Sie sind auf Seite 1von 50

Geografia

7ano
Fichas informativas para estudar

Testes de geografia 7ano

O QUE A GEOGRAFIA?

A Geografia uma cincia que estuda os fenmenos naturais e humanos que ocorrem na superfcie da Terra.

Estuda, por exemplo: - As actividades econmicas (a agricultura, o comrcio, ...) - A organizao das cidades - Os problemas ambientais (chuvas cidas, poluio, ...) - A evoluo da populao no mundo, etc. - As catstrofes naturais (sismos, vulces, ...)

COMO SE INVESTIGAM OS FENMENOS GEOGRFICOS? O mtodo de investigao pode dividir-se em quatro etapas:

DE QUE FORMAS PODEMOS OBSERVAR A REALIDADE?

Podemos fazer dois tipos de observaes: directa e indirecta. A observao directa faz-se quando nos deslocamos a um determinado local que queremos estudar. A observao indirecta faz-se atravs de materiais auxiliares, como livros, globos, mapas, fotografias, esquemas, imagens de satlite, estatsticas, etc.

QUAIS AS CINCIAS QUE SE RELACIONAM COM A GEOGRAFIA? So vrias as cincias que ajudam a Geografia a compreender o mundo. Por exemplo: - Economia - Geologia - Histria - Ecologia - Sociologia - Meteorologia - Cartografia - Biologia - Fsica

tipos de Paisagens

Existem dois tipos de paisagens: naturais e humanizadas.

PAISAGENS NATURAIS

So aquelas em que no existiu qualquer aco do ser humano, ou seja, no sofreram transformaes causadas pelo homem.

Possuem apenas elementos naturais (montanhas, rios, mares, rochas, vegetao, animais, etc). Ex:

Paisagem natural na Gronelndia.

PAISAGENS HUMANIZADAS

So aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformao por parte do homem.

Sempre que existir uma construo humana, trata-se de uma paisagem humanizada. Desta forma, as cidades e as aldeias so exemplos deste tipo de paisagem. Ex:

Paisagem humanizada - Cidade de Angra do Herosmo, ilha Terceira, Aores

As Escalas
Um dos elementos fundamentais de um mapa a escala. Esta indica-nos o nmero de vezes que a realidade foi reduzida.

ESCALAS NUMRICAS E ESCALAS GRFICAS

PEQUENA ESCALA / GRANDE ESCALA De uma forma geral, podemos dizer que os mapas de pequena escala so aqueles que apresentam pouco pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representam grandes reas, como o mundo (Mapa A). Por outro lado, os mapas de grande escala so aqueles que apresentam grande pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi pouco reduzida. Representam pequenas reas, como concelhos, cidades ou bairros.

~ Mapa A, com

ESCALA NUMRICA

Mapa A, com

PEQUENA ESCALA
(pouco pormenor, grande rea)

Mapa B, com

Mapa B, com

ESCALA GRFICA

GRANDE ESCALA
(grande pormenor, rea pequena)

TRANSFORMAR ESCALAS NUMRICAS EM ESCALAS GRFICAS Se tivermos uma escala numrica (por exemplo 1:50 000 000) e quisermos transform-la numa escala grfica, temos de converter os 50 000 000 cm em m ou km. Depois, s construir o segmento de recta que deve medir 1 cm.
(1 cm equivale a 500 km)

TRANSFORMAR ESCALAS GRFICAS EM NUMRICAS

Se tivermos uma escala grfica (exemplo 1) e quisermos transform-la numa escala numrica devemos, antes de mais, medir o segmento de recta. Neste caso ele mede 1 cm, pelo que se torna mais simples. Temos de fazer uma converso da distncia real (habitualmente em km ou m) para cm. Caso o segmento de recta da escala grfica no mea 1 cm, temos que aplicar uma regra de trs simples, como no exemplo 2.

Exemplo 1:

(1 cm equivale a 10 km, ou seja, a 1 000 000 cm)

Exemplo 2:

(2,5 cm equivalem a 400 km; 1 cm equivale a 160 km ou a 16 000 000 cm)

CALCULAR DISTNCIAS REAIS Para calcularmos distncias reais precisamos de medir a distncia entre dois pontos no mapa com uma rgua. Depois, devemos fazer da seguinte forma, conforme a escala que o mapa tiver:

CALCULAR DISTNCIAS NO MAPA

O processo semelhante ao anterior, mas desta vez queremos encontrar a distncia no mapa.

ENCONTRAR A ESCALA

Para encontrarmos a escala do mapa, precisamos da distncia real e no mapa entre dois pontos:

A Localizao Relativa
A Rosa-dos-Ventos a base da localizao relativa em Geografia. Ela indica-nos os pontos cardeais, colaterais e intermdios.

N Norte S - Sul O - Oeste E - Este

NE - Nordeste SE - Sudeste SO - Sudoeste NO - Noroeste

NNE - Nor-Nordeste ENE - s-Nordeste ESE - s-Sudeste SSE - Su-Sudeste SSO - Su-Sudoeste OSO - Os-Sudoeste ONO - Os-Noroeste NNO - Nor-Noroeste

Os pontos intermdios formam-se com o ponto cardeal mais prximo e s depois o ponto colateral. Por exemplo, entre o N e o NE, teremos o NNE. Com todos estes pontos temos a rosa-dos-ventos final:

Como localizamos um determinado territrio em relao a outro? Atravs dos pontos cardeais. Se observarmos o mapa abaixo, podemos facilmente fazer uma localizao relativa.

Exemplos de localizao relativa recorrendo aos pontos cardeais e colaterais: frica est a ESTE da Amrica do Sul / A Ocenia est a SUDESTE da sia A Amrica do Norte est a NOROESTE de frica / frica est a SUL da Europa

ORIENTAO

PELO

SOL

Apesar de ser a Terra e no o sol a mover-se, podemos dizer que o sol nasce aproximadamente a ESTE. Ao meio-dia, se estivermos voltados para o sol, ele aponta-nos o SUL, ficando a nossa sombra a apontar o NORTE. Por fim, ele ir pr-se a OESTE.

Fonte da imagem: CNE Escutismo.

O Este tambm pode chamar-se Nascente ou Oriente. O Oeste tambm pode designar-se Poente ou Ocidente.

2. ORIENTAO PELAS ESTRELAS


A Estrela Polar indica sempre a direco do NORTE e s visvel no hemisfrio Norte. a ltima estrela da "cauda" da constelao Ursa Menor.

No hemisfrio Sul tambm existe uma constelao que nos pode ajudar caso necessitemos de orientao. Chama-se Cruzeiro do Sul e, como o nome indica, aponta-nos o SUL.

A Localizao Absoluta

A localizao absoluta utilizada para sabermos exactamente onde se situa um lugar. Baseia-se em coordenadas geogrficas - latitude e longitude. Para conhecermos essas coordenadas, necessitamos de conhecer as principais linhas imaginrias em que se baseiam. direita est um excerto da apresentao em PowerPoint visualizada nas aulas, com o Eixo Terrestre, o Equador, os paralelos e os meridianos. Podem descarregar o ficheiro clicando em Download File.

De uma forma muito simples, podemos fazer um esquema com exemplos de meridianos e paralelos:

Europa: Pases e Capitais

Apresentao visualizada nas aulas (pases e capitais, bandeiras):

