Sie sind auf Seite 1von 17

RECEITA - CHILI MINHA MODA COM PO DE MILHO

1 kg de carne de vaca picada azeite q.b. 1 cebola mdia picada finamente 2 dentes de alho grandes picados finamente 1 colher de ch tabasco (ou piri-piri) - se gostar mais picante pode por mais 2 colheres de sopa de farinha 2 colheres de sopa de acar 2 colheres de ch de sal 1 colher de sobremesa cheia de oregos secos 1 colher de ch cominhos em p 1 colher de ch de sementes de coentros, esmagadas 1 lata pequena de tomate aos pedaos ou 5 ou 6 tomates pelados e picados grosseiramente 300 ml gua 1 lata grande de feijo preto ou encarnado queijo cheddar ralado opcional Numa panela anti-aderente ( muito importante porque o chili tem tendncia para pegar) refogue a cebola e o alho no azeite. Quando comear a alourar junte a carne picada e envolva muito bem at perder o ar encruado. Junte as especiarias - oregos, cominhos e coentros - a farinha, o acar e o tabasco e envolva. Junte o tomate com todo o lquido e sementes, a gua e o sal, envolva e quando levantar fervura reduza para o mnimo dos mnimos e deixe cozinhar sem ferver durante uma hora, tapado, mexendo de vez em quando. Se perceber que necessita de um pouco mais de gua, junte, mas lembre-se de que o chili no tem muito lquido. Passada uma hora, junte os feijes escorridos, envolva e deixe por mais 10 minutos no lume brando. Sirva e se gostar rale queijo cheddar sobre o chili. Acompanhe com po de milho.

RECEITA - BOLO BEIJINHO


1 lata de leite condensado 2 medidas da lata com leite 200 g. de coco ralado 4 ovos Manteiga para untar a forma

Ligar o forno a 180 e colocar-lhe dentro um tabuleiro com gua onde o bolo vai cozer em banho maria. Untar muito bem uma forma mdia de buraco. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Verter na forma muito bem untada. Levar ao forno durante uma hora e meia. Deixar arrefecer para desenformar. Aqui polvilhei o meu com canela. Fica uma espcie de bolo-pudim, muito suave, pouco doce e delicioso.

RECEITA - TOSTAS DE REQUEIJO E CAMARO


8 fatias de po de forma mostarda q.b. 1 requeijo 15 grs margarina pimenta q.b. 100 grs camaro pequeno cozido oregos q.b.

Use um corta-bolachas para retirar os crculos do miolo do po e leve-os a secar no forno. Junte numa tigela o requeijo e a margarina e misture bem com a varinha mgica. Tempere com pimenta e tambm com os oregos e os camares e envolva tudo. Ateno: por regra no necessrio juntar sal uma vez que tanto o requeijo como os camares j o tm. Mas prove e apure a seu gosto. Retire o po do forno e barre com mostarda. Distribua a pasta pelas tostas, salpique com um pouco mais de oregos e remate com um pequeno fio de azeite e leve ao forno at gratinar.

RECEITA - BARCOS DE PEPINO


1 pepino mdio 1 lata de atum de conserva 1 tomate 1 colher de sopa cheia de maionese (usei light) coentros q.b. sal e pimenta q.b.

Lave bem o pepino, abra-o ao meio no sentido do comprimento e com a ajuda de uma colher raspe-o com cuidado, retirando-lhe a polpa mas deixando uma borda em volta. Coloque a polpa num coador, esmague com a colher e deixe escorrer. Num prato esmague o atum com a maionese e os coentros picados. Tempere com sal e pimenta. Junte a polpa de pepino e o tomate cortado em cubinhos. Verifique os temperos. Coloque no frio at hora de servir. Recheie os barquinhos de pepino, decore a gosto e sirva. NOTA: Se os pepinos no se segurarem direitos no prato, corte-os ao de leve na base, mas ateno para no os furar.

