivo; No seletivo: o processo em que ocorre a remoo de tecido desvitalizado ou necrosado e tambm do tecido vivo subjacente.

24) Curativo um meio teraputico que consiste na aplicao de uma cobertura estril sobre uma ferida e tem por objetivo promover a cicatrizao, eliminando fatores que possam retard-la. Cobertura um meio que favorece um microambiente timo para a restaurao dos tecidos.

25) Finalidades: - Remover corpos estranhos; - Reaproximar bordas separadas; - Promover hemostasia; - Favorecer a aplicao de medicao tpica; - Manter a umidade e o isolamento trmico, - Proteger a ferida contra o trauma e a penetrao bacteriana exgena, - Proteger a pele peri-leso, - Promover conforto do paciente atravs do controle de odor, reduo da dor e conteno da drenagem.

26) O curativo mido:

- Protege as terminaes nervosas superficiais, reduzindo a dor; - Acelera o processo cicatricial; - Previne a desidratao tecidual e a morte celular; - Promove necrlise e fibrinlise. O curativo seco: - Recomendado em feridas cirrgicas limpas, com sutura direta.

27) pseudomonas e Escherichia coli;

28) Limpeza com SF 0,9% analise por laboratrio.

e posteriormente realiza-se a cultura e encaminha para

29) Usado em feridas ftidas, infectadas ou com grande quantidade de exsudato.

Das könnte Ihnen auch gefallen