Sie sind auf Seite 1von 14

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEI

Secretaria Municipal de Sade


CONCURSO PBLICO MUNICIPAL 2012
Cargo (Nvel Superior):

PROVA TIPO

2
MACEI/2012

ENGENHEIRO CIVIL
Prova de Portugus, Fund. da Administrao Pblica e Legislao do SUS e Conhecimentos Especficos
CADERNO DE QUESTES INSTRUES GERAIS
1. 2. 3. 4. Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.). Antes de iniciar a prova, confira se o tipo da prova do Caderno de Questes o mesmo da etiqueta da banca e da Folha de Respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Verifique tambm se contm 80 (oitenta) questes objetivas com 5 (cinco) alternativas cada, caso contrrio comunique imediatamente ao Fiscal. Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer esta prova. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas das questes objetivas. Voc somente poder sair em definitivo do Local de Prova aps decorridas 2h (duas horas) do seu incio. Na Folha de Respostas, confira seu nome, nmero do seu documento de identificao e cargo escolhido. Em hiptese alguma lhe ser concedida outra Folha de Respostas. Preencha a Folha de Respostas utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas de questes objetivas, preencha completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, conforme modelo: Ser atribudo o valor ZERO questo que contenha na Folha de Respostas de questes objetivas: dupla marcao, marcao rasurada ou emendada, no preenchida totalmente ou que no tenha sido transcrita. A correo da prova objetiva ser efetuada de forma eletrnica e considerando-se apenas o contedo da Folha de Respostas. Caso a Comisso julgue uma questo como sendo nula, os pontos sero atribudos a todos os candidatos. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questes, juntamente com a Folha de Respostas objetivas e assine a Lista de Presena. Nas salas que apresentarem apenas 1 (um) fiscal de sala, os 3 (trs) ltimos candidatos somente podero ausentar-se do recinto juntos, aps a assinatura da Ata de Encerramento de provas. Boa Prova!

5.

6. 7. 8.

9.

10. 11. 12. 13. 14.

N. do doc. de identificao (RG, CNH etc.):

Assinatura do(a) candidato(a):

Macei/AL, 16 de Dezembro de 2012.

Voc confia no resultado!

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

PORTUGUS
1. Considere o texto abaixo e marque a opo correta.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

4. Quanto concordncia verbal, assinale o enunciado que


est em acordo com a norma-padro. A) A proviso eram alguns sacos de feijo. B) O pai ou o nosso padrasto merecem o respeito de todos. C) Um ou dois livros foi retirado da estante ontem. D) Os problemas da empresa Joo menos importantes do que os meus. E) Tudo tristezas e desabafos.

Eu fui vtima dele. Por causa dele odiei a escola. Nas minhas caminhadas passadas, eu o via diariamente. Naquela adolescente gorda de rosto inexpressivo que caminhava olhando para o cho. E naquela outra, magricela, sem seios, desengonada, que ia sozinha para a escola. Havia grupos de meninos e meninas que iam alegremente, tagarelando, se exibindo, pelo mesmo caminho... Mas eles no convidavam nem a gorda e nem a magricela. Dediquei-me a escrever sobre os sofrimentos a que as crianas e adolescentes so submetidos em virtude dos absurdos das prticas escolares. Mas nunca pensei sobre os sofrimentos que colegas infligem a colegas seus. [...] Crianas e adolescentes podem ser cruis. [...] Bullying o nome dele. Fica o nome ingls porque no se encontrou palavra em nossa lngua que seja capaz de dizer o que bullying diz. Bully o valento: um menino que, em virtude de sua fora e de sua alma deformada pelo sadismo, tem prazer em intimidar e bater nos mais fracos. [...] As meninas usam outros tipos de fora que no a fora dos punhos. E o terrvel que a vtima sabe que no h jeito de fugir. [...]
ALVES, Rubens. A forma escolar de tortura. Disponvel em: http://www.rubemalves.com.br/aformaescolardatortura.htm (Texto adaptado).

5. Quanto concordncia nominal, assinale o enunciado que


est em acordo com a norma-padro. A) proibida entrada de pessoas estranhas neste local. B) Podemos dizer que agora estamos quite. C) Apesar de estarmos bastantes cansados, fomos praia. D) A moa agradeceu: muito obrigado! E) H bastantes pessoas satisfeitas com sua gesto.

6. Considere o fragmento textual abaixo e assinale a opo


correta. A campanha presidencial americana uma mistura estranha, ou mais estranha que a habitual, de personalidades e ideologia. A imprensa dedicou grande ateno aos contrastes entre as personalidades do presidente Obama (que considerado muito simptico) e de seu adversrio, Mitt Romney (mais rgido e menos simptico), e, no fim das contas, possvel que suas caractersticas pessoais venham a determinar o resultado das eleies. No h dvida de que a diferena ser apertada, e que o fator simpatia poder ser determinante para uma faixa decisiva de 2% a 4% do eleitorado. [...]
KEYSSAR, Alexander. Disponvel em: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao73/questoes-da-politica-americana/muito-longe-da-esperanca (Texto adaptado).

A) Em "Dediquei-me a escrever sobre os sofrimentos [...]" (linhas 8-9), "me" exerce a funo sinttica de objeto direto. B) Em "Nas minhas caminhadas passadas, eu o via diariamente" (linhas 1-2), "o" exerce a funo sinttica de objeto direto. C) Em "Mas nunca pensei sobre os sofrimentos que colegas infligem a colegas seus" (linhas 10-12), "a" exerce a funo sinttica de objeto direto. D) O pronome "dele" (linha 1) faz referncia "adolescente gorda" (linha 3). E) Na expresso "Havia grupos de meninos e meninas que iam alegremente, tagarelando..." (linhas 5-6), "que" exerce a funo pronome indefinido.

A) Em [...] possvel que suas caractersticas pessoais venham a determinar o resultado das eleies h uma orao subordinada substantiva apositiva. B) Em No h dvida de que a diferena ser apertada, h uma orao subordinada substantiva completiva nominal. C) Em A imprensa dedicou grande ateno aos contrastes entre as personalidades do presidente Obama [...] e de seu adversrio [...], h uma orao subordinada adjetiva restritiva. D) Em A campanha presidencial americana uma mistura estranha, ou mais estranha que a habitual, de personalidades e ideologia, a informao intercalada ou mais estranha que a habitual uma orao subordinada substantiva subjetiva. E) Em No h dvida de que a diferena ser apertada, h uma orao subordinada substantiva objetiva indireta.

2. A orao intercalada, do grupo oracional abaixo, deve ser


classificada como sendo de Em 1945, isto aconteceu no dia do aniversrio da morte do seu pai, recebi a notcia de que a guerra havia acabado. A) escusa. B) ressalva. C) opinio. D) citao. E) advertncia.

3. Considerando as funes sintticas do pronome relativo das


oraes adjetivas, marque a opo correta. A) Em "O remdio de que tenho necessidade muito caro", "que" tem a funo de objeto indireto. B) Em "Este o pesquisador por que foi escrito o artigo", "que" tem a funo de agente da passiva. C) Em "A pessoa a que entreguei o documento deixou-o no aeroporto", "que" tem a funo de objeto direto. D) Em "O aluno que estuda aprende", "que" tem a funo de objeto direto. E) Em "O romance que lemos policial", "que" tem a funo de predicativo.

7. Na expresso A bolsa, Maria a trazia escondida com medo


do pior acontecer, o termo grifado deve ser corretamente classificado como A) complemento nominal. B) agente da passiva. C) objeto indireto pleonstico. D) objeto direto. E) objeto direto pleonstico.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

8. A respeito do fragmento Todas as clulas do corpo


precisam de gua para funcionar, e as neuronais no so exceo, explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong, correto afirmar: A) o verbo precisam pode ser substitudo por possuem sem causar prejuzo sinttico-semntico ao fragmento. B) Todas pronome relativo. C) Os verbos precisam e so admitem a mesma regncia verbal. D) em [...] explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong, o termo Lawrence Armstrong aposto. E) a vrgula, anteposta a e as neuronais no so exceo, facultativa.

12. Analise a tirinha abaixo e marque a opo correta.

9. Sobre o acento indicativo de crase, analise os enunciados


abaixo e marque o que est em acordo com a normapadro. A) Refiro-me s duas meninas, s quais dedico muito amor. B) Escreveu uma longa carta lpis. C) Ele ofereceu o trabalho a homem ou mulher? D) No assisto mais a filmes hoje, porque j assisti duas sesses ontem. E) A medida que o IPI baixa, melhor comprar os mveis a prazo e no vista.

A) Deles, no segundo quadrinho, uma retomada lingustica chamada catfora. B) O verbo dizer, da expresso [...] se no entende o que dizem?, classificado como irregular e a segunda pessoa do plural do futuro do subjuntivo disseres. C) Em [...] e at hoje ningum sabe o que quer dizer au au, o verbo saber conjugado na primeira pessoa do singular do indicativo saibo. D) Deles, no segundo quadrinho, uma retomada lingustica chamada anfora. E) Em Como que voc pode gostar deles..., o verbo poder segue o mesmo paradigma de conjugao do verbo pr por serem verbos defectivos.

10. Assinale a opo em que a partcula se ndice de


indeterminao do sujeito. A) Vive-se bem aqui no Brasil. B) As duas amam-se como irms. C) Av e neta queriam-se muito. D) O cego deixou-se levar pelo guia. E) Se voc est doente, trate-se.

13. Acerca da imagem abaixo, marque a opo verdadeira.

11. Leia o texto abaixo e marque a opo correta.


Pai, v caiu na piscina. Tudo bem, meu filho. [...] Escutou o que eu falei, pai? Escutei, e da? Tudo bem. C no vai l? No estou com vontade de cair na piscina. Mas ela t l... Eu sei, voc j me contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansado.
ANDRADE, Carlos Drummond. V caiu na piscina. Rio de Janeiro, 1996 (Verso na prosa, Prosa no verso, 3)

Transcrio do texto do balo: O NOVO modelo ROOSEVELT de ESPERANA...


Fonte: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-73

A) Na expresso "Mas ela t l..." o pronome "ela" permite a progresso textual e classificado como pronome oblquo tono. B) Na expresso "No estou com vontade de cair na piscina", o nome "vontade" pode ser regido pela preposio "em". C) A expresso "cair na piscina" causa ambiguidade textual. D) Na expresso "Escutou o que eu falei, pai?", o termo "pai" aposto explicativo. E) O verbo "cair", no texto, denota, contextualmente, o ato de perder o equilbrio ou levar uma queda.

A) Divulga explicitamente as relaes poltico-financeiras dos candidatos presidncia dos EUA, considerando-se que um gnero textual imparcial e impessoal. B) Enquanto gnero textual da esfera jornalstica, uma stira social revestida de acontecimentos polticos. C) um gnero textual do domnio oral encontrado, sobretudo, em revistas especializadas. D) Enquanto gnero textual da esfera poltica, objetiva criticar fatos polticos por meio de personagens reais envolvidas em situaes corriqueiras do dia a dia. E) No pode ser classificado como texto, tendo em vista no possuir linguagem verbal. 3

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

14. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.


Final Feliz? Ingredientes 3 filhas com grave problema renal (h quatro anos fazem dilise e esperam um rgo na fila de transplante); 1 me que possui apenas dois rins e, destes, apenas um disponvel; 1 Hospital do Rim, na zona sul de So Paulo; 1 mdico especialista em transplantes e 1 equipe de apoio para este mdico. Modo de fazer 1. Pegue as filhas, leve-as ao mdico e faa-as descobrir a grave doena; deixa-as em banho-maria; 2. Pegue ento a me e d a notcia a ela, dizendo que ela ter de escolher a qual das filhas doar seu rim; reserve; 3. [...] Este procedimento causar grande ebulio de sentimentos (angstias, ansiedade, tristezas etc.); espere ento at que esfrie; 4. Convoque ento as quatro para que decidam juntas qual das filhas receber o rim; 5. [...] Resolvido? Ento leve a me e as filhas ao Hospital do Rim [...]; 6. Entre apenas com a me e apenas uma das filhas na sala de cirurgia; 7. Faa o transplante e deixe as outras duas filhas esperando na fila de transplante; 8. Retorne, ento, com a filha transplantada e a me para casa, e leve as outras duas para o hospital para fazer dilise; 9. Final feliz?
Texto adaptado. Autora: Jlia Portela, aluna do Curso de Comunicao e Multimeios da PUC-SP. Disponvel em Koch & Elias (2011)

16. Marque a opo em que h pelo menos uma palavra que foi
alterada pelo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. A) Cada qual sabe a dor que tem. B) Os fiis participaram dos festejos da parquia. C) Os Mller so bons vizinhos. D) Eles tm desejos e no param de sonhar. E) O vice-reitor visitou os alunos do Curso de Enfermagem ms passado.

As questes 17 e 18 se referem ao texto abaixo. Beba gua e melhore seu raciocnio Ficar s um pouco desidratado j compromete o trabalho dos neurnios e causa at irritao Novo estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, aponta um motivo inusitado para bebermos bastante lquido ao longo do dia, e especialmente quando estamos lendo, estudando, escrevendo... Aps acompanhar 51 voluntrios submetidos a testes de ateno e lgica, os cientistas descobriram que mesmo uma desidratao leve aquela que muitas vezes surge antes de a sede dar as caras j atrapalha o raciocnio. Mais do que isso, o humor piora com a falta de H2O no organismo. "Todas as clulas do corpo precisam de gua para funcionar, e as neuronais no so exceo", explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong. "Sem hidratao adequada, as informaes e os sentimentos acabam sendo processados de um jeito imprprio pela massa cinzenta", conclui.
RUPRECHT, Theo. Disponvel em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0350/bem_estar/beba-agua-melhore-seuraciocinio-688085.shtml

O texto acima caracterizado como sendo o gnero A) artigo de opinio. B) receita culinria. C) manchete. D) carta. E) notcia.

17. Conforme o texto, assinale a opo correta. A) As clulas do corpo, a exemplo das neuronais, precisam de doses mnimas de gua.
B) O crebro processa as informaes com deficincia a depender da quantidade de gua que ingerimos. C) O humor e os sentimentos, para no serem afetados, independem da quantidade de gua ingerida diariamente. D) Passar dias sem tomar gua compromete o processamento cerebral, causando irritao. E) Precisamos beber gua enquanto lemos, estudamos e escrevemos para evitar a morte das clulas.

15. Sobre as regras do Acordo Ortogrfico da Lngua


Portuguesa de 2008, marque a opo correta. A) Com o prefixo vice, no se usa mais o hfen. Exemplos do uso dessa regra so: vicereitor, vicepresidente e vicesecretrio. B) O hfen deixa de ser empregado quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Constituem-se exemplos dessa regra: aeroespacial, antieducativo e semiaberto. C) Segundo as regras do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, o vocabulrio e a sintaxe permanecem exatamente como esto, e a pronncia sofre leves alteraes. D) No foi alterado o acento na conjugao da terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou subjuntivo dos verbos crer, dar, ler e ver. E) O acento diferencial em pde/pode foi extinto, como podemos perceber na frase Ontem, ele no pode sair mais cedo, mas hoje ele pode.

18. Em resumo, o texto de Theo Ruprecht A) prova que as clulas neuronais funcionam, sobretudo, base de gua.
B) expe que estudos feitos com voluntrios comprovaram a ineficcia da gua quando o assunto raciocnio. C) afirma que sem hidratao adequada podemos ter boa sade mental. D) mostra que tomar gua com frequncia evita problemas de sade. E) evidencia que a mnima desidratao funcionamento dos neurnios. interfere no

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

19. No enunciado Ele me prometeu que casaria comigo no ano


passado, mas no o fez, o termo o classificado como A) pronome relativo. B) pronome oblquo tnico. C) pronome pessoal. D) pronome demonstrativo. E) objeto indireto.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO PBLICA E LEGISLAO DO SUS


21. Dadas
as afirmativas abaixo sobre os princpios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro, I. O Princpio da Eficincia preconiza que a atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e rendimento funcional.

20. As formas verbais que completam corretamente a expresso


abaixo so: Eu (agir) assim, porque no (enxaguar) meus cabelos todos os dias. A) ajo, enxguo B) ago, enxguo C) ajo, enxgoo D) hajo, enxguo E) ajo, enxaguo

II. O Princpio da Publicidade impe a presena do nome do gestor pblico nos atos e nas obras do Poder Pblico. III. O Princpio da Moralidade orienta a punio dos chamados atos de improbidade administrativa. verifica-se que est(o) correta(s) apenas A) III. B) I e III. C) II e III. D) I. E) II.

22. No constitui caracterstica do poder hierrquico: A) manter, na Administrao Pblica, uma hierarquizada de rgos e de agentes pblicos.

estrutura

B) dar ordens aos subordinados, implicando em um dever de obedincia para esses ltimos, salvo quando as ordens forem manifestamente ilegais. C) controlar a atividade dos rgos inferiores, corrigindo ilegalidades. D) poder de delegar a edio de atos de carter normativo, a deciso de recursos administrativos, as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. E) avocar, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

23. Com relao ao Decreto n 7.508, que regulamenta a


Lei n 8.080/90, dispondo sobre a organizao do Sistema nico de Sade (SUS), assinale a opo correta. A) Caber aos entes federativos para assegurar ao usurio o acesso universal, igualitrio e ordenado s aes e servios de sade do SUS garantir o sigilo no acesso s aes e aos servios de sade. B) Caber aos entes federativos para assegurar ao usurio o acesso universal, igualitrio e ordenado s aes e servios de sade do SUS ofertar regionalmente as aes, mas no os servios de sade. C) O Ministrio da Sade dispor sobre critrios, diretrizes, procedimentos, que auxiliem os entes federativos a assegurar ao usurio o acesso s aes e servios de sade do SUS, sendo vedadas outras medidas para atingir esse mesmo objetivo. D) O acesso universal e igualitrio s aes e aos servios de sade ser ordenado pela ateno primria e deve ser fundado na avaliao da gravidade do risco individual e coletivo e no critrio cronolgico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteo especial, conforme legislao vigente. E) As Comisses Intergestoras evitaro pactuar regras de continuidade do acesso do usurio s aes e aos servios de sade na respectiva rea de atuao. 5

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

24. Com relao aos contratos administrativos regidos pela


Lei n 8666/93, assinale a opo incorreta. A) Podem ser alterados unilateralmente, quando conveniente a substituio da garantia de execuo. B) Podem ser alterados por acordo das partes, quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios. C) Podem ser alterados por acordo das partes, quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipao do pagamento, com relao ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestao de fornecimento de bens ou execuo de obra ou servio. D) Podem ser alterados unilateralmente pela Administrao, quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. E) Podem ser alterados unilateralmente pela Administrao, quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.

