Sie sind auf Seite 1von 33

DGIDC Materiais de apoio ao Programa de Matemtica

Tema: Figuras no plano e slidos geomtricos

(verso de trabalho incompleta 15/1/09)

Autores: Ana Maria Roque Boavida Ana Cristina Abreu Fernanda Perez Jorge Revez Marta Procpio

ndice das Tarefas


1 ano de escolaridade Designao Tarefa 1: Agrupar objectos Tarefa 2: volta dos poliedros Tarefa 3: Quadrados e tringulos no geoplano 5x5 Ideias e procedimentos a desenvolver
- Comparar e descrever objectos e slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas - Comparar e fazer classificaes de objectos justificando os critrios utilizados

Tempo previsvel de explorao


40 minutos

Identificar polgonos nos slidos geomtricos (poliedros) e represent-los. 60 minutos - Identificar e nomear figuras planas - Desenvolver a capacidade de visualizao - Comparar e descrever quadrados e tringulos. - Desenvolver vocabulrio associado a conceitos geomtricos como lados, vrtices, figura geomtrica, interior, exterior e fronteira. 80 minutos (60+20) - Apropriar-se de propriedades de figuras no plano, em particular do quadrado e do tringulo. - Realizar composies e decomposies de figuras geomtricas.

3 ano de escolaridade Designao Ideias e procedimentos a desenvolver Tempo previsvel de explorao

Tarefa 1: Famlias de Slidos

Tarefa 2: Como vemos os slidos

Tarefa 3: Que figuras consegues descobrir?

- Comparar slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas. - Enunciar critrios de comparao, comunicando e justificando raciocnios - Desenvolver vocabulrio associado a conceitos geomtricos como face, aresta, vrtice, plano, recta, 90 minutos prisma, pirmide, cilindro, cone e esfera. - Analisar e descrever propriedades de slidos geomtricos. - Classificar slidos geomtricos de acordo com as suas propriedades. - Desenvolver a capacidade de visualizao espacial; - Identificar slidos geomtricos atravs das suas representaes no plano a partir de diferentes pontos de 90 minutos vista. - Desenvolver a capacidade de concentrao. - Reconhecer propriedades de figuras geomtricas no plano e fazer classificaes - Compreender a noo de ngulo - Comparar e classificar ngulos (recto, no recto) 90 minutos ou 60+60 - Explicar e justificar raciocnios sobre os processos de obteno de figuras geomtricas (polgonos) e caracterizao e classificao destas figuras - Resolver problemas envolvendo a visualizao

15/1/09

Agrupar objectos

Nas frias passadas, a sala do professor Pinto foi pintada, por isso, foi preciso juntar todos os materiais em caixotes e retir-los da sala. Agora que as aulas recomearam, o professor Pinto decidiu arrumar tudo de novo nos seus stios e, para isso, pediu ajuda aos seus alunos. O Joo e a Sara ficaram responsveis por um dos caixotes. O professor Pinto deu-lhes dois tabuleiros e pediu-lhes que agrupassem o contedo do caixote de acordo com as semelhanas nas formas dos materiais, colocando cada grupo num tabuleiro diferente. Queres ajudar o Joo e a Sara a decidir como agrupar os objectos que esto dentro do caixote? I. Em cima da mesa esto os objectos que o Joo e a Sara tm de agrupar. 1. Pega em cada um dos objecto e, juntamente com o teu colega do lado, decide em que tabuleiro vais coloc-lo. 2. Expliquem as vossas escolha.

II. Os objectos esto agora agrupados em dois tabuleiros diferentes. Escolhe um dos tabuleiros. 1. Como descreverias os objectos que esto no tabuleiro que escolheste a algum que no pudesse v-los? 2. O que tm de semelhante entre si? 3. Compara-os com os objectos do outro tabuleiro. Em que se parecem? Que diferenas lhes encontras? 4. Se tivesses de colocar etiquetas nos tabuleiros de forma a identificar o seu contedo, o que escreverias?

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 1 de 4)

15/1/09

Tarefa 1: Agrupar objectos

Ano de escolaridade: 1 ano Tempo previsto para a explorao: 40 minutos

Materiais Caixote com: Objectos tridimensionais de uso corrente (por exemplo, caixas com formatos variados, bolas, latas de bombons ou conservas, pacotes de leite, etc as figuras 1, 2 e 3 representam alguns desses objectos) Slidos geomtricos tais como cilindros, esferas, cones, prismas e pirmides. (No total, o nmero de objectos e slidos deve exceder o nmero de alunos da turma.)

Figura 1 - 2 tabuleiros - Papel de cenrio

Figura 2

Figura 3

Ideias disponveis e em desenvolvimento - Comparar e descrever objectos identificando semelhanas e diferenas

Ideias e procedimentos a desenvolver - Comparar e descrever objectos e slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas - Comparar e fazer classificaes de objectos justificando os critrios utilizados
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 2 de 4)

