Sie sind auf Seite 1von 27

Osis

A vErdAdEirA intElignciA um misto dE cognio E Emoo

Ed i

CREBRO E NUDEZ HUMANA


Ele s pensa naquilo?

LNGUAS EM EXTINO
Quantos idiomas antigos ainda so falados?

# 10

ADEUS

ESQUEA A MULTITAREFA TENTE A MONOTAREFA


Quem tudo quer, nada tem

QI

por

PEllEgrini
Editor

Luis

Sabe-Se agora que aquilo que chamamoS de inteligncia humana na verdade um Somatrio de vrioS fatoreS aparentemente deSconectadoS entre Si. entre eleS, oS fatoreS emocionaiS e afetivo, corporaiS, inStintivoS, etc

urante a maior parte do sculo passado acreditou-se que a inteligncia humana podia ser medida atravs de um teste que determinava o Qi - o quociente intelectivo do indivduo. Muitos foram selecionados para ocupar cargos de importncia, funes de alta responsabilidade, apenas a partir dos resultados que obtinham nos tais testes de Qi. Pois bem: nas ltimas dcadas, a partir de pesquisas e observaes de profissionais da neurocincia uma rea de conhecimento que est revolucionando as cincias humanas, mdicas e psicolgicas, bem como a pedagogia do ensino essa viso

OSIS

Editorial

1/2

mudou radicalmente. Sabe-se agora que aquilo que chamamos de inteligncia humana na verdade um somatrio de vrios fatores aparentemente desconectados entre si. Por exemplo, os fatores emocionais e afetivo.
por

PEllEgrini
Editor

Luis

desconsiderar, por ignorncia, essa realidade, levou a erros crassos e perigosos. Por exemplo, quando se escolhia um indivduo para chefiar uma equipe de trabalhadores baseando-se apenas nos eventuais altos ndices da sua inteligncia racional. tal pessoa podia, sim, ser um gnio em termos de raciocnio lgico. Mas, se essa mesma pessoa fosse dotada de pouco ou nenhuma inteligncia emocional ou afetiva, ela poderia rapidamente se tornar um tirano opressivo e desumano no trato com os demais integrantes do grupo que chefiava. nossa matria de capa trata desse tema fascinante: a multiplicidade das inteligncias. Um assunto perfeito para a abertura deste 100 nmero da revista osis!

OSIS

Editorial

2/2

OSIS

PSico

PSICO
1/10

ADEUS QI A verdadeira inteligncia um misto de cognio e emoo

um novo mega estudo online que envolveu cem mil pessoas em todo o mundo aposenta definitivamente o quociente de inteligncia, o qi. Sabe-se agora que para medir o gnio e a inteligncia so necessrios instrumentos e testes muito mais sofisticados

sas provas e avaliar diferentes aspectos. A pesquisa, cujos resultados foram publicados pela revista Neuron (http://goo.gl/hDqkk), leva em considerao os resultados de 12 testes cognitivos realizados online e teis para sondar a capacidade de memria, o raciocnio, a ateno, e a programao dos participantes. A anlise das respostas demonstrou que as diferenas observadas nas funes cognitivas podem ser explicadas atravs de pelo menos 3 componentes distintas: a memria a curto prazo, capacidade de raciocnio, habilidade no uso da palavra. Sintetizar tudo isso num nico componente impossvel. Assim sendo, um dado como o QI no teria sentido do ponto de vista cientfico. O resultado da pesquisa no constitui na verdade uma novidade no campo das neurocincias, mas ele muito importante para confirmar experimentalmente uma teoria j proposta no passado.

A
OSIS
.

Por: Luis PeLLegrini

ideia que a inteligncia seja nica e mensurvel com um nico ndice, o assim chamado quociente intelectivo ou QI, uma ideia velha (do comeo do sculo passado) e agora em franco declnio. O mais recente e definitivo golpe de graa foi dado a partir dos resultados de uma mega pesquisa online realizada pela University of Western Ontario, Canad, da qual participaram mais de cem pessoas em todo o mundo. Dela se conclui que a aferio do quociente intelectivo atravs de um nico teste pode conduzir a resultados equivocados. Para medir a inteligncia das pessoas preciso fazer diver-

PSico

2/10

A histria das inteligncias


Depois da inveno do conceito de QI, com efeito, percebeu-se rapidamente que a um alto quociente no corresponde automaticamente o sucesso pessoal e profissional. Vrios outros fatores influem e determinam o xito pessoal, entre eles a capacidade de se comunicar, de perseverar, de planejar. Ciente disso, j nos 70 o psiclogo norte-americano Howard Gardner elaborou a teoria das inteligncias mltiplas, deixando claro que a inteligncia um conjunto muito amplo de diversas capacidades.

permanece paralisada e no a lugar algum.

As inteligncias mltiplas
Quantas so as inteligncias? Existem hoje vrias classificaes e nomenclaturas a respeito da multiplicidade das inteligncias. Howard Gardner identificou as inteligncias lingustica, lgica-matemtica, espacial, musical, cinestsica, interpessoal e intrapessoal. Esse psiclogo postula que essas competncias intelectuais so relativamente independentes, tm sua origem e limites genticos prprios e substratos neuroanatmicos especficos e dispem de processos cognitivos prprios. Segundo ele, os seres humanos dispem de graus variados de cada uma das inteligncias e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligncias sejam, at certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupaes exemplifiquem uma inteligncia, na maioria dos casos as ocupaes ilustram bem a necessidade de uma combinao de inteligncias. Por exemplo, um cirurgio necessita da acuidade da inteligncia espacial combinada com a destreza da cinestsica.

Emoo e cognio
Depois de Gardner, nos anos 90, afirmou-se a teoria da inteligncia emocional. Segundo Daniel Goleman, psiclogo cognitivista da Universidade de Harvard, as capacidades de gerir e transmitir as emoes, de modular os prprios estados de alma, de motivar a si mesmo, de controlar os prprios impulsos postergando a gratificao, de ser emptico (ou seja, de fazer ressoar dentro de si os sentimentos dos outros como se fossem os seus prprios sentimentos) so fundamentais para se alcanar bom xito no mundo. Essas capacidades, no entanto, nunca eram levadas em considerao nos testes clssicos de inteligncia. Hoje, sabe-se com clareza que a verdadeira inteligncia um misto de cognio e de emoo. Diversos estudos demonstraram, sem sombra de dvida, que sem o impulso emotivo a razo perde a capacidade de tomar decises: ela
OSIS
.

PSico

3/10

Inteligncia lingustica
Os componentes centrais da inteligncia lingustica so uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, alm de uma especial percepo das diferentes funes da linguagem. a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Gardner indica que a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Em crianas, esta habilidade se manifesta atravs da capacidade para contar histrias originais ou para relatar, com preciso, experincias vividas.

OSIS

PSico

4/10

Inteligncia musical
Esta inteligncia se manifesta atravs de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma pea musical. Inclui discriminao de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir msica. A criana pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.

OSIS

PSico

5/10

Inteligncia lgica-matemtica
Os componentes centrais desta inteligncia so descritos por Gardner como uma sensibilidade para padres, ordem e sistematizao. a habilidade para explorar relaes, categorias e padres, atravs da manipulao de objetos ou smbolos, e para experimentar de forma controlada; a habilidade para lidar com sries de raciocnios, para reconhecer problemas e resolv-los. a inteligncia caracterstica de matemticos e cientistas. Gardner, porm, explica que, embora o talento cientfico e o talento matemtico possam estar presentes num mesmo indivduo, os motivos que movem as aes dos cientistas e dos matemticos no so os mesmos. Enquanto os matemticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criana com especial aptido nesta inteligncia demonstra facilidade para contar e fazer clculos matemticos e para criar notaes prticas de seu raciocnio.

OSIS

PSico

6/10

Inteligncia espacial
Gardner descreve a inteligncia espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepes iniciais, criar tenso, equilbrio e composio, numa representao visual ou espacial. a inteligncia dos artistas plsticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianas pequenas, o potencial especial nessa inteligncia percebido atravs da habilidade para quebra-cabeas e outros jogos espaciais e a ateno a detalhes visuais.

OSIS

PSico

7/10

Randy MiRaMontez

Inteligncia corporal-cinestsica
Esta inteligncia se refere habilidade para resolver problemas ou criar produtos atravs do uso de parte ou de todo o corpo. a habilidade para usar a coordenao grossa ou fina em esportes, artes cnicas ou plsticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulao de objetos com destreza. A criana especialmente dotada na inteligncia cinestsica se move com graa e de modo expressivo a partir de estmulos musicais ou verbais; demonstra uma grande habilidade atltica ou uma coordenao fina apurada.

OSIS

PSico

8/10

Inteligncia interpessoal
Esta inteligncia pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivaes e desejos de outras pessoas. Ela melhor apreciada na observao de psicoterapeutas, professores, polticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligncia interpessoal se manifesta em crianas pequenas como a habilidade para distinguir pessoas e, na sua forma mais avanada, como a habilidade para perceber intenes e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepo. Crianas especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianas, uma vez que so extremamente sensveis s necessidades e sentimentos de outros.

OSIS

PSico

9/10

Inteligncia intrapessoal
Esta inteligncia o correlativo interno da inteligncia interpessoal, isto , a habilidade para ter acesso aos prprios sentimentos, sonhos e ideias, para discrimin-los e lanar mo deles na soluo de problemas pessoais. o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligncias prprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si prprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligncia a mais pessoal de todas, ela s observvel atravs dos sistemas simblicos das outras inteligncias, ou seja, atravs de manifestaes lingusticas, musicais ou cinestsicas.

A inteligncia uma conquista


As inteligncias, portanto, so muitas. a sinergia entre elas que faz uma pessoa realmente inteligente, ou at mesmo um gnio. O melhor de tudo que, pelo menos dentro de certa medida, todas essas inteligncias podem ser treinadas, ou seja, potencializadas na prtica e com o exerccio. Nossa mente possui poderes quase ilimitados dos quais usamos apenas uma mnima parte.

OSIS

PSico

10/10

OSIS

coMPortaMEnto

COMPORTAMENTO
1/5

CREBRO E NUDEZ HUMANA Ele s pensa naquilo?

auguste rodin, famoso escultor francs, dizia que uma mulher que se despe uma imagem fulminante, como o Sol que atravessa as nuvens. mas que efeitos provoca no nosso crebro a viso de um corpo completamente nu? a viagem que ele faz , no mnimo, muito curiosa.

requintadas tais como vestes bordadas ou rendadas. A primeira concluso que o crebro humano elabora as imagens das figuras nuas em apenas 0,2 segundos. Quanto mais roupa cobrir o corpo, mais lenta a velocidade da resposta cerebral. Outro dado interessante extrado da pesquisa a diferena entre homens e mulheres. A reao dos primeiros muito mais intensa diante de fotos de mulheres nuas, enquanto o crebro feminino responde ao nu da mesma forma, seja ele masculino ou feminino. As concluses finais da pesquisa confirmam algo que h muito tempo j se sabia: a maior parte das pessoas gosta de ver imagens de corpos nus ou, pelo menos, corpos parcamente cobertos. Olhar o corpo humano despido fator importante de excitao sexual e de liberao na corrente sangunea de uma srie de hormnios e outras substncias que estimulam a sensao de prazer. Esta a razo pela qual a nudez humana to explorada em reas como a arte
2/5

M
OSIS
.

Por: equiPe osis

edo, raiva, tdio... no existe emoo ou estado mental que no tenha sido indagado pelos neurocientistas. Agora, uma equipe de pesquisadores das universidades de Tampere e de Aalto, na Finlndia, estudou os efeitos que a viso de um corpo humano nu provoca na fenomenologia cerebral. Para tanto, submeteu um grupo de voluntrios a experincias durante as quais eles deveriam observar fotografias de pessoas nuas, vestidas, vestidas com roupa de banho, ou vestidas com roupas

coMPortaMEnto

e a publicidade. Notaram como comum, no mundo dos anncios, o aparecimento de pessoas nuas ou seminuas junto a produtos dos quais se quer passar uma imagem positiva? Os resultados dessa pesquisa finlandesa vm somar-se a outras investigaes, anteriormente feitas, sempre a respeito do significado e importncia da viso da nudez para o nosso crebro. Outro trabalho, conduzido em 2003 pelo psiclogo Marcello Costa, da Universidade de Bolonha, na Itlia, parece confirmar a ideia geral de que o nu masculino no particularmente excitante para a maioria das mulheres. Nessa pesquisa, que trabalhou com um grupo de voluntrios homens e mulheres, foram mostradas fotografias de pessoas nuas e de objetos comuns, ao mesmo tempo em que eram gravadas as atividades cerebrais dos participantes. Os aparelhos mostravam que os homens manifestavam um pico de atividade cerebral frente a uma foto de mulher nua. O mesmo no
OSIS
.

coMPortaMEnto

3/5

acontecia com as mulheres pesquisadas: ao olhar para uma foto de um homem nu, elas permaneciam inertes, como se olhassem para uma parece vazia. Aos voluntrios, depois, foi solicitada uma avaliao do prazer provocado pela viso das imagens: enquanto os homens julgaram muito excitantes os nus femininos, as mulheres os consideravam quase to atraentes quanto aqueles masculinos. Outros estudos mostraram que, de modo diferente, muitas mulheres consideram excitantes os corpos masculinos parcialmente descobertos, bem como as fotos que mostram os homens em atitude de ternura.

O nu masculino na histria da arte


As exposies de arte cujo tema central o nu feminino contam-se aos milhares. Esse tema desde sempre interessa aos artistas do mundo todo, desde a pr-histria at os nossos dias. muito mais raro depararmos com exposies dedicadas ao nu masculino. O Leopold Museum de Viena, na ustria, acaba de encerrar a mostra Homens nus, que fez furor internacional. Essa exposio reuniu 300 obras, de autoria de 100 artistas.

OSIS

coMPortaMEnto

4/5

OSIS

coMPortaMEnto

5/5

OSIS

cUltUra

CULTURA
1/5

LNGUAS EM EXTINO Quantos idiomas antigos ainda so falados?

a ameaa de extino, hoje, no paira apenas sobre a maioria das espcies animais e vegetais que vivem em nosso planeta. a humanidade enfrenta tambm outra forma de extino em massa: a das lnguas

demos a expresso do humor, do amor e da vida como a viam e entendiam essas pessoas. Em resumo, perdemos o testemunho de sculos, de milnios de vida. Lnguas so entidades vivas em constante fluxo, e sua extino no coisa de agora; no entanto, o ritmo no qual as lnguas esto desaparecendo alarmante. Metade das cerca de 7 mil lnguas do mundo correm srio risco de desaparecer nos decorrer dos prximos 100 anos. O risco realmente importante sobretudo para as lnguas antigas que sobreviveram at os nossos dias. Da grande famlia afro-asitica, por exemplo, o aramaico, a lngua falada por Jesus, de tronco semtico da mesma forma que o hebraico, ainda usado em algumas aldeias da Sria. Uma delas Maaloula, um pequeno povoado sobre os montes Al Qalamoun, nos arredores de Damasco. Ali, no mosteiro cristo de So Jorge, o Pai Nosso e certos trechos litrgicos ainda so recitados em aramaico. O egpcio antigo ainda usado como lngua litrgica pela igreja copta. Dentre as lnguas clticas de matriz indo-europeia, a mais antiga o gals, falado na Irlanda e tambm em certas comunidades nos Estados
2/5

A
OSIS
.

Por: equiPe osis

ameaa de extino, hoje, no paira apenas sobre a maioria das espcies animais e vegetais que vivem em nosso planeta. A humanidade enfrenta tambm outra forma de extino em massa: a das lnguas. Centenas, milhares de sistemas lingusticos esto desaparecendo num ritmo sem precedentes. Quando uma lngua morre, com ela morre tambm uma viso de mundo absolutamente nica. Com a lngua que se vai perdemos uma enorme herana cultural; o entendimento de como um grupo especfico de seres humanos se relaciona com o mundo a seu redor; conhecimentos mdicos e botnicos e zoolgicos; e, ainda mais importante, per-

cUltUra

povo basco que defende sua lngua e suas tradies com unhas e dentes. Nem todos sabem, no entanto, que o basco a lngua mais velha da Europa, precedente s lnguas indo-europeias e muito prxima dos dialetos berberes do Norte da frica e tambm das lnguas caucsicas. Hoje, as lnguas mais faladas no mundo so o chins mandarim, ingls, espanhol, portugus, hndi/ urdu, russo, rabe, bengali, indonsio e japons. A cultura da globalizao tende cada vez mais a fortalecer as grandes lnguas, como o ingls hoje considerado uma espcie de lngua-franca mundial. O fortalecimento dessas lnguas fortes em alguns pases enfraquece paulatinamente os prprios idiomas locais. Este o caso, por exemplo, das Filipinas, pas onde o ingls vem paulatinamente substituindo os dialetos filipinos. A maior concentrao de lnguas faladas encontra-se nas zonas do planeta onde maior a biodiversidade (variedade de animais, plantas e ambientes). Nas florestas pluviais tropicais, que hoje ocupam apenas 7% da superfcie terrestre, esto 36% dos grupos etnolingusticos do mundo. Avaliando-se a situao dos ltimos decnios, sobretudo a evoluo da cultura da globalizao, calcula-se que at o final do sculo 21 estaro extintas entre 50 e 90% das lnguas atualmente faladas.

Unidos graas macia imigrao europeia.

Do ladino ao basco
Por seu lado, o ladino antigo lngua das comunidades de judeus marranos no sul da Europa -, que deriva diretamente do latim, ainda falado por pequenos grupos nos vales dos Alpes centrais e orientais da Sua e do Trentino-Alto dige, na Itlia. Outra variante dessa lngua, o ladino oriental, est hoje identificada com o friulano, a clebre lngua potica do nordeste da Itlia usada por Pier Paolo Pasolini em sua obra literria. O basco, falado no nordeste da Espanha, corre um risco um pouco menor graas ao nacionalismo do
OSIS
.

cUltUra

3/5

Os rabes falam todos a mesma lngua?


No, os rabes falam muitos dialetos diversos. Mas escrevem e oram na mesma lngua, o rabe clssico ou literrio. Isso acontece porque o rabe, como outras lnguas do mundo, possui vrias formas, entre elas a forma literria e a forma oral. O rabe literrio a lngua oficial, com uma prosa substancialmente igual do Alcoro (livro sagrado dos muulmanos, escrito no sculo 7 da nossa era). usado para as oraes e demais ritos religiosos, os discursos oficiais, nos telejornais e para escrever. No falado no dia-a-dia, mas estudado nas escolas de todos os 22 pases da Liga rabe (Arglia, Arbia Saudita, Bahrein, Ilhas Comores, Egito, Emirados rabes, Jordnia, Djibuti, Iraque, Kuwait, Lbano, Lbia, Marrocos, Mauritnia, Om, Palestina, Qatar, Sria, Somlia, Sudo, Tunsia e Imen). No dia-a-dia, para conversar, os rabes usam as lnguas locais, dialetos que so diferentes de uma nao para outra e pouco compreensveis para alm dos limites dentro dos quais so utilizados (muda a pronncia e, em muitos casos, tambm os vocbulos). Uma exceo o dialeto egpcio, que se tornou familiar a todos os rabes graas aos filmes e aos seriados televisivos produzidos no Egito e exportados para todo o mundo rabe.

Preocupadas com a sria ameaa de extino das lnguas, algumas mega entidades que atuam em mbito mundial, como a Unesco, e empresas como o Google, desencadearam aes para a salvaguarda do nosso patrimnio lingustico. O Google lanou em 2012 um projeto que pretende documentar mais de 3 mil lnguas ameaadas de extino, em uma tentativa de preservar idiomas. No site do projeto Idiomas em Risco, falantes das
4/5