RECEITA - PO DE ALHO COM QUEIJO


dentes de alho (ou mais a gosto) 30 grs de manteiga com sal 1 colher de sopa de salsa picada 4 colheres de sopa de queijo fresco (ou queijo creme) 4 cacetinhos ou carcaas

Descasque os dentes de alho e ferva-os 5 minutos em gua (ou 2 minutos num copo com gua no microondas em potncia mxima). Escorra e pique-os bem picadinhos. Numa taa bata bem os alhos picados, a manteiga, o queijo e a salsa para envolver - em alternativa pode colocar tudo na picadora e reduzir a uma pasta homognea. Corte o po em fatias com um dedo de espessura, mas sem as separar. Barre bem dos dois lados. Coloque o po em papel de alumnio aberto e leve a forno forte para tostar.

RECEITA - BOLO FOFO DE BATATA-DOCE


160g + 40g de acar 150g margarina (amolecida 30' microondas) raspa de 1 laranja 1 colher de ch de canela em p 125g pur de batata doce 5 ovos 150g de farinha de trigo 1 colher de ch de fermento em p margarina para untar a forma farinha para polvilhar a forma

Coza uma batata com cerca de 250g. Depois de cozida, descasque-a e passe-a pelo passe-vite. Pese os 125g de pur e reserve. Bata muito bem os 160g de acar, a margarina amolecida, a raspa de laranja e a canela at ficar um creme bem ligado. Depois junte o pur de batata doce e as gemas e continue a bater at o creme ficar fofo. Bata as claras em castelo e junte no final os restantes 40 g de acar, batendo at ficar tudo bem firme. Peneire a farinha e o fermento em p e adicione alternadamente com as claras massa, envolvendo com cuidado em movimentos circulares de baixo para cima. Unte uma forma de buraco e enfarinhe. Verta a massa na forma e leve a forno pr-aquecido a 180 entre 45 minutos a 1 hora. Faa o teste do palito para verificar a cozedura. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

RECEITA - EMPADINHA DE PO
Fatias de po de forma Manteiga q.b. Queijo ralado para gratinar q.b. Fiambre/Presunto/Bacon/Chourio ou outro a gosto Ovo batido com sal e pimenta q.b. Cebolinho para polvilhar

Cortam-se as fatias de po, em formato quadrado, medida da forma. Barra-se fatias de po de manteiga dos dois lados. Pressionando as arestas, com cuidado, encaixa-se a fatia na forma. Colocam-se os pedacinhos de fiambre no fundo (ou outro ingrediente a gosto), enche-se com ovo batido, cobrese com queijo e salpica-se com cebolinho. Vai a forno pr-aquecido a 180/200 durante cerca de 20 minutos. Deixa-se arrefecer ligeiramente. Passa-se com a ponta de uma faca volta da forma, para desenformar... e servem-se quentes. (se forem feitas com antecedncia podem ser aquecidas na hora de servir).

RECEITA - BOLO DE MAS


225 grs acar 150 grs margarina 375 grs farinha de bolos 1 colher de ch de fermento em p 6 ovos 2 mas raspa e sumo de 1 limo 1 colher de ch de canela em p (opcional) Geleia de marmelo, ou outra, para pincelar.

Batem-se as gemas, o acar, a margarina, a raspa e o sumo do limo at ficar um creme fofo. Batem-se as claras em castelo bem firme e junta-se ao creme, alternadamente com a farinha peneirada misturada com o fermento em p. Junta-se a canela em p. Descascam-se e descaroam-se duas mas. Uma corta-se em pedacinhos; a outra corta-se em fatias no muito grossas. Junta-se a ma em pedacinhos massa do bolo e verte-se numa forma n 24, de fundo fixo sem buraco, untada e polvilhada com farinha. Alisa-se. Distribuem-se as fatias de ma sobre a massa, enterrando-as um pouco. Vai a forno pr-aquecido a 180 durante cerca de 45 minutos (Espete o palito para verificar a cozedura). Retira-se do forno, coloca-se sobre o prato de bolo e ainda quente pincela-se com geleia de marmelo.

