Sie sind auf Seite 1von 16

34567

1 . DE ABRIL DE 201 3

E POSSIVEL TER UMA VIDA SIGNIFICATIVA

34567
Vol. 134, N. 7

Semimonthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

Tiragem de cada n umero: 44.978.000 EM 205 IDIOMAS

1. DE ABRIL DE 2013

ESTA REVISTA, A Sentinela, honra a Jeova Deus, o Governante do Universo. Consola as pessoas com as boas novas de que o Reino celestial de Deus em breve acabara com toda a maldade e transformara a Terra num paraso. Incentiva a fe em Jesus Cristo, que morreu para que pudessemos ter vida eterna e que ja esta governando como Rei do Reino de Deus. Esta revista, publicada sem interrupcao desde 1879, ` nao e poltica. Adere a Bblia como autoridade.

E realmente possvel ter uma vida significativa? PAGINA 3


JESUS A CHAVE PARA UMA VIDA SIGNIFICATIVA 4 UMA VIDA SIGNIFICATIVA JESUS MOSTRA O CAMINHO 6

MAT ERIA DE CAPA

TAMB EM NESTE N UMERO


A Bblia Muda a Vida das Pessoas 8 Voce Sabia? 10

Gostaria de receber mais informacoes ou ter um curso bblico gratuito em sua casa?
Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.
BRASIL: Testemunhas de Jeova Caixa Postal 92 Tatu, SP, 18270-970 PORTUGAL: Testemunhas de Jeova Apartado 91 P-2766-955 Estoril Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/contato.

Achegue-se a Deus Persisti em pedir, e dar-se-vos-a 11 Imite a Sua Fe Ele andou com o verdadeiro Deus 12 Perguntas Bblicas Respondidas 16

(s

LEIA MAIS ON-LINE  www.jw.org


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVA O que e um estudo bblico?
(Acesse QUEM SOMOS/PERGUNTAS FREQUENTES.)

Esta publicacao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicacao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. A Sentinela e publicada quinzenalmente pela Associacao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 508. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

34567

1 . DE ABRIL DE 201 3

BAIXE ESTA REVISTA EM VARIOS FORMATOS ON-LINE


E POSSIVEL TER UMA VIDA SIGNIFICATIVA

MAT ERIA DE CAPA

E realmente possvel ter uma vida significativa?


Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que tem mais vigor; entretanto, sao anos difceis e cheios de sofrimento. Salmo 90:10, Nova Versao Internacional.

OMO essas palavras sao verdadeiras! A vida neste mun do muitas vezes e difcil e cheia de sofrimento. Talvez voce ja tenha se perguntado: E possvel ter uma vida realmente significativa hoje? Veja o caso de Maria. Ela sempre foi muito ativa, mas ago ra, aos 84 anos, praticamente nao pode mais sair de casa. Ela e mentalmente ativa, mas parece que seu corpo nao coope ra mais. Como Maria pode achar que sua vida e significativa? ` Que dizer de voce? Pode ser que as vezes se pergunte se sua vida e significativa. Seu trabalho talvez seja repetitivo, cansativo e monotono. E possvel que seus esforcos ou seu trabalho nao sejam reconhecidos. Mesmo que seja bem-sucedido em certos aspectos da vida, talvez se sinta inseguro ` com respeito ao futuro. As vezes, pode se sentir solitario ou deprimido. Sua vida familiar talvez seja marcada por confli tos e discussoes. Ou talvez voce tenha perdido alguem que rido na morte. Um homem chamado Andre era muito achegado ao seu pai, que de repente ficou doente e morreu. Para Andre, isso foi um choque terrvel e deixou um vazio que ele acha que nunca vai ser completamente preenchido. Nao importa quais sejam nossos problemas, ha algo que temos uma enorme necessidade de saber: E realmente pos svel ter uma vida significativa? Podemos encontrar a resposta na vida de um homem que viveu na Terra uns 2 mil anos atras Jesus Cristo. Apesar de todos os obstaculos que en frentou, Jesus realmente tinha uma vida significativa. Nos tambem podemos ter, se seguirmos o seu exemplo.
1. DE ABRIL DE 2013

Jesus
A CHAVE PARA UMA VIDA SIGNIFICATIVA
ERA que Jesus realmente teve uma vida signi- tanhosa de Samaria durante toda a manha, de ficativa? Ele foi criado num ambiente humil- modo que com certeza estava com fome. De fato, de e, durante toda a sua vida, teve pouco em sen- seus discpulos insistiram com ele: Rabi, come. tido material. Na realidade, ele nao tinha onde (Joao 4:31) A resposta de Jesus indicou que ele se deitar a cabeca. (Lucas 9:57, 58) Alem disso, Jesus sentia bem nutrido e fortalecido por fazer a von foi odiado, caluniado e por fim morto por seus ini- tade de Deus. Nao lhe parece o tipo de pessoa que migos. tinha uma vida significativa? Talvez voce pense: Para mim uma vida assim nao e significativa! No entanto, ha algo mais so- 2. JESUS AMAVA MUITO SEU PAI. bre a vida de Jesus que e bom considerarmos. Eu amo o Pai. Joao 14:31. Examinemos quatro aspectos de sua vida. No ceu, Jesus tinha um relacionamento bem 1. JESUS TINHA UM OBJETIVO NA VIDA achegado com seu Pai. O profundo amor de Jesus FAZER A VONTADE DE DEUS. por Deus o moveu a tornar conhecido seu Pai Meu alimento e eu fazer a vontade daquele seu nome, seus propositos e suas qualidades. que me enviou. Joao 4:34. Jesus refletiu tao perfeitamente seu Pai por meio Por palavras e ac oes, Jesus procurou fazer a de suas palavras, ac oes e atitudes que vemos em vontade de seu Pai celestial, Jeova.1 Jesus sentia Jesus um retrato do seu Pai. Assim, quando Filipe muita alegria em fazer a vontade de Deus. De pediu a Jesus: Mostra-nos o Pai, Jesus respon fato, ele comparou fazer isso ao alimento, confor- deu: Quem me tem visto, tem visto tambem o me mostra o texto citado. Considere as circuns- Pai. Joao 14:8, 9. tancias em que ele fez essa comparac ao. Jesus amava tanto seu Pai que estava disposto a Jesus disse essas palavras por volta do meio- lhe obedecer ate a morte. (Filipenses 2:7, 8; 1 Joao dia. (Joao 4:6) Ele tinha viajado pela regiao mon- 5:3) Esse grande amor por Deus encheu sua vida de significado. 1 Segundo a Bblia, Jeova e o nome de Deus.

A SENTINELA

Ninguem tem maior amor do que este, que alguem entregue a sua alma a favor de seus amigos. Joao 15:13.
Nossas perspectivas de vida futura como huma nos imperfeitos nao sao nada animadoras. A Bblia diz: Por intermedio de um so homem [Adao] en trou o pecado no mundo, e a morte por intermedio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado. (Romanos 5:12) Sozinhos nao podemos escapar da conse quencia do pecado a morte. Romanos 6:23. Felizmente Jeova, por amor, providenciou uma soluc ao para o problema da humanidade. Ele permitiu que Jesus, seu Filho perfeito e sem pecado, sofresse e morresse a fim de prover o resgate ne cessario para livrar a humanidade da escravidao ` ao pecado e a morte. Movido por amor ao seu Pai e aos humanos, Jesus obedeceu voluntariamente e deu sua vida humana perfeita em nosso benefcio. (Romanos 5:6-8) Esse amor altrusta deu significa` do a sua vida.1
1 Para aprender mais sobre o valor resgatador da morte de Je sus, veja o captulo 5 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeova.

3. JESUS AMAVA AS PESSOAS.

Este e meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado. Mateus 3:17. Jeova disse essas palavras desde os ceus por ocasiao do batismo de Jesus. Assim, Jeova expres sou publicamente que tinha afeic ao por seu Filho e o aprovava. Nao e de admirar que Jesus disses se enfaticamente: O Pai me ama! (Joao 10:17) Sabendo que tinha o amor e a aprovac ao de seu Pai, Jesus enfrentou oposic ao e crticas com cora gem. Ele ate mesmo manteve o equilbrio e a esta bilidade emocional diante da morte. (Joao 10:18) Sentir que seu Pai o amava e o aprovava sem du` vida deu mais significado a vida de Jesus. Jesus com certeza tinha uma vida significativa. Fica claro que podemos aprender com ele a ter uma vida com verdadeiro significado. O proximo artigo considerara alguns conselhos praticos que Jesus deu aos seus seguidores sobre como viver.

4. JESUS SABIA QUE TINHA O AMOR E A APROVACAO DE SEU PAI.

1. DE ABRIL DE 2013

Uma vida significativa


JESUS MOSTRA O CAMINHO
Viva como Jesus viveu. 1 Joao 2:6, Bblia Facil de Ler.

OMO vimos no artigo anterior, Jesus tinha uma vida significativa. Ent ao, se quisermos que nossa vida tenha pleno significado, faremos bem em imitar o seu exemplo e dar atenc ao ao seu conselho. De fato, Jeova nos incentiva a fazer exatamen te isso, como mostra o texto bblico acima. Viver como Jesus viveu envolve moldar nosso inteiro modo de vida ao seu exemplo e aos seus ensina mentos. Fazer isso nos ajudara a obter a aprovac ao de Deus e a ter uma vida significativa. Os ensinamentos de Jesus incluam princpios que podem nos ajudar a viver como ele viveu. En contramos varios desses princpios no seu famo so Sermao do Monte. Consideremos alguns desses princpios e como podemos aplica-los em nossa vida. PRINC IPIO: Felizes os conscios de sua necessidade espiritual. Mateus 5:3. COMO ESSE PRINC IPIO CONTRIBUI PARA UMA VIDA SIGNIFICATIVA: Jesus indicou que os huma nos ja nascem com necessidades espirituais. Desejamos muito saber a resposta a perguntas como es tas: Por que existimos? Por que ha tanto sofrimento na Terra? Sera que Deus realmente se importa co nosco? Existe vida apos a morte? Precisamos saber a resposta a essas perguntas para ter uma vida sig nificativa. Jesus sabia que so ha uma fonte confiavel que pode responder a essas perguntas a Pa lavra de Deus. Em orac ao a seu Pai, Jesus disse: A tua palavra e a verdade. (Joao 17:17) Sera que a Palavra de Deus realmente pode nos ajudar a satisfazer nossas necessidades espirituais?
EXEMPLO DA VIDA REAL: Como vocalista de uma banda popular, Esa estava a caminho de se tornar um astro do rock. Mesmo assim, Esa sentia que es-

tava faltando algo. Eu gostava de fazer parte da banda, mas queria muito que minha vida tivesse mais sentido, diz ele. Com o tempo, porem, Esa conversou com uma Testemunha de Jeova. Eu o enchi de perguntas, admite Esa. Suas respostas logicas, baseadas na Bblia, me deixaram curioso, de modo que concordei em estudar a Bblia com ele. O que Esa aprendeu em seu estudo da Bblia tocou seu corac ao e o motivou a dedicar a vida a Jeova. No passado, eu vivia entrando e saindo de problemas e dificuldades, diz ele. Agora tenho verdadeiro objetivo na vida.1 PRINC IPIO: Felizes os misericordiosos. Mateus 5:7. COMO ESSE PRINC IPIO CONTRIBUI PARA UMA VIDA SIGNIFICATIVA: A misericordia envolve ser bondoso com outros e mostrar compaixao e consi derac ao por eles. Jesus mostrou misericordia para com os necessitados. Movido por profunda com paixao, ele tomou a iniciativa de aliviar o sofrimento de outros. (Mateus 14:14; 20:30-34) Quando imitamos Jesus por ser misericordiosos, nossa vida passa a ter mais sentido, pois os que mos tram misericordia sao felizes. (Atos 20:35) Pode mos mostrar misericordia por meio de palavras e ac oes bondosas, trazendo alvio aos que precisam de nossa ajuda. Sera que mostrar misericordia contribui mesmo para o nosso bem-estar?
EXEMPLO DA VIDA REAL: Maria e seu marido, Car los, sao exemplos de pessoas misericordiosas. O pai de Maria e viuvo e, nos ultimos anos, nao consegue mais sair da cama. Maria e Carlos o levaram para casa e cuidam de todas as suas necessidades. Eles passam muitas noites sem dormir,
1 Voce pode ler a historia completa de Esa nas paginas 8-9 desta revista.

A SENTINELA

Maria e Carlos

` ` o que as vezes envolve leva-lo as pressas ao hospital quando ele tem uma crise de diabetes. Eles re conhecem que ha ocasioes em que ficam muito cansados. Mas sao felizes, assim como Jesus disse, pois tem a profunda satisfac ao de saber que estao cuidando das necessidades do pai de Maria. PRINC IPIO: Felizes os pacficos. Mateus 5:9. COMO ESSE PRINC IPIO CONTRIBUI PARA UMA VIDA SIGNIFICATIVA: Ser pacfico significa literalmente ser pacificador. Como ser pacificador torna a vida mais significativa? Faz com que tenhamos ` melhores relacionamentos com os que estao a nos sa volta. E bom acatar o conselho bblico: Se pos svel, no que depender de vos, sede pacficos para com todos os homens. (Romanos 12:18) Todos os homens inclui familiares e outros que talvez nao tenham as mesmas crencas que nos. Sera que ser pacficos com todos os homens realmente da ` sentido a nossa vida?
EXEMPLO DA VIDA REAL: Veja o caso de uma mulher chamada Nair. Ao longo dos anos, ela tem en frentado muitas pressoes que testam sua determinaNair c ao de manter a paz, es pecialmente em sua famlia. Desde que seu marido a abandonou, uns 15 anos atras, ela cria os filhos sozinha. Um dos seus filhos tem problemas com drogas e muitas vezes perde o ` controle e ameaca a ela e a sua filha. Nair acredita que o que ela aprende da Bblia lhe da forcas para ser pa

cfica, mesmo nessas circunstancias desafiadoras. Ela procura nao discutir nem brigar, e se esforca para ser bondosa, compassiva e compreensiva com os outros. (Efesios 4:31, 32) Nair tem certeza de que aprender a ser pacfica contribui para o melhor re lacionamento possvel com sua famlia e com outros.
LEVE EM CONTA O FUTURO Se seguirmos o sabio conselho de Jesus, teremos felicidade e satisfac ao na vida. Mas, para termos uma vida realmente significativa, tambem precisamos saber o que o futuro nos reserva. A nossa rea lidade hoje e esta: com o tempo envelhecemos, adoecemos e morremos. Como e possvel ter uma vida significativa nessas condic oes? Mas ha boas notcias! Jeova tem muitas benc aos em reserva para todos os que se esforcam em vi ver como Jesus viveu. Jeova promete que logo tra ra um novo mundo justo, onde os humanos fieis vi verao como ele queria que vivessem para sempre com saude perfeita. Sua Palavra diz: Eis que a ten da de Deus esta com a humanidade, e ele residira com eles e eles serao os seus povos. E o proprio Deus estara com eles. E enxugara dos seus olhos toda lagrima, e nao havera mais morte, nem have ra mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores ja passaram. Revelac ao [Apocalipse] 21:3, 4. Maria, a senhora de 84 anos mencionada no pri meiro artigo desta serie, se alegra com a perspectiva de ver essas palavras se tornarem realidade. E voce? Gostaria de saber mais sobre a verdadeira vida a vida que sera possvel sob o Reino de Deus? (1 Timoteo 6:19) Em caso afirmativo, voce ` pode pedir ajuda as Testemunhas de Jeova em sua localidade ou escrever para os editores desta revista.1
1 O livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelas Tes temunhas de Jeova, tem ajudado muitas pessoas a estudar a Bblia por assunto.

1. DE ABRIL DE 2013

A B IBLIA MUDA A VIDA DAS PESSOAS

Meu comportamento era agressivo


MEU PASSADO: Cresci num bairro pobre na cidade portua ria de Turku. Meu pai era campeao de boxe, e eu e meu irmao mais novo tambem estavamos bem envolvidos com esse esporte. Na escola, sempre me desafiavam para lutar, e eu nao pensava duas vezes para entrar numa briga. Como adolescente, passei a fazer parte de uma gangue de ma fama, que me envolveu ainda mais em conflitos violentos. Tam bem descobri a musica heavy metal e comecei a sonhar em me tornar um astro do rock. Comprei uma bateria, montei uma banda e logo me tor` nei o vocalista. Eu gostava de ir a loucura no palco. Visto que nossa banda era agressiva e tinha uma aparencia rebelde, aos poucos ficamos bem conhecidos. Comecamos a tocar para grandes publicos. Fizemos algumas gravacoes, e a ulti ma recebeu boas crticas. No fim da decada de 1980, viajamos para os Estados Unidos para promover nossa banda. Nos nos apresentamos algumas vezes em Nova York e em Los Angeles, e fizemos alguns contatos com profissionais da industria da musica antes de voltarmos para a Finlandia. Eu gostava de fazer parte da banda, mas queria muito que minha vida tivesse mais sentido. Fiquei decepcionado com a competitividade no meio musical e frustrado com meu estilo de vida futil. Eu me achava uma pessoa ma e tinha medo de queimar no inferno de fogo. Tentei encontrar algumas respostas em todo tipo de livro de ajuda espiritual. Tambem orei muito pela ajuda de Deus, apesar de achar que nunca conseguiria agrada-lo. COMO A BIBLIA MUDOU MINHA VIDA: Para me sustentar, trabalhei numa agencia dos correios. Certo dia, descobri que um dos meus colegas de trabalho era Testemunha de Jeova. Eu o enchi de perguntas. Suas respostas logicas, baseadas na Bblia, me deixaram curioso, de modo que concordei em es tudar a Bblia com ele. Depois de algumas semanas de estudo, minha banda recebeu a tentadora proposta de um con trato de gravacao, com a possibilidade de lancar um album

NARRADO POR ESA LEINONEN

ANO DE NASCIMENTO:

1960

PAIS DE ORIGEM:

FINL ANDIA
HISTORICO:

CANTOR DE HEAVY METAL

5 Kaj Ewart

A SENTINELA

Nosso Pai celestial e misericordioso e quer curar as feridas dos que se arrependem de seus erros
nos Estados Unidos. Senti que essa era uma opor tunidade unica. ` Eu disse a Testemunha de Jeova que estudava co migo que eu queria muito gravar mais um album e que, depois disso, comecaria a aplicar seriamente os princpios bblicos na minha vida. Ele nao deu sua opiniao, apenas pediu que eu lesse as palavras de Jesus em Mateus 6:24. Esse versculo diz: Nin guem pode trabalhar como escravo para dois amos. Fiquei pasmado quando entendi o significado das palavras de Jesus. Mas, depois de alguns dias, foi a vez do meu instrutor da Bblia ficar pasmado! Eu lhe disse que queria muito seguir a Jesus, por isso tinha deixado a banda. A Bblia foi como um espelho que me mostrou minhas falhas. (Tiago 1:22-25) Percebi que meu comportamento era agressivo: eu era orgulhoso e muito ambicioso. Falava palavroes, brigava, fumava e bebia muito. Quando me dei conta de como meu estilo de vida ia contra os princpios bblicos, era como se eu estivesse num beco sem sada. Mesmo assim, eu estava pronto para fazer as mudancas ne cessarias. Efesios 4:22-24. Especialmente no comeco, fiquei arrasado por causa dos meus erros do passado. Mas a Testemu nha de Jeova que estudava comigo me ajudou mui to. Ele me mostrou o que a Bblia diz em Isaas 1:18: Embora os vossos pecados se mostrem como escar late, serao tornados brancos como a neve. Esse e outros versculos bblicos me convenceram de que nosso Pai celestial e misericordioso e quer curar as feridas dos que se arrependem de seus erros. Quando passei a conhecer e a amar a Jeova como Pessoa, senti o desejo de dedicar minha vida a ele. (Salmo 40:8) Fui batizado em 1992 num congresso internacional das Testemunhas de Jeova em Sao Pe tersburgo, Russia.
COMO FUI BENEFICIADO: Fiz muitos bons amigos entre os que adoram a Jeova. De vez em quan do nos reunimos para tocar musica apropriada e nos alegrar com essa dadiva de Deus. (Tiago 1:17) Estar casado com minha querida esposa, Kristina, e uma bencao especial. Tenho compartilhado com ela muitas coisas as alegrias e os desafios da vida, alem dos meus sentimentos mais profundos. Se eu nao tivesse me tornado Testemunha de Jeova, talvez nao estivesse vivo hoje. No passado, eu vivia entrando e saindo de problemas e dificuldades. Agora tenho verdadeiro objetivo na vida e sinto que tudo faz sentido.

1. DE ABRIL DE 2013

VOC E SABIA?

Por que a antiga Nnive era chamada de cidade de derramamento de sangue?


Nnive era a capital do Imperio Assrio. Era uma cidade poderosa, com palacios e templos magnficos, ruas largas e muralhas macicas. O profeta hebreu Naum se referiu a ela como a cidade de derramamento de sangue. Naum 3:1. Essa era uma descricao apropriada, pois relevos do palacio de Se naqueribe, em Nnive, comprovam a crueldade dos assrios. Um des ses relevos retrata um torturador arrancando a lngua de um prisio neiro que tinha sido cravado no chao. Em suas inscricoes, os assrios se vangloriavam de mostrar cativos sendo conduzidos por cordas pre sas a ganchos que perfuravam seu nariz e seus labios. Os oficiais presos eram obrigados a usar as cabecas decepadas de seus reis pen duradas no pescoco, como colares grotescos. O assiriologista Archibald Henry Sayce descreve as barbaridades que aconteciam depois que uma cidade era tomada: Piramides de cabecas humanas marcavam o caminho do conquistador; meninos e meninas eram queimados vivos ou separados para algo ainda pior; homens eram empalados, esfolados vivos, cegados, ou tinham as maos, os pes, as orelhas e o nariz arrancados.

