Sie sind auf Seite 1von 15

Estilos de aprendizagem

SPO - Alzira Fernandes

O que so?
Os estilos de aprendizagem so orientaes para a aprendizagem que ganham uma certa estabilidade e traduzem-se no uso habitual de um conjunto de estratgias similares.

Podem modificar-se?
Os estudos sobre os estilos de aprendizagem e cognitivos sugerem que eles so resistentes ao treino e so caractersticas relativamente estveis dos indivduos, que se relacionam at com as preferncias vocacionais.

Modelo de Felder
Sequencial vs. global Sensitivo vs.intuitivo Visual vs verbal Activo vs. reflexivo

Sequencial vs global
Os alunos que aprendem num estilo sequencial vo avanando por pequenos passos, entendendo um aps o outro. Preferem seguir todos os passos na resoluo de um problema. Focam o detalhe e os aspectos locais do assunto, concentrando-se numa coisa de cada vez e caminham passo a passo para o entendimento. So mais capazes de reproduzir o material na ordem em que o a aprenderam.

Sequencial vs global
Os alunos com um estilo global progridem por grandes saltos, parece que no esto a compreender e de repente tudo faz sentido. Fazem processamento paralelo de informao, distribuindo a ateno por vrios tpicos ao mesmo tempo. Podem ter facilidade em resolver problemas complexos, mas ter dificuldade em explicar como o fizeram.

Sensitivo vs.intuitivo
Os alunos sensitivos preferem factos, resolver exerccios com regras bem definidas e no gostam de surpresas. Tendem a ser pacientes com os detalhes e bons a memoriz-los.

Sensitivo vs. intuitivo


Os alunos intuitivos preferem descobrir possibilidades de relaes a factos. Gostam da inovao e no da repetio. Sentem-se confortveis com abstraces e conceitos, mas por vezes falham nos detalhes, comprometendo a qualidade do seu trabalho.

Visual vs verbal
Os alunos de tipo visual sentem-se mais confortveis com imagens, grficos, filmes e apresentaes audiovisuais. Preferem indicaes visuais e memorizam o que vem.

Visual vs verbal
Os alunos de tipo verbal tm maior facilidade em perceber palavrasexplicaes orais e escritas. Preferem definies. Recordam melhor o que ouviram ou leram, em detrimento do que viram.

Activo vs. reflexivo


Os alunos activos preferem matrias que permitam debate, aplicao e gostam de explicar aos outros. Preferem trabalhar em grupo. Aulas expositivas e longas leituras, so-lhes especialmente desagradveis.

Activo vs. reflexivo


Estes alunos necessitam de pensar calmamente sobre a matria e geralmente preferem trabalhar sozinhos.

Prefiro aprender
Sons, sensaes e experincias fsicas concretas? Sensitivo Memrias, ideias, pensamentos, relaes entre conceitos? Intuitivo Imagens, diagramas, esquemas e grficos? Visual Sons, frmulas, texto escrito e falado? Verbal Progresso lgica, por pequenos passos, seguir ndice? Sequencial Precisa de ter o contexto, perceber o geral primeiro, situar os detalhes no conjunto, ter esquemas? Global Prefere actividade, discusso sobre o assunto, experimentar?Activo Prefere reflectir calmamente antes de agir? Reflexivo

E nos novos ambientes de aprendizagem? Internet, hipertexto?


Os globais necessitam de mais orientao directa externa, porque podem ficar sobrecarregados cognitivamente ao navegar em hipermdia Precisam de se situar, logo deve-se dar-lhe mapas ou diagramas hierrquicos Navegam mais ao acaso e fazem leituras de tipo scanning Ser bom realar o contexto (o tipo e tamanho de letra e as cores) Reduzir o nmero de opes e links Precisam de tomar notas Deve-se possibilitar-lhes caminhar do geral para o particular. Dar-lhes resumos e sumrios

E nos novos ambientes de aprendizagem? Internet, hipertexto?


Os sequenciais usam mais o ndice e os botes para trs para a frente e os textos sobre detalhes navegam menos ao acaso tendem a fazer abordagem activa, deve-lhes ser possibilitado controlo e navegao livre como fazem apreenso analtica, devem serlhes facultados ndices.

Das könnte Ihnen auch gefallen