Sie sind auf Seite 1von 9

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN COORDENAO DE MECNICA CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA MECNICA

CARLOS ALEXANDRE LOPES FELIPE GABRIEL BERNARDI MATHEUS DA SILVA PINTO MICHELE AYUMI MORIZONO REBECA SALUM SHAYEMME OLIVEIRA DE PONTES

RELATRIO TCNICO CIENTFICO 01/2012

DILATAO LINEAR

PONTA GROSSA 2012

CARLOS ALEXANDRE LOPES FELIPE BERNARDI MATHEUS DA SILVA PINTO MICHELE AYUMI MORIZONO REBECA SALUM SHAYEMME OLIVEIRA DE PONTES

RELATRIO TCNICO CIENTFICO 01/2012


Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao da disciplina de Fsica II, 3 perodo, do curso Superior em Engenharia Mecnica da Universidade Tecnolgica Federal do Paran. Prof. Cristiano

PONTA GROSSA 2012

RESUMO Quando se fornece calor a um corpo a amplitude de vibrao de seus tomos aumenta, assim como a distncia entre eles. Esse distanciamento microscpico pode ser medido macroscopicamente. chamado de dilatao, seja linear, superficial ou volumtrica, se ocorrer em uma, duas ou todas as dimenses respectivamente. A presente prtica visa analisar a dilatao linear.

1-

OBJETIVO Determinar o coeficiente de dilatao linear para trs materiais.

2-

REVISO TERICA Os corpos slidos so compostos de tomos unidos por foras, que vibram

em torno de uma posio de equilbrio. Quando se aumenta a temperatura, se aumenta a energia interna do material, fazendo com que haja uma maior amplitude nestas vibraes e com isso o corpo se dilata. A dilatao sempre se d em todas as dimenses do corpo (altura, largura e comprimento). Ela pode ser classificada em volumtrica, linear ou superficial, dependendo se a dilatao menos significativa em uma ou duas dimenses. Nesta prtica estudar-se- a dilatao linear. O estudo da dilatao linear dos slidos permite vrias aplicaes, como a compensao da dilatao dos pndulos, a dilatao dos trilhos e das pontes (e o consequente clculo da separao entre os segmentos) ou a fabricao de vidraria de laboratrio resistente ao calor, entre outros, assim, minimizando erros. Eis um exemplo matemtico: Usando uma barra metlica, em que se quer analisar seu comprimento L, que pode ser tratado como um objeto de uma dimenso.

Figura 1 Dilatao linear da barra metlica. Fonte: Sofsica (2012).

Assim, a variao do comprimento L depende do comprimento inicial Lo, da variao da temperatura (T) e das caractersticas do material do qual a barra feita. Temos a Equao 1 : [1] Onde = ; ; o coeficiente de dilatao linear do material.

O coeficiente de dilatao linear particular para cada material e vrios esto tabelados. Sua unidade de medida Alguns materiais e seus coeficientes de dilatao:

Tabela 1 Valores de coeficiente linear de diferentes materiais. Fonte: UCB (2012).

3-

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1-

Materiais 3.1.1 Um dinammetro linear; 3.1.2 Rgua (trena); 3.1.3 Tubos cilndricos de diversos;

3.1.4 Termmetros; 3.1.5 Sistema de aquecimento de gua;

3.2 Mtodos 3.2.1 Mediu-se o comprimento inicial do tubo metlico temperatura ambiente de 22 C e anotado nas Tabelas 2, 3, 4; 3.2.2 A gua foi aquecida at que o processo de ebulio se iniciou, fazendo com que o vapor da gua se deslocasse pelo tubo metlico. Aguardou-se o equilbrio trmico dos termmetros e foi anotado suas temperaturas finais nos pontos 1 e 2 conforme a Figura 2; 3.2.3 Calculou-se, ento a mdia entre as temperaturas do vapor na entrada e sada do tubo metlico (Equao 2), para ser utilizada como temperatura final; [2] 3.2.4 Mediu-se, com o uso do relgio comparador (equipado no dilatmetro linear) a dilatao do tubo metlico;

4-

RESULTADOS

4.1 Clculos Com o uso dos dados retirados da tabela utiliza-se a Equao 1 para ser determinado o coeficiente de dilatao linear do tubo metlico. Calcula-se o erro percentual a partir da comparao do valor descoberto com os da Tabela 1. a) Aps obter as medidas, calcular as mdias das variveis e montar uma tabela de variao linear e variao de temperatura; Material 1 (Cobre) Barra 1 2 22 22 93 93,5 71 71,5 0,650 0,680

Tabela 2 Variao linear e variao da temperatura do cobre.

