Sie sind auf Seite 1von 26

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

AULA 01 Formas de tributao: impostos, taxas e contribuies de melhoria. Classificao dos impostos: impostos indiretos, impostos Ad Valorem e impostos especficos, impostos sobre valor adicionado, impostos nicos (excise tax) Futuros servidores do ICMS/SP, vamos, sem perder tempo, iniciar os trabalhos.

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as -2 98 .99 8.5 68 -94


1

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Sumrio da Aula:

1. Formas de tributao: impostos, taxas e contribuies de melhoria. 2. Classificao dos impostos: impostos indiretos, impostos Ad Valorem e impostos especficos, impostos sobre valor adicionado, impostos nicos (excise tax). 3. Lista de exerccios. 4. Resoluo / comentrios aos exerccios.

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as -2 98 .99 8.5 68 -94


2

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

1. Formas de tributao: impostos, taxas e contribuies de melhoria. O assunto deste captulo tambm fruto de estudo no Direito Tributrio. Portanto, os assuntos aqui tratados podem ser alvo de questes tanto na prova de Finanas Pblicas quanto na prova de Direito Tributrio. No entanto, dentro do possvel, procuraremos adotar uma abordagem mais voltada para as Finanas Pblicas. Em primeiro lugar precisamos resgatar o c onceito de tributo. Do Art. 3 do Cdigo Tributrio Nacional (Lei 5.172/66 - CTN), extramos: Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Uma vez definido o conceito de tributo, passemos a apresentar seus tipos. De acordo com a CF/88 (Art. 145) e o CTN (Art 5), as espcies de tributos so:

atr

Prestao pecuniria compulsria: todo pagamento em dinheiro efetuado de forma obrigatria ao Estado; Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, mas a lei pode admitir que ele seja feito por meio de algo de valor equivalente moeda ou nela conversvel (exemplo: dao em pagamento de bens imveis); Que no constitua sano de ato ilcito: em outras palavras, tributo no aplicao de penalidade por uma determinada infrao cometida. Sano por ato ilcito constitui a natureza das multas, por exemplo. Instituda em lei: obedincia ao princpio da legalidade (art. 150 I / C F-1988), pelo qual nenhum tributo pode ser institudo ou majorado sem lei que o estabelea. Portanto, um tributo no pode ser institudo por Decreto, por exemplo. Cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada: a cobrana do tributo vinculada lei, no comportando atos discricionrios do administrador.

tin ris iz c
Detalhando: Impostos,

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
3

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Taxas e Contribuies de Melhoria.

que se encaixam perfeitamente na definio de tributo apresentada, quais sejam: Emprstimos Compulsrios (Art. 148) e Contribuies Especiais ou Parafiscais (Art. 149).

duas espcies, no falaremos delas nesse curso. Ressaltamos que o edital, na parte de Direito Tributrio, cobra essas duas espcies, motivo pelo qual vocs estudaro essas duas espcies no curso de direito tributrio.

abrangente, normalmente aquela que mais se aplica ao conceito de tributo. Ocorre que a d efinio de imposto mais restrita, seno vejamos: Imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao

contribuinte (Art. 16 CTN). Resumidamente, Fato Gerador

incidncia, prevista em lei, que uma vez ocorrendo no mundo real, gera a obrigao tributria. O cumprimento desta obrigao tributria por parte do contribuinte, ou seja, o recolhimento do imposto, no gera uma obrigao especfica correspondente do Estado, pois um tributo novinculado. Assim, vale dizer que o dinheiro entra nos cofres do Estado, num caixa nico, para fazer frente aos gastos em geral previstos no oramento. Neste sentido, er rneo acreditar que a a rrecadao de IPTU deveria ser direcionada especificamente para manuteno de

atr

Todavia, a p rpria Constituio apresenta outras duas espcies

1.1. IMPOSTOS

tin ris iz c

Como o edital, na parte de finanas pblicas, no menciona essas

A noo geral que a sociedade tem por imposto mais

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

constitui-se

de

hiptese

de

.99

8.5

68

-94
4

be
IR IPI II IE IOF ITR IGF

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

vias e logradouros pblicos, por exemplo. Ela pode, dentre outras, ser utilizada para tal fim. Os impostos e as competncias privativas para sua instituio so:

atr
Sigla ICMS IPVA ITCMD ISSQN IPTU

tin ris iz c

Nome

Competncia Unio Unio Unio Unio

Imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza Imposto sobre produtos industrializados

