Sie sind auf Seite 1von 7

CONCURSO PBLICO DE PROVAS E TTULOS PARA O CARGO DE DELEGADO DE POLCIA, INTEGRANTE DASRIE INICIAL DA CARREIRA DO QUADRO DE PESSOAL DA POLCIA

CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Cargo: DELEGADO DE POLCIA EDITAL 01/2011 Nome do candidato: Leandro Jos Azevedo N Inscrio: ________________________ Endereo completo: Data: ___/____/____ Assinatura: ____________________________________________________

RECURSO CONTRA A QUESTO DISCURSIVA N.01 DE DIREITO CONSTITUCIONAL

DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL

QUESTO IMPUGNADA: QUESTO 01: ....

RESPOSTA DO CANDIDATO: ....

ARGUMENTAO LOGICA E CONSISTENTE, COM FONTE QUE EMBASA A ARGUMENTAO:

Preliminarmente, com a devida vnia aos Excelentssimos Membros da Banca Examinadora, a questo em debate, a meu entender conjugado lei, doutrina e jurisprudncia sobre o tema, padece de vicio de legalidade, uma vez que o tema abordado no tem previso no programa da disciplina - edital do concurso anexo I, o que culmina com sua invalidao. O edital do certame e por conseguinte o programa nele incluso devem ser entendidos como a lei que rege o prprio concurso.

A questo envolve questionamento sobre conhecimentos a despeito do contido no art. 198 da Carta da Repblica, cujo dispositivo refere-se a Ordem Social, tpico no previsto no programa de Direito Constitucional como se v no Anexo I do Edital.

Para esta situao (questo sobre matria no prevista no programa do edital) a lei, doutrina e jurisprudncia proclamam a sua invalidade. Isto se d em razo de que ao elencar no programa das disciplinas o contedo que ser objeto de avaliao nas provas, a Administrao Pblica se vincula ao edital, lei do concurso.

O instrumento convocatrio, enquanto documento que rege um certame, deve ser dotado de absoluta clareza, pois, nas palavras do ilustre administrativista JOS DOS SANTOS CARVALHO

FILHO, O edital traduz uma verdadeira lei porque subordina administradores e administrados s regras que estabelece. Para a Administrao, desse modo, o Edital ato vinculado e no pode ser desrespeitado por seus agentes.

O mesmo doutrinador indicado na bibliografia do concurso, ainda aduz:

Conquanto no possa o Judicirio aferir os critrios adotados pela banca examinadora na soluo das questes discursivas, absolutamente legtimo que confronte as questes com o programa do concurso, tendo em vista que este faz parte do edital. Se questo formulada no se insere na relao dos pontos constantes do programa, est contaminada de vicio de legalidade e se torna suscetvel de invalidao na via administrativa ou na judicial. Aqui no se cuida de controle de mrito, nem de substituir valorao reservada ao administrador; cuida-se, isto sim, de controle de legalidade sobre o edital, ato de natureza vinculada, sendo, pois, permitido ao Judicirio exerc-lo em toda a sua plenitude. (grifei)

Idntico entendimento foi esposado pelo C. STF:

EMENTA: Concurso pblico: controle jurisdicional admissvel, quando no se cuida de aferir da correo dos critrios da banca examinadora, na formulao das questes ou na avaliao das respostas, mas apenas de verificar que as questes formuladas no se continham no programa do certame, dado que o edital - nele includo o programa - a lei do concurso. (grifei)

O C. STJ tambm decide neste sentido:

RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. MAGISTRATURA. QUESTO DISCURSIVA. CONTEDO NO PREVISTO NO EDITAL DE ABERTURA DO CERTAME. ANULAO PELO PODER JUDICIRIO. POSSIBILIDADE. PRINCPIOS DA LEGALIDADE E DA VINCULAO AO EDITAL. 1 - A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia tem entendido ser possvel a interveno do Poder Judicirio nos atos que regem os concursos pblicos, principalmente em relao observncia dos princpios da legalidade e da vinculao ao edital. 2 - In casu, no se trata de reviso dos critrios estabelecidos pela banca examinadora, mas, sim, de dar ao edital do certame interpretao que assegure o cumprimento das regras nele estabelecidas e em relao s quais estavam vinculados tanto a Administrao quanto os candidatos.

3 - No se desconhece que o exerccio do cargo de Juiz de Direito exige conhecimento aprofundado sobre os mais variados ramos da cincia jurdica. Essa premissa, contudo, no tem o condo de afastar os j referidos princpios da legalidade e da vinculao ao edital, no se mostrando razovel que candidatos tenham que expor conhecimentos de temas que no foram prvia e expressamente exigidos no respectivo edital da abertura. 4 - Recurso provido.

