Sie sind auf Seite 1von 95

Mercado de Capitais

Mercado de Capitais
O que ?
O mercado de capitais um sistema de distribuio de valores mobilirios, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos ttulos de emisso de empresas e viabilizar seu processo de capitalizao.

Organizao Mercados Financeiros


O Mercado de Capitais ou Mercado Financeiro , o confronto entre a oferta e a procura quer de moeda quer de capitais de mdio e longo prazo. Assim, costuma segmentar-se o mercado financeiro em mercado monetrio ( de curto prazo ) e mercado de capitais ( mdio e longo prazo ). Por vezes, identifica-se o mercado de capitais com o mercado financeiro ( sentido estrito ).
O mercado de capitais divide-se em mercado primrio emisso de ttulos e mercado secundrio transaes de ttulos j existentes sendo a Bolsa de Valores um dos exemplos mais representativos. O mercado financeiro, em sentido amplo, tambm engloba o mercado de crdito (bancrio e outro) e, ainda, o mercado cambial onde tm lugar as transaces de divisas. Nos mercados monetrios destacam-se o mercado monetrio interbancrio (MMI) e o mercado monetrio interbancrio de ttulos, ou apenas mercado interbancrio de ttulos (MIT). Independentemente da sua designao, o mercado interbancrio de ttulos desempenha uma funo importante num sistema financeiro, qualquer que ele seja.

Mercado de Capitais
Estrutura
O Mercado de Capitais constitudo pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituies financeiras autorizadas. O mesmo subdividido em Mercado Primrio e o Mercado Secundrio.

Mercado de Capitais
No Mercado Primrio onde se negocia a subscrio de novas aes ao pblico, isto , onde os valores mobilirios circulam pela primeira vez e onde a empresa obtm o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

Mercado de Capitais
O Mercado Secundrio so as demais negociaes com esses ttulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora j no ter mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse ltimo mercado se caracteriza tambm pelas negociaes realizadas fora das bolsas, em negociaes que denominamos como mercado de balco, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.

Mercado de Capitais
Classificao do sistema financeiro

a) - Tipos de Contratos: baseado em Crdito.


EX. Japo, Alemanha, todos os mercados emergentes

baseado em Mercado.
EX. Aes E.U.A.

Mercado de Capitais
Principais papis negociados no sistema financeiro
Ttulos pblicos Podem ser emitidos pelos governos, Estadual e Municipal O objetivo desses papis reside em:
- Consecuo de poltica monetria - Financiar o dficit pblico

Mercado de Capitais
Principais papis negociados no sistema financeiro
Aes
Ttulos de renda varivel, emitidos por sociedades annimas. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. As aes so conversveis em dinheiro, a qualquer tempo, Podem ser: Ordinrias; Preferenciais: Fruio.

Mercado de Capitais
Principais intervenientes no mercado financeiro Reguladores

Responsabilidade de disciplinar Fiscalizar Coibir irregularidades Examinar registros contbeis de pessoas ou empresas sujeitas sua fiscalizao

Mercado de Capitais
Principais intervenientes no mercado financeiro

Mercado de Capitais
As empresas, medida que se expandem, carecem de mais e mais recursos, que podem ser obtidos por meio de;

Mercado de Capitais
Porque investir no mercado de capitais?
medida que cresce o nvel de poupana individual e a poupana das empresas (entende-se por poupana o lucro das mesmas) constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um pas. Com os recursos necessrios, as empresas tm condies de investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de pesquisas, melhorando seu processo produtivo. O investidor em aes contribui para a produo de bens, dos quais ele tambm consumidor. Como acionista, ele scio da empresa e beneficia da distribuio de dividendos sempre que a empresa obtiver lucros.

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista
Para que o Mercado Acionista se desenvolva, consiga cumprir com sua funo e traga benefcios para as partes envolvidas, o ambiente de negcios no pas de atuao deve ter total liberdade e possuir regras claras e definidas.