RELEVO DE GUERREIROS CARREGANDO CABECAS DE PRISIONEIROS E JOGANDO-AS NUMA PILHA


Erich Lessing/Art Resource, NY

Por que os judeus construam um parapeito em volta do terraco de suas casas?


Deus ordenou aos judeus: Caso construas uma casa nova, tens de fazer tambem um parapeito para o teu terraco, a fim de que nao po nhas culpa de sangue sobre a tua casa porque alguem caindo se pre cipite dela. (Deuteronomio 22:8) O parapeito era uma medida de seguranca necessaria, visto que as famlias judaicas nos tempos b blicos usavam bastante o terraco de suas casas. A maioria das casas dos israelitas tinha um terraco. Era um lugar ideal para passar tempo ao sol, tomar ar fresco ou fazer tarefas do mesticas. No verao, era um lugar confortavel para dormir. (1 Samuel 9:26) Os agricultores usavam o terraco para secar hastes de linho, graos antes de serem modos, figos e uvas. Josue 2:6. O terraco tambem era usado para adoracao, tanto a verdadeira como a idolatra. (Neemias 8:16-18; Jeremias 19:13) O apostolo Pedro subiu ao terraco ao meio-dia para orar. (Atos 10:9-16) Se tivesse sombra de trepadeiras ou de folhas de palmeira, o terraco devia ser agradavel para descansar. A obra The Land and the Book (A Terra e o Livro) diz que as casas dos israelitas tinham lances de escada ou uma escada de mao para subir ao terraco, do lado de fora da casa, mas dentro do patio exter no. Assim, o morador podia sair do terraco sem ter de entrar na casa. Talvez isso explique o aviso de Jesus sobre a urgencia de fugir de uma cidade condenada: O homem que estiver no alto da casa nao desca para tirar de sua casa os bens. Mateus 24:17.

10

A SENTINELA

ACHEGUE-SE A DEUS

Persisti em pedir, e dar-se-vos-a


Senhor, ensina-nos a orar. (Lucas 11:1) Esse pe dido foi feito a Jesus por um dos seus discpulos. Como parte da resposta, Jesus contou duas ilus tracoes que nos ensinam a orar e ser ouvidos por Deus. Se voce ja se perguntou se Deus ouve suas oracoes, a resposta de Jesus sera de interesse para voce. Leia Lucas 11:5-13. A primeira ilustracao se concentra em quem ora. (Lucas 11:5-8) Nela, um homem recebe uma visita tarde da noite e nao tem nada para servir. Para o anfitriao, o assunto e muito importante. Apesar da ` hora, ele vai a casa de um amigo e pede pao em prestado. De incio, o amigo nao quer se levantar porque sua famlia esta dormindo. Mas, persisten te e sem se sentir constrangido, o anfitriao continua a pedir ate que seu amigo se levanta e lhe da o que precisa.1 O que essa ilustracao nos ensina sobre a oracao? Jesus quis dizer que precisamos ser persistentes persistir em pedir, em buscar e em bater. (Lucas 11:9, 10) Por que? Sera que Jesus estava dando a entender que, quando oramos, na realidade esta mos batendo na porta de um Deus que nao quer nos ouvir? Nao. Jesus quis dizer que, diferentemente de um amigo relutante, Deus deseja muito aten der aos pedidos apropriados dos que oram com fe. Mostramos esse tipo de fe pela nossa persistencia. Por pedirmos repetidas vezes, mostramos que realmente precisamos daquilo que pedimos e que temos certeza de que Deus pode nos atender, se isso estiver de acordo com a sua vontade. Mar cos 11:24; 1 Joao 5:14. A segunda ilustracao se concentra no Ouvinte
1 A ilustracao de Jesus reflete costumes e praticas da vida real. Para os judeus, mostrar hospitalidade era um dever sagrado. Uma famlia fazia pao suficiente para um dia, de modo que pedir pao emprestado era algo comum quando o pao acabava. Tambem, se a famlia fosse pobre, todos dormiam no chao no mesmo quarto.

de oracao, Jeova. (Salmo 65:2) Jesus perguntou: Qual e o pai entre vos que, se o seu filho lhe pe dir um peixe, lhe entregara uma serpente em vez de um peixe? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe entrega ra um escorpiao? A resposta e obvia nenhum pai amoroso da coisas ruins aos seus filhos. Entao Jesus explicou a ilustracao: Se um pai imperfeito da boas dadivas aos seus filhos, quanto mais o Pai, no ceu, dara esprito santo a melhor das dadivas aos filhos terrestres que lhe pedirem!1 Lucas 11:11-13; Mateus 7:11.

Deus deseja muito atender aos pedidos apropriados dos que oram com fe
O que isso nos ensina sobre Jeova, o Ouvinte de oracao? Jesus nos convida a ver a Jeova como um ` Pai amoroso, que deseja muito atender as necessi dades de seus filhos. Assim, os que adoram a Jeova ` podem se sentir a vontade para se dirigir a ele com os pedidos do seu coracao. E podem prontamente aceitar a resposta aos seus pedidos, mesmo que essa resposta nao seja a que esperavam, pois sabem que Deus quer o melhor para eles.2
1 Jesus usou muitas vezes a expressao quanto mais na sua linha de raciocnio, comecando com coisas pequenas e passan do para coisas maiores. Certo erudito explica: O argumento e: Se A e verdadeiro, quanto mais B sera verdadeiro tambem. 2 Para aprender mais sobre como orar e ser ouvido por Deus, veja o captulo 17 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, pu blicado pelas Testemunhas de Jeova.

SUGESTAO DE LEITURA DA BIBLIA PARA O MES DE ABRIL

Lucas 7-21

IMITE A SUA F E  NO E

Ele andou com o verdadeiro Deus


N
OE endireitou as costas, alongando os musculos doloridos. Imagine-o sentado numa grande viga de madeira, descansando um pouco de seu trabalho enquanto olhava para a imensa estrutura da arca. No ar havia um cheiro forte de alcatrao quente; de longe se podia ouvir o som de ferramen tas de carpintaria. De onde estava sentado, Noe po dia ver seus filhos trabalhando arduamente em va rias partes da grande estrutura de madeira. Ja fazia decadas que seus filhos, suas noras e sua querida esposa estavam trabalhando com ele nesse projeto. Eles tinham feito bastante coisa, mas ainda havia muito que fazer! As pessoas da regiao achavam que eles estavam loucos. Quanto mais a arca tomava forma, mais as pessoas riam da ideia de um diluvio cobrir a Terra inteira. A catastrofe sobre a qual Noe os avisava pa recia tao improvavel, tao absurda! Eles mal podiam acreditar que um homem pudesse desperdicar sua vida e a vida de sua famlia num trabalho tao sem sentido. Mas Jeova, o Deus de Noe, tinha uma opiniao bem diferente a respeito desse homem. A Palavra de Deus diz: Noe andou com o verda deiro Deus. (Genesis 6:9) O que isso quer dizer? Nao que Deus andou na Terra, nem que Noe de al guma forma foi para o ceu. Pelo contrario, Noe era tao obediente ao seu Deus e o amava tanto que era como se ele e Jeova andassem lado a lado como amigos. Milhares de anos depois, a Bblia disse so bre Noe: Por intermedio [de sua] fe, ele condenou o mundo. (Hebreus 11:7) Como ele fez isso? O que podemos aprender de sua fe?
UM HOMEM SEM DEFEITO NUM MUNDO VIOLENTO Noe foi criado num mundo que estava rapida mente passando de mal a pior. Ja estava ruim nos dias de seu bisavo Enoque, outro homem justo que andou com Deus. Enoque tinha predito que um dia de julgamento estava para vir sobre os mpios da quele mundo. Agora, nos dias de Noe, a deteriora c ao moral estava ainda pior. De fato, do ponto de vista de Jeova, a Terra estava arruinada, pois ha via muita violencia. (Genesis 5:22; 6:11; Judas 14, 15) O que aconteceu para que as coisas piorassem tanto? Houve uma terrvel tragedia entre os filhos espi rituais de Deus, os anjos. Um deles ja tinha se re belado contra Jeova, tornando-se Satanas, o Diabo, por caluniar a Deus e induzir Adao e Eva ao peca do. Nos dias de Noe, outros anjos comecaram a se rebelar contra o governo justo de Jeova. Abando nando a posic ao que Deus lhes tinha dado no ceu, vieram para a Terra, assumiram forma humana e se casaram com belas mulheres. Aqueles anjos or gulhosos, egostas e rebeldes eram uma influencia maligna entre os humanos. Genesis 3:1-5; 6:1, 2; Judas 6, 7. Alem disso, a uniao desnatural entre anjos ma terializados e mulheres produziu filhos hbridos de tamanho e forca extraordinarios. A Bblia os chama de nefilins, que literalmente significa derrubadores os que fazem outros cair. Os nefilins, que eram intimidadores crueis, fizeram a crueldade na Terra se tornar ainda pior. Nao e de admirar que,

12

A SENTINELA

do ponto de vista do Criador, a maldade do ho mem era abundante na terra e que toda inclinac ao dos pensamentos do seu corac ao era so ma, todo o tempo. Jeova decretou que aquela sociedade m pia seria eliminada em 120 anos. Genesis 6:3-5. Imagine tentar cuidar de uma famlia num mun do assim! Mas foi isso o que Noe fez. Ele encon trou uma boa esposa. Quando Noe tinha 500 anos, sua esposa teve tres filhos Sem, Ca e Jafe.1 Jun tos, eles tinham que proteger seus filhos das mas influencias. Meninos costumam admirar homens de fama, homens fortes e os nefilins eram exata mente isso. Noe e sua esposa nao podiam proteger seus filhos de todas as historias sobre as facanhas daqueles gigantes, mas podiam ensinar a atraente verdade sobre Jeova Deus, aquele que odeia toda a maldade. Eles tinham que ajudar seus meninos a ver que Jeova se sentia magoado por causa da vio lencia e da rebeliao do mundo. Genesis 6:6. Os pais hoje podem entender muito bem Noe e sua esposa. O mundo hoje tambem esta contami nado pela violencia e pelo esprito de rebeliao. Ate mesmo o entretenimento para criancas esta reple to desses temas. Pais sabios fazem tudo que podem para lutar contra essas influencias por ensinar seus filhos sobre o Deus de paz, Jeova, que um dia aca bara com toda a violencia. (Salmo 11:5; 37:10, 11) E possvel ter bons resultados! Noe e sua esposa fo 1 No incio da historia humana, as pessoas viviam muito mais do que hoje. Parece que sua longevidade se devia ao fato de vi verem mais perto da vitalidade e da perfeic ao que Adao e Eva tinham perdido.