15/1/09

Sugestes para explorao Esta tarefa destina-se ao 1 ano de escolaridade e divide-se em dois momentos: um primeiro momento em que os alunos separam os objectos pelos dois tabuleiros, um segundo momento em que se discutem as razes dessa separao. A tarefa deve ser explorada em grande grupo. O principal objectivo da tarefa promover a observao de modelos de slidos geomtricos, separando os que tm superfcies planas (poliedros) dos que tm superfcies curvas (no poliedros). A capacidade de decidir em funo de critrios bem definidos pelo prprio aluno e a justificao dessas decises, so outros objectivos da tarefa. Os alunos podero estar dispostos em U, de modo a que todos consigam ver os objectos que devero ser colocados no centro da sala. Contudo, de todo o interesse que os alunos trabalhem a tarefa a pares, pois desejvel que possam trocar impresses entre si, uma vez que essa partilha potencia, entre outros aspectos, a capacidade de justificar raciocnios e de comunicar matematicamente. Primeira parte A actividade inicia-se com o(a) professor(a) a colocar o primeiro objecto num dos tabuleiros, esclarecendo que todos os objectos colocados naquele mesmo tabuleiro devem ter, pelo menos, uma caracterstica em comum com aquele. O facto de s existirem dois tabuleiros obriga a que os critrios de escolha vo sendo cada vez mais finos, de modo a possibilitar que um grande nmero de objectos tenham todos a mesma caracterstica em comum. De seguida, cada par de alunos dever, vez, retirar um objecto da coleco inicial e decidir em qual dos tabuleiros dever coloc-lo. Esta deciso dever ser explicada de imediato pelos alunos e, eventualmente, debatida no grande grupo. Nesta fase, o papel do(a) professor(a) dever restringir-se ao de mediador(a) do debate, evitando ser ele(a) a decidir pelos alunos ou a justificar a deciso deles. Aps todos os alunos terem tido oportunidade de agrupar algum objecto, chegado o momento de observar os grupos feitos e de tentar aprofundar as razes da composio de cada um deles.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 3 de 4)

15/1/09

Segunda parte Passa-se ento ao segundo momento da tarefa, no qual os alunos, em grande grupo, devero analisar as duas coleces obtidas, identificando semelhanas e diferenas entre todos os seus elementos. Nesta fase da discusso, o(a) professor(a) pode colocar perguntas como qual ser a semelhana entre os objectos deste grupo? Porque razo no pode este objecto pertencer ao outro grupo?. Os alunos devem ter oportunidade de se manifestar, argumentando contra ou a favor de uma determinada afirmao. Ao professor cabe regular e validar os argumentos utilizados, devendo fomentar o uso de vocabulrio prprio, progressivamente mais rigoroso. Por fim, impe-se uma sntese das principais concluses, a qual deve ser acompanhada por um registo escrito. Sugere-se que este registo seja feito em papel de cenrio e que consista, por exemplo, numa tabela ou num esquema, onde os objectos surjam ilustrados e classificados de acordo com as designaes dadas pelos prprios alunos. fundamental que tenha sido atingido o objectivo da tarefa e que as duas coleces de objectos sejam classificadas em funo da existncia de superfcies curvas, ou apenas de superfcies planas, nos seus vrios elementos.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 4 de 4)

15/1/09

volta dos poliedros


Coloca um slido geomtrico sobre uma folha de papel, como mostra a figura 1.

1- Segura-o bem com uma mo, para que no deslize, e com o lpis, contorna as suas superfcies planas diferentes entre si.

2- Desenha e nomeia todas as faces que necessitas para construir o slido.

3-

Dizem que estou vestido com quatro tringulos e um quadrado. Consegues descobrir-me?

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 1 de 3)

15/1/09

Tarefa 2: volta dos poliedros


Ano de escolaridade: 1 ano Tempo previsto para a explorao: cerca de 60 minutos

Materiais - Modelos de slidos geomtricos: cubo, paraleleppedo rectngulo, pirmide quadrangular, pirmide triangular (em nmero suficiente para haver um por aluno). - 1 ficha de trabalho por aluno. - Lpis, folhas brancas de papel e borracha.

Ideias disponveis e em desenvolvimento - Reconhecer formas nos slidos geomtricos. - Reconhecer superfcies planas. Ideias e procedimentos a desenvolver - Identificar polgonos nos slidos geomtricos (poliedros) e represent-los. - Identificar e nomear figuras planas - Desenvolver a capacidade de visualizao

Sugestes para explorao O contorno da faces dos poliedros, deve ser realizado por cada aluno individualmente para que todos experienciem a actividade. O professor deve preparar uma caixa com slidos diversificados e suficientes, assim como supervisionar a escolha dos mesmos pelos alunos, de forma a garantir que todos os tipos de slidos sejam utilizados e de forma equitativa pela turma. Cada aluno coloca o modelo do slido geomtrico sobre uma folha de papel e contorna, com o lpis, a superfcie plana que ficou assente sobre o papel. Repete este procedimento para uma face de cada forma que limita o poliedro.
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 2 de 3)

15/1/09

Os alunos devem comparar diferentes figuras obtidas, descrevendo as suas caractersticas comuns e referindo diferenas. Esta comparao deve atender quantidade e ao comprimento dos lados (quantos no total? Quantos de cada comprimento?). Uma vez que os alunos no tm o conceito de ngulo, podem referir-se disposio dos lados (por exemplo, se os lados que esto unidos num ponto, se afastam muito ou pouco). Para os lados paralelos ou concorrentes, pode perguntar-se o que acontece se se prolongarem lados no consecutivos e se as distncias se mantm ou no. Podem ainda agrupar as figuras de acordo com critrios pr definidos pelo professor ou criados por eles no momento. Os alunos devem identificar a forma e o nmero de figuras planas necessrias para cobrir um poliedro. Pode acontecer que no usem qualquer tcnica de contagem das faces. O professor pode sugerir-lhe que escolham uma figura e encontrem no slido todas as faces com essa forma, marcando as que j contaram, para no as repetir. Alm disso, os alunos devem ser sensibilizados para aproveitarem ao mximo a folha de papel, no desenhando a primeira figura ao centro da folha, mas deixando espao para o desenho das seguintes, no s por razes ecolgicas, mas tambm por questes relacionadas com o desenvolvimento da organizao espacial.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 3 de 3)

15/1/09

Tarefa 3: Quadrados e tringulos no geoplano 5x5

Ano de escolaridade: 1 ano Tempo previsto para a explorao: 80 minutos (20 + 60)

I. Usando elsticos de cor diferente, faz um desenho a teu gosto no geoplano. Desenhaste figuras geomtricas? Mostra quais e diz como se chamam.

II. Desenha, no teu geoplano, uma figura tal como a da imagem:

1. Descreve a figura que desenhaste? Como se chama? 2. Quantos so os pins no interior da figura? E na sua fronteira? 3. Com um elstico de cor diferente, desenha o maior quadrado possvel no interior da figura. Regista o teu desenho na folha de papel ponteado e explica como pensaste. (Recorda que no podes usar os pins da fronteira.) 4. Consegues desenhar mais algum quadrado usando apenas pins do interior da figura inicial? Justifica a tua resposta.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 1 de 8)

15/1/09

5. Usando agora qualquer pin do teu geoplano, decompe o quadrado inicial em dois tringulos. Regista a soluo que encontraste na folha de papel ponteado e explica como pensaste. 6. Descobre duas maneiras diferentes de decompor o quadrado inicial em trs tringulos e regista-as na folha de papel ponteado. 7. Ser possvel decompor o quadrado inicial em quatro tringulos iguais entre si? Explica como sabes que os tringulos so iguais entre si. (No te esqueas de registar as tuas solues na folha de papel ponteado, caso as tenhas encontrado.) 8. E em quatro tringulos diferentes entre si? Explica como pensaste. (No te esqueas de registar as tuas solues na folha de papel ponteado, caso as tenhas encontrado.) 9. E em cinco tringulos? 10. E em seis? E em sete?...

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 2 de 8)

15/1/09

Nome:___________________________________________ Ano/Turma:_____

Tarefa 3: Quadrados e tringulos no geoplano 5x5

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 3 de 8)

15/1/09

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 4 de 8)

15/1/09

Materiais 1 enunciado da tarefa por aluno 1 folha de papel ponteado por aluno (frente e verso) 1 geoplano e vrios elsticos coloridos de distintos tamanhos, por aluno.

Ideias disponveis e em desenvolvimento Identificar e nomear figuras geomtricas como quadrado, rectngulo, tringulo e pentgono. Reconhecer propriedades de figuras no plano, em particular do quadrado e do tringulo. Distinguir entre interior, exterior e fronteira de um domnio limitado por uma linha poligonal fechada. Ideias e procedimentos a desenvolver - Comparar e descrever quadrados e tringulos. - Desenvolver vocabulrio associado a conceitos geomtricos como lados, vrtices, figura geomtrica, interior, exterior e fronteira. - Apropriar-se de propriedades de figuras no plano, em particular do quadrado e do tringulo. - Realizar composies e decomposies de figuras geomtricas. Sugestes para explorao Esta tarefa destina-se ao 1 ano de escolaridade, embora possa ser explorada, com algumas adaptaes, no 2 ano. composta por duas partes independentes uma da outra, sendo que a primeira pode servir de preparao para a segunda, na medida em que possibilita recordar/clarificar como se desenha no geoplano, aferir alguma terminologia e a rever alguns conceitos. As duas partes podem ser trabalhadas sequencialmente e pela ordem pela qual se apresentam, ou podem ser propostas separadamente e em dias diferentes. O principal objectivo da tarefa desenvolver, nos alunos, a capacidade de visualizao e a compreenso de propriedades de figuras geomtricas no plano, em particular, do quadrado e do tringulo, bem como familiarizarem-se com vocabulrio prprio da geometria. O geoplano surge como material didctico de suporte, pela facilidade de manuseamento e pelo potencial de experimentao, introduzindo uma componente ldica na aprendizagem
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 5 de 8)

15/1/09

da Matemtica. fundamental, no entanto, que o actividade realizada com o geoplano no se restrinja a esta componente. Os alunos podem trabalhar a pares, mas fundamental que cada um possa ter o seu prprio geoplano para fazer experincias. Ainda que o(a) professor(a) possa optar pelo trabalho individual, desejvel que os alunos possam trocar impresses entre si, uma vez que essa partilha potencia, entre outros aspectos, a capacidade de justificar raciocnios e de comunicar matematicamente. Na explorao da tarefa importante considerar trs momentos fundamentais: a introduo, a realizao/discusso e a sntese. Introduo. O professor dever fazer uma breve apresentao da tarefa e clarificar a metodologia de trabalho que seguir com os alunos, tanto mais que, num primeiro ano, natural que as questes tenham de ser colocadas oralmente, em momentos comuns a toda a turma. Um aspecto que pode ser pertinente definir, a priori, o tempo reservado a cada questo ou conjunto de questes e estabelecer procedimentos relativamente aos alunos que se adiantam ou se atrasam muito em relao maioria dos colegas. Por exemplo, perfeitamente possvel determinar, na primeira parte, que todos terminam ao mesmo tempo, de modo a passar sua discusso em grande grupo. Contudo, praticamente impossvel faz-lo na segunda parte, principalmente medida que a ordem das questes vai avanando, dado o seu carcter exploratrio. A este respeito, fundamental que o(a) professor(a) tenha em conta a importncia de os alunos poderem experimentar por si mesmos, buscando as solues, e tambm que natural que tenham ritmos distintos. Assim, cabe ao professor gerir o tempo de modo a possibilitar que todos possam pensar nas questes, sem, deixar, contudo, que percam a motivao. do conhecimento geral que, nesta faixa etria, os alunos tm ainda reduzidos tempos de concentrao. Realizao/discusso. A realizao da tarefa por parte dos alunos deve decorrer alternando momentos em que os alunos tentam resolver as questes, sozinhos ou em colaborao com os seus respectivos pares, e momentos em que o(a) professor(a) solicita e discute, em grande grupo, as concluses a que os alunos vo chegando. Uma primeira sugesto que consideramos vantajosa separar a parte I da parte e II, ou seja, antes de se passar segunda parte, haver uma discusso em grande grupo focada no trabalho realizado. Quanto parte II, outra sugesto agrupar as perguntas em pequenos conjuntos em funo da relao entre elas. Por exemplo, parece natural agrupar as perguntas 3 e 4 e, noutro conjunto, as perguntas 7 e 8. Desta forma, o(a) professor(a) poder optar por apresentar
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 6 de 8)

15/1/09

turma, num mesmo momento, as perguntas 3 e 4 em conjunto, de seguida dar algum tempo para que os alunos procurem resolv-las e, antes de continuar, fazer a respectiva discusso. S depois de concluda a discusso deste primeiro conjunto de perguntas, o(a) professor(a) proporia a questo, ou o conjunto de questes, seguinte, seguindo a mesma metodologia at ao final. O(a) professor(a) pode optar, se assim o entender, por reduzir a tarefa a apenas algumas questes ou por dividi-la em vrios momentos de aula a realizar em dias diferentes, desde que a sequncia das perguntas no seja desvirtuada, tendo em conta o objectivo especfico de cada uma. Importa realar que algumas das questes, nomeadamente a partir da sexta, tm um grau de dificuldade elevado, pelo que cabe ao/ professor(a) decidir quais as que deve propor, em funo das caractersticas da sua turma. Parte I O desenho livre tem por objectivo, como j foi referido, aferir alguma terminologia, bem como reconhecer e distinguir formas geomtricas j trabalhadas, como sejam o rectngulo, o quadrado, o tringulo ou o pentgono. A inteno no forar os alunos a referir exaustivamente as figuras geomtricas que desenharam no geoplano, mas percorrer vrias figuras, reconhecendo, por exemplo, diferentes tringulos ou quadrados em diferentes posies. Parte II Aborda, consolidando, os conceitos de interior e fronteira de um domnio limitado por uma linha poligonal fechada, introduz o conceito de decomposio de uma figura, permite o confronto entre figuras geomtricas com o mesmo nmero de lados, mas em posies diferentes e com mltiplas formas. Trabalha a noo de igualdade geomtrica a partir das justificaes nomeadamente nas questes 7 e 8, permite uma primeira familiarizao com o conceito de vrtice, diagonal do quadrado e comprimento dos lados de um polgono. De notar que, na apresentao da pergunta 5, o(a) professor(a) deve ser rigoroso na explicao do que se entende por decomposio de uma figura, sob risco de os alunos desenharem, por exemplo, dois tringulos dentro do quadrado inicial deixando espao entre eles ou sobrepondo-os. Sntese. Embora, nesta tarefa em particular, seja pedagogicamente vantajoso que o trabalho de pares/individual esteja entrelaado com a realizao de discusses com toda a turma, fundamental prever um ltimo momento no qual feita uma sntese do trabalho realizado,
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 7 de 8)

15/1/09

com destaque para as concluses de carcter mais geral. No se pretende, nesta sntese, passar em revista, resumindo, as diferentes respostas exploradas, mas antes sistematizar concluses, tais como, por exemplo, o quadrado tem quatro vrtices e o tringulo trs, sempre possvel decompor um quadrado em dois tringulos a partir das suas diagonais, esses tringulos so geometricamente iguais. Aconselha-se que a explorao da tarefa no ultrapasse os 80 minutos, caso o(a) professor(a) opte por realiz-la integralmente. Se optar por prop-la em dois momentos distintos, uma sugesto dedicar cerca de 20 minutos primeira parte e 60 minutos segunda.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 1 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 8 de 8)

15/1/09

Famlias de Slidos

Em cima da mesa tm vrios slidos geomtricos. 1. Separem-nos em grupos de tal modo que todos os slidos do mesmo grupo tenham, pelo menos, uma caracterstica em comum. Vamos designar cada um destes grupos por uma famlia de slidos. Expliquem como pensaram. 2. Formem outras famlias de slidos. Como pensaram?

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 1 de 4)

15/1/09

Tarefa 1: Famlias de Slidos

Ano de escolaridade: 3 ano Tempo previsto para a explorao: 90 minutos


Materiais 1 enunciado da tarefa por aluno 1 conjunto de slidos geomtricos composto por 1 cilindro, 1 esfera, 1 cone, 1 prisma triangular, 1 prisma quadrangular, 1 prisma pentagonal, 1 pirmide triangular, 1 pirmide quadrangular e 1 pirmide pentagonal, por grupo de trabalho. Ideias disponveis e em desenvolvimento Identificar figuras geomtricas como crculo, quadrado, rectngulo, tringulo e pentgono. Identificar polgonos e crculos nos slidos geomtricos. Comparar e descrever slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas Ideias e procedimentos a desenvolver - Comparar slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas. - Enunciar critrios de comparao, comunicando e justificando raciocnios - Desenvolver vocabulrio associado a conceitos geomtricos como face, aresta, vrtice, plano, recta, prisma, pirmide, cilindro, cone e esfera. - Analisar e descrever propriedades de slidos geomtricos. - Classificar slidos geomtricos de acordo com as suas propriedades. Sugestes para explorao A tarefa destina-se ao 3. ano de escolaridade e tem por objectivo comparar e classificar slidos geomtricos a partir da anlise das suas propriedades. Outros objectivos desta tarefa so a organizao dos slidos em grupos, em funo de critrios de comparao pr-estabelecidos pelos alunos e proporcionar o desenvolvimento de vocabulrio
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 2 de 4)

