Sie sind auf Seite 1von 17

Nova Classificao Brasileira de Recursos e Reservas Minerais como Ferramenta de Fomento da Produo Mineral

( Maio - 2003)

Introduo
Grupo de Trabalho

Empreendimento Mineiro
1- Quantificao e qualificao das reservas 2- Recursos financeiros para desenvolvimento
1 - Profissionais de Geologia e Minerao 2 - Recursos Prprios, Emprestimos e Bolsas

Grandes produtores de bens minerais


Garantia e segurana dos investimentos (Tabela 1)

Portaria 229 do Sr. Diretor Geral, publicada no DOU de 02/05/02

Coordenador Executivo & Membros

Exemplos de Classificao de Recursos e Reservas Minerais Cdigo Pas JORC (1999) Autrlia, Nova Zelandia, etc. SAMREC (2000) Africa do Sul Resultados de Explo. Mineral (1998) Estados Unidos da America Estrutura para a Classificao de Organizao das Naes Rec. e Res. de Combustveis Slidos Unidas e Bens Minerais (1996) * Com exceo do doc. da ONU, os demais transformaram-se em Normas

Princpios Fundamentais (Relatrios)


Transparncia
Informao suficiente & apresentao clara

Materialidade
Informaes relevantes (Investidores, Consultores e Autoridades)

Competncia
Pessoa devidamente qualificada e experiente

Terminologia os Relatrios
Relao entre Informao de Explo rao , Recurso Mineral e Reserva Mineral
Aumento do nvel de conhecimento geoc ientfico e de confian a

Informao de Explorao
RECURSO MINERAL
INF ERIDO INDICADO MEDIDO INDICADA MEDIDA

RESERVA MINERAL

Consideraes sobre minerao, metalurgia, ec onomia, mercado, legisla o, ambiente, fatores soc iais e polticos (fatores de modificao)

Recurso Mineral
uma concentrao ou depsito na crosta da Terra, de material natural, slido, em tal quantidade e tal teor e/ou tais qualidades que, uma vez pesquisado, exibe parmetros mostrando, de modo razovel, que seu aproveitamento pode ser factvel na atualidade ou no futuro. Recurso Mineral uma mineralizao estimada por pesquisa. Condicionantes diversos podem tornar o todo, ou uma sua parte, uma Reserva

Mineral.

Recurso Mineral Inferido


a parte do Recurso Mineral para a qual a tonelagem ou volume, o teor e/ou qualidades e contedo mineral(k) so estimados com base em amostragem limitada e, portanto, com baixo nvel de confiabilidade(l). A inferncia feita a partir de informaes suficientes (geolgicas ou geoqumicas ou geofisicas, utilizadas em conjunto ou separadamente), admitindo-se, sem comprovao, que haja continuidade e persistncia de teor e/ou qualidades, de modo que se pode sugerir que o depsito tem potencial econmico. A pesquisa realizada no detalhada (as estaes de amostragem(m) tm espaamento relativamente amplo) e pode incluir exposies naturais e artificiais (trincheiras, poos, galerias e furos de sonda).

Recurso Mineral Indicado


a parte do Recurso Mineral para a qual a tonelagem ou volume, o teor e/ou qualidades, contedo mineral, morfologia, continuidade e parmetros fsicos esto estabelecidos, de modo que as estimativas realizadas so confiveis. Envolve pesquisa com amostragem direta em estaes (afloramentos, trincheiras, poos, galerias e furos de sonda), adequadamente espaadas.

Recurso Mineral Medido


a parte do Recurso Mineral para a qual a tonelagem ou volume, o teor e/ou qualidades, contedo mineral, morfologia, continuidade e parmetros fsicos esto estabelecidos com elevado nvel de confiabilidade. As estimativas so suportadas por amostragem direta em retculo(n) denso (afloramentos, trincheiras, poos, galerias e furos de sonda), de modo que se comprova a permanncia das propriedades.

Reserva Mineral
a parte do recurso mineral para a qual est demonstrada a sua viabilidade tcnica e econmica(o) para produo. Essa demonstrao inclui consideraes sobre elementos modificadores, tais como fatores de lavra e

beneficiamento, de economia e mercado, legais, ambientais e sociais, justificando-se a avaliao, envolvendo anlise de lucratividade(p), em um dado tempo.

Reserva Mineral Indicada


a parcela economicamente lavrvel do Recurso Mineral Indicado e, mais raraente, do Recurso Mineral Medido, para a qual a viabilidade tcnica e econmica foi demonstrada; inclui perdas (e diluio)(t) com a lavra e o beneficiamento. Avaliaes apropriadas, alm da viabilidade tcnica e econmica, so efetuadas compreendendo todos os elementos modificadores pertinentes, tais como fatores legais, ambientais e sociais. As avaliaes so demonstradas para a poca em que se reportam as reservas e razoavelmente justificadas(u).

Reserva Mineral Medida


a parcela economicamente lavrvel do Recurso Mineral Medido, incluindo perdas (e diluio) com a lavra e o beneficiamento, para a qual a viabilidade tcnica e econmica encontrase to bem estabelecida que h alto grau de confiabilidade nas concluses. Os estudos abrangem anlises dos diversos elementos modificadores pertinentes (tais como lavra, beneficiamento, metalurgia, economia e mercado, fatores legais, ambientais e sociais) e demonstram que, na poca em que se reportaram as reservas, sua extrao era claramente justificvel(v), bem como adequadas as hipteses adotadas para investimentos.

Definies (Glossrio)
No texto, onde aparece palavra (s) que contem (ho) letras entre parnteses sobrescrita, so referidas no Glossrio com a definio do significado da (s) palavra (s). Ex: (k) = Contedo mineral So os minerais contidos no depsito, e pode ser representado na forma de teor. No caso dos minrios, o contedo mineral ser o metal contido.

Lista de verificaes

Prticas de Pesquisa

Relato de Pesquisa

Critrios de Avaliao Explicao Recurso Mineral Reserva Mineral

Prticas de Pesquisa

Parte Geral

Dados do Projeto

Interpretao dos dados

Objetivo Descrio do Projeto Localizao Direitos diversos

Posicionamento dos dados Dados geolgicos Amostragem - Mtodo - Preparao - Anlises e Testes - Tonelagem - Segurana - Verificao dos dados - Controle de qualidade

Banco de dados Modelo geolgico Modelo numrico Classificao de recursos e reservas minerais

Relatos de Pesquisa
Metalurgia ou operao fsico-qumica

Meio Ambiente

Viabilidade

Mtodo Recuperao Custos

Consideraes econmicas adicionais Mtodos de valorao

Recomendaes
Implantao efetiva da Norma pelo DNPM Criao de Normas especficas para determinadas classes de bens minerais: Minerais metlicos Minerais industriais Materiais de uso direto na construo civil Rocha Ornamental Diamante gua Mineral, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen