Sie sind auf Seite 1von 5

Economia Pblica Aula 3 Sumrio : II Fundamentos tericos da interveno pblica 2 A economia do bem-estar e a norma de eficincia 2.

2.3 As hipteses subjacentes aos teoremas da economia do bem-estar 3 Fracassos de mercado Bibliografia Cullis & Jones (1998) : 1.8 e 1.10 Pontos a abordar : 1 As hipteses da informao perfeita e a ausncia de poder de mercado; 2 Externalidades e bens pblicos; 3 Interveno pblica e norma de eficincia; 4 O ptimo de Pareto em second best; 5 As condies de interveno pblica.

1 O mercado competitivo No mercado competitivo existe informao perfeita e ausncia de poder de mercado. 2 Externalidades e bens pblicos Como o equilbrio do mercado real no competitivo, haver que actuar na economia no sentido de a direccionar para o equilbrio competitivo. O mercado no competitivo devido existncia de fracassos de mercado. Causas dos fracassos de mercado : Externalidades; Bens Pblicos; Monoplio / Oligoplio; Seleco adversa e risco moral; Bens de Giffen.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica Implicaes no ptimo de Pareto da existncia de monoplio :

O monoplio relativamente concorrncia perfeita corresponde a quantidades transaccionadas inferiores e preos superiores. No monoplio no se est no ptimo de Pareto.

Admita-se que a economia composta por dois sectores (X,Y) e que Y perfeitamente competitivo. Ambos os sectores so eficientes e produzem na fronteira. Se X passar a ser monoplio reduzir a produo. Continuar X na fronteira de possibilidades de produo (FPP) ? Se X diminui a produo e liberta recursos (trabalho e capital) que so utilizados por Y, haver uma reduo da produo de X e um aumento da produo de Y. Se X utiliza inputs que Y no utiliza ento h diminuio de X e no h aumento de Y. Neste caso TMSX,Y TMTX,Y para o monoplio (ver grfico).

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica Onde est a eficincia do monoplio ? Em equilbrio tinha-se : PX / PY = TMSX,Y = TMTX,Y (ponto A do grfico). Em monoplio um acrscimo de PX altera o rcio de preos e leva a que TMSX,Y TMTX,Y . Verifica-se assim que no monoplio o consumidor maximiza a sua utilidade aos novos preos e o produto tambm produz em condies de eficincia, mas deixa de existir a terceira condio de equilbrio entre a produo e a troca. O que que o Estado pode fazer nesta situao para repr a eficincia na economia ? Pode regular a actividade.

Monoplio natural O monoplio natural caracteriza-se por possuir economias de escala ao longo do espao do output ou economias de scope :

Nestas condies, qualquer nova empresa tem custos adicionais mais elevados, o que constitui uma barreira entrada no mercado.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica A principal parte de economias de escala so os custos fixos. Veja-se por exemplo a produo de electricidade. Para produzir um kw de electricidade necessrio uma central elctrica, mas aps a instalao desta pode-se produzir muitos mais kw de electricidade. Nesta situao de expanso de output os custos fixos so distribuidos por mais unidades de input por forma que o custo mdio decresce ao longo do intervalo do output, por forma a que se tenha :

CM > Cm P = Cm

A economia de escala implica que a curva de custo mdio seja decrescente e superior curva de custo marginal, por forma que a fixao de preos ao custo marginal (regra da concorrncia perfeita) origine um prejuzo. O Estado pode financiar os prejuzos ou permitir empresa fixar preos superiores ao custo marginal ou fixar um preo intermdio (preo de Ramsey). Atravs dos exemplos do monoplio e do monoplio natural conclui-se que a ineficincia uma realidade objectiva. Uma das justificaes para a interveno do Estado so os fracassos de mercado, como o monoplio. A interveno do Estado no sentido de corrigir os fracassos de mercado e levar a economia para a concorrncia perfeita designa-se poltica de second-best. Ao admitir-se as polticas de second best admite-se que existem polticas de first-best as quais correspondem a um equilbrio estabelecido pelo mercado. A concluso da teoria do second-best a de que quando as condies de eficincia so violadas no desejvel prosseguir condies de eficincia noutros sectores. As condies em que desejvel prosseguir polticas ptimas so : Quando os bens ou sectores de actividade so separveis : f(x,y) = f(x) + f(y); Actuar sobre o sistema de preos conduzindo-os para a concorrncia perfeita. A situao possvel quando existir informao (ex: sendo x e y bens sucedneos e sendo x produzido pelo monoplio natural e y por um Prof. Carlos Barros 4

Economia Pblica concorrente. O Estado pode aumentar o preo de y acima do CmY na mesma proporo em que PX excede CmX); Na ausncia de informao o Estado no saber que alteraes efectuar para conduzir a economia para a eficincia. Nesta situao prefervel deixar o mercado funcionar ( poltica de first-best). Concluindo, existe um mercado a que corresponde um equilbrio entre a procura e a oferta, designado equilbrio de first-best. Como existem falhanos de mercado, o firstbest no eficiente nem equitativo. O Estado intervm no sentido de reestabelecer a eficincia e a equidade, reenviando a economia para o equilbrio eficiente e equitativo (second-best). Genericamente, o teorema do second-best diz que quando as condies de equidade so violadas no sector, no possvel reconduzir a economia para o equilbrio first-best com polticas sectoriais, desde que subsistam distores nos outros sectores. Assim, quando as condies de Pareto so violadas num sector, tambm so violadas nos restantes sectores. A adopo de polticas de second-best sectoriais (por exemplo segurana) desejvel quando : 1 Existe responsabilidade entre sectores de actividade; 2 A funo de custos e a funo de utilidade possurem elasticidade constante. Conclui-se assim que na maior parte das situaes a poltica pblica no pretende atingir o ptimo de primeira ordem, mas apenas definir uma afectao de recursos com restries de poltica econmica independentes do mercado, designando-se este equilbrio competitivo por equilbrio de second-best.

Prof. Carlos Barros

Das könnte Ihnen auch gefallen