OSIS

cUltUra

tes. As informaes foram fornecidas pela Universidade do Hava, em Manoa, e pelo Instituto de lnguas e Tecnologia da Informao (The Linguist List) na Universidade Oriental de Michigan. (Vdeo: Lanamento do Projeto Idiomas em Risco) >> http://youtu.be/Bn2QbwcjmOI

lnguas ameaadas ou pesquisadores podem trabalhar na preservao desses idiomas, documentando em texto, udio e vdeo informaes sobre a linguagem. Quando o ltimo falante de uma lngua morre, perdemos sculos de conhecimento e tradies que ajudaram a formar quem somos, afirma a companhia. Para o Google, a preservao de uma lngua est ligada preservao da identidade cultural, dos valores e da tradio de uma comunidade. No site criado pela gigante informtica (http:// www.endangeredlanguages.com/) possvel explorar as lnguas ameaadas, filtrar a busca pelo risco de desaparecimento, local ou quantidade de falanOSIS
.

cUltUra

5/5

OSIS

SabEdoria

SABEDORIA
1/4

ESQUEA A MULTITAREFA TENTE A MONOTAREFA Quem tudo quer, nada tem

as pessoas no esto mais apenas cozinhando elas esto cozinhando, mandando SmS, falando ao telefone, assistindo Youtube e fazendo o upload das fotos da refeio maravilhosa que acabaram de preparar. nesta conferncia para o ted, o designer paolo cardini questiona a eficincia do nosso mundo multitarefa e d boas razes para pasmem preferirmos a monotarefa

a respeito do modo como vivemos, do tipo: Ser que a moda atual da multitarefa est nos ajudando a ser mais eficientes? At onde ir o alcance das redes sociais? Quem so os verdadeiros atores na mirade de conflitos que acontecem no mundo rabe? Qual a prxima fronteira no setor de desenvolvimento de produtos? Nesta conferncia, ele procura responder a essas questes. Cardini professor de design na Virginia Commonwealth University, no Qatar (Emirados rabes).

P
OSIS
.

Vdeo: Ted ideas WorTh sPreading Traduo Para o PorTugus: Lorena Luna. reViso: nadja naThan

aolo Cardini um designer de produtos que formula importantes questionamentos a respeito do nosso modo de vida. Ele tenta dar alguma resposta a essas questes atravs dos seus desenhos extravagantes e engraados. Paolo gosta de formular perguntas importantes
2/4

SabEdoria

Traduo integral da conferncia Esquea a multitarefa. Tente a monotarefa, de Paolo Cardini:

http://goo.gl/7G4NY

OSIS

SabEdoria

3/4

Traduo integral da conferncia Esquea a multitarefa. Tente a monotarefa, de Paolo Cardini:

Eu sou designer e educador. Sou uma pessoa multitarefa, e incentivo meus alunos a voar atravs de um muito criativo, multitarefa processo de design. Mas o quo eficiente , realmente, essa multitarefa? Vamos considerar por um momento a opo monotarefa. Alguns exemplos. Olhe pra isto.Este o resultado de uma minha atividade multitarefa. (Risos) Esto tentando cozinhar, atendendo o telefone, escrevendo SMS, e talvez fazendo upload de algumas fotos deste churrasco maravilhoso. Ento algum nos conta uma histria sobre pessoas supertarefas: estes 2% de pessoas capazes de fazer uma poro de coisas ao mesmo tempo. Mas e sobre ns, e sobre nossa realidade? Quando foi a ltima vez que voc realmente desfrutou apenas da voz do seu amigo e nada mais? Ento, este o projeto no qual eu estou trabalhando, e esta uma srie de capas protetoras para reverter nosso super, hiper - (Risos) (Aplausos) para reverter nosso super, hiper - telefones celulares na essncia da sua funo. Outro exemplo: Voc j foi a Veneza? Como bonito nos perdermos nessas ruas pequenas na ilha. Mas nossa realidade multitarefa bem diferente, e cheias de toneladas de informaes. Ento, que tal, algo como isso para redescobrir nosso senso de aventura?

Eu sei que poderia soar bem esquisito falar sobre monotarefa quando o nmero de possibilidades to imenso. Mas eu te incentivo a considerar a opo de focar em apenas uma tarefa ou talvez desligar totalmente seus sentidos digitais. Ento, hoje em dia, todos podem produzir seu mono produto. Por que no? Encontre seu lugar monotarefa dentro de um mundo multitarefa. Obrigado. (Aplausos)

OSIS

SabEdoria

4/4

Das könnte Ihnen auch gefallen