Imposto sobre a importao de produtos estrangeiros

Imposto sobre a exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados Imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios Imposto sobre a propriedade territorial rural Imposto sobre grandes fortunas

Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior Imposto sobre a propriedade de veculos automotores

Imposto sobre a transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos

Imposto sobre servios de qualquer natureza no compreendidos na competncia dos Estados (ICMS) Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

Unio Unio Unio

-2

Estados e DF

98

Estados e DF Estados e DF Municpios e DF Municpios e DF

.99

8.5

68

-94
5

be
ITBI-IV

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Apesar da previso constitucional, o IGF ainda depende de lei complementar para sua instituio. A Unio tambm detm a competncia para instituir Imposto Extraordinrio de Guerra (IEG) e Impostos Residuais. Cumpre destacar ainda que a Constituio estabelece que sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte.

1.2. TAXAS

Taxa o tributo cobrado pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tendo como fato gerador o e xerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. (Art. 77 CTN). Diferentemente dos impostos, taxa um tributo de competncia comum dos entes da federao e de aplicao vinculada, ou seja, exige uma contraprestao especfica por parte do Estado. Como se pode observar, a taxa pode ser cobrada: Pelo exerccio do poder de polcia, ou Pela prestao de um servio pblico.

Por outro lado, no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que correspondam a imposto j institudo, nem ser calculada em funo do capital das empresas. O exerccio do poder de polcia decorre da atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de

atr

Imposto sobre transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio;

Municpios e DF

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
6

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Ainda, considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. (Art. 78 CTN).

No municpio de So Paulo, podemos citar como exemplos de taxas institudas em funo do exerccio regular do poder de polcia, as taxas de Fiscalizao de Estabelecimentos (TFE) e de Fiscalizao de Anncios (TFA). Observe que a taxa no devida apenas quando ocorre a fiscalizao. Ela tambm devida, mesmo que o estabelecimento no venha a se r fiscalizado. O que necessrio que o ente tributante mantenha um aparato estatal para executar, de forma regular, o poder de polcia, em carter geral. No mbito da prestao de servios pblicos, para que a taxa possa ser instituda, necessrio que o servio seja: Especfico e divisvel; Prestado ao contribuinte ou posto sua disposio; Utilizado, efetiva ou potencialmente, pelo contribuinte.

Observe que precisa haver um servio especfico e d ivisvel. Se resgatarmos os conceitos apresentados na primeira aula, concluiremos que a oferta de bens pblicos, por exemplo, no pode ensejar a cobrana de taxas, haja vista que so indivisveis, no preenchendo, portanto, esta condio. por isso que o STF julgou inconstitucional a cobrana de taxa pelo servio de iluminao pblica, tanto pleiteada pelos prefeitos e que acabou resultando na criao de uma contribuio. Veja tambm que o servio no precisa ser necessariamente prestado ao contribuinte, sendo aceito como fato gerador da taxa o servio colocado disposio do mesmo, objetivando, pelo menos, sua utilizao potencial. o caso da extinta taxa do lixo no municpio de So Paulo (TRSD). Se o caminho coletor passava defronte o imvel da pessoa, esta j era contribuinte pelo servio colocado sua disposio, mesmo que no estivesse gerando resduos. Outro exemplo de taxa cobrada por prestao de servio pblico no municpio de So Paulo encontra-se na legislao tributria vigente. Trata-se da Taxa de Resduos Slidos de Servios de Sade (TRSS). Em se tratando de Finanas Pblicas, no podemos deixar de apresentar as d iferenas entre taxas e tarifas ou preos pblicos. Isto

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
7

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

porque, muitas vezes, tarifas ou preos pblicos so erroneamente considerados taxas. Vejamos ento o seguinte quadro resumo: CARACTERSTICA Receita

