Sie sind auf Seite 1von 90

CONSERTANDO NOTEBOOKS

GUIA DE MANUTENO

NDICE
CONSERTANDO NOTEBOOKS: (CLIQUE NO TTULO PARA ABRIR A PGINA DESEJADA) 01 - LOCALIZAO DO DEFEITO 02 - PROBLEMAS COM A BATERIA 03 NOTEBOOK NO LIGA a) b) c) d) e) FONTE DE ALIMENTAO CONECTOR DE ENTRADA DE ENERGIA BATERIA PERIFRICOS DEFEITUOSOS PLACA ME

04 - DEFEITOS NA TELA LCD a) b) c) d) e) f) TAMPA DO NOTEBOOK DOBRADIAS CABO FLAT INVRTER LMPADAS DA TELA DISPLAY LCD

05 - DEFEITOS DE IMAGEM a) b) c) d) e) f) g) h) i) DRIVES DA PLACA GRFICA CHAVE DE ACIONAMENTO DA TAMPA MEMRIA RAM PLACA DE VDEO OFFBOARD CHIP DE VDEO ONBOARD CHIPSET BIOS PROCESSADOR PLACA ME

06 - DEFEITOS COM A PLACA ME DO NOTEBOOK a) b) c) d) e) MAU CONTATOS E OXIDAES BGA INSTABILIDADE MEMRIA E VDEO SUPERAQUECIMENTO

07 - HD E DVD 08 - MODENS E PLACAS WIRELESS 09 - TOUCH PAD 10 - TECLADO REPARANDO TECLADO 11 - CONSERTANDO FONTE DE NOTEBOOK

COMO LOCALIZAR O DEFEITO:


Nos notebooks a localizao dos defeitos um processo mais trabalhoso do que em desktops. Exige que o tcnico tenha um conhecimento maior sobre o equipamento, seus componentes e lgica de processamento. O procedimento mais comum para deteco dos defeitos em desktops, onde trocam-se peas at descobrir a que est danificada, no pode ser usado em notebooks pela dificuldade de ter em mos vrias marcas e modelos de peas reserva. Somam-se o fator de notebooks usarem peas exclusivas e o fator preo das peas, bem maior do que de desktops. Existem ainda alguns modelos que trazem a memria e ou processador soldados a placa me. Na maior parte dos casos, voc precisa identificar o problema e certificar-se de que o componente X precisa mesmo ser substitudo, para s ento encomendar a pea de reposio e fazer o conserto. Um erro de diagnstico pode sair muito caro, levando-o compra de um componente errado. Este tutorial um guia rpido de como localizar defeitos ao dar manuteno em notebooks e assim descobrir qual componente precisa ser reparado o u S u b s t i t u d o . Lembre-se tambm de que a regra do mal contato tambm vale para notebooks. Antes de descartar qualquer componente, experimente sempre limpar os contatos. Revisar com muita ateno cabos e conectores. ATENO: Antes de iniciar a manuteno tenha em mos o manual de servio do aparelho. Procure e baixe de sites especializados ou do fabricante.

PROBLEMAS COM A BATERIA

A bateria o componente do notebook que mais d problemas, justamente por estar constantemente em uso e possuir vida til relativamente curta. Comeamos a notar defeitos na bateria quando o notebook no mantm a carga e descarrega rapidamente. Ou o notebook no carrega e a luz indicadora de bateria no notebook no se acende ou sempre pisca na cor laranja. E fica mais evidente o problema quando o notebook no liga com a bateria conectada, mas funciona corretamente quando conectado somente ao adaptador AC. O problema de a bateria no carregar talvez resulte de falha no adaptador AC, na placame ou na prpria bateria. A vida til de uma bateria monitorada por ciclos de carga. Cada vez que a bateria descarregada 100% conta um ciclo. Em geral suportam de 300 a 500 ciclos, isso d uma vida til de dois a trs anos. Mas, existem ainda outros fatores que abreviam a vida til da bateria como: Calor excessivo, ligar e desligar o carregador sucessivamente, exposio ao sol e interpries e manuseio incorreto.

Como contar um ciclo de carga da bateria: Um ciclo contado quando a soma das cargas da bateria atinge 100%. Veja a ilustrao:

Na figura acima, cada espao em azul representa que a bateria de Li-Ion foi posta carga. Sendo assim, o ciclo se completa quando juntarmos todas as cargas e esta der a proporo de 100% (30%+20%+30%+20% = 100%). No exemplo acima ainda temos os 20% restantes da 4 carga que foi dada, ento: (20%+20%+60% = 100%). Os ciclos so contados no a cada vez que a bateria posta a carregar, mas sim, quanto o percentual das cargas propiciadas atingir 100%. Como funciona o carregamento inteligente: O carregamento inteligente um sistema presente em todos os notebooks atuais com a finalidade segurana para o usurio e aumento da vida til da bateria. Consiste na interrupo do carregamento quando a carga chega a 100%. Assim que a bateria estiver 100% carregada, o "bit de encerramento de carga" definido, evitando que o carregamento continue. A bateria no limpa esse "bit de encerramento de carga" at que o medidor de energia fique abaixo de 94%. Assim que o medidor de bateria ficar abaixo de 94%, o "bit de carregamento" definido, e a bateria comea a ser carregada se o adaptador AC estiver conectado ao notebook.

1Conhea as Vantagens das baterias utilizadas


em notebooks

As baterias dos notebooks e portteis atuais utilizam a tecnologia de ons de ltio (tambm conhecidas como Liion, abreviada ou Lithium-ion, em ingls) que apresenta algumas vantagens importantes com relao a outros modelos, confira: Maior capacidade: baterias de ons de ltio tm o dobro da capacidade das baterias de nquel. Carregamento Flexvel: No necessrio o carregamento mximo nem a descarga mxima da bateria antes de uma recarga (Neste caso, realizar descarga mxima at o zero por cento pode ser um problema). Elevada densidade de energia: tem potencial para capacidades mais elevadas de energia. Sem efeito memria: No existe o efeito memria, ou seja, a bateria no vicia. Pronto para Uso: No preciso passar horas carregando antes de usar pela primeira vez com outros tipos de baterias, (para notebooks recomendada a calibragem da mesma por trs vezes na primeira utilizao).

Mais leve: A densidade baixa do ltio permite bateria mais leves e com maior capacidade, sendo um dos principais motivos para o uso em aparelhos portteis. Cada bateria tem diversos tamanhos e capacidades: Em geral existem baterias de 3, 4, 6, 8, 9 e 12 clulas, sendo que a mais comum de se encontrar em equipamentos a de 6 clulas, algo em torno de 4400 a 5200 mAh. Para saber quantas clulas a sua bateria possui voc vai precisar identificar o valor mAh (miliampere hora). Este o valor que mede a capacidade de armazenamento de energia.

As clulas so pequenos cilindros muito semelhantes a

pilhas que usamos para nossos equipamentos portteis, como lanterna, controle remoto e cmeras, mas no so exatamente iguais. Portanto quanto maior a capacidade da bateria, maior ser o tamanho. Uma bateria de 3 clulas ter apenas 3 cilindros, ento ser menor e mais leve. J uma bateria de 12 clulas ter 12 unidades destes cilindros e ser bem maior e mais pesada. Estas baterias de 12 clulas geralmente possuem um formato bem maior e ficam para fora da carcaa do notebook, porm, acabam funcionando como um suporte ou pezinho para deixar ele mais elevado, conforme a imagem abaixo. Os fabricantes estudam melhorias constantes nas baterias para aumentar a sua performance e diminuir o seu tamanho, portanto este mais um ponto que gera variaes de modelo para modelo ano aps ano.

Posso deixar o notebook ligado direto na tomada com a bateria conectada?

Neste caso varia entre os modelos de notebook, mas no geral os mais novos possuem um sistema inteligente que detecta o nvel da bateria, que ao chegar a 100% de carga passa a utilizar a energia direto da fonte (carregador). Alguns tambm exibem este status atravs de leds que acendem quando esto em processo de carga e ao finalizarem se apagam ou trocam de cor, indicando que passam a utilizar a energia apenas do carregador. O ideal verificar no seu manual do equipamento o que significa cada status dos leds ou simplesmente interpretar o smbolos ao lado deles (quando existentes). Exemplo de como funciona um Led de status de bateria: Amarelo = No est Carregando Laranja = Carregando Exemplo: Um notebook est com 70% de carga na bateria e comea a ser utilizado, est com o led amarelo. plugada a fonte e ele comea a carregar, o led passa para a cor Laranja. Ao atingir 100% de carga da bateria este Led fica amarelo

mesmo continuando com a sua fonte ligada na tomada. Isto significa que passou a utilizar somente a energia da fonte/tomada. *Lembrando, este apenas um exemplo que varia para cada marca ou modelo. Veja tambm um exemplo dos LEDs dos notebooks Samsung:

Esta funcionalidade ajuda a preservar a vida til da bateria alm de reduzir preocupaes, pois no necessrio remover o carregador. Ligando na tomada SEM a bateria:

J neste caso de utilizar o notebook sem a bateria totalmente possvel, voc pode remover a bateria do notebook e utilizar ele apenas ligado a sua fonte, basta seguir algumas recomendaes, considerando para este artigo baterias de ons de ltio. Dicas para guardar a bateria: - Efetue o carregamento da bateria at 60% de carga antes de retirar (as baterias tem uma placa controladora que vai consumindo um pouco da energia dela para manter funcionando, por isto vo precisar desta carga) - Retire a bateria com o equipamento desligado, fechado e fora da tomada. - Aps retirar a bateria guarde-a em um lugar cuja temperatura no fique abaixo de 5C e no exceda 25C; - Tambm recomendado coloc-la em um plstico antiesttico e lacrar a embalagem para que no entre poeira nos seus contatos. - Evite ficar por mais de 15 dias sem utilizar a bateria novamente. *Estas recomendaes acima tambm podem ser utilizadas caso o notebook no seja usado por mais de uma semana (7 dias). Vantagem: No utilizar a bateria trs como vantagem a possibilidade de poupar a vida til da mesma, desde que esteja seguindo as indicaes acima.

Voc estar poupando os ciclos de carga da bateria, que em mdia tem entre 300 a 500 ciclos, dependendo do modelo.

Desvantagem:
As possveis desvantagens so que a bateria serve como uma espcie de No Break do notebook e que qualquer queda de energia ou oscilao que faa baixar a energia da sua tomada ela entra em ao automaticamente. Sem ela voc ir ficar sem esta funcionalidade. Quedas de energia ou desligamentos sbitos so prejudicais para qualquer equipamento do tipo notebooks e PCs em geral. Esquecer de carregar ou utilizar a bateria tambm um risco grande, se deixar ela parada por muito tempo vai acabar prejudicando sua vida til. Concluso Final: Finalmente a principal dica a seguir : use seu equipamento sem muita preocupao, ele foi feito para ser usado. Leia sempre o manual de instrues, entenda como funciona seu modelo de notebook em especfico. CALIBRANDO A BATERIA DO NOTEBOOK: Bateria de ons de ltio (lithium-ion) um tipo de bateria recarregvel muito utilizada em equipamentos eletrnicos portteis. A bateria composta por clulas interligadas, estas clulas por sua vez executam reaes qumicas que provm energia ao equipamento. A bateria para notebook

pode conter variaes na quantidade de clulas internas, normalmente possuem entre 3 e 12 clulas, quanto mais clulas internas maior a capacidade de armazenamento de energia a bateria possui. As clulas da bateria so muito semelhantes s Pilhas AAA (pilha de controle remoto) em seu formato, possuem forma cilndrica e so posicionadas de forma que fiquem condicionadas perfeitamente dentro da parte plstica da bateria. O controle destas clulas feito a partir de uma Placa Controladora, esta placa responsvel por informar o sistema operacional (Windows, Linux, MAC OS X, etc.) o quanto ainda resta de carga nas clulas da bateria. Para calcular a quantidade de energia a placa controladora faz uma mdia a partir da carga existente em cada clula, o problema deste clculo que ele no exato, em geral a tecnologia aplicada nestas placas atualmente no permite medir a quantidade de energia exata em cada clula individualmente, isto impossibilita passar de forma exata a quantidade de carga existente na bateria. A partir da mdia da quantidade de energia presente na bateria a placa controla transmite as informaes para o sistema operacional que ser responsvel por informar aos usurios o quanto tempo ainda resta de bateria em Horas e tambm em Porcentagem. A Figura 1 ilustra como isto ocorre na bateria.

Figura 1

A calibragem da bateria tem como principal objetivo nivelar a carga de cada clula, para que isto acontea se faz necessrio descarregar todas as clulas totalmente para que todas fiquem com o mesmo nvel de energia, desta forma a placa controladora consegue calcular a mdia de carregamento a partir de 0%, momento em que a bateria no contm energia armazenada. 1. Este procedimento dever ser feito apenas na primeira utilizao da bateria ou quando a bateria estiver apresentando falhas no funcionamento. 2. Antes de efetuar este procedimento o usurio dever carregar a bateria at 100%. 3. Aps o carregamento deixar o notebook ligado at descarregar totalmente. 4. Baterias de ons de ltio no suportam ficar sem energia por muito tempo, por isso em seguida que chegar a 0% colocar imediatamente para carregar novamente.

Aps efetivar o processo de calibragem a bateria dever possuir o mesmo nvel de energia em todas as clulas. Com as clulas niveladas em energia a placa controladora poder fornecer informaes exatas sobre a quantidade de energia disposta nas clulas e ento o sistema operacional poder fazer clculos para informar ao usurio quanto tempo ainda resta de energia na bateria, este clculo por sua vez tambm ter um maior nvel de exatido, evitando que o seu notebook seja desligado mesmo com o sistema operacional exibindo uma quantidade de energia suficiente para manter ligado por mais um determinado tempo.

Figura 2

A ps a calibragem a bateria ficar com nvel de energia igual em todas as clulas.

DIAGNSTICOS DE DEFEITOS NA BATERIA: Para diagnosticar corretamente certifique-se que o adaptador AC esteja funcionando perfeitamente. Se o adaptador no for

original veja na etiqueta de identificao se os valores de tenso e potncia so iguais aos exigidos pelo notebook. Ateno: Mesmo que o adaptador AC esteja funcionando e acendendo o LED necessrio verificar a sua tenso de sada. Muitas vezes o adaptador AC est danificado e fornecendo tenso a baixo da exigida pelo notebook, desta forma no carrega a bateria. Por isso antes de condenar uma bateria faa todos os testes necessrios no adaptador AC (fonte).

Quais sintomas indicam que a bateria est com defeito? Notebook no liga com a bateria conectada. Se a bateria estiver danificada (em curto) o notebook pode no ligar para evitar danos ao notebook. Notebook s liga quando conectado a tomada. A bateria pode estar danificada e o notebook est sendo alimentado somente pela fonte. Bateria no carrega: LED que indica carregamento no notebook fica apagado ou piscando indicando alerta (pode ser tambm mau contato, fonte com problema ou problema na placa me). Bateria no segura carga: Indica carregada, mas em poucos minutos est sem carga. Como Testar o adaptador AC (fonte). Podemos fazer alguns testes para saber se a fonte est funcionando corretamente: Faa medio no adaptador AC ligado a energia. No conector que alimenta o notebook deve dar

aproxidamente 19 volts (verifique no manual o valor de tenso exato de alimentao para este notebook e compare com a medio). Ligue o notebook s com o adaptador AC e sem a bateria conectada (o adaptador deve estar ligado diretamente tomada, sem filtro de linha ou estabilizador). Se o notebook ligar o adaptador est bom. (Obs. Alguns poucos notebook precisam de uma bateria conectada para ligar. Verifique o manual). Conecte outro adaptador igual ou compatvel ao notebook e verifique se a bateria vai carregar. Se carregar, o adaptador original esta com problema e a bateria est boa. Certifique-se que os cabos de alimentao esto em boas condies de funcionamento. Procure por cortes, amassados e verifique danos no adaptador como caixa quebrada ou sinais de superaquecimento.

Certifique-se que o adaptador AC do tipo correto. Com tenso e potncia compatveis. Os adaptadores mais antigos trabalhavam com 60 wats e os atuais trabalham com 90 ou 130 wats. Tenha ateno para o conector de alimentao do notebook. Este costuma ficar com folga prejudicando

o contato, ou com o pino central torto, amassado ou quebrado.

Como saber se existe problema no circuito de carregamento (placa me). Depois de certificar que o notebook est recebendo energia corretamente atravs do adaptador AC podemos verificar se existe algum problema com a placa me. 1. Remova a bateria e mantenha o notebook conectado somente fonte de alimentao AC, e esta conectada a tomada. 2. Pressione e solte o boto Liga/Desliga para iniciar o computador.
o

Se o notebook ligar, significa que o adaptador AC e a placa do sistema esto funcionando corretamente. Se o LED da alimentao estiver aceso, mas o notebook no ligar. Significa que ele est recebendo alimentao, mas possivelmente possui alguma avaria no circuito de alimentao. Neste caso descartar problemas com a fonte ou com a bateria.

Como testar a bateria:

Depois de verificar que a fonte de alimentao AC e a placa do sistema esto funcionando corretamente, podemos testar a bateria. 1. Coloque a bateria no notebook e conecte a fonte de alimentao AC. Comece o carregamento da bateria com o notebook desligado. Permita que a bateria seja carregada, de 15 a 30 minutos. Nota: A luz de carga da bateria deve permanecer acesa enquanto a bateria estiver carregando. Caso no esteja acesa, revise a conexo do adaptador de alimentao AC ao notebook. 2. Passado os 30 min. desconecte o adaptador de alimentao AC do notebook. 3. Pressione e solte o boto Liga/Desliga para iniciar o computador usando somente a bateria como fonte de alimentao.
o

Se o computador no ligar, a bateria precisar ser substituda. Teste com outra bateria para ter certeza, se for possvel. Se o notebook ligar, a bateria estar funcionando corretamente, porm recomendado executar o utilitrio HP Battery Check para avaliar o bom funcionamento da bateria. Este utilitrio testa a bateria e fornece seu estado de funcionamento com 90% de confiabilidade: Quantidade de carga, capacidade de carregamento, grau de eficincia, clulas danificadas, necessidade de calibragem e necessidade de troca. possvel baixar este software no site da HP.

Como medir corretamente o tempo de durao de uma carga da bateria: Para medir com preciso a condio da bateria, o computador no pode ser usado para outras atividades durante esse teste. Esse mtodo ir testar a bateria: ela ser totalmente carregada e, depois, ser medido quanto tempo leva para ela descarregar. Ele feito com o computador funcionando no Modo de segurana e no sendo usado para mais nada. Esse teste leva de uma a trs horas, dependendo das condies do notebook. O computador no pode ser usado para mais nada durante o teste. Executar as instrues a seguir tambm ir calibrar a bateria, de forma que a medio de alimentao seja precisa. Conecte o adaptador de alimentao e deixe o notebook carregar a bateria at que ela esteja com 99% a 100% de sua capacidade. Desligue o notebook quando a bateria estiver totalmente carregada. Com o notebook ainda desligado, conecte-o ao adaptador de alimentao conectado a uma tomada que voc tenha certeza de que esteja funcionando. Pressione e solte o boto Liga/Desliga para iniciar o computador. Pressione a tecla F8 vrias vezes, quando o logotipo for exibido e selecione iniciar no modo segurana. Anote o horrio de inicio de descarregamento. Desconecte do notebook o adaptador de alimentao AC e deixe a bateria se descarregar completamente at que o notebook se desligue.

Anote o horario que a bateria do notebook chegou a 0%. Calcule o tempo que o notebook levou para gastar uma carga inteira de energia. Compare com a informao do fabricante, e veja se est dentro da margem de erro. Caso esteja muito a baixo do informado possvelmente a bateria j est no fim da vida til. Como ocorre com todas as baterias, a capacidade mxima dessa bateria diminuir de acordo com o tempo ou o uso. A perda de capacidade da bateria varia de acordo com o uso e a configurao do produto, modelo do produto, aplicativos executados, configurao da alimentao e recursos do produto. ATENO: fator temperatura: A temperatura do notebook tem fator decisivo no bom funcionamento da bateria. A temperatura ambiente e o calor gerado internamente do aparelho danificam as clulas da bateria diminuindo seu tempo de vida til e podendo at explodir. A bateria do notebook foi projetada para fornecer a quantidade necessria de energia para o processador, ao mesmo tempo em que mantm os altos padres de segurana. Por isso, possvel que a bateria no seja carregada ou que pare de fornecer energia ao notebook quando a temperatura do notebook ultrapassar o nvel de segurana especfico para o qual foi projetado. 1. Caso a bateria parea durar menos do que o normal, 2. Pare de ser carregada antes de atingir 99%-100% da capacidade ou 3. Fique mais quente do que o normal. provvel que ela tenha atingido o estado de segurana "sem carga" para o qual foi projetada. Neste caso ela no

ser mais carregada at que o problema de temperatura seja corrigido. Solues: No use aplicativos que requeiram uma grande quantidade de recursos do sistema. Desligue o notebook e tire a bateria para permitir que ela volte a uma temperatura segura de operao. Certifique-se de que o computador est sobre uma superfcie rgida. Usar o notebook sobre a cama ou sobre o sof pode bloquear a ventilao, fazendo ficar superaquecido e ser desligado. Seguindo essas etapas, a bateria ir voltar temperatura normal de operao e continuar a carregar e descarregar como projetado.

