Sie sind auf Seite 1von 95

Manual do Usurio Nokia Lumia 800

Edio 3.0

Contedo Chamar seu correio de voz Desviar chamadas para o correio de voz ou outro nmero de telefone Fazer uma conferncia telefnica Silenciar uma chamada recebida Usar a voz para chamar um contato 31 32 32 33 34

Contedo
Segurana 4

Introduo 6 Teclas e componentes 6 Teclas Voltar, Iniciar e Buscar 7 Inserir o carto SIM 8 Carregar o telefone 10 Localizaes da antena 12 Ligar ou desligar o telefone 13 Criar sua Windows Live ID 13 Windows Live ID 14 Conta Nokia 15 Copiar contatos do telefone antigo 15 Bloquear ou desbloquear as teclas e a tela 16 Fone de ouvido 17 Alterar o volume 17 Cdigos de acesso 17 Configurar o telefone para sincronizar com o computador 18 Recursos bsicos Sobre a tela inicial e o menu de aplicativos Aes da tela sensvel ao toque Usar o telefone quando ele estiver bloqueado Alternar entre aplicativos abertos Personalizar o telefone Escrever texto Buscar no telefone e na web Controlar o telefone com a voz Indicadores na barra de status Usar o telefone no modo avio Aumentar a vida til da bateria Chamadas Chamar um contato Chamar o ltimo nmero discado 19 19 19 22 23 23 25 28 29 29 30 30 31 31 31

Contatos e servios de redes sociais 34 Contatos 34 Redes sociais 38 Internet Conexes de internet Internet Mensagens e e-mail Mensagens E-mail Cmera Sobre a cmera Tirar uma foto Tirar uma foto a curta distncia Tirar uma foto no escuro Tirar uma foto de um objeto em movimento Dicas para a cmera Gravar um vdeo Salvar as informaes de localizao nas fotos e nos vdeos Enviar uma foto ou um vdeo Compartilhar fotos e vdeos Suas fotos Sobre o hub Fotos Ver fotos Marcar uma foto como favorita Carregar fotos e vdeos na web Alterar a tela de fundo do hub Fotos Criar um lbum Copiar suas fotos entre o telefone e o PC 39 39 42 44 44 46 49 49 49 50 50 50 50 51 51 51 52 53 53 53 54 55 55 55 56

Contedo Entretenimento Msicas e vdeos Marketplace Jogos Mapas e navegao Posicionamento e servios de localizao Nokia Mapas Nokia Dirigir Escritrio Relgio Calendrio Microsoft Office Mobile Usar a calculadora 56 56 58 61 62 62 63 67 71 71 72 73 78

Conectividade e gerenciamento do telefone 78 Bluetooth 78 Copiar uma foto ou outro contedo entre o telefone e o PC 79 Manter o software e os aplicativos do telefone atualizados 80 Fazer backup, sincronizao e restaurao do telefone 81 Liberar memria do telefone 82 Remover um aplicativo do telefone 82 Segurana 82 Suporte Informaes de segurana e do produto ndice 84 84 92

Segurana

Segurana
Leia estas diretrizes bsicas. A falta de ateno a essas regras pode oferecer perigo ou ser ilegal. Leia o Manual do Usurio, na ntegra, para obter mais informaes. DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITAS Desligue o dispositivo quando o uso de telefones celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia. Por exemplo, quando estiver a bordo de uma aeronave, em hospitais ou prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtos qumicos ou reas de detonao. Respeite todas as instrues em reas restritas. SEGURANA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGAR Respeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mos desocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao. INTERFERNCIA Dispositivos sem-fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetar a sua operao. SERVIO AUTORIZADO Somente tcnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto.

BATERIAS, CARREGADORES E OUTROS ACESSRIOS Utilize apenas baterias, carregadores e outros acessrios aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo. No conecte produtos incompatveis. MANTENHA O DISPOSITIVO SECO Este dispositivo no prova dgua. Mantenha-o seco.

PARTES DE VIDRO A tela do dispositivo feita de vidro. Esse vidro pode quebrar se o dispositivo cair em uma superfcie dura ou sofrer um impacto significativo. Se o vidro quebrar, no toque nas partes de vidro do dispositivo nem tente remover o vidro quebrado do dispositivo. Pare de usar o dispositivo at que o vidro seja substitudo pela equipe de manuteno qualificada.

Segurana

PROTEJA SUA AUDIO Para evitar danos audio, no se exponha a nveis de volume muito altos por perodos prolongados. Tenha cuidado ao segurar o dispositivo prximo ao ouvido quando o alto-falante estiver em uso.

Introduo

Introduo
Teclas e componentes

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Conector para fones de ouvido e alto-falantes (3,5 mm) Conector micro-USB. Usado tambm para carregar a bateria. Compartimento do carto micro-SIM Tecla Volume Boto Liga/Desliga/Tecla de bloqueio Tecla Cmera Tecla Voltar Tecla Iniciar Tecla Buscar

Introduo

10 11 12 13

Flash da cmera Lente da cmera Microfone Alto-falante

Se houver uma pelcula protetora na lente da cmera, remova-a. Teclas Voltar, Iniciar e Buscar As teclas Voltar, Iniciar e Buscar ajudam a navegar pelo telefone. Tecla Voltar Voltar tela anterior Pressione . Seu telefone armazena todos os aplicativos e sites que voc visitou desde a ltima vez em que sua tela foi bloqueada. Alternar entre os aplicativos abertos Mantenha pressionada , deslize at a esquerda ou at a direita e selecione o aplicativo desejado. Tecla Iniciar .

Ir para a tela iniciar Pressione . Controle seu telefone com sua voz e diga um comando de voz. Mantenha pressionada Esse recurso talvez no esteja disponvel em todos os idiomas.

Introduo

Tecla Buscar Buscar na Web Pressione . Inserir o carto SIM Importante: Este dispositivo projetado para uso somente com um carto mini-UICC SIM, tambm conhecido como carto micro-SIM. O carto micro-SIM menor do que um carto SIM padro. O uso de cartes SIM incompatveis pode danificar o carto ou o dispositivo, bem como corromper os dados armazenados no carto. No cole nenhum adesivo no carto. 1 Voc deve abrir a tampa do conector micro-USB primeiro. Pressione a extremidade esquerda da tampa e puxe-a do telefone com cuidado.

Para destravar o compartimento do carto, deslize o compartimento para a esquerda. Puxe o compartimento para fora com cuidado.

Introduo

Certifique-se de que a rea de contato esteja voltada para cima e insira o carto no compartimento.

Insira o compartimento do carto novamente no telefone e pressione-o e deslize-o para a direita.

Feche a tampa do conector micro-USB.

Remova o SIM 1 Desligue o telefone. 2 Abra a tampa do conector micro-USB. 3 Destrave o compartimento do carto e puxe-o com cuidado. 4 Puxe o carto para fora do compartimento. Se, posteriormente, voc mudar de operadora, para obter instrues, v para www.nokia.com/support.

10

Introduo

Carregar o telefone Sobre a bateria Seu telefone tem uma bateria interna, recarregvel e no removvel. Utilize apenas carregadores aprovados da Nokia designados para este telefone. Voc tambm pode usar um cabo de dados USB compatvel para carregar o telefone (incluso). possvel configurar o telefone para economizar energia automaticamente quando > e economia de bateria > o nvel da carga da bateria estiver baixo. Selecione Sempre ativar a Economia de Bateria quando a bateria estiver fraca. No modo de economia da bateria, talvez no seja possvel alterar as configuraes de todos os aplicativos. No tente remover a bateria do dispositivo. Leve o dispositivo assistncia tcnica mais prxima para substituir a bateria. Os pontos de revenda autorizados tambm podem oferecer um servio de substituio da bateria. Importante: Apenas profissionais qualificados ou uma empresa de servio autorizado pode substituir a bateria. A substituio no autorizada da bateria pode invalidar a garantia. Carregar a bateria Sua bateria foi parcialmente carregada na fbrica, mas voc precisa recarreg-la antes de ligar o telefone pela primeira vez. No necessrio carregar a bateria por um perodo de tempo especfico, e voc pode usar o telefone enquanto ele estiver sendo carregado. Se o telefone estiver desligado quando o carregamento for iniciado, ele ser ligado automaticamente. Certifique-se de usar um carregador USB compatvel para carregar o telefone. Se o telefone indicar que a carga est fraca, faa o seguinte: Carregar de tomada comum 1 Primeiro conecte o cabo USB com o carregador, conecte o carregador com a tomada e, em seguida, conecte a extremidade do cabo USB com o telefone.

Introduo

11

Quando a bateria estiver completamente carregada, desconecte o carregador do telefone e da tomada.

Para evitar que o conector do cabo USB se quebre, tome cuidado ao conectar ou desconectar o cabo do carregador.

Carregar de computador Voc poder usar o carregamento por USB quando no houver uma tomada disponvel. possvel transferir dados durante o carregamento do dispositivo. A eficincia do carregamento USB varia consideravelmente, podendo exigir mais tempo para que o carregamento se inicie e o dispositivo comece a funcionar.

12 1

Introduo Primeiro, conecte o cabo USB com o computador e, em seguida, com o telefone.

Quando a bateria estiver completamente carregada, primeiro desconecte o cabo USB do telefone e, em seguida, do computador.

Se a bateria estiver completamente descarregada, talvez demore alguns minutos para que o indicador de carga seja exibido ou para que qualquer chamada possa ser feita. Se a bateria no tiver sido utilizada por um perodo prolongado, para iniciar o carregamento, talvez seja necessrio conectar o carregador, desconect-lo e reconect-lo. Localizaes da antena Evite tocar na rea da antena enquanto a antena estiver em uso. O contato com as antenas afeta a qualidade da comunicao e pode reduzir a vida til da bateria devido ao nvel de consumo de energia superior durante a operao.

A rea da antena est destacada.

Introduo Ligar ou desligar o telefone Ligar o telefone Pressione e segure o boto Liga/Desliga at que o telefone vibre.

13

Desligar o telefone Pressione e segure o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para baixo. Criar sua Windows Live ID Seu telefone o orienta pelo processo de configurao inicial quando voc insere o carto SIM e liga o telefone pela primeira vez. Para acessar todos os servios do Windows Live, crie sua Windows Live ID.

14

Introduo

Para criar uma Windows Live ID, necessrio ter uma conexo com a internet. Para obter informaes sobre os possveis custos de dados, entre em contato com a sua operadora. Se voc no puder conectar-se com a internet, poder criar a conta posteriormente. Se voc j tiver uma Windows Live ID, entre com seu nome de usurio e sua senha existentes. Dica: Esqueceu sua senha? possvel solicitar que ela seja enviada a voc por e-mail ou SMS. Para criar um Windows Live ID mais tarde, v para www.live.com (em ingls). Para fazer uma chamada de emergncia durante a configurao inicial, selecione emergncia. Windows Live ID Com um Windows Live ID, voc pode acessar servios do Windows Live e Zune com um nico nome de usurio e senha no computador ou no telefone. Voc tambm pode usar o mesmo nome de usurio e senha para acessar os servios do Xbox Live no Xbox. Com o Windows Live ID, voc poder, por exemplo: Baixar contedo do Marketplace Fazer backup de contatos no Windows Live Carregar, armazenar e compartilhar fotos e documentos no SkyDrive Monitorar e bloquear o telefone perdido com o aplicativo Localizar meu telefone

Introduo

15

Obter suas conquistas em jogos no telefone e adicion-las quando voc jogar no telefone

Os servios disponveis podem variar. Para saber mais sobre o Windows Live ID e os servios do Windows Live, v para www.live.com (em ingls). Conta Nokia Com sua conta Nokia, voc pode acessar todos os servios Nokia com um nico nome de usurio e senha, tanto no telefone quanto no computador compatvel. Voc pode: baixar contedo dos servios Nokia; salvar os detalhes do modelo de seu telefone e das informaes de contato. Voc tambm pode adicionar os detalhes do carto de pagamento.

Para saber mais sobre a conta Nokia e os servios Nokia, v para www.nokia.com/ support. Para criar uma conta Nokia mais tarde, acesse account.nokia.com (em ingls). Copiar contatos do telefone antigo Tenha amigos e familiares nas pontas do dedos. Use o aplicativo Transferncia de contatos para copiar facilmente os contatos do telefone antigo. O telefone antigo precisa ter o recurso Bluetooth, e os contatos precisam estar armazenados na memria do telefone, e no no carto SIM. O aplicativo no funciona com todos os modelos de telefone.

16 1 2 3 4

Introduo No telefone antigo, ative o recurso Bluetooth. Na tela inicial do novo telefone, arraste para a esquerda at o menu Aplicativos e selecione Transferir contatos. Selecione continuar e ative o recurso Bluetooth. Selecione o telefone antigo na lista de aparelhos encontrados e siga as instrues mostradas nos dois telefones.

Se os contatos estiverem escritos em um idioma incompatvel com o novo telefone, as informaes do contato talvez no sejam mostradas corretamente. Se voc tiver feito backup dos contatos no Windows Live, tambm poder import-los para o telefone diretamente desse servio. Bloquear ou desbloquear as teclas e a tela Para evitar fazer chamadas acidentalmente quando o telefone estiver no bolso ou em uma bolsa, bloqueie as teclas e a tela do telefone. Bloquear as teclas e a tela Pressione o boto Liga/Desliga. Desbloquear as teclas e a tela Pressione o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para cima.

Definir o bloqueio automtico das teclas e da tela > e tela de bloqueio > Apagar tela em. Em seguida, selecione o Selecione perodo de tempo de espera antes que as teclas e a tela sejam bloqueadas automaticamente.

Introduo Fone de ouvido Voc pode conectar fones de ouvido compatveis com o telefone.

17

No conecte produtos que geram um sinal de sada, pois isso pode danificar o dispositivo. No conecte qualquer fonte de energia com o conector de udio. Se voc conectar um dispositivo externo ou fone de ouvido, exceto aqueles aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo, ao conector de udio, preste ateno especial aos nveis de volume. Alterar o volume Pressione as teclas de volume para cima ou para baixo. Essas teclas controlam todos os sons, inclusive o volume de alarmes e lembretes. O alto-falante integrado permite que voc fale e oua a uma curta distncia sem ter que segurar o telefone prximo ao ouvido. Ligar ou desligar o alto-falante durante uma chamada . Selecione Cdigos de acesso Cdigo PIN (4 a 8 dgitos) Ele protege o carto SIM contra o uso no autorizado ou necessrio para acessar alguns recursos. possvel configurar o telefone de modo que ele solicite o cdigo PIN quando for ligado. Se esse cdigo no for fornecido com o carto ou se voc o esquecer, entre em contato com a operadora. Se voc digitar o cdigo incorretamente trs vezes seguidas, precisar desbloquear o cdigo com o cdigo PUK.

18

Introduo Necessrio para desbloquear um cdigo PIN. Se esses cdigos no forem fornecidos com o SIM, entre em contato com a operadora. Esse nmero usado para identificar telefones vlidos na rede. Por exemplo, o nmero pode ser usado para bloquear telefones roubados. Talvez tambm seja necessrio fornecer o nmero ao ponto Nokia Care. Para ver seu nmero IMEI, disque *#06#.

Cdigo PUK (8 dgitos) nmero IMEI (15 dgitos)

Cdigo de Isso ajuda a proteger seu telefone contra o uso no travamento (cdigo autorizado. de segurana) possvel configurar o telefone de modo que ele solicite o (mn. 4 dgitos) cdigo de bloqueio definido por voc. Mantenha o cdigo em sigilo e em um lugar seguro, longe do telefone. Se voc esquecer o cdigo e seu telefone estiver bloqueado, seu telefone exigir um servio. Podero ser feitas cobranas adicionais e talvez todos os dados pessoais no telefone sejam excludos. Para obter mais informaes, entre em contato com um ponto Nokia Care ou com o revendedor do telefone. Configurar o telefone para sincronizar com o computador Com o aplicativo Zune para PC, voc pode sincronizar msicas, vdeos e fotos entre o telefone e um computador compatvel. Voc tambm pode fazer backup e atualizar o telefone com o software mais recente para melhorar o desempenho e obter novos recursos.

Recursos bsicos 1 Faa download e instale a verso mais recente do aplicativo Zune no PC de www.zune.net.

19

2 3 4

Dica: Se voc estiver usando um Apple Mac, faa download do Windows Phone 7 Connector para Mac na Mac App Store. Certifique-se de que o telefone no esteja bloqueado com um cdigo de segurana. Conecte o telefone com o computador usando um cabo USB compatvel e siga as instrues mostradas no computador. Para alterar as configuraes de sincronizao, no computador, selecione CONFIGURAES.

Se voc j usou outro aplicativo, como o Nokia Suite ou o Nokia Ovi Suite, para sincronizar arquivos entre o telefone e o computador, poder definir o Zune para sincronizar arquivos com as mesmas pastas usadas anteriormente e ter msicas e outros contedos facilmente sincronizados com o novo telefone.