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista

Financia a produo e os negcios, pois atravs da venda de aes as empresas obtm recursos para expandir seu capital, com obrigaes apenas no longo prazo;

Possibilita que os recursos poupados se tornem investimentos, proporcionando crescimento econmico e crescimento de produtividade com a insero das poupanas no setor produtivos;

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista

Constitui uma forma de crescimento das companhias, que podem aumentar sua participao no mercado atravs da distribuio de aes, alm de possibilitar a elas aumentar seus ativos e valor de mercado;

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista

Auxilia a redistribuio de renda, medida que pode proporcionar a seus investidores ganhos decorrentes de valorizaes do valor da ao e distribuio de dividendos, compartilhando assim o lucros das empresas;

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista

Aprimoramento dos princpios da Governana Corporativa, atravs de melhorias na administrao e eficincia, visto que as companhias abertas precisam cumprir a regras cada vez mais rgidas propostas pelo governo e pelas Bolsas de Valores, alm de deixar o mercado mais transparente;

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista

Possibilita a insero de pequenos investidores, j que para investir em aes no h a necessidade de grandes somas de capital como outros tipos de investimentos;

Mercado de Capitais
Principais Benefcios do Mercado Acionista

O Mercado de Aes atua como indicador econmico, uma vez que extremamente sensvel e a cotao das aes pode refletir as foras do mercado, como momentos de recesso, estabilidade, crescimento, etc.

Mercado de Capitais
Investimentos em Ttulos

Renda: Divido em fixa e varivel. A renda fixa quando se conhece previamente a forma do rendimento que ser conferida ao ttulo. Nesse caso, o rendimento pode ser ps ou pr-fixado, como ocorre, por exemplo, com algumas obrigaes.
A renda varivel ser definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituio emissora do respectivo ttulo.

Mercado de Capitais
Investimentos em Ttulos

Prazo: H ttulos com prazo de emisso varivel ou indeterminado, isto , no tm data definida para resgate ou vencimento, podendo sua converso em dinheiro ser feita a qualquer momento. J os ttulos de prazo fixo apresentam data estipulada para vencimento ou resgate, quando seu detentor receber o valor correspondente sua aplicao, acrescido da respectiva remunerao.

Mercado de Capitais
Investimentos em Ttulos

Emisso: Os ttulos podem ser particulares ou pblicos. Particulares, quando lanados por sociedades annimas ou instituies financeiras autorizadas respectivamente.

Mercado de Capitais
Como investir e operar no mercado de capitais?
Para operar no mercado secundrio de aes necessrio que o investidor se dirija a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual funcionrios especializados podero fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientao na seleo do investimento, de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador. Atualmente possivel tambm operar no mercado individualmente atravs do acesso online.

O que a Bolsa de Valores?


A Bolsa de Valores o centro especialmente criado e mantido para negociao de valores mobilirios, em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pelos corretores e pelas autoridades. A Bolsa no um meio corrompido que d lugar a abusos e em que ganha o mais esperto ou o mais poderoso. claro que existe especulao, mas ela constitui um sistema importante de escoar dinheiro para o sector industrial, que necessita de financiamento para desenvolver a sua actividade. Em Portugal , tal como noutros pases, a Bolsa, durante muito tempo e para muitas pessoas, desfrutava de m fama e eram postas em causa as suas funes como dinamizadora da economia nacional.

O que a Bolsa de Valores?


O mercado, sendo um mecanismo que liga a produo ao consumo e que coordena toda a economia. Admitindo que o mercado o mecanismo coordenador da economia capitalista, isso permite-nos afirmar que a Bolsa de Valores tem desde h muito tempo um papel importante em todo este processo de troca:
Permite um fcil escoamento do crdito pblico e privado. Ela canaliza a poupana dos particulares e das empresas para o processo produtivo Actua como factor importante na repartio de recursos e na optimizao da aplicao da poupana. um organismo til para o desenvolvimento econmico das sociedades

O que a Bolsa de Valores?