1.3. CONTRIBUIES DE MELHORIA

A CF/88 estabelece competncia comum aos entes federados para instituio da Contribuio de Melhoria, decorrente de obras pblicas. O art. 81 do CTN mais abrangente e estabelece que: a Contribuio de Melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. Portanto, a Contribuio de Melhoria um tributo vinculado a uma atividade estatal especfica que a execuo de obras pblicas. Porm, no qualquer obra pblica, mas somente aquelas que provocarem valorizao imobiliria aos imveis lindeiros ou envoltrios. E isso tem

atr

TAXAS Derivada

TARIFAS OU PREOS PBLICOS Originria No se sujeita Decorre da autonomia da vontade Direito privado Somente efetiva Obrigatria Pedgio, tarifa transporte coletivo

Princpios

tributrios Cobrana

Regime Jurdico Utilizao do Servio

Proporcionalidade

Exemplos

tin ris iz c

Sujeita-se

Compulsria

Direito pblico

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as
No obrigatria

Efetiva ou potencial

Taxa de Fiscalizao de Estabelecimento, Taxa de Fiscalizao de Anncio

-2

98

.99

8.5

68

-94
8

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

uma razo de ser, pois o p roprietrio do imvel lindeiro, sem ter dado nenhuma contribuio em especial para aquela obra, ser to beneficiado pela mesma quanto os demais contribuintes daquele municpio ou regio. Todavia, auferiram um ganho com a v alorizao de seus imveis. Neste sentido, a doutrina considera importante a cobrana da Contribuio de Melhoria para evitar o enriquecimento sem causa por parte dos proprietrios beneficiados, procurando ratear o custo dos investimentos pblicos em obras entre os mesmos. geradores nem discorremos sobre os princpios aplicveis a cada tributo (anterioridade, noventena, etc) porque estes j so objeto de estudo aprofundado da disciplina de Direito Tributrio.

2- Classificao dos impostos: impostos indiretos, impostos Ad Valorem e impostos especficos, impostos sobre valor adicionado, impostos nicos (excise tax). Futuros servidores do ICMS/SP, como h vrias classificaes de impostos, para mantermos a objetividade da aula, ficaremos apenas nas classificaes cobradas pelo edital. 2.1 Impostos Indiretos.

podemos ter impostos diretos ou impostos indiretos. Quando o nus tributrio incide sobre o prprio contribuinte, temos os impostos diretos. O nus do imposto direto no pode ser repassado a outro indivduo, e est associado capacidade de pagamento do contribuinte, sendo seu fato gerador diretamente relacionado com sua renda ou patrimnio. J nos impostos indiretos, o nus tributrio pode ser repassado a outro indivduo. Essa transferncia pode ser total ou parcial e seus fatos geradores esto associados produo e

comercializao de bens e prestao de servios.

atr

tin ris iz c

Neste captulo, no nos aprofundamos no estudo dos fatos

Em relao pessoa sobre a qual incide o nus tributrio,

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
9

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Os impostos indiretos podem ser especficos (quando o valor do imposto fixo, em termos monetrios) ou ad valorem (h uma alquota que incide sobre a base de clculo).

Normalmente, os impostos indiretos, por terem caractersticas de impostos regressivos (falaremos sobre impostos regressivos na ltima aula), aumentam as desigualdades na distribuio de renda.

praxe que o locatrio, e no o proprietrio, arque com o pagamento do

imposto. Subsdios e transferncias so indiretos com sinal negativo.

2.2 Impostos Ad Valorem e impostos especficos. impostos especficos. www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

atr

Sobre o prprio contribuinte.

Impostos Diretos

Exemplos: IR, ITR, IPVA e IPTU

tin ris iz c

Sobre quem incide o nus tributrio?

Sobre terceiros (responsveis), visto transferncia do nus tributrio.

Observem que no caso do IPTU, embora seja um imposto direto,

Outra classificao dos impostos entre impostos Ad Valorem e

ilva as

Impostos Indiretos

-2

Exemplos: IPI, ICMS, ISS e II

98

.99

considerados

impostos

8.5 68 -94
10

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Os impostos Ad Valorem possuem uma alquota de imposto que

incide sobre uma base de clculo, logo, o valor arrecadado depende da base de clculo. ganho de capital, onde h uma alquota de 15% que incide sobre a base de clculo (quanto maior a base de clculo, maior o valor arrecadado). J nos impostos especficos, fixa-se uma unidade de medida e se determina um v alor fixo de imposto, por exemplo, R$ 1,50 de IPI por mao de cigarro. Ou seja, nos impostos especficos, o valor do imposto fixo Como exemplo de imposto especfico, temos o IPI (em alguns casos).

em termos monetrios.

2.3 Imposto sobre valor adicionado. O Imposto sobre o valor adicionado, como o nome sugere, tributa apenas o valor adicionado em cada fase da produo e da distribuio. Uma das vantagens do IVA que ele um i mposto neutro em relao e strutura organizacional das empresas, visto que o total de imposto incidente sobre determinado produto independe do nmero de fases de produo, motivo pelo qual grande parte da doutrina considera o IVA o melhor imposto para tributar vendas. subtrao e mtodo do crdito fiscal. H trs formas de calcular o IVA: mtodo da adio, mtodo da Explicaremos cada um desses mtodos com um exemplo.

2.3.1 Clculo do IVA pelo mtodo da adio.

somatrio de todos os pagamentos e valores de produo. Vamos supor que a alquota seja de 10% e existam 3 estgios de produo. www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

atr

tin ris iz c

Exemplo de imposto Ad Valorem o Imposto de Renda sobre o

Nesse mtodo, calcularemos o valor adicionado a partir do

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
11

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Estgio 1: Produto intermedirio _________________R$ 0,00 Salrios ____________________________R$ 50,00 Lucros _____________________________R$ 50,00 Valor total da produo _______________ R$ 100,00 Valor adicionado no estgio 1 ___________R$ 100,00 IVA (10%) __________________________R$ 10,00

atr

tin ris iz c
Estgio 2: Estgio 3:

Produto intermedirio __________________R$ 100,00 Salrios _____________________________R$ 30,00 Lucros ______________________________R$ 40,00 Valor total da produo_________________R$ 170,00 Valor adicionado no estgio 2 ____________R$ 70,00 IVA (10%) ___________________________R$ 7,00

Produto intermedirio _________________R$ 170,00 Salrios ____________________________R$ 50,00 Lucros _____________________________R$ 30,00 Valor total da produo ________________R$ 250,00 Valor adicionado no estgio 3 ___________R$ 80,00 IVA (10%) _________________________ R$ 8,00

Valor adicionado total _________________R$ 250,00 Imposto total _______________________ R$ 25,00

Preo de venda total _________________ R$ 275,00

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5 68 -94
12

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

2.3.2 Clculo do IVA pelo mtodo da subtrao. se a alquota do imposto sobre a diferena entre o total de vendas e o total de compras.

atr

No mtodo da subtrao, o valor adicionado calculado aplicando-

tin ris iz c
Estgio 1: Estgio 2: Estgio 3:

Vamos utilizar os mesmos dados:

Valor das compras ______________________R$ 0,00 Valor das vendas _______________________R$ 100,00

Valor adicionado _______________________R$ 100,00 IVA (10% de 100) ______________________R$ 10,00

Valor das compras ____________________R$ 100,00 Valor das vendas _____________________R$ 170,00 Valor adicionado ______________________R$ 70,00 IVA (10% de 70)____________________ R$ 7,00

Valor das compras ___________________R$ 170,00 Valor das vendas ____________________R$ 250,00 Valor adicionado _____________________R$ 80,00 IVA (10% de 80) _____________________R$ 8,00 Valor adicionado total ________________R$ 250,00 Imposto total _______________________R$ 25,00

Preo Final _________________________R$ 275,00

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5 68 -94
13

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

2.3.3 Clculo do IVA pelo mtodo do crdito fiscal. No mtodo do crdito fiscal, que uma variao do mtodo da subtrao, a al quota aplicada tanto para o total de compras quanto para o total de vendas. O v alor do IVA sobre compras representa um crdito e o valor do IVA sobre vendas representa um d bito. Sendo assim, o IVA devido ser a diferena entre o imposto sobre vendas e o imposto sobre compras. Se a diferena for positiva, haver imposto a pagar. Caso a d iferena seja negativa, haver um crdito de imposto para o prximo perodo.

atr

tin ris iz c
Estgio 1: Estgio 2: Estgio 3:

Valor das compras ________________________R$ 0,00 Valor das vendas _________________________R$ 100,00 Valor adicionado __________________________R$ 100,00

Crdito anterior ___________________________R$ 0,00 IVA no estgio 1 (10% de 100-0)_____________R$ 10,00 IVA acumulado __________________________R$ 10,00

Valor das compras ________________________R$ 100,00 Valor das vendas _________________________R$ 170,00 Valor adicionado__________________________R$ 70,00 Crdito anterior __________________________R$ 10,00 IVA no estgio 2 (10% de 170-100) __________R$ 7,00 IVA acumulado __________________________ R$ 17,00

Valor das compras _______________________R$ 170,00 Valor das vendas_________________________R$ 250,00 Valor adicionado _________________________R$ 80,00 Crdito anterior _________________________ R$ 17,00 IVA no estgio 3 (10% de 250-170)_________ R$ 8,00

IVA acumulado _________________________ R$ 25,00

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5 68 -94
14

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Valor adicionado total ____________________ R$ 250,00 IVA total ______________________________ R$ 25,00 Preo Final ____________________________ R$ 275,00

2.4- Impostos nicos (excise tax). Excise Tax um imposto seletivo sobre o consumo. Em um Excise Tax, uma sobretaxa tributria acrescida ao preo

de cada unidade de um pr oduto. Por exemplo, suponha que o Governo institua um tributo de R$ 0,30 sobre cada garrafa de cerveja, isso seria um excise tax. No h neutralidade do tributo, pois pode haver uma reduo do consumo do bem em detrimento de outros. No exemplo dado, alguns consumidores podem, em funo do aumento do preo, comear a tomar suco e no mais cerveja. (sabemos o que vocs esto pensando disso... rsrsrsrs). Notem que, no nosso exemplo, o governo usou a excise tax para regular o consumo de cerveja.

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2 98 .99 8.5 68 -94


15

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

3. Lista de exerccios 1. (ESAF/SEFAZ-CE/Analista Contbil/2006) Com base na conceituao da receita oramentria brasileira, assinale a nica opo errada. A) Tributo a prestao pecuniria, pois o conceito legal exclui qualquer prestao que no seja representada por dinheiro. B) Tributo compulsrio, pois a obrigatoriedade faz parte de sua essncia. C) A criao ou instituio de um tributo depende exclusivamente da lei, no sendo admitidas outras maneiras de cri-lo. D) A cobrana do tributo uma atividade privada da administrao pblica, que no pode ser exercida por nenhuma outra pessoa. E) No art. 145 da Constituio Federal do Brasil, foram definidas as espcies de tributos, quais sejam: impostos e taxas. 2. (FCC/Prefeitura de So Paulo/Procurador/2008) Determinado Municpio institui taxa de piscina cujo aspecto material da hiptese de incidncia ter piscina em imvel localizado dentro do Municpio. A base de clculo desta taxa a d imenso em metros quadrados da piscina e a alquota de R$ 1,00 por metro quadrado de piscina. O contribuinte o proprietrio do imvel que possui piscina. Esta taxa A) ser devida, por se tratar de uma taxa de polcia, decorrente da fiscalizao que o Poder Pblico tem que realizar na construo de piscinas. B) ser devida, por se tratar de uma taxa de servio, decorrente da prestao efetiva do servio de gua tratada fornecida para manter a piscina. C) no ser devida, por no ser admitida taxa com alquota em espcie.