Recursos bsicos
Sobre a tela inicial e o menu de aplicativos As duas visualizaes principais do seu telefone so: Tela inicial Toque nos ttulos para abrir seus aplicativos favoritos. Os blocos dinmicos mostram as chamadas perdidas e as mensagens recebidas, as notcias e a previso do tempo mais recentes, os status on-line de seus amigos e muito mais. Voc pode reorganizar os blocos e fixar contatos, aplicativos, feeds, caixas de correio e outros favoritos. Atualizaes de contatos fixados so exibidas no bloco, e voc pode cham-los diretamente da tela inicial. Menu de aplicativos Todos os seus aplicativos esto listados aqui, em ordem alfabtica. Tem muitos aplicativos? Para buscar um aplicativo, selecione . Dica: Para alternar entre tela inicial e o menu de aplicativos, selecione tambm pode apenas deslizar para a esquerda ou para a direita. Aes da tela sensvel ao toque Para usar o telefone, toque ou toque e segure a tela sensvel ao toque. Importante: Evite riscar a tela touch. Nunca use lpis, caneta comum nem qualquer outro objeto pontiagudo para escrever na tela touch. ou . Voc

20

Recursos bsicos

Abrir um aplicativo ou outro elemento da tela Toque no aplicativo ou elemento. Tocar e segurar para abrir um menu com mais opes Posicione o dedo sobre um item at que o menu seja aberto.

Exemplo: Para editar ou excluir um compromisso do calendrio, toque e segure o compromisso e selecione a opo apropriada. Tocar e segurar para arrastar um item Coloque o dedo no item por um ou dois segundos e deslize-o pela tela.

Deslizar Coloque um dedo na tela e deslize-o continuamente na direo desejada.

Recursos bsicos

21

Exemplo: Deslize para a esquerda ou para a direita entre a tela inicial e o menu de aplicativos ou entre diferentes visualizaes nos hubs. Para percorrer rapidamente uma lista grande ou um menu, deslize o dedo em um movimento rpido para cima ou para baixo na tela e levante-o. Para interromper o movimento, toque na tela.

Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos sobre um item, como um mapa, uma foto ou uma pgina da web, e deslize-os para perto ou para longe um do outro.

22

Recursos bsicos

Usar o telefone quando ele estiver bloqueado Voc poder usar determinados recursos do telefone quando ele estiver bloqueado, sem a necessidade de digitar um cdigo de segurana. Voc pode, por exemplo: Alterar o modo como seu telefone fornece notificaes sobre chamadas recebidas Atender ou recusar uma chamada recebida Pausar ou continuar a reproduo de msicas ou pular para outra msica

Para ativar o telefone, pressione o boto Liga/Desliga. Alterar o modo como as chamadas recebidas so notificadas Pressione a tecla de volume e selecione , ou . Pausar ou continuar uma msica ou pular para outra msica Utilize os controles do Music player exibidos na parte superior da tela. Voc tambm poder ver: A data e a hora Seu prximo evento do calendrio Chamadas no atendidas ou mensagens

Recursos bsicos

23

Alternar entre aplicativos abertos Voc pode ver quais aplicativos e tarefas esto abertos em segundo plano e alternar entre eles. Pressione e segure , deslize para a esquerda ou para a direita e selecione o aplicativo desejado.

Personalizar o telefone Personalizar a tela inicial Deseja ter apenas o contedo de que precisa na tela inicial? Mova ou remova blocos e fixe contatos, aplicativos e sites na tela inicial. Voc tambm pode fixar msicas, fotos, seus e-mails mais recentes, contatos favoritos e muito mais. Ao fixar um contato, as atualizaes de feed dele sero mostradas no bloco, e voc poder cham-lo diretamente da tela inicial. Fixar um contato 1 Selecione Contatos. 2 Selecione e segure o contato e selecione fixar na tela inicial. Fixar um aplicativo para ir para o menu de aplicativos. 1 Selecione 2 Selecione e segure o aplicativo e selecione fixar na tela inicial. Fixar um site V para um site da web e selecione > fixar na tela inicial.

Mover um bloco Mantenha selecionado o bloco, arraste-o e solte-o na nova localizao. Toque na tela.

24

Recursos bsicos

Remover um bloco da tela inicial Selecione e segure o bloco e selecione

Alterar o tema Voc pode alterar as cores de acordo com suas preferncias e seu humor. Selecione > e tema > Tela de fundo ou Cor de destaque.

Dica: Voc poder economizar energia da bateria se utilizar uma tela de fundo mais escura. Alterar as fotos da tela de fundo Deseja ver suas fotos favoritas com mais frequncia? possvel alterar a imagem da tela de fundo da tela de bloqueio, do hub Fotos ou do bloco dinmico. Alterar o papel de parede da tela de bloqueio > e tela de bloqueio > alterar papel de parede. 1 Selecione 2 Selecione uma foto, ajuste-a para obter o melhor encaixe possvel e selecione . Alterar a tela de fundo do hub Fotos e do bloco dinmico > escolher tela de fundo. 1 No hub Fotos, selecione 2 Selecione uma foto, ajuste-a para obter o melhor encaixe possvel e selecione . Dica: Se voc gosta de variar, selecione trocar fundo aleatoriamente e o telefone mudar as fotos aleatoriamente. Personalizar seu toque e outros sons Voc pode personalizar os sons do telefone. Selecione > e toques e sons.

Selecione o tipo de toque ou alerta que deseja alterar e selecione o som. Dica: Voc pode usar o aplicativo Zune para PC para criar toques a partir de suas msicas favoritas. Criar seu prprio toque Voc pode usar seus prprios arquivos de som como toques. 1 2 Conecte o telefone com o computador usando um cabo USB compatvel. No computador, abra o Zune.

Recursos bsicos 3 4 5 6 7

25

Selecione o arquivo de som que deseja usar como toque. O arquivo deve estar no formato MP3 ou WMA, ter uma durao inferior a 40 segundos e ter o tamanho inferior a 1 MB. Clique com o boto direito do mouse no arquivo e selecione Editar. Escreva ringtone no campo de gnero ou selecione-o na lista. Arraste e solte o novo toque para o telefone. No telefone, selecione > e toques e sons e selecione o toque.

Silenciar o telefone Ao ativar o modo silencioso, todos os toques e sons de alerta so silenciados. Use esse recurso quando voc estiver, por exemplo, no cinema ou em uma reunio. Pressione uma tecla de volume para ver a barra de status de volume e selecione tocar . O modo silencioso ser ativado. Se voc configurou o telefone para vibrar, o ser ativado em vez do modo silencioso. modo vibratrio Configurar o telefone para vibrar > e toques e sons e alterne Vibrar para Ativado Selecione .

Escrever texto Usar o teclado na tela Para abrir o teclado na tela, selecione uma caixa de texto. Voc poder usar o teclado na tela quando estiver segurando o telefone nos modos retrato ou paisagem.

1 2 3 4 5 6 7

Teclas de caracteres Tecla Shift Tecla de nmeros e smbolos Tecla de emoticons Tecla de espao Tecla de idioma. Mostrada quando mais de um idioma de escrita for usado. Tecla Enter

26

Recursos bsicos

Tecla Backspace

O layout do teclado pode variar nos diferentes aplicativos. Alternar entre caracteres maisculos e minsculos Selecione a tecla Shift. Para ativar o modo Caps lock, selecione a tecla duas vezes. Para retornar ao modo normal, selecione a tecla Shift novamente. Digitar um nmero ou um caractere especial Selecione a tecla de nmeros e smbolos. Algumas teclas de caracteres especiais podem trazer mais smbolos. Para ver mais smbolos relacionados, mantenha selecionado um smbolo ou caractere especial. Dica: Para digitar rapidamente um nmero ou um caractere especial utilizado com frequncia, coloque um dedo na tecla de nmeros e smbolos e deslize-o at o caractere; em seguida, levante-o. Dica: Para digitar rapidamente um ponto final e um espao ao chegar ao final de uma frase, selecione a tecla de espao duas vezes. Adicionar um acento a um caractere Mantenha selecionado o caractere e escolha o caractere acentuado. Excluir um caractere Selecione a tecla Backspace. Alternar entre os idiomas de escrita Selecione a tecla de idioma. Mover o cursor Toque e segure a tela prximo ao texto at que um cursor seja mostrado. Sem erguer o dedo, arraste o cursor para o local desejado. Para mover o cursor para a prxima linha ou caixa de texto, selecione a tecla Enter. A funo da tecla Enter pode variar nos diferentes aplicativos. Por exemplo, na caixa de endereo da web do navegador, ela funciona como o cone Ir.

Recursos bsicos

27

Usar as sugestes de palavras do teclado Seu telefone sugere palavras enquanto voc escreve para ajud-lo a escrever de maneira mais rpida e precisa. As sugestes de palavras no esto disponveis em todos os idiomas. Selecione 1 2 3 > e teclado > configuraes de digitao.

Selecione um teclado e Sugerir texto e realar palavras com ortografia incorreta. Em um campo de entrada de texto, comece a escrever uma palavra. O telefone oferece sugestes de possveis palavras conforme voc escreve. Quando a palavra correta for exibida, selecione-a. Para adicionar uma nova palavra ao dicionrio, escreva a palavra, selecione-a e, em seguida, selecione o sinal de mais (+) prximo palavra na barra de sugestes.

Desativar sugestes de palavra Selecione um teclado e desmarque a caixa de seleo Sugerir texto e realar palavras com ortografia incorreta. Remover todas as palavras manualmente adicionadas lista de sugestes Selecione redefinir sugestes. Adicionar mais idiomas de escrita possvel adicionar vrios idiomas de escrita para o teclado e alternar entre eles quando estiver escrevendo. > e teclado. Em seguida, selecione os idiomas nos quais deseja Selecione escrever. A tecla de idioma mostrada no teclado.

28

Recursos bsicos

Alternar entre os idiomas enquanto escreve Selecione a tecla de idioma. O layout do teclado e as sugestes de palavra mudam de acordo com o idioma selecionado.

Buscar no telefone e na web Explore o telefone, a web e o mundo l fora. Com a pesquisa do Bing, voc pode usar o teclado na tela ou sua voz para escrever as palavras de pesquisa. Voc tambm pode usar a cmera do telefone para digitalizao de cdigo de barras, livros, capas de DVD e obter mais informaes sobre o que o telefone reconhece. Alguns servios podem no estar disponveis em todos os pases e podem ser fornecidos apenas em idiomas especficos. Buscar na Web 1 Pressione . 2 Escreva o termo de pesquisa na caixa de pesquisa e selecione pode selecionar uma das correspondncias propostas.

. Voc tambm

Dica: Para ver os resultados da busca relacionados, deslize para local ou imagens. Usar busca por voz 1 Pressione . 2 Selecione no campo de pesquisa. 3 Diga Encontrar ou Buscar por e sua palavra de busca. A pesquisa por voz est disponvel atualmente nos seguintes pases: Alemanha, Canad, Espanha, Estados Unidos, Frana, Itlia e Reino Unido. Buscar em um aplicativo 1 Em um aplicativo, como Marketplace, selecione 2 . . Voc tambm

Escreva o termo de pesquisa na caixa de pesquisa e selecione pode selecionar uma das correspondncias propostas.

Recursos bsicos

29

Usar busca por viso 1 Pressione . 2 Selecione e digitalizar do texto, os cdigos de barras em 2D ou os cdigos de barra comuns. Dica: Para traduzir ou pesquisar um texto digitalizado na web, selecione procurar texto. Controlar o telefone com a voz Est com as mos ocupadas, mas precisa usar o telefone? Voc pode usar a voz para fazer uma chamada, enviar um SMS, fazer buscas na web ou abrir um aplicativo. Esse recurso pode no estar disponvel em todos os idiomas. 1 2 Pressione e segure . Emita um comando de voz.

Exemplo: Para verificar sua programao, diga Abrir calendrio. Dica: Para obter mais exemplos, diga Ajuda. Indicadores na barra de status A barra de status na rea superior da tela informa a hora atual, o nvel da bateria, a intensidade do sinal e muito mais. Dica: Para ver os cones ocultos, toque na barra de status. Intensidade do sinal Uma conexo de dados GPRS (servio de rede) est aberta. Uma conexo de dados EDGE (servio de rede) est aberta. Seu telefone est conectado com uma rede 3G (servio de rede). Uma conexo de dados HSDPA/HSUPA (servio de rede) est aberta. Uma conexo Wi-Fi est disponvel. Uma conexo Wi-Fi est ativa. Um dispositivo Bluetooth est conectado com o telefone. Suas chamadas sero desviadas para outro nmero ou correio de voz. No h SIM inserido no telefone. Seu SIM est bloqueado. O telefone est em roaming, fora da rede celular local. O modo silencioso est ativado. O modo avio est ativado. O modo vibratrio est ativado. Nvel de carga da bateria

30

Recursos bsicos O modo de economia da bateria est ativado. A bateria est sendo carregada.

Os cones podem variar dependendo do pas ou da operadora. Usar o telefone no modo avio Em lugares em que voc no deseja fazer ou receber chamadas, ainda ser possvel acessar msicas, vdeos e jogos no modo off-line, caso o modo avio seja ativado. Selecione > e alterne o modo avio para Ativado .

Quando o modo avio est ativado, sua conexo com a rede celular encerrada. Todos os sinais de radiofrequncia entre o telefone e a rede celular so impedidos. Quando o modo avio estiver ativado, voc ainda poder conectar-se com uma rede Wi-Fi para, por exemplo, ler seus e-mails ou navegar na internet. Tambm ser possvel usar o Bluetooth. Desligue o telefone quando o uso de telefones celulares no for permitido ou quando possa causar interferncia ou perigo. Lembre-se de cumprir com os requisitos de segurana aplicveis. Aumentar a vida til da bateria Se parece que voc est sempre procurando um carregador, poder executar algumas etapas para reduzir o consumo de energia do telefone. O segredo encontrar o equilbrio entre aproveitar o telefone ao mximo e obter a vida til da bateria que voc precisa. Sempre carregue a bateria completamente. Ative o modo de economia de bateria.

Dica: Para verificar o status da bateria e ativar o modo de economia da bateria, > e economia de bateria. selecione Economizar bateria com as opes de som e tela Silencie sons desnecessrios, como os sons reproduzidos ao pressionar teclas. Utilize fones de ouvido com fio em vez do alto-falante. Configurar a tela do telefone para que seja desligada aps um curto perodo > e tela de bloqueio > Apagar tela em. Selecione Fechar a cmera Quando terminar de tirar fotos, pressione .

Chamadas Utilizar um tema escuro > e tema > Tela de fundo > Escuro. Selecione Reduzir o brilho da tela > e brilho, alterne Ajustar automaticamente para Desativado Selecione e selecione o nvel desejado.

31

Utilizar as conexes de rede de maneira seletiva Se voc estiver ouvindo msica ou utilizando o telefone de outro modo, mas no quiser fazer ou receber chamadas, ative o modo avio. Configure o telefone para que ele verifique se h novos e-mails com menor frequncia. Ative o Bluetooth somente quando necessrio. Utilize uma conexo Wi-Fi para conectar-se com a internet em vez de uma conexo de dados mveis. Interrompa a busca do telefone por redes Wi-Fi disponveis. Selecione > e . Wi-Fi e alterne Rede Wi-Fi para Desativada

Chamadas
Chamar um contato Na tela inicial, selecione Procurar um contato Na tela inicial, selecione > > e o contato e o nmero. e comece a digitar o nome do contato.

Chamar o ltimo nmero discado Est tentando chamar algum, mas essa pessoa no atende? fcil fazer a chamada novamente. Na visualizao do histrico de chamadas, possvel ver informaes sobre as chamadas feitas e recebidas. Na tela inicial, selecione Selecione .

prximo ao nome ou nmero de telefone.

Chamar seu correio de voz Voc pode desviar suas chamadas recebidas para o correio de voz. Os autores das chamadas tambm podero deixar uma mensagem se voc no atender. O correio de voz um servio de rede. 1 Selecione > .

32 2 3

Chamadas Se o seu telefone solicitar a senha para a caixa postal, digite-a. Voc pode ouvir ou responder as mensagens da caixa postal, excluir essas mensagens ou gravar uma mensagem de saudao. Siga as instrues audveis.

Nota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte a operadora para saber sobre a disponibilidade dessa funo. Alterar o nmero de telefone do correio de voz > > configuraes de chamada e o nmero da caixa postal. 1 Selecione 2 Digite o novo nmero e selecione salvar. Se o nmero do correio de voz for automaticamente definido pela operadora, no ser necessrio alter-lo. Desviar chamadas para o correio de voz ou outro nmero de telefone Se voc no puder atender suas chamadas, poder desviar as chamadas recebidas para o correio de voz ou outro nmero de telefone. Lembre-se de configurar o correio de voz antes de desviar suas chamadas para ele. Para desviar uma chamada recebida para o correio de voz, selecione ignorar. Desviar chamadas para outro nmero de telefone > > configuraes de chamada > Encaminhar 1 Na tela inicial, selecione chamadas. 2 Digite o nmero de telefone no campo Encaminhar chamadas para e selecione salvar. Para verificar se o desvio de chamadas est sendo usado, indicado com parte superior da tela. , toque na

O desvio de chamadas um servio de rede. Para obter detalhes, entre em contato com a operadora. Fazer uma conferncia telefnica Seu telefone oferece suporte a conferncias telefnicas entre duas ou mais pessoas. O nmero mximo de participantes varia conforme a operadora. A conferncia telefnica um servio de rede.

