Sie sind auf Seite 1von 4

Anlise do documento Measurement method for FM modulation analysis apresentado ao grupo de estudo 1C da UIT-R 1.

Introduo O Brasil apresentou na ltima reunio da Unio Internacional de Telecomunicaes um documento propondo um mtodo para anlise de modulao de transmisses em FM na faixa de VHF. A elaborao do mtodo foi motivada pela discrepncia entre os valores de modulao indicados pelo sistema de monitorao do espectro adquirido pelo Brasil e os valores obtidos em monitores de modulao utilizados pelas emissoras. 2. Legislao brasileira e Recomendaes da UIT-R O Regulamento Tcnico para Emissoras de Radiodifuso Sonora em Freqncia Modulada limita o nmero de picos de modulao com valores percentuais maiores que 100% (75 KHz) a 15 por minuto. 6.5 - MODULAO O nvel de modulao da onda portadora, em qualquer condio de funcionamento da emissora, deve ser tal que os picos de modulao cuja repetio freqente (acima de 15 por minuto), em nenhum caso, tenham valores percentuais maiores que 100%. O item 7.2.2 do regulamento descreve as caractersticas do monitor de modulao que as emissoras devem manter em funcionamento permanente. A recomendao ITU-R SM.1268-1 apresenta dois mtodos para a medio do desvio de freqncia de emisses em FM. O mtodo descrito no anexo 1 simples e d uma indicao rpida se o desvio est acima dos limites. Ele baseado em uma mscara que reflete as curvas de proteo a interferncia descritas na recomendao ITU-R BS.412. No substitui uma medio precisa do desvio de freqncia. O mtodo apresentado no anexo 2 o recomendado para ser utilizado em estaes de monitorao. A UIT preconiza nesta recomendao que o desvio de freqncia no deve exceder 75 KHz. 3. Mtodo proposto no documento O documento analisado sugere medir o desvio de freqncia utilizando o mtodo X-dB de medio de largura de banda. O valor de X foi definido de modo emprico em 15 dB. Na prtica isto equivale a usar uma mscara, indicada em vermelho na figura 1, semelhante a apresentada no anexo 1 da recomendao ITU-R SM.1268-1. possvel identificar pelo menos dois problemas com este mtodo: Analisando a figura 1 vemos que a mscara proposta uma aproximao imperfeita da apresentada no anexo 1 da recomendao ITU-R SM.1268-1; O mtodo indicado no anexo 1 da recomendao ITU-R SM.1268-1 um mtodo simples do tipo go-no go e no deve ser usado em estaes de monitorao.

Mscara proposta

75KHz

75KHz

Figura 1 Comparao entre a mscara proposta no documento e a mscara proposta na recomendao ITU-R SM.1268-1

4. Anlise das ferramentas de medio do software LG 309 O software LG 309 permite a anlise do desvio de freqncia de duas formas: utilizando o boto Medidas UIT, em que o resultado fica disponvel em uma planilha para a interpretao do operador, e atravs do boto FM Broadcast em que os resultados so apresentados em um histograma de acordo com o anexo 2 da recomendao ITU-R SM.1268-1. As medidas realizadas pelo LG 309 tm sido contestadas pela discrepncia com os resultados de medidores de modulao usados normalmente por muitos anos pelos radiodifusores. No entanto, as diferenas entre os resultados provm das caractersticas de balstica dos instrumentos utilizados. Estas caractersticas so descritas por parmetros como tempo de ataque ou tempo de integrao e tempo de cada ou tempo de decaimento. Os monitores de modulao encontrados no mercado ignoram os picos de modulao de durao muito curta, geralmente < 200 microssegundos. Este tempo de resposta foi definido historicamente pelas exigncias (< 1000 microssegundos) do FCC para aprovar este tipo de equipamento. Apesar de o FCC ter desregulamentado a aprovao destes equipamentos em 1983, estes valores so mantidos pela industria. O Regulamento Tcnico para Emissoras de Radiodifuso Sonora em Freqncia Modulada no determina o valor para o tempo de integrao, mas como os monitores utilizados pelos radiodifusores so, em sua maioria, de origem norte-americana o valor de 200 microssegundos o adotado. A ocorrncia de picos muito rpidos, na prtica, no afeta os canais adjacentes.

Um tempo de integrao de 200 microssegundos equivale a uma freqncia de amostragem dos picos de 5 KHz. No LG 309, na guia Medidas UIT da janela Parmetros, possvel escolher trs opes para o filtro passa-baixa de vdeo (figura 2): Sem, 4KHz e 15KHz. O filtro de 4KHz equivale a uma constante de tempo de 250 microssegundos e reproduz bem o comportamento dos monitores de modulao.

Figura 2 Configurao do Filtro de Vdeo

O filtro de vdeo do LG-309 semelhante ao parmetro VBW de um analisador de espectro. Para facilitar a anlise das planilhas de resultados conforme a legislao brasileira, que determina um limite de 15 picos acima de 75 KHz (positivos ou negativos) por minuto, foi desenvolvida uma macro (figura 3) semelhante apresentada no documento em anlise.

Figura 3 Macro que detecta picos acima de 75 KHz

5. Concluses O mtodo proposto no documento apresentado pelo Brasil a UIT no adequado para a medio de desvio de freqncia. O LG 309, desde que corretamente configurado, uma boa ferramenta para a medio de desvio de freqncia. O filtro de vdeo tem de ser configurado de modo a reproduzir as condies dos outros medidores. O objetivo da medio do desvio de freqncia garantir a proteo contra interferncia em canais adjacentes, mas a limitao do desvio no o suficiente. Por isso que a recomendao ITU-R SM.1268-1 tambm prev a medio da potncia de modulao. A legislao brasileira no aderente a recomendao ITU-R SM.1268-1 e omissa quanto a certos parmetros tcnicos dos monitores de modulao. O assunto merece um estudo maior para verificar se o padro de facto o melhor a ser adotado.

Autor: Eduardo Lustosa Rege mailto:eduardor@anatel.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen