Sie sind auf Seite 1von 9

CURSO EFA _________________________ 2012 / 2013

Formando: __________________________________________________ Data: _____ / _____ / ______ REA/Assunto: __________________ Formador / Mediador: _______________________

Avaliao

Formando

Formador

FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO MDULO 0773 - REDE LOCAL INSTALAO

COMPONENTES BSICOS DE UMA REDE


Servidor; Cliente ou estao de trabalho; Recursos - o que pode ser oferecido e utilizado pelos clientes da rede impressoras, acesso Internet; Protocolo - utilizao da mesma linguagem; Meio fsico de transmisso; Placa de rede; Hardware de rede - uso de perifricos para efetuar ou melhorar a comunicao de rede - hubs, switchs e routers.

PLACA DE REDE
Para aceder a uma rede, um computador necessita de ter algum adaptador de rede como por exemplo uma placa, ou NIC (Network Interface Card) o tipo de adaptador mais comum. A escolha depende do tipo de computador e da ligao pretendida (redes cabladas e sem fios), Cada adaptador possui um endereo fsico nico (MAC address - Media Access Control address), como uma matrcula de um veculo que, na maioria dos casos, j vem com ela de fbrica para garantir a sua unicidade. Assim, para que um computador comunique com outro, tem de conhecer o seu endereo. A forma como o consegue saber que depende da arquitetura de rede. Trabalha ao nvel fsico camada 1 do modelo OSI.

Formadora: Vitria Fernandes

ATIVIDADE - Insira algumas imagens de adaptadores para redes sem fios e para redes com fios identificando-as.

Uma placa para redes cabladas e outra para redes sem fios

Formadora: Vitria Fernandes

HARDWARE DE REDE HUB


O hub um equipamento que est a tornar-se obsoleto e que tem vindo a ser substitudo pelo switch. Fisicamente muito parecido a alguns switchs. Este concentrador torna-se lento, pois divide a largura de banda pelo nmero de ligaes ativas.

Ou seja, se uma rede local estiver equipada a trabalhar a 100 Mbps e se tivermos 10 computadores ligados a um hub, cada um ter uma velocidade de comunicao de apenas 10 Mbps. A comunicao tambm se torna lenta porque o hub comunica s em modo half- duplex.

ATIVIDADE - Explicar em que consiste as transmisses de dados simplex, half-duplex e full-duplex. Transmisses simplex Apenas um computador pode emitir para o outro. Transmisses half-duplex Qualquer computador pode enviar para o outro, mas as transmisses so alternadamente num sentido e noutro Transmisses full-duplex As transmisses em ambos os sentidos so possveis em simultneo.

- Explicar os conceitos de unicast, multicast e broadcast. Unicast a transmisso feita por um emissor e destinada apenas a um recetor na rede; vivel graas ao facto de cada posto da rede ter um endereo nico. Multicast a transmisso feita de um para vrios (no necessariamente todos) recetores na rede.

Formadora: Vitria Fernandes

Broadcast a transmisso feita de um para todos. Pode ser feita propositadamente ou por necessidade de funcionamento da prpria rede.

SWITCH
Um switch um equipamento de rede que trabalha na camada 2 do modelo OSI e que tem vindo a substituir o hub ao longo do tempo na topologia estrela. Ao contrrio do hub, o switch utiliza a toda a largura de banda da rede local para comunicar com todos os equipamentos ligados entre si.

Se uma rede local estiver projetada para comunicar a 1 Gbps, todos os equipamentos ligados ao switch vo comunicar a essa velocidade. Para tal devero estar equipados com placas de rede Gigabit Ethernet. Caso contrrio, o switch deteta a velocidade de comunicao, 10 Mbps ou 100 Mbps, ou seja, inferior a 1 Gbps, e estabelecer a comunicao entre esses equipamentos velocidade mxima a que consigam comunicar. O switch, ao contrrio do hub, permite o envio e receo de informao nos dois sentidos.

Comparao entre o funcionamento de um hub e o de um switch. Os switchs quando recebem um pacote por uma das suas portas destinado a um computador, apenas o reencaminha para a porta onde est ligado o destinatrio, evitando assim sobrecargas desnecessrias. Como permitem transmisses full-duplex evitam as colises.

ROUTER Em redes cujos dados circulam em pacotes (packets), os routers so dispositivos de encaminhamento desses dados. Quando passa por eles um pacote destinado a determinado
Formadora: Vitria Fernandes 4

receptor, eles encaminham-nos na direo certa. So especialmente utilizados na ligao de LANs Internet. GATEWAY Dispositivo com a misso de interprete, hierarquicamente superior ao router. Os seus princpios de funcionamento so: Reenvio e receo de pacotes entre arquiteturas de rede diferentes; Opera ao nvel da ltima camada camada sete do modelo OSI;. Custos mais elevado que o router; Uma gateway , em sentido prtico, um router com uma configurao especfica.

ATIVIDADE - Explicar a noo de largura de banda; Expressa em Hertz, e numa definio simplificada, a largura de banda de um canal a diferena entre a maior frequncia e a menor frequncia que o canal suporta A noo fcil de entender se pensar, por exemplo, no ouvido humano. H uma frequncia de sons abaixo da qual no conseguimos ouvir e h outra acima da qual tambm no. A diferena entre as duas a largura de banda do ouvido humano. - Explicar a noo de banda base e banda alargada; Baseband ou banda base - Tipo de transmisso digital em que pelo meio de transmisso usado por exemplo, um cabo - segue apenas um sinal de cada vez. Broadband ou banda alargada - Tipo de transmisso em que pelo meio de transmisso usado seguem diferentes sinais em simultneo por exemplo, voz, dados e vdeo muitas vezes atravs de uma tcnica denominada multiplexao.

- Definir o conceito de taxa de transmisso ou capacidade de um canal. A taxa de transmisso consiste no nmero de bits por segundo (bps) que podem ser transmitidos por um canal. Recebe tambm o nome de capacidade de um canal.

Formadora: Vitria Fernandes

MEIOS FSICOS DE TRANSMISSO Meio de transmisso todo o tipo de material sobre o qual correm os dados. ATIVIDADE Complete o quadro sobre um resumo comparativo dos meios de transmisso. Caratersticas Custo Distncia Largura de banda Instalao Utilizao Fichas Topologia Cabos UTP / STP Baixo 100 m 10Mps-1Gps Fcil Redes RJ 45 STAR Cabos coaxiais Mdio 185-500 m 10 Mbps Fcil TV e Redes BNC BUS Cabos ticos Elevado 2-3 Km Sem limite Difcil Telecomunicaes e redes SC e TC STAR Ondas de rdio Baixo 10-300 m 11-300 Mbps Fcil Estaes de rdio e redes (no se aplica) (no se aplica)

Explore o programa Packet Tracer - SIMULADOR DE REDES - e indique quais os tipos de conexo disponveis. Alguns tipos de conexes disponveis: cabo direto, cabo cruzado; fibra tica; serial DCE; serial DTE; coaxial.

COMUNICAES DE REDE
A implementao de estrutura fsica da rede TOLOPOGIAS DE REDE no suficiente para que as mquinas consigam comunicar entre si. Para que isso acontea tm que utilizar a mesma linguagem, o mesmo protocolo de comunicaes.

Formadora: Vitria Fernandes

1. MODELO OSI A organizao internacional para a estandardizao ISO Internacional Organization of Standartization introduziu o modelo OSI Open System Interconnection que estabelece normas comuns para todos os tipos de redes para que a sua interligao seja possvel. 1.1. CAMADAS No podemos considerar o modelo OSI como um protocolo, mas apenas uma teoria baseada no conceito de transmisso de dados segundo um conceito de camadas, em que uma, aps cumprida com xito responsvel pela entrega dos dados camada seguinte.

ATIVIDADE Descreva as 7 camadas do modelo OSI

Camadas inferiores:
1. Fsica Responsabilidade: Codificao e sinalizao; transmisso fsica dos dados; especificaes de hardware; topologia e desenho. Protocolos: a camada fsica dos protocolos e tecnologias que pertencem segunda camada.

Formadora: Vitria Fernandes

2. Ligao de dados Responsabilidade: Controlo lgico das ligaes; controlo de acesso ao meio fsico; gerao das frames; endereamento; deteo e manipulao de erros; definio das necessidades da camada fsica. Protocolos: IEEE 802.2 LLC, Ethernet Family; Token Ring; FDDI e CDDI; IEEE 802.11 (WLAN, WiFi); HomePNA; HomeRF; ATM; SLIP e PPP.

3. Rede Responsabilidade: endereamento lgico; routing; encapsulamento dos datagramas; fragmentao e reconstruo; tratamento e diagnstico de erros. Protocolos: IP; IPv6; IP NAT; IPsec; Mobile IP; ICMP; IPX; DLC; PLP; protocolos de routing como o RIP e o BGP.

4. Transporte Responsabilidade: endereamento ao nvel dos processos; multiplexao/desmultiplexao; ligaes; segmentao e reconstruo; controlo de fluxo. Protocolos: TCP e UDP; SPX; NetBEUI/NBF.

Camadas superiores:
5. Sesso Responsabilidade: estabelecimento, gesto e terminao de sesses. Protocolos: NetBIOS, Sockets, RPC.

6. Apresentao Responsabilidade: Traduo de dados; compresso e encriptao. Protocolos: SSL; Shells e redireccionadores; MIME

7. Aplicao Responsabilidade: Servios das aplicaes dos utilizadores. Protocolos: DNS; NFS; BOOTP; DHCP; SNMP; RMON; FTP; TFTP; SMTP; POP3; IMAP; NNTP; HTTP; Telnet.
Formadora: Vitria Fernandes 8

Todo e qualquer componente de uma rede - quer de hardware, quer de software pertence necessariamente a uma destas camadas.

Formadora: Vitria Fernandes

Das könnte Ihnen auch gefallen