Sie sind auf Seite 1von 1

8.

Conselhos Prticos
Os exemplos de aplicao referidos no ponto anterior no esgotam as potencialidades do servio prestado pela Climaespao, em termos de utilizao da energia trmica no lado da procura. Referir-se-o, de seguida, algumas aplicaes exemplificativas. No entanto, qualquer necessidade especfica de utilizao da energia trmica (aquecimento e/ou arrefecimento) por parte de um cliente poder ser sempre analisada em detalhe, de modo a integrar-se, numa perspectiva global ou parcial, nas disponibilidades apresentadas pelo Servio da Climaespao. De entre as possveis aplicaes h a referir, por exemplo, a refrigerao do bloco dos motores de combusto interna dos grupos de emergncia, que embora no resolva na totalidade as necessidades de dissipao da carga destes equipamentos, nomeadamente as cargas de conveco que tero de ser resolvidas por ventilao, permite eliminar a necessidade de radiador. A refrigerao de equipamento laser, destinado a espectculos, poder constituir outra aplicao possvel. Relativamente utilizao de gua quente disponibilizada no circuito secundrio do permutador, poderse- considerar o caso das mquinas de lavar industriais ou domsticas, cuja temperatura de funcionamento seja compatvel com o sistema. Nos casos em que a temperatura necessria aos processos de lavagem esteja para alm dos mximos permitidos pela temperatura de distribuio no circuito primrio pode considerar-se um pr-aquecimento da gua de processo, por meio de utilizao do sistema da Climaespao. Existe ainda uma vasta gama de aplicaes distintas,
52. Por exemplo, na escolha de uma vlvula de regulao da capacidade de uma bateria de gua arrefecida, ou de gua aquecida, dever ter-se em considerao que a emisso de potncia em funo do caudal tem uma evoluo parablica. Para controlar de forma linear a emisso da bateria ser, portanto, imprescindvel escolher uma vlvula que compense este efeito de modo a que o conjunto vlvula/bateria apresente uma emisso linear de energia, em funo do caudal de gua que a percorre.

nomeadamente: Piscinas, privadas ou de utilizao pblica, quer para o aquecimento da gua da piscina, propriamente dita, como da nave associada; Health clubs; Estaes de lavagem com programas que utilizem gua quente; Ambientes controlados. De um modo geral, em todas as aplicaes que necessitem de gua quente, a energia trmica necessria poder ser disponibilizada pela Climaespao. O controlo e a regulao dos equipamentos ligados rede secundria (existente nos edifcios) semelhante ao controlo e regulao dos equipamentos de qualquer edifcio convencional, no havendo, portanto, situaes especiais a referir. No entanto, devero ser sempre escolhidos rgos de controlo e regulao adequados aos diversos equipamentos e funes52.

46

Das könnte Ihnen auch gefallen