27. Sobre o controle da Administrao Pblica, assinale a opo


correta. A) A Constituio Federal prev que a Unio ser fiscalizada mediante o controle interno a cargo do Congresso Nacional e o controle externo de cada Poder. B) O poder de autotutela decorre do controle externo inerente Administrao Pblica. C) O controle de legalidade o que se consuma pela verificao da convenincia e da oportunidade da conduta administrativa. D) O controle de legalidade da Administrao Pblica pode ser exercido de ofcio ou por provocao de algum interessado, correspondendo ao exame sobre a compatibilidade da conduta administrativa com as normas legais que a regem. E) externo o controle que cada um dos Poderes exerce sobre seus prprios atos e agentes.

28. Sobre o poder de polcia, assinale a opo correta. A) Os atos de fiscalizao e aplicao de sanes administrativas emanados do exerccio do poder de polcia no podem ser objeto de controle jurisdicional, em nome do princpio da separao dos poderes.
B) Suponha que certa autoridade administrativa determine o afastamento de ocupante de cargo em comisso, por este ter utilizado, para fins pessoais, um automvel pertencente ao Poder Pblico. Neste caso, o ato de afastamento enquadra-se como ato de polcia administrativa. C) Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade no podem ser utilizados como parmetros para avaliar eventuais excessos praticados pelo Poder Pblico no exerccio de poder de polcia, por serem muito vagos e imprecisos. D) Admite-se a delegao do poder de polcia pessoa jurdica de direito privado, desde que precedida de licitao pblica. E) Alguns atos praticados no exerccio do poder de polcia se revestem do atributo da autoexecutoriedade, permitindo Administrao Pblica utilizar de meios diretos de coao como, por exemplo, a destruio de alimentos nocivos sade pblica.

25. Com relao ao Estatuto dos Servidores Municipais de


Macei (Lei n 4.973/00), assinale a opo incorreta. A) A posse poder dar-se mediante procurao especfica lavrada em cartrio. B) A posse em cargo pblico de provimento efetivo depender de prvia inspeo mdica, realizada pela Junta Mdica Oficial do municpio. C) Somente pode ser empossado aquele que for julgado apto fsico e mentalmente para o exerccio do cargo. D) A posse a investidura do servidor em cargo pblico e darse- pela assinatura do respectivo termo. E) A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento, sendo permitida uma prorrogao.

26. Dadas as seguintes afirmativas com relao ao regime de


licitaes previsto pela Lei n 8666/93, I. As obras, servios e compras efetuadas pela Administrao sero divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem tcnica e economicamente viveis, procedendo-se licitao com vista ao melhor aproveitamento dos recursos disponveis no mercado e ampliao da competitividade sem perda da economia de escala. II. A concorrncia a modalidade de licitao cabvel, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienao de bens imveis, como nas concesses de direito real de uso e, em regra, nas licitaes internacionais. III. Os tipos de licitao "melhor tcnica" ou "tcnica e preo" sero utilizados exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual. verifica-se que est(o) correta(s) A) I e II, apenas. B) II e III, apenas. C) I, II e III. D) I, apenas. E) II, apenas.

29. Segundo a Lei Orgnica de Macei, compete ao Municpio:


A) expedir plano diretor destinado a garantir a execuo de poltica racional do desenvolvimento e de expanso urbanos. B) instituir, organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, o servio pblico de transporte intermunicipal. C) exercitar o poder de polcia administrativa, limitando o interesse coletivo em benefcio do interesse individual. D) legislar sobre os assuntos de interesse geral, revogando eventual legislao federal e estadual que estejam em sentido contrrio. E) instituir e arrecadar tributos, fixar tarifas, estabelecer preos e aplicar suas rendas, observada a obrigatoriedade da prestao anual de contas pelos administradores, dispensada a apresentao peridica de balancetes.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

30. Maria Joana, servidora pblica municipal de Macei, lotada


na Secretaria de Sade, sofreu limitao em sua capacidade de trabalho, decorrente de acidente de trnsito. Em inspeo mdica, concluiu-se que citada servidora no estava incapacitada para o servio pblico, mas constatou-se tambm que ela no mais dispunha de habilidade para desempenhar as funes do cargo no qual fora investido. A administrao municipal providenciou, ento, a investidura de Maria Joana em outro cargo, com atribuies compatveis com a limitao sofrida. Esta nova investidura denominada A) reconduo. B) readaptao. C) aproveitamento. D) reverso. E) reintegrao.

33. Dados os itens abaixo, levando em considerao o Estatuto


dos Servidores de Macei (Lei n 4.973/00) no que diz respeito responsabilizao do agente pblico, I. O servidor pblico responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas funes. II. Os efeitos da ao regressiva movida pelo Poder Pblico contra seu servidor transmitem-se aos herdeiros e sucessores deste, respeitado o limite do valor da herana transferida. III. Apenas quando o servidor pblico atuar com dolo, causando prejuzo ao errio, que dever ser condenado a ressarcir os cofres pblicos. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) I. B) III. C) I e II. D) II e III. E) II.

31. Em relao ao controle jurisdicional dos atos da


Administrao Pblica, assinale a opo correta. A) O juiz pode analisar o mrito do ato discricionrio se considerar manifesta a inconvenincia de sua manuteno. B) Apenas aps esgotadas as vias administrativas que o Poder Judicirio pode ser provocado para apreciar a legalidade de ato da Administrao Pblica. C) A existncia do controle externo pelo Poder Judicirio no exclui o poder de autotutela da Administrao Pblica, pelo qual ela pode rever os seus prprios atos. D) O controle jurisdicional apenas pode ser realizado em relao aos atos vinculados da Administrao Pblica. E) No controle dos atos discricionrios, o Poder Judicirio pode analisar a competncia para prtica do ato, mas no a sua forma, que de livre escolha do agente pblico.

34. Assinale a opo incorreta sobre as noes de oramento


pblico. A) O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. B) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com a lei de diretrizes oramentrias e apreciados pelo Congresso Nacional. C) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. D) A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. E) A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

32. Mrio Srgio, servidor pblico municipal, foi acusado de


receber elevada quantia em dinheiro para praticar ato ilegal no exerccio de sua funo com o objetivo de beneficiar uma pessoa. Mrio Srgio foi denunciado criminalmente perante o Poder Judicirio e, pela mesma conduta, respondeu a processo administrativo disciplinar. No juzo criminal, ficou provado que a ilicitude foi cometida por Joo Paulo, outro servidor lotado no mesmo rgo que Mrio Srgio, sendo este, ao final, considerado inocente das acusaes. Considerando esta situao hipottica, assinale a opo correta. A) Diante da deciso judicial, Mrio Srgio no dever mais responder pelo mesmo fato no processo administrativo disciplinar. B) Caso j tenha sido decidido o processo administrativo disciplinar, Mrio Srgio ter que cumprir a penalidade administrativa, mesmo tendo sido inocentado na esfera criminal. C) No vlida a tramitao simultnea dos processos judicial e administrativo contra Mrio Srgio. D) A deciso judicial no causar nenhuma repercusso no processo administrativo, pois cuidam-se de instncias independentes. E) Apenas quando, no processo criminal, for reconhecida a inexistncia do fato imputado ao ru que a deciso judicial repercutir no processo administrativo.

35. Na hiptese de alguns municpios situados no mesmo


Estado decidirem se unir com o propsito de estabelecer uma gesto associada de servios pblicos na rea de sade, visando a reduo de custos operacionais, elevao da eficincia administrativa e maior cobertura na prestao dos servios, podero criar a seguinte entidade administrativa: A) consrcio pblico. B) organizao da sociedade civil de interesse pblico. C) organizao social. D) sociedade de economia mista. E) empresa pblica. 7

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

36. Dados os itens abaixo, levando em considerao o Estatuto


dos Servidores de Macei (Lei n 4.973/00), I. vedada, em regra, a acumulao remunerada de cargos pblicos. Essa proibio, contudo, no se estende aos empregos e funes nas empresas pblicas e sociedades de economia mista. II. A acumulao de cargos, empregos e funes, quando admitida em lei, fica condicionada compatibilidade de horrios. III. A acumulao ilegal de cargo, emprego ou funo hiptese prevista em lei de demisso do servidor pblico. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) I. B) III. C) I e III. D) II e III. E) II.

39. Dados os itens abaixo, cerca dos princpios constitucionais


da Administrao Pblica, I. O princpio da legalidade administrativa probe a divulgao da remunerao recebida pelos ocupantes de cargos pblicos, bem como as funes por eles desempenhadas. II. O servidor pblico, no exerccio de suas funes, deve obedincia no apenas legalidade estrita, mas tambm moralidade administrativa, que impe um dever tico na gesto da coisa pblica. III. A proibio para nomear parentes para cargos em comisso matria que depende de lei, no se admitindo que esta vedao decorra de deciso judicial. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) I. B) III. C) I e II. D) II e III. E) II.

37. Dados os itens abaixo, sobre o regime de prestao de


servios pblicos, I. Nos contratos de concesso de servios pblicos, a fiscalizao do servio delegado compete ao Poder Pblico concedente, que dispe, inclusive, de poder de interveno para regular o servio, quando estiver sendo prestado deficientemente aos usurios. II. De acordo com a legislao pertinente, no constitui parceria pblico-privada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas quando no envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. III. Na celebrao de parcerias pblico-privadas, so indelegveis ao parceiro-privado as funes de regulao, jurisdicional, do exerccio de poder de polcia e de outras exclusivas do Estado. verifica-se que est(o) correto(s) A) I, II e III. B) apenas III. C) apenas II. D) apenas II e III. E) apenas I e II.

40. Dados os itens abaixo, a respeito do controle exercido sobre


o Poder Executivo municipal, nos termos da Lei Orgnica de Macei, I. Caso sejam celebrados contratos de gesto entre Administrao Pblica municipal e entidades privadas sem fins lucrativos, por meio dos quais so previstos repasses de recursos pblicos para fomentar as atividades desenvolvidas por tais entidades, o Tribunal de Contas do Estado no competente para fiscalizar o uso devido dos valores transferidos. II. A fiscalizao exercida pelo Tribunal de Contas do Estado abrange os entes da Administrao Pblica direta e indireta do Municpio de Macei. III. Os responsveis pelo controle interno da Administrao Pblica, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas do Estado, sob pena de responsabilidade solidria. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) I. B) III. C) I e II. D) II e III. E) II.

38. Dados os itens abaixo, de acordo com as regras e princpios


que regem as licitaes pblicas, I. Caso determinada unidade administrativa esteja diante de situao em que deva realizar licitao na modalidade convite, ser legtimo ao administrador querer realizar na modalidade tomada de preo. II. Considera-se deserta a licitao quando nenhum dos interessados selecionado em decorrncia da inabilitao ou desclassificao. III. Nas hipteses em que a lei autoriza a contratao direta, sem licitao, dispensa-se a justificativa do agente pblico em relao escolha da contratada. verifica-se est(o) correto(s) que apenas A) I. B) III. C) I e II. D) II e III. E) II.
Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
41. Dadas as seguintes informaes sobre elementos estruturais
de concreto, I. As vigas podem ser definidas como elementos lineares em que os esforos predominantes so o momento fletor e a fora cortante. II. Segundo a NBR 6118:2003, os pilares so elementos estruturais lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as foras normais de compresso so preponderantes. III. A laje classificada como armada em duas direes quando a diviso do maior vo terico pelo menor vo terico menor ou igual a 2,5. IV. De acordo com a NBR 6118:2003, deve-se respeitar o limite mnimo de 5 cm de espessura para lajes de piso ou de cobertura em balano. verifica-se que so verdadeiras A) somente III e IV. B) somente II e IV. C) I, II, III e IV. D) somente I, II e III. E) somente I e II.

44. Os canais, em geral de seo transversal triangular, situados


nas laterais das ruas, entre o leito virio e os passeios para pedestres, destinados a coletar as guas de escoamento superficial e transport-las at as bocas coletoras, so chamados de A) sees fechadas especiais. B) bocas-de-lobo. C) sarjetas. D) galerias. E) poos de visita.

