Sie sind auf Seite 1von 5

1/5

Elementos e Princpios das Artes Visuais


Profa. Mariela Brazn Hernndez. Fontes usadas para a elaborao deste resumo: A) Anotaes da Professora Clia Gomes (EBA-UFBA). B) Dicionrio de Artes Plsticas, de Almir Paredes Cunha. C) Livro: Sintaxe da Linguagem Visual, de Donis Dondis. D) Livro: Universos da Arte, de Fayga Ostrower. E) Livro: Da cor cor inexistente, de Israel Pedrosa.

-------A obra de arte como um tringulo, cujos lados seriam o Assunto, a Expresso e a Forma. Esses trs elementos so interdependentes.

Assunto: o tema da obra. Uma obra pode narrar uma histria, representar uma imagem, simbolizar uma idia. Os assuntos da obra de arte podem ser classificados em diversas categorias: tema histrico, religioso, mitolgico, cena de gnero, paisagem, retrato, natureza-morta, alegoria, nu, abstrao etc. Uma obra da arte pode abordar um ou vrios temas. Expresso: a maneira como o assunto interpretado e representado pelo artista. Dois artistas podem reagir de maneira particular diante de um mesmo assunto e express-lo diferentemente. Forma: a maneira como se organizam os elementos de expresso formal numa obra de arte, para representar um determinado assunto segundo uma determinada expresso.

Elementos de Expresso Formal: Ponto: Elemento unidimensional. a unidade de comunicao visual mais simples e irredutvel. Tem grande poder de atrao visual sobre o olho. A repetio de pontos pode criar ritmo e sugerir movimento. Linha: Elemento geomtrico formado pelo deslocamento de um ponto. A linha tem uma enorme energia; nunca completamente esttica. Indica ao olho uma direo. o elemento essencial do desenho. A linha pode assumir formas muito variadas para expressar diversos estados de esprito. Pode ser reta (conserva uma direo), curva (muda constantemente de direo sem formar ngulos), sinuosa (com curvaturas em sentidos opostos), quebrada (formada por uma sucesso de segmentos de reta), mista (formada por segmentos retos e curvos) etc. Tambm pode ser precisa, imprecisa, espontnea, violenta, delicada, nervosa, incisiva, equilibrada, repousada, agitada, fina,

2/6

grossa etc. A linha raramente existe na natureza, mas pode ser visualizada no limite entre os objetos. um elemento muito expressivo, pois permite ao artista transmitir seus sentimentos, emoes e sua viso das coisas. Plano: Configurao geomtrica bidimensional e delimitada visualmente. Um plano pode conter setores positivos e negativos; geralmente, os positivos so os ocupados pelas formas e os negativos agem como fundo. A sobreposio de planos pode ajudar a criar a sensao de profundidade. Textura: Termo usado para definir o carter tctil de uma superfcie (spera, macia, rugosa, lisa, mole, dura etc.). uma qualidade inerente matria que pode ser apreciada pelo tacto, pelo olho ou mediante uma combinao de ambos. Cor: Efeito produzido no olho pela luz refletida pelos corpos. As cores podem ser classificadas de diversas maneiras: Cores Primrias: So as trs cores que do origem a todas as outras. Nas cores-pigmento (tintas), as primrias so: o amarelo, o azul e o vermelho (mais exatamente: amarelo, azul-ciano e vermelho-magenta). Nas cores-luz, as primrias so: o vermelho, o verde e o azul. [Aqui nos concentraremos nas cores-pigmento]. Cores Secundrias: So as trs cores formadas pelas trs primrias combinadas duas a duas. So: laranja (vermelho + amarelo), verde (amarelo + azul) e violeta (vermelho + azul).

Cores Complementares: So duas cores: uma delas primria e a outra a secundria composta pelas outras duas primrias. O vermelho complementar do verde (amarelo + azul), o azul complementar do laranja (amarelo + vermelho) e o amarelo complementar do violeta (vermelho + azul). Cores complementares colocadas lado a lado criam contrastes muito fortes.

Cores frias: So as cores derivadas do verde e do azul. A denominao vem da sensao transmitida por elas, associada com a gua. As cores frias tm a propriedade de se afastar de ns e afundar no plano. Cores frias do a impresso de se contrair. Cores quentes: So as cores derivadas do vermelho e do amarelo. A denominao vem da sensao de calor transmitida por elas, associada com o sol e o fogo. As cores quentes tm a propriedade de se aproximar a ns e pular para fora do plano. Cores quentes do a impresso de se expandir.