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68 -94
16

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

D) no ser devida, porque no decorre de exerccio regular de poder de polcia ou de prestao de servio pblico, sendo fato gerador de imposto. E) no ser devida, porque a competncia para instituio desta taxa da Unio e no do Municpio. 3.(ESAF/Receita Federal/AFRF/2002-2) Identifique opo incorreta no que tange aos tipos de impostos.

A) Tributos diretos so aqueles cujo nus de pagamento recai sobre o prprio contribuinte. B) Os impostos indiretos costumam ser proporcionais ou seletivos, de acordo com a essencialidade do produto ou servio em que incidem. C) Os impostos diretos costumam ser progressivos, incidindo de forma graduada, de acordo com a cap acidade econmica do contribuinte. D) Os impostos indiretos, por no serem transferveis a terceiros, permitem que a carga tributria seja distribuda de forma equitativa. E) A diferenciao entre tributos diretos e indiretos importante para a anlise da equidade.

4. (FCC/ISS-SP/Auditor Fiscal do municpio/2012). Sobre os tipos de tributo, considere: I - Tributo que no admite vinculao de receita a rgo, despesa ou fundo, salvo algumas excees constitucionais, tais como a vinculao de recursos destinados a aes e servios pblicos de sade. II - A concesso de alvar ou permisso pode ser remunerada por esta espcie de tributo. III Tem receita vinculada para custear atividades de assistncia social, sade e previdncia social.

atr

tin ris iz c

nica

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
17

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

IV - Pressupe que, em virtude de uma obra pblica, haja valorizao imobiliria para que se configure o seu fato gerador. Os itens I, II, III e IV caracterizam, respectivamente: a) taxa, imposto, taxa e contribuio de melhoria. b) contribuio social para seguridade social, taxa, contribuio de melhoria e imposto. c) imposto, contribuio de melhoria, contribuio social para seguridade social e imposto. d) contribuio de melhoria, imposto, contribuio social para seguridade social e taxa. e) imposto, taxa, contribuio social para seguridade social e contribuio de melhoria.

5. (ESAF / AFTN/ 1996). Escolha, ente as opes abaixo, a definio correta de tributos diretos. a) Tributos para os quais os contribuintes podem transferir total ou parcialmente o nus da contribuio a terceiros. b) Tributos que gravam um ato, ou fato, ou objeto, cobrados em tarifas impessoais e que recaem sobre certos fatos intermedirios. c) Tributos cujos contribuintes so os mesmos indivduos que arcam com o nus da respectiva contribuio. d) Tributos que oneram as transaes referentes ao movimento e utilizao dos bens e servios produzidos em uma economia. e) Tributos que podem ser transferidos pelo contribuinte para outra pessoa e que, por sua vez, transferir ou os suportar em definitivo.

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
18

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

6. (ESAF / AFTN/ 1996) Com relao aos impostos indiretos, afirma-se que: a) constituem um exemplo de sistema proporcional, uma vez que todos pagam o mesmo imposto na compra de um determinado bem. b) melhoram a distribuio de renda da economia. c) no afetam a distribuio de renda na economia. d) no se pode avaliar seus efeitos sobre a distribuio de renda. e) aumentam as desigualdades na distribuio de renda.

7. (ESAF / AFTN/ 1998) As receitas tributrias podem ser classificadas em tributos diretos e indiretos. Afirma-se que tributos: a) Indiretos podem ser ad valorem, com alquota fixa sobre o preo do bem. b) Indiretos incidem sobre a renda das pessoas. c) Diretos so especficos, com valor monetrias, independente do valor do bem. fixo em unidades

d) Indiretos so mais justos ou equnimes do ponto de vista fiscal. e) Diretos incidem sobre os preos das mercadorias.

8. (ESAF / AFRF/ 2000) O governo no s arrecada impostos, mas tambm devolve parte deles sob a forma de transferncias e subsdios. Segundo os textos usuais de Finanas Pblicas, identifique a opo correta.