A jurisprudncia tem se posicionado reiteradamente no sentido de que o edital vincula a Administrao Pblica, o que corresponde ao princpio da vinculao ao instrumento convocatrio. Apenas para exemplificar, segundo decidido no RE 480.129/DF (STF, DJ 23/10/2009) o edital relativo a concurso pblico obriga no s a candidatos como tambm a Administrao Pblica.

Por outro lado, o enunciado cobra conhecimento sobre lei ainda no vigente poca da aplicao da prova discursiva. que a prova discursiva foi aplicada no dia...... e a lei a que se refere o enunciado da questo, ou seja, ....... foi publicada no Dirio Oficial da Unio do dia..... portanto, posterior a data da prova. Ora, enquanto no publicada no dirio oficial a lei no est em vigor, sujeita a veto, total ou parcial.

Assim, preliminarmente, a invalidao da questo medida que se impe o que fica requerido, creditando-se ao candidato recorrente a pontuao correspondente (05pts), que somados sua nota lhe classifica alm da pontuao mnima para prosseguir nas demais fases.

Outro ponto a ser ressaltado que a no divulgao de um espelho de correo dificulta sobremaneira o direito de defesa do candidato previsto na Constituio Federal, art. 5, inciso LV., uma vez que sem termos conhecimentos de que linha de resposta adotada pela banca

uma vez que sem

saber a razo pela qual foram descontados pontos, impossvel ao candidato avaliar se sua pontuao procede.

Dessa forma, ficou impossibilitada a interposio de defesa tcnica pelo candidato, em flagrante desrespeito ao princpio constitucional da ampla defesa. Tambm houve afronta

obrigatoriedade de motivao dos atos administrativos (Lei 9.784/99, art. 50, inciso III e 1 e 3), uma vez que no houve qualquer sinalizao

Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando:

[...]

III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica;

1 A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato.

[...]

3 A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito.

inconcebvel que um candidato seja penalizado sem saber o que deu razo penalidade. Ora, se o examinador no me diz por que est me tirando ponto, como que eu vou me defender? S cabe contra-argumentar quando h argumentos. De forma anloga, como que algum pode ser condenado sem lhe dizerem o crime cometido?

Na realidade, o examinador privou o candidato dos seus argumentos. A perda de pontos tinha que ter sido motivada. Portanto, devem ser devidamente fundamentados os supostos apontamentos, com a reabertura do prazo para interposio de recursos ou, ento, anulados definitivamente os descontos, devendo a pontuao correspondente ser revertida para a nota final do candidato.

Nesse sentido confira-se a jurisprudncia do colendo Superior Tribunal de Justia, do ano de 2009 (RECURSO ESPECIAL N 1.062.902 - DF (2008/0121725-5):

...salta aos olhos a total ausncia de motivao na correo das provas discursivas e nos respectivos recursos administrativos. H apenas suposies, externadas pelos ilustres relator e revisor do feito em segundo grau, de que os apelos administrativos do Impetrante foram examinados e devidamente motivados, no tendo sido apresentadas, entretanto, motivaes idneas e circunstanciadas, nos moldes preconizados pelo j mencionado art. 50 da Lei 9.784/99 (...)

Por todo o exposto, com fundamento no art. 557, 1o. - A do CPC,d-se parcial provimento a ambos os Recursos Especiais, cassando-se o acrdo recorrido por infringncia ao art. 50 da Lei 9.784/99, concedendo-se a Segurana, nos termos do pedido, para reconhecer a nulidade dos atos de correo das provas subjetivas para o Concurso de Delegado de Polcia Civil do Distrito Federal, realizado nos termos do Edital 03/2004 - PCDF. (Deciso em 11 de maio de 2009)

Caso no sejam acolhidos os argumentos pela invalidao da questo, o candidato pugna ento pela reconsiderao da pontuao, elevando-a ao mximo (05 pts), eis que a resposta do candidato est em consonncia com a Constituio , a lei, doutrina e jurisprudncia dominante sobre o tema.

De fato, data vnia, o candidato atendeu satisfatoriamente o enunciado da questo ao responder:

....

Desta forma, requer a reconsiderao da nota obtida na referida questo, elevando-a a nvel compatvel com a exposio do candidato, caso 05 pts.

Nestes termos, pede deferimento

Das könnte Ihnen auch gefallen