ram bem-sucedidos. Seus filhos se tornaram homens bons e se casaram com mulheres que tam bem queriam colocar o verdadeiro Deus, Jeova, em primeiro lugar na vida.
FAZE PARA TI UMA ARCA Certo dia, a vida de Noe mudou para sempre. Jeova falou a esse servo amado sobre seu proposito de destruir o mundo daqueles dias. Deus orde nou a Noe: Faze para ti uma arca da madeira duma arvore resinosa. Genesis 6:14. Essa arca nao era um navio, como alguns acham. Nao tinha proa, popa, quilha nem leme. Era basi camente um grande bau, ou caixa. Jeova forneceu a Noe as dimensoes exatas da arca, alguns detalhes sobre seu projeto e orientac oes para revestir a arca de alcatrao por dentro e por fora. E disse a Noe o motivo: Eis que estou trazendo o diluvio de aguas sobre a terra . . . Tudo o que ha na terra expirara. Mas Jeova deu a seguinte orientac ao a Noe: Teras de entrar na arca, tu e teus filhos, e tua esposa, e as esposas de teus filhos contigo. Noe tambem devia levar representantes de todos os tipos de animais. Apenas os que estivessem dentro da arca sobrevi veriam ao Diluvio! Genesis 6:17-20. Noe tinha diante de si uma gigantesca tarefa. A arca tinha de ser enorme uns 133 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13 metros de altura. Era muito maior do que algumas das maiores embarcac oes ja construdas. Sera que Noe tentou se livrar dessa designac ao, reclamou de seus desafios ou alterou os detalhes para facilitar as coisas
Noe e sua esposa tinham que proteger seus filhos de mas influencias

para ele? A Bblia responde: Noe passou a fazer segundo tudo o que Deus lhe mandara. Fez exata mente assim. Genesis 6:22. A construc ao durou decadas, talvez de 40 a 50 anos. Havia arvores para derrubar, toras para arrastar e vigas para cortar, moldar e encaixar. A arca teria tres pavimentos, ou conveses, varios compar timentos e uma porta lateral. Tambem teria janelas no alto, ao longo dos quatros lados, bem como um telhado de duas aguas com uma leve inclinac ao para que a agua escorresse. Genesis 6:14-16. Conforme os anos passavam e a arca tomava for ma, Noe deve ter ficado muito feliz com o apoio de sua famlia. Havia outro aspecto do trabalho que pode ter sido ainda mais desafiador do que cons truir a arca. A Bblia diz que Noe era um pregador da justica. (2 Pedro 2:5) Assim, ele corajosamente tomou a lideranca em avisar aquela sociedade m pia e perversa sobre a destruic ao que estava para acontecer. Qual foi a reac ao delas? Mais tarde, Je sus Cristo disse que as pessoas daquela epoca nao fizeram caso. Ele disse que elas estavam tao envolvidas com as coisas do dia a dia, como comer, beber e casar, que nao deram nenhuma atenc ao a Noe. (Mateus 24:37-39) Sem duvida, muitos zom baram dele e de sua famlia; alguns talvez o tenham ameacado e se oposto a ele violentamente. Mas Noe e sua famlia nunca desistiram. Apesar de viverem num mundo que considerava a cons truc ao da arca algo sem importancia, sem sentido e tolo, eles continuaram a fazer o seu trabalho fielmente. Assim, as famlias cristas hoje podem aprender muito da fe de Noe e sua famlia. Afinal, vivemos no que a Bblia chama de ultimos dias deste sistema mundial. (2 Timoteo 3:1) Jesus disse que nossa epoca seria exatamente como a epoca ` em que Noe construiu a arca. O mundo reage a mensagem sobre o Reino de Deus com apatia, zom baria ou mesmo perseguic ao. Por isso, e bom que os cristaos se lembrem de Noe, pois nao sao os primeiros a enfrentar desafios como esses.
ENTRA NA ARCA Decadas depois, a arca finalmente ficou pronta. Quando Noe estava com quase 600 anos, ele enfrentou algumas perdas. Seu pai, Lameque, mor-

reu.1 Cinco anos mais tarde, Metusalem, pai de Lameque e avo de Noe, morreu com 969 anos en cerrando a vida mais longa do registro bblico. (Ge nesis 5:27) Tanto Metusalem como Lameque foram contemporaneos do primeiro homem, Adao. Naquele mesmo ano, o patriarca Noe recebeu outra ordem de Jeova Deus: Entra na arca, tu e todos os da tua casa. Ao mesmo tempo, Deus man dou Noe levar os animais para a arca sete no caso dos animais puros, apropriados para sacrif cios, e dois no caso dos demais. Genesis 7:1-3. Ver isso deve ter sido inesquecvel. No horizonte podia-se ver animais de todos os tamanhos, formas e temperamentos, chegando aos montes. Eles vinham andando, alguns de modo desajeitado, outros bem devagar, e ainda outros vinham voando e rastejando. Nao precisamos imaginar o pobre Noe tentando cercar os animais, brigando com eles ou fazendo alguma coisa para atra-los para dentro do espaco limitado da arca. O relato diz que entraram . . . vindo a Noe para dentro da arca. Genesis 7:9. Alguns ceticos talvez perguntem: Como algo assim poderia acontecer? E como todos aqueles animais poderiam conviver em paz num espaco limi tado? Pense no seguinte: Sera que esta alem do
1 Lameque tinha dado ao seu filho o nome de Noe, que provavelmente significa descanso; consolo, e tinha profetizado que Noe cumpriria o significado do seu nome por levar a humanida de a um descanso de seu trabalho arduo sobre o solo amaldicoa do. (Genesis 5:28, 29) Lameque nao viveu para ver suas palavras se cumprirem.

14

A SENTINELA

Apesar das evidencias de que Jeova abencoava Noe, as pessoas zombavam dele e ignoravam sua mensagem

poder do Criador do Universo controlar sua criac ao animal, ate mesmo tornando-os mansos, se neces sario? Lembre-se que Jeova e o Deus que abriu o mar Vermelho e fez o Sol ficar parado. Sera que ele nao poderia realizar todos os eventos descritos no relato de Noe? Claro que sim, e foi isso que ele fez! E verdade que Deus poderia ter escolhido salvar sua criac ao animal de outro modo. No entanto, ele sabiamente escolheu fazer isso de um modo que nos lembra da responsabilidade que ele tinha dado aos humanos: cuidar das coisas vivas na Terra. (Ge nesis 1:28) Assim, muitos pais usam a historia de ` Noe para ensinar seus filhos que Jeova da valor as pessoas e aos animais que ele criou. Jeova disse a Noe que o Diluvio viria em uma semana. Deve ter sido um perodo de muita ativi dade para a famlia. Imagine o trabalho de colocar e organizar todos os animais e sua alimentac ao na arca, alem de levar para dentro todos os perten ces da famlia. A esposa de Noe e as esposas de Sem, Ca e Jafe devem ter ficado muito interessa das em fazer da arca um lugar confortavel para morar. E as outras pessoas? Elas nao fizeram caso apesar de todas as evidencias de que Jeova es tava abencoando Noe e seu trabalho. Elas nao ti nham como deixar de notar os animais entrando na arca. Mas a apatia delas nao nos deve surpreen der. As pessoas hoje nao fazem caso das esmaga doras evidencias de que estamos vivendo nos ulti-

mos dias deste sistema mundial. E como o apostolo Pedro predisse, haveria ridicularizadores que zombariam dos que acatam os avisos de Deus. (2 Pedro 3:3-6) Com certeza, as pessoas tambem zombaram de Noe e sua famlia. Quando foi que a zombaria acabou? O relato diz que, quando Noe, sua famlia e os animais es tavam dentro da arca, Jeova fechou a porta atras dele. Se alguns dos ridicularizadores estavam por perto, sem duvida essa ac ao divina os silenciou. Caso contrario, a chuva com certeza fez isso pois choveu mesmo! E continuou chovendo, chovendo e chovendo ate inundar a Terra, assim como Jeova tinha dito. Genesis 7:16-21. Sera que Jeova se alegrou com a morte daquelas pessoas mas? Nao! (Ezequiel 33:11) Pelo contrario, ele tinha dado a elas todas as oportunidades pos sveis de mudar seu modo de vida e fazer o que e certo. Elas poderiam ter feito isso? O modo de vida de Noe respondeu a essa pergunta. Por andar com Jeova, obedecendo a seu Deus em todas as coi sas, Noe mostrou que era possvel sobreviver. Nes se sentido, sua fe condenou o mundo de seus dias; deixou bem evidente a perversidade daquela gera c ao. Sua fe salvou a vida dele e a de sua famlia. Se voce imitar a fe de Noe, tambem podera salvar tan to a voce como aqueles a quem ama. Assim como Noe, voce pode andar com Jeova Deus e te-lo como seu amigo. E essa amizade pode durar para sempre!
1. DE ABRIL DE 2013

15

PERGUNTAS B IBLICAS RESPONDIDAS

E possvel entender a Bblia?


A Bblia e a Palavra de Deus. E como uma carta de um pai amoroso. (2 Timoteo 3:16) Na Bblia, Deus explica como podemos agrada-lo, por que ele permite a maldade e o que fara pela humanidade no futuro. Mas instrutores religiosos dis torcem os ensinamentos da Bblia; por isso, mui tos perdem a esperanca de algum dia entende-la. Atos 20:29, 30. Jeova Deus quer que saibamos a verdade sobre ele. Por esse motivo, ele nos deu um livro que e possvel entender. Leia 1 Timoteo 2:3, 4.

Como voce pode entender a Bblia?


Alem de nos dar a Bblia, Jeova fornece ajudas para entende-la. Ele enviou Jesus para nos ensinar. (Lucas 4:16-21) Jesus ajudou as pessoas que o ouviam a entender as Escrituras, fazendo refe rencia a um versculo apos outro. Leia Lucas 24:27, 32, 45. Jesus estabeleceu a congregacao crista para que a obra que ele iniciou continuasse. (Mateus 28:19, 20) Hoje, os verdadeiros seguidores de Je sus ajudam as pessoas a entender o que a Bblia ensina sobre Deus. Voce gostaria de entender a Bblia? As Testemunhas de Jeova terao prazer em ajuda-lo. Leia Atos 8:30, 31.
Para mais informacoes, veja o captulo 2 deste livro, publicado pelas Testemunhas de Jeova.
O QUE A BIBLIA Realmente ENSINA?

VEJA MAIS RESPOSTAS A PERGUNTAS BIBLICAS ON-LINE

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

m q

Artigos e atividades para pais, adolescentes e criancas

Bblia on-line disponvel em cerca de 50 idiomas


wp13 04/01-T

Das könnte Ihnen auch gefallen