45. O gerenciamento dos resduos slidos tem ganhado nfase


no Brasil, principalmente aps a publicao da Lei n. 12.305/2010, que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos. Dadas as afirmaes sobre essa temtica, I. O lixo definido como restos que resultam de atividades humanas e cujas particularidades tornam invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos de gua, ou exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel. II. Segundo a NBR 10.004:2004, os resduos slidos considerados no perigosos e no inertes podem apresentar caractersticas de combustibilidade e biodegradabilidade. III. Segundo a Poltica Nacional de Resduos Slidos, a disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos dever ser implantada at agosto de 2014. IV. A participao da populao no processo de coleta seletiva considerada irrelevante. V. Lmpadas com vapor de mercrio, aps o uso, so consideradas resduos perigosos por apresentarem a patogenicidade como caracterstica de periculosidade. verifica-se que esto corretas A) II, III e IV, apenas. B) II e III, apenas. C) I, II e V, apenas.

42. A seo transversal de uma laje em balano, mostrada na


figura a seguir, est submetida a um carregamento distribudo. Atuam tambm nesta laje uma carga linear e um momento aplicado no extremo do balano. O valor mximo do momento fletor atuante nesta laje em equilbrio

20 kN/m

2 kN/m 10 kN/m

4 kNm/m 6m

D) I, II, III, IV e V. E) I e V, apenas.

46. O tipo de deslizamento que se inicia com a separao do


A) 256 kNm/m. B) 128 kNm/m. C) 244 kNm/m. D) 376 kNm/m. E) 188 kNm/m. solo ou da rocha, ou de ambos, de um talude ngreme, ao longo de sua superfcie, na qual tenha ocorrido pouco ou nenhum deslocamento por cisalhamento e em que, posteriormente, o material vem abaixo, principalmente por queda, salto ou rolamento, conhecido como A) espalhamento. B) escoamento. C) fluxo de detritos. D) queda. E) escorregamento.

43. A Resoluo n.o 275/2001 do Conselho Nacional de Meio


Ambiente estabelece o cdigo de cores para os diferentes tipos de resduos a ser adotado na identificao de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. Segundo essa resoluo, as cores que identificam metal, vidro e madeira so, respectivamente, A) amarelo, verde e marrom. B) azul, verde e marrom. C) amarelo, azul e preto. D) amarelo, verde e preto. E) azul, vermelho e laranja.

47. So sinais que indicam que podem ocorrer deslizamentos,


exceto: A) inclinao de tronco de rvores e/ou de postes. B) surgimento de minas dgua. C) aumento da umidade do ar. D) aparecimento de fendas e depresses no terreno. E) rachaduras nas paredes das casas. 9

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

48. Dadas as afirmaes sobre tecnologia de concretos,


I. O ensaio de abatimento do tronco de cone mede a resistncia do concreto. II. O concreto apresenta maior resistncia compresso do que a trao. III. A trabalhabilidade uma propriedade do concreto fresco que identifica a sua maior ou menor aptido para ser empregado com determinada finalidade, sem perda da homogeneidade. IV. A absoro e a resistncia compresso simples de peas de concreto so afetadas pelo seu processo de cura. verifica-se que esto corretas apenas A) I, II e III. B) III e IV. C) II, III e IV. D) I e III. E) I, III e IV.

52. So exemplos de tratamentos secundrios de guas


residurias: A) lagoas de estabilizao e sedimentao. B) lodos ativados e reatores anaerbios. C) filtros biolgicos e troca inica. D) lodos ativados e carvo ativado. E) gradeamento e lagoas de estabilizao.

53. Considerando a NBR 7211:2009, a dimenso mxima


caracterstica a A) grandeza associada distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura nominal, em milmetros, da malha da peneira da srie normal ou intermediria na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente superior a 5% em massa. B) grandeza associada distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura nominal, em milmetros, da malha da peneira da srie normal ou intermediria na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente superior a 10% em massa. C) grandeza associada distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura nominal, em milmetros, da malha da peneira da srie normal ou intermediria na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 2% em massa. D) grandeza associada distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura nominal, em milmetros, da malha da peneira da srie normal ou intermediria na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa. E) grandeza associada distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura nominal, em milmetros, da malha da peneira da srie normal ou intermediria na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 10% em massa.

49. O estado de tenses atuantes em todos os planos que


passam por um ponto no interior do solo pode ser representado A) pelo mtodo de Cross. B) pelo ensaio de resistncia trao. C) pelo ensaio de resistncia compresso. D) pela teoria da elasticidade. E) pelo crculo de Mohr.

50. As pontes em arcos so exemplos tpicos de estruturas que


transmitem ao solo foras de elevada componente horizontal. A esse tipo de ao horizontal d-se o nome de A) tenso axial. B) empuxo passivo. C) flexo. D) empuxo ativo. E) trao.

51. Dadas as seguintes sentenas com relao a canteiros de


obras, I. Tapume a denominao dada ao painel contnuo construdo em torno do canteiro de obras com o objetivo de proteger o pblico contra possveis danos oriundos da execuo de trabalhos, assim como impedir o acesso de animais e pessoas no autorizadas ao ambiente da obra. II. Os esgotos oriundos do canteiro de obras devem ser lanados na rede pblica de esgotos ou em um sistema de fossa e sumidouro. III. Segundo a NR-18, que trata das Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, a altura mnima dos tapumes deve ser de 2,20 m. IV. Segundo a NR-18, os canteiros de obras devem dispor de ambulatrio, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores. verifica-se que esto corretas A) II, III e IV, apenas. B) II e III, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II, III e IV. E) I e IV, apenas.

54. Dadas as afirmativas a seguir, com respeito ao mdulo de


finura dos agregados e relao gua/cimento, I. O mdulo de finura definido como a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da srie normal dividida por 100. II. Quanto maior o mdulo de finura menos grado o agregado. III. Um dos principais inconvenientes da presena de materiais pulverulentos (argilas e siltes) nos agregados a exigncia de uma maior relao gua/cimento, acarretando em concretos menos resistentes. verifica-se que est(o) correta(s) A) II, apenas. B) II e III, apenas. C) I e III, apenas. D) I, II e III. E) I e II, apenas. 10

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

55. Dadas as afirmativas a seguir com respeito ao oramento e


planejamento de obras, I. A curva ABC tambm conhecida como diagrama de pareto. II. O BDI definido como bonificaes e despesas indiretas. III. O custo unitrio bsico ou C.U.B. calculado de acordo com a NBR 12721:1999 pelo Sindicato Estadual da Construo Civil. IV. No clculo do valor do custo unitrio bsico no so consideradas as despesas relativas a elevadores. verifica-se que esto corretas A) I, II, III e IV. B) II e IV, apenas. C) I, II e IV, apenas. D) I, II e III, apenas. E) I e IV, apenas.

59. Um corpo dgua recebe 1 m/s de esgotos com uma


concentrao de DBO de 215 mg/l. Sabendo que a vazo do corpo dgua de 5000 l/s e que a concentrao de DBO a sua montante de 5 mg/l, qual a DBO resultante na regio de mistura? A) 40 mg/l B) 36,7 mg/l C) 43,2 mg/l D) 110 mg/l E) 220 mg/l

60. A altura dgua em um canal de seo transversal retangular


diferente de zero e 50% maior que o raio hidrulico da seo. Sabendo que a largura do canal igual a 1 m, qual a altura dgua no canal? A) 0,75 m B) 0,50 m C) 0,25 m D) 1,50 m E) 1,00 m

56. Assinale a opo incorreta.


A) O embutimento feito posteriormente elevao da alvenaria, por meio de cortes e rasgos na parede. B) O respaldo a regio de encontro entre duas alvenarias. C) As regies de aberturas nas alvenarias devem ser reforadas com vergas e contravergas. D) Apesar de as alvenarias de vedao no terem funo estrutural, elas esto sujeitas a cargas acidentais, tais como deformaes da estrutura de concreto, recalques de fundaes e movimentaes trmicas. E) A demarcao de paredes de vedao consiste na execuo nivelada da primeira fiada de blocos, deixando livres os vos de aberturas conforme indicao do projeto.

61. Ao considerar as seguintes afirmativas com base nos


preceitos do Cdigo de tica Profissional de Engenharia Civil, I. Pactuam do Cdigo de tica as Entidades Nacionais representativas dos profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. II. A aplicao do Cdigo de tica Profissional depende das modalidades e nveis de formao do profissional. III. vedado ao profissional formular proposta de salrios inferiores ao mnimo profissional legal ou propostas de honorrios com valores extorsivos. verifica-se que est(o) correta(s) A) III, apenas. B) I e III, apenas. C) I, II e III. D) I e II, apenas. E) II e III, apenas.

57. De acordo com a NB 1367:1991, as reas operacionais dos


canteiros de obras so A) as reas destinadas a suprir as necessidades bsicas humanas de alimentao, higiene pessoal, descanso, lazer, convivncia e ambulatoriais. B) as reas de apoio anexas ao canteiro de obras. C) as reas reservadas para depsito de resduos slidos. D) as reas destinadas execuo e apoio dos trabalhos da indstria da construo, dividindo-se em reas de produo e reas de vivncia. E) as reas em que se desenvolvem as atividades de trabalho ligadas diretamente produo.

62. A tenso total aplicada ao solo decorrente do peso de uma


estrutura na sua fundao decomposta em tenso neutra e tenso efetiva. Sobre isso, dados os itens seguintes, I. A tenso neutra transmite-se base da camada atravs da gua intersticial. II. A tenso efetiva se transmite pelos contactos entre os gros do solo. III. Uma variao da tenso efetiva implicaria num processo de adensamento. IV. Quando no h variao da tenso efetiva a tenso total aplicada inteiramente suportada pela fase lquida. verifica-se que esto corretos A) I, II e III, apenas. B) II, III e IV, apenas. C) I, II, III e IV. D) I e II, apenas. E) I e III, apenas. 11

58. Dadas as afirmativas a seguir com respeito patologia das


estruturas, I. A m concepo estrutural do projeto uma das causas acidentais que contribuem para deteriorao das estruturas. II. Os ninhos de concretagem so fissuras que surgem antes ou aps o endurecimento do concreto. III. A deficincia dos dispositivos de drenagem uma das principais causas das manchas superficiais nos concretos. verifica-se que est(o) correta(s) A) II, apenas. B) II e III, apenas. C) I e III, apenas. D) I, II e III. E) III, apenas.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

63. A prospeco do solo pode ser feita atravs de:


I. poos, valas e galerias revestidos; II. poos, valas e galerias no revestidos; III. furos de sondagens, abertos por meio de trados, sondas de percusso, sondas de rotao ou sondas de injeo de gua; IV. mtodos geofsicos. Dos itens acima, verifica-se que est(o) correto(s) A) II, III e IV, apenas. B) II e III, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II, III e IV. E) I, apenas.

68. Uma estao de tratamento de gua potvel adiciona flor a


uma concentrao de 1 mg/L. A mdia diria de demanda de gua de 72 milhes de litros. Quanto flor o operador precisa aplicar diariamente? A) 72 g B) 72 kg C) 72 t D) 72 g E) 72 mg

69. Numa ETE a remoo de nutrientes feita no(s) nvel(is) de


tratamento(s): I. preliminar; II. primrio; III. secundrio; IV. tercirio. Dos itens acima, est(o) correto(s) A) III e IV, apenas. B) III, apenas. C) IV, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II, III e IV .

64. A consistncia de um solo pode ser alterada pela variao


do seu teor de umidade. Os teores de umidades que definem os diversos estados de consistncia so: A) Umidades nos limites de liquidez, de contrao e de plasticidade. B) Umidades nos limites de saturao, higroscpica e natural. C) Umidades nos limites de contrao, compactao e deformao. D) Umidades nos limites de liquidez, de compactao e de contrao. E) Umidades nos limites de plasticidade, de saturao e de contrao.

70. Numa rede de esgoto com os poos de visitas PV1 e PV2,


figura abaixo, tm-se as vazes Qb=0 e Qa desconhecido. Pela amostragem de vazo em PV1, observa-se que a concentrao de slidos dissolvidos na vazo que entra nele de 50 mg/L. Outra vazo, Qb=100 L/min adicionada ao PV1, com 20% de slidos dissolvidos (densidade=1 g/cm). A vazo atravs do PV2 amostrada e verifica-se que contm 1000 mg/L de slidos dissolvidos. A vazo de gua residuria Qa Qb Qa PV1 A) 18.910 L/min. B) 22.958 L/min. C) 12.749 L/min. D) 20.947 L/min. E) 21.047 L/min. PV2 Qc

65. Uma cidade na qual cada uma de suas 10 mil residncias


enche um continer de 0,3 m de refugo por semana. Quantas viagens um caminho enfardador de 15,0 m teria de fazer para conseguir coletar o lixo de todas as casas durante uma semana? Presuma a densidade nas lixeiras de 120 kg/m e no caminho de 300 kg/m. A) 75 B) 80 C) 85 D) 60 E) 70

66. No aterro sanitrio,


A) quanto mais material de cobertura permanente for colocado no refugo, mais longa ser a vida til do aterro. B) o material orgnico enterrado somente se decompe anaerobicamente. C) a degradao anaerbica produz diversos gases, como metano e dixido de carbono. D) a densidade do refugo menor do que na lixeira. E) o uso de revestimento plstico diminui consideravelmente o custo do aterro.

71. Dadas as afirmativas seguintes sobre um sistema de


drenagem urbano, I. O escoamento pode atingir at a crista da rua secundria. II. O escoamento deve preservar, pelo menos, uma faixa de trnsito livre numa rua principal. III. O escoamento deve preservar, pelo menos, uma faixa de trnsito livre em cada direo numa avenida. IV. Nenhuma inundao permitida em qualquer faixa de trnsito numa via expressa. verifica-se que esto corretas A) I, II, III e IV. B) II e IV, apenas. C) III e IV, apenas. D) I, II e III, apenas. E) II, III e IV, apenas. 12

67. Um lodo de esgoto contm uma concentrao de slidos de


10.000 ppm. O percentual de slidos, na base de massa, considerando sua densidade de 1 g/cm de A) 1,0%. B) 10,0%. C) 100,0%. D) 0,01%. E) 0,10%.
Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

72. As caractersticas de resistncia ao cisalhamento dos solos


e as relaes entre estados de tenso aplicados so determinadas em ensaio de A) permemetro de carga constante. B) compactao. C) trao triaxial. D) adensamento. E) compresso triaxial.

77. Um bueiro est sendo projetado para 2 anos de vida til de


forma que o risco anual de excedncia no ultrapasse 19%. Considerando esta informao, a sua vazo de escoamento deve ser tomada com base em um perodo de retorno de A) 10 anos. B) 38 anos. C) 19 anos. D) 40 anos. E) 10,5 anos.

73. Para verificao da estabilidade do talude, considera-se que


o estado de equilbrio limite atingido quando, ao longo de uma linha de eventual escorregamento, as tenses de cisalhamento desenvolvidas assumem o valor A) acima da resistncia ao cisalhamento do solo. B) do momento das foras tangenciais. C) da componente de tenso normal. D) de uma frao da resistncia ao cisalhamento do solo. E) da resistncia ao cisalhamento do solo.

78. A aderncia das armaduras em projetos estruturais de


concreto armado pode ser definida como a propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra em relao ao concreto. Segundo a NBR 6118:2003, considera-se em m situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam A) com inclinao maior que 45 sobre a horizontal. B) na horizontal, desde que para elementos estruturais com dimenso (altura) menor que 60 cm, localizados, no mximo, 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima. C) com inclinao maior que 60 sobre a horizontal. D) com inclinao menor que 45 sobre a horizontal, de sde que para elementos estruturais com dimenso (altura) menor que 60 cm, localizados, no mximo, 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima. E) com inclinao menor que 45 sobre a horizontal, de sde que para elementos estruturais com dimenso (altura) maior ou igual a 60 cm, localizados, no mximo, 30 cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima.

74. A aplicao de um estado de tenso a um elemento de


volume solo saturado A) altera o material, dado que a tenso aplicada totalmente suportada pela fase slida. B) altera o material, dado que a tenso aplicada totalmente suportada pela fase lquida. C) altera o material, dado que a tenso aplicada totalmente suportada pelas fases lquida e slida. D) no altera o material, dado que a tenso aplicada totalmente suportada pela fase slida. E) no altera o material, dado que a tenso aplicada totalmente suportada pela fase lquida.

75. Numa ETA de 17860 m dirio utiliza-se 10 kg de cloro para


desinfeco. Com uma demanda diria de cloro de 0,5 mg/L, a produo diria de cloro residual ser A) 0,09 mg/L. B) 0,10 mg/L. C) 0,02 mg/L. D) 0,06 mg/L. E) 0,08 mg/L.

79. Dadas as assertivas seguintes sobre tcnicas de


construes, I. A NBR 5639 estabelece que vo livre a maior das duas distncias entre orifcios de fixao ou entre as linhas do primeiro ponto de contato do canalete em cada apoio. II. Cumeeira shed usada para recobrimento na concordncia entre cobertura e fechamento lateral. III. Cumeeira shed pode ser usada tambm como acabamento de extremidade de canaletes. IV. Terminal de Aba Plana usada para arremate entre a extremidade do canalete e outra superfcie. Pode ser usada tambm como cumeeira shed. verifica-se que esto corretas A) I, II, III e IV. B) II e IV, apenas. C) III e IV, apenas. D) I, II e III, apenas. E) II, III e IV, apenas.

76. Em sistemas de drenagem urbana, dadas as assertivas


seguintes, I. As medidas estruturais so obras de engenharia implementadas para reduzir o risco de enchentes. II. As medidas estruturais so projetadas para dar uma proteo completa ao sistema. III. As medidas no estruturais procuram reduzir impactos sem modificar o risco de enchentes. IV. O custo de proteo de uma rea inundvel por medidas estruturais, em geral, inferior ao de medidas no estruturais. verifica-se que esto corretas A) I e III, apenas. B) III e IV, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I, II, III e IV. E) II e III, apenas.
Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

13

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 2

16 DEZ 2012

80. A NBR-7229 apresenta os itens seguintes para a disposio


do efluente de uma fossa sptica: I. sumidouro; II. valas de infiltrao; III. filtro anaerbio; IV. valas de filtrao. Esto corretos os itens A) II e III, apenas. B) I, II, III e IV. C) II, III e IV, apenas. D) I e II, apenas. E) I, II e III, apenas.

Nvel Superior ENGENHEIRO CIVIL

14

Das könnte Ihnen auch gefallen