RECEITA - MOUSSE DE MARACUJ


1/2 lata polpa de maracuj (lata de 565 grs) ou 4 a 6 maracujs 1/2 lata leite condensado cr 2 pacotes de natas (embalagem tetrapak de preferncia) sumo de 1 limo Um pouco da polpa para decorar

No copo triturador colocar o maracuj, o leite condensado e as natas e triturar para desfazer as sementes. Baixar a velocidade e deitar o sumo de limo em fio. Verter numa taa e levar ao frigorfico para prender. Na hora de servir cobrir a mousse com um pouco de polpa de maracuj com sementes.

RECEITA - BOLO BEIJINHO


1 lata de leite condensado 2 medidas da lata com leite 200 g. de coco ralado 4 ovos Manteiga para untar a forma

Ligar o forno a 180 e colocar-lhe dentro um tabuleiro com gua onde o bolo vai cozer em banho maria. Untar muito bem uma forma mdia de buraco. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Verter na forma muito bem untada. Levar ao forno durante uma hora e meia. Deixar arrefecer para desenformar. Aqui polvilhei o meu com canela. Fica uma espcie de bolo-pudim, muito suave, pouco doce e delicioso.

RECEITA - CROQUE MONSIEUR


Dose por pessoa: 2 fatias de po de forma ou de cacete (eu usei com sementes) +/- com 1-1,5 cms Molho bechamel (temperado com sal, pimenta e noz moscada) 1 fatia de fiambre (eu usei de frango) 40/50 grs queijo gruyre ralado (eu no tinha e usei o ralado de 4 queijos)

Aquea o forno a 200 na funo grelhador. Barre as fatias de po com o bechamel, cubra com uma fatia de fiambre e metade do queijo. Tape com a outra fatia e barre tambm o topo com bechaml. Cubra com o queijo restante. Leve ao forno at tostar. Sirva com salada. NOTA: H quem goste de barrar o po tambm com mostarda dijon. Nesse caso barra-se com um pouco de mostarda e por cima com bechaml.

RECEITA (DIA DOS NAMORADOS) - Frango com a fruta do pecado


2 peitos de frango gengibre q.b. 4 laranjas 2 colheres de sopa de mel sal q.b. pimenta preta q.b. 1 pau de canela 1 cravo de cabecinha manteiga cajus q.b. 1 ma vermelha com pele rcula milho doce

Temperar os peitos de frango inteiros com sal e pimenta preta moda na hora. Retirar o sumo a 4 laranjas. Numa frigideira deitar a margarina e alourar os peitos em lume forte dos dois lados. Quando estiverem douradinhos baixar o lume para o mnimo, regar com um pouco de sumo de laranja, tapar e deixar cozinhar. Num tachinho, deitar o restante sumo das laranjas, o gengibre fresco ralado, o mel, uma colher de ch de manteiga, o pau de canela e o cravo de cabecinha. Deixe ferver em lume brando, mexendo de vez em quando. Quando comear a engrossar est pronto. Retire do lume. Com um descaroador, retire o caroo a uma ma vermelha e corte-a em fatias. Corte os peitos em fatias, com cuidado para no desmanchar. Num prato faa ao centro um ninho com a rcula e o milho. Distribua o frango e a ma intercalados. Regue a carne e a fruta com o molho quente (aquea se necessrio). Decore com cajus.

RECEITA - SCONES (DA BIMBY, SEM BIMBY)


250g farinha 100ml leite 30g manteiga temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida 50g acar 1 ovo 2 colh ch fermento em p 1 pitada de sal

Juntar todos os ingredientes na taa do robot de cozinha com o acessrio de bater massa (aquele mais largo). Bater durante alguns segundos (no mais de 15 segundos) s para a manteiga ser absorvida. ---- NO BATER DEMAIS SENO OS SCONES PERDEM AQUELE AR DE ROCHINHAS.---Fazer montinhos do tamanho desejado sobre um tapete de silicone ou sobre papel vegetal untado e levar a forno pr-aquecido a 200 graus durante cerca de 10 minutos. ---- NO DEIXAR TOSTAR DEMAIS - S PRECISA DE UMA CORZINHA! ----

RECEITA - BOLO DE GENGIBRE E CANELA (SEM OVOS)


2 chvenas farinha integral (peneirada) 1 chvena de acar mascavado ou amarelo canela q.b. 1 colher de sopa de fermento em p 2 colheres de sopa de gengibre ralado 1/2 chvena de leo de girassol ou grainha de uva 1 chvena de leite de soja simples ou baunilha

Juntar a farinha, fermento, acar, canela e gengibre e envolver. Acrescentar o leo para ligar a massa. E por fim o leite. Mexer bem. Vai ao forno pr-aquecido a 180, em forma untada com leo e farinha. fundamental espetar o palito para verificar a cozedura. Se aps 15/20 minutos o palito sair ainda hmido, o bolo tem de ficar mais tempo no forno porque sinal de que ainda est encruado por dentro. No meu caso o bolo precisou do dobro do tempo que me tinha sido indicado na receita, ou seja, precisou de meia hora.

RECEITA - FOLHADO DE ESPINAFRES, BACON E CHVRE


300 grs esparregado congelado 100 grs bacon em pedacinhos 3 dentes de alho Meia cebola Queijo chvre Massa folhada em quadrados (esta da BIMBO e tem 6 unidades de 14cmx12cm) azeite, pimenta e molho ingls q.b.

Leva-se o esparregado numa tigela ao micro-ondas, sem gua, durante 4/5 minutos. Numa frigideira com um pouco de azeite leva-se a alourar a cebola e o alho muito bem picadinhos. Deixa-se fritar um pouco e junta-se o bacon em pedacinhos (estes eu cortei ainda mais pequenos). Quando o bacon ficar dourado junta-se o esparregado, envolve-se bem, deixa-se fervilhar mais um pouco para "secar". Tempera-se com pimenta e molho ingls q.b. e retira-se do lume. NO COLOCAR SAL! O BACON E O QUEIJO J TM QUE CHEGUE! Divide-se o preparado em seis ( a olho, ou marcando com a colher mesmo dentro da frigideira). Picam-se as bases de massa folhada, recheiam-se com este preparado e por cima coloca-se uma fatia de queijo de cabra. Unem-se as pontas da massa, pressionam-se as junes todas para fechar, pica-se ligeiramente a massa mais um pouco e pincela-se com gema diluda num pouco de leite. Vai ao forno ventilado pr-aquecido a 200 durante 15 minutos. Serve-se com uma salada temperada com vinagreta balsmica e flor de sal. (Para refeio principal tambm pode ser servida com arroz)

RECEITA - Bolo de Laranja Super-fcil


2 laranjas pequenas ou uma bem grande (de preferncia das que tm uma casca mais fina) 2 chvenas de acar amarelo 2 chvenas de farinha de trigo sem fermento 1 colher de sopa de fermento 1 chvena de leo 4 ovos opcional - sumo de uma laranja para regar

Ligue o forno a 180. Unte uma forma sem buraco de 24 cms de dimetro. Forre o fundo com papel vegetal, unte o papel e enfarinhe. NOTA: Eu coloco um quadrado de papel vegetal na base da forma virada ao contrrio, seguro bem com a mo no centro e recorto com a tesoura. Lave as laranjas, retire-lhes os topos e corte-as em 4 partes deixando a casca. Retire caroos se houver. Coloque no liquidificador as laranjas, o acar, o leo e os ovos. Triture tudo muito bem - eu usei a Bimby que ptima para triturar e deixei triturar durante 2 minutos para ter a certeza de que a casca ficava mesmo desfeita. Deite este preparado numa tigela e a pouco e pouco junte a mistura de farinha e fermento, sempre envolvendo. Verta na forma e leve ao forno durante 1 hora - no meu caso fiz o teste do palito aos 50 minutos e a massa j estava cozida, e retirei logo do forno. Desenforme sobre um prato e retire o papel vegetal. Se optar por regar o bolo com sumo - que aconselho vivamente - deve reg-lo ainda quente. Decore com quartos de laranja. DICA: Tambm pode substituir as laranjas por limes, mas evite os que so muito cascudos. NOTA FINAL - os doseadores de chvena, que tambm mostro no livro, esto venda em vrios locais e so muito prticos para estas receitas, j que facilitam imenso o trabalho. Ainda recentemente os vi venda num hipermercado.

Das könnte Ihnen auch gefallen