Chamadas

33

Nota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte a operadora para saber sobre a disponibilidade dessa funo. 1 2 3 Faa uma chamada para o primeiro participante. Para fazer uma chamada para outro participante, selecione e faa a chamada. Quando a nova chamada for atendida, para iniciar a conferncia telefnica, selecione .

Adicionar um novo participante a uma conferncia telefnica Faa uma chamada para outro participante e, para adicionar a nova chamada conferncia telefnica, selecione . Ter uma conversa em particular com um participante da conferncia telefnica Selecione e o nome ou nmero de telefone da pessoa. A conferncia telefnica colocada em espera no telefone. Os outros participantes continuam na conferncia telefnica. Para retornar conferncia telefnica, selecione . Encerrar uma conferncia telefnica ativa Selecione desligar. Silenciar uma chamada recebida Quando algum fizer uma chamada para voc, pressione a tecla de volume ou vire o telefone para baixo.

34

Contatos e servios de redes sociais

Usar a voz para chamar um contato Voc pode usar a voz para fazer chamadas com o telefone. Esse recurso pode no estar disponvel em todos os idiomas. 1 2 Pressione e segure . Diga Call e o nome do contato. Para cancelar a chamada, pressione

Dica: Voc tambm pode usar a voz para fazer uma chamada atravs de um fone de ouvido Bluetooth.

Contatos e servios de redes sociais


Contatos Sobre o hub Contatos Voc pode salvar e organizar os nmeros de telefone, os endereos e outras informaes de contato de seus amigos no hub Contatos. Voc tambm pode entrar em contato com seus amigos atravs de servios de redes sociais. Os servios de rede social so fornecidos por outras empresas, e no pela Nokia. Verifique as configuraes de privacidade do servio de rede social que voc est usando, pois talvez suas informaes estejam sendo compartilhadas com um grande grupo de pessoas. Os termos de uso do servio de rede social se aplicam ao compartilhamento de informaes naquele servio. Familiarize-se com os termos de uso e as prticas de privacidade daquele servio. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados.

Contatos e servios de redes sociais

35

Criar, editar ou excluir um contato Voc pode salvar os nmeros de telefone, endereos e outras informaes de seus amigos no hub Contatos. Selecione Contatos e deslize para todos. Adicionar um novo contato > novo contato. 1 Selecione 2 Se voc entrou em vrias contas, selecione a conta qual o contato est vinculado. 3 Selecione um detalhe do contato, preencha os campos e selecione . 4 Depois de adicionar os detalhes, selecione . Editar um contato 1 Selecione o contato e . 2 Se o contato tiver vrias contas vinculadas no carto de contato, selecione uma conta. 3 Selecione um detalhe do contato, edite os campos e selecione . Excluir um contato > excluir. 1 Selecione o contato e 2 Se o contato tiver vrias contas vinculadas no carto de contato, selecione uma conta e excluir. O contato ser excludo do telefone e, com algumas excees, do servio on-line em que est armazenado. Salvar um nmero de uma chamada ou mensagem recebida Recebeu uma chamada ou mensagem de uma pessoa cujo nmero ainda no est salvo no hub Contatos? possvel salvar o nmero facilmente em uma entrada nova ou existente da lista de contatos. Salvar um nmero de uma chamada 1 Na tela inicial, selecione . 2 3 4 Na lista do histrico de chamadas, selecione um nmero de telefone e Selecione selecione . , edite o nmero de telefone e o tipo de nmero de telefone e . .

Edite outros detalhes do contato, incluindo o nome, e selecione

Salvar um nmero de uma mensagem 1 Na tela inicial, selecione .

36 2 3 4 5

Contatos e servios de redes sociais Na lista de conversas, selecione uma conversa. Na parte superior da tela de conversas, selecione o nmero de telefone e Selecione selecione , edite o nmero de telefone e o tipo de nmero de telefone e . .

Edite outros detalhes do contato, incluindo o nome, e selecione

Buscar um contato O hub Contatos est cheio? Em vez de percorrer sua lista de contatos inteira, voc pode buscar ou ir direto para uma letra do alfabeto. Voc tambm pode usar um comando de voz para fazer uma chamada ou enviar uma mensagem a um contato. Selecione Contatos e deslize at todos. Selecione e comece escrevendo um nome. A lista filtrada conforme voc escreve.

Ir para uma letra do alfabeto Primeiro selecione qualquer letra e, em seguida, selecione a letra desejada; voc ir diretamente para esse ponto da lista de contatos. Reduzir o nmero de contatos visveis > configuraes > filtrar minha lista de contatos; em seguida, Selecione marque ou desmarque as caixas de seleo apropriadas. Usar um comando de voz 1 Em qualquer visualizao, mantenha pressionada 2 Diga Call ou Text e o nome do contato. Talvez nem todos os idiomas sejam suportados.

Dica: Fixe seus contatos ou grupos de contatos mais importantes na tela inicial. Mantenha selecionado um contato e selecione fixar na tela inicial. Criar, editar ou excluir um grupo de contatos Quando voc criar os grupos de contatos, ser possvel enviar uma mensagem a vrios contatos ao mesmo tempo. Por exemplo, voc pode atribuir os membros de sua famlia a um grupo e entrar em contato com eles mais facilmente com uma nica mensagem. Selecione Contatos e deslize para todos. Adicionar um novo grupo de contatos > novo grupo. 1 Selecione 2 Digite um nome para o grupo.

Contatos e servios de redes sociais 3 4 Selecione adicionar um contato e um contato. Para adicionar outro contato, selecione adicionar um contato novamente. Selecione .

37

Editar um grupo de contatos Selecione o grupo e . Renomear um grupo Selecione o nome do grupo e digite o novo nome. Adicionar um novo contato Selecione adicionar um contato e um contato. Remover um contato Selecione o contato e remover do grupo > Remover. Alterar as informaes de contato preferenciais de um contato Selecione o contato e as informaes que deseja alterar e, ao terminar, selecione . Excluir um grupo de contatos > excluir > excluir. Selecione o grupo e Vincular contatos Voc tem informaes de contato da mesma pessoa em diferentes servios de redes sociais ou contas de e-mail como entradas de contato separadas? possvel vincular vrios contatos para que suas informaes estejam em um nico carto de contato. Selecione Contatos e deslize para todos. Vincular dois ou mais contatos 1 Selecione o contato principal ao qual deseja vincular e selecione 2 Selecione escolher um contato e o contato a ser vinculado. Desvincular um contato 1 Selecione o contato principal e . 2 Selecione o contato a ser desvinculado e desvincular. .

38

Contatos e servios de redes sociais

Copiar contatos de um carto SIM para seu telefone Se voc tiver contatos armazenados no carto SIM, poder copi-los para o telefone. Voc pode adicionar mais detalhes aos contatos armazenados no telefone, por exemplo, nmeros de telefone alternativos, endereos ou uma foto. 1 2 Selecione Contatos. > configuraes > importar contatos do SIM. Selecione

Redes sociais Configurar uma conta Configure suas contas de servios de redes sociais. Selecione > e email e contas.

Selecione adicionar uma conta e o nome do servio e siga as instrues exibidas. Alterar a foto do perfil Ao configurar uma conta do Facebook ou Windows Live no telefone, a foto do seu perfil de um desses servios de redes sociais tambm torna-se a foto de seu carto de contato no telefone. Se voc alterar a foto do telefone, poder atualizar os perfis do Facebook e Windows Live ao mesmo tempo. Selecione Contatos e deslize para todos. 1 2 3 4 5 Selecione seu prprio carto de contato e sua foto. Selecione sua foto novamente e, no hub Fotos, selecione uma nova foto. Arraste os contornos da foto para ajustar o recorte e selecione . Para definir onde sua foto ser atualizada, selecione Publicar em, marque ou desmarque as caixas de seleo e selecione . Selecione .

Ver as atualizaes de status de seus amigos Depois de configurar seus servios de redes sociais no telefone, voc poder acompanhar as atualizaes de status de seus amigos no hub Contatos. Selecione Contatos e deslize para novidades. Publicar seu status Se desejar entrar em contato com seus amigos, diga a eles o que voc est pensando. Publique seu status nos servios de redes sociais que voc utiliza. Selecione Contatos e deslize para todos.

Internet 1 2 3 4

39

Selecione seu prprio carto de contato e publicar mensagem. Escreva a mensagem. No campo Publicar em, marque a caixa de seleo prximo a cada conta em que o status ser publicado e selecione . Selecione .

Escrever no mural de seus amigos No Facebook, possvel entrar em contato com seus amigos escrevendo no mural do Facebook ou comentando as atualizaes de status. Selecione Contatos. 1 2 3 Deslize para todos. Selecione o perfil de um amigo do Facebook e escrever no mural. Escreva sua mensagem e selecione .

Comentar a publicao de um amigo 1 Deslize para novidades. As publicaes recentes de seus amigos sero exibidas. 2 Na publicao, selecione . 3 Escreva seu comentrio e selecione .

Carregar uma foto em um servio Depois de tirar uma foto, carregue-a na web para que todos os seus amigos vejam o que voc est fazendo. Voc tambm pode configurar o telefone para carregar as fotos automaticamente nos servios de redes sociais. Selecione Fotos. 1 2 3 4 Procure a foto que deseja compartilhar nos lbuns de foto. Selecione e segure a foto e selecione compartilhar.... Selecione o mtodo de compartilhamento. Voc pode envi-la em um SMS ou e-mail ou carreg-la em servios de redes sociais. Adicione uma legenda foto, se desejar, e selecione .

Internet
Conexes de internet Definir como o telefone ser conectado com a internet Sua operadora cobra uma tarifa fixa pela transferncia de dados ou de acordo com o que voc utiliza? Para utilizar o mtodo de conexo ideal, altere as configuraes de rede Wi-Fi e dados mveis.

40

Internet > .

Selecione

Usar uma conexo Wi-Fi 1 Selecione Wi-Fi. 2 Certifique-se de que Rede Wi-Fi esteja selecionado como Ativado 3 Selecione a conexo desejada.

Em geral, a conexo Wi-Fi mais rpida e menos dispendiosa do que conexo de dados mveis. Caso as conexes Wi-Fi e de dados mveis estejam disponveis, o telefone utilizar a conexo Wi-Fi. Usar uma conexo de dados mveis 1 Selecione rede celular. 2 Alterne Conexo de dados para Ativada

Usar uma conexo de dados mveis em roaming Selecione rede celular > Opes de roaming de dados > roaming de dados ativado. Roaming de dados significa usar o telefone para receber dados atravs de redes que no so operadas nem so da propriedade da operadora de rede. A conexo com a internet em roaming, especialmente no exterior, pode elevar substancialmente os custos de dados. Para usar a conexo mvel mais rpida disponvel, selecione Velocidade de conexo mais rpida e uma conexo. Se a intensidade de sinal na sua rea for baixa, buscar a rede mais rpida disponvel ou tentar permanecer conectado com ela poder aumentar o consumo de energia da bateria. Os pontos de acesso de dados mveis podem ser enviados a voc pela operadora. Voc pode adicionar pontos de acesso manualmente. Adicionar um ponto de acesso de dados mveis manualmente 1 Selecione rede celular > adicionar ponto de acesso (APN). 2 Escreva o endereo APN no campo Ponto de acesso (APN). 3 Digite o nome de usurio e a senha de sua conta de dados mveis. 4 Se o APN utilizar um servidor proxy, escreva o endereo e o nmero da porta nos campos apropriados. Se, posteriormente, voc mudar de operadora, para obter instrues sobre como obter as configuraes de internet, v para www.nokia.com/support.

Internet Sobre as conexes Wi-Fi > e Wi-Fi. Selecione

41

Dica: Seu telefone procura conexes disponveis e fornece notificaes sobre elas periodicamente. A notificao exibida brevemente na parte superior da tela. Para gerenciar suas conexes Wi-Fi, selecione a notificao. Importante: Use criptografia para aumentar a segurana da sua conexo Wi-Fi. A utilizao da criptografia reduz o risco de acesso de terceiros aos seus dados. Nota: Pode haver restries ao uso de rede Wi-Fi em alguns pases. Por exemplo, na Frana, a rede Wi-Fi s pode ser utilizada em ambientes internos. Aps 1 de julho de 2012, a restrio para o uso externo do recurso Wi-Fi na Frana ser retirada. Para obter mais informaes, entre em contato com as autoridades locais. Conectar-se com uma rede Wi-Fi Conectar-se com uma rede Wi-Fi uma maneira prtica de acessar a internet. Quando voc estiver passeando, poder conectar-se com redes Wi-Fi em lugares pblicos, como bibliotecas ou cyber cafs. Selecione 1 2 > e Wi-Fi. .

Certifique-se de que Rede Wi-Fi esteja selecionado como Ativado Selecione a conexo Wi-Fi desejada.

Conectar-se com uma rede Wi-Fi oculta 1 Certifique-se de que Rede Wi-Fi esteja selecionado como Ativado 2 Selecione avanada > . 3 Escreva o nome da rede e selecione adicionar. Encerrar a conexo Wi-Fi Alterne Rede Wi-Fi para Desativada .

Encerrar uma conexo de rede Se um aplicativo em segundo plano estiver usando uma conexo com a internet, voc poder encerrar a conexo sem fechar o aplicativo. Selecione > .

Encerrar todas as conexes de dados mveis 1 Selecione rede celular. 2 Alterne Conexo de dados para Desativada

42

Internet

Encerrar todas as conexes Wi-Fi 1 Selecione Wi-Fi. 2 Alterne Rede Wi-Fi para Desativada Encerrar todas as conexes de rede 1 Selecione modo avio. . 2 Alterne Status para Ativado

Compartilhar sua conexo de dados mveis Deseja usar a internet no laptop mas no tem acesso? Quando voc conecta seu telefone, sem-fio, com seu computador ou outro dispositivo, pode usar sua conexo de dados mveis naquele dispositivo. Uma conexo Wi-Fi est criada. 1 2 3 > e compartilhamento. Selecione . Alterne Compartilhamento de internet para Ativado Para alterar o nome da conexo, selecione configurao > Nome da transmisso, e escreva um nome. Voc tambm pode digitar uma senha para a conexo. Selecione a conexo no outro dispositivo.

O outro dispositivo usa dados do plano de dados, que pode resultar em custos de trfego de dados. Para obter informaes sobre disponibilidade e custos de dados, entre em contato com a sua operadora. Internet Sobre o navegador da web Selecione . Informe-se sobre as novidades e visite seus sites favoritos. Voc pode usar o Internet Explorer 9 Mobile no telefone para ver pginas da web na internet. Para navegar na web, preciso conectar-se com a internet. Navegar na web Selecione . Dica: Se voc no tem um plano de dados de tarifa simples da operadora, para diminuir os custos de dados na conta telefnica, voc poder usar uma rede Wi-Fi para conectar-se com a internet. Ir para um site Escreva um endereo da web na barra de endereo e selecione .

Internet Buscar na internet Escreva um termo de busca na barra de endereo e selecione

43

Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro. Dica: Para ampliar rapidamente em uma seo de uma pgina da web, toque duas vezes na tela. Para reduzir, toque duas vezes na tela novamente. Voc pode abrir at seis guias do navegador ao mesmo tempo e alternar entre elas. Abrir uma nova guia > guias > Selecione .

Alternar entre as guias > guias e uma guia. Selecione Fechar uma guia Selecione . Enviar um link da web > compartilhar pgina e o mtodo de compartilhamento. Selecione O cache um local da memria usado para armazenar dados temporariamente. Se voc tiver acessado ou tentado acessar informaes confidenciais ou um servio protegido com exigncia de senhas, limpe o cache aps cada uso. Esvaziar o cache > configuraes > excluir histrico. Selecione Adicionar um site aos favoritos Se voc sempre visita os mesmos sites, adicione-os aos favoritos para poder acess-los facilmente. Selecione . > adicionar a favoritos.

Durante a navegao, selecione Ir para um site favorito > favoritos e um site. Selecione

44

Mensagens e e-mail

Dica: Voc tambm pode fixar os sites favoritos na tela inicial. Durante a navegao > fixar na tela inicial. no site, selecione

Mensagens e e-mail
Mensagens Sobre o aplicativo Mensagens Selecione . Voc pode enviar e receber diferentes tipos de mensagens: SMS Mensagens multimdia, que contm fotos Mensagens instantneas

As mensagens e os chats entre voc e um contato especfico so organizados em conversas. Quando desejar comunicar-se com um contato, o telefone o ajudar a escolher o melhor mtodo. Se o contato estiver conectado em um servio de chat, voc poder enviar uma mensagem instantnea. Caso contrrio, voc poder enviar um SMS. Se voc criar grupos de contatos contendo, por exemplo, famlia ou colegas, poder enviar uma mensagem ao grupo. Voc pode enviar mensagens de texto com um nmero de caracteres maior do que o limite permitido por mensagem. As mensagens mais longas so enviadas como uma srie de duas ou mais mensagens. A cobrana feita pela operadora poder levar em conta o nmero total de mensagens. Os caracteres acentuados, outros smbolos ou algumas opes de idioma ocupam mais espao, o que diminui o limite de caracteres que podem ser enviados em uma nica mensagem. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Enviar uma mensagem Com mensagens multimdia e de texto, voc pode entrar em contato rapidamente com amigos e famlia. Em uma mensagem multimdia, voc pode anexar fotos. Selecione 1 . .

Selecione

Mensagens e e-mail 2 3 4 5

45

Selecione para adicionar um destinatrio de sua lista de contatos ou digite o nmero de telefone. Voc pode adicionar mais de um destinatrio. Selecione o campo de mensagem e escreva sua mensagem. Para adicionar um anexo, selecione e o arquivo. Selecione .

Responder a uma mensagem 1 Selecione a conversa que contm a mensagem. 2 Selecione o campo de mensagem, escreva sua resposta e selecione

Encaminhar uma mensagem 1 Selecione a conversa que contm a mensagem. 2 Selecione e segure a mensagem e selecione encaminhar. para adicionar um destinatrio de sua lista de contatos ou digite o 3 Selecione nmero de telefone. 4 Selecione . Enviar uma mensagem com um anexo pode ser mais caro do que enviar uma mensagem de texto normal. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Se o item inserido em uma mensagem multimdia for muito grande para a rede, o dispositivo poder reduzir o tamanho automaticamente. Somente dispositivos compatveis podero receber e exibir mensagens multimdia. Talvez as mensagens tenham aparncia diferente em outros dispositivos. Enviar uma mensagem a um grupo de pessoas Deseja enviar uma mensagem a todos os membros de sua famlia? Se voc os atribuiu a um grupo, ser possvel enviar um SMS ou e-mail para todos eles ao mesmo tempo. Selecione Contatos. Selecione o grupo e enviar SMS ou enviar email e escreva e envie sua mensagem. Conversar com seus amigos Selecione . Voc precisa de uma conta do Windows Live para conversar. Antes de iniciar o chat, configure um servio de chat. Deslize para a esquerda para online e siga as instrues mostradas no telefone.

46 1 2 3

Mensagens e e-mail Entre em um servio de chat, caso ainda no tenha entrado. No hub Contatos, selecione o contato com quem deseja conversar. Voc tambm pode conversar com um grupo de pessoas. Escreva sua mensagem e selecione .

Ver uma conversa Voc pode ver as mensagens enviadas e recebidas de um contato especfico em uma nica conversa e continuar essa conversa a partir da. A conversa pode conter SMS, mensagens multimdia e mensagens instantneas. Na tela inicial, selecione e a conversa.

Responder a uma mensagem em uma conversa Selecione o campo de mensagens, escreva sua resposta e envie a mensagem. Excluir uma conversa Na visualizao conversas, mantenha selecionado a conversa e escolha a opo excluir. Quando voc enviar uma nova mensagem, ela ser adicionada conversa atual. Se no existir uma conversa, uma nova conversa ser iniciada. Quando voc abre uma mensagem recebida a partir da tela inicial, ela aberta na conversa. E-mail Sobre o aplicativo E-mail Na tela inicial, selecione uma caixa de correio. Voc pode usar o telefone para ler e responder e-mails onde quer que esteja. Voc tambm pode combinar caixas de correio para poder ver todos os seus e-mails em uma caixa de entrada unificada. Os e-mails so organizados em conversas. Adicionar uma caixa de correio Voc pode adicionar vrias caixas de correio ao telefone. Selecione 1 2 3 > > email e contas.

Selecione adicionar uma conta e uma conta. Digite seu nome de usurio e senha nos campos apropriados. Selecione entrar.

Mensagens e e-mail Excluir uma caixa de correio Selecione e segure a caixa de correio e escolha a opo excluir.

47

Ver vrias caixas de correio em uma caixa de entrada unificada Se tiver mais de uma conta de e-mail, voc poder escolher quais caixas de entrada deseja vincular em uma caixa de entrada unificada. A caixa de entrada unificada permite ver todos os e-mails rapidamente. Vincular caixas de entrada 1 Na tela inicial, selecione uma caixa de correio. > unificar caixas de entrada. 2 Selecione 3 Na lista outras caixas de entrada, selecione as caixas de entrada que deseja vincular primeira. 4 Selecione renomear caixa de entrada unificada, digite um novo nome e selecione . A nova caixa de entrada unificada fixada na tela inicial. Desvincular caixas de entrada 1 Na tela inicial, selecione uma caixa de entrada unificada. > caixas de entrada unificadas. 2 Selecione 3 Na lista esta caixa de entrada, selecione as caixas de entrada que deseja desvincular e selecione separar. Ler um e-mail recebido Voc pode usar o telefone para ler e responder e-mails. Na tela inicial, selecione > > email e contas.

Na caixa de entrada, selecione o e-mail. Dica: Para ampliar ou reduzir, coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro. Salvar um anexo Selecione um anexo, como uma foto. O anexo baixado para o telefone. Selecione o anexo novamente. Quando o anexo abrir, selecione telefone. Responder ao e-mail 1 Selecione . > salvar no

48 2

Mensagens e e-mail Para responder somente ao remetente, selecione responder. Para responder ao remetente e aos outros destinatrios, selecione responder a todos.

Encaminhar o e-mail > encaminhar. Selecione Excluir um e-mail Abra o e-mail e selecione .

Excluir vrios e-mails de uma vez Na caixa de entrada, toque na rea esquerda do e-mail que deseja excluir. Marque as caixas de seleo que aparecem prximo aos e-mails e selecione . Dica: Se um e-mail contiver um endereo da web, para abrir o endereo no navegador, selecione-o. Enviar um e-mail Voc pode usar o telefone para escrever e enviar e-mails e para anexar arquivos ao e-mail. Na tela inicial, selecione uma caixa de correio. 1 2 3 4 5 6 7 Selecione . Para adicionar um destinatrio do hub Contatos, selecione no campo Para:. Para remover um destinatrio, selecione seu nome ou endereo de e-mail e escolha a opo Remover. Digite um assunto no campo Assunto:. Escreva seu e-mail. Para anexar um arquivo, selecione . Para enviar o e-mail, selecione .

Abrir um e-mail a partir da tela inicial Voc pode ter vrias caixas de correio fixadas na tela inicial. Por exemplo, dedique um bloco para e-mails comerciais e outro para o tempo livre. Voc tambm pode combinar vrias caixas de correio em um bloco. Nos blocos, voc poder ver se recebeu novos e-mails e o nmero de e-mails no lidos. Para ler o e-mail, selecione o bloco.

Cmera

49

Cmera
Sobre a cmera Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. Por que carregar uma cmera separada se o seu telefone tem tudo o que voc precisa para capturar memrias? Com a cmera do telefone, voc poder tirar fotos ou gravar vdeos com facilidade. Voc poder ver as fotos e os vdeos posteriormente no telefone e envi-los para seus amigos e sua famlia. Tambm ser fcil compartilhar suas fotos na internet. Tirar uma foto Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera.

1 2

Para ampliar ou reduzir, selecione + ou em . Para focalizar, pressione e segure a tecla Cmera at a metade. O foco ser fixado quando o retngulo branco parar de piscar. Dica: Quando o foco for fixado, voc poder manter a tecla Cmera pressionada at a metade e recompor a foto. Para tirar a foto, pressione a tecla Cmera at o final. No mova o telefone at que a foto seja salva e a cmera esteja pronta para uma nova foto.

Para ver a foto que acaba de tirar, deslize para a direita. As fotos so salvas em lbum da cmera no hub Fotos. Tirar uma foto sem usar a tecla Cmera 1 Para focalizar um objeto ou uma rea especfica, toque no objeto ou na rea na tela. 2 Segure o telefone com firmeza at que o quadrado branco pare de piscar.

50

Cmera

Tirar uma foto a curta distncia Pode ser complicado focalizar pequenos objetos, como insetos ou flores. preciso mover a cmera para mais perto do objeto. Para tirar fotos ntidas e precisas at mesmo dos menores detalhes, utilize o modo macro. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. Ativar o modo macro > Cenas > Macro. Selecione Tirar uma foto no escuro Quer tirar fotos melhores mesmo com iluminao mais fraca? Utilize o modo noturno. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. Ativar o modo noturno > Cenas > Noite. Selecione Tirar uma foto de um objeto em movimento Est em um evento esportivo e quer capturar a ao com o telefone? Utilize o modo de esportes para tirar uma foto mais ntida das pessoas em movimento. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. Ativar o modo de esportes > Cenas > Esporte. Selecione Dicas para a cmera Veja nesta seo algumas dicas para ajud-lo a aproveitar a cmera do seu telefone ao mximo. Utilize as duas mos para manter a cmera firme. Para ampliar ou reduzir, selecione + ou em .

Ao ampliar, a qualidade da imagem poder ser reduzida. Para alternar entre tirar fotos e gravar vdeos, selecione ou . Para alterar as configuraes da cmera, como flash, modos de cena e resoluo, selecione e a configurao. Se voc no usar a cmera por alguns minutos, ela entrar no modo de espera. Para ativ-la novamente, pressione o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para cima.

Cmera

51

Mantenha-se a uma distncia segura quando utilizar o flash. No utilize o flash muito prximo de pessoas ou animais. No cubra o flash quando estiver tirando uma foto. Gravar um vdeo Alm de tirar fotos com o telefone, voc tambm poder capturar seus momentos especiais na forma de vdeos. 1 2 3 4 Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. Para alternar do modo de imagem para o modo de vdeo, selecione . Para iniciar a gravao, pressione a tecla Cmera. O contador iniciar a contagem. Para interromper a gravao, pressione a tecla Cmera. O contador ser interrompido. Para ver o vdeo, deslize para a direita e selecione . O vdeo salvo em lbum da cmera no hub Fotos.

Salvar as informaes de localizao nas fotos e nos vdeos Se quiser lembrar-se exatamente onde estava quando tirou uma foto ou gravou um vdeo especfico, voc poder configurar o telefone para gravar automaticamente a localizao. Ativar a gravao de localizao > . 1 Selecione 2 Deslize para aplicativos e selecione fotos+cmera. 3 Alterne Incluir informaes de localizao nas fotos tiradas para Ativado . Se voc quiser que as informaes de localizao sejam includas nas fotos ao carreg-las em um servio de compartilhamento, como Facebook ou SkyDrive, alterne Manter informaes de localizao nas fotos carregadas para Ativado . Enviar uma foto ou um vdeo Voc pode enviar fotos e vdeos em uma mensagem multimdia ou em um e-mail. Enviar uma foto ou um vdeo em uma mensagem multimdia e . 1 Selecione 2 3 4 Para adicionar um destinatrio do hub Contatos, selecione . Voc tambm pode escrever o nome ou o nmero de telefone do destinatrio no campo Para:. Escreva uma mensagem, se desejar. > imagem ou vdeo e v para o lbum em que est a foto ou o vdeo. Selecione

52

Cmera Dica: Voc tambm pode tirar uma nova foto enquanto escreve sua mensagem. > imagem ou vdeo > , tire uma foto e, em seguida, selecione Selecione aceitar. Selecione .

Enviar uma foto em um e-mail 1 Na tela inicial, selecione uma caixa de correio. 2 Selecione . 3 4 5 6 Para adicionar um destinatrio do hub Contatos, selecione Escreva um assunto no campo Assunto:. Escreva seu e-mail. Selecione e selecione um lbum e uma foto. .

Dica: Voc tambm pode tirar uma nova foto enquanto escreve seu e-mail. > , tire uma foto e, em seguida, selecione aceitar. Selecione Selecione .

Dica: Voc tambm pode enviar um vdeo do PC. Depois de gravar um vdeo no telefone, utilize um cabo USB compatvel para conectar o telefone com o PC, copie o vdeo para o PC usando o Zune e envie-o do PC. Compartilhar fotos e vdeos Depois de tirar uma foto ou gravar um vdeo, voc poder carreg-lo em um servio de compartilhamento, como Facebook ou SkyDrive. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. Compartilhar sua foto 1 Tire uma foto. 2 Deslize para a direita, toque e segure a foto e selecione compartilhar.... 3 Selecione o servio de compartilhamento, escreva uma legenda, se desejar, e selecione . Compartilhar seu vdeo 1 Grave um vdeo. 2 Deslize para a direita, toque e segure o vdeo e selecione compartilhar.... 3 Selecione o servio de compartilhamento, escreva uma legenda, se desejar, e selecione .

Suas fotos

53

Dica: Para tornar o compartilhamento mais fcil, possvel definir o Facebook ou o SkyDrive como a conta de compartilhamento rpido. A conta de compartilhamento rpido estar localizada no menu quando voc iniciar o compartilhamento. > , deslize para Para configurar a conta de compartilhamento rpido, selecione aplicativos, selecione fotos+cmera > Conta para Compartilhamento Rpido e a conta. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Nem todos os servios de compartilhamento oferecem suporte a todos os formatos de arquivo ou vdeos gravados em alta qualidade.

Suas fotos
Sobre o hub Fotos Selecione Fotos. As fotos tiradas ou os vdeos gravados com o telefone so salvos no hub Fotos, onde voc pode procur-los e visualiz-los. Para gerenciar seus arquivos de mdia de maneira mais efetiva, marque seus favoritos ou organize-os em lbuns. Ver fotos Selecione Fotos. Procurar fotos Selecione lbum da cmera. Ver uma foto Toque na foto. Para ver a prxima foto, deslize para a esquerda. Para ver a foto anterior, deslize para a direita. Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro.

54

Suas fotos

Dica: Para ampliar ou reduzir rapidamente, toque na foto duas vezes. Ver as opes disponveis Toque e segure a foto. As fotos podem ser enviadas a voc em um e-mail ou uma mensagem multimdia. Para ver as fotos mais tarde, salve-as no hub Fotos. Salvar uma foto no hub Fotos > salvar no No e-mail ou na mensagem multimdia, selecione a foto e telefone. Voc pode ver a foto salva no hub Fotos. Selecione lbuns > Fotos salvas. Marcar uma foto como favorita Deseja encontrar suas melhores fotos de maneira rpida e fcil? Marque-as como favoritas para poder v-las na visualizao favoritas do hub Fotos. Selecione Fotos. 1 Selecione lbuns e v para a foto. Se a foto estiver em um lbum on-line, salve-a no telefone primeiro. Selecione > salvar no telefone. Toque e segure a foto e selecione adicionar s favoritas.

Suas fotos

55

Dica: Voc tambm pode marcar uma foto como favorita logo depois de tir-la. Basta deslizar para a direita, tocar e segurar a foto e selecionar adicionar s favoritas. Ver seus favoritos Deslize para favoritas. Carregar fotos e vdeos na web Deseja carregar suas fotos e seus vdeos em um servio de rede social para que seus amigos e sua famlia os vejam? Isso pode ser feito diretamente do hub Fotos. 1 2 3 4 Selecione Fotos. Selecione uma foto ou vdeo para carregar. Toque e segure a foto ou o vdeo e selecione compartilhar... e o servio. Digite uma legenda, se desejar, e selecione ou .

Dica: Para tornar o compartilhamento mais fcil, possvel definir o Facebook ou o SkyDrive como a conta de compartilhamento rpido. A conta de compartilhamento rpido exibida no menu ao iniciar o compartilhamento. > , deslize para Para configurar a conta de compartilhamento rpido, selecione aplicativos, selecione fotos+cmera > Conta para Compartilhamento Rpido e a conta. Alterar a tela de fundo do hub Fotos Voc tem uma foto maravilhosa que o faz sentir-se bem sempre que olha para ela? Defina-a como tela de fundo do hub Fotos. Selecione Fotos. 1 2 > escolher tela de fundo. Selecione Selecione a foto e .

Dica: Voc tambm pode configurar o telefone de modo que ele faa a troca > trocar fundo automtica da foto periodicamente. Selecione aleatoriamente. Criar um lbum Para encontrar facilmente as fotos de uma ocasio, pessoa ou viagem, por exemplo, organize suas fotos em lbuns de acordo com o tema. Utilize o aplicativo Zune para PC ou o Windows Phone 7 Connector para Mac no computador.

56

Entretenimento

Ao excluir um lbum do telefone, as fotos contidas no lbum tambm so excludas. Se voc copiou o lbum para o computador, o lbum e as fotos contidas nele permanecero no computador. Excluir um lbum 1 Selecione Fotos e lbuns. 2 Selecione e segure um lbum e escolha a opo apagar. No possvel excluir lbuns on-line do telefone. Copiar suas fotos entre o telefone e o PC Voc tirou fotos com o telefone que deseja copiar para o PC? Utilize o aplicativo Zune para PC para copiar suas fotos entre o telefone e um PC. 1 2 Use um cabo de dados USB compatvel para conectar o telefone com um computador compatvel. No computador, abra o Zune. Para obter mais informaes, consulte a ajuda do Zune.

Voc pode baixar a verso mais recente do Zune em www.zune.net.

Entretenimento
Msicas e vdeos Sobre o Zune player Selecione . Voc pode usar o Zune player para assistir a vdeos e ouvir rdio, msicas e podcasts onde quer que esteja. Reproduzir msicas, vdeos e podcasts Selecione . 1 2 3 Selecione msica, vdeos ou podcasts. Para navegar por categoria, deslize para a esquerda ou a direita. Selecione o arquivo que deseja reproduzir. ; para continuar, selecione .

Pausar e continuar a reproduo Para pausar a reproduo, selecione Avanar ou retroceder ou Selecione e segure .

Entretenimento Dica: Para reproduzir msicas em ordem aleatria, selecione .

57

Dica: Voc tambm pode usar o aplicativo Zune para PC para criar listas com suas msicas favoritas e copi-las para o telefone. Ouvir o rdio Desfrute de suas estaes de rdio FM favoritas onde quer que esteja. Conecte um fone de ouvido compatvel; em seguida, selecione ouvido funciona como antena. e rdio. O fone de

Ir para a prxima estao ou a estao anterior Deslize para a esquerda ou a direita. Dica: Se voc utilizar um movimento de deslizar mais curto, poder ir para as estaes com sinais mais fortes. Salvar uma estao de rdio como favorita Salve suas estaes de rdio favoritas para poder ouvi-las facilmente mais tarde. Selecione e rdio. .

Para salvar a estao que est ouvindo no momento, selecione Ver a lista de estaes salvas Selecione . Remover uma estao dos favoritos Selecione .

58

Entretenimento

Copiar msicas e vdeos do PC Voc tem arquivos de mdia no PC que deseja ouvir ou assistir no telefone? Utilize o aplicativo Zune para PC para copiar msicas e vdeos para o telefone e para gerenciar e sincronizar sua coleo de mdia.

1 2

Use um cabo de dados USB compatvel para conectar o telefone com um computador compatvel. No computador, abra o Zune. Para obter mais informaes, consulte a ajuda do Zune.

Alguns arquivos de msica podem estar protegidos por DRM (Gerenciamento de direitos digitais) e no podero ser reproduzidos em mais de um telefone. Dica: Voc tambm pode usar o Zune para criar listas com suas msicas favoritas e copi-las para o telefone. Baixe a verso mais recente do Zune em www.zune.net. Marketplace Sobre o Marketplace Selecione . Deseja personalizar o telefone com mais aplicativos? Ou baixar jogos, sem custos adicionais? Navegue no Marketplace para encontrar o contedo mais recente criado especificamente para o seu telefone. Voc pode baixar: Jogos Aplicativos Vdeos Papis de parede

Entretenimento Toques

59

A seleo de itens disponveis para download depende de sua regio. Voc tambm pode: Obter contedo pertinente para suas preferncias e localizao Compartilhar recomendaes com seus amigos

Para baixar do Marketplace, necessrio estar conectado com sua conta do Windows Live no telefone. Quando estiver conectado, voc receber ofertas de contedo compatvel com o telefone. Se o Marketplace local para sua regio ainda no estiver disponvel, suas opes para usar o Marketplace sero limitadas. Voc pode buscar e baixar contedos diretamente no telefone ou navegar no Marketplace em seu computador compatvel e enviar links para contedos ao telefone em SMS. Dica: Baixe msicas diretamente no telefone usando o Marketplace do Zune. Voc tambm pode usar o computador compatvel para procurar, por exemplo, msicas e vdeos no Zune e copiar os itens para o telefone. O servio Zune Music no est disponvel em todas as regies. Alguns itens so gratuitos, enquanto outros precisam ser comprados com carto de crdito ou na conta telefnica. A disponibilidade de formas de pagamento depende do pas de residncia e da operadora. Navegar ou buscar no Marketplace Confira os aplicativos ou jogos mais recentes e mais baixados e os itens recomendados para voc e seu telefone. Navegue por diferentes categorias ou busque aplicativos ou jogos especficos. Selecione .

Ver os itens principais, novos ou em destaque ou navegar nas categorias Selecione aplicativos ou jogos e deslize para a esquerda ou a direita. Buscar no Marketplace Selecione . Quando voc visualizar um item, os itens relacionados tambm sero mostrados.

60

Entretenimento

Dica: Para ver o que outras pessoas dizem sobre um item, selecione-o. Voc tambm pode ver uma descrio, o preo e o tamanho do download. Dica: Encontrou algo no Marketplace que ser de interesse para seus amigos? Envie-lhes um link. Se o item for gratuito, selecione compartilhar. Se o item tiver um preo, > compartilhar. selecione Baixar um jogo, um aplicativo ou outro item Baixe jogos, aplicativos ou vdeos gratuitos ou compre mais contedo para o telefone. No Marketplace, voc pode encontrar contedo criado especificamente para o seu telefone. Selecione .

Certifique-se de que a bateria esteja completamente carregada antes de iniciar um download. 1 2 3 4 5 6 Selecione o item. Se o item tiver um preo, selecione comprar. Se o item for gratuito, selecione instalar. Se voc no tiver entrado no Windows Live, entre agora. Por padro, as compras so adicionadas conta telefnica, se disponvel. Voc tambm pode escolher pagar com carto de crdito. Siga as instrues mostradas no telefone. Quando o download estiver concludo, voc poder abrir ou ver o item ou continuar procurando mais contedo. O tipo de contedo determina onde o item armazenado no telefone: msicas, vdeos e podcasts podem ser encontrados no hub Msica+Vdeo, jogos podem ser encontrados no hub Jogos e aplicativos podem ser encontrados no menu de aplicativos.

Dica: Utilize uma conexo Wi-Fi para baixar arquivos maiores, como jogos, aplicativos ou vdeos. Para obter mais informaes sobre um item, entre em contato com o publicador dele. Ver sua fila de downloads Enquanto um item estiver sendo baixado, voc poder continuar a procurar outros contedos e adicionar itens fila de downloads. Selecione .

A notificao de download na parte inferior da visualizao principal indica o nmero de itens que esto sendo baixados. Para ver sua fila de downloads, selecione a notificao.

Entretenimento Apenas um item baixado por vez, e os itens pendentes esperam na fila de downloads.

61

Dica: Se precisar, por exemplo, encerrar a conexo Wi-Fi temporariamente, selecione e segure o item que est sendo baixado e selecione pausar. Para continuar o download, selecione continuar. Pause os itens pendentes individualmente. Se ocorrer falha em um download, o item poder ser baixado novamente. Escrever uma avaliao para um aplicativo Deseja compartilhar sua opinio sobre um aplicativo com outros usurios do Marketplace? Classifique e opine sobre o aplicativo. Voc pode publicar uma avaliao para cada aplicativo baixado. 1 2 No menu de aplicativos, mantenha selecionado o aplicativo e escolha a opo classificar e dar opinio. Classifique o aplicativo e escreva sua crtica.

Dica: Voc pode classificar e avaliar os jogos da mesma maneira. Selecione Jogos. Jogos Baixar jogos Obtenha novos jogos para o telefone onde quer que esteja. 1 2 3 4 Na tela inicial, selecione Jogos. Navegue pela seleo e escolha os jogos desejados. Para experimentar um aplicativo, selecione experimentar. Para comprar um aplicativo, selecione comprar e escolha se deseja pagar com carto de crdito ou, se disponvel, na conta telefnica.

Jogar Jogar no telefone uma experincia social autntica. O Xbox LIVE, um servio de jogos da Microsoft, permite que voc jogue com seus amigos e use o seu perfil de jogador para acompanhar pontuaes e conquistas em jogos. Isso pode ser feito on-line, no console do Xbox, e no telefone, atravs do hub Jogos. Selecione Jogos. Para jogar os jogos do Xbox LIVE, preciso ter uma conta do Xbox LIVE. Se voc ainda no tem uma conta, poder cri-la. O Xbox LIVE no est disponvel em todas as reas. Deslize para coleo e selecione um jogo. Se for um jogo do Xbox LIVE, entre nele. Antes de poder executar um jogo, ser necessrio instal-lo no telefone.

62

Mapas e navegao

Se desejar encontrar novos jogos, voc poder test-los e compr-los no Marketplace. O Marketplace no est disponvel em todas as reas. Obter mais jogos Deslize para coleo, v para a parte inferior da tela e selecione obtenha mais jogos. Dica: Se voc joga um jogo especfico com frequncia, para fix-lo na tela inicial, na visualizao coleo, selecione e segure o jogo e escolha a opo fixar na tela inicial. Aceitar um convite para jogar 1 Entre no Xbox LIVE. 2 Deslize para solicitaes e selecione o convite. 3 Se no tiver o jogo, mas ele estiver disponvel em sua rea no Marketplace, voc poder baixar uma verso de teste ou compr-lo imediatamente. Continuar a jogar Quando voc retornar a um jogo, dever existir um cone Continuar no prprio jogo. Caso contrrio, toque na tela.

Mapas e navegao
Posicionamento e servios de localizao Sobre os mtodos de posicionamento Seu telefone exibe sua localizao no mapa utilizando GPS, A-GPS, Wi-Fi ou posicionamento celular. GPS A-GPS O Sistema de Posicionamento Global (GPS) um sistema de navegao que usa satlites para saber onde voc est. O servio de rede GPS (A-GPS) recupera as informaes de localizao usando a rede celular e ajuda o GPS a calcular a localizao atual. O posicionamento Wi-Fi aprimora a preciso do posicionamento quando os sinais de GPS no esto disponveis, por exemplo, em ambientes internos ou entre edifcios. Tambm possvel desativar o Wi-Fi e o posicionamento celular nas configuraes do telefone.

Wi-Fi

Mapas e navegao ID da Clula

63

Com posicionamento com base na rede (ID da clula), seu telefone acha sua localizao pelo sistema celular com o qual o seu telefone est conectado no momento.

Um GPS e outros aprimoramentos para o GPS podem exigir a transferncia de pequenas quantidades de dados pela rede celular. Se voc desejar evitar custos de dados, por exemplo, ao viajar, poder desativar a conexo de dados mveis nas configuraes do telefone. A disponibilidade e a qualidade dos sinais de GPS podem ser afetadas pela sua localizao, pela posio dos satlites, por edifcios, obstculos naturais, condies climticas e ajustes feitos nos satlites GPS pelo governo dos Estados Unidos. Talvez os sinais de GPS no estejam disponveis nas reas internas de instalaes ou em reas subterrneas. No utilize o sistema GPS para obter medidas precisas de localizao nem dependa exclusivamente das informaes de localizao fornecidas pelo GPS e pelas redes celulares. Nota: Pode haver restries ao uso de rede Wi-Fi em alguns pases. Por exemplo, na Frana, a rede Wi-Fi s pode ser utilizada em ambientes internos. Aps 1 de julho de 2012, a restrio para o uso externo do recurso Wi-Fi na Frana ser retirada. Para obter mais informaes, entre em contato com as autoridades locais. Dependendo dos mtodos de posicionamento disponveis, a preciso do posicionamento pode variar de alguns metros a vrios quilmetros. Nokia Mapas Sobre o Nokia Mapas Selecione . Nota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte a operadora para saber sobre a disponibilidade dessa funo. O Nokia Mapas mostra os locais que esto prximos a voc e o orienta para onde voc deseja ir. encontrar cidades, ruas e servios; encontrar seu caminho com direes passo a passo; compartilhar sua localizao.

Alguns servios podem no estar disponveis em todos os pases e podem ser fornecidos apenas em idiomas especficos. Os servios podem depender da rede. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora.

64

Mapas e navegao

O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. O contedo dos mapas digitais pode ser, s vezes, inexato e incompleto. Nunca dependa exclusivamente do contedo ou do servio para comunicaes essenciais, como em emergncias mdicas. Parte do contedo gerada por terceiros, e no pela Nokia. O contedo pode ser impreciso e est sujeito disponibilidade. Ver a localizao e navegar no mapa Veja onde voc est agora no mapa e procure mapas de diferentes cidades e pases. Selecione .

mostra sua posio atual, se disponvel. Se sua posio atual no puder ser mostrar sua ltima posio conhecida. encontrada, Se o posicionamento preciso no estiver disponvel, um crculo verde em torno do cone de posicionamento mostrar a rea geral na qual voc deve estar. Em reas com grande densidade populacional, a preciso da estimativa ser maior, e o crculo verde ser menor do que em reas com menos densidade populacional. Navegar no mapa Arraste o mapa com o dedo. Por padro, o mapa orientado para o norte. Ver sua localizao atual ou a ltima localizao conhecida Selecione . Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos no mapa e deslize-os para longe um do outro para ampliar ou para perto um do outro para reduzir. Dica: Para adicionar controles de zoom na visualizao de mapa, selecione . configuraes e alterne Controles de zoom para Ativado A cobertura dos mapas varia de acordo com o pas e a regio. Encontrar uma localizao O aplicativo Nokia Mapas ajuda voc a encontrar localizaes especficas e estabelecimentos comerciais. Selecione 1 . . >

Selecione

Mapas e navegao 2 3

65

Escreva os termos de busca, como endereo de rua ou nome do lugar. Selecione um item no mapa ou selecione para ver a lista de correspondncias propostas.

Dica: Na visualizao de busca, voc tambm poder selecionar os termos de busca anteriores. Se no forem encontrados resultados, certifique-se de que a ortografia do termo de busca esteja correto. preciso estar conectado para buscar lugares e localizaes. Descobrir lugares prximos Procurando um novo restaurante, hotel ou loja? O aplicativo Nokia Mapas sugere lugares prximos para voc. Selecione .

Encontrar os lugares sugeridos prximos a voc > . Selecione Todos os tipos de lugares sugeridos so mostrados no mapa. Encontrar os lugares sugeridos em outro lugar Navegue at um ponto no mapa e selecione . Ver os detalhes de um lugar Selecione o pino do lugar no mapa e selecione a bolha de informaes. O carto do lugar contem informaes gerais, fotos, avaliaes, links para guias e outras sugestes de lugares prximos. Encontrar determinados tipos de lugares prximos > . 1 Selecione 2 Selecione e deslize para explorar. 3 Selecione um bloco de categorias. Os lugares prximos nessa categoria sero mostrados no mapa. Dica: Selecione e segure um bloco de categorias para fix-lo na tela inicial. Desse modo, voc poder descobrir novos lugares rapidamente, onde quer que esteja. Ver os detalhes de um lugar Quer ver mais informaes sobre um lugar com aparncia interessante? Os cartes de lugares podem conter informaes gerais, fotos, avaliaes, links para guias e outras sugestes de lugares prximos.

66

Mapas e navegao .

Selecione

Exibir um carto de lugar Selecione o cone do lugar no mapa e selecione a bolha de informaes. A visualizao sobre mostra informaes bsicas sobre o lugar, como nmero de telefone e endereo. Ver fotos ou avaliaes de outras pessoas No carto do lugar, deslize para fotos ou avaliaes. Ver guias No carto do lugar, deslize para guias e visite os guias da web que contam com informaes sobre o lugar. Ver lugares prximos No carto do lugar, deslize para proximidades e v para outros cartes de lugares. Obter direes para um lugar Quer encontrar o seu caminho facilmente? Obtenha direes para caminhar, dirigir ou usar o transporte pblico (se estiver disponvel em sua cidade) de onde voc est no momento para um determinado lugar. Selecione 1 2 .

Selecione o cone do lugar no mapa ou selecione e segure um ponto no mapa e selecione a bolha de informaes. Na visualizao sobre, selecione obter direes.

A rota mostrada no mapa, juntamente com uma estimativa do tempo necessrio para ver as direes detalhadas. para chegar ao destino. Selecione Alternar entre as direes para caminhar, dirigir e usar transporte pblico ou . Na visualizao de direes detalhadas, selecione , As rotas de transporte pblico sero mostradas se for encontrada uma conexo vlida entre a sua localizao e o seu destino. Alterar a aparncia do mapa Veja o mapa em modos diferentes a fim de realar determinados detalhes e para ajudar a encontrar o seu caminho mais facilmente. Selecione e .

Mapas e navegao

67

Ver o mapa padro Selecione mapa. Detalhes como nomes de localizaes ou nmeros de autoestradas podem ser lidos facilmente na visualizao padro de mapa. Usar a visualizao de satlite Para obter uma visualizao real do mapa, selecione satlite. Usar a visualizao de transporte pblico Para ver os servios de transporte pblico, como rotas de metr ou bondes eltricos, selecione trnsito. As opes e os recursos disponveis podem variar conforme a regio. As opes indisponveis esto esmaecidas. Nokia Dirigir Dirigir at seu destino Quando voc precisar de orientaes passo a passo ao dirigir, o recurso Nokia Dirigir o ajudar a chegar ao seu destino. Selecione .

Quando voc usa o aplicativo Nokia Dirigir pela primeira vez, seu telefone pergunta se voc deseja baixar os mapas de rua para sua localizao atual e a voz de navegao que compatvel com as configuraes de idioma do seu telefone. Se baixar os mapas usando sua conexo Wi-Fi local antes de viajar, voc reduzir os custos com dados durante a viagem. 1 2 3 > Definir destino e, em seguida, busque seu destino ou selecione Selecione um destino em ltimos destinos. Selecione DIRIGIR PARA > INICIAR. Para interromper a navegao, selecione > Parar navegao.

Voc tambm pode comear a dirigir sem definir um destino. O mapa seguir a sua localizao. Por padro, o mapa gira na direo em que voc dirige. A bssola sempre aponta para o norte. Dica: Para usar um mapa em tela inteira, toque no mapa. Respeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mos desocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao.

68

Mapas e navegao

Obter orientao por voz A orientao por voz, se estiver disponvel para o seu idioma, o ajudar a encontrar o caminho at um destino, deixando-o livre para aproveitar a viagem. Selecione 1 2 .

> Configuraes > Voz de navegao. Selecione Selecione um idioma ou, para no usar a orientao por voz, selecione Nenhum.