Principais Pennsulas: - Pennsula Ibrica

Principais Mares: - Mar da Noruega

- Pennsula Itlica

- Mar Bltico

- Pennsula Balcnica - Pennsula Escandinava - Pennsula da Jutlndia

- Mar do Norte - Mar Negro - Mar Adritico -Mar Egeu

De Oeste para Este: Portugal - Lisboa Espanha - Madrid Irlanda - Dublin Islndia Reiquejavique Reino Unido Londres Frana - Paris Blgica - Bruxelas Pases Baixos Amesterdo Alemanha - Berlim Noruega - Oslo Dinamarca Copenhaga Luxemburgo Luxemburgo Sua - Berna Itlia - Roma Malta - La Valetta Sucia - Estocolmo Polnia - Varsvia Repblica Checa Praga ustria - Viena Eslovnia - Liubliana Crocia - Zagreb Bsnia - Sarajevo Hungria - Budapeste Srvia - Belgrado Montenegro Podgorica Macednia - Skopje Albnia - Tirana Eslovquia Bratislava Finlndia - Helsnquia Estnia - Tallin Letnia - Riga Litunia - Vilnius Bielorrssia - Minsk Ucrnia - Kiev Moldvia - Kichinev Romnia - Bucareste Bulgria - Sfia Grcia - Atenas Chipre - Nicosia Turquia - Ancara

Rssia - Moscovo

Caractersticas Bsicas dos Continentes

Limites de cada continente: SIA N - Oceano G. rctico S - Oceano ndico O - Europa E - Oceano Pacfico AMRICA N - Oceano G. rctico S - Oceano G. Antrctico O - Oceano Pacfico E - Oceano Atlntico DOWNLOAD da apresentao N - Mar Mediterrnico visualizada nas aulas S - O. Atlntico / ndico O - Oceano Atlntico Download File E - Oceano ndico FRICA

Distritos e Ilhas de Portugal


O territrio portugus pode ser dividido em Portugal continental, arquiplago dos Aores e arquiplago da Madeira. Administrativamente, podemos fazer a diviso em 18 distritos e 2 regies autnomas.

REGIO AUTNOMA DOS AORES (9 ilhas habitadas)

PORTUGAL CONTINENTAL (18 distritos) Testa os teus conhecimentos no JOGO DOS DISTRITOS DE PORTUGAL

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA (2 ilhas habitadas)

TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS NOS JOGOS SOBRE A EUROPA

A Unio Europeia
A Unio Europeia composta por 27 estados-membros actualmente, que surgem na lista pela ordem com que aderiram UE. Pases fundadores:
- Frana - Alemanha - Pases Baixos - Blgica - Luxemburgo - Itlia

Aderiram em 1973: - Dinamarca - Reino Unido - Irlanda Aderiu em 1981: - Grcia Aderiram em 1986: - Portugal - Espanha Aderiram em 1995: - Sucia - ustria - Finlndia Aderiram em 2004: - Estnia - Letnia - Litunia - Eslovnia - Eslovquia - Repblica Checa - Hungria - Chipre - Malta - Polnia

Aderiram em 2007: Bulgria Romnia

Bandeira oficial da UE Euro, moeda oficial de 17 pases da UE

Existe muita informao interessante sobre a Unio Europeia no site oficial da mesma, disponvel clicando aqui.

Testa os teus conhecimentos sobre os pases da UE jogando a este jogo!

O Tempo e o Clima
So muitas vezes utilizados como sinnimos, mas no verdade: Estado de tempo conjunto de condies da atmosfera num dado local e perodo de tempo (geralmente curto). Por Ex: Para se conhecer o estado do tempo em Lisboa durante um determinado dia, podemos consultar o site do Instituto de Meteorologia e ver a previso/observao: Clima - sucesso de diversos estados de tempo semelhantes num dado local e perodo (geralmente 30 anos). Por Ex: Para se conhecer o clima tpico de Lisboa, comparam-se as temperaturas mdias obtidas todos os meses ao longo de trinta anos. Esses trinta anos abrangem anos mais quentes e anos mais frios, sendo o grfico que se segue uma mdia de todas essas situaes:

http://www.geografia7.co m/clima-e-tempo.html

Calcular temperaturas mdias e amplitudes trmicas


Para estudarmos os climas necessitamos de saber fazer alguns clculos. CALCULAR A TEMPERATURA MDIA Como no clculo de qualquer mdia, temos de somar todos os valores que temos e dividi-los pelo nmero de ocorrncias. Com o exemplo que se segue torna-se mais fcil compreender: 1. No dia 29/12/2009 registaram-se as seguintes temperaturas em Lisboa: 2. Para calcularmos a temperatura mdia daquele dia, temos que somar todos os valores e dividi-los pelo nmero de observaes (6, neste caso).