Cor Local: a colorao inerente a um objeto. Cor Acidental: a cor varivel apresentada por um objeto segundo a luz que o envolve ou a influncia de outras cores prximas.

3/6

Dimenses da cor: A cor tem quatro dimenses que a caracterizam: Matiz: o comprimento de onda. O termo usado para designar cada cor do espectro luminoso. [O termo tambm usado para designar a variedade de graus de uma mesma cor; ex. matizes de violeta, ou violeta avermelhado, violeta azulado etc]. Saturao: a pureza relativa de uma cor. Uma cor mais saturada quando mais pura (e, portanto parece mais intensa). Uma cor vai se fazendo menos saturada (e mais impura) medida que se acrescenta preto na sua composio (at chegar ao preto 100%), ou medida que se acrescenta branco na sua composio (at chegar ao branco 100%). As cores mais intensas ou saturadas so usadas geralmente para transmitir sentimentos e emoes fortes. As cores menos saturadas so mais sutis e repousadas. Brilho: o grau de luminosidade (valor de claro-escuro) da cor, ou seja, se mais escura ou mais clara, sem qualquer modificao das suas qualidades intrnsecas (ex. verde claro ou verde escuro). Densidade: o grau de transparncia de uma cor, que pode ir do mais opaco ao mais transparente.

Luz: Presena ou ausncia de claridade na imagem. Numa obra pictrica, a luz pode ser uniforme ou localizada, intensa ou fraca, clida ou fria, etc. Volume: Espao que ocupa um objeto tridimensional. Massa: Quantidade de matria que tem um objeto. Espao: Extenso tridimensional na qual se localizam os seres e objetos, e no qual acontecem aes.

4/6

O que Anlise Formal? a anlise que estuda os Elementos de Expresso Formal e a maneira como se ordenam e estruturam na obra de arte.

Sugesto de itens a serem abordados numa anlise formal (esta lista pode ser ampliada, dependendo da obra a ser analisada):

Elementos Bsicos: .- Ponto .- Linha .- Planos .- Luz .- Cor .- Texturas .- Volumes e Massas .- Espao

Elementos Compositivos: -- Uso do espao pictrico: como dividido o espao da obra e como so distribudos os elementos nesse espao. -- Equilbrio: Distribuio estvel dos diversos elementos de uma obra de arte. Estado em que se encontra um corpo quando as foras que agem sobre ele se compensam e se anulam mutuamente. A necessidade de equilbrio inerente ao homem possibilita o reconhecimento intuitivo daquilo que nos parece desequilibrado. -- Simetria: Diz-se da relao entre duas figuras, situadas uma de cada lado de um eixo, que tm seus pontos correspondendo-se um a um respectivamente e colocados mesma distncia do eixo. Quando se trata de apenas uma figura, falamos de simetria em funo de um eixo que a divide em duas partes iguais. -- Ritmo: Ordenao regular de acentos e pausas. Repetio de um mesmo motivo. -- Movimento: Alterao da posio de um corpo. Na pintura, o movimento pode ser sugerido atravs de imagens estticas, usando pontos, linhas, cores, contrastes de luz etc. A direo a orientao que segue um corpo. A inclinao o desvio de uma figura em relao vertical ou horizontal. As linhas horizontais criam a sensao de calma; as verticais, de energia; as diagonais, de movimento.

5/6

-- Cheios e vazios: Presenas e ausncias (de massas, volumes, cores ou luzes) na composio. -- Foras, tenses, repousos: Manifestaes dinmicas da matria provocadas geralmente pela falta de equilbrio, a irregularidade, os contrastes etc. -- Peso: Predomnio visual das formas. O peso visual determinado pela localizao do objeto no plano, pela cor, desequilbrios etc. -- Dimenso: Magnitude (longitude, extenso, volume) de um corpo. A dimenso real de um corpo pode ser transmitida na obra de arte graas ao uso da perspectiva (linear, area, escoro etc.) e do claro-escuro. -- Escala: Geralmente representamos os objetos em tamanho diferente de sua dimenso real. A escala a relao numrica entre as dimenses reais de um objeto e as da sua representao. Um fator fundamental no estabelecimento da escala a medida do prprio homem. -- Figura/Fundo: Figura e Fundo so reversveis e se definem um em funo do outro. Geralmente, numa imagem, o setor fisicamente maior e mais homogneo cumpre o papel de fundo, e o resto de figura. Visualmente, o fundo parece recuar e recebe menos a nossa ateno. -- nfase: Destaque de certos elementos da obra de arte. Pode ser dada nfase linha, cor, s texturas, s formas, luz, perspectiva etc. ou a combinaes desses elementos.

Das könnte Ihnen auch gefallen