Voc tambm pode baixar novas vozes de navegao. Baixar vozes de navegao > Configuraes > Voz de navegao > Fazer download e uma voz. Selecione Baixar ou remover mapas Para economizar em custos de dados quando viajar, salve novos mapas de ruas no telefone antes de uma viagem. Se voc est ficando sem espao no seu telefone, voc pode remover alguns mapas. Selecione e > Configuraes > Gerenciar mapas.

Para baixar mapas no telefone, voc precisar estar conectado com uma rede Wi-Fi. Fazer download de um mapa . 1 Selecione 2 Selecione um continente, um pas e uma rea se for necessrio. Em seguida, selecione Instalar. Para cancelar o download, selecione . Remover um mapa Selecione o mapa, e na pgina de detalhes do mapa, selecione Remover todos os mapas > excluir tudo > OK. Selecione O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Navegar desconectado Para economizar custos com dados, voc tambm pode usar o aplicativo Nokia Dirigir desconectado. .

Mapas e navegao 1 2 3 Selecione . Selecione > Configuraes. Alterne Conexo para Off-line

69

Alguns recursos, como resultados de busca, podem ser limitados quando voc estiver usando o aplicativo Nokia Dirigir desconectado. Alterar a aparncia da visualizao do Nokia Dirigir Deseja ver um mapa 3D mais realista ou est usando o recurso Nokia Dirigir noite, no escuro? Com os diferentes modos de mapa, possvel ver as informaes necessrias claramente a qualquer momento. Selecione .

Alternar entre 2D e 3D e, em seguida, selecione 2D ou 3D. Selecione Para ver o mapa claramente tambm quando estiver escuro, voc poder usar o modo noturno. Ativar o modo noturno > Configuraes e, em seguida, alterne Cores dos mapas para Noite. Selecione Para obter uma visualizao maior e melhor dos arredores no mapa, utilize o mapa em tela inteira. Usar o mapa em tela inteira Toque o mapa. Para ver a rea de informaes, pressione .

Quando estiver navegando, a distncia restante para seu destino exibida por padro. Voc tambm pode definir o aplicativo Nokia Dirigir para mostrar sua hora de chegada estimada ou tempo restante. Alternar entre visualizaes de distncia, hora de chegada ou tempo restante Na visualizao de navegao, selecione a distncia restante e uma opo.

70

Mapas e navegao

Dica: Por padro, o aplicativo Nokia Dirigir mostra no mapa as principais construes > Configuraes e, em seguida, e atraes. Se voc no quiser v-las, selecione . alterne Pontos tursticos para DESATIVADO Receber avisos sobre limite de velocidade No deixe que a velocidade ultrapasse o limite. Defina o telefone para avisar quando voc estiver dirigindo rpido demais. A disponibilidade das informaes sobre limite de velocidade pode variar de acordo com a regio ou o pas. 1 2 3 Selecione . Selecione > Configuraes e, em seguida, alterne Limite de velocidade para . Alerta ativado Para definir a velocidade que voc pode ultrapassar antes de ser avisado, arraste o controle deslizante Alertar se minha velocidade exceder o limite em. Voc pode definir um limite separado para as velocidades alta e baixa.

Fazer comentrios sobre o Nokia Dirigir Diga-nos sua opinio sobre o aplicativo Nokia Dirigir e tambm participe do aprimoramento do aplicativo. Para fazer seus comentrios, necessrio ter uma conexo ativa com a internet. 1 2 Selecione Selecione . > Feedback.

Escritrio 3 Selecione sua disposio em recomendar o aplicativo Nokia Dirigir a outras pessoas. Voc tambm pode fornecer suas razes. Os comentrios so annimos. Selecione ENVIAR.

71

Aps enviar seus comentrios para a verso atual do aplicativo Nokia Dirigir, a opo no estar mais disponvel.

Escritrio
Relgio Definir um alarme Voc pode usar o telefone como um despertador. Selecione 1 2 Selecione > Alarmes. . .

Preencha os campos e selecione

Desligar um alarme temporariamente . Alterne o alarme para Desativado Excluir um alarme Selecione o alarme e .

Para que o alarme toque, o telefone deve estar ligado e o volume do telefone deve estar alto o suficiente. Colocar um alarme em soneca Ainda no quer acordar? Quando o alarme tocar, voc poder coloc-lo em soneca. O alarme ser pausado por um perodo predefinido. Quando o alarme tocar, selecione tocar de novo. Atualizar a data e a hora automaticamente Voc pode configurar o telefone para atualizar a hora, a data e o fuso horrio automaticamente. H vrios servios de hora. A disponibilidade dos servios Nokia pode variar conforme a regio. 1 2 > e data e hora. Selecione Alterne Definir automaticamente para Ativado .

72

Escritrio

Dica: Deseja atualizar a hora, a data e o fuso horrio manualmente quando estiver fora do pas? Certifique-se de que o item Definir automaticamente esteja e selecione Fuso horrio e uma localizao. selecionado como Desativado Definir a hora e a data 1 Selecione > e data e hora e alterne Definir automaticamente para . Desativado 2 Edite a hora e a data. Calendrio Adicionar um compromisso > Calendrio. Selecione 1 2 3 4 Deslize para dia ou agenda e selecione . Preencha os campos. Para adicionar um lembrete, selecione mais detalhes > Lembrete. Selecione .

Editar ou excluir um compromisso Pressione e segure o compromisso e escolha editar ou excluir. Ver sua programao Voc pode navegar nos eventos de calendrio em diferentes visualizaes. Selecione > Calendrio.

Para alternar entre as visualizaes de calendrio, deslize para a esquerda ou a direita. Visualizar um ms inteiro Na visualizao dia ou agenda, selecione . Para ir para o prximo ms ou o ms anterior, faa um breve movimento de deslizar para cima ou para baixo no calendrio. Para ir para um ms especfico, selecione o ms na parte superior da tela. Ver um dia especfico Na visualizao dia ou agenda, selecione e o dia.

Utilizar vrios calendrios Ao configurar contas de e-mail no telefone, voc poder ver os calendrios de todos os servios em um s lugar. Selecione > Calendrio.

Escritrio Mostrar ou ocultar um calendrio Selecione > configuraes e alterne o calendrio para ativado ou . desativado Quando um calendrio estiver oculto, os eventos e os lembretes dele no sero exibidos em suas diferentes visualizaes. Dica: Voc pode alterar a cor de cada calendrio. Selecione e selecione a cor atual e a nova cor.

73

> configuraes

Adicionar uma tarefa sua lista de tarefas Voc tem tarefas importantes a fazer no trabalho, livros da biblioteca para devolver ou talvez um evento que precisa participar? possvel adicionar tarefas ao calendrio. Se voc tiver um prazo especfico, defina um lembrete. Selecione 1 2 3 > Calendrio e deslize para tarefas. e preencha os

Selecione e preencha os campos. Para adicionar um lembrete, alterne Lembrete para Ativado campos. Selecione .

Marcar uma tarefa como concluda Selecione e segure a tarefa e escolha concluir. Editar ou excluir uma tarefa Selecione e segure a tarefa e escolha editar ou excluir. Microsoft Office Mobile Sobre o Microsoft Office Mobile > Office. Selecione O Microsoft Office Mobile o seu escritrio longe do escritrio. V para o hub Office para criar e editar documentos do Word e pastas de trabalho do Excel, abrir e ver apresentaes de slides do PowerPoint, criar notas com o OneNote e compartilhar documentos com o SharePoint. Voc tambm poder salvar seus documentos no Windows SkyDrive. O Microsoft Office Mobile consiste em: Microsoft Word Mobile Microsoft Excel Mobile Microsoft PowerPoint Mobile

74

Escritrio Microsoft OneNote Mobile Microsoft SharePoint Workspace Mobile Windows SkyDrive

Ler documentos do Microsoft Office No hub Office, voc pode ver documentos do Microsoft Office, como documentos do Word, pastas de trabalho do Excel ou apresentaes do PowerPoint. Selecione 1 2 > Office.

Deslize para documentos. Selecione um arquivo do Word, Excel ou PowerPoint.

Criar e editar um documento do Word Refine seus documentos onde quer que esteja com o Microsoft Word Mobile. Voc pode criar novos documentos, editar os documentos existentes e compartilhar seu trabalho em um site do SharePoint. Selecione > Office e deslize para documentos.

Criar um novo documento 1 Selecione . 2 Selecione um arquivo do Word em branco ou um modelo. 3 Escreva o texto. 4 Para salvar o documento, selecione > salvar. Editar um documento 1 Selecione o arquivo do Word. 2 Para editar o texto, selecione . 3 Para salvar o documento, selecione

> salvar.

Alterar o formato e a cor do texto 1 Selecione . 2 Selecione uma palavra. Para selecionar vrias palavras, arraste as setas em cada extremidade para expandir a seleo. 3 Selecione e escolha a formatao que deseja usar. Adicionar um comentrio > . Selecione

Escritrio Buscar texto em um documento Selecione o arquivo do Word e . Enviar um documento em um e-mail > compartilhar.... Selecione o arquivo do Word e Excluir um documento 1 Deslize para localizaes. 2 Selecione o local do documento que voc deseja excluir. 3 Mantenha selecionado o documento e selecione apagar.

75

Dica: Para acessar um documento importante rapidamente, possvel fix-lo na tela inicial. No hub Office, selecione e segure o documento e selecione fixar na tela inicial. Criar e editar uma pasta de trabalho do Excel No necessrio ir at o escritrio para verificar os nmeros mais recentes. Com o Microsoft Excel Mobile, voc pode criar novas pastas de trabalho, editar as pastas de trabalho existentes e compartilhar o seu trabalho em um site do SharePoint. Selecione > Office e deslize para documentos.

Criar uma nova pasta de trabalho 1 Selecione . 2 Selecione um arquivo do Excel em branco ou um modelo. 3 Selecione uma clula e a caixa de texto na parte superior da pgina. 4 Insira valores ou texto. 5 Para salvar a pasta de trabalho, selecione > salvar. Editar uma pasta de trabalho 1 Selecione o arquivo do Excel. 2 Para ir para outra pasta de trabalho, selecione 3 Para salvar a pasta de trabalho, selecione Adicionar um comentrio a uma clula Selecione . Aplicar um filtro s clulas > aplicar filtro. Selecione

e uma pasta de trabalho. > salvar.

76

Escritrio

Alterar o formato da clula e do texto > formatar clula.... Selecione Encontrar dados de uma pasta de trabalho Selecione o arquivo do Excel e . Enviar uma pasta de trabalho em um e-mail > compartilhar.... Selecione o arquivo do Excel e Excluir uma pasta de trabalho 1 Deslize para localizaes. 2 Selecione o local do arquivo Excel que voc deseja excluir. 3 Mantenha selecionado o arquivo Excel e selecione apagar. Escrever uma nota Notas no papel so perdidas facilmente. Em vez de anot-las no papel, voc pode escrever suas notas com o Microsoft OneNote Mobile. Dessa maneira, voc as ter sempre com voc. Voc tambm pode sincronizar suas notas no Windows Live SkyDrive e v-las e edit-las com o OneNote no telefone, no computador ou on-line em um navegador. Selecione 1 2 3 4 5 6 > Office e deslize at anotaes.

Selecione . Escreva sua nota. Para formatar o texto, selecione Para adicionar uma foto, selecione

> formatar. .

Para gravar um clipe de som, selecione . Para salvar as alteraes, pressione . Se voc tiver um Windows Live ID definido no telefone, as alteraes sero salvas e sincronizadas no bloco de anotaes Pessoal (Web) padro no Windows Live SkyDrive. Caso contrrio, as alteraes sero salvas no telefone.

Enviar uma nota em um e-mail . Selecione a nota e Dica: Para acessar uma nota importante rapidamente, possvel fix-la na tela inicial. No hub Office mantenha selecionada a nota e selecione fixar na tela inicial.

Escritrio Ver e editar uma apresentao do PowerPoint Adicione toques finais sua apresentao a caminho de sua reunio usando o Microsoft PowerPoint Mobile. Selecione 1 2 3 4 5 6 > Office e deslize para documentos.

77

Selecione um arquivo do PowerPoint e vire o telefone para o modo paisagem. Para navegar entre os slides, deslize para a esquerda ou a direita. Para ir para um slide especfico, selecione e o nome do slide. Para adicionar uma anotao a um slide, selecione Para editar um slide, selecione . Para salvar sua apresentao, selecione .

> salvar. > compartilhar....

Enviar uma apresentao em um e-mail Selecione o arquivo do PowerPoint e

Excluir uma apresentao 1 Deslize para localizaes. 2 Selecione o local do arquivo PowerPoint que voc deseja excluir. 3 Mantenha selecionado o arquivo PowerPoint e selecione apagar. Assistir a uma transmisso do PowerPoint Voc pode participar de uma reunio onde quer que esteja e assistir a uma transmisso de apresentao do PowerPoint pela internet no telefone. Abra o e-mail contendo o link para a apresentao da transmisso e selecione-o. Compartilhar documentos com o SharePoint Workspace Mobile Trabalhe em documentos compartilhados do Microsoft Office e colabore em projetos, cronogramas e ideias. Com o Microsoft SharePoint Workspace Mobile, voc pode procurar, enviar, editar e sincronizar seus documentos on-line. Selecione 1 2 3 4 > Office e deslize para localizaes.

Selecione SharePoint, digite o endereo da web para um site do SharePoint e selecione . Quando um documento selecionado, uma cpia dele baixada para o telefone. Veja ou edite o documento e salve suas alteraes. Para retornar ao SharePoint Workspace Mobile, pressione .

78

Conectividade e gerenciamento do telefone

Dica: Para manter uma cpia off-line de um documento no telefone, selecione e segure o documento e escolha a opo sempre manter offline. Armazenar um arquivo no Windows Live Skydrive Armazene, acesse e compartilhe arquivos do Microsoft Office no Windows Live SkyDrive. Voc pode carregar arquivos salvos no telefone no SkyDrive para obter acesso fcil tanto do telefone quanto do computador. Para carregar arquivos, voc precisar entrar em sua conta do Windows Live. 1 2 3 > Office e deslize para localizaes. Selecione Selecione Telefone. Selecione e segure um arquivo e escolha a opo compartilhar.

Usar a calculadora > Calculadora. Selecione Para usar a calculadora bsica, segure o telefone na posio vertical. Para usar a calculadora cientfica, vire o telefone na horizontal. 1 2 3 4 Digite o primeiro nmero do clculo. Selecione uma funo, como somar ou subtrair. Digite o segundo nmero do clculo. Selecione =.

Esse recurso destinado ao uso pessoal. A preciso poder ser limitada.

Conectividade e gerenciamento do telefone


Bluetooth Sobre Bluetooth > e Bluetooth. Selecione Voc pode se conectar sem o uso de fios a outros aparelhos compatveis, como telefones, computadores, fones de ouvido e kits veiculares. Como os dispositivos com tecnologia sem-fio Bluetooth se comunicam usando ondas de rdio, eles no precisam estar no campo de viso direto. No entanto, eles devem estar a uma distncia mxima de 10 metros um do outro, embora a conexo possa estar sujeita a interferncias de obstrues como paredes ou outros dispositivos eletrnicos.

Conectividade e gerenciamento do telefone

79

Aparelhos pareados podero conectar-se com o seu telefone quando o Bluetooth estiver ligado. Outros aparelhos podero detectar o seu telefone somente se a visualizao nas configuraes de Bluetooth estiver aberta. No pareie com um dispositivo desconhecido nem aceite solicitaes de conexo dele. Isso ajuda a proteger seu telefone contra contedos prejudiciais. Conectar-se com um fone de ouvido sem-fio Com um fone de ouvido sem-fio, voc pode falar ao telefone com as mos livres e, dessa forma, continuar o que estiver fazendo, como trabalhar no computador, durante uma chamada. Fones de ouvido sem-fio so vendidos separadamente. 1 2 3 4 > e Bluetooth. Selecione Alterne Visvel e pesquisando para Ativado . Certifique-se de que o acessrio que deseja parear esteja ligado. Para parear o telefone e o fone de ouvido, selecione o fone de ouvido na lista. Talvez seja necessrio inserir uma senha. Para obter detalhes, consulte o Manual do Usurio do fone de ouvido.

Copiar uma foto ou outro contedo entre o telefone e o PC Voc pode usar o aplicativo Zune para PC para copiar fotos, vdeos, msicas e outros contedos criados por voc entre o telefone e um PC. 1 2 Use um cabo de dados USB compatvel para conectar o telefone com um PC compatvel. No PC, abra o Zune. Para obter mais informaes, consulte a ajuda do Zune.

Voc pode baixar a verso mais recente do Zune em www.zune.net.

80

Conectividade e gerenciamento do telefone

Manter o software e os aplicativos do telefone atualizados Sobre as atualizaes de software e de aplicativos do telefone No perca o ritmo: atualize o software e os aplicativos do telefone para obter recursos novos e aprimorados para o telefone. Atualizar o software tambm pode otimizar o desempenho do telefone. Aviso: Se voc instalar uma atualizao de software, no poder utilizar o dispositivo, nem mesmo para fazer chamadas de emergncia, at que a instalao esteja concluda e o dispositivo seja reiniciado. Aps a atualizao, as instrues contidas no Manual do Usurio no estaro mais atualizadas. Talvez voc encontre o Manual do Usurio atualizado em www.nokia.com/support. Atualizar o software de seu telefone Utilize o aplicativo Zune para PC a fim de atualizar o software do telefone para obter novos recursos e desempenho otimizado. Ao atualizar o software do telefone com o Zune, seu contedo pessoal no ser excludo do telefone. Voc precisar: do aplicativo Zune; de um computador compatvel; de uma conexo de internet de alta velocidade; de um cabo de dados USB compatvel.

Para baixar e instalar o aplicativo Zune no PC, v para www.zune.net. Dica: Se voc estiver usando um Apple Mac, faa download do Windows Phone 7 Connector para Mac na Mac App Store. Antes de iniciar a atualizao, certifique-se de que o telefone tenha carga suficiente na bateria. 1 2 3 Utilize o cabo de dados USB para conectar o telefone com o computador. Se o Zune no for aberto automaticamente, abra-o. Espere at que o Zune verifique se h atualizaes disponveis e siga as instrues mostradas no computador.

Dica: Se voc receber uma mensagem de erro durante a atualizao, anote o cdigo do erro e faa uma busca em support.microsoft.com para ver o que houve de errado.

Conectividade e gerenciamento do telefone

81

Seu telefone passa automaticamente pelo processo de backup durante a atualizao de software. Tambm possvel sincronizar o telefone com o computador usando o Zune ou o Windows Phone 7 Connector para Mac sem atualizar o software do telefone. Configurar o telefone para notific-lo sobre atualizaes disponveis > e atualizao do telefone > Notificar-me quando novas Selecione atualizaes forem encontradas. Fazer backup, sincronizao e restaurao do telefone Seu telefone passa automaticamente por backup durante a atualizao de software quando voc atualiza o telefone usando o computador principal (o computador com o qual o telefone foi conectado pela primeira vez usando um cabo USB). Se voc utilizar um computador diferente para atualizar o software do telefone, o backup no ser feito. Voc pode alterar o computador principal nas configuraes do Zune. O backup inclui os seguintes itens: Configuraes do sistema Configuraes da conta Fotos Msicas Vdeos Documentos

Talvez os aplicativos baixados no sejam includos no backup, mas voc poder baix-los novamente no Marketplace sem custos adicionais. Custos de transmisso de dados podero ser aplicveis. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Para fazer backup do contedo, tambm possvel sincronizar o telefone com o computador usando o Zune ou o Windows Phone 7 Connector para Mac sem atualizar o software do telefone. A sincronizao no faz backup das configuraes do sistema nem de seus aplicativos. Voc tambm pode configurar o telefone para sincronizar seus contatos com o Microsoft Outlook, de modo que eles possam ser restaurados para o telefone a partir do computador. Restaurar um backup para o telefone Utilize um cabo USB para conectar o telefone com o computador principal e utilize o Zune para restaurar o contedo salvo em backup e a verso anterior do software do telefone.

82

Conectividade e gerenciamento do telefone

Liberar memria do telefone Precisa aumentar a memria disponvel do telefone para poder instalar mais aplicativos e adicionar mais contedo? possvel excluir os seguintes itens, se eles no forem mais necessrios: entradas e detalhes de contatos; entradas e detalhes de contatos; aplicativos; msicas, fotos ou vdeos.

Remover um aplicativo do telefone Voc pode remover aplicativos instalados que no deseja mais guardar ou usar para aumentar a quantidade de memria disponvel. 1 2 Na tela inicial, selecione . Selecione e segure o aplicativo a ser removido e escolha a opo desinstalar. Talvez no seja possvel remover todos os aplicativos.

Se voc remover um aplicativo, poder reinstal-lo sem compr-lo novamente, desde que ele esteja disponvel no Marketplace. Se um aplicativo instalado depender de um aplicativo removido, o aplicativo instalado poder parar de funcionar. Para obter detalhes, consulte a documentao do aplicativo instalado. Segurana Alterar o cdigo PIN Se o carto SIM vier com um cdigo PIN padro, voc poder alter-lo para outro mais seguro. > , deslize para a esquerda para as configuraes de aplicativos e Selecione selecione telefone > alterar PIN do SIM. O cdigo PIN pode ter de 4 a 8 dgitos. Configurar o telefone para que ele seja bloqueado automaticamente Deseja proteger o telefone contra o uso no autorizado? Defina um cdigo de segurana e configure o telefone para que ele seja bloqueado automaticamente quando no estiver sendo utilizado. 1 Selecione > e tela de bloqueio.

Conectividade e gerenciamento do telefone 2

83

Alterne senha para Ativada e digite um cdigo de segurana (no mnimo quatro dgitos). Mantenha o cdigo de segurana em sigilo e em lugar seguro, longe do telefone. Caso voc esquea o cdigo de segurana e no possa recuper-lo ou caso digite o cdigo incorreto muitas vezes, o telefone precisar ser levado para manuteno. Custos adicionais podero ser aplicveis, e todos os dados pessoais do telefone podero ser excludos. Para obter mais informaes, entre em contato com um ponto Nokia Care ou com o revendedor do telefone. Selecione Exigir uma senha depois de e defina o perodo aps o qual o telefone ser bloqueado automaticamente.

Desbloquear o telefone 1 Pressione o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para cima. 2 Digite o cdigo de segurana. Usar o telefone quando ele estiver bloqueado Voc poder usar determinados recursos do telefone quando ele estiver bloqueado, sem a necessidade de digitar um cdigo de segurana. Voc pode, por exemplo: Alterar o modo como seu telefone fornece notificaes sobre chamadas recebidas Atender ou recusar uma chamada recebida Pausar ou continuar a reproduo de msicas ou pular para outra msica

Para ativar o telefone, pressione o boto Liga/Desliga. Alterar o modo como as chamadas recebidas so notificadas Pressione a tecla de volume e selecione , ou . Pausar ou continuar uma msica ou pular para outra msica Utilize os controles do Music player exibidos na parte superior da tela. Voc tambm poder ver: A data e a hora Seu prximo evento do calendrio Chamadas no atendidas ou mensagens

84

Suporte

Encontrar seu telefone perdido Perdeu o telefone ou receia que ele tenha sido roubado? Use o recurso Localizar meu telefone para localizar o seu telefone e bloqueie ou exclua todos os dados dele remotamente. V para my.windowsphone.com (em ingls), entre com o mesmo Windows Live ID do telefone e selecione Localizar meu telefone. Voc pode: localizar o telefone em um mapa; fazer o telefone tocar, mesmo se o modo silencioso estiver ligado; bloquear o telefone e faz-lo mostrar uma mensagem para que ele possa ser devolvido a voc; excluir todos os dados do telefone remotamente.

As opes disponveis podem variar.

Suporte
Quando quiser obter mais informaes sobre como usar o telefone ou se no tiver certeza de como ele deve funcionar, leia o Manual do Usurio na ntegra. Para obter vdeos de suporte, v para www.youtube.com/user/NokiaSupportVideos (em ingls) ou go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=238503 (em ingls). Em caso de problemas, faa o seguinte: Reinicie o telefone. Mantenha pressionado o boto Liga/Desliga por cerca de 10 segundos. O telefone ser desligado. Se necessrio, para ligar o telefone novamente, mantenha pressionado o boto Liga/Desliga. Atualizar o software do telefone Restaurar as configuraes originais de fbrica

Se o problema persistir, entre em contato com a Nokia para obter informaes sobre as opes de reparo. Antes de enviar o seu telefone para reparo, sempre faa backup de seus dados, j que todos os dados pessoais do telefone podero ser excludos.

Informaes de segurana e do produto


Servios de rede e custos Seu dispositivo foi aprovado para uso em redes WCDMA 850, 1900, 2100 e GSM/EDGE 850, 900, 1800, 1900 MHz . Para utilizar o dispositivo, necessrio assinar os servios de uma operadora. O uso de servios de rede e o download de contedo para o dispositivo requerem uma conexo de rede e podem resultar em custos de trfego de dados. Alguns recursos do produto exigem suporte da rede e talvez seja preciso assin-los.

Informaes de segurana e do produto

85

Cuidar do seu dispositivo Manuseie o dispositivo, a bateria, o carregador e os acessrios com cuidado. As sugestes a seguir ajudam a assegurar a cobertura da garantia. Mantenha o dispositivo seco. Chuva, umidade e todos os tipos de lquidos podem conter minerais que provocam corroso dos circuitos eletrnicos. Se o dispositivo entrar em contato com lquidos, deixeo secar por completo. No utilize nem guarde o dispositivo em locais com p ou sujeira. Os componentes mveis e eletrnicos podero ser danificados. No guarde o dispositivo em locais de temperatura elevada. As altas temperaturas podem reduzir a vida til do dispositivo, danificar a bateria e deformar ou derreter plsticos. No guarde o dispositivo em locais frios. Quando o dispositivo voltar temperatura normal, poder haver formao de umidade na parte interna e danos aos circuitos eletrnicos. No tente abrir o dispositivo de forma diferente da especificada no Manual do Usurio. Modificaes no autorizadas podem danificar o dispositivo e violar as normas que regulamentam os dispositivos de rdio. No derrube, bata ou faa movimentos bruscos com o dispositivo. O manuseio indevido pode quebrar as placas do circuito interno e os mecanismos. Use somente um pano macio, limpo e seco para limpar a superfcie do dispositivo. No pinte o dispositivo. A pintura pode obstruir componentes mveis e impedir o funcionamento correto. Mantenha o dispositivo longe de ms ou campos magnticos. Para proteger dados importantes, armazene-os em pelo menos dois locais separados, como seu dispositivo, carto de memria ou computador, ou ento escreva informaes importantes.

Durante operao prolongada, o dispositivo pode se aquecer. Na maioria dos casos, isso normal. Se voc suspeitar que o dispositivo no est funcionando corretamente, leve-o assistncia tcnica autorizada mais prxima. Reciclagem

Quando este aparelho chegar ao final de sua vida til, seus componentes podero ser reaproveitados na forma de materiais e energia. Para garantir o descarte e a reutilizao corretos, a Nokia coopera com seus parceiros atravs de um programa chamado We:recycle. Para obter informaes sobre como reciclar produtos Nokia antigos e onde encontrar pontos de coleta, acesse www.nokia.com.br/reciclagem ou entre em contato com a Central de contato Nokia. Recicle a embalagem e os manuais do usurio pelo sistema de reciclagem local. Quando voc coopera e entrega esses materiais em um dos pontos de coleta disponveis, voc contribui para ajudar o meio-ambiente e para garantir a sade das futuras geraes. Todos os componentes eltricos e eletrnicos, baterias e acumuladores podem conter metais pesados e outras substncias txicas, e devem ser levados aos seus respectivos pontos de coleta ao final de sua vida til. A bateria e outros materiais relacionados no devem ser quebrados sob nenhuma circunstncia. No descarte esses produtos como lixo domstico, pois isso pode causar impactos graves ao ambiente ou sade humana. Todos os produtos Nokia esto em conformidade com os padres aplicveis de produo internacionais da indstria e com todos os requisitos definidos pelos rgos governamentais competentes. Para obter mais informaes sobre as caractersticas ambientais do seu dispositivo, consulte www.nokia.com/ecoprofile (em ingls).

86

Informaes de segurana e do produto

Sobre o gerenciamento de direitos digitais Ao usar este dispositivo, obedea a todas as leis e respeite os costumes locais, bem como a privacidade e os direitos de terceiros, incluindo os direitos autorais. A proteo de direitos autorais pode impedir que voc copie, modifique ou transfira fotos, msicas e outros tipos de contedo. Os proprietrios do contedo podem usar diversos tipos de tecnologias de gerenciamento de direitos digitais (DRM) para proteger sua propriedade intelectual, incluindo os direitos autorais. Este dispositivo utiliza vrios tipos de software de DRM para acessar contedo protegido por DRM. Com este dispositivo, voc pode acessar contedo protegido por WMDRM 10. Se determinado software de DRM falhar na proteo do contedo, os proprietrios do contedo podero solicitar que a capacidade desse software de DRM para acessar novos contedos protegidos por DRM seja anulada. A anulao tambm pode impedir que o contedo protegido por DRM j existente no seu dispositivo seja renovado. A anulao de um software de DRM no afeta o uso de contedo protegido por outros tipos de DRM nem o uso de contedo sem proteo por DRM. O contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais (DRM) possui uma licena associada que define os seus direitos de utilizar o contedo. Se o dispositivo possuir contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais do Windows Media (WMDRM), as licenas e o contedo sero perdidos caso a memria seja formatada. Voc tambm poder perder as licenas e o contedo se os arquivos no dispositivo forem corrompidos. A perda das licenas ou do contedo pode limitar sua capacidade de utilizar o mesmo contedo no dispositivo novamente. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Baterias e carregadores Informaes sobre baterias e carregadores Este dispositivo possui uma bateria interna, recarregvel e no removvel. No tente remover a bateria, pois isso poder danific-lo. Leve o dispositivo assistncia tcnica mais prxima para substituir a bateria. Recarregue este dispositivo especificamente com os carregadores: AC-16, AC-50 . O nmero exato do modelo do carregador Nokia pode variar conforme o tipo do plugue. A variante do plugue identificada por uma das seguintes opes: E, X, AR, U, A, C, K, B ou N. O nmero do modelo do carregador pode ser, por exemplo, AC-16B, AC-50B, etc. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, mas, com o tempo, ela se tornar inutilizvel. Quando se tornar evidente que o tempo de conversao e de espera inferior ao normal, leve o dispositivo assistncia tcnica autorizada mais prxima para substituir a bateria. Segurana da bateria Nota: A bateria do seu dispositivo no pode ser removida. Consulte as instrues relacionadas bateria aplicveis ao seu dispositivo. Para desconectar o carregador ou um acessrio, segure e puxe o plugue, no o cabo. Quando o carregador no estiver em uso, desligue-o da tomada e do dispositivo. No deixe uma bateria totalmente carregada conectada ao carregador, pois a carga excessiva poder encurtar a vida til da bateria. Se uma bateria completamente carregada no for utilizada, perder a carga ao longo do tempo. Mantenha sempre a bateria entre 15 C e 25 C. Temperaturas extremas reduzem a capacidade e a vida til da bateria. Um dispositivo com uma bateria muito quente ou muito fria pode no funcionar temporariamente. Um curto-circuito acidental poder ocorrer se um objeto metlico tocar nos contatos de metal da bateria. O curto-circuito pode danificar a bateria ou o objeto de contato. No descarte baterias no fogo, pois elas podem explodir. Descarte-as de acordo com as leis locais. Recicle sempre que possvel. No descarte baterias com o lixo domstico.

Informaes de segurana e do produto

87

No desmonte, corte, abra, destrua, dobre, perfure nem fragmente clulas ou baterias. Em caso de vazamento da bateria, no deixe o lquido entrar em contato com a pele ou com os olhos. Se isso acontecer, lave imediatamente as reas afetadas com gua ou procure ajuda mdica. No modifique, fabrique novamente ou tente inserir objetos estranhos na bateria. Alm disso, no submerja ou exponha a bateria gua ou a outros lquidos. As baterias podem explodir se danificadas. Use a bateria e o carregador apenas para suas funes especficas. O uso imprprio ou o uso de baterias ou carregadores no aprovados ou incompatveis pode oferecer riscos de incndio, exploso ou outros perigos; pode ainda invalidar aprovaes ou garantias. Se voc acredita que a bateria ou o carregador foram danificados, leve-os assistncia tcnica para verificao antes de continuar com o uso. Nunca utilize uma bateria ou um carregador com defeito. Use o carregador apenas em ambientes internos. Informaes adicionais de segurana Fazer uma chamada de emergncia 1 Certifique-se de que o telefone esteja ligado. 2 Verifique se a intensidade do sinal adequada. Talvez tambm seja necessrio: 3 4 5 6 7 8 Coloque um carto SIM no aparelho. Desative as restries de chamada no telefone, como bloqueios de chamada, discagem fixa ou grupo de usurios fechado. Certificar-se de que o modo avio no esteja ligado. Desbloquear a tela e as teclas do telefone, caso estejam bloqueadas. . . .

Pressione Selecione Selecione

Digite o nmero de emergncia oficial do local em que se encontra. Os nmeros para chamadas de emergncia variam conforme o local. Selecione ligar. Fornea as informaes necessrias com a mxima preciso possvel. No encerre a chamada at receber permisso para faz-lo.

Importante: Ative as chamadas celulares e tambm de Internet, se o telefone aceitar chamadas de Internet. O telefone pode tentar fazer chamadas de emergncia por meio de redes celulares e do provedor de servio de chamadas de Internet. As conexes no podem ser garantidas em todas as condies. Nunca dependa exclusivamente de um telefone sem-fio para comunicaes essenciais, como emergncias mdicas. Crianas Este dispositivo e seus acessrios no so brinquedos. Eles podem conter peas pequenas. Mantenha-os fora do alcance de crianas. Dispositivos mdicos A operao de equipamentos radiotransmissores, incluindo aparelhos celulares, poder interferir no funcionamento de dispositivos mdicos protegidos de forma inadequada. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo mdico para determinar se ele est devidamente protegido contra energia de radiofrequncia externa. Dispositivos mdicos implantados Os fabricantes de dispositivos mdicos implantados recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 cm entre um dispositivo sem-fio e um dispositivo mdico implantado, por exemplo, marca-passo ou desfibrilador cardioversor implantado, a fim de evitar possveis interferncias no dispositivo mdico. As pessoas que possuem esses dispositivos devem:

88

Informaes de segurana e do produto


Sempre manter o dispositivo sem-fio a uma distncia superior a 15,3 cm do dispositivo mdico. No transportar o dispositivo sem-fio em um bolso junto ao trax. Manter o dispositivo sem-fio no lado oposto ao do dispositivo mdico. Desligar o dispositivo sem-fio se houver qualquer suspeita de interferncia. Seguir as instrues do fabricante do dispositivo mdico implantado.

Se voc tiver dvidas sobre a utilizao do seu dispositivo sem-fio com um dispositivo mdico implantado, consulte um mdico. Audio Aviso: Quando voc usa um fone de ouvido, sua capacidade de ouvir sons externos pode ser afetada. No use o fone de ouvido quando isso puder colocar a sua segurana em risco.

Alguns dispositivos sem-fio podem interferir em alguns aparelhos auditivos. Nquel Nota: A superfcie deste dispositivo no contm nquel no revestimento. A superfcie deste dispositivo contm ao inoxidvel. Proteger seu dispositivo contra contedo prejudicial Seu dispositivo est sujeito a vrus e a outros tipos prejudiciais de contedo. Tome as seguintes precaues: Tenha cuidado ao abrir mensagens. Elas podem conter vrus ou ser, de alguma forma, prejudiciais ao dispositivo ou ao seu computador. Tenha cuidado ao aceitar solicitaes de conectividade, navegar na Internet ou fazer download de contedo. No aceite conexes Bluetooth de fontes no confiveis. Somente instale e utilize servios e softwares de fontes de confiana que ofeream segurana e proteo adequadas. Instale antivrus e outros softwares de segurana no seu dispositivo e em qualquer computador conectado. Use apenas um aplicativo de antivrus por vez. O uso de mais de um aplicativo desse tipo pode afetar o desempenho e a operao do dispositivo e/ou do computador. Se voc acessar favoritos e links pr-instalados para acesso a sites de terceiros, tome as devidas precaues. A Nokia no endossa nem assume qualquer responsabilidade por esses sites.

Ambiente de operao Este dispositivo est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofrequncia quando utilizado na posio normal de uso no ouvido ou quando posicionado a pelo menos 1,5 cm de distncia do corpo. Qualquer estojo, clipe para o cinto ou suporte para transportar ou operar o dispositivo junto ao corpo no deve conter metal e deve ser posicionado de acordo com a distncia anteriormente mencionada. Para enviar arquivos de dados ou mensagens necessria uma conexo de qualidade com a rede. A transmisso de arquivos de dados ou mensagens poder ser adiada at haver uma conexo de qualidade disponvel. Siga as instrues de distncia de separao at o final da transmisso. Veculos Os sinais de rdio podem afetar sistemas eletrnicos incorretamente instalados ou isolados em veculos motorizados, tais como injeo eletrnica, frenagem eletrnica de antitravamento das rodas, sistemas eletrnicos de controle de velocidade e sistemas de airbags. Para obter mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou de seu equipamento.

Direitos autorais e outros avisos

89

Somente a assistncia tcnica autorizada dever instalar o dispositivo em um veculo. Uma instalao ou reparao incorreta pode ser perigosa e invalidar a garantia. Verifique regularmente se todo o equipamento celular em seu carro est montado e funcionando corretamente. No guarde nem transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo, suas peas ou acessrios. Os airbags inflam com muita fora. No coloque o dispositivo nem os acessrios na rea de acionamento dos airbags. Ambientes com risco de exploso Desligue o dispositivo em ambientes com risco de exploso, por exemplo, prximo a bombas de gasolina em postos de combustvel. Fascas nessas reas podem provocar exploso ou incndio, resultando em ferimentos ou em morte. Observe as restries em reas de estaes de servio, armazenamento e distribuio de combustvel, indstrias qumicas ou locais onde se realizam operaes que envolvem detonao de explosivos. reas com risco de exploso esto quase sempre identificadas com clareza. Essas reas incluem ambientes onde h avisos para desligar o motor do carro, pores de navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de produtos qumicos e reas em que se verifique a presena de produtos qumicos ou partculas no ar, como p ou limalhas. Entre em contato com os fabricantes de veculos movidos a gs liquefeito de petrleo (tais como o gs propano ou butano) para verificar se este dispositivo pode ser utilizado com segurana nesses tipos de veculos. Informaes sobre certificao (SAR) Este modelo est em conformidade com as diretrizes internacionais de exposio a ondas de rdio. Este dispositivo um transmissor e receptor de rdio. Foi projetado para no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados por diretrizes internacionais. As referidas diretrizes foram desenvolvidas pelo ICNIRP, instituio cientfica independente, e incluem margens de segurana estabelecidas para garantir a proteo de todos, independentemente de idade ou estado de sade. As diretrizes de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medida denominada Taxa de Absoro Especfica (SAR). O limite SAR estabelecido pelas diretrizes do ICNIRP de 2,0 Watts/quilograma (W/kg), calculados com base em dez gramas de tecido humano. Os testes de SAR so realizados utilizando-se posies padronizadas de funcionamento, sendo que o dispositivo transmite seu mais elevado nvel de potncia certificado em todas as faixas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo ligado pode ser bem inferior ao valor mximo, pois o dispositivo foi projetado para operar utilizando somente a potncia necessria para acessar a rede. Esse nvel pode variar de acordo com inmeros fatores, por exemplo, a proximidade da estao rdio-base. O valor SAR mais elevado, segundo as diretrizes do ICNIRP, para o uso do dispositivo no ouvido de 0,94 W/kg . O uso de acessrios pode ocasionar diferenas nos valores de SAR. Os valores de SAR podem variar em funo das exigncias nacionais de teste e registro, bem como da banda da rede. Para obter mais informaes sobre SAR, consulte as informaes sobre o produto na pgina, em ingls, www.nokia.com. Este dispositivo mvel tambm foi projetado para atender aos requisitos de exposio a ondas de rdio estabelecidos pela Federal Communications Commission (EUA) e pela Industry Canada. Esses requisitos estabelecem um limite SAR de 1,6 W/ Kg, calculado com base em um grama de tecido humano. O valor SAR mais elevado, registrado sob esse padro durante a certificao do produto para uso no ouvido, de 1,27 W/kg e, quando utilizado de forma adequada prximo ao corpo, o valor de 1,08 W/kg .

Direitos autorais e outros avisos


DECLARAO DE CONFORMIDADE

A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o produto RM-819 est em conformidade com as exigncias bsicas e outros dispositivos relevantes da Diretiva 1999/5/EC. Para obter uma cpia da Declarao de Conformidade, acesse o site http://www.nokia.com/global/declaration (em ingls).

90

Direitos autorais e outros avisos

Para os produtos lanados no mercado antes de 1 de julho de 2012, o smbolo de alerta aplicvel a fim de indicar as restries de uso na Frana para a funcionalidade de Wi-Fi. De acordo com a Deciso da UE 2009/812/EC, aps 1 de julho de 2012, o smbolo de alerta no ser mais aplicvel para a funcionalidade de Wi-Fi nesse produto e, portanto, poder ser desconsiderado mesmo se ainda estiver presente no produto. 2011-2012 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Care e Nokia Connecting People so marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietrios. proibida a reproduo, a transferncia, a distribuio ou o armazenamento, no todo ou em parte, do contedo deste documento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao por escrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia se reserva o direito de fazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtos descritos neste documento sem aviso prvio. A marca da palavra e os logotipos Bluetooth so de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e o uso de tais marcas pela Nokia est sob licena. Este produto licenciado sob a Licena da Carteira de Patentes Visuais MPEG-4 (i) para uso pessoal e no comercial relacionado a informaes codificadas de acordo com o Padro Visual MPEG-4, por um consumidor que desempenhe atividades pessoais e no comerciais e (ii) para uso relacionado a vdeos MPEG-4 fornecidos por um provedor de vdeo licenciado. Nenhuma licena concedida ou dever ser inferida com relao a qualquer outro uso. Informaes adicionais, incluindo as relacionadas a usos promocionais, comerciais e internos, podero ser obtidas da MPEG LA, LLC. Consulte o site, em ingls, http://www.mpegla.com. 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, o logotipo Windows, Xbox LIVE, Bing e Microsoft Office so marcas registradas do grupo de empresas Microsoft. No limite permitido pela legislao em vigor, nem a Nokia nem qualquer de seus licenciantes podero ser, em hiptese alguma, responsabilizados por quaisquer perdas de dados, lucros ou lucros cessantes, nem por danos extraordinrios, incidentais, consequentes ou indiretos, seja qual for a causa. O contedo deste documento fornecido "no estado em que se encontra" e deve ser interpretado de maneira literal. Salvo nos casos em que a legislao em vigor o exija, nenhuma garantia de qualquer espcie, seja expressa ou implcita, incluindo, entre outras, as garantias implcitas de comercializao e adequao para uma finalidade especfica, ser oferecida em relao preciso, confiabilidade ou ao contedo deste documento. A Nokia se reserva o direito de revisar este documento ou de exclu-lo a qualquer momento, sem aviso prvio. No limite permitido pela legislao em vigor, a engenharia reversa proibida no software do dispositivo. medida que haja quaisquer limitaes relativas a declaraes, garantias, danos e responsabilidades da Nokia neste Manual do Usurio, as referidas limitaes devero se estender, da mesma forma, a quaisquer declaraes, garantias, danos e responsabilidades dos Licenciantes da Nokia. A disponibilidade de determinados recursos pode variar conforme a regio. Consulte a sua operadora para obter mais detalhes. A disponibilidade de produtos, recursos, aplicativos e servios pode variar conforme a regio. Para obter mais informaes, entre em contato com o revendedor Nokia ou com a operadora. Este dispositivo pode conter produtos, tecnologia ou software sujeitos a leis e regulamentos de exportao dos Estados Unidos e de outros pases. vedado qualquer uso contrrio s referidas leis. A Nokia no fornece garantia nem assume qualquer responsabilidade pela funcionalidade, pelo contedo ou pelo suporte aos usurios finais de aplicativos de terceiros fornecidos com o dispositivo. Ao utilizar um aplicativo, voc reconhece que ele fornecido no estado em que se encontra. A Nokia no faz qualquer declarao, no fornece garantia nem assume qualquer responsabilidade pela funcionalidade, pelo contedo ou pelo suporte aos usurios finais de aplicativos de terceiros fornecidos com o dispositivo.

Direitos autorais e outros avisos

91

O software deste aparelho inclui software licenciado pela Nokia da Microsoft Corporation e suas afiliadas. Para acessar os > Configuraes > sobre. Leia os termos. O uso do software termos de licena do software Windows Phone, selecione implica na aceitao dos termos. Se voc no aceita os termos, no utilize o aparelho nem o software. Em vez disso, entre em contato com a Nokia ou a parte de quem voc comprou o aparelho para determinar a poltica de devoluo. AVISO DA FCC/INDUSTRY CANADA Este dispositivo est em conformidade com a parte 15 das regras da FCC e com o(s) padro(es) da RSS isentos de licena da Industry Canada. A operao est sujeita s duas condies a seguir: (1) Este dispositivo no pode provocar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, incluindo interferncia que possa causar funcionamento indesejvel. Este dispositivo pode causar interferncia em TV ou rdio (por exemplo, ao ser utilizado muito prximo do equipamento receptor). Caso necessite de ajuda, entre em contato com a assistncia tcnica autorizada local.Quaisquer alteraes ou modificaes sem aprovao expressa da Nokia podem anular o direito do usurio de operar o equipamento. ANATEL Modelo 800 (RM-819)

Este produto foi homologado pela Anatel de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Resoluo n 242/2000 e satisfaz s diretrizes tcnicas aplicadas, incluindo os limites da Taxa de Absoro Especfica para exposio a campos de radiofrequncia eltricos, magnticos e eletromagnticos, conforme as Resolues n 303/2002 e n 533/2009. www.anatel.gov.br

Garantia limitada: o certificado de garantia encontra-se na embalagem do produto e deve ser apresentado sempre que o produto for levado a um Centro de assistncia tcnica autorizado da Nokia. /Edio 3.0 PT-BR

92

ndice bloqueio do dispositivo bloqueio do telefone bloqueio remoto Bluetooth buscar estaes de rdio 82 82 84 78, 79 28 57

ndice
Smbolos/nmeros 3G

39

A agenda telefnica Consulte contatos alarmes 71 alto-falante 17 antenas 12 aplicativo Zune para PC 18, 56, 58, 79, 80, 81 aplicativos 23, 58, 82 aplicativos para escritrio 73, 74 Excel 75 OneNote 76 PowerPoint 77 SharePoint 77 transmisso do PowerPoint 77 Windows Live SkyDrive 78 Word 74 atalhos 23, 36 ativar ou desativar 13 atualizaes aplicativos 80 software do telefone 80 atualizaes de software 80 atualizaes de status 39 B backup de contedo bateria carregar economizar energia bloquear remotamente teclas tela telefone 81 10, 86 10 30 84 16 16 82

C caixa de correio voz 31 calculadora 78 calendrio 72, 73 cmera 49 compartilhar fotos 52 compartilhar vdeos 52 enviar fotos 51 gravar vdeos 51 informaes de localizao 51 tirar fotos 49, 50 carregamento USB 10 Carregando a bateria 10, 86 Carto SIM 82 carto SIM 8, 38 chamadas 33 conferncia 32 desviar 32 emergncia 87 encaminhar 32 fazer 31, 34 ltimos nmeros discados 31 chamadas de emergncia 87 cdigo de bloqueio 17, 82 cdigo de segurana 17, 82 cdigos de acesso 17 Cdigos PIN 82 cdigos PIN 17 cdigos PUK 17 comandos de voz 29 compartilhar, on-line 39, 52, 55 compromissos 72 conectividade 41

ndice conexo da web conexo de internet conexes de dados Bluetooth dados de pacote configuraes pontos de acesso Conta Nokia contas contatos adicionar copiar editar em redes sociais excluir fotos grupos salvar controle de volume copiar contedo D data e hora despertador desviar chamadas discagem de voz downloads E e-mail anexos caixa de correio configurao criar enviar ler e responder economia de energia encaminhar chamadas entrada de texto excluir dados remotamente 39 39 41 78 42 39 15 13 34, 36, 38 35, 36 15 35, 36 37 35, 36 38 36, 45 35, 36 17 58, 79 71, 72 71 32 34 58, 60, 61 46, 47, 48 48 46 46 48 48 47 30 32 25, 27 84

93

F favoritos 43 fone de ouvido 17, 79 fotos 54 compartilhar 39, 52, 55 copiar 56, 79 enviar 51 informaes de localizao 51 organizar 55 tirar 49, 50 ver 53 G gravar vdeos H hora e data hub Contatos I cones IM (mensagens instantneas) imagem da tela de fundo indicadores informaes de localizao informaes de suporte Nokia internet Consulte navegador da web J jogos baixar comprar L liga/desliga ligar ou desligar localizar telefone

51 71, 72 34 29 44, 45 55 29 51 84

61 61 61 13 13 84

94

ndice navegar desconectado orientao por voz remover mapas rotas visualizao de mapas Nokia Mapas alterar visualizaes direes encontrando locais navegar rotas Nmero IMEI P papel de parede perfis personalizar personalizar o telefone podcasts proteo do teclado R rdio rdio de internet rdio FM redes sociais relgio restaurar contedo 68 68 68 67 69 63, 65 66 66 64 64, 65 66 17 24 24 23, 24 56 16 56, 57 56 57 34, 37, 38, 39 71, 72 81

M Mapas posicionamento 62 marcadores 43 Marketplace 58 avaliaes 61 buscar 59 comprar 60 downloads 60 navegar 59 memria limpar 82 memria cache 42 mensagens 44 conversas 46 enviar 44, 45 mensagens multimdia 44 Microsoft Office 74 Microsoft Office Mobile 73 mdia rdio 57 MMS (servio de mensagens multimdia)44 modo avio 30 modo silencioso 25 multitarefas 23 msica 56, 58 N navegador Consulte navegador da web navegador da web favoritos marcadores memria cache navegar nas pginas Nokia Dirigir alterar visualizaes baixar mapas comentrios informaes de trnsito navegar

42 43 43 42 42 69 68 70 70 67

S servios de chat (mensagens instantneas) 44, 45 Servios Nokia 15 SharePoint 77 sincronizao 81 SMS 44 SMS (servio de mensagens curtas) 44 sons personalizar 24 suporte 84

ndice T tarefas teclado teclado na tela teclas e componentes tela de bloqueio tela inicial Consulte tela inicial tela sensvel ao toque telefone ligar ou desligar temas tirar fotos Consulte cmera toques personalizar transferir contedo

95

73 25 25 6, 7 22, 83 19, 23, 48 19, 25 13 24 24 24 15, 58, 79 56 53 52 79 51 51 51 17

V vdeos assistir compartilhar copiar enviar gravar informaes de localizao viva-voz W Wi-Fi Windows Live ID Z Zune player

39, 41, 42 13, 14 56

Das könnte Ihnen auch gefallen