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
19

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

a) Subsdios podem ser considerados impostos indiretos com o sinal negativo. b) O imposto de renda exemplo de imposto indireto e de tributo federal. c) Os impostos diretos incidem sobre os preos dos bens e servios. d) Transferncias so impostos indiretos com o sinal positivo. e) Os impostos propriedade. indiretos incidem sobre a renda ou a

9. (ESAF/STN/ ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/2005) Segundo a teoria da tributao, aponte a opo falsa no que concerne aos tributos diretos e indiretos. a) Os tributos diretos incidem sobre os rendimentos dos indivduos. b) Os tributos diretos esto associados pagamento de cada contribuinte. cap acidade de

c) As bases de incidncia dos impostos so a renda, o patrimnio e o consumo. d) Caso os impostos diretos tenham participao relativa maior no total da arrecadao fiscal, as camadas mais pobres estariam dando maior contribuio para o bolo tributrio. e) O imposto sobre a renda se coloca como o melhor exemplo dos tributos diretos.

10. (FCC/Auditor Fiscal do municpio/prefeitura de SP/2012)Municpio institui o Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre servio advocatcio com valor de R$

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
20

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

1.500,00 por ano. A fixao do ISSQN, nestes termos, inconstitucional por violar o princpio da: a) anterioridade.

b) capacidade contributiva. c) irretroatividade da lei tributria. d) legalidade.

e) uniformidade geogrfica.

11. (FCC/TJ-AP/2011) O tributo que tem por fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, como, por exemplo, a fiscalizao dos servios notariais e registrais, denominado a) imposto b) taxa

c) contribuio de melhoria d) emolumento e) contribuio econmica de

atr
01 E 06 - E 11 -B

tin ris iz c
02 - D 07 - A

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as
interesse 03 - D 08 - A

GABARITO

-2
de

categoria

profissional

ou

98

.99
04 - E 09 - D

8.5

05 - C 10 -B

68 -94
21

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

4. Resoluo / comentrios aos exerccios Questo 1

A) CORRETA. Veja que a definio de Tributo afirma que toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir [...]. Logo, o conceito legal exclui qualquer prestao que no seja representada por dinheiro. Observe que no h necessidade de ser em dinheiro, mas pelo menos, representada por dinheiro (cujo valor se possa exprimir em moeda). B) CORRETA. Tributo compulsrio (da definio). C) CORRETA. Tributo tem que obedecer ao princpio da legalidade. D) CORRETA. Da definio tiramos que o tributo cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, portanto no pode ser cobrado por nenhuma outra pessoa. E) INCORRETA. O art. 145 da Constituio Federal define as e spcies de tributos em impostos, taxas e contribuies de melhoria (no somente impostos e taxas). Gabarito: E Questo 2

A definio de taxa nos leva diretamente alternativa D, porque analisando o enunciado deduzimos que a mesma no decorre de exerccio regular do poder de polcia ou da prestao de servio pblico (as duas possibilidades de incidncia previstas), sendo fato gerador de imposto (no caso o IPTU). Pela mesma razo, exclui-se as alternativas A e B. Exclui-se a C porque no h restrio ao estabelecimento do valor da taxa em espcie. J a alternativa E est errada porque a competncia para instituir taxas comum.

Gabarito: D Questo 3

A resposta a alternativa D, pois os impostos indiretos so transferveis a terceiros e geralmente no permitem que a car ga tributria seja distribuda de forma equitativa, pois incidem da mesma

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68

-94
22

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

forma sobre ricos e pobres, onerando mais aqueles com menor renda. As demais alternativas esto corretas, conforme comentrios da aula. A nica ressalva seria sobre a alternativa B quando afirma que os impostos indiretos costumam ser proporcionais. A tendncia que os impostos indiretos sejam regressivos, pois eles, ao incidirem com a mesma alquota para pobres e ricos, fazem com que a relao impostos a pagar e renda (impostos a pagar/renda) diminua com o aumento da renda. Contudo a al ternativa D a mais errada e se constitui no gabarito. Gabarito: D Questo 4

O item I uma definio de Imposto, tributo que no admite vinculao de receita a rgo, despesa ou fundo, salvo excees constitucionais. As taxas tm como fato gerador o exerccio do poder de polcia ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, logo o item II se refere a taxas. O Item III se refere contribuio social para a seguridade social, conforme vocs estudaro na matria de Direito Tributrio. As contribuies de melhoria tm como fato gerador a valorizao imobiliria decorrente de obra pblica. Gabarito: E Questo 5

Pessoal, impostos diretos so aqueles em que o nus tributrio carregado pelo prprio contribuinte. Os impostos diretos incidem sobre a renda ou o patrimnio. J os impostos indiretos so aqueles em que o nus tributrio pode ser repassado a outro indivduo. Os impostos indiretos incidem sobre a produo, venda, circulao ou consumo de bens ou servios.

Gabarito: C www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

atr

tin ris iz c

ilva as

-2

98 .99 8.5 68 -94


23

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Questo 6

Os impostos indiretos aumentam as desigualdades na distribuio de renda. Como tanto o ri co como o pobre pagam o m esmo valor, o nus tributrio ser maior para aquele que tiver a r enda mais baixa, aumentando a concentrao de renda na economia. Gabarito: E Questo 7

a) CORRETA. Os impostos indiretos podem ser especficos (valor monetrio fixo) ou ad valorem. b) ERRADA. Os impostos indiretos incidem sobre a produo, vendas, circulao ou consumo de bens e servios. So os impostos diretos que incidem sobre a renda. c) ERRADA. Impostos diretos no so especficos. d) ERRADA. Como foi estudado na questo 6, os impostos indiretos aumentam a concentrao de renda, logo, no h como falarmos que eles so mais justos. e) ERRADA. Os impostos diretos incidem sobre renda e patrimnio. Os indiretos que incidem sobre os preos de mercadorias.

Gabarito: A Questo 8

a) CORRETA. Subsdios e transferncias so considerados impostos indiretos com sinal negativo.

b) ERRADA. O IR um imposto direto.

c) ERRADA. Os impostos indiretos incidem sobre os preos de bens e servios, os diretos no. d) ERRADA. Transferncias so impostos indiretos com sinal negativo. e) ERRADA. Os impostos indiretos no incidem sobre a renda ou propriedade, so os impostos diretos que incidem sobre a renda ou a propriedade.

Gabarito: A www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

atr

tin ris iz c

ilva as

-2 98 .99 8.5 68 -94


24

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Questo 9

a)CORRETA. Os tributos diretos incidem sobre renda e patrimnio. b)CORRETA. Os tributos diretos, por incidirem sobre o p rprio contribuinte, esto associados capacidade de pagamento do contribuinte. Por exemplo, no IR, quem ganha mais (maior capacidade de pagamento) paga mais. c)CORRETA. Os impostos podem incidir sobre a renda, patrimnio e consumo. d)ERRADA. Caso os impostos diretos tenham maior participao, as camadas mais ricas estariam dando maior contribuio para o bolo tributrio, visto que os impostos diretos consideram a c apacidade de pagamento dos contribuintes (quem ganha mais paga mais). e)CORRETA. O IR um dos exemplos de imposto direto. Gabarito: D Questo 10.

A CF em seu artigo 145, 1, determina que, sempre que possvel, os impostos sero graduados segundo a cap acidade econmica do contribuinte. A instituio do ISSQN de R$ 1.500,00 por ano tanto para um escritrio de advocacia grande como para um pequeno escritrio nitidamente est em desacordo com o princpio da capacidade contributiva, que exploraremos detalhadamente na aula 3.

Gabarito: B Questo 11

Conforme estudado nessa aula, taxa tem como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio.

Gabarito: B

atr

tin ris iz c

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as

-2

98

.99

8.5

68 -94
25

be

CURSO EM PDF ICMS-SP FINANAS PBLICAS


Professores Mauricio Mariano e Daniel Breuer

Com isso, chegamos ao final de mais uma aula. Bons estudos e at a prxima aula!

Bibliografia

Livros utilizados:

Leis utilizadas: - Constituio Federal; - Cdigo Tributrio Nacional;

atr

tin ris iz c
www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

ilva as -2 98 .99 8.5 68 -94


26

Das könnte Ihnen auch gefallen