Podem tambm ser calculadas temperaturas mdias mensais e anuais, procedendo da mesma forma.

CALCULAR A AMPLITUDE TRMICA A amplitude trmica a diferena entre a temperatura mxima e a temperatura mnima registadas num perodo de tempo. Pegando no mesmo exemplo: 1. No dia 29/12/2009 registaram-se as seguintes temperaturas em Lisboa: 2. Para calcularmos a amplitude trmica daquele dia, temos que encontrar a diferena entre a temperatura mxima e a mnima:

Podem tambm ser calculadas amplitudes trmicas mensais e anuais, procedendo da mesma forma.

Que factores influenciam a temperatura?


So diversos os factores que tm influncia na distribuio da temperatura na Terra.

1. MOVIMENTOS DA TERRA 1.1. MOVIMENTO DE ROTAO - Movimento que a Terra executa em torno do seu eixo (24 horas) - Origina a sucesso entre dias e noites CONSEQUNCIAS: -- Maior arrefecimento antes do sol "nascer" -- Maior aquecimento algumas horas aps o meio-dia solar

1.2. MOVIMENTO DE TRANSLAO - Movimento que a Terra executa em torno do sol (365 dias) CONSEQUNCIA -- Origina a sucesso das estaes do ano e a durao dos dias e noites -- Equincios -- Solstcios Mais pormenorizadamente :

Para compreenderes melhor cada um dos movimentos, v o seguinte vdeo:

http://www.youtube.com/watch?v=UozLt6myifs&feature=player_embedded

Que factores influenciam a temperatura?


2.LATITUDE Os raios solares incidem mais perpendicularmente na zona do Equador, tornando-se mais oblquos medida que caminhamos para os plos. Quando os raios incidem na vertical, atravessam uma camada menor de atmosfera, atingindo mais rapidamente a superfcie terrestre (situao B). H tambm que ter ateno que na situao B o raio tem uma Quando os raios superfcie receptora menor (que concentra o calor), enquanto incidem mais que na situao A se verifica o inverso (a energia no est to obliquamente, concentrada, no aquecendo tanto a superfcie). atravessam uma camada mais espessa da atmosfera, perdendo-se alguma energia (situao A).

Que factores influenciam a temperatura?


3.ALTITUDE Na camada superficial da atmosfera, a troposfera, existe uma maior quantidade de gases que retm o calor. Assim, medida que subimos em altitude, o ar torna-se mais rarefeito, retendo menos calor.

4.CONTINENTALIDADE Os continentes e os oceanos exercem diferentes influncias na distribuio das temperaturas. O ar aquece e arrefece mais rapidamente do que a gua, por isso, se pensarmos, por exemplo, em Portugal: No Vero: - o continente est mais quente e o oceano mais frio. No Inverno: - o continente est mais frio e o oceano mais quente. Desta forma, as reas prximas do litoral tm amplitudes trmicas menores, isto , no aquecem muito no Vero e no arrefecem muito no Inverno, so regies mais amenas. As reas do interior sofrem a continentalidade, ao terem valores mais extremos de calor e frio, j que o mar no exerce a sua influncia sobre elas. Exemplo (mapa direita): em Portugal, no Inverno, as temperaturas mnimas so geralmente mais elevadas no litoral, devido proximidade do mar, que est mais quente do que o ar. No interior, onde a influncia do mar no chega, as temperaturas so mais baixas.

A Presso Atmosfrica
A presso atmosfrica a fora que o ar exerce sobre a superfcie terrestre. - Mede-se em milibares (mb) com o auxlio de um barmetro. Valor mdio = 1013 mb - Representa-se por isbaras (linhas que unem pontos de igual presso). Altas e Baixas Presses (esquema em altitude) - Nas altas presses o ar est a descer da atmosfera e a fazer presso na superfcie da Terra.

- O ar vai deslocar-se para uma rea onde no haja tanta presso, dando origem ao vento. - Nessas reas de baixa presso o ar vai subir, arrefecer e vo formarse nuvens, podendo haver precipitao.

Altas e Baixas Presses (esquema na superfcie, visto de cima)

Na superfcie, o ar circula no sentido dos ponteiros do relgio nos Anticiclones (altas presses). Dirige-se para reas de baixa presso, onde circula em sentido inverso (HemisfrioNorte)

. EM RESUMO:

DEPRESSO 1 - Ar na superfcie: convergente (aproxima-se) no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. 2 - Ar em altitude: ascendente (sobe); arrefece; formam-se nuvens; chove. ANTICICLONE 3 - Ar em altitude: descendente (desce); aquece; no se formam nuvens. 4 - Ar na superfcie: divergente (afasta-se) no sentido dos ponteiros do relgio.

Distribuio habitual dos centros de presso

A Humidade e os Tipos de Chuva


A humidade a quantidade de vapor de gua que o ar contm. Este vapor de gua resulta da evaporao dos oceanos e da evapotranspirao dos seres vivos. A quantidade mxima de vapor de gua que o ar pode conter varia com a temperatura: quanto maior a temperatura, maior capacidade de conter vapor de gua.

a)Orogrficas: As massas de ar hmido encontram uma barreira formada pelo relevo (montanha) e as nuvens so obrigadas a subir, agrupando-se e condensando, ocorrendo a precipitao. - Mais frequentes no Norte de Portugal (mais montanhoso)

b)Convectivas: Ocorrem em regies com temperaturas elevadas, onde h muita evaporao. O vapor de gua sobe e arrefece com a altitude, formando grandes nuvens verticais que do origem a muita precipitao. - Mais frequentes no interior de Portugal, no Vero.

c) Frontais: As chuvas frontais ocorrem a partir do choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente. O ar quente sobe, por ser mais leve, para cima do ar frio, ao subir arrefece e condensa-se, originando as chuvas.

Climas Quentes
Os climas quentes situam-se, como o nome indica, na zona quente (entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio).

1. Clima Equatorial

UMA ESTAO QUENTE E HMIDA: - Temperatura: elevada todo o ano. - Precipitao: elevada todo o ano. - Amplitude trmica: muito reduzida. - Meses secos: nenhum. LOCALIZAO: Regies junto ao equador. VEGETAO: Floresta equatorial floresta muito densa, com grande variedade de espcies vegetais.

Floresta equatorial

2. Clima Tropical Hmido

DUAS ESTAES, UMA QUENTE E HMIDA (longa) E OUTRA QUENTE E SECA (curta) - Temperatura: elevada todo o ano. - Precipitao: elevada na maior parte do ano. - Amplitude trmica: muito reduzida. - Meses secos: poucos (3 no exemplo). LOCALIZAO: Regies volta do equador. VEGETAO: Floresta tropical: floresta menos densa do que a equatorial.
Floresta tropical

3. Clima Tropical Seco

DUAS ESTAES, UMA QUENTE E SECA (longa) E UMA QUENTE E HMIDA (curta) - Temperatura: elevada ao longo do ano - Precipitao: elevada apenas numa parte do ano, baixa na maior parte. - Amplitude trmica: reduzida. - Meses secos: mais de 6. LOCALIZAO: - Regies em redor dos desertos quentes. VEGETAO: - Savana: vegetao herbcea com algumas rvores dispersas.
Savana

4. Clima Desrtico Quente

UMA ESTAO QUENTE E SECA: - Temperatura: elevada ao longo do ano. - Precipitao: muito reduzida ao longo de todo o ano. - Amplitude trmica: mdia/elevada - Meses secos: todos. LOCALIZAO: Desertos quentes, junto aos trpicos de Cncer e de Capricrnio. VEGETAO: Desrtica, quase inexistente (apenas alguns cactos e outras plantas de razes profundas).

Climas Temperados
Os climas temperados situam-se, como o nome indica, na zona temperada (entre os trpicos e os crculos polares).

5. Clima Temperado Mediterrnico

4 ESTAES; PRINCIPAIS - UMA FRIA E HMIDA, OUTRA QUENTE E SECA - Temperatura: alta numa parte do ano, baixa noutra. - Precipitao: elevada numa parte do ano, baixa noutra. - Amplitude trmica: moderada - Meses secos: cinco. LOCALIZAO: Junto ao Mar Mediterrnico (entre outras) VEGETAO: Mediterrnica - espcies adaptadas secura do Vero (poucas rvores, maioria da vegetao herbcea).

6. Clima Temperado Martimo

4 ESTAES; PRINCIPAIS - UMA FRIA E HMIDA, OUTRA FRESCA E HMIDA - Temperatura: baixa numa parte do ano, um pouco mais quente noutra. - Precipitao: elevada/moderada todo o ano. - Amplitude trmica: baixa - Meses secos: nenhum. LOCALIZAO: Junto aos Oceanos (Europa Ocidental, Oeste dos EUA, etc) VEGETAO: Floresta caduciflia - rvores de folha caduca.

7. Clima Temperado Continental

ESTAES; PRINCIPAIS - UMA FRIA E POUCO HMIDA, UMA MAIS QUENTE E HMIDA - Temperatura: muito baixa numa parte do ano, mais alta noutra. - Precipitao: moderada, concentrada no perodo quente. - Amplitude trmica: elevada. - Meses secos: nenhum. LOCALIZAO: Interior/Leste de alguns continentes (Amrica do Norte, Europa, sia) VEGETAO: Pradaria - vegetao herbcea; Floresta mista (folha caduca e perene)

Climas Frios
Os climas frios situam-se, como o nome indica, na zona fria (nas latitudes acima dos Crculos Polares).

8. Clima Subpolar

2 ESTAES; UMA MUITO FRIA E SECA, OUTRA FRIA E HMIDA - Temperatura: muito baixa numa parte do ano, baixa noutra. - Precipitao: baixa, moderada na poca quente. - Amplitude trmica: elevada. - Meses secos: nenhum. LOCALIZAO: reas junto ao Crculo Polar rctico VEGETAO: Taiga - floresta de conferas (rvores de folha persistente e pontiaguda)

9. Clima Polar

2 ESTAES; UMA MUITO FRIA E SECA, OUTRA FRIA E SECA - Temperatura: baixa numa parte do ano, muito baixa noutra. - Precipitao: escassa. - Amplitude trmica: elevada. - Meses secos: nenhum. LOCALIZAO: Junto aos Plos Norte e Sul. VEGETAO: Tundra - vegetao rasteira resistente ao frio (musgos, ervas baixas...)

10. Clima de Altitude/Montanha

Localiza os climas do mundo no respectivo jogo! - Temperatura: muito baixa numa parte do ano, mais alta noutra. - Precipitao: elevada todo o ano. - Amplitude trmica: moderada.

- Meses secos: nenhum. LOCALIZAO: reas montanhosas VEGETAO: Diferente consoante a altitude est disposta por "andares", consoante as condies de temperatura e humidade.

A altitude e as formas de relevo


Para alm da latitude e da longitude, a altitude outra das coordenadas geogrficas. Altitude - a distncia entre o nvel mdio das guas do mar e um determinado local (medido na vertical, em metros). A altitude pode ser positiva (ponto A da imagem) ou negativa (pontos B e C). Outras designaes: Ponto B - depresso Ponto C - profundidade Principais Formas de Relevo

1. MONTANHAS - Formas de relevo elevadas, por vezes com grandes declives (inclinaes). - Formam-se atravs de movimentos tectnicos convergentes: subduco (placa ocanica contra placa continental) e coliso (placa continental contra placa continental).