15/1/09

associado a conceitos geomtricos, nomeadamente face, base, aresta, vrtice, plano, recta, prisma, pirmide, cilindro, cone e esfera. A explorao da tarefa pode subdividir-se em trs momentos distintos. Introduo. O(A) professor(a) faz uma breve apresentao da tarefa de modo a clarificar o que significa agrupar slidos com, pelo menos, uma caracterstica em comum. neste momento que deve realar que as famlias de slidos formadas dependem do(s) critrio(s) de comparao estabelecido(s). Realizao. Os alunos so organizados em grupo e distribudo um conjunto igual de slidos geomtricos por cada grupo. Por observao dos slidos, os alunos devem identificar uma ou mais caractersticas comuns e registar o(s) critrio(s) de comparao que pretendem usar. Em seguida formam as famlias de slidos que da decorrem e fazem o respectivo registo (por exemplo, atravs do desenho dos slidos ou sua descrio). Alm disso, o grupo deve preparar-se para justificar as suas opes perante os colegas. importante que o(a) professor(a) circule por todos os grupos de modo a apoiar o trabalho dos alunos interpelando-os, nomeadamente sobre o(s) critrio(s) que o(s) leva a juntar determinados slidos. ainda desejvel que regule a linguagem utilizada pelos alunos durante a troca de ideias no seio dos grupos, de modo a que seja utilizado vocabulrio apropriado tanto na oralidade como nos registos escritos. Discusso. Aps a realizao da tarefa feita uma discusso em grande grupo, onde cada grupo mostra aos colegas como formou as famlias justificando a sua escolha de acordo com os critrios usados e em que esta escolha debatida. importante que o professor disponha de um conjunto de slidos geomtricos que permita aos alunos ilustrar o trabalho realizado. Durante este debate, o professor deve fazer emergir as propriedades dos slidos geomtricos o que favorecer a sua classificao. No final, deve ser feita uma sntese sobre a classificao de slidos em poliedros e no poliedros, bem como sobre a classificao de prismas e pirmides de acordo com o nmero de bases e a sua forma. desejvel que esta sntese fique registada de uma forma visvel por toda a turma e permanea exposta na sala de aula durante o tempo que o(a) professor(a) considerar adequado. Possveis caminhos a seguir pelos alunos Durante a realizao da tarefa os alunos podem perguntar ao/ professor(a) se determinado slido pode ser de certa famlia, ao que o(a) professor(a) deve responder
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 3 de 4)

15/1/09

com outra questo: Qual o critrio que esto a utilizar para formar essa famlia de slidos? Deste modo, os grupos vo percebendo que alguns critrios inicialmente definidos podem ser muito abrangentes e pouco relevantes do ponto de vista matemtico, podendo incluir quase todos os slidos (por exemplo, ter muitos bicos). Vrias outras questes podem surgir, como, por exemplo: Se os prismas tm duas bases iguais, que esto em cima e em baixo, ento o cilindro tambm pode ser um prisma? O(a) professor(a) deve orientar o trabalho de modo a os alunos compreendam que para um slido ser prisma primeiramente necessrio ser poliedro. Na explorao da tarefa, os grupos de alunos podem comear por agrupar os slidos no poliedros (no os designando necessariamente deste modo), explicando que todos rodam. Outros grupos podem excluir dessa famlia de slidos a esfera, baseando-se na base circular que o cilindro e o cone possuem e a esfera no, colocando-a sozinha. Outra hiptese surgirem os cones juntamente com as pirmides pelo facto de tambm possurem uma nica base e um vrtice a esta oposto. Quanto aos poliedros, estes podem surgir apenas num grupo, sendo aqueles que no rolam, ou podem surgir agrupados de acordo com o nmero de bases, formando assim um grupo com as pirmides e outro com os prismas. Pode ainda surgir uma diviso dos poliedros de acordo com a forma das suas bases. A linguagem a usar nos registos pode ser uma preocupao sentida pela maioria dos alunos levando-os a questionar o(a) professor(a) sobre como se denomina este ou aquele slido ou figura geomtrica. Por exemplo, o facto de terem trs prismas e trs pirmides diferentes pode suscitar dvidas na nomeao dos slidos. Uma alternativa vantajosa poder ser descrev-los de modo a que qualquer pessoa que leia o registo no tenha dvidas sobre qual o slido a que se refere. Pode tambm ocorrer alguma confuso de nomenclatura espao-plano, como designarem, erradamente, o paraleleppedo como sendo um rectngulo, ou uma pirmide pentagonal como sendo um pentgono.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 1, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 4 de 4)

Como vemos os slidos Parte I 1 - Observa o slido geomtrico fornecido pelo(a) professor(a). - Coloca a placa de acrlico perto do slido de modo a poderes observ-lo atravs da placa, como mostra a figura 1.

Figura 1 - Tanto o slido geomtrico como a placa de acrlico, devem estar imveis. - Fecha um olho, certifica-te de que ests a observar todo o slido atravs da placa de acrlico e no mexas a cabea. - Com uma caneta de quadro branco, desenha o que vs atravs da placa de acrlico, seguindo os contornos do slido, como mostra a figura 1. 2 - Troca de lugar com o colega que est tua direita e posiciona-te de modo a fazeres coincidir o desenho que ele fez, com os contornos do slido. Conseguiste? 3 - Compara o teu desenho com os dos teus colegas de grupo. Como explicas que, tendo todos desenhado o mesmo slido, os desenhos sejam diferentes?

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 1 de 6)

Parte II A Maria e o Joo no se entendem sobre o que representa esta imagem:

O Joo diz que um cubo, mas a Maria no concorda. O Joo usou uma caixa de lpis de cor e conseguiu convencer mesmo a Maria!!! - Como farias tu para convencer algum, de que, de facto, o desenho representa um cubo?

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 2 de 6)

Tarefa 2: Como vemos os slidos Ano de escolaridade: 3 ano Tempo previsto para a explorao: cerca de 90 minutos

Materiais - Modelos de slidos geomtricos transparentes (variados). importante que sejam transparentes para que se vejam todos os seus contornos e arestas (um modelo por grupo). 1 Cilindro (deitado); 1 Cubo; 2 Pirmides quadrangulares (uma deitada e uma de p); 2 Prismas triangulares (um deitado e um de p). - 1 Placa rgida de acrlico (por aluno) - Base de fixao para a placa de acrlico, sobre a mesa - Canetas de quadro branco.

Ideias disponveis e em desenvolvimento - Comparar e descrever slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas - Reconhecer figuras nos slidos geomtricos.

Ideias e procedimentos a desenvolver - Desenvolver a capacidade de visualizao espacial; - Identificar slidos geomtricos atravs das suas representaes no plano a partir de diferentes pontos de vista. - Desenvolver a capacidade de concentrao.

Sugestes para explorao Esta tarefa tem, na sua origem, a constatao de que as imagens de slidos geomtricos com que habitualmente os alunos so confrontados ao longo do seu percurso escolar, apresentam estes slidos quase sempre na mesma posio dando-lhes apenas o mesmo
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 3 de 6)

ponto de vista de um determinado slido o que limitador para a construo de conceitos geomtricos. Esta ideia tem eco no novo programa de Matemtica pois salienta-se que a que os alunos devem ter oportunidade de desenhar objectos partindo de diferentes ngulos de viso (Ponte et al., 2007, p.20). Sendo o propsito principal do ensino da Geometria desenvolver nos alunos o sentido espacial, com nfase na visualizao (idem) esta tarefa assume um papel importante na apropriao e interpretao das imagens bidimensionais, de slidos geomtricos e objectos tridimensionais com que so confrontados. Apresentao da tarefa. Nesta fase o professor deve comear por organizar os alunos em grupos de cerca de 4 elementos e pedir-lhes que se sentem, volta de uma mesa. No centro de cada mesa, coloca um modelo de um dos slido geomtricos indicados na seco Materiais e nas posies a referidas. Cada aluno deve ter a sua placa de acrlico sua frente como mostra a figura 1 e posicionar-se de modo a observar o slido atravs da placa de acrlico como se do vidro de uma janela se tratasse. A disposio dos alunos de cada grupo volta do slido, deve garantir que o ponto de vista de cada um diferente em relao ao mesmo e no permita a existncia de dois desenhos iguais. Por esta razo, optou-se por sugerir a observao do cilindro deitado e no de p. Realizao da tarefa. Os alunos desenham no acrlico, a imagem que observam do slido, seguindo os seus contornos (com uma caneta de quadro branco) projeco no plano. importante que o professor os sensibilize para a necessidade de estarem imveis durante a fase de desenho, de modo a serem o mais fiis possvel ao que observam, pois qualquer movimento implica um erro no desenho. , tambm, relevante que os alunos tenham um olho fechado para perderem a sensao de profundidade e se concentrarem na imagem do slido recolhida por apenas um olho. No final de cada desenho, deve ser possvel a qualquer pessoa, tomar a posio do aluno autor do desenho e fazer coincidir o desenho com os contornos do slido desenhado esconder o slido atrs do desenho. Por fim, os alunos devem comparar o desenho que fizeram com o slido que desenharam e identificarem cada linha do desenho, no slido. Numa segunda fase, cada aluno deve trocar de lugar com os colegas de grupo (tomando os seus pontos de vista) e comparar os desenhos dos colegas com o seu,
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 4 de 6)

procurando semelhanas e diferenas e identificando a razo dessas diferenas, sem esquecer que todos os desenhos so do mesmo slido. Alm disso, os alunos podem trocar de lugar com colegas de outros grupos e compararem os vrios desenhos, dentro de cada grupo, entre si e com o slido desenhado de modo a tomarem contacto visual com vrios desenhos de outros slidos, sob pontos de vista variados. Discusso. Neste fase importante que, em primeiro lugar, todos alunos da turma tenham acesso s representaes dos vrios slidos feitas de modo a poderem comparar perspectivas diferentes do mesmo slido. Uma hiptese , previamente, o professor solicitar aos alunos que passem os desejos feitos no acrlico para um acetato ou outro tipo de papel transparente e comear por afixar em papel de cenrio as diversas representaes de cada um dos slidos agrupando-as por slido. Pode juntar a estas representaes as que habitualmente surgem nos manuais escolares. importante que ao p de cada grupo de representaes fique o respectivo o slido representado. Os desenhos feitos no papel de cenrio funcionaro como referente comum de discusso colectiva sobre o porqu das diferenas existentes nas representaes de cada slido.

Notas complementares Os slidos podem ser colocados sobre outros objectos de modo a que fiquem elevados, no exterior da sala junto s janelas mas podendo ser vistos do interior. Os desenhos podem ser feitos em folhas de acetato, previamente afixadas aos vidros, com fita-cola e que podem posteriormente ser removidas sem perder os desenhos. A variedade de pontos de vista fica limitada nesta variante da actividade, mas mesmo assim uma boa soluo, na falta de placas de acrlico.H possibilidade de, depois de cada desenho realizado, outro aluno desenhar o mesmo slido noutra folha de acetato afixada noutra zona do vidro da janela de modo a obter uma perspectiva diferente da primeira. Para aumentar a quantidade e variedade de imagens planas obtidas a partir dos slidos tridimensionais, o professor ou os alunos podem fotografar os slidos

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 5 de 6)

transparentes de pontos de vista diferentes e visualizar essas imagens no computador ou projectadas na tela para discusso em grande grupo. Algumas das representaes que se podem obter ao desenhar os slidos geomtricos so, por exemplo: Cubo

Cilindro perspectivas

A sequncia de imagens a seguir apresentada, pretende tornar mais facil a identificao da primeira imagem como sendo o desenho de um cubo. No entanto, aconselha-se o uso real de um cubo transparente e tentar posiciona-lo de modo a ocultar um vrtice com o outro vrtice diametralmente oposto.

A- Perspectiva pouco comum de um cubo B- Colorir as faces visveis torna mais fcil perceber que se trata de um cubo. C- Se o colocarmos na posio frequentemente adoptada, ainda se torna mais fcil.
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 2, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 6 de 6)

15/1/2009

Que figuras consegues descobrir?1

Na figura podes observar dois quadrados iguais feitos em material transparente: um encarnado e outro verde. Um dos quadrados foi colocado sobre o outro de modo a haver uma zona de sobreposio. Na figura, esta zona, representada a castanho, um rectngulo.

H outras maneiras de sobrepor os quadrados de modo a obter rectngulos diferentes deste? E como podes obter um quadrado? E um tringulo? Que outras figuras consegues encontrar?

Adaptada de Taya, C. (2005). Whats the overlap? Teaching Children Matematics, 12 (1), 41-2.
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 1 de 6)

15/1/2009

Tarefa 3: Que figuras consegues descobrir? Ano de escolaridade: 3 ano Tempo previsto para a explorao: cerca de 90 minutos (ou 60 minutos + 30 minutos)

Materiais - 2 quadrados feitos em material transparente, por aluno. - 1 ficha de trabalho por aluno (aspecto facultativo, dependendo da modalidade adoptada para a apresentao da tarefa) - Retroprojector Ideias disponveis e em desenvolvimento - Reconhecer de polgonos, suas designaes e caractersticas - Compreender intuitivamente a noo de ngulo - Comparar ngulos - Reconhecer polgonos, suas designaes e caractersticas. Ideias e procedimentos a desenvolver - Reconhecer propriedades de figuras geomtricas no plano e fazer classificaes - Compreender a noo de ngulo - Comparar e classificar ngulos (recto, no recto) - Explicar e justificar raciocnios sobre os processos de obteno de figuras geomtricas (polgonos) e caracterizao e classificao destas figuras - Resolver problemas envolvendo a visualizao Sugestes para explorao Esta tarefa destina-se ao 3 ano de escolaridade, embora possa ser explorada, com um maior grau de profundidade, em nveis de ensino posteriores. Tem potencialidades significativas para desencadear uma actividade de investigao cujo cerne a explorao e discusso de figuras geomtricas, concretamente polgonos, o que favorece a compreenso e/ou reforo das definies e caractersticas destas figuras. Alm disso, a motivao para descobrir figuras com caractersticas diferentes de outras j encontradas,
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 2 de 6)

15/1/2009

propcia sensibilizao dos alunos para a importncia de explorar informao (neste caso modos de sobrepor dois quadrados) de uma forma sistemtica e organizada. Acresce, ainda, que as tentativas feitas para descobrir figuras medida que se vo movimentando os quadrados, so favorveis ao desenvolvimento, pelos alunos, da sua capacidade de visualizar e reconhecer figuras. Por ltimo, o facto desta tarefa exigir poucos conhecimentos prvios, permite que todos os alunos tenham algum sucesso na sua explorao, o que contribui para um acrscimo de confiana nas suas capacidades para resolver problemas matemticos. Os alunos podem trabalhar em grupos, mas essencial que cada aluno possua um par de quadrados feitos em material transparente. Uma boa hiptese desenhar quadrados em acetato e recort-los. Se os quadrados forem coloridos com cores diferentes, torna-se mais fcil observar a zona de sobreposio, mas esta no uma condio imprescindvel. Uma alternativa usar o vulgar acetato transparente e desenhar os quadrados de modo a que os seus lados sejam bem visveis. Na explorao da tarefa importante haver trs fases principais: Apresentao, realizao pelos alunos e discusso. Apresentao. Nesta fase o fundamental o professor ajudar os alunos a compreenderem a tarefa. Pode optar por entregar-lhes uma ficha de trabalho com o enunciado ou apresent-la apenas oralmente. Em qualquer dos casos, importante modelar para a turma o que significa sobreposio e destacar que a figura que interessa observar corresponde zona resultante da sobreposio. Uma hiptese ter dois quadrados feitos em acetato, preferencialmente de cores diferentes, e usar um retroprojector para mostrar quadrados no sobrepostos e tambm diferentes formas de sobrepor os quadrados, de modo a obter, por exemplo, vrios tipos de rectngulos e tambm tringulos. Neste processo o professor deve, nomeadamente fazer deslizar um quadrado sobre outro e efectuar rotaes de modo a ajudar os alunos a compreender que estes movimentos so possveis. Alm disso, convm clarificar que embora a sobreposio dos quadrados possa ser total, uma vez que so geometricamente iguais, o que interessa explorar so as figuras obtidas quando a sobreposio parcial, pois no 1 caso apenas se obtm uma nica figura geomtrica: o quadrado. Esta fase pode ser usada para recordar a designao de algumas figuras geomtricas de modo a facilitar, posteriormente, a comunicao. , ainda, importante que o professor sensibilize os alunos para a relevncia de registarem as figuras que vo obtendo e os
Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 3 de 6)

15/1/2009

informe que haver uma fase de trabalho de grupo e outra de com a turma destinada a partilharem e discutirem as descobertas feitas. Realizao. Esta fase inicia-se com a organizao dos alunos em grupos e a entrega, a cada aluno, de um par de quadrados transparentes. Numa primeira etapa, o professor deve incentivar os alunos a descobrirem vrios polgonos atravs da sobreposio de quadrados, a desenharem estes polgonos nas suas folhas de registo e a escreverem sob cada um a designao correcta. No caso de no a conhecerem devem registar todas as caractersticas das figuras obtidas usando terminologia matemtica ou outra (por exemplo, tem sete lados, tem trs bicos, etc). Numa segunda etapa, o professor distribui a cada grupo uma grande folha de papel (formato A3 ou superior). Em seguida, faz uma interveno para toda a turma destinada a informar os alunos que devem dobrar a folha ao meio trs vezes de modo a que ao desdobr-la, fiquem com oito clulas (outra hiptese distribuir uma cartolina em que estejam demarcada oito zonas). Cada uma das clulas deve ter um ttulo: rectngulo, quadrado, tringulo, quadriltero, pentgono, hexgono, figuras com sete lados e figuras com oito lados. Os alunos de cada grupo devem fazer um cartaz em que sob o ttulo de cada clula representem as figuras descobertas, de tal modo que esse ttulo descreva o melhor possvel as figuras que esto representadas na clula. A expresso o melhor possvel muito importante e o professor deve enfatiz-la. Por exemplo, um quadrado , por definio, tambm um rectngulo, No entanto, o termo quadrado mais preciso para designar um quadriltero que tem quatro lados iguais e quatro ngulos iguais. E o mesmo acontece relativamente a quadriltero. Tanto o quadrado como o rectngulo so quadrilteros. Contudo, a palavra rectngulo descreve melhor um polgono com quatro lados e quatro ngulos rectos. Embora haja vantagens na separao dos quadrilteros por trs clulas, este um ponto crtico da aula. importante que o professor tenha em ateno este aspecto, de modo a reforar a ideia de que um quadrado um caso particular de um rectngulo. Na fase da discusso esta ideia poder ser retomada e introduzirem-se nos cartazes dos alunos elementos grficos (por exemplo, setas) que contribuam para minimizar riscos dos alunos desenvolverem concepes erradas.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 4 de 6)

15/1/2009

Discusso. importante que o professor durante a fase do trabalho de grupo recolha informaes que lhe permitam decidir criteriosamente que grupos, e porque ordem, iro apresentar o seu trabalho. As apresentaes sero feita a partir dos cartazes elaborados que sero afixados de modo a serem visveis por todos os alunos. desejvel que o espao de afixao de cartazes seja suficientemente grande para os j apresentados poderem permanecer afixados durante a fase de apresentao de outros. No mbito da apresentao de cada cartaz o professor deve incentivar os restantes elementos da turma a analis-lo e a interpelar os apresentadores sobre algo que no compreendam ou de que discordem. Simultaneamente deve, ele prprio, ir colocando questes que permitam clarificar as caractersticas das vrias figuras. No caso do conjunto dos alunos no ter descoberto figuras geomtricas correspondentes ao ttulo de alguma das clulas, importante que o professor as faa surgir de modo a que nenhuma clula fique vazia em todos os cartazes. Se o considerar adequado, pode aproveitar a ocasio para referir que um polgono de sete lados se designa por heptgono e um de oito por octgono. No decurso ou no final da discusso podem ser colocadas questes do tipo: Como devemos sobrepor os quadrados para temos a certeza que a figura obtida um quadrado? E um rectngulo no quadrado? Comparem os vrios tringulos obtidos e agrupem os tringulos em que os lados/os ngulos sejam todos diferentes. H tringulos com dois lados iguais? Se sim, como podemos ter a certeza de que so iguais? E com trs lado iguais? Que figuras so mais fceis de obter? E mais difceis? Porque sero umas figuras mais fceis de obter e outras mais difceis? Conseguem desenhar alguma figura com quatro lados com a forma que ningum tenha conseguido descobrir? Se sim, conseguiremos obt-la por sobreposio dos quadrados? Porqu? Qual a figura com um maior nmero de lados que se consegue obter? Porqu? Se um dos quadrados for muito pequeno e o outro muito grande, conseguiremos obter um polgono com 8 lados? Porque sim ou porque no? Algumas destas questes tm um grau de dificuldade elevado tendo em conta o nvel de escolaridade dos alunos. Cabe ao professor decidir que questes colocar e quando as colocar

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 5 de 6)

15/1/2009

Por exemplo, mesmo que os alunos conheam a designao hexgono habitualmente a imagem que tm a de um hexgono regular. Podem no reconhecer que a primeira figura apresentada em seguida um hexgono nem compreender que o que caracteriza um hexgono o facto de ser um polgono com seis lados.

No complicado para os alunos obter tringulos de lados todos diferentes (escalenos). As dificuldades surgem quando se trata de tringulos com dois lados iguais (issceles) e, sobretudo, de enunciar algum procedimento que permita obter, sem ser por tentativas, tringulos issceles. Acrescem ainda mais quando se trata de descobrir tringulos equilteros pois matematicamente impossvel (todos os tringulos que podem formarse tm um ngulo recto, pelo que o lado oposto ao ngulo recto maior do que qualquer dos outros lados). Tambm no possvel obter quadrilteros do tipo dos apresentados em seguida, precisamente devido existncia dos ngulos rectos nos quadrados de que se parte.

A explorao desta tarefa em sala de aula pode possibilitar discusses matematicamente muito ricas. Se o professor decidir aprofundar esta discusso, vantajoso repartir o trabalho por dois dias consecutivos, deixando para o segundo a fase de apresentao dos cartazes e sua discusso (neste dia, cerca de 60 minutos) Extenso. Uma possvel extenso desta tarefa investigar o que acontece quando se sobrepem dois tringulos. Esta extenso introduz desafios adicionais uma vez que, diferentemente dos quadrados, os tringulos tm vrias formas, no sentido em que no so matematicamente semelhantes. Por exemplo, dois tringulos equilteros e dois tringulos rectngulos podem sobrepor-se de modos muito diferentes.

Figuras no plano e slidos geomtricos: verso de trabalho, tarefa 3, 3 ano (AMB, AA, FP, JR, MP) (p. 6 de 6)

Das könnte Ihnen auch gefallen