Sie sind auf Seite 1von 3

1

n. 102 - outubro - 2010

Tipos de podas e conduo de lavoura cafeeira1


Gladyston Rodrigues Carvalho2 Tiago Ferreira de Figueiredo3 Alex Mendona de Carvalho4 Andre Dominghetti Ferreira5 Ramiro Machado Resende6 Cesar Elias Botelho7 INTRODUO A poda do cafeeiro uma prtica muito comum aps a colheita, entre os meses de julho a novembro. Deve ser realizada apenas no caso de observar sua real necessidade, tendo conhecimento do histrico da lavoura, do estande de plantas, do espaamento e do potencial gentico. Quando realizada sem critrios tcnicos, pode acarretar em perdas de produo e, consequentemente, prejuzos econmicos. Portanto, deve-se conduzir a lavoura cafeeira mediante a assistncia de profissionais ligados rea. Existem vrias finalidades para a realizao da poda dos cafezais, as quais podem-se citar: aumento dos ramos produtivos em plantas debilitadas; correo da arquitetura da planta, recuperao de cafeeiros atingidos por geadas; chuva de granizo e seca; facilidade na colheita mecanizada; arejamento da lavoura; auxlio no controle de pragas e doenas, entre outras. Diante disso, vrios tipos de podas podem ser utilizados, de acordo com a anlise tcnica de cada lavoura. TIPOS DE PODA Recepa A recepa um tipo de poda drstica, na qual se faz o corte da planta 30 a 40 cm acima do solo. Cunha (1997), verificou um desenvolvimento mais acentuado nas brotaes, quando a recepa foi realizada no ms de novembro (perodo chuvoso), possivelmente porque se tratava de recuperao de lavoura depauperada. Assim, as plantas recuperam mais rapidamente do esgotamento provocado pela colheita ou outra condio de estresse. Esse tipo de poda indicado para lavouras que perderam os seus ramos produtivos da saia ou que foram afetadas por adversidades climticas. Existem dois tipos de recepas: sem pulmo (sem a conduo de ramos com presena de folhas) ou, com pulmo (conduo de ramos com folhas) sendo esta ltima a mais indicada. Na recepa com pulmo, a planta tem um desenvolvimento mais ace-

Circular Tcnica produzida pela Unidade Regional Sul de Minas (U.R. EPAMIG SM). Tel.: (35) 3829-1190. Correio eletrnico: uresm@epamig.br 2 Engo Agro, Dr., Pesq. U.R. EPAMIG SM-EcoCentro, Caixa Postal 176, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: carvalho@epamig.ufla.br 3 Graduando Agronomia, UFLA, Bolsista FAPEMIG/U.R. EPAMIG SM-EcoCentro, Caixa Postal 176, CEP 37200-000, Lavras-MG. 4 Engo Agro, Doutorando em Fitotecnia, UFLA, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: carvalho.am@hotmail.com 5 Engo Agro, Doutorando em Fitotecnia, UFLA, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: agroadf@yahoo.com.br 6 Engo Agro, Mestrando em Fitotecnia, UFLA, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 Lavras-MG. 7 Engo Agro, Dr., Pesq. U.R. EPAMIG SM-Ecocentro, Caixa Postal 176, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: cesarbotelho@epamig.br
1

lerado, pela presena de folhas, o que contribui para o aumento na sua taxa fotossinttica.

Com o esqueletamento, pode-se tambm realizar o decote, aproveitando as operaes. J existem no mercado mquinas especializadas em realizar as duas prticas ao mesmo tempo.

30 cm 40 cm

. .
Figura 1 - Esquema ilustrativo da recepa baixa, sem pulmo e sua posterior brotao FONTE: Cunha (1997).
A.V. Fagundes R. J. Guimares

. .

Esqueletamento Esqueletamento ou poda lateral consiste na eliminao de partes secas da planta galhos que aparecem nos cafeeiros em funo de uma carga elevada associada a desequilbrio nutricional ou problemas climticos ou incidncia de doenas. O esqueletamento aplicado sob os ramos laterais da planta, prximos ao tronco, chamados ramos plagiotrpicos, mantendo pores destes com cerca de 20 cm de comprimento.

Figura 3 - Crescimento dos ramos em relao ao perodo, quando foi realizada a poda

Figura 4 - Mquina utilizada para realizao do esqueletamento

Decote
Figura 2 - Esquema ilustrativo do esqueletamento FONTE: Cunha (1997).

O decote um tipo de poda mais alto, realizado a cerca de 1,80 m acima do solo. Trata-se de uma poda menos drstica, que, em condies normais, aplicada em cafeeiros quando atingem altura excessiva ou, mesmo, quando h esgotamento da planta em sua parte superior. A realizao do decote provoca a quebra da dominncia apical, estimulando o desenvolvimento de ramos laterais produtivos (ramos plagiotrpicos). No caso de plantios adensados, seu uso no recomendado por retirar a parte de maior produo da planta, alm de acelerar o fechamento da lavoura, com maior crescimento das linhas laterais (GUIMARES et al., 2003).

Para garantir aumento da produtividade, o esqueletamento deve ser realizado logo aps a colheita, entre os meses de agosto e setembro, pois ocorre mais crescimento dos ramos por abranger um maior perodo chuvoso. A prtica deve ser feita de modo que o cafeeiro assuma uma forma de cone, com a parte inferior apresentando ramos mais longos que a parte superior, evitando o autossombreamento. Esse tipo de poda realizado, tambm, quando se nota que o cafeeiro est com pouca rea foliar, o que acarreta baixa produo.

decresa e antes da queda dos ramos plagiotrpicos baixeiros. Portanto, a poda deve ser recomendada, quando a lavoura apresentar alguns dos fatores que as condicionem, como o fechamento, o depauperamento, a idade da planta e os plantios adensados. REFERNCIAS GUIMARES, R.J. et al. pocas de podas e decote herbceo em lavouras cafeeiras adensadas. In: SIMPSIO DE PESQUISA DOS CAFS DO BRASIL 3.; WORKSHOP INTERNACIONAL DE CAF & SADE, 1.,2003, Porto Seguro. Anais... Braslia: Embrapa Caf, 2003. p. 294-295. CUNHA, R. L. da. Efeito da poca, altura de poda e adubao foliar na recuperao de cafeeiros (Coffea arabica L) depauperados. 1997. 51f. Dissertao (Mestrado em Fitotecnia) Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.

Figura 5 - Esquema ilustrativo decote FONTE: Cunha (1997).

CONSIDERAES FINAIS A poda tornou-se uma das mais importantes prticas de manejo da cafeicultura e dever ser planejada quando da implantao da cultura no campo, para que sejam realizadas antes que a produtividade

Departamento de Publicaes

Das könnte Ihnen auch gefallen