Sie sind auf Seite 1von 3

PAPEL DOS DOCENTES

O CTISM vislumbra a possibilidade de implementar estratgias pedaggicas significativas orientadoras, como fundamento de prticas educativas, tendo em vista o desenvolvimento integral do aluno. Nesta direo, a posio do CTISM fundamenta-se por uma concepo pedaggica crtica, na busca de uma abordagem que contemple processos metodolgicos significativos na aprendizagem. Nesta perspectiva a concepo de metodologia que elege o dilogo e a pesquisa como mtodos bsicos a desejada. Sob esse ponto de vista o professor o mediador da discusso e reflexo, de forma que os alunos vejam-se como atores e protagonistas da ao.

Desta forma, busca-se uma educao em que teoria e prtica se fundem na perspectiva do contexto scio simblico educativo e cultural, desafiados por situao-problema na busca da identidade cultural e de uma perspectiva profissional. Sob esse ponto de vista que o princpio educativo da pesquisa, entendido como via de emancipao na busca e construo do conhecimento atravs do questionamento crtico, possibilitado pela investigao cientfica, define-se como uma metodologia necessria ao processo de ensino-aprendizagem.

O processo de ensino-aprendizagem se constri a partir do estudo da realidade, da organizao e da aplicao da experincia do aluno confrontando-a com o saber oficial acadmico do conhecimento sistematizado, no sentido de criar uma ruptura com o senso comum. Este conhecimento quando apreendido e aplicado pelo aluno ter como foco a sua formao profissional e o desenvolvimento do educando como cidado participativo critico e reflexivo. Isto abrir possibilidades de reconstruir suas concepes de mundo tendo como critrio as questes que permitam sistematizar os conhecimentos cientficos e tcnicos tecnolgicos, de forma coerente com o movimento dialgico problematizador, num processo de ao reflexo ao, enquanto concepo de mtodo e metodologia.

Assim, o conhecimento necessrio para a compreenso crtica da problematizao inicial, segundo Gouveia (1999), ser priorizado pelo professor, enfatizando abordagens conceituais e relacionais, orientando na apreenso de outras concepes para situaes iniciais. Destaca-se aqui a abordagem de conhecimentos sistematizados a partir da histria e dos contextos scio culturais de construo dos conhecimentos, o que sem dvida traz a importncia dos conceitos supradisciplinares como forma organizacional das anlises.

Posteriormente, temos a aplicao do conhecimento, que provoca ao aluno buscar sua autonomia, devendo abordar sistematicamente o conhecimento que vem sendo incorporado e apreendido pelo mesmo, para compreender e interpretar tanto as situaes iniciais (concepes intuitivas, prvias e do senso comum) que determinaram o seu estudo, bem como outras situaes tanto tericas como prticas. Estas situaes faro o aluno perceber que o conhecimento, alm de ser uma construo histrica determinada, mostra sua complexidade em suas mltiplas dimenses e est disponvel para que o aluno, como cidado, faa uso dele, para transformar suas concepes e aes e, para tal deve ser apreendido. Isso evita a dicotomizao entre processo e produto, entre trabalho manual e intelectual, cincia de quadro negro e cincia para a vida.

Dessa forma, esse procedimento pedaggico/metodolgico caracteriza-se pela compreenso e transferncia do contedo e conhecimento adquiridos durante a organizao dos mesmos e sua compreenso para o mundo da vida, ou como diz Gouva (1999) ... o momento por excelncia da prxis, em que se busca retomar as questes inicialmente problematizadas. a interveno transformadora na realidade concreta e

dos modos de produo tanto como gestores, criadores e planejadores/produtores e engendradores de novos conhecimentos gerais e conhecimentos tcnico-tecnolgicos no espao de sua atuao profissional e social.

Como afirma Gouva (1999, p.88):

no basta a contemplao da realidade, a indiferena da constatao e da explicao apartada de seus fenmenos, preciso transform-la. Assim, o momento da aplicao do conhecimento corresponde a essa perspectiva de disponibilizar o conhecimento aos cidados para o planejamento de aes que modifique a realidade local. importante que para se tratar de um momento intervencionista, de anncio de proposies para a ao coletiva, seu planejamento e organizao pedaggica precisam priorizar problematizaes mais flexveis e abertas que as sistematizadas nos dois momentos anteriores, para como sntese, garantir a participao consciente e diversificada de educandos e educandas como agentes efetivos da transformao a partir de suas prticas produtivas, criadoras e sociais.

Conforme o pensamento e concepo acima referidos, isto nos chama ateno para novas formas de compreender o papel do educador, diante dos princpios elencados nos pressupostos pedaggicos assumidos para os Cursos do CTISM, no sentido de reeducar nossas vises acadmicas, polticas, sociais e culturais, na perspectiva complexa da sociedade que se quer ver humanizada para todos.

Nesta perspectiva, a pesquisa uma atividade reflexiva e investigativa para o processo educativo e formativo do professor e do aluno. Junto a este aspecto ressurge o papel do professor-pesquisador. A pesquisa pode e deve fazer parte da vida dos professores que atuam em todos os nveis de ensino, desde que desenvolvam habilidades, saberes e atitudes que os subsidiem a esta ao tericometodolgica. Assim, com o intuito de promover um ambiente formativo baseado na pesquisa como atividade reflexiva e investigativa, e fundamental o dialogo como a principal ao que permite a interao professor aluno de forma crtica.

atravs da pesquisa que o professor ter uma ao pedaggica diferenciada, utilizando o princpio educativo da ao-reflexo-ao, relacionando a teoria e a prtica se conscientizando da realidade em que est inserido. O professor deve usar da pesquisa para lidar com as situaes problemas que surgirem, criando oportunidades para que os envolvidos investiguem e compreendam aquilo que o pesquisador proporcionou, pois desta maneira o conhecimento ser construdo e sistematizado.

A pesquisa importante tanto para o professor como para o aluno, devido ao processo de ensinoaprendizagem dar-se- de forma mais investigativa, envolvendo os sujeitos no processo de construo e ressignificao do conhecimento. Cabe ao professor pesquisador planejar e proporcionar aes que

faam com que acontea a efetivao do desenvolvimento do conhecimento de maneira construtiva, pois assim estas aes iro enfocar o ambiente pesquisado e educativo, tambm no esquecendo que a experincia e a bagagem que o aluno traz consigo ser valorizada, explorada e respeitada, sendo que dessa forma cada um (educador e educando) desenvolver o seu potencial integral.

Para o CTISM pesquisa alm de ser um ato educativo, reflexivo e formativo, um ato poltico. Portanto, o enfoque na pesquisa como fonte de saber, tem uma questo importante para considerar, que a formao de grupos de estudos por parte de todos os profissionais envolvidos no processo educativo.

http://www.redes.ufsm.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8&Itemid=83

Das könnte Ihnen auch gefallen