2.

PLANALTOS

- Formas de relevo planas existentes a altitudes superiores a 200m. - Resultam, geralmente, da eroso de antigas montanhas.

3. VALES - Espaos de menor altitude entre duas montanhas, muitas vezes atravessados por um rio. - So geralmente depresses estreitas e alongadas e surgem devido ao escoamento das guas das chuvas ou de glaciares.

4. PLANCIES - Formas de relevo planas existentes a altitudes inferiores a 200m. - Resultam da eroso de antigos relevos ou da acumulao de sedimentos.

O relevo no mundo
Est representado abaixo o relevo do mundo, atravs de um mapa hipsomtrico. Algumas coordilheira s importantes : 1Montanhas Rochosas 2 - Andes 3 - Alpes 4 - Montes Atlas 5Himalaias 6 - Grande Coordilheira Divisria Mais elevada: Himalaias Mais extensa: Andes

O relevo na Europa A - Pirenus B - Alpes C - Apeninos D - Alpes Dinricos E - Crpatos F - Balcs G - Cucaso H - Montes Urais I - Montes Escandinavos

O relevo em Portugal
Como se pode ver nos mapas abaixo, Portugal apresenta vrios contrastes ao nvel das formas de relevo, destacando-se as diferenas entre o Norte e o Sul.

A Norte do Rio Tejo h uma predominncia de reas montanhosas e planaltos. O ponto mais alto do continente a Serra da Estrela, com 1993 metros de altitude. Pelo contrrio, a Sul encontramos vastas plancies (Lezria Ribatejana e Alentejo) e pequenas elevaes (Arrbida, Monchique, ...). Quanto s regies autnomas, destaca-se o Pico (Aores), com 2351 metros de altitude, sendo a maior elevao portuguesa. A ilha da Madeira , tambm, bastante acidentada, como se pode ver no mapa.

Mapa Hipsomtrico da Ilha do Pico, Aores.

Mapa hipsomtrico da ilha da Madeira.

Os Rios
Um rio um curso natural de gua que nasce numa rea montanhosa e desagua no mar, num lago ou noutro rio (afluente). Alguns conceitos simples:

- Nascente - local onde nasce o - Caudal - quantidade de gua que passa por uma rio; determinada seco do rio. - Foz - local onde desagua o rio; - Leito - local onde corre o rio; Existem trs tipos de leito, conforme o caudal que o rio apresenta:

1. Leito de Estiagem: Leito onde corre o rio nos perodos mais secos do ano;

2. Leito Normal: Leito onde corre o rio normalmente;

3. Leito de Cheia: Leito onde corre o rio nos perodos mais chuvosos do ano.

Tambm podemos distinguir bacia hidrogrfica de rede hidrogrfica. A bacia hidrogrfica o territrio drenado por um rio principal e os seus afluentes. A rede hidrogrfica o conjunto de todos os rios que esto ligados entre si.

Na figura acima so visveis duas bacias hidrogrficas divididas por uma montanha (interflvio).

PERCURSO DE UM RIO

Curso Superior: - Troo inicial do rio com grandes declives. - Vales em forme de V. - Grande velocidade da gua. - Fase da eroso: desgaste dos materiais.

Curso Intermdio: - Troo intermdio do rio com menores declives. - Vales em forma de V aberto. - Velocidade da gua comea a diminuir. - Fase da eroso: transporte.

Curso Inferior: - Troo final do rio, praticamente plano. - Vales largos e pouco fundos. - Baixa velocidade do escoamento da gua. - Fase da eroso: acumulao.

Os Maiores Rios do Mundo


No mapa que se segue esto representadas as principais bacias hidrogrficas do mundo:

A maior bacia hidrogrfica do mundo a do Rio Amazonas (Amrica do Sul), com mais de 7 milhes de quilmetros quadrados. A segunda maior bacia a do Rio Congo (frica), seguida pela do Rio Mississippi, na Amrica do Norte. O rio mais comprido do mundo o Nilo, situado na frica Oriental, tendo 6650 km de extenso. Nasce junto ao Lago Vitria, na zona equatorial, e vai desaguar no Egipto, no Mar Mediterrneo.

