Sie sind auf Seite 1von 4

Escola Secundria com 3 Ciclo do Ensino Bsico de Pinhal Novo

Ano letivo 2012 / 2013

Curso Profissional - Tcnico de Apoio Infncia


Componente de Formao Tcnica Disciplina de Sade Infantil
O ORGANISMO HUMANO EM EQUILBRIO - SISTEMA NEURO-HORMONAL 1. A figura 1 mostra esquematicamente um neurnio. 1.1. O que um neurnio? 1.2. Faz a legenda da figura. Refere qual o tipo de neurnio relacionado com: 2.1. a pele: __________________________ 2.2. o msculo: _______________________

2.

Fig. 1

3.

Observa com ateno a figura 2. 3.1. Que existe de comum entre as clulas representadas?

3.2. Refere duas diferenas morfolgicas entre essas clulas.

Fig. 2

ACTOS VOLUNTRIOS E INVOLUNTRIOS O sistema nervoso recebe informaes de um grande nmero de fontes localizadas no interior do organismo ou vindas do exterior. Em resposta s condies do meio, qualquer pessoa pode realizar actos voluntrios, isto , pode decidir voluntariamente, e, se necessrio, capaz de os interromper. Tambm j verificaste que h actos involuntrios, isto , que so automticos e que acontecem sem interveno da vontade.

1- Que rgos dos sentidos intervm nas situaes apresentadas? 2- Completa a legenda da figura relativamente a C, D, G, procurando relacionar cada resposta com a causa que a originou. 3- Dos casos apresentados, selecciona um que possa ser considerado como um acto involuntrio. 4- D um exemplo de dois actos voluntrios que efectues no teu dia-a-dia.

A actividade do sistema nervoso manifesta-se atravs dos diferentes actos que executamos, que podem ser voluntrios ou involuntrios. Os actos voluntrios, como, por exemplo, conduzir um automvel, ler, falar ou escrever, so conscientes e dependem da nossa vontade. Nestes casos, o impulso nervoso gerado no crebro e conduzido aos neurnios motores que enervam os rgos em cada acto. No entanto, movimentos executados pelo nosso organismo que no dependem da nossa vontade, como o contrair da pupila, quando se aproxima um foco de luz, o retirar imediato da mo, quando tocamos num objecto quente, e o travar do automvel, quando de repente nos surge um obstculo, so actos involuntrios ou reflexos. Nos actos voluntrios, os centros de resposta situam-se no encfalo, enquanto que nos actos involuntrios, a resposta pode ter origem no encfalo ou na espinal medula.

Actividade do sistema nervoso

consciente

inconsciente

Actos voluntrios

Actos involuntrios

Centro de resposta

Centro de resposta

Encfalo

Espinal medula

56789-

Refere como se evidencia a actividade do sistema nervoso. O que um acto voluntrio? D um exemplo. Qual o local do sistema nervoso onde so gerados os impulsos que originam os actos voluntrios? O que um acto involuntrio ou reflexo? D um exemplo. Num acto reflexo quais os centros de resposta do sistema nervoso?

Os actos reflexos determinados pela espinal medula so um mecanismo automtico que se designa arco reflexo. Quando o centro nervoso responsvel pelo acto reflexo a espinal medula, o impulso tambm enviado ao crebro, pelo que tomamos conscincia da reaco efectuada. Geralmente, a informao relativa s situaes em causa memorizada e tida em conta, posteriormente. Quanto ao modo como surgem os actos reflexos, classificam-se em inatos e condicionados. Os reflexos inatos so os que nascem connosco e, por isso, todos ns agimos da mesma forma. A suco um exemplo de um reflexo inato. Os reflexos condicionados, tambm designados adquiridos, adquirem-se pela aprendizagem e variam de pessoa para pessoa. Neste processo, o encfalo intervm, memorizando a experincia. So exemplos de Arco reflexo reflexos condicionados, o travar de um veculo numa emergncia e o levantar da cadeira na aula, quando toca a campainha da escola. Como associamos o som da campainha ao final da aula, o seu som tornou-se um estmulo. No nosso crebro, estabelece-se uma ligao entre as zonas auditiva e motora. O impulso nervoso passa directamente de uma rea para a outra.

Percurso do influxo nervoso provocado pelo som da campainha.

1. Sublinha as ideias principais do texto.

O Pedro colocou a mo numa placa incandescente do fogo, mas retirou-a imediatamente. O Pedro teve um acto reflexo. Os actos reflexos so respostas automticas do organismo que nos protegem. Os receptores da dor e do calor da mo detectam a queimadura na pele e enviam uma mensagem, atravs de um nervo sensorial, espinal medula. A, os neurnios de associao transferem a mensagem para os nervos motores que, por sua vez, a transmitem ao msculo do brao que se contrai, deslocando a mo antes de, conscientemente, o crebro registar a sensao. No entanto, imediatamente a seguir, uma mensagem separada levada pelos nervos sensoriais ao crebro, o que leva o Pedro a fazer uma expresso de dor e, muito provavelmente, a dizer ai! (sinal de que o crebro interpretou a mensagem). Os actos reflexos so altamente eficazes na sua funo protectora.

Se o Pedro, para retirar a mo, tivesse que esperar pela informao do crebro, alguns segundos passariam e a mo ficaria muito ferida.

1. 2. 3.

Define acto reflexo. Explica a sua importncia na defesa do organismo. Na situao apresentada, identifica: 3.1. os estmulos; 3.2. os receptores; 3.3. o centro nervoso que intervm neste acto.

Das könnte Ihnen auch gefallen