Sie sind auf Seite 1von 11

EXERCCIOS DE REVISO PARA O EXAME FINAL HISTRIA 5 SRIE O que Histria?

a? A histria uma cincia que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes atravs das quais o historiador pode pesquisar informaes sobre o passado. 1) De acordo com o que estudaste, escreve quais so: a) b) c) Em 1871, o autor da teoria da evoluo, Charles Darwin publicou um livro sobre nossos ancestrais sem ter uma nica prova de sua existncia. Os jornais da poca no tiveram piedade: publicaram inmeras caricaturas ridicularizando Darwin e suas ideias:

Sr. Darwin, este homem est dizendo que seu parente!!

2) Com base naquilo que estudamos em aula sobre a Teoria da Origem das Espcies, explica por que os jornais da poca mostravam charges como essas:

Para facilitar a contagem de perodos longos de tempo, costuma-se agrupar os anos de diferentes formas: em dcada, perodo de 10 anos; sculo, perodo de 100 anos; e milnio, perodo de 1.000 anos. 3) Da mesma forma que os sculos, os milnios tambm so contados antes ou depois de Cristo. Em que milnio estamos? __________________________ 4) Escreve a que sculos pertencem as seguintes datas:
a) 5 a.C.: b) 2.005: c) 400: d) 1.999: e) 1,500: f) 1.889: g) 2.000: h) 2.011:

Pr-histria A expresso Pr-histria quer dizer anterior histria (pr=antes). Quando a expresso foi criada, nos anos de 1.800, era usada para indicar o enorme perodo compreendido entre o aparecimento dos humanos sobre a Terra (h mais de 2 milhes de anos) e o surgimento da escrita, que, em alguns lugares, ocorreu no final do quarto milnio antes de Cristo. 5) Baseado no que foi estudado, completa o quadro: Neoltico ou Paleoltico ou Idade da Pedra Lascada Idade da Pedra Polida Surgimento do Australopithecus + de 5 milhes de anos a.C. Surgimento do Homo Sapiens Sapiens +/- 50.000 a.C. +/- 10.000 a.C. Idade dos Metais

6) Escreve as principais caractersticas de cada perodo da pr-histria. Paleoltico ou Idade da Pedra Lascada Neoltico ou Idade da Pedra Polida Idade dos Metais

7) Explica com tuas palavras o porqu da afirmativa somos descendentes dos macacos estar errada.

De acordo com a ilustrao acima, sobre a Evoluo da Espcie Humana, destaca o antepassado do homem mais semelhante aos macacos. 8) Segundo Charles Darwin, autor da Teoria Evolucionista, o que significa evoluir?

9) Que acontecimento marca a passagem da Pr-Histria para a Histria?

Analisando a Mesopotmia 10) Responde: a) Qual era a localizao da Mesopotmia?

b) Qual a importncia dos rios Tigre e Eufrates para a Mesopotmia?

c) A Mesopotmia era formada por cidades-estado. Como era a relao entre elas?

d) Quais foram as cidades-estado mais importantes?

e) Escreve aspectos importantes da Babilnia, importante centro comercial.

f) Quem foi Hamurbi?

g) De que se tratava o famoso Cdigo de Hamurbi?

h) O que foi o princpio de Talio: olho por olho, dente por dente?

i) Enumera as grandes contribuies da civilizao mesopotmica para a humanidade.

11) A civilizao Egpcia teve uma durao impressionante de milhares de anos. Tudo girava em torno do rio Nilo, capaz de fertilizar o deserto. a) Explica a afirmao de Herdoto: O Egito uma ddiva do Nilo.

b) Qual a importncia estratgica do deserto para o Egito?

c) Qual foi o papel poltico e religioso exercido pelo fara?

d) Qual foi a importncia da escravido para a economia egpcia?

e) Avalia a importncia da religio para os egpcios, mostrando: o papel do fara, dos sacerdotes e da crena na vida aps a morte.

f) Faz um pequeno trecho contendo os principais aspectos da civilizao egpcia.

A histria do povo hebreu, que viveu na Palestina, conhecida por uma srie de conflitos milenares que tinham como objetivo o domnio desse territrio. At hoje existe disputa pelo controle da pequena faixa de terra do Oriente Mdio. Em 1948, aps a Segunda Guerra Mundial, foi criado o Estado de Israel, na Palestina, para que os judeus voltassem sua ptria. 12) Qual foi a maior contribuio dos hebreus?

13) O que significa monotesmo?

14) Alm dos livros de histria, onde mais podemos encontrar a histria dos hebreus?

15) Quem foi Moiss e qual sua importncia para os hebreus?

L o texto em itlico para responderes s questes abaixo: Os egpcios acreditavam que a vida aps a morte duraria enquanto durasse o corpo. Por isso faziam a _______________________ um processo para _______________________ o corpo. Havia formas diferentes de mumificao: o corpo de uma pessoa rica era mumificado na Casa dos Mortos, onde recebia um tratamento especial. Depois, a famlia levava o corpo mumificado para a margem ocidental do rio _______________________, onde eram enterrados os mortos egpcios, e l o colocava no tmulo. Todo esse ritual que consta no Livro dos Mortos, o primeiro livro da histria da humanidade era sempre feito ao som de hinos e oraes. Os tesouros das pessoas _______________________eram colocados em seus tmulos para que elas pudessem ter, tambm no outro mundo, uma vida de luxo e conforto. Por isso, nesses tmulos eram construdas vrias cmaras e labirintos, a fim de evitar roubos. As pessoas _______________________ tinham tmulos bastante simples, e seus corpos passavam por um processo de mumificao bem menos complexo e eram enterrados apenas com seus objetos pessoais.
Texto montado a partir de GIOVANI, Cristina. Histria, compreender para aprender. So Paulo: FTD, p. 78 a 80.

16) Assinala a alternativa que melhor completa as lacunas do texto, deixandoo completo e com sentido histrico correto. a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) mumificao conservar Nilo pobres ricas; ) conservao mumificar Nilo ricas pobres; ) mumificao conservar Tigre ricas pobres; ) mumificao conservar Nilo ricas pobres; ) conservao mumificar Tigre ricas pobres.

17) Assinala V (verdadeira) ou F (falsa) corrigindo quando a frase estiver errada (falsa). a) ( ) A civilizao egpcia desenvolveu-se s margens do rio Nilo, em uma regio de clima rido, cercada por desertos.

b) (

) Conjugando trs fatores gua, solos frteis e trabalho humano ,

os egpcios construram uma das antigas civilizaes e que teve longa durao.

c) (

) O comrcio nunca se desenvolveu entre os egpcios.

d) (

) A principal atividade de economia egpcia era a agricultura.

18) Observe a pirmide social do povo egpcio. A lista das classes sociais abaixo no est organizada. Escreva corretamente o nome das classes sociais na pirmide. altos funcionrios artesos fara escravos sacerdotes - escribas nomarcas - guerreiros

Grcia 19) Sobre a origem de polis, marque a alternativa correta: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Zeus desceu do Monte Olimpus e ordenou a organizao da polis. ) Teve origem em pequenas comunidades rurais onde os membros ) A origem deu-se a partir da Guerra do Peloponeso. ) Teve origem a partir da criao dos jogos olmpicos que eram

acreditavam descender de um ancestral comum.

realizados em honra a Zeus e que reuniam todos os povos da Grcia. 20) Escreva trs caractersticas das Cidades-Estado. a) b) c)

21) Associe as colunas de acordo com seu significado. A) Aristocracia B) Oligarquia C) Democracia 22) Complete: Em _______________________ a educao era voltada para a _______________________ e baseava-se em atividades fsicas e na disciplina militar. Em _______________________ a educao era voltada para a formao de cidados. 23) Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) Atenas (2) Esparta ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Euptridas ) Periecos ) Hilotas ) Democracia ) Esparciatas ) Localizava-se s margens do Mar Egeu ) Oligarquia ) Valorizao da guerra ) Metecos ) Valorizao da filosofia ( ( ( ) Governo de poucas pessoas. ) Governo do povo. ) Nobreza, elite.

24) Leia a comparao abaixo do papel das mulheres nas sociedades ateniense e espartana. Escreva nos parnteses Atenas ou Esparta de acordo com a associao correta: ( ) Tinham maior liberdade do que as mulheres de outras cidades, j que podiam participar tanto de reunies pblicas como administrar o patrimnio familiar com seus maridos. ( ) A elas estavam reservadas apenas as funes domsticas e ficavam sob o domnio total dos maridos.

25) Por que a Guerra do Peloponeso contribuiu para o declnio da civilizao grega?

26) A democracia do Brasil funciona da mesma forma do que a democracia ateniense? Justifique sua resposta.

27) Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ( ( ) A maior parte do territrio grego apresentava solo muito frtil. ) Na Grcia, a poltica no era importante. ) A democracia, na Grcia, era limitada. ) Zeus era considerado um deus pouco importante. ) A Guerra do Peloponeso envolveu Atenas e Esparta. ) As mulheres j exerciam o direito ao voto em Atenas.

A cultura Grega nos deixou como herana sua rica cultura presente em nosso dia a dia. 28) Escreva algumas delas: a) b) c) d) e)

Boa sorte!

Das könnte Ihnen auch gefallen