Sie sind auf Seite 1von 20

ESTUDOS LITERRIOS Literary Studies

Dalton Trevisan and the poetics of repetition


Marlia Scaff Rocha Ribeiro
RESUMO

DALTON TREVISAN E A POTICA DA REPETIO

Este trabalho discute a obra de Dalton Trevisan a partir do uso de repeties temticas e formais. A primeira parte do artigo investiga o seu uso peculiar da repetio temtica como mtodo de composio. A segunda contm uma leitura do livro 234 (1997) atravs da anlise das ilustraes, do aspecto grfico do livro e da organizao dos fragmentos. Palavras-chave: Dalton Trevisan; fico brasileira contempornea; repetio.

In this article I discuss Dalton Trevisans work focusing on the repetition of themes and style. In the first part I investigate his peculiar use of repetition as a composition technique. In the second part I focus on the book 234. (1997) through the analysis of the books illustrations, typographical presentation, and organization of the fictional material. Keywords: Dalton Trevisan; contemporany Brazilian fiction; repetition.

ABSTRACT

1. REPETIO E DIFERENA
O que faz com que um autor repita, em todo o decorrer da obra, os mesmos personagens, as mesmas situaes? A repetio como fenmeno
*Professora do Departamento de Romance and Classical Studies da Michigan State University. REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)
11

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

literrio tem intrigado vrios crticos, que procuram estabelecer sentidos para o uso deliberado de temas ou frmulas recorrentes em determinados livros ou autores. Bruce Kawin discute o uso da repetio na literatura e no cinema como um procedimento esttico que se ope concepo contempornea da

repetio como tdio e da busca da novidade permanente como um valor em si. J. Hillis Miller, por sua vez, acredita que toda obra de fico possa ser lida a partir dos elementos que configuram um motivo, j que o tecido dessas repeties acaba por determinar uma estrutura que se forma atravs de vrios sistemas de relaes internas e externas. J Kierkegaard trabalha com a temporalidade inerente a todo processo de repetio: A dialtica da repetio simples: pois aquilo que se repete j passou, caso contrrio no poderia ser repetido; mas precisamente o fato de j ter passado d repetio o carter de novidade (34). Esses trs enfoques apontam para uma tendncia a considerar a diferena no processo de repetio. E a nfase no novo justamente o que parece ser a tnica da prtica literria de Dalton Trevisan, para quem o uso da repetio deixa de ser apenas uma tcnica narrativa para se configurar quase como um mtodo de composio. A repetio, seja em relao a personagens, situaes, ou mesmo trechos inteiros que reaparecem de livros a livros, com poucas modificaes, um dos aspectos que mais chamam a ateno do leitor. Esse procedimento de variao sobre um mesmo tema levou alguns crticos a comparar a escrita de Dalton Trevisan ao minimalismo (Wilson Martins) ou analisar seus contos como uma tentativa de esvaziar a linguagem, levando-a ao silncio (Berta Waldman). Certamente, o carter repetitivo ocupa, em sua obra, lugar to central, que seria quase inevitvel abord-lo, j que as alteraes introduzidas nas repeties parecem ter uma funcionalidade especfica. Assim, diferentemente de Eldia Xavier que, em seu estudo sobre o conto urbano brasileiro, diz que Dalton Trevisan, como Murilo Rubio e outros, reescreve frequentemente seus contos, mas as alteraes a introduzidas no so fundamentais (Xavier, 132), este trabalho parte do princpio de que as repeties e alteraes so essenciais para uma melhor compreenso dessa literatura, chegando mesmo a se configurar como uma potica especfica do
12

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

autor. O prprio Dalton Trevisan se apropria, sarcasticamente, desse tipo de comentrio que postula como suprflua a repetio dos temas, escrevendo uma espcie de auto-retrato ficcional no livro Dinor (1994). O texto tem por nome Quem tem medo de vampiro? e resume, de forma caricatural, alguns dos aspectos de sua obra:
H que de anos escreve ele o mesmo conto? Com pequenas variaes, sempre o nico Joo e sua bendita Maria. Peru bbado que, no crculo de giz, repete sem arte nem graa os passinhos iguais. Falta-lhe imaginao at para mudar o nome dos personagens. Aqui o eterno Joo: Conhece que est morta. Ali a famosa Maria: Voc me paga, bandido. Quem leu um conto j viu todos. Se leu o primeiro pode antecipar o ltimo bem antes que o autor. (...) Mais de oitenta palavras no tem o seu pobre vocabulrio. O ritmo da frase, to montona quanto o nico tema, no binrio nem ternrio, simplesmente primrio. Reduzida ao sujeito sem objeto, carece at de predicado - todos os predicados.(...) Pretende, falsa modstia, ser o ltimo dos contistas menores - e no que tem razo? Alis, nem contista. Nas frases mutiladas e estripadas, um simples cronista de fatos policiais. (100-101)