Material 2 (Alumnio) Barra 1 2 22 22 93 93,5 71 71,5 0,890 0,810

Tabela 3 Variao linear e variao da temperatura do alumnio.

Material 3 (Lato) Barra 1 2 22 22 94 94,5 72 72,5 0,890 0,860

Tabela 4 Variao linear e variao da temperatura do lato.

b) Fazer um grfico de variao linear por variao de temperatura e aproximar dos pontos uma reta;

Dilatao
0.8 0.7 0.6 0.5 0.4 0.3 0.2 0.1 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 71 71.5

c) Calcular o coeficiente angular da reta; d) Relacionar o coeficiente angular da reta com o coeficiente de dilatao linear . e) Comparar os valores obtidos com os valores do coeficiente de dilatao linear tirados da Tabela 2 e calcular o erro relativo dos valores obtidos experimentalmente com os da tabela.

Cobre Barra 1 2 E(%) 3,9624 7,7920

Alumnio E(%) 0,6359 9,2254

Lato E(%) 18,2646 14,8504

Tabela 5 Erro relativo dos valores obtidos.

4.2 Anlise dos Resultados O item 4.1e determina o erro relativo entre os resultados obtidos experimentalmente e os valores tericos. Como foi observado, os valores vo de muito prximos (erro menor que 1%) a muito distantes do esperado (erro maior que 18%). No desenvolvimento desta prtica percebeu-se que os erros so muitos e provenientes das mais diversas fontes. A barra no se aquece uniformemente. O vapor se condensa ao longo da barra, evitando a passagem continua deste. H paralaxe na obteno do comprimento inicial da barra. E algumas vezes a barra no se fixa no dilatmetro linear e nos bicos do aquecedor de gua. O que leva a uma baixa preciso na obteno de dados. Algumas das solues propostas, para evitar esses erros so: - obter uma temperatura final mdia da barra, obtendo a temperatura do comeo e do fim da mesma; - manter o tubo coletor de vapor em um nvel abaixo do dilatmetro linear; - colocar calos nos suportes e vedao nos bicos; - medir o comprimento inicial da barra com uma trena antes de apoi-la no equipamento.

5-

CONCLUSO Quando se fornece calor a um corpo a amplitude de vibrao de seus tomos

aumenta, assim como a distncia entre eles. Esse distanciamento microscpico pode ser medido macroscopicamente. chamado de dilatao, seja linear, superficial ou volumtrica, se ocorrer em uma, duas ou todas as dimenses respectivamente.

A dilatao linear depende, portanto, da temperatura, do tamanho inicial da barra e das caractersticas particulares do material. Essa caracterstica, conhecida como coeficiente de dilatao linear (), medida em
-1

C, tabelada e nica para

cada material. Assim, encontrar o de um material nos permite determinar que material esse. Entretanto no desenvolvimento desta prtica percebeu-se que os erros so muitos e das mais diversas fontes, na obteno deste valor. A barra no se aquece uniformemente. O vapor se condensa ao longo da barra, evitando a passagem continua deste. H paralaxe na obteno do comprimento inicial da barra. E algumas vezes a barra no se fixa no dilatmetro linear e nos bicos do aquecedor de gua. Esses erros podem ser evitados, como foi contemplado no item 4.2.

6-

REFERNCIAS

BRASLIA,

Universidade

Catlica

De. Coeficiente

de

Dilatao em:

Linear.Disponvel >. Acesso em: 26 set. 2012.

<http://www.ucb.br/sites/100/118/Laboratorios/Calor/DilatacaoLinear.pdf

SOFSICA. Dilatao . Acesso em: 26 set. 2012.

Linear. Disponvel

em:

<http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Dilatacao/linear.php>

YOUNG; FREEDMAN. Fsica II: Termodinmica e ondas. 12. ed. So Paulo: Pearson, 2008. 2 v. DRIGO FILHO, Elso; RUGGIERO, Jos Roberto. Dilatao Linear. Disponvel em: <http://webfis.zoo.ibilce.unesp.br/cdf/index.php?option=com_k2&view=it em&id=78:dilata%C3%A7%C3%A3o-linear&Itemid=59>. Acesso em: 28 set. 2012.

SOUZA, Luiz Fernando de. UM EXPERIMENTO SOBRE A DILATAO TRMICA E A LEI DE RESFRIAMENTO. Disponvel em: <http://www.if.ufrj.br/~carlos/inic/luizfernando/apresentacaoLuizFernand o.pdf>. Acesso em: 28 set. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen