Sie sind auf Seite 1von 3

O vagabundo sentinela e o sentinela vagabundo.

Jos Lucas Gelo da Silva

Anarquia ordem, governo guerra cvil.


J ia tarde o dia quando ele apareceu no limite de viso de uma vila , calma e sorrateira, de Petynia e muitos diriam que um estranho viajante chegando ao por do sol no meio do nada s poderia ser o comeo de mais uma das histria que dava a fama do reino. Afinal de contas, o que de bom um vagabundo estaria fazendo no meio da plancie, chamada de Campo da Pedra-fumaa, que ao menos uma vez a cada lua fazia suas vitimas entre os que passavam a caminho de Malpetrim, a capital do reino e conhecida como a Cidade dos Aventureiros, nas mos dos perigosos bandidos que disparavam fogo e fumaa com suas armas proibidas? Ele era alto, de corpo forte e esguio, os msculos bem desenhados mas nada que um bom treino no garantisse, assim, no era musculoso como um paladino ou soldado. No tinha cabelos, alias,tinha, mas eram cortados to baixos que s emprestavam um tom cinza a pele branca e amorenada de sol. Vestia uma capa de viagem, amarrada na altura do pescoo que lhe cobria boa parte do corpo deixando uma parca abertura na frente deixando ver a frente do corpo e tendo um capuz pendurado s costas, rota e suja de poeira e trazia ainda um volume grande, comprido e fino preso as costas, nada que indicasse uma espada ou alguma arma grande. Pendia sobre o ombro um saco que levava puxado com uma mo e a outra ficava solta ao lado do corpo. As mos se encontravam enfaixadas como se estivessem machucadas apesar de no haver sinais de ferimentos, e isso se repetia com os ps e as pernas. Vestia um calo largo que deixava-lhe entrever as coxas, fortes e firmes, e os membros posteriores torneados e rgidos, o que indicava que estava acostumado a longas caminhadas. Seus ps eram sujos, cascudos e grossos. Chegando ao topo de uma pequena colina aproximou-se de uma rvore que a encimava solitria em meio a flora de arbustos locais , sobre ela um sentinela roncava despreocupadamente aparentando mais familiaridade com dormir em cima da rvore sem cair do que com fazer a vigia propriamente dita, e chamou pelo guarda: -Ei, amigo, existe um lugar nessa cidade prxima onde um forasteiro suspeito possa trabalhar por comida e pouso? - Disse enquanto chutava frontalmente a rvore fazendo com que o sentinela acordasse assustado procurando pelo seu arco e flecha que agora jazia cado no cho. - O que?Quem vem l? - de sobressalto o sentinela, no mais que um jovem imberbe de vestes verdes e algumas folhas em sua suja cabeleira amarelada, colocou-se em p no galho onde estivera deitado. - Aqui em baixo, venho de longe e preciso de abrigo para a noite, dizem que os arredores so perigosos durante a noite para pobres viajantes indefesos por causa dos salteadores.

- E o que voc traz de valioso que algum pudesse querer, mendigo? - Minha vida, e braos bons para arar a terra. E quem sabe um pouco mais de seriedade para fazer uma guarda do que algum que dorme em seu posto. Contrariado ,e constrangido , o rapaz desceu da rvore, com uma destreza treinada, caindo sobre os ps. Apanhou o arco e sua aljava e os colocou nas suas costas. - Meu nome Marcos e sou o vigilante dessa estrada , um pouco mais a frente ira encontrar uma vila , chama-se Stuk e no tem mais que velhas fiadeiras, alguns homens que trabalham a terra e uns pouco soldados que fazem o que podemos chamar de guarda da cidade. No cause problemas, srio, a vila passa por um momento tenso e os moradores no estaro tolerantes a forasteiros. - Tudo bem, s preciso de um lugar para descansar o corpo e alimentar a barriga, alguns pes com banha quente e uma cerveja devem bastar e no tenho medo de servio pesado. - Bem siga em frente, fora essa colina a estrada reta e antes do anoitecer voc j devera estar as portas da vila, informe o sentinela da entrada que falou comigo e que lhe dei passagem. - E quanto a voc? Ir ficar aqui at a noite? No tem medo dos bandoleiros? - No, eu no volto sempre para a vila, tenho que fazer a ronda da noite. Ao ouvir isso o forasteiro mirou bem o jovem e percebeu suas orelhas um pouco pontudas e seus traos um que mais delgados que os de um jovem humano. Na certa era fruto de algum refugiado de Lenrienn, a cidade lfica que era atacada pelas hordas de goblinodes, que passara pela vila. - Bom voc deve ter algum tipo de cabana por aqui eu imagino, pode parecer estranho e vou entender se voc recusar, mas eu poderia trocar turnos com voc na guarda, s preciso como disse de um lugar para descansar o corpo e alguma coisa para forrar a barriga. O meio- elfo contemplou o viajante com seus fundos olhos verdes durante um tempo, sem desviar a ateno mexeu num bolso oculto das vestes retirou uma pedra que atirou ao viajante, que a pegou no ar, e perguntou: - Voc est dizendo que eu tenho uma cabana e que eu, provavelmente, deixaria que pernoitasse l tendo como pagamento sua ajuda na viglia dessa parte da estrada. Deveria portanto confiar em um estranho para garantir a segurana da minha vila , bem como confiar a ele a localizao de minha cabana e deixa-lo sozinho dentro dela, tendo como nico fiador sua palavra e a honestidade de seu carter? - Sim, isso. -sentiu a pedra gelar em sua mo e a devolveu Marcos e tendo como fiador disso eu apresento o juizo de Khalmyr, o deus-guerreiro da justia. - Co...co...mo assim, o juizo de Khalmyr? - perguntou o sentinela, meio atrapalhado.

O errante riu alto e colocou fraternalmente a mo sobre o ombro do jovem,. - Imagino que nem todo ser que passa sob sua rvore e tem a sorte de encontra-lo acordado para interrog-lo reconhece de imediato uma Pedra da Verdade, no ? - , isso incomum, por acaso algum tipo de paladino de Valkarya pagando penitncia to longe de Deheon? - No, no sou, sou somente um errante sem lugar para retornar nessa imensido que Arton. Mas reconheo um artefato divino, quando sou testado por um. Me diga, voc conhece algum paladino ou clrigo de Khalmyr para lhe arrumar uma dessa?Elas no funcionam se roubadas ou obtidas de outras formas que no a oferta sincera do possuidor. - Sim, conheo, apesar de fazer algumas primaveras que no a vejo. - Fazia parte de seu grupo de, como eles se chamam....aventureiros! - No, ela era minha me. - Era? - .... - Marcos silenciou e fitou os olhos do forasteiro. - Perdo, sem perguntas. Meu nome Vento e venho de uma peregrinao de alguns anos. Findada ela no tenho para onde voltar e agora erro por Arton. - timo, a estrada segue ao leste, mas desa ao oeste da colina, siga o curso do rio e encontrara uma cabana com um cavalo a porta, se ele no estiver l no se preocupe deve ter sado para se alimentar, de Namalkah,o reino dos cavalos e muito inteligente. Quase mais do que eu. - Farei isso. Volto para fazer a guarda a meia-noite - Dando as costas ao jovem que subia de volta a rvore ps-se a caminhar na direo do poente tendo a sua frente um por do sol digno de Petrynia, o Reino das histrias fantsticas.

Das könnte Ihnen auch gefallen