NOTEBOOK QUE NO LIGA:

Fonte de alimentao:
Se o notebook simplesmente no d nenhum sinal de vida, a primeira coisa a se verificar a fonte de alimentao. Ateno: no confie que a fonte est funcionando perfeitamente s por que o led est aceso. Alm da possibilidade da fonte ter queimado devido a alguma intemprie, tambm comum que fontes de baixa qualidade apresentem capacitores estufados e outros defeitos aps alguns meses de uso. A fonte pode ento passar a oferecer uma tenso cada vez mais baixa, at que o notebook simplesmente no ligue e no inicie a carga da bateria. Porm, ainda pode estar acendendo o led.

Na maioria dos casos, a soluo mais barata reparar a fonte. As fontes usadas em notebooks no so diferentes das usadas em monitores de LCD e outros perifricos, por isso um tcnico especializado em manuteno de fontes pode resolver a maioria dos defeitos sem muita dificuldade. Ao optar por trocar a fonte, voc pode tanto procurar outra fonte idntica, do mesmo fabricante, ou comprar uma fonte "curinga", onde so fornecidos diversos encaixes, de forma que a fonte possa ser usada em conjunto com um grande numero de modelos.

Estas fontes so muito comuns no Ebay (cheque a categoria "Computers & Networking > Desktop & Laptop Accessories > Adapters, Chargers for Laptops"), embora a qualidade nem sempre seja das melhores. Em qualquer um dos casos, no se esquea de verificar a

tenso de sada (novamente usando o multmetro) antes de ligar a nova fonte no note. Testando a fonte: Primeiramente certifique-se da tomada possuir tenso e de que os conectores da fonte estejam em perfeito estado. Com o conector da fonte ligado na tomada mea a tenso de sada da fonte no conector que alimenta o notebook. Para isso use um multmetro na escala 20v DCV e compare com a etiqueta de especificaes da fonte. Mas, lembre-se de que existe uma tolerncia de 5% de diferena para mais ou para menos. Se a fonte estiver OK passe adiante.

Veja acima como so colocadas as pontas de prova para uma correta medio.

Conector de entrada de energia:


Se a fonte est fornecendo a tenso correta, a prxima possibilidade que as soldas do encaixe para o conector da fonte na placa me do note estejam quebradas. Este defeito muito comum nos Toshiba M35X, A65, A70, A75 e outros modelos, onde o conector diretamente soldado na placa me. Embora isso exija certa dose de habilidade manual, sempre possvel desmontar o note, remover a placa me e refazer as soldas do conector. Para ter certeza que o conector esta funcionando corretamente mea a tenso na placa me aps o conector de entrada de energia.

Bateria:
Existem duas situaes distintas em que a bateria impede um notebook de ligar, por isso, para no deixar dvidas, verifique se o problema no est relacionado abaixo: 1 - Alguns notebooks mais antigos no ligam se a bateria no estiver instalada. 2 Se a bateria estiver em curto (danificada), em alguns casos ela pode impedir o notebook de ligar. Mesmo que este esteja conectado a rede eltrica. Retire a bateria e tente ligar somente conectado a rede eltrica. Obs.. Caso seu notebook ligue normalmente quando conectado a rede eltrica e no ligue quando est conectado somente com a bateria, podemos deduzir que seu problema falta de carga ou bateria danificada. VEJA O CAPTULO PROBLEMAS COM A BATERIA.

Perifricos defeituosos:
Defeitos na m emria RAM, processador, HD e out ros perifricos podem causar este sintoma, teste-os em outro notebook ou retire-os um a um testando em seguida para ver se tem algum perifrico em curto que possa estar provocando este sintoma (obs.: antes de retirar os perifricos um a um desligue o notebook).

Placa me:
Este sintoma pode ser causado por falha geral na placa me CPU do notebook esta falha pode ser proveniente de solda fria no CI B GA controlador de vdeo da pl aca me do notebook, neste caso a pl aca dever ser recuperada em laboratrio de manuteno por profissional especializado em estao infravermelho, ar quente ou out ra especfica para retrabalho em solda BGA.

DEFEITOS COM A TELA LCD:


INTRODUO
Problemas relacionados com a tela LCD so muito frequentes. A tela LCD pode ser considerada um componente a parte do notebook, assim como o monitor um componente a parte do PC. Embora, parea estar unido em um s equipamento, na realidade isso no ac ontece. A tela LCD es t ligada ao notebook fisicamente apenas pelas dobradias e atravs de conexes pelo cabo flat o qual leva as informaes de vdeo e tambm a tenso que alimenta as lmpadas de iluminao da tela. Podemos comprovar isso facilmente apenas por ser perfeitamente possvel ligar e us ar o note book normalmente sem a tel a LCD, s implesmente conectando-o a u m monitor externo. Em muitas situaes isso ocorre realmente quando

a tela do notebook queima e no vale a pena comprar ou no podemos investir em uma tela LCD nova.

ATENO: COMO SABER SE O PROBLEMA EST NA TELA LCD?


O primeiro procedimento em manuteno limitar o defeito a uma rea especfica. No c aso da tel a LCD muito fcil saber se o problema realmente est na tela ou noutro componente, basta conectarmos um monitor externo na sada VGA do notebook, neste caso a imagem gerada na placa de vdeo env iada para o monitor externo. Em alguns notebooks, voc precisa pressionar uma combinao teclas, como Fn+F4, Fn+F5, Fn+F7 ou Fn+F8 para ativar o monitor externo.

Se a imagem que aparecer no monitor de vdeo estiver perfeita, sabemos, ento, que o problema est na tela do notebook. Mas, se no aparecer imagem no monitor externo ou a imagem continuar ruim, ento, o problema no est na tela do notebook e possivelmente est na placa me (veremos isso depois). Considerando a primeira hiptese onde c onseguimos limitar o defeito somente a tela LCD examinaremos com detalhe os itens a baixo: Neste tutorial abrangeremos a tela como o conjunto nico composto pelos Itens:

TAMPA DO NOTEBOOK. DOBRADIAS ARMAO METLICA DE SUPORTE DO DISPLAY CABO FLAT INVERTER CARD LMPADAS DE ILUMINAO (BACKLIGHT) DISPLAY DE CRISTAL LQUIDO (PAINEL LCD)

a) TAMPA DO NOTEBOOK:
A tampa do notebook a c arcaa superior, sua funo proteger o notebook e servir de suporte para o display LCD. Este item c onfeccionado de material resistente, por isso suporta todo ti po de adv ersidades como choques, batidas, gua, sol, etc. Mesmo assim ocorrem alguns defeitos: O problema mais comum com a carcaa ou tampa do note rachaduras prximas s dobradias ou espanao dos furos dos parafusos, isso geralmente acontece devido ao endurecimento das dobradias por ao do tempo ou mesmo falta de l ubrificao. Mas podem ocorrer tambm outras situaes de rachaduras, quebra de um canto ou furo ocasionado por objeto pontiagudo. Podemos substituir a tampa do notebook procurando em sites especializados pela marca e modelo exatamente igual ao danificado. Antes de c omprar fazemos um oramento cotando o preo da tampa, o frete, e a mo de obra para a desmontagem e montagem da tampa nova. Muitas vezes o cliente no quer investir o valor num notebook velho preferindo comprar um notebook novo, mas em outras situaes vantajosa a troca da tampa. Existe a pos sibilidade de encontrarmos a ta mpa usada, que custaria metade do pr eo. No s ite do M ercado Livre podemos encontrar peas usadas para notebooks. Ou fazendo uma pesquisa pelo Google.

Aqui temos alguns sites onde podemos comprar ou cotar os preos de carcaa de notebook.
http://www.pecasnotebook.com.br/v3/ http://informatica.mercadolivre.com.br/pecas-acessoriosnotebook/carcaca-notebook-notebooks-partes-carcacas

A segunda opo o conserto da tampa usando resina acrlica ou outro material que simule o plstico quebrado. O resultado final depender da tcnica usada e da habilidade do arteso, pois um trabalho completamente artesanal, embora existam lojas especializadas nestes consertos. Pequenos defeitos podem facilmente serem consertados com estas tcnicas com um custo baixo e muitas vezes no ficam perceptveis. A finalizao do acabamento assim como a pintura parte fundamental.

Mas, quando precisamos confeccionar uma parte quebrada em falta a coisa mais complicada e o resultado pode no ficar to perfeito. Mas se voc no quiser comprar nem consertar a carcaa quebrada pode fazer como nosso amigo aqui, que montou um note-pizza.

DOBRADIAS:
As dobradias sustentam a t ampa do notebook e s o responsveis pela movimentao da tela, por isso so muito exigidas. Os problemas mais comuns so o end urecimento das mesmas, quebra, folga e parafusos que no do aperto. Os defeitos geralmente ocorrem devido a o do tem po, uso constante e at falta de lubrificao.

Como resolver:
A melhor soluo no c aso de quebra ou fol ga a tr oca das

dobradias. Porm, a busca por dobradias originais no um trabalho fcil dependendo da marca ou modelo. Quando no possvel encontrar as originais podemos tentar adquirir alguma compatvel, usada ou mesmo at fazer pequenas adaptaes. No caso de endurecimento a s oluo m ais fcil, bastando retir-las da tampa, desmontar as partes mveis, lixar quando necessrio e lubrificar. Quanto parafusos, podemos substitu-los facilmente.

http://lista.mercadolivre.com.br/dobradica-notebook-toshiba http://loja.tray.com.br/loja/catalogo-120216-7-dobradicas

ARMAO METLICA DO SUPORTE DO DISPLAY:


Esta armao metlica tem a fu no de s uporte do di splay LCD. Dois parafusos de cada lado fixam o display nesta base a qual ser fixada na tam pa. Nos cantos inferiores est a furao para os parafusos (trs parafusos em cada canto). Esta armao no causa de problemas em telas de LCD, e dificilmente ser necessria sua troca. Caso seja necessrio encontramos em lojas especializadas para notebooks.

CABO FLAT:
O cabo flat do display LCD o responsvel por conectar a placa de vdeo do notebook ao display de cristal lquido da tela. Ele transporta todas as informaes de vdeo que sero necessrias fo rmao da imagem na t ela. Fazendo uma comparao com PCs este cabo seria o mesmo que conecta o gabinete (conector VGA) ao monitor de vdeo. O cabo Flat tambm tem a funo de levar a tenso de cinco volts que al imenta o i nverter, responsvel pela iluminao das lmpadas da tela.

SINTOMAS DE POSSVEIS DEFEITOS NO CABO FLET:


TELA TODA BRANCA SEM IMAGEM IMAGEM COM BORRES IMAGEM TREMIDA IMAGEM COM FALHAS Defeitos nos cabos flats impedem que a imagem chegue tela ou pode chegar com defeito.

CAUSAS: Em geral os defeitos ocorrem devido ao tempo


de uso. O movimento de abrir e fechar a tampa do notebook acaba quebrando o cabo e provocando mau contato ou at a perda total de contato. Mas devemos ter ateno no diagnstico porque nem sempre o problema propriamente no cabo, muitas vezes ele no es t corretamente conectado ou at des encaixado do conector, isso na placa me ou no display. O primeiro procedimento retirar o cabo e fazer uma anlise visual, tambm nos conectores. Depois reconectar corretamente. Caso continue o problema, antes de comprar um novo aconselhvel testar com outro cabo.
Tela LCD

Placa me Inverter

INVERTER:
O inverter um reator compacto que recebe 5volts da placa me e transforma em 1300volts necessrio para acender as lmpadas de iluminao da tela. Este componente responsvel por fornecer a energia que ir iluminar a tela (atravs das lmpadas), fazendo com que a imagem gerada na placa de v deo fique visvel. Quando este componente est danificado a tela fica escura, ou seja, sem iluminao. Mesmo assim, com a aj uda de um a iluminao auxiliar podemos notar que a imagem est na tela (muito fraca).

SINTOMAS DE DEFEITO NO INVERTER:


TELA ESCURA APAGADA TELA ESCURECIDA (NO APAGADA) IMAGEM APARECE VAGAMENTE (BEM FRACA) O Inverter uma plaquinha localizada na base da tela. Como ele um componente que trabalha com alta tenso, ele vem sempre protegido por uma capa plstica. O inverter o responsvel por 90% dos defeitos de tela apagada. Mas dificilmente ele queima, apenas perde a eficincia com o tem po de uso, passando a fornecer uma tenso um pouco mais baixa que o normal. Esta reduo j suficiente para fazer com que as lmpadas no acendam.

COMO RESOLVER: A soluo para este problema a troca do inverter. Podemos procurar em sites especializados o c omponente especifico para a marca e modelo de notebook que est danificada. recomendvel fazer um teste com outro inverter antes de comprar um novo, pois os sintomas do inverter so quase os

mesmos de lmpadas da tela LCD queimadas. Se voc tiver uma tela LCD reserva pode fazer o tes te da seguinte forma: 1. Desligue o notebook e desmonte a moldura da tela LCD at ter acesso ao inverter, normalmente est localizado na parte inferior. 2. Agora desconecte da sada do inverter o cabo que vem da tela LCD. 3. E conecte o cabo da tela LCD reserva na sada do inverter. 4. Ligue o notebook novamente. 5. Se o inverter realmente estiver danificado esta tela LCD reserva ficar apagada, igualmente a tela do notebook. 6. Se o inverter NO estiver danificado esta tela LCD reserva acender, ficando toda branca (mas sem imagem). Ento sabemos que o inverter est bom e o problema provavelmente lmpada queimada. O inverter possui um potencimetro que r egula a sada de tenso. Este potencimetro j vem ajustado de fbrica, mas podemos aumentar o ajuste um pouquinho, Girando-o para o sentido horrio voc aumenta a po tncia e par a o s entido anti-horrio a diminui. Gire o potencimetro cerca 10 graus no sentido horrio (muito pouco, quase nada). Em seguida, remonte a tela e faa o teste.

ATENO: Este procedimento s funciona se o inverter NO estiver queimado e n o uma soluo definitiva, apenas prolonga sua vida til por mais algum tempo. Em notebooks que utilizam LEDs para a iluminao da tela, os problemas so muito mais raros, j que eles no utilizam o FL inverter (os LEDs utilizam tenso de 5V ou 3.3V, fornecida diretamente pelos circuitos reguladores da placa me) e so utilizados um nmero muito grande de LEDs, de forma que a queima de um ou alguns deles no causa uma perda considervel de luminosidade.
LMPADAS DA TELA LCD:

Nos notebooks atuais encontramos apenas uma lmpada dentro do di splay LCD na p arte inferior, mas em notebooks mais antigos normal encontrarmos duas lmpadas nas extremidades da tela. As lmpadas so responsveis diretamente pela iluminao da tela. Elas recebem a alta tenso do inverter e iluminam toda a tela, fazendo com que as imagens se tornem visveis. Por esta razo que quando o inverter deixa de fornecer esta tenso tela tambm fica apagada. O principal sintoma de l mpada queimada o mesmo de falha no i nverter, ou s eja: tela apagada. Mas as lmpadas possuem uma longa durao e a hiptese de lmpada queimada deve ficar por ltimo. Apenas 5% das causas de tela apagada esto relacionada queima de lmpada. Se tivermos ateno, em alguns casos, podemos notar um sinal de defeito. A lmpada pode escurecer progressivamente e ficar com alterao na cor, com um tom levemente avermelhado. Isso ir piorando com o tempo at apagar totalmente.

Outro sintoma notado serve apenas para notebooks que possuem duas lmpadas, como dificilmente queimar duas lmpadas ao mesmo tempo, quando queimar uma lmpada a tela ficar 50% apagada e ser notado a iluminao somente em meia tela. Podemos testar as lmpadas utilizando um inversor testador de lmpadas LCD. Devemos desmontar a moldura da tela e encontrar na parte inferior o inverter, ento soltamos o cabo que vem da lmpada e conectamos neste testador (o qual faz o papel do i nverter). Se a lmpada estiver boa dev er acender, caso contrrio a l mpada est queimada e teremos que troc-la. Veja abaixo onde comprar um inversor testador:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198491663-inversoradaptador-p-ligar-2-ou-1iluminaria-neon-nf-_JM

COMO RESOLVER: Embora as lmpadas estejam localizadas dentro do pai nel LCD elas podem ser substitudas. O processo trabalhoso e exige muita ateno e cuidado, sendo necessrio a desmontagem total do painel lcd. Os componentes so frgeis e a montagem tem que ficar exatamente igual a original.

Antes de desmontar preciso encontrar a lmpada que seja compatvel com a sua tela. Atravs de sites especializados procuramos pela marca e modelo do notebook danificado.

DISPLAY LCD:
O display de cristal lquido (LCD) responsvel por transformar os dados de vdeo em imagens. Quando o defeito est restrito ao display de cristal Lquido (LCD) a nica soluo a sua troca por um novo. ATENO: A troca do LCD a ltima alternativa em termos de conserto da tela, s procedemos a troca quando se esgotaram as possibilidades de ter mos defeitos em algum dos itens citados anteriormente.

DISPLAY LCD RACHADO OU QUEBRADO: As telas de v isor LCD nos notebooks so feitas de duas camadas finas de vidro com material de cristal lquido escuro entre elas. O vidro coberto no exterior por uma camada de plstico. As rachaduras no vidro no podem ser sentidas devido c obertura de pl stico, que raramente quebra ou racha. Os clientes costumam achar que o visor LCD no quebra porque eles no podem perceber isso. ATENO: As manchas e as rachaduras s aparecem quando ligamos o notebook. A iluminao da tela torna visveis as falhas. Quando o vidro do visor LCD quebra, qualquer destas situaes pode acontecer: 1. Linhas ou padres podem aparecer na tela. 2. possvel que haja muitas linhas ou s algumas. 3. Manchas pretas tambm podem aparecer. Isto pode ser material de cristal lquido saindo de uma rachadura. 4. Uma rachadura pode estar presente, o que causa linhas, mas no h manchas de cristal lquido aparentes.

5. As manchas podem ser pequenas ou podem aparecer mais tarde ou crescerem com o tempo. 6. A tela pode estar totalmente preta, no entanto, algum tipo de padro normalmente pode ser visto se voc olhar bem. Veja abaixo imagens de display de notebooks quebrados ou rachados:

Os displays LCDs rachados exibem imagem em diversos padres diferentes. Esse tipo de dano fsico pode ser detectado j nas operaes de inicializao, antes que o computador entre no W indows. O display LCD deve ser substitudo. O notebook pode funcionar perfeitamente ao ser conectado a um monitor externo.

TELA LCD COM PONTINHOS BRILHANTES OU PRETO:

Tambm chamados de dead pixel, um defeito fsico que j vem de fbrica, em razo da natureza da tecnologia LCD, um determinado nmero de pontos (pixels) pode no ser exibido corretamente. Caracteriza-se por um pequeno ponto defeituoso na te la. Com a tela acesa nota-se um pontinho preto, ou c om a tel a escura nota-se um pontinho brilhante que pode ter uma s cor slida ou apenas branco. So chamados pixel mortos ou defeituosos. Este defeito no tem conserto, somente a troca do display. O controle de qualidade das fbricas testam as telas e de acordo com normas aceitam um mnimo de pixels defeituosos por aparelho, os quais no afetaro a qualidade da imagem. Cada pixel do LCD formado por um conjunto de trs transstores, um para cada cor. Quando alguns dos transstores passam a queimar, seja qual for o motivo, a tela passa a apresentar um nmero crescente de badpixels. Eles so relativamente benignos, j que no impedem o uso da tela, apenas tem um aspecto visual desagradvel. O aparecimento de bad-pixels causados pelo

"envelhecimento" da tela

era

comum

em

notebooks

antigos, mas as telas atuais possuem uma qualidade de fabricao muito superior e por isso eles se tornaram um problema mais raro. Em um notebook atual, se a tela no vem com bad-pixels de fbrica, muito difcil que eles apaream posteriormente.

Todos os defeitos das telas LCD devem ser examinados sob a maior resoluo possvel, usando-se os planos de fundo mais claros e escuros possveis, porque algumas falhas dos subpixels podem no s er facilmente visveis sob certas condies. possvel instalar os drivers de vdeo e de BIOS atualizados para eliminar qualquer problema potencial de software de vdeo. Se o problema continuar e a tela tiver muitos defeitos de pixels em certa rea isso afetar a imagem e ser necessria a tr oca do display ou do notebook quando este estiver na garantia. Um problema mais grave a corrupo da tela, causada por defeitos na placa controladora. Neste caso o LCD pode apresentar desde linhas horizontais ou verticais ou defeitos de atualizao em imagens em movimento, at um borro completo ao invs da imagem:

IMAGEM BORRADA OU COM LISTRAS SO SINTMAS DE PROBLEMAS NA PLACA CONTROLADORA DE VDEO.

PLACA CONTROLADORA DE VDEO DO DISPLAY LCD.

QUANDO DEVEMOS TROCAR O DISPLAY LCD:

QUANDO O DISPLAY ESTIVER QUEBRADO OU RACHADO QUANDO O CLIENTE OPTAR POR COMPRAR UM NOVO, EM VEZ DE CONSERTAR. QUANDO DETECTADO PROBLEMAS NA PLACA LGICA DO DISPLAY LCD. QUANDO APRESENTAR LISTRAS, BORRES OU OUTROS DEFEITOS DE IMAGEM E NO FOR PROBLEMA NO CABO FLAT. QUANDO NO APRESENTAR IMAGEM, S TELA BRANCA E NO FOR PROBLEMA NO CABO FLAT. QUANDO A TELA FICAR TODA PRETA E NO FOR PROBLEMA NO CABO FLAT, INVERTER OU BACKLITHG.

A troca do display LCD um procedimento simples, que no requer instalao de software nenhum. Simplesmente desmontamos toda a t ela e retiramos o di splay danificado. Procuramos outro display original ou c ompatvel (em sites especializados) e remontamos tudo novamente. Depois de montado e estando todos os cabos conectados corretamente a tela volta a funcionar perfeitamente.

DEFEITOS DE IMAGEM NO RELACIONADAS COM A TELA LCD:


Quando fazemos o primeiro procedimento de teste, onde devemos limitar o defeito a uma rea especfica, e conectamos um monitor externo ao no tebook, percebemos

que a imagem do monitor tambm apresenta defeitos igualmente a tela LCD do notebook. Comprovamos ento que o defeito originado a partir da placa me. Neste caso a nossa rea de atuao para solucionar o defeito no mais a tela LCD e sim a placa me, dispositivos conectados a ela e softwares.

DICAS PARA INICIAR A RESOLUO DE PROBLEMAS DE VDEO:

Se o m onitor estiver sem imagem (tudo preto ou tudo branco), ou a imagem estiver rachada ou distorcida j durante o processo de inicializao (tela do Bios), provavelmente h al gum dano fs ico que exigir reparo ou substituio.

Se a imagem estiver limpa na tela de inicializao, mas com defeito quando entrar o Windows. Ento, existe grande chance de s er problemas de s oftware. Talvez seja possvel corrigir o p roblema instalando os drivers mais recentes da placa grfica, do chipset ou formatando e faz endo uma nova instalao do s istema operacional. Existe, ainda, a possibilidade de atualizao do BIOS (quando comprovada necessidade). Se a imagem normalmente est clara, mas fica distorcida ao executar um programa especfico com requisitos altos de vdeo, como assistir a vdeos ou jogar games online, talvez seja possvel corrigir o problema alterando a r esoluo de tela, ou instalando drivers atualizados do site do fabricante do chip grfico, ou reinstalando o aplicativo ou, ainda, talvez o hardware no tenha os requisitos exigido pelo aplicativo.

Ajustes de brilho:
Verifique na primeira avaliao do problema o ajuste de

brilho da tela LCD. O ajuste errado pode deixar a tela escura e a i magem desfocada. J houve casos que o c liente sem querer alterou a configurao de br ilho e l evou o notebook para assistncia. Para configurar o brilho aperte a tecla Fn e a tecla com smbolo sol na primeira fileira de teclas parte superior do teclado.

Ajuste de cor e contraste:


Em alguns casos basta dar um clique direito em qualquer rea vazia do d esktop e es colher propriedades de vdeo ou propriedades grficas ou atr avs do pai nel de controle em configuraes de vdeo. Clique em restabelecer configurao padro ( o melhor ajuste).

Ajuste de resoluo:
A tela com resoluo errada pode distorcer a i magem. Para ajustar faa atravs do painel de controle em Ajuste de resoluo do ec r. Ajuste sempre para a m aior resoluo para este monitor (recomendado).

Drivers da placa grfica (vdeo):


Os drivers da placa grfica devem estar atualizados, quando ficam muito tempo sem atualizaes deixam de acrescentar novas funes necessrias para o perfeito funcionamento de um hardware ou software atual, causando erro. Para fazer a atualizao basta ir no gerenciador de dispositivo/ dois cliques sobre placa grfica/ clique direito sobre a pl aca instalada/ escolha propriedades/ clique em atualizar controlador (voc precisa estar conectado na internet). A atualizao ser automtica (se existir um driver mais atual do que es te que est instalado). Ou podemos verificar em propriedades da placa grfica a data da verso do driver instalado e buscar no site do fabricante a verso mais

recente disponvel. Baix-la e instal-la.

Chave de acionamento da tampa:


A chave do acionador da tampa um boto pequeno localizado acima do teclado e dos LEDs, no lado direito ou esquerdo do notebook. Ela tambm pode estar localizada prxima ou sob s dobradias da tela. A funo do acionamento desta chave pode ser configurado nas opes de energia como: desligar o notebbok , apagar a tela, hibernar ou di minuir iluminao. Sempre que a tampa do notebook fechada esta chave acionada e problemas como boto emperrado, mau contato ou chave em curto podem levar a erro de diagnstico. Pressione a chave de duas a tr s vezes, observando a tela. Se a tela deixar de ficar fraca, pode ser necessrio consertar a chave.

DISPOSITIVOS DA PLACA ME QUE PODEM CAUSAR ERRO DE IMAGEM.


MEMORIA RAM: A memria RAM o primeiro dispositivo da placa me suspeito, podemos dizer ainda que os defeitos incidem 80% dos casos sobre ele. Isso acontece porque a grande maioria dos notebooks utilizam memria compartilhada para o vdeo e defeitos na memria podem causar tambm o aparecimento de falhas na imagem, incluindo o aparecimento de linhas horizontais ou verticais. Se o defeito se restringir rea utilizada pelo vdeo (normalmente os primeiros endereos do mdulo), o sistema pode funcionar de forma perfeitamente estvel, com os problemas se restringindo ao vdeo, por isso importante sempre checar a memria antes de colocar a culpa no LCD ou controladora de vdeo.

Retire os mdulos de memria, limpe seus contatos e aplique limpa contatos tambm nos slots da placa me. Se no resolver coloque apenas um mdulo de memria anteriormente testada em outro notebook. Caso persistir o erro, ento eliminamos a hiptese de ser problema de memria (deixe o mdulo de memria testada conectada placa me para prosseguir os testes).

PLACA DE VDEO OFBOARD: Alguns notebooks utilizam placas de vdeo independentes, ligadas atravs de um slot interno. O melhor exemplo so os notebooks baseados nas placas nVidia GeForce Go Neste caso, no apenas o chipset de vdeo, tambm a memria fazem parte de um mdulo separado, que (embora seja um componente relativamente caro e incomum) pode ser substitudo em caso de problemas.

A placa de v deo offboard ou placa grfica c onectada a placa me atravs de s lot de ex panso. Devemos verificar se est conectada corretamente, limpar seus contatos e tambm o slot da placa. Caso continue o erro coloque outra placa de v deo anteriormente testada. Ou teste esta placa em outro notebook. CHIP DE VDEO ONBOARD: Quando chegamos at aqui e ainda estamos com problemas de vdeo (se os testes anteriores foram realizados corretamente), podemos suspeitar que o pr oblema est no chip de vdeo. Este chip soldado na pl aca e por vrios motivos ocorre a quebra da solda (chamado de solda fria). O processo de substituio um pouco mais complexo e deve ser realizado por tcnicos com experincia em manuseio de componentes com tecnologia BGA (ver captulo sobre BGA).

CHIPSET: O chipset comanda todas as funes relacionadas a memria e v deo. Da m esma forma que o chip de v deo o chipset possui tecnologia BGA e requer experincia e equipamentos apropriados para conserto.(ver captulo sobre BGA). BIOS: O Bios s deve ser atualizado quando for constatado que a causa do defeito realmente o B ios. Mesmo que o s eu Bios no tenha a ltima atualizao no necessrio atualiz-lo, a menos que esteja causando algum mau funcionamento. Embora no seja muito difcel, o processo implica em risco, por isso deixamos por ltimo.

PROCESSADOR:

O processador queimado tambm ocasiona a falta de vdeo. Quando os primeiros testes no do resultado positivo podemos retirar o processador e test-lo em outro notebook. No aconselhvel colocar um processador bom para fazer teste em notebook defeituoso, pois se a placa me estiver em curto poder danificar tambm este processador.

PLACA ME:

Componentes da placa me queimados podem afetar o circuito de vdeo. Neste caso geralmente a melhor soluo a troca da pl aca, mas caso queira arriscar um conserto de placa, este exige que o tcnico tenha uma capacitao maior.

PROBLEMAS COM A NOTEBOOK:

PLACA ME DO

Mau contatos e oxidaes:


Assim como nos desktops, problemas de mal contato e oxidao so muito comuns. Dependendo do componente afetado pode impedir um notebook de ligar ou causar maus funcionamentos e travamentos. Os procedimentos so o seguinte: 1. Abra o notebook e retire: o HD, placa wireless, drive de DVD e qualquer outro perifrico que esteja conectado a placa. 2. Deixe somente os que so necessrios para que a placa funcione: processador, cooler, um pente de memria RAM e o vdeo que geralmente integrado. 3. Faa uma inspeo visual da placa me

bem detalhada de preferncia com uma lupa. 4. Tente encontrar algum capacitor estufado, algum chamuscado de possvel curto, trilha rompida ou componente danificado. 5. Limpe os contatos do pente de memria com uma borracha escolar branca (nos dois lados), passe um

pincel de cerdas macias nos contatos do pente para retirar resduos e nos slots da memria tambm. Use agora um limpa contato em spray em pequenos jatos nos contatos do pente e nos slots de memria tambm. 6. Experimente colocar somente um pente de memria trocando-o de slot. E se tiver um pente de memria RAM bom e compatvel troque-o e teste novamente. 7. Agora tente ligar a placa novamente, geralmente resolve 70% dos casos. Se no foi possvel ainda ligar a placa me, a prxima etapa exige que o tcnico tenha bons conhecimentos em eletrnica e conhea tambm os circuitos de alimentao da placa me, assim como as tenses de alimentao dos principais componentes como processador, chipset e memria Ram. Com uma correta medio possvel saber qual componente est danificado para proceder a sua substituio ou reparao. Se por acaso no tiver conhecimento nesta rea o ideal ser levar a placa a um profissional capacitado.

PLACA ME OXIDADA:
Quando podemos suspeitar de placa me oxidada? Resposta: Se aps fazer todas as medies e testes de rotina em seus componentes e no forem encontrados defeitos, mas mesmo assim o notebook continua com problemas, podemos, ento, suspeitar de oxidao na placa me. Alguns sintomas so: defeitos intermitentes, travamentos, imagem que some e depois volta, desligamentos repentinos ou simplesmente no liga mais. Porque ocorre a oxidao? Resposta: O grande causador da oxidao a umidade. Notebooks presentes em lugares com alta umidade do ar, lugares com maresia, notebooks que molharam ou que foi derramado lquido no seu interior e notebooks que no foram ligados por longo tempo so fortes candidatos a apresentarem este defeito. Ateno: O problema relacionado com a oxidao geralmente passa despercebido pelo tcnico que em geral diagnostica como curto na placa me ou chipset com solda fria, porque os sintomas muitas vezes so os mesmos. Desta forma condena a placa me erradamente. A oxidao vai minando os contatos da placa lentamente, podendo ocorrer em qualquer ponto e sem apresentar sintomas inicialmente. Por isso mais comum ocorrer este defeito do que muitos imaginam. Por exemplo, se voc deixou seu notebook pegar chuva, mesmo secando em seguida, ele pode ligar normalmente e aps alguns meses

vir a apresentar problemas de oxidao. O mesmo caso acontece quando derramamos lquido no teclado. Quando ainda no se sabe precisamente qual componente da placa est com defeito recomendvel, antes de fazer um retrabalho no chipset ou condenar a placa, suspeitar de oxidao e realizar um procedimento simples de limpeza e ressoldagem. Em muitos casos o problema resolvido.

Como resolver este defeito? 1) Desmontagem do notebook e retirada da placa me. 2) Retirar todos os perifricos da placa: Processador, cooler, dissipador, memria, placa wireless. Etc. 3) Fazer uma limpeza nos dois lados da placa com pincel antiesttico e jato de ar. Remover toda poeira possvel. 4) Aplicar em toda a placa, nos dois lados, um bom antioxidante em spray (exemplo: Renomax limpa contato). Aplicar em todos os pontos de contato, como soquete do processador, slot de memria e conectores em geral. 5) Deixe o produto agir por vinte minutos no mnimo. 6) Secar a placa com secador ou soprador ou estao de retrabalho. A secagem deve ser lenta e com temperatura mdia e movimentos circulares, direcionando o ar para os lugares que possam guardar umidade. 7) Aps a secagem examine a placa e poder encontrar pequenos pontos esbranquiados (oxidaes). 8) Agora aplique lcool isoproplico em toda a placa. Para aplicar use um frasco do tipo desodorante e jogue em

pequenas quantidades em forma de jatos, sem inundar a placa. Deixe agir por mais dois minutos. 9) Use uma escova antiesttica apropriada para limpeza de placas e escove toda a placa com muito cuidado para no danificar os componentes, principalmente nas partes esbranquiadas. 10) Terminada a limpeza faa a secagem da placa novamente como no passo 6. 11) Com a placa completamente seca observar tambm se existe solda fria (a solda fria possui trincas interna e perdem o contato, sua aparncia acinzentada e sem brilho) voc tambm pode usar uma lupa com iluminao e analisar a placa toda, todos os componentes soldados na placa. Obs. Este trabalho muito minucioso e exige muita pacincia. 12) Aps analisar toda a placa, tendo encontrado solda fria com quebradias ou no, voc dever iniciar o processo de retrabalho na placa. - O processo de retrabalho da placa consiste em renovar a soldagem dos componentes e de todos os pontos de contato. Neste processo usado o fluxo de solda e a estao de ar quente. Use um fluxo de solda de qualidade e apropriado para ressoldagem de placas. E estao de ar quente com temperatura mdia e pouca vazo de ar. O fluxo de solda tem a propriedade de impregnar e agir nas soldas antigas e com o aquecimento renova e restabelece o contato novamente.

13) Aplicar o fluxo de solda na placa (em cima da solda dos componentes), e com a estao de retrabalho ir aquecendo e ressoldando toda a placa. Este processo simples e no danifica nenhum componente, porm, exige um pouco de experincia no uso da estao de retrabalho e cuidado para no dessoldar componentes da placa. 14) Aps trmino da ressoldagem, aguardar a placa esfriar "naturalmente", no utilizar ventilador ou soprador pois pode fazer a solda ficar quebradia. 15) Agora s montar novamente e testar. Em muitos casos o problema resolvido.

BGA:
Por experincias prtica na rea e relatos de tcnicos o principal suspeito de impedir um notebook de ligar quando chegamos at aqui problemas de solda fria em chipsets com tecnologia BGA. A tecnologia BGA consiste em soldar o componente (chipset ou outros) na placa com pequenas esferas de solda, desta forma unindo o contato do componente em sua parte inferior com o contato na placa. Por alguns motivos como superaquecimento estas soldas trincam ou soltam da placa causando mau funcionamento do componente e dependendo do componente no deixando a placa ligar. Este tpico referente BGA est bem detalhado mais a frente.

Instabilidade:
Ainda mais comuns do que os casos onde o notebook simplesmente "morre" so os casos de instabilidade, onde o notebook trava, apresenta erros diversos ou simplesmente desliga sozinho de tempos em tempos, ou nos momentos de maior atividade.

Assim como em um desktop, problemas de instabilidade podem ser causados pelos mais diversos fatores, incluindo

problemas de software, problemas de superaquecimento causado pelo acumulo de p nos dissipadores, defeitos nos mdulos de memria, entre outras possibilidades.

Antes de abrir a mquina precisamos saber com certeza se o problema est relacionado a software ou hardware: O CD com uma distribuio Linux que rode direto do CD uma ferramenta muito importante nesta hora. O tcnico pode baixar da internet um CD pronto ou montar o seu a seu gosto com ferramentas que saiba manusear muito bem, como: Teste de memria, verificao de HD, monitores de temperatura, velocidade do cooler, tenses dos principais circuitos, particionadores e outros que achar necessrio. A ideia principal deixar o notebook funcionando por algum tempo com este SO (Linux), realizar tarefas pesadas e monitorar o comportamento atravs das ferramentas contidas no prprio CD. Caso o problema desaparea, ento, descartamos problemas de hardware e conclumos que o problema est no sistema operacional Windows ou algum aplicativo. Uma reinstalao do sistema resolver o problema. Mas, caso tudo continue igual, conclumos ser mesmo problema de hardware e com as ferramentas de teste do prprio CD comeamos a testar os principais componentes.

A memria RAM a que tem maior probabilidade de estar causando o defeito, por isso iniciamos um teste completo com o memtest. O mais comum que o note possua dois slots de memria, um externo, acessvel atravs das tampas inferiores e outro interno, acessvel depois de remover o teclado (como no HP6110). Nestes casos, voc s precisa identificar qual dos mdulos apresentou o defeito e substitu-lo. Se o defeito for nos ltimos endereos, possvel tambm limitar a quantidade de memria usada pelo sistema e assim evitar o uso da parte onde esto as clulas defeituosas, o que pode ser usado emergencialmente em casos onde no possvel substituir os mdulos. No Linux isso feito passando a opo "mem=384M" (onde o "384" a quantidade de memria que deve ser usada) para o Kernel na tela de boot. O procedimento varia um pouco de distribuio para distribuio. No Knoppix voc digitaria "knoppix mem=384M" na tela de boot, no Kurumin seria "kurumin mem=384M". No Ubuntu preciso pressionar a tecla "F6" e em seguida adicionar o "mem=384M" (sem mexer nas depois opes da linha). No caso do Windows XP, possvel usar a opo "/maxmem=". Adicione a linha no arquivo "boot.ini", especificando a quantidade de memria que deve ser utilizada (em MB), como em "/maxmem=384". Esta

alterao pode ser feita tambm atravs do msconfig, atravs da aba "Boot.ini > Opes Avanadas".

Memria X vdeo
Como a grande maioria dos notebooks utilizam memria compartilhada para o vdeo, defeitos na memria podem causar tambm o aparecimento de falhas na imagem, incluindo o aparecimento de linhas horizontais ou verticais. Se o defeito se restringir rea utilizada pelo vdeo (normalmente os primeiros endereos do mdulo), o sistema pode funcionar de forma perfeitamente estvel, com os problemas se restringindo ao vdeo, por isso importante sempre checar a memria antes de colocar a culpa no LCD ou controladora de vdeo. Em casos onde os chips referentes ao mdulo interno vem soldados placa me do notebook, a situao fica mais complicada, j que voc no tem como substituir os chips de memria diretamente:

A soluo "correta" neste caso seria substituir a placa me. Algumas autorizadas possuem cmaras de vapor e so capazes de substituir os mdulos, mas no o tipo de coisa que voc pode fazer usando um ferro de solda. Se o reparo no for possvel e voc chegar ao ponto de descartar a placa, uma ltima soluo desesperada que pode tentar remover os mdulos (com muito cuidado, para evitar danificar outros componentes) e passar a usar um mdulo instalado no slot de expanso. Se no houver nenhuma trava relacionada ao software, o BIOS vai detectar a remoo da memria integrada e passar a usar o mdulo instalado no slot.

Superaquecimento
Se o notebook funciona de forma aparentemente normal por algum tempo, mas trava, reinicia ou desliga ao executar tarefas pesadas, muito provavelmente temos um problema de superaquecimento. A soluo neste caso remover o cooler do processador, fazer uma boa limpeza e substituir a pasta trmica do processador. Em alguns notes o cooler fica bem acessvel atravs das tampas inferiores, mas em outros preciso desmontar o note para chegar at ele. Uma opo rpida para desobstruir o exaustor sem precisar desmontar o note usar um jato de ar comprimido na sada de ar. O problema neste caso voc apenas espalha a sujeira dentro do note ao invs de remov-la. Isso faz com que o fluxo de ar gerado pelo cooler acabe

movendo o p novamente para a sada do cooler, fazendo com que o problema de superaquecimento reaparea mais rpido do que demoraria ao fazer uma limpeza completa. Alm do acmulo de p nos dissipadores, comum a entrada de p dentro do prprio motor de rotao do cooler, o que causa o aparecimento de um rudo irritante e faz com que o exaustor gire cada vez mais devagar (ou at pare completamente). A soluo desmontar o exaustor e fazer uma boa limpeza interna. Na maioria dos coolers para notebook, o motor e a hlice do cooler so presas apenas pelo conjunto de ms, de forma que basta puxar. Em alguns casos as duas partes so presas por uma presilha, escondida sob uma etiqueta. Limpe bem as partes internas do motor, usando um cotonete embebido em lcool isoproplico e coloque um pouco (pouco!) de p de grafite antes de fechar. Ele funciona como um lubrificante seco, que faz seu papel sem o risco de ressecar ou se misturar sujeira com o tempo. O p de grafite usado para desemperrar fechaduras e pode ser encontrado facilmente em lojas de ferragens ou lojas de 1.99.

HD e DVD
Assim como nos desktops, os HDs de notebook tambm apresentam defeitos mecnicos e muitas vezes precisam

ser substitudos. Por sorte, os HDs so um componente padronizado, de forma que voc pode substituir o drive em caso de defeito ou ao fazer upgrade sem muitas dificuldades. A principal cuidado ao comprar verificar se o HD usa interface IDE ou SATA. Cada modelo de note utiliza uma baia um pouco diferente, por isso o HD instalado dentro de um suporte metlico e inclui um conector destacvel. Ao substituir o HD, voc s precisa desmontar o conjunto:

Em casos de perda de dados, os procedimentos de recuperao so os mesmos de um desktop. Voc pode remover o HD do notebook e plug-lo em outro micro usando uma gaveta USB ou um adaptador para instal-lo diretamente nas portas IDE ou SATA do desktop. possvel encontrar tanto adaptadores para drives de 2.5 IDE (velhos conhecidos de quem trabalha com manuteno) quanto adaptadores para os novos drives de

2.5" SATA. Por serem relativamente raros, estes adaptadores podem custar muitas vezes R$ 50 ou mais em lojas do Brasil, mas so muito baratos se comprados no Ebay. Outra opo dar boot no prprio notebook usando uma distribuio Linux live-CD e copiar os dados para um compartilhamento de rede, ou um HD externo. Em casos onde os dados foram apagados e voc precisa usar um programa de recuperao como o Easy Recovery ou o PC Inspector para recuper-los, um opo fazer uma imagem do HD usando o dd, a partir do prprio liveCD, salvando a imagem em um HD externo, restaurar a imagem em outro HD, instalado em um desktop (obtendo assim um clone do HD original) e rodar o programa de recuperao no HD clonado. Desta forma, voc no corre o risco de piorar as coisas manipulando os dados salvos no HD original.

Um dos problemas fundamentais com os HDs que, por guardarem uma quantidade muito grande de informaes, qualquer defeito tem um efeito potencialmente catastrfico. As perdas de dados podem ser divididas em duas classes: as causadas por defeitos mecnicos, onde o HD

realmente para de funcionar, impedindo a leitura e defeitos lgicos, onde os dados so apagados, ou ficam inacessveis. Em ambos os casos, possvel recuperar os dados, embora varie o esforo e recursos necessrios. Assim como no caso dos HDs, os drives pticos so padronizados e podem ser substitudos, inclusive usando um drive removido de outro notebook. A principal observao que alguns notebooks antigos, com leitores de CD, no se do muito bem com gravadores de CD e DVD, pois estes consomem mais energia.

Em muitos casos, os problemas de leitura podem ser causados pelo acmulo de sujeira na lente ou no mecanismo de leitura do drive. Neste caso uma boa limpeza e lubrificao pode resolver.

Modem e placa wireless


Assim como nos desktops, os modems discados includos nos notebooks podem se queimar ao receber uma descarga atravs da linha telefnica. O nico motivo disto ser menos comum nos notebooks que eles no costumam ficar o tempo todo ligados na linha telefnica como o caso de muitos desktops, muitas vezes o modem sequer usado.

De qualquer forma, em caso de queima do modem, quase sempre o dano se restringe placa MCD, que contm os componentes analgicos do modem. Voc pode substituir a placa por outra retirada de um note similar:

Ao contrrio do modem, muito raro que a placa wireless apresente qualquer defeito, j que ela no vulnervel a descargas externas como ele. A possibilidade da placa wireless se queimar ou apresentar defeito, no maior do que a do chipset da placa me, por exemplo. A maioria dos "defeitos" relacionados placa wireless so relacionados a problemas de configurao. Por exemplo, na maioria dos notebooks, o boto que ativa e desativa o transmissor da placa wireless controlado atravs de funes do ACPI, o que faz com que ele s funcione depois de instalar o driver ou utilitrios correspondente do fabricante. Na maioria dos notebooks da Acer, por exemplo, voc precisa instalar (alm dos drivers), o "Launch Manager" caso contrrio voc no consegue ativar o transmissor da placa Wireless no Windows.

No Linux esta funo desempenhada por um mdulo de Kernel que, nas distribuies recentes, vem pr-instalado no sistema. O processo manual seria carregar o mdulo "acer_acpi", usando o comando "modprobe acer_acpi" e em seguida ativar o transmissor usando o comando "echo "enabled : 1" > /proc/acpi/acer/wireless". Este o tipo de coisa que pode ser feita automaticamente pelo sistema durante a fase de deteco do hardware e muitas distribuies realmente o fazem de forma automtica. Alm da questo dos drivers, temos os problemas normais relacionados conexo com a rede wireless. O sinal pode estar sendo atenuado por paredes, lajes ou interferncias presentes no ambiente (como aparelhos de microondas) ou o ponto de acesso pode ter sido configurado para no divulgar o ESSID, o que faz com que a rede no aparea no utilitrio de conexo, at que voc tente conectar-se a ela manualmente, especificando o nome da rede.

Outra questo comum que pontos de acesso 802.11g ou 802.11n podem ser configurados para no aceitar a conexo de placas de padres anteriores, deixando de fora notebooks com placas 802.11b, por exemplo. Neste caso no existe muito o que fazer alm de mudar a configurao do ponto de acesso, ou atualizar a placa do notebook. Alm da possibilidade de instalar uma placa PC-Card ou

ExpressCard, perfeitamente possvel atualizar a placa Mini-PCI ou Express Mini do notebook caso desejado.

Ambos so barramentos padronizados, de forma que do ponto de vista do hardware a alterao perfeitamente normal. Apesar disso, existem casos de incompatibilidades entre novas placas e o BIOS. Neste caso voc recebe uma mensagem "Unsupported Card Detected" (ou similar) ao ligar o note e precisa ir atrs de uma atualizao de BIOS ou de outra placa que seja compatvel com o BIOS original.

TOUCH PAD NO FUNCIONA Quando o touch pad no funciona verifique se no foi desativado acidentalmente, pois alguns notebooks apresentam uma chave que desliga o dispositivo e em outros casos pode ser desativado via software. O touch pad ou seja, a rea sensvel ao toque presente em notebooks motivo de discusso entre os usurios. Alguns se sentem muito bem e no deixam de us-lo, enquanto outros o abominam e fazem questo de usar mouses convencionais. No entanto, estes ltimos usurios ainda enfrentam algumas inconvenincias. Por exemplo: ao digitar um texto, pode acontecer de passar pelo touch pad e mover o cursor ou clicar em algo involuntariamente, prejudicando o trabalho. J outros usurios enfrentam problemas de desconforto e falta de costume. Seja qual for o problema, fcil desativar ou reativar o touch pad do seu notebook. Em muitos casos, o prprio notebook dispe de um boto para desligar este componente. D uma boa olhada no seu computador ou no manual dele em busca de orientao neste sentido.

Caso no haja tal boto, a soluo desativar o touch pad via Windows, e isso pode ser feito de duas maneiras. Primeiro, procure por algum programa especial que

controle o dispositivo. Acesse o controlador do seu notebook para isso. Cada marca e modelo oferecem diferentes softwares controladores. Depois de localizado, no deve ser difcil desativar, ou se for o caso reativar o dispositivo. A segunda maneira (e esta no depende de nenhum programa, o utilizar o Painel de Controle (Iniciar Configuraes - Painel de Controle). D um duplo clique em Sistema. Clique sobre a aba Hardware e clique no boto Gerenciador de Dispositivos. Onde aparece Mouse e outros dispositivos apontadores, clique em+ para expandir esta opo. Voc dever ver dois mouses listados: o touch pad e o mouse externo. Clique com o boto direito sobre o touch pad e selecione a opo DESINSTALAR, ou se for o caso INSTALAR

Este procedimento pode ser revertido facilmente, bastando seguir estes mesmos passos.

CONSERTO DE TECLADO

TECLADO

Este dispositivo tem como finalidade, permitir ao usurio fazer alteraes no sistema. De todos os perifricos, considerado um dos mais lentos e tem um tratamento especifico na arquitetura do notebook e tambm por ter influencia do usurio para ser ativado. A formao das teclas varia de acordo com a lngua do pas, sua composio pode variar de 84 a 105 teclas, que se dividem em caracteres numricos, alfas numricos, alfabticos e teclas de funes.

TECLAS DE FUNES. As teclas de funes tm como objetivo fazer executar instrues programveis como: acesso a comandos do setup da bios ou dentro do sistema operacional, atravs das teclas que vo de F1 a F12 ou funes especificas do equipamento como volume do som, comandos para o CD entre outras, que so acionadas em conjunto com a tecla Fn.
PROCESSO DE RETIRADA DO TECLADO.

Para retirarmos o teclado, devemos observar como est presa a sua estrutura, que se adapta com as demais do notebook. Normalmente, devemos retirar a tampa que se localiza na base da tela, parte superior do teclado, que em alguns casos fazem parte do acabamento das dobradias, que so fixadas por parafusos na parte de trs ou tambm na parte debaixo do notebook. Sendo o teclado preso por parafusos na parte superior ou travas em sua lateral. Sempre aconselhvel ter em mos o manual de servio do aparelho. Nele podemos verificar a localizao de todo s os parafusos e encaixes de fixao de todas as peas.
Exemplo:

CONTROLE DA MATRIZ

O controle da matriz est diretamente ligado a um cabo que constitudo pelo prprio material da pelcula do teclado, que se conecta na placa CPU (motherboard). Sendo este controlado por um dispositivo de controle de teclado, que pode ser um controlador isolado ligado ao barramento de dados e endereos, ou agregado a um chipset de vrias funes. Formao das Teclas (layout). As figuras abaixo so exemplos de layout de teclados mais encontrados no mercado do notebook.

'

TECLADO SUIO

REPARO Uma funo secundria para o teclado proteger o equipamento contra danos caso voc derrube caf ou outr as bebidas sobre ele. Desde que a quantidade de lquido no seja muito grande e voc seja rpido, o mais provvel que o lquido encharque o teclado e escorra para fora, sem atingir os componentes internos. O grande problema que o a car e outr os resduos faro com que as teclas fiquem pegajosas ou deixem de dar contato. Voc tem ento a opo de trocar o teclado inteiro, ou tentar limpar a sujeira. Seu reparo comea com uma inspeo visual, que tem o objetivo de identificar a causa do problema (queda de lquidos como: caf, refrigerante, gua e etc), logo aps deveremos destravar a placa de alumnio da base das chaves, tendo assim em mos a matriz. Devemos observar como so separadas as pelculas, se por uma pelcula separadora (que de mais fcil reparo) ou por uma cola azul. Para fazer a separao das pelculas, necessrio fazer um aquecimento com a ajuda de um secador de cabelo, que permitir descolar as pelculas. Aconselha-se ateno e cuidado neste manuseio. Uma vez aberta pode-se fazer uma boa limpeza e medir as trilhas das teclas que no esto funcionando, fazendo a correo das trilhas corrompidas com tinta condutiva (nitrato de prata ou carbono). O nico teclado que no h reparo o capacitivo, pois no h condies de elaborar as teclas com seus valores corretos.

PROCESSO DE REPARO (TECLADO RESISTIVO).

O processo de recuperao dos teclados resistivo consiste simplesmente, em reparar trilhas e contatos corrompidos, por calor, suor ou queda de lquidos abrasivos. O trabalho para o reparo no est na recuperao da trilha, e sim na desmontagem, onde o tcnico dever retirar as teclas e o mecanismo de articulao da tecla. Devemos ter muita ateno para este reparo, simples, s um pouco trabalhoso. Fica ressaltado que a gua simplesmente no causa danos nas trilhas, e sim ao circuito do equipamento, neste caso devemos sempre alertar ao cliente para desligar o equipamento, e s religar aps trs dias de secagem natural ao ar livre, caso o cliente insista poder causar curto generalizado no notebook. No caso de outros lquidos, como caf, suco, leite e etc, estes possuem gua, e aps a secagem, os elementos de suas composies no evaporam, provocando queima do equipamento, neste caso seguir o procedimento anterior, e aps a secagem lavar a rea atingida com lcool isoproplico ou benzina, fazendo a secagem com pano de algodo limpo e ao ar livre. Testar o teclado aberto, estando OK fazer a montagem.

Processo 1 passo: Identificar a causa do defeito, mediante uma anlise visual, este processo permite ao tcnico tambm, saber por onde dever comear a desmontagem, que pode variar de teclado para teclado.

2 Passo: Retirar as teclas, com cuidado, sempre da direita para esquerda pela parte de cima da tecla, este modo de retirada oferece menor resistncia dos encaixes entre a tecla e a articulao. Para no perder a ordem, arrume em local seguro as teclas retiradas na mesma ordem do teclado, faa anotaes ou tire uma foto, este procedimento poder ajudar em futuros reparos.

3 Passo: Usando estilete ou uma ferramenta pontiaguda, devemos retirar as articulaes das teclas, cuidadosamente, sempre destravando de baixo para cima.

Como comprar teclas separadas ou um novo teclado. Embora seja perfeitamente possvel remover todas as teclas para limpar o melado deixado por um refrigerante, por exemplo, isso seria trabalhoso demais. O melhor nesses casos r emover o teclado e l av-lo em gua c orrente, usando um pouco de s abo neutro e u ma escova pequena e deixando-o para secar ao ar livre no sol (a base do teclado feita de alumnio e as teclas de plstico, por isso a ox idao r aramente um problema). Feita a l impeza geral, voc pode remover e limpar individualmente apenas as teclas que ainda estiverem pegajosas. Caso o dono tenha perdido alguma tecla, uma opo rpida simplesmente substitu-la por outra que no seja usada (como a tecla Alt esquerda), ou por uma tecla roubada de out ro teclado similar. possvel tambm comprar teclas individuais no http://www.laptopkey.com/ (US$ 5 por tecla e mais US$ 4 de envio), o que permite manter o teclado completo. Diferente das teclas e presilhas, a membrana colada ao encaixe, por isso muito raro que ela caia. De qualquer maneira, possvel remover a membrana com muito cuidado usando um estilete e colla em outra tecla usando um pouco (bem pouco) de epxi ou super bonder. Embora no exista um formato universal para teclados em notebooks, o fato de a produo ser dominada por um punhado de fabricantes (cuja produo r evendida sob as inmeras marcas que temos no mercado) faz com que s eja relativamente fcil encontrar teclados de r eposio, j que c ada um tende a us ar alguns poucos modelos de teclados diferentes. Teclados novos de reposio so relativamente caros, normalmente custando a partir de US$ 70 no exterior (em lojas como a http://www.notebooksolutions.ca, que vendem teclados novos) ou R$ 200 no B rasil.

Entretanto, voc pode quase sempre encontrar ofertas de teclados usados a preos mais baixos nos sites de l eilo. No i ncomum encontrar teclados no E bay por US$ 20 c om envio internacional grtis (via carta). O motivo para os preos baixos simples: praticamente qualquer notebook sucateado tem o teclado intacto e a demanda por teclados de r eposio pequeno em relao a telas, HDs, baterias ou mesmo placas-me. Voc pode encontrar alguns teclados de reposio tambm em lojas de consumo como a dealextreme.com. Elas oferecem apenas alguns poucos modelos, mas como trabalham com grandes volumes, acabam tambm oferecendo preos baixos. Voc pode confirmar a compatibilidade dos teclados em relao a outros modelos fazendo uma pesquisa rpida pelo part number. O P/N 90.4C507.S1D da Acer, por exemplo usado em uma enorme lista de modelos dentro das sries 3050, 3660, 3680, 5050, 5070 e 5600. Existe tambm compatibilidade entre teclados de diferentes layouts dentro do m esmo modelo. O 90.4C507.S1D (US) per feitamente compatvel com o 99.N5982.C1B (a verso ABNT2), por exemplo. A disposio das teclas pode ser diferente, mas a interface e os keycodes so os mesmos, o qu e permite que v oc substitua um teclado pelo outro da mesma maneira que trocaria o teclado em um desktop. Basta trocar o layout na configurao do sistema: Como pode i maginar, voc pode tr ocar o tec lado de um notebook US por um ABNT2 para ficar com o tec lado em portugus, desde que consiga encontrar um venda por um preo aceitvel.

PINAGEM DO CABO. A pinagem do cabo varia de teclado para teclado, pois no existe um padro entre os fabricantes do mesmo, porm seus sinais de controle so sempre os mesmos.

Na figura acima podemos observar os sinais de controle:


- Pino

1 a 11 e 2 a 12 Sinais de Colunas da matriz. - Pinos 13 a 19 e 14 a 20 Sinais de Linhas da matriz - Pino 21 Sinais de caixa alta (Capslock ou Shift) - Pinos 22 e 27 Sinais de terra. - Pino 24 Sinal de +5v - Pinos 23 e 28 No so usados - Pinos 25 e 26 Sinais de controle do mouse Pointpad, nos casos em que o notebook controla o mouse pelo teclado.

CONSERTANDO A FONTE DE UM NOTEBOOK:

Em primeiro lugar preciso ter certeza que o problema realmente est na fonte. Faa testes no notebook com outra fonte igual ou compatvel. As fontes chaveadas conquistaram o seu lugar no mercado, os notebooks utilizam estas fontes para serem conectados a rede eltrica e recarregar a bateria interna. Com um pouco de conhecimento em eletrnica podemos consertalas com facilidade. O defeito predominante a sua parada total, ocasionado pela queima de componentes eletrnicos internos. Primeiro preciso abrir a caixa plstica. Com uma faca vamos separando as partes at abrir completamente. Treine abrindo algumas fontes velhas at pegar o jeitinho de abrir sem danificar.

O prximo passo retirar as blindagens metlicas da fonte, estas blindagens tem um papel importante na dissipao de calor dos componentes de potncia na fonte. Para retirar dessolde os pontos soldados na placa e desencaixe a blindagem.

Agora j podemos ver os componentes da fonte e realizar o conserto.

Uma inspeo visual j revela componentes queimados, o fusvel est queimado, a queima do fusvel muito comum neste tipo de fonte, o circuito no possui um Iimitador de corrente na entrada para limitar a corrente quando o capacitor da fonte est descarregado.

Ao ligar a fonte na tomada, o capacitor eletroltico ao se carregar quase que instantaneamente, drena uma grande quantidade de corrente, ocasionando a queima dos componentes de entrada e o fusvel. Uma verificao detalhada revelou a queima do fusvel e a ponte retificadora KBP206G entrou em curto, o valor original do fusvel de 4 amperes e devemos substituir por um de igual valor, podemos utilizar os fusveis de vidro com retardo. J para a ponte retificadora vamos substituir por uma nova ou uma equivalente com as mesmas especificaes tcnicas.

Para que no ocora novamente a queima dos componentes trocados, podemos facilmente acressentar um Iimitador de corrente na entrada da fonte, como existente nas fontes de PC ATX de 300W.

Trata-se de um componente chamado NTC (termistor de coeficiente negativo), que pode ser facilmente encontrado em fontes de PC ATX 300W abandonadas. A funo deste componente limitar uma corrente excessiva, originada quando os capacitores da fonte esto descarregados, evitando aquele tranco(fasca) quando a conectamos a fonte na rede eltrica. Examinando a placa da fonte do notebook, percebemos que o lugar para este componente j existe na placa, mas por motivo de economia foi colocado um jumper, levando a fonte a dar mais problemas futuramente.

Para instalar nosso limitador, retiramos o jamper e soldamos o NTC no seu lugar.

Nossa fonte agora conta com um Iimitador de corrente na entrada e voc perceber que, aquelas fascas que apareciam quando conectvamos a fonte na energia j no aparecem mais, ou aparecem muito mais fracas. Em seguida soldamos o novo fusvel e a nova ponte retificadora, ambos em seus respectivos lugares.

O prximo passo m ontar a bl indagem novamente, colocando-a exatamente como estava na desmontagem, em seguida solde todos os pontos blindagem na placa.

Teste a fonte por um determinado tempo antes de fazer a colagem das tampas. ALGUMAS OBSERVAES: Este tutorial bas eado na fonte do notebook da acer. Embora os projetos de fabricao de todas as fontes sejam parecidos, existem diferenas nos componentes de acordo com a marca. O circuito primrio da fonte c omposto por um circuito eletrnico PWM, isto , para que tenhamos tenso no secundrio o primrio dever estar oscilando, ou seja, chaveando a fonte corretamente. Para que o c ircuito PWM funcione corretamente o circuito secundrio dever estar sem nenhum problema, no dever ter nenhum componente com defeito, caso contrrio a fonte se desliga acionando proteo. Quando o c omponente defeituoso no o fus vel e ou a ponte retificadora do primrio, devemos comear a p rocurar o defeito no secundrio testando todos os seus componentes inclusive o c abo que conecta ao notebook. Componentes do secundrio e cabo com curto acionam proteo no deixando a fonte ligar. Quando o problema no pr imrio geralmente ocorre a queima do fusvel, ponte retificadora, CI PWM e transistores de potncia. Quando o pr oblema no s ecundrio geralmente est nos diodos retificadores, capacitores ou cabo em curto. Devemos dar ateno ao estado das soldas dos componentes que aquecem, podem apresentar trincas e maus contatos. Quando o LED de acionamento est acendendo indica que o fusvel no est queimado e o problema deve estar em outro componente. Sempre teste o notebook com outra fonte para ter certeza que o problema no est no notebook.

Das könnte Ihnen auch gefallen