Sie sind auf Seite 1von 9

Curso de manutenção em televisores de LCD/LED e PLASMA.

Reparar TVs de LED, LCD e PLASMA é fácil de mais!

LCD significa Liquid Cristal Display ou Display de Cristal Liquido - LCD.

Com o crescente numero de consumidores de aparelhos eletrônicos como os televisores, surge então a necessidade de pessoas e técnicos qualificados para a sua instalação e manutenção. Assim, faremos uma breve abordagem do funcionamento dos televisores de tecnologias de LCD e, também faremos abordagens rápidas a outras tecnologias.

e, também faremos abordagens rápidas a outras tecnologias. Hoje em dia já temos diversos tipos de

Hoje em dia já temos diversos tipos de tecnologias a saber, TRC, Plasma, Led e LCD, porem nossa intenção é abordar apenas o LCD.

Led e LCD, porem nossa intenção é abordar apenas o LCD. Todo equipamento é dividido em

Todo equipamento é dividido em partes, e um televisor não podia ser diferente. No televisor LCD temos a fonte, temos o processador que processa todos os sinais e comandos do aparelho, temos a tela ou bloco LCD, em fim temos todos os seus membros necessários para o seu correto funcionamento. Basicamente o sistema LED é igual ao LCD, muda apenas o bloco LCD/LED, o bloco de LCD é iluminado por lâmpadas enquanto que o de LED é iluminado por LEDs de baixo consumo de energia.

Veja abaixo a parte traseira de uma TV de LCD. Abaixo veja módulo de LCD

Veja abaixo a parte traseira de uma TV de LCD.

Veja abaixo a parte traseira de uma TV de LCD. Abaixo veja módulo de LCD ou

Abaixo veja módulo de LCD ou TFT desmontado com sua placa de circuito impresso(PCI).

a parte traseira de uma TV de LCD. Abaixo veja módulo de LCD ou TFT desmontado

Nos aparelhos modernos de hoje cada etapa ou circuito é montado individualmente facilitando a sua identificação ou troca de um determinado conjunto na hora de efetuar um reparo ou manutenção. Sendo assim então cada circuito ou estágio do equipamento é monta uma placa de circuito impresso (PCI) individual.

é monta uma placa de circuito impresso (PCI) individual. Uma placa de PCI pode alojar centenas

Uma placa de PCI pode alojar centenas ou até milhares componentes interligados entre si, completando ou constituindo assim um circuito eletrônico completo.

Em um televisor de LCD encontraremos as seguintes placas, módulos ou circuitos.

1) Placa ou circuito da fonte de alimentação. 2) Placa ou circuito principal (placa principal ou mãe). 3) Placa inversora ou circuito inversor. 4) Placa do display ou placa do módulo LCD. 5) Placa time control e LVDS.

Essas são algumas das placas ou circuitos que você encontrará em um televisor de LCD.

ou circuitos que você encontrará em um televisor de LCD. O nome já diz tudo (

O nome já diz tudo ( fonte de alimentação) tem a função de alimentar os circuitos do televisor. Distribui diversos valores de tensão para o correto funcionamento do televisor e seus auxiliares. Veja abaixo um exemplo de placa da fonte de um modelo de televisor de LCD.

exemplo de placa da fonte de um modelo de televisor de LCD. Dica técnica; Um defeito

Dica técnica; Um defeito neste circuito pode fazer com que o televisor não ligue, fique inoperante ou deixe de funcionar certas partes. Esse circuito fornece diversos valores de tensão como por exemplo, 3,3V, 5V, 9V, 12V e uma voltagem mais alta de +ou- 20 ou 40v para a placa inversora responsável pelo acendimento das lâmpadas do Back light. Esses valores variam de modelo para marca e vice versa. Na falta de uma dessas voltagens ou

alteração do valor original o televisor ira apresentar defeitos ou deficiência em seu funcionamento.

apresentar defeitos ou deficiência em seu funcionamento. Veja um exemplo de placa principal ou placa mãe

Veja um exemplo de placa principal ou placa mãe e seus componentes montados.

placa principal ou placa mãe e seus componentes montados. Todos os sinais e comandos do televisor

Todos os sinais e comandos do televisor é processado e reconhecidos nesta placa.

Sinais como, controle remoto, conectores de áudio e vídeo (AV), sinal que vem da antena é injetado nesta etapa através do tuner ou seletor de canais. Pela foto se consegue ver diversos conectores e entradas como, RCA para áudio e vídeo, USB disponível apenas em alguns modelos mais recentes e os conectores da fonte, do teclado, dos auto falantes e entradas de HDMI. Também temos a entrada VGA para ser usada como monitor de CPU de computador. Nesta placa também vai montado um processador poderoso chamado CPU, (Unidade Central de Processamento) que em conjunto com as memórias executa todas as funções e comandos que lhe são enviados.

O processador se comunica com a memória através de vias de comunicação. O processador se
O processador
se comunica
com a memória
através de vias
de
comunicação.
O processador se comunica com a memória através de vias de
comunicação exercendo assim um papel fundamental em todo o sistema.
Dica; se este setor estiver com problema a imagem do televisor congela ou
apresenta deficiência como; o televisor desliga devido ao
superaquecimento do processador e da memória.

Placa inversora ou inverter como é conhecida tem a função de gerar alta voltagem para acender as lâmpadas de CCFL (CCFL significa; Cold Cathode Fluorescent Lamp ou Lampada Florecente de Catodo Frio) que clareiam a tela de LCD do televisor.

Exemplo de placa inversora também conhecida por inverter.
Exemplo de placa
inversora também
conhecida por
inverter.

O circuito do inversor ou placa inversora gera uma alta tensão de +ou- 1000 Volts AC com uma determinada freqüência para acender as lâmpadas do Back Light. O modulo de LCD é constituído de material transparente e ao ser atravessado pela luz vinda das lapadas reproduz as imagens.

de LCD é constituído de material transparente e ao ser atravessado pela luz vinda das lapadas

Algumas fontes como esta abaixo vem conjugada com o circuito inversor, sistema mais usado em monitores de LCD e televisores de tamanhos menores. Veja um exemplo abaixo.

e televisores de tamanhos menores. Veja um exemplo abaixo. Os defeitos em televisores de LCD são
e televisores de tamanhos menores. Veja um exemplo abaixo. Os defeitos em televisores de LCD são

Os defeitos em televisores de LCD são de fácil identificação. Um defeito muito comum em televisores de LCD é o de não ligar devido a problema nos capacitores da fonte de alimentação. Capacitores alteram, estufam ou explodem e impedem a fonte de funcionar corretamente.

ou explodem e impedem a fonte de funcionar corretamente. A solução é substituir os capacitores com

A solução é substituir os capacitores com defeito e torcer para que o aparelho volte a funcionar como antes. Na grande maioria dos casos a simples troca de alguns capacitores estufados ou explodidos já resolve o problema. O técnico reparador também deve verificar se não existe mau contato ou solda fria na placa de circuito impresso PCI.

Os defeitos apresentados por uma tela ou módulo de LCD/LED são idênticos. Olhando a imagem abaixo é impossível enxergar o defeito a uma certa distancia, mas, a medida que nos aproximamos se nota uma linha vertical no canto da tela de LED.

Linha vertical na tela de um televisor de LED quase que invisível.
Linha vertical na
tela de um
televisor de LED
quase que invisível.

Agora veja de perto por esta foto abaixo o totalmente visível a olho nu, este é um indicie certo de defeito na tela do televisor.

Linha agora pode ser vista claramente.
Linha agora pode ser vista claramente.

Embora seja de difícil visualização uma linha como esta requer a troca do módulo LCD/LED completo, um módulo destes não admite recuperação ou conserto. Linhas ou faixas mais largas que esta também são índice de defeito no módulo de LCD ou LED.

Os televisores de plasma também apresentam defeitos nos módulos de PLASMA, veja um exemplo abaixo

defeitos nos módulos de PLASMA, veja um exemplo abaixo Os televisores de plasma são um pouco

Os televisores de plasma são um pouco diferente dos de mais, porem, diagnosticar defeitos em TVs de PLASMA não constitui nenhum problema para quem efetua reparos nos televisores de LCD e LED. A baixo temos um televisor com manchas na tela de plasma causadas por defeitos nas placas Z-sus e Y-sus.

de LCD e LED. A baixo temos um televisor com manchas na tela de plasma causadas

Veja abaixo mais um exemplo de defeitos em televisores de plasma só que um modelo um pouco diferente, porem, da mesma marca.

só que um modelo um pouco diferente, porem, da mesma marca. Criado por; Arnaldo A. Mohem

Criado por; Arnaldo A. Mohem

Data 20/08/2012