A ficcionalizao da prpria biografia e do prprio estilo marca o projeto deliberado de construir uma potica nica, baseada na reescrita constante do mesmo universo ficcional uma potica que insiste na generalizao de uma experincia particular que adquire, desse modo, um carter coletivo. Um exemplo desse procedimento pode ser encontrado no ltimo fragmento - ou ministria, como a denomina o narrador - do livro Ah, ?: Em toda casa de Curitiba, Joo e Maria se crucificam aos beijos na mesma cruz (136). O projeto de constantemente reescrever a prpria obra, conferindolhe diferente leitura, tem, a princpio, duas consequncias imediatas: a primeira envolver o leitor num mundo do qual ele vai, aos poucos, se sentindo participante ntimo, por j se sentir familiarizado com o texto e poder por vezes at mesmo antecip-lo. Aquele que se inicia na obra de Dalton vai percebendo que medida que vai conhecendo os seus contos, ele

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

13

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

se torna um cmplice dessa narrativa, como se pudesse conhecer a fundo as situaes em que as personagens se colocam. Tal pacto de leitura faz com que se reconhea certa familiaridade nos textos, apesar de que os temas propriamente ditos - violncia, caos, desengano, morte - sejam s vezes chocantes. Essa qualidade de reconhecer o familiar a partir da aberrao produz uma espcie de efeito unheimliche de atrao pelo que nos parece mais estranho, mais distante; ou, nas palavras Berta Waldman, a instituio de um outro princpio de realidade atravs do estranhamento (Waldman: 2007, 259). No caso de Dalton Trevisan, o sentimento de familiaridade obtido atravs da repetio de temas que so tabus, mas que tambm se enquadram nas experincias arquetpicas: a iniciao sexual, os conflitos com o outro, as falhas de comunicao, o envelhecimento, a morte. bem verdade que no s a repetio, mas tambm outras tcnicas de narrao contribuem para esse efeito de proximidade entre o leitor e o texto. Nelson Vieira afirma:

Never underestimating his audience by knowing, on the one hand, how to deal with the cynicism of the modern reader, and on the other, how to conceal his own role, Dalton Trevisan constructs narratives that are designed to pull the reader intimately into the experience with a closeup angle that can swiftly shift to the neat long-short, so necessary for the desired double perspective. (11)

Se, no nvel formal, essas tcnicas garantem a incluso do leitor (alm de reduzir a mediao do narrador e facilitar a mudana de perspectiva), no plano temtico o ritornelo de imagens que se ocupa dessa funo: a tcnica narrativa aproxima o leitor do texto na medida em que apresenta a cena quase dramaticamente, enquanto a repetio dos temas contribui para um conhecimento contextual do universo que retratado. A segunda consequncia dessa reescritura constante que conferido obra estatuto de texto cclico, interminvel, cuja continuidade no se d como uma evoluo que pressupe um progresso e uma supresso do que ficou para trs, mas como uma reiterao monotnica de todo um universo quase mtico que se reparte nas vrias colees de contos. Desse
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

14

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

modo, cada conto e cada livro funcionam como fragmentos que muitas vezes se sobrepem, espelhando caleidoscopicamente uma representao fragmentada de uma realidade tambm fragmentada. Italo Calvino, ao definir a rapidez como uma de suas propostas para o prximo milnio, associa a economia narrativa, alcanada atravs da rapidez e conciso, a uma lgica estilstica que engloba tambm a repetio como aspecto fundamental. As narrativas orais, como os contos de fadas so, sob essa perspectiva, paradigmticas:
A tcnica da narrao oral na tradio popular obedece a critrios de funcionalidade: negligencia os detalhes inteis mas insiste nas repeties, por exemplo quando a histria apresenta uma srie de obstculos a superar. O prazer infantil de ouvir histrias reside igualmente na espera dessas repeties: situaes, frases, frmulas. Assim como nas poesias e nas canes as rimas escandem o ritmo, nas narrativas em prosa h acontecimentos que rimam entre si. (49)

