Sie sind auf Seite 1von 4

Leituras WESTON, A. A Arte de Argumentar. Lisboa: Gradiva, 1996.

Esquema A. Weston apresenta-nos, de modo sucinto, as etapas necessrias para a realizao de um ensaio argumentativo (pp. 84-105). Apresenta-se, de seguida, um breve esquema das mesmas. A realizao de um ensaio argumentativo implica trs etapas: explorao do tema, organizao do ensaio e escrita.

1) Explorar o tema: Quando se vai realizar um ensaio argumentativo no se comea pela redaco, mas pela investigao. Antes de se passar escrita necessrio explorar o tema que se est tratar. Para isso deve-se: a) Explore os argumentos de todas as posies: Argumentar sobre um tema consiste em dar uma opinio bem fundamentada sobre o assunto em causa. Ora, isso demora algum tempo, pois no se pode ficar com a primeira ideia que nos ocorre. necessrio descobrir os vrios argumentos existentes sobre o assunto (existem, pelo menos, duas posies diferentes para cada problema). A anlise dos vrios argumentos possibilitar que comecemos a formular os nossos prprios argumentos (ex. por analogia, autoridade, etc.). b) Avalie e defenda cada premissa do argumento: no caso de duvidarmos das premissas de um argumento, preciso avaliar os argumentos a favor das premissas (saber da sua validade e veracidade). Claro que nem todas as premissas precisam de ser defendidas (quando so suficientemente bvias). A regra a seguir : qualquer afirmao passvel de ser posta em causa precisa, pelo menos, de alguma defesa (p. 89). O tamanho do trabalho e o tempo para a sua realizao limitam o que se pode dizer, devendo, por isso, argumentar-se principalmente a favor das afirmaes mais importantes.

A Argumentao

c) Reveja e repense os argumentos medida que surgem: Pode ser necessrio experimentar vrias concluses diferentes (at mesmo opostas) antes de se estabelecer um ponto de vista que possa ser defendido com argumentos fortes. Mesmo depois de estabelecida a concluso, poder ser preciso testar vrias formas de argumento ou aperfeioar as que inicialmente tnhamos. Weston alerta: Estas coisas levam o seu tempo. (No tenha pressa!) Esta a fase em que a reviso fcil e as experincias so baratas. Para alguns autores a parte mais criativa e que d mais satisfao. Use-a bem (p. 90).

2) Organizar o ensaio: Depois de se ter uma concluso deve-se organizar o ensaio, de modo a que ele abranja tudo o que deve abranger. Para tal aconselhvel pegar numa folha de rascunho e num lpis e comear a fazer um esboo. a) Explique a questo: Formular e explicar a questo de modo a mostrar que existe um problema. Este um passo muito importante, porque, voltar a formular o problema, ajuda a situar a proposta que se quer defender e a revelar a sua importncia. Deve ter-se em ateno audincia a que se dirige o texto. b) Faa uma afirmao ou uma proposta concisa: Uma proposta ou uma afirmao filosfica tm inicialmente de ser estabelecidas de forma simples e especfica (ex. Deus existe). Depois, ao longo do ensaio, ser desenvolvida. Se no se prope nada, mas pretende-se, apenas, avaliar alguns argumentos conveniente deixar essa inteno clara. c) Desenvolva completamente os seus argumentos: Depois de se saber claramente qual o tema do ensaio, bem como o que se pretende defender, pode comear-se a desenvolver o argumento principal. Planear importante. Os ensaios tm limites (de espao e tempo), da ser prefervel trabalhar bem um argumento, do que dois ou trs mal. Se se est a fazer proposta, preciso mostrar que, de facto, ela resolve o problema. Se se est a defender uma posio filosfica, tem de se apresentar as razes que a justificam. d) Considere objeces possveis: Antecipar perguntas cpticas. Que desvantagens tem a proposta apresentada? Devem antecipar-se as desvantagens formulando-as

A Argumentao

e dando-lhes resposta. Argumentar que as vantagens ultrapassam as desvantagens (e ter a certeza que as ultrapassam mesmo). e) Considere alternativas: Devem considerar-se alternativas, pois deve mostrar que a proposta apresentada no s resolve o problema, como tambm a melhor do que outras propostas possveis. Se se est a interpretar um texto, deve mostrar-se que interpretao defendida a melhor face a outras. Como diz Weston, deve ter-se em conta que argumentar d muito trabalho! (p. 97).

3) Escrever o ensaio: S agora que se est pronto para escrever o ensaio. Weston salienta: lembre-se uma vez mais de que escrever a verso formal apenas a ltima fase (p. 98). Na escrita deve usar-se uma linguagem precisa, especfica e concreta. a) Siga o seu esboo: No ponto dois elaborou-se um esboo em cinco partes que deve ser seguido quando se comear a escrever. Se ao escrever forem detectadas lacunas ou incoerncias, deve parar-se e rever-se o esboo. Depois segue-se, novamente, o esboo.

b) A introduo deve ser breve: As introdues devem ser breves e proporcionais ao tamanho do trabalho (no se deve usar uma pgina para introduzir um trabalho de quatro pginas). No usar palha. Ser directo. c) Apresente os seus argumentos um por um: Weston d a seguinte regra bsica: trate de um ponto por pargrafo (p. 100). Comear por apresentar o argumento principal de modo a dar um fio condutor ao leitor e depois, a partir dele, planear os pargrafos seguintes. d) Clarifique, clarifique, clarifique: Weston refere: Talvez o leitor saiba exactamente o que quer dizer; para si tudo claro. Contudo, a maioria das vezes o que escrevemos est longe de ser claro para qualquer outra pessoa (p. 102). Pode testar-se a clareza do texto atravs de dois mtodos: 1 - deix-lo de lado durante dois dias, aps os quais volta-se a l-lo. Poder descobrir-se que o que antes era claro deixou de o ser. 2 - Pedir a um amigo para l-lo de forma crtica. importante explicar todas as relaes existentes entre as ideias.

A Argumentao

e) Sustente as objeces com argumentos: Deve desenvolver-se de modo cuidadoso as possveis objeces. Se as objeces so claras, mais fcil darlhes resposta. f) No afirme mais do que mostrou: Termine de forma clara e sem preconceitos. No se deve concluir mais do que permitem os argumentos usados.

Das könnte Ihnen auch gefallen