A Bolsa de Valores um mercado organizado onde se transaccionam valores mobilirios(aces e obrigaes) atravs de intermedirios especficos onde a transparncia um requisito fundamental. As compras e as vendas de ttulos so realizadas por correctores e por sociedades de corretagem(que s podem actuar no mercado por conta de nutrem) e as sociedades financeiras de corretagem(que podem actuar por conta prpria gerindo carteiras de clientes e, por isso, so consideradas Declares). O mercado de capitais divide-se em mercado primrio- emisso de ttulos- e mercado secundrio- transaces de ttulos j existentes. Os vrios mercados secundrios que podem encontrar-se nos sistemas financeiros distinguem-se pela organizao e modo de funcionamento prprio, e concorrem entre si, no s pelo lado da oferta procurando conquistar o interesse das entidades emitentes de valores mobilirios- como pelo lado da procura- mediante a aquisio desses valores por parte dos investidores.

A Bolsa de Valores um mercado secundrio, especialmente, organizado para a transaco de valores mobilirios. Ter ttulos admitidos cotao na Bolsa vantajoso para as empresas devido aos benefcios fiscais que pode usufruir, maior facilidade em obter meios financeiros no mercado de capitais e ao prestgio que oferece.

Preos e Ordens
Preo dos ttulos Na Bolsa de Valores os preos dos valores mobilirios so fixados de acordo com a respectiva oferta e procura. Se para um determinado valor mobilirio h mais ordens de compra do que ordens de venda, o preo sobe at atingir um nvel que afaste certos compradores alicie novos vendedores. Uma ordem de Bolsa representa um mandato relativo s operaes de compra e de venda em Bolsa de valores mobilirios. As ordens de Bolsa podem ser dadas aos intermedirios financeiros, s sociedades correctoras e s sociedades financeiras de corretagem(Dealers) antes da abertura das sesses ou durante o seu funcionamento.

Tipos de Ordens
Ao Mercado Com Limite de Preo Stop Loss Trailing Stop

O que a Bolsa de Valores?


Vamos ento ver alguns dos indicadores bolsistas. A escolha da forma de aplicao exige, para alm de recursos financeiros, muitas vezes avultados, conhecimentos do mercado financeiro, primrio ou secundrio, que no esto ao alcance do investidor comum. Tomada a deciso de aplicar as poupanas, o investidor tenta medir o rendimento obtido face ao investimento realizado tanto em obrigaes como em aces. Alguns indicadores so:
Lucro por aco(EPS Earnings per share) Valor contabililstico(Book value) Price earning ratio (PER) Price cash flow (PCF) Payback period

Capitalizao Bolsista
ndice de cotaes Outros Indicadores de evoluo

O que um Indice?
O PSI-20, por exemplo um ndice de aces que constitui um indicador da evoluo do mercado accionista Portugus. Imagine a feitura de um bolo. Usamos vrios ingredientes em vrias quantidades, certo? Tambm neste caso assim se passa. Juntamos 20 aces, em diferentes propores, segundo a sua importncia em termos de peso no mercado e da frequncia com que so negociadas. Misturamo-las, segundo uma frmula matemtica, conseguindo um s nmero (com duas casas decimais) que vai subindo ou descendo quando os preos das aces sobem ou descem. Concerteza que j ouviu falar no IPC (ndice de Preos no Consumidor), Tambm neste caso se trata de um ndice, este composto pelo preo de determinados bens e servios, enquanto que o PSI-20 se refere a preos de aces. Um ndice de aces contitui uma forma fcil e rpida de avaliar a evoluo de um mercado.

Reparando no grfico seguinte :

[Evoluo do ndice PSI-20 entre 04Jan99 e 30Dez99] Note-se que as aces que, em cada momento, fazem parte deste ndice so escolhidas, com base em critrios objectivos, pela BVLP - Bolsa de Valores de Lisboa e Porto e, em princpio as aces mantm-se no ndice por perodos de 6 meses.

MERCADO DE DERIVADOS

Conceito de contrato derivado


derivado um contrato cujo valor depende (ou deriva) do valor de um bem bsico, taxa de referncia ou ndice
(Grupo dos Trinta, Global Derivatives Study Group,Washington, D.C., julho de 1993).

Conceito de contrato derivado

Isto explica o motivo pelo qual servem to bem para limitar o risco de flutuaes inesperadas de preo do ativo em questo.

Conceito de contrato derivado


O uso de derivados surgiu da necessidade de reduzir a incerteza, e certamente no h nada de novo nisso.
(Desafio aos Deuses, Peter L.Bernstein, editora Campus, 3a edio,1997, pg.305/306).

Conceito de contrato derivado


Os contratos derivados s existem porque h a possibilidade de o preo da mercadoria vista (aes, moedas, gros, taxas e ndices)variar.Caso o mercado vista deixe de existir, o derivado perde a razo de ser. A mercadoria fsica, negociada no mercado vista, referncia para o derivado, chamada de ATIVO-SUBJACENTE.

Outro aspecto bem importante que s pode existir derivados sobre ativos e mercadorias que possuam seus preos de negociao livremente estabelecidos pelo mercado, sem nenhum tipo de controle, ou seja, os preos devem ser transparentes, correndo seus prprios riscos.

derivados Financeiros e No Financeiros

Os derivados financeiros so os referenciados sobre taxas de juros, moedas, aes e ndices. Os no-financeiros so os derivados sobre os preos das commodities, como o ouro, petrleo e ativos agropecurios (algodo, soja, acar, lcool, milho e caf)

Na prtica, os derivados so transaes nos mercados de futuros, a termo, swaps e opes, ou contratos com caractersticas semelhantes a um ou mais desses instrumentos (contratos de seguro, por exemplo).

Mercado Futuro
So contratos padronizados negociados entre duas contrapartes, por intermdio de uma bolsa, para um determinado vencimento em uma data futura. Obedecem a um ajuste dirio de posies e pagamento inicial de margens de garantia.

Mercado a Termo
So contratos de compra e venda de um ativo com liquidao fsica ou financeira numa data futura, determinada pelo contrato. O montante, preos e prazos so definidos pelas partes.

Diferenas entre o Mercado a Termo e o Mercado futuro


A diferena bsica entre estes dois contratos que enquanto nos mercados futuros exigido o ajuste dirio das posies, nos mercados a termo isto no ocorre. tudo resolvido no vencimento do contrato e est a o seu maior risco. Os mercados futuros so negociados em CONTNUO enquanto que os mercados a termo so negociados nos chamados mercados de CHAMADA.

SWAPS
De um modo geral uma troca de ndices entre dois investidores, sem envolver a troca do principal. Os swaps com maior liquidez no Brasil so os que negociam a taxa de juros prefixada contra a psfixada (DI x Pre) e a taxa de juros contra a variao cambial (DI x US$).

OPES
Uma opo um contrato que fornece o direito de comprar ou vender um nmero prefixado de unidades de um ativo em sua data de vencimento (opes europias) ou em sua vigncia (opes americanas), a um preo combinado na data inicial do contrato (preo de exerccio).

OPES
O preo da opo , portanto, um prmio pago (recebido) por adquirir (fornecer) um direito. Existem dois tipos bsicos de opes, opes de compra (call) e opes de venda (put).

OPES
A opo, portanto, um instrumento que d ao seu comprador (titular) um direito futuro sobre algo, mas no uma obrigao; e, a seu vendedor (lanador), uma obrigao futura, caso o titular da opo exera seu direito. Por assumir esta obrigao, o vendedor recebe um prmio.

Participantes dos mercados derivados


HEDGER ESPECULADOR ARBITRADOR MARKET MAKER

Hedger
Os hedgers so os agentes econmicos que desejam proteger-se dos riscos derivados das flutuaes adversas nos preos de commodities, taxas de juros, moedas estrangeiras, etc.

Hedger
A funo do hedger a de administrao do risco. Dessa forma, o hedger, normalmente, assume uma posio no mercado de derivados contrria quela assumida no mercado vista.

Hedge Cambial
Um exportador europeu aguarda o pagamento de uma factura de um cliente norte-americano que ir pagar daqui a 30 dias um valor pr-determinado em USD. . Ora, se o USD desvalorizar durante esse perodo, o valor do pagamento ser inferior ao inicalmente esperado (risco cambial). . Abrindo uma posio de aposta na desvalorizao do USD face ao EUR, se tal acontecer, esse ganho financeiro compensar a perda no valor da factura.

Hedge de Taxa de Juros

Um investidor est aplicado em um ttulo prefixado, como, p.ex., um CDB ou uma LTN Letra do Tesouro Nacional. Para ele se proteger contra uma possvel alta dos juros, ele tem de ficar COMPRADO em juros futuro, se apropriando de renda no caso de uma alta no valor do mesmo, compensando a perda de rentabilidade no ttulo fsico.

Especuladores
So os agentes econmicos, pessoas fsicas ou jurdicas, que esto dispostos a assumir riscos das variaes de preos motivados pela possibilidade de ganhos financeiros. A sua motivao bsica a oportunidade de realizao de lucros aproveitando as flutuaes de preos no mercado.

Especuladores
Contemplam posio contrria dos hedgers e de outros especuladores, assumindo o risco de variao nos preos dos produtos negociados. Sua presena nos mercados futuros indispensvel, pois ele que se dispe a assumir o risco dos hedgers.

Especuladores
Nos esforos que fazem para conseguir lucros, os especuladores devem prever, com a maior preciso possvel, as oscilaes futuras dos preos e das taxas de juros e de cmbio. Com objetivo de aperfeioar essas predies, muitos especuladores empregam tempo e recursos considerveis para conseguir e analisar as informaes sobre a situao e perspectivas das condies de oferta e procura.

Especuladores
Portanto, uma funo muito importante desempenhada pelos especuladores a de projetar os preos, ou seja, ele forma a expectativa dos preos dos bens. Por esse motivo, os mercados futuros estimulam a participao destes agentes, pois sem eles as duas funes econmicas bsicas dos mercados futuros - transferncia de riscos e visibilidade de preos, na prtica, ficariam inviabilizadas.

Especuladores
Outra funo importante cumprida pelos especuladores sua contribuio para a liquidez do mercado. A maior liquidez do mercado oferece maiores facilidades a quem deseja cobrir-se (os hedgers) para abrir e fechar posies rapidamente e em condies competitivas.

Especuladores versus Manipuladores


No entanto, importante distinguir o especulador do manipulador. Enquanto o primeiro imprescindvel ao funcionamento do mercado, o segundo predador e deve ser eliminado. O manipulador quer apenas provocar distores artificiais nos preos dos contratos para auferir ganhos fceis, geralmente assumindo posio simultnea no derivado e no ativo-subjacente. Normalmente, as bolsas e autoridades possuem regras severas quanto a esse tipo de prtica.

Arbitrador
Os preos de um bem, transacionado em dois mercados diferentes, podem, temporariamente, apresentar discrepncias entre si, provocadas por desequilbrios entre a oferta e a demanda do bem, em um ou outro mercado. Quando isto ocorre, indivduos atentos ao comportamento dos preos nos dois mercados imediatamente procuram auferir ganhos destas distores, atravs da compra do bem, no mercado onde ele est mais barato, e a sua venda, naquele onde ele est mais caro. Os agentes deste processo so denominados de arbitradores.

Arbitrador
O arbitrador o participante que, correndo um risco bastante pequeno, opera simultaneamente em mais de um mercado para se valer de distores de preos relativos. So responsveis, portanto, pela manuteno de uma relao entre preos futuros e vista.

Market Maker
So especialistas em determinado produto e devem carregar posio prpria para, sempre que convocados pelas bolsas, oferecerem preos de compra e de venda para os produtos em que so especialistas. Ajuda na liquidez e na formao de preo.

As Bolsas de Futuros
Os mercados a termo e de opes tm origens muito remotas. Em perodos anteriores civilizao grecoromana, j aconteciam negociaes que, de alguma forma, determinavam preos para transaes futuras. No Japo, em 1730, surgiram negociaes a termo de recibos de arroz com especificaes de condies de pagamento, qualidade, quantidade e prazo para entrega futura.

As Bolsas de Futuros
No prprio interior do Brasil podemos encontrar razes histricas dos derivados, quando surgiram operaes a termo do tipo venda futura de produtos agrcolas com preo predeterminado. A simplicidade destas operaes, porm, gerava vrios tipos de problemas, tais como:

As Bolsas de Futuros
Risco de crdito; Falta de padronizao da qualidade; Falta de divulgao ampla de preos; Impossibilidade de transferncia de posies. As bolsas somente ganharam a dimenso que tm hoje porque provaram que eram teis para eliminarem estes entraves, tornando mais geis e eficientes as negociaes com derivados.

As Bolsas de Futuros
O papel de uma bolsa de futuros organizar, desenvolver e liquidar os mercados relacionados com os contratos futuros e derivados em geral. As bolsas oferecem aos seus membros uma localizao fsica para que os negcios ocorram de forma livre e transparente e garantam a boa liquidao dos contratos.

Membro de Compensao
Tambm detentora de um ttulo junto Bolsa, uma corretora de valores e de mercadorias que tem como papel assumir a responsabilidade pelo registro, compensao e liquidao de todos os negcios realizados pelas Corretoras de Mercadorias, Operadores Especiais e Permissionrias Correspondentes;

Sistemas de Garantia e a Clearing House


Para que as bolsas possam assegurar a boa liquidao dos negcios nelas realizados, um sistema de garantias administrado pela Clearing House ou Cmara de Compensao.

Clearing
As compensaes das bolsas so realizadas por esta clearing house, que assume para si todos os compromissos financeiros e vai liquidando as partes. Ou seja, a primeira garantidora de todas as operaes.

Clearing
Entretanto, bom frisar que, apesar da cmara garantir a operao perante outros membros, a corretora a garantidora final das posies de seus clientes.

Salvaguardas da Clearing
Liquidao das operaes em D+1; Ajuste dirio; Margem de garantia; Estabelecimento de limites operacionais; Cauo de ttulos; e Fundos.

FAQs Perguntas frequentes


O que so posies curtas e longas? E o Open Interest?
Curta a posio do investidor que, em relao a um dado contrato, vendeu uma quantidade superior adquirida. Caso a quantidade comprada seja superior quantidade vendida, ento a posio ser longa, no contrato em causa. O somatrio das posies curtas do mercado , naturalmente, idntico ao somatrio das posies longas e corresponde - qualquer um - ao valor do Open Interest (ou Posies Abertas).

FAQs Perguntas frequentes


Em que consiste o mark-to-market?
O mark-to-market (ajustes dirios de perdas e ganhos) o procedimento pelo qual so diariamente apurados e liquidados os ganhos e as perdas nos contratos de futuros.

O que so as Margens?
Montante de garantias a depositar pelos Membros Liquidadores na Cmara de Compensao, de modo a cobrir o risco que esta assume ao garantir o cumprimento dos contratos celebrados. So funo directa da magnitude das posies abertas. O mesmo tipo de relao estabelece-se, por sua vez, entre os Membros Liquidadores e os seus Clientes.

Em que consiste o efeito de alavanca ou alavancagem?


Multiplicao da taxa de retorno, no caso dos futuros potenciada pelo facto de as operaes necessitarem de um investimento inicial (as Margens) substancialmente inferior ao de operaes sobre o mesmo volume de activos no mercado vista.

O que a Cmara de Compensao?


Na BVLP, o servio autnomo da Bolsa responsvel pelo registo, compensao, liquidao, gesto dos mecanismos de segurana e controlo do risco das operaes sobre os contratos derivados a negociados.

FAQs Perguntas frequentes


O que so os Membros Negociadores? Tm por funo exclusiva a interveno na negociao de contratos de futuros e de opes.

O que so os Membros Liquidadores? Tm por funo, para alm da interveno na negociao de contratos de futuros e de opes, a participao no processo de constituio de garantias e de liquidao, fsica e financeira, das operaes e, bem assim,. dos prmios das opes e das taxas de realizao de operaes. Quais as estratgias tpicas dos mercados de derivados? Cobertura de risco, especulao e arbitragem. Em que consistem as estratgias de cobertura de risco? Trata-se da transferncia do risco de eventual perda decorrente de variaes adversas do preo do activo subjacente a uma posio no mercado vista, para um outro agente econmico, mediante a realizao de operaes de compra ou venda de futuros, que se traduzem na assuno, neste mercado, de posies opostas s detidas no mercado spot.
O que uma estratgia de especulao? Comportamento do agente econmico que compra ou vende futuros em funo das suas expectativas de evoluo dos preos, tendo por objectivo fundamental a obteno de lucros derivados da concretizao dessas expectativas e assumindo o risco inerente

FAQs Perguntas frequentes


E estratgia de arbitragem? Trata-se da realizao simultnea de compras e vendas de um mesmo activo em mercados distintos, com vista obteno de ganhos virtualmente isentos de risco. O que o contrato de Futuros PSI-20? Contrato que tem como subjacente o ndice PSI-20, construdo com o duplo objectivo de servir de suporte ao lanamento deste contrato e, at por esse motivo, se constituir como um referencial do segmento mais lquido do mercado accionista portugus. Trata-se de um ndice baseado numa amostra criteriosamente seleccionada de 20 emisses de aces do Mercado de Cotaes Oficiais, cujo clculo e divulgao da responsabilidade da BVLP em conjunto com uma comisso especializada (Comisso Gestora do PSI-20). Qual a forma de cotao dos Futuros PSI-20? Os Futuros PSI-20 so cotados em pontos de ndice. A mnima variao de cotao (tick) de um ponto de ndice, valendo EUR 1. O que o contrato de Futuros BCP? um contrato que tem como activo subjacente aces BCP admitidas negociao no mercado a contado. A liquidao no vencimento processa-se atravs da entrega de 100 aces BCP por cada posio curta detida neste contrato.

FAQs Perguntas frequentes


O que um contrato de Opes? Contrato a prazo, no qual o vendedor d ao comprador, em troca de uma contrapartida monetria (o prmio), o direito (no a obrigao) de lhe comprar ou vender, durante um determinado perodo de tempo, um activo a um preo pre-fixado. Opes de compra ou venda tambm so conhecidos por call ou put options, respectivamente.

Anlise de Ativos FInanceiros

ANLISE FUNDAMENTAL E ANLISE TCNICA

Anlise Fundamental
Resumidamente, designa-se por Anlise fundamental tambm conhecida apenas pela sigla AF, a avaliao de aces com recurso s previses sobre o futuro da empresa e tendo por base uma srie vasta de tcnicas e indicadores. Aps essa avaliao chegamos a um Valor terico para a ao e que nos permite concluir basicamente o seguinte:
Se a cotao for superior ao valor terico, a aco est sobreavaliada ou cara. Se a cotao for inferior ao valor terico, a aco est subavaliada ou barata. Se a cotao for prxima do valor terico, consideramos que est correcta.

Anlise Fundamental
A Anlise fundamental difere da Anlise tcnica, a qual se baseia, essencialmente, em grficos que representam o movimento histrico das cotaes.

Anlise Fundamental
A principal base da anlise fundamental, o conceito de que o valor de um qualquer activo a soma do valor presente de todos os cash flows futuros que esse activo alguma vez poder gerar. Embora seja fcil de compreender esse princpio, bvio que o valor dos cash flows futuros est sujeito a grande incerteza no caso por exemplo de uma aco, ao passo que ser muito melhor conhecido numa obrigao. Assim, em aces teremos forosamente o uso de pressupostos, tanto para apurar os cash flows futuros expectveis como para as taxas a usar para os descontar. Tal significa no s uma grande varincia do resultado final de uma anlise, como uma grande incerteza sobre a probabilidade desse resultado.

Anlise Fundamental
So inmeros os rcios financeiros usados para aferir o valor de um activo, particularmente em comparaes dentro da mesma indstria. Destacamos alguns: PER PBV ROE P/Sales P/CF P/FCF EV/EBITDA EV/Sales EV/FCF

Earning Per Share (EPS)


EPS ou "earnings per share" so os resultados por aco, ou seja, os resultados que a empresa produziu num dado perodo (trimestre, ano) divididos pelo nmero de aces emitidas em circulao dessa empresa:
A partir do EPS (anual) possvel calcular o PER da empresa.

Significado e Interpretao De alguns Rcios Econmico-Bolsistas


O PER (price-to-earnings ratio ou rcio preo/lucro) um rcio financeiro, que relaciona os lucros lquidosda empresa com a sua capitalizao bolsista, ou osresultados por aco com a sua cotao. Ou seja, o PER quantas vezes o investidor paga pelos lucros da empresa. Se estes fossem totalmente distribudos e no existisse crescimento, seria o nmero de anos que o investidor demoraria a recuperar o seu investimento na empresa cotao presente. portanto uma medida de valorizao da empresa, especialmente til para estabelecer a valorizao relativa entre empresas, mas tambm como medida absoluta da valorizao das empresas, embora nesse caso seja influenciada pelo nvel das taxas de juro.

Clculo do PER
Existem duas formas simples de clculo:

A vantagem mais bvia que o PER providencia uma medida de valorizao de cada empresa, mas podemos ainda falar: Em situaes limite, perante capitalizaes bolsistas muito elevadas ou resultados muito elevados, um PER elevado estar correlacionado com retornos futuros baixos, pela manifesta incapacidade de crescer fortemente os resultados e portanto de fazer diminuir substancialmente o PER nessa situao. Tambm PERs muito baixos em situaes de pnico de mercado, nas quais no exista realmente perspectiva de a actividade subjacente diminuir fortemente (por exemplo, em utilities) tendero a levar a retornos elevados no futuro.

Book Value (Valor Contabilstico)


Em contabilidade, Book value ou valor contabilstico ou ainda capitais prprios / situao lquida corresponde aos activos menos os passivos presentes no balano. Ou seja, teoricamente o valor do que a empresa tem (ou lhe devem), menos o valor do que a empresa deve.

Price to Book Value


O Price-to-book value, PBV ou Price/Book value um rcio financeiro utilizado para comparar o capital prprio de umaempresa sua capitalizao bolsista.

Ou seja, este rcio diz quantas vezes um investidor que compre aces da empresa no mercado paga pelo valor dos capitais prprios da empresa. uma medida de valorizao tanto absoluta (PBVs elevados podem significar que uma empresa est cara) como relativa, servindo para comparar empresas no mesmo sector.

Anlise Tcnica
Pressupostos:

Anlise Tcnica
O que ?

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

Anlise Tcnica

AT Vs AF
Muito tem sido escrito sobre os relativos mritos da Anlise Tcnica (AT) e da Anlise Fundamental (AF). Este texto no toma partido por nenhum dos lados, apenas afirma que a AF algo importante e ajuda a tomar decises de investimento, tal como a AT. Pode-se perder muito dinheiro tanto usando a AF como usando a AT e tambm se pode ganhar muito usando qualquer uma delas. Nem a AT nem a AF so, partida, receitas mgicas que garantam o sucesso. Tanto a AF como a AT se desdobram em mirades de mtodos diferentes, cada um com os seus mritos e dificuldades prprias.

Das könnte Ihnen auch gefallen