O segundo lugar pertence ao Amazonas, situado na Amrica do Sul, com 6400 km de extenso. Contudo, alguns estudos recentes referem que este rio mais extenso do que o Nilo, alcanando 6800 km, pelo que este ranking pode ser objecto de diferentes interpretaes. O Amazonas nasce na coordilheira dos Andes e desagua no Brasil, no Oceano Atlntico. Para alm de ser um dos mais extensos, tambm o rio mais caudaloso do mundo, devido grande quantidade de afluentes e ao clima chuvoso.

O terceiro rio mais extenso do mundo o Yangts (ou Iansequio), situado na sia, com 6300 km. Nasce no Tibete (China) e desagua perto de Xangai, no Mar da China Oriental (Oceano Pacfico). neste rio que foi construda a maior barragem do mundo, a barragem das Trs Gargantas, com 101m de altura e 115m de extenso.

Os rios em Portugal
Em Portugal, a maior parte dos rios corre de Este para Oeste, como podemos ver pelo mapa que se segue, que representa as bacias hidrogrficas do territrio continental. RIOS INTERNACIONAIS O Rio Tejo o mais extenso da Pennsula Ibrica, com aproximadamente 1000 km de extenso, nascendo na Serra de Albarracin (Espanha) e desaguando em Lisboa. Em Portugal, detm a maior bacia hidrogrfica. O Rio Douro nasce na Serra de Urbion (Espanha) e desagua no Porto, tendo a segunda maior bacia hidrogrfica de Portugal. O Rio Guadiana o terceiro maior rio a correr em Portugal, nascendo em Ciudad Real (Espanha) e desaguando junto a Vila Real de Sto. Antnio. no seu troo que se localiza a maior barragem do pas, o Alqueva:

Fonte: Atlas de Portugal, IGP.

RIOS NACIONAIS O Rio Mondego o maior rio 100% portugus. Nasce na Serra da Estrela e desagua na Figueira da Foz, passando por Coimbra. Tem 234 km de extenso. O Rio Sado, ao contrrio da grande maioria dos rios portugueses, escoa no sentido Sul-Norte (SE-NW, para sermos mais exactos), nascendo na Serra da Vigia e desaguando em Setbal. Destacam-se ainda os rios Minho, Lima, Cvado, Ave, Mira...

Fonte: Atlas de Portugal, IGP.

O SNIRH, do Instituto da gua, detm muita informao til sobre os rios portugueses. Consulta aqui.

O Litoral - Tipos de Costa


O litoral muito importante em termos econmicos e tursticos, mas tambm se pode revelar frgil e em constante mudana. Litoral: rea continental prxima dos oceanos e dos mares. TIPOS DE COSTA

Costa baixa: a linha de costa insere-se num relevo com baixa altitude, geralmente plano (praia).

Costa alta: a linha de costa insere-se num relevo alto. Apresenta uma vertente inclinada directamente para o mar (arriba). Est associada a locais com rochas relativamente duras e por isso de difcil eroso.

A costa pode apresentar vrias formas:

Na pgina seguinte vamos falar da evoluo das arribas.

Fonte: Fazer Geografia 7 , Porto Editora

O Litoral - Evoluo das Arribas


Arriba: Forma litoral de grande altitude, com vertentes abruptas voltadas para o mar.

EVOLUO DE UMA ARRIBA

As ondas rebentam contra a arriba e escavam a sua base. A plataforma superior vai ficando com cada vez menos suporte.

Com o desgaste, a parte superior da arriba cai. Os blocos ficam agora na base, formando a plataforma de abraso.

O mar vai agora desgastar a plataforma de abraso. Depois, o processo reiniciase. O mar volta a escavar a base da arriba.

Das könnte Ihnen auch gefallen