De certo modo, a narrativa de Dalton Trevisan tambm utiliza acontecimentos que rimam entre si. As imagens e situaes que retornam como ecos reiteram a sensao de familiaridade, como se criassem uma memria prpria e singular, como um dej-vu literrio. Mas a repetio, aqui, implica em diferena, e a oposio leva a caminhos divergentes tambm quanto funo social dos relatos. Nos contos de fadas e na tradio oral, a repetio uma caracterstica inerente ao gnero. Mas no mbito do conto onde, assim como no romance, a nfase recai sobre a originalidade e a inovao, a insistncia na repetio por si s j aponta para uma dissonncia. Se a narrativa de Dalton pode ser comparada ao conto de fadas na medida em que pede o seu recontar, ela diferencia-se bastante ao adotar como objetivo no a manuteno de uma tradio, e sim uma ruptura. Em oposio unidade dos contos tradicionais, os contos de Dalton respondem com a fragmentao, privilegiando o que, na repetio, h de diferena.

2. REESCRITA E RELEITURA
A fim de evidenciar, a ttulo de exemplo, o processo de fragmentao
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

15

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

e reescrita que percorre toda a obra, proponho uma breve comparao entre dois trechos que foram publicados em pocas bastante diferentes (o primeiro em 1982, na coleo Essas Malditas Mulheres, e o segundo em 1994, no livro de ministrias Ah, ?).

O primeiro trecho, que constitui parte do conto Visita de Psames, parte de uma histria maior. Um homem narra sua ida ao velrio de Ana, mulher que havia sido copeira de sua casa quando ele era menino. A imagem da mulher no caixo evoca a infncia do narrador que, atravs de um flashback, rememora uma situao entre os dois:
Foi no aniversrio dos dez anos. Havia ganho da irm uma lata de balas Zequinha - o tempo das balas em latas coloridas. Enquanto a irm falava com a me, foi para a cozinha atrs da copeira. Tinha o dobro da sua idade. Ali revelou a famosa precocidade dos Pacheco: Quer uma bala, Ana? Quero. Ento levante o vestido. Ela ergueu um tantinho - e eu fui dando bala. A coxa rolia, fosforescente de branca. Na maior aflio: levante mais um pouquinho. Ah, se eu pudesse ver a calcinha. Com a lata cheia de balas, bem pequenininho, no alto da escada. A Ana descala no terreiro, eu no quarto grau. Umas sete da noite, o lampio da cozinha alumiava as pernas. Suspendia o vestido com a mo esquerda, um lado mais que o outro - a graa que Deus lhe deu. Assim que vi as coxas brancas da Ana minha vida nunca mais foi a mesma. (p. 114)

A tcnica do flashback possibilita efetuar um corte na estrutura temporal da narrativa, o que torna o episdio um relato destacado, independente, sendo como uma histria dentro da histria. Esse carter de experincia condensada, que concentra em uma lembrana um sentimento prprio, se explicita ainda mais quando, em Ah, ? a mesma situao aparece como fragmento distinto, constituindo por si s um ncleo narrativo autnomo:

No aniversrio dos dez anos, o melhor presente: uma lata de balas Zequinha. Fui para a cozinha atrs da copeira, o dobro da idade e do tamanho. Quer uma bala, Ana? Quero. Ento levante o vestido. Ela ergueu um tantinho e eu fui dando bala. Acima da covinha do joelho uma nesga imaculada. Em grande aflio: Levante mais um pouquinho. Ai, se pudesse ver a calcinha. Com a lata cheia de balas, um colibri nanico nas asas da luxria. A Ana descala no terreiro, eu no degrau da escada. Boca da

16

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

noite, o lampio da cozinha alumiava as pernas, ela suspendia o vestido com a mo esquerda, um lado mais que o outro - nunca vers, criana. Sim, eu vi: duas coxas inteiras, fosforescentes de brancas. E o que eu fiz nem precisa dizer. (p.11-12)

Uma breve comparao entre as duas passagens torna evidente que o trabalho de reescrita privilegia um condensamento maior da linguagem. Frases explicativas foram retiradas, tais como enquanto a irm falava com a me, ali revelou a precocidade dos Pacheco, e assim que vi as coxas brancas da Ana minha vida nunca mais foi a mesma. de se notar a substituio de oraes subordinadas como essas por oraes coordenadas, curtas, separadas por vrgulas, o que fragmenta mais o relato, deixando as frases como que deriva, sem uma contextualizao definida.

Tambm importante a insero de imagens metafricas, como por exemplo a substituio da frase bem pequenininho, no alto da escada por um colibri nanico nas asas da luxria, ou a troca de umas sete da noite por boca da noite. O efeito obtido uma maior intensidade lrica que, no entanto, aparece filtrada por uma fina ironia. O segundo trecho parece ter tambm uma carga dramtica maior (nunca vers, criana) e um teor mais epifnico. O resultado que o segundo trecho tem uma intensidade maior, pois ao se retirar as frases mais explicativas e as mais contextuais, o episdio ganha ares universalistas e arquetpicos (apesar, entretanto, dos conflitos gritantes de gnero e classe que se depreendem do episdio). Todas essas escolhas apontam para uma opo consciente de depurar a linguagem, mas no a fim de apagar o texto anterior, mas com a inteno de dialogar com ele. Afinal, o segundo texto no uma reescrita revisada do primeiro, e adquire significado diferente dentro do livro que lhe serve de contexto. Dalton Trevisan parece realizar, em sua obra, algo como uma edio crtica de seus prprios textos de uma maneira singular: as alteraes se fazem no apenas de uma edio para outra, mas tambm, e principalmente, entre livros diferentes. Assim, seus textos expem, na prpria verso publicada de novas colees, farto material para uma crtica gentica dos textos, fazendo das alteraes no um exerccio de
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

17

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

aperfeioamento, mas sim uma caracterstica do seu estilo particular. A crtica gentica se ocupa da gnese dos textos atravs dos

manuscritos, ou seja, do trabalho de correo efetuado antes da publicao. Contudo, o enfoque pode tambm ser aplicado s modificaes feitas nas edies posteriores primeira, documentando a histria e a trajetria do texto at chegar sua forma final, definitiva. Ora, o que parece estar ausente, no caso de Dalton Trevisan, justamente a noo de correo e de progresso que pudesse levar a uma verso definitiva, completa, ideal. O que temos, afinal, so dois trechos diferentes, uma vez que o segundo no apaga (corrige) o primeiro, mas acrescenta-se a ele. de se notar tambm que a reescrita do trecho citado aponta para uma maior conciso. famosa a declarao de Dalton de que o seu objetivo literrio seria reduzir os contos ao ponto de haikais. E em direo ao fragmento que vai a obra de Dalton Trevisan, mas no no sentido de se chegar ao particular, mas de cada vez apreender mais e mais o que subjaz s relaes humanas em geral (mesmo que para isso privilegie um grupo especfico, urbano, econmica e socialmente marginalizado, como extrato social predominante). Nessa medida, o uso de repeties ao mesmo tempo em que retoma as situaes, as relativiza, destacando-as do seu contexto original e ampliando seu significado. A partir da cidade de Curitiba e de um estrato social determinado, e a partir da fragmentao da linguagem, que mimetiza a prpria realidade retratada, as opes formais e temticas apontam para um confronto entre o particular e o geral. As repeties funcionam, assim, como uma atualizao de um tema que, apesar de insistir no mesmo, aponta constantemente para a possibilidade da diferena.

3. REPETIO COMO CONDENSAO: O CASO DE 234


Como j mencionado, a repetio est presente na obra de Trevisan no apenas na volta a trechos similares que reaparecem em publicaes posteriores, mas na reiterao de temas tratados de forma diversa. Acredito que o livro 234 (1997) represente um pice desse esforo de repetio temtica e condensao da linguagem, juntamente com outras colees de
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

18

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

contos como 111 Ais (2000) ou 99 Corruras Nanicas (2002). Embora livros posteriores tenham abandonado a tendncia aos minicontos, com textos mais longos e narrativos como em Macho No ganha Flor (2006), O Manaco do Olho Verde (2008) e Violetas e Paves (2009) as narrativas curtas voltam a figurar em Desgracida (2010), livro mais recente que se divide entre uma seo de microcontos e outra de cartas, demonstrando que a experimentao com as formas curtas continua presente no repertrio de Dalton Trevisan. Composto de 234 fragmentos ou ministrias, 234 contm temas que j associamos com o imaginrio do autor: a decadncia de Curitiba, infidelidade, violncia, perverso sexual, velhice, problemas conjugais, solido, insnia, assassinatos, crimes passionais, etc. Enquanto em termos de contedo haja uma continuidade com a obra anterior, podemos dizer que a novidade - ou diferena - em relao aos livros anteriores reside em grande parte na organizao formal. Algumas caractersticas estruturais que dizem respeito singularidade de 234 so: 1) as vinhetas; 2) o aspecto grfico do livro e a organizao dos fragmentos; e 3) a continuidade de algumas dessas ministrias, que se desenvolvem em dois ou mais fragmentos. Vejamos cada um desses elementos com mais ateno, tentando perceber o modo como essas opes formais se adequam economia geral da obra.

4. MONTAGENS E DESMONTAGENS
Ao folhear o livro, a presena de desenhos que aparecem como vinhetas em quase todas as pginas salta aos olhos. Sendo procedimento usual em colees anteriores (lembre-se dos desenhos de Poty em vrias delas, ou das gravuras de Jos Guadalupe Posada em Essas Malditas Mulheres), o uso dos desenhos difere aqui por estes constiturem detalhes retirados do desenho utilizado para ilustrar a capa de 234. Esse desenho da capa consiste em uma reproduo de Pandemonium (1915-1916), de George Grosz, artista que se tornou famoso nos anos de 1910 por retratar cenas urbanas de uma Berlim tumultuada pela revoluo de valores e pela guerra. Pandemonium faz parte da fase do artista na qual a degradao da cidade e a
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)
19

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

perversidade dos tipos humanos so temas centrais. Vistos em conjunto, os traos dos desenhos se sobrepem, formando uma rede de confrontos urbanos onde se destaca de forma brutal a violncia. O caos urbano caracterizado pela multiplicidade, ou pelo aspecto geral de um aglomerado de agresses simultneas: estupros, assassinatos, confrontos, tumulto, etc. Na concepo grfica do livro de Dalton, h uma desmontagem da figura desenhada por Grosz. Detalhes do desenho original so pinados para configurar ilustraes de aes individuais (o que irnico, dado ao fato de Grosz ter se dedicado, junto ao grupo dadasta, composio de fotomontagens - o uso dos desenhos nas pginas interiores do livro descreve o percurso inverso, ou seja, a desmontagem). Entretanto, ao se destacar desse todo pequenas cenas individuais, que figuram isoladas nas pginas do livro, a carga impressiva de certo modo se particulariza, passando da esfera coletiva para a individual. E, como se destaca do contexto maior, ganha contornos mais ntidos. A alternncia constante entre o geral e o particular tambm uma caracterstica das ministrias de 234. Ao descrever cenas de violncia domstica ou casos de infidelidade, por exemplo, a nfase no posta nas personagens em si, mas na situao caricatural que elas representam. Assim, embora as situaes descrevam episdios especficos, as personagens se do a ler como objetos de uma engrenagem cotidiana, maior, dentro da qual representam um grupo social especfico, urbano e marginalizado. Tal como nos desenhos quando reunidos na capa, as ministrias se sobrepem umas s outras para formar um quadro social que compartilha com o desenho de Grosz a violncia, a desordem e uma simblica do caos.

5. TIPOS E TOPOI
O aspecto tipogrfico das 234 ministrias regular: os fragmentos de nmero mpar esto grafados em itlico, e os de nmero par apresentam tipo comum. Isso leva a uma homogeneidade que contrasta com o aspecto catico presente na temtica do livro. O uso de itlicos chama a ateno por se tratar de um procedimento geralmente utilizado em citaes, palavras
20

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

estrangeiras ou falas de personagem - de uma maneira ou de outra, o itlico geralmente indica uma voz exterior narrativa, cuja outridade ou diferena

ento explicitada por essa marca grfica. A alternncia entre os tipos, em 234, sugere um contraponto de vozes distintas, contribuindo para uma despersonalizao da voz narrativa. Quanto brevidade ou maior desenvolvimento dos fragmentos, vemos que em geral h uma alternncia entre os fragmentos curtos e os mais longos (longos, aqui, em contraste com os outros, curtssimos). Mas essa diviso no totalmente homognea. Nas sequncias de nmero 40-41, 77-78, 151-152, 207-208 ou 213-214, por exemplo, vemos que essa ordem quebrada, isto , temos em seqncia dois fragmentos curtos ou dois fragmentos mais longos. Essas quebras, contudo, no chegam a alterar a configurao geral do livro que, se aberto aleatoriamente, exibir em qualquer de suas duas pginas o mesmo aspecto: dois fragmentos curtos e dois relativamente longos, alternados. Como essa configurao, que parece to cuidadosamente construda, interfere no fluxo de leitura? Em primeiro lugar a alternncia entre fragmentos breves e longos cria um certo ritmo, como se a mtrica do livro insistisse no iambo (se levarmos adiante a comparao de Calvino entre prosa e poesia, poderemos dizer que a repetio do tema estaria para a rima assim como a repetio estrutural estaria para o p mtrico). A frase imbica remete a uma estrutura binria, estrutura sobre a qual Alfredo Bosi comenta tendo em vista a evoluo pela qual passou a atividade elocutria do ser humano:
A alternncia seca, de tipo maquinal, com elemento justaposto a elemento, apareceu muito cedo na vida do homo faber: ela corresponde ao uso de instrumentos que, desde as suas formas primitivas (enxada, machado, martelo, serra) foram ritmados em compasso binrio do tipo: golpe-pausa, golpe-pausa; ou forte-fraco; forte-fraco. (67)

No sendo 234 um poema, a comparao entre a alternncia dos fragmentos e o metro imbico no passa de uma aproximao. Mas, a ttulo de sugesto, a analogia entre o ritmo binrio e o elemento maquinal
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)
21

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

possibilita uma leitura da composio do livro pelo vis da fragmentao que mencionamos anteriormente. No s a regularidade da organizao das ministrias se relaciona com um ritmo binrio, mas tambm o contedo dos fragmentos est inserido nessa mesma lgica maquinal. Da talvez a escolha desse tipo especfico de estrutura, que ecoa em elementos presentes nas ministrias - o cotidiano violento margem de uma sociedade industrial, modernizada, desumanizada. Curitiba aparece ento como cenrio adequado para essas situaes-limite:
Ai de tua Curitiba do primeiro mundo da propaganda. Em toda calada a legio de meninos dormindo, cheirando cola, se trocando. Cada praa, um cemitrio de elefantes. Eis o pivete que te assalta o bolso. Um mendigo rastejante puxa teu p. Corra, a bicicleta me derruba no passeio. Paro, e o carro te atropela na faixa do pedestre. Com a beno do maioral que nos promete um trio eltrico e o cu tambm. (43)

A descrio da cidade como um amontoado catico de detritos humanos, margem de uma sociedade regida pela seriao e pela massificao (propaganda, trio eltrico), entra em choque com a imagem moderna que Curitiba conquistou recentemente no cenrio nacional e mesmo internacional: Uma espiga debulhada Curitiba: sabugo estril (115). A partir desse cenrio devastado vo se desenrolando as habituais cenas de conflitos pessoais, mas que, vez ou outra, cedem lugar a incmodas suspenses lricas, que indicam a busca do j conhecido desejo de Dalton de reduzir o conto ao ponto do haicai. A referncia ao haicai parece tambm ter ressonncias para alm da inteno de conciso, remetendo aos laos que Curitiba tem tanto com a cultura japonesa, devido imigrao, quanto com poetas que tiveram uma relao especfica com esse tipo de poema (Paulo Leminski, Alice Ruiz). Em 234, os fragmentos parecem se relacionar sob o signo do contraste: a violncia da narrativa, descrita por vezes minuciosamente em vrios nveis (familiar, sexual, direcionada a animais) coexiste com fragmentos de um lirismo epifnico mas tambm irnico, que ora se aproximam da descrio da natureza, ao estilo do haicai tradicional, ora
22

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

absorvem elementos da violncia das ruas e da aridez do cotidiano, seguindo uma linhagem mais baudelariana. Essa alternncia entre fragmentos narrativos e fragmentos lricos compe uma espcie de contraponto, no qual duas vozes distintas dialogam e criam um tranado, reforado ainda mais pelo fato de algumas ministrias terem continuidade e comporem uma estria maior, entremeada por fragmentos curtos e autnomos. Que o lirismo parea fora de lugar no nenhuma surpresa, assim como no de todo inesperado que esses momentos de reflexo sobre a natureza venham carregados de ironia. A ausncia do componente humano nos fragmentos lricos exacerba, por contraste, o caos das relaes humanas nos outros trechos do livro.

6. FRAGMENTAO & CONTINUIDADE


Sendo a estrutura de 234 to fragmentada, curioso que haja episdios que tenham continuidade. Logo no incio, vemos que as ministrias 2, 4 e 6 configuram uma sequncia narrativa, e assim acontece inmeras vezes no decorrer do livro. J foi dito que essa continuidade desenha um rendilhado estrutural, tecendo um espcie de contraponto. O resultado dessa mistura de ministrias - que s vezes se estendem - um efeito polifnico que d ao livro pelo menos dois nveis textuais: um panormico, no qual se desenrolam as narrativas com enredo, personagens e conflitos; e um microscpico, quando o foco se desloca para o barulho da chuva, a asa de uma borboleta, as folhas da laranjeira, etc. Do primeiro grupo, logo se destacam os temas de que falamos anteriormente. Os ncleos dramticos, embora breves, apresentam situaes bem marcadas. A conciso admirvel em certos fragmentos, como, por exemplo, o 116: O pai cegou nos ltimos dias, castigo de haver posto em menino uma bostica de vaca na mo do ceguinho. Ou o 175: Quebra na pia o elefante vermelho de loua e para beber - oh, no - rouba as moedinhas da filha. Esses fragmentos constituem narrativas concentradas de grande poder alusivo, e so responsveis por grande parte da carga dramtica que se desprende na leitura.
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)
23

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

Mas h tambm os fragmentos que fazem parte, moda de captulos, de uma narrativa que continua por diversas pginas. o caso dos fragmentos 156, 158, 160, 162, 164, 166, 168 e 170, que se combinam e contam a histria do narrador que descreve passo a passo como assassinou toda uma famlia, seguindo os delrios que chama de aes mentais. A partir desse exemplo, pode-se perguntar: por que no apresentar toda a histria de uma s vez? Por que dividi-la em partes distintas, entremeadas por outros fragmentos? Pode ser que a fragmentao se relacione com a diviso em dois nveis: enquanto uma estria narrada, outras se desenvolvem, paralelamente, marcando a polifonia do texto. Essa idia ganha mais fora medida em que os fragmentos que se interpem estria se provam mais lricos, contrastando ainda mais com a estria que continua descrevendo assassinatos, torturas, insanidade. Alguns desses so: 159: Ofuscada ao sol, a borboleta branca bate as plpebras e 165: A chuva se derrama pelo cho, contas brancas de colar espirrando por todo o lado. O contraste entre dois nveis de narrativa funciona para chamar a ateno para uma prtica textual multifacetada, que acomoda tanto a encenao nua e crua de uma realidade de violncia quanto o olhar mais descritivo que entrev no detalhe a possibilidade de escape, mesmo ironicamente. Mas como dialogam essas duas instncias da narrativa? Na sua Tesis sobre el cuento, Ricardo Piglia defende que um conto sempre conta duas histrias, e que uma delas se sobressai em primeiro plano enquanto a outra permanece secreta:
El cuento clsico (...) narra en primer plano la historia 1 (...) y construye en secreto la historia 2 (...). El arte del contista consiste en saber cifrar la historia 2 en los intersticios de la historia 1. Un relato visible esconde un relato secreto, narrado de modo eliptico y fragmentario. (22)

No caso de 234, os dois planos so visveis, mas o que elptico e misterioso a relao entre eles. Como h diferenas estruturais - o plano mais narrativo e o plano mais lrico -, presencia-se, simultaneamente, dois registros, que primeira vista so antagnicos. Piglia continua:
24

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. 177 ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

Trabajar con dos historias quiere decir trabajar con dos sistemas diferentes de causalidad. Los mismos acontecimientos entran simultneamente en dos lgicas narrativas antagnicas. Los elementos esenciales de un cuento tienen doble funcin y son usados de manera diferente en cada una de las historias. Los puntos de cruce son el fundamento de la construccin. (22-23)

Talvez a ruptura em dois nveis no texto de Dalton seja uma maneira singular de dizer a mesma coisa de dois modos diferentes, ou talvez, ao contrrio, seja uma forma de negar uma histria a partir de outra. De qualquer modo, fica ainda implcita a relao entre os dois nveis, mas lcito dizer que os fragmentos acabam por ter uma doble funcin: so autnomos na medida em que podem ser lidos separadamente, mas tambm adquirem significado especial quando cotejados pelo contexto do livro como um todo. Piglia teoriza sobre o conto, mas aplicamos sua tese aqui para o livro de Dalton de modo geral. Isso aponta para um ltimo comentrio acerca da estrutura formal de 234, e que parece ligar-se tambm problemtica da repetio, da diferena e da oposio: como definir a coleo em termos de gnero? Sua configurao fragmentria, composta de narrativas, poemas, dilogos, dificulta a definio. Afinal de contas, qual o limite entre conto, ministria e poema, se a prpria linha divisria entre cada fragmento no obedece estritamente a separao imposta pelos nmeros (como vimos no caso dos fragmentos que tm continuidade)? Onde as estrias se diferenciam das outras, j que muitas vezes as narrativas se inserem em um regime de repetio/diferena? O penltimo fragmento de 234 d uma dica: O conto no tem mais fim que novo comeo (123). Seguindo essa trilha, podemos ler 234 como anlogo aos ABCs dos repentistas (cuja potica marca presena na obra de Dalton desde o incio, quando o autor publicava seus livros seguindo a esttica da literatura de cordel): a sequncia 2-3-4 do ttulo aponta para ordenao do ABC, que instaura uma linha sequencial, exigindo, no entanto, a variao como procedimento bsico. A diferena de 234 em relao aos livros anteriores parece residir, assim, na maior explicitao das duas
178

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

25

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

camadas narrativas que fazem o contraponto, utilizando a frico entre os fragmentos em cada pgina como mote e refro da prpria concepo do livro. 234 aparece, no conjunto da obra, no como exceo mas como livro exemplar de uma obra nada exemplar. As especificidades que procurei salientar, embora representem apenas parte de uma fase determinada do autor, ajudam a iluminar o lugar e a funo da repetio na obra de Dalton Trevisan como um todo. REFERNCIAS
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. So Paulo: Cultrix, 1993. CALVINO, Italo. Seis propostas para o prximo milnio. Trad. Ivo Barroso. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. GROSZ, George. The Berlin of George Grosz. Drawings, watercolors and prints (1912-1930). New Haven and London: Yale University Press, 1997. KAWIN, Bruce. Telling it again and again: repetition in literature and film. Ithaca: Cornell University Press, 1972. KIERKEGAARD, Soren. Repetition. Trad. Walter Lowrie. Princeton: Princeton University Press, 1941. MARTINS, Wilson. O contista de Curitiba. Studies in Short Fiction, Vol. VIII, n.1, Winter, 1971. p. 245-255 MILLER, J. Hillis. Fiction and Repetition. Seven English Novels. Cambridge: Harvard Universiy Press, 1982. PIGLIA, Ricardo. Tesis sobre el cuento. Revista Brasileira de Literatura Comparada. n. 1. Niteri, mar. 1991 (Abralic). p. 22-25. TREVISAN, Dalton. Essas malditas mulheres. Rio de Janeiro: Record, 1982. _________. Ah, ? Rio de Janeiro: Record, 1994. _________. Dinor. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. _________. 234. Rio de Janeiro: Record, 1997.

26

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. 179 ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

RIBEIRO, M. S. R. DALTON TREVISAN...

VIEIRA, Nelson. Narrative in Dalton Trevisan. Modern Language Studies. XIV: 1. Winter, 1982. P 11-21. . XAVIER, Eldia. Dalton Trevisan e o conto esquemtico. in: O conto brasileiro e sua trajetria: a modalidade urbana dos anos 20 aos anos 70. Rio de Janeiro: Padro, 1987. WALDMAN, Berta. Do vampiro ao cafajeste: uma leitura da obra de Dalton Trevisan. So Paulo: Hucitec, 1982. ________. Tiro Queima-Roupa. Novos estudos CEBRAP. Mar 2007. N.77. p. 255-259.

Submetido em: 18-10-2011 Aceito em: 14-02-2012

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 84, P. 11-27, JUL./DEZ. 2011. EDITORA UFPR. ISSN 0100-0888 (VERSO IMPRESSA); 2236-0999 (VERSO ELETRNICA)

27

